Silvana Stremel

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  • Última atualização do currículo em 14/12/2018


Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2016). Mestre em Educação pela UEPG (2011). Licenciada em Pedagogia pela UEPG (2008). Atualmente é professora do Departamento de Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), colaboradora da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe), assistente editorial da Revista Práxis Educativa e da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, membro do Grupo de Pesquisa sobre desenvolvimento profissional docente - Transmutare (UTFPR) e do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Práticas Educativas - GPPEPE (UEPG). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Silvana Stremel
Nome em citações bibliográficas
STREMEL, S.;Stremel, Silvana


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: A constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Jefferson Mainardes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Política educacional; Teoria dos campos; Pierre Bourdieu.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Educacionais.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: A organização da escolaridade em Ciclos de Aprendizagem: uma análise dos processos de recontextualização e de formulação de políticas,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Jefferson Mainardes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ciclos de Aprendizagem; Política educacional; Formulação de políticas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Educacionais.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2008
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.




Formação Complementar


2012
Inglês.
Cultura Inglesa, CI, Brasil.
2010 - 2010
Pró-Multiplicar (Portal de Periódicos da Capes). (Carga horária: 24h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2004 - 2006
Informática administrativa. (Carga horária: 204h).
Centro de Desenvolvimento à Informática, CDI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Curitiba, .

Cargo ou função
Comitê Permanente de Avaliação das Propostas de Projetos de Ensino da UTFPR.
05/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Curitiba, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Física.
11/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Curitiba, .

Cargo ou função
Representante suplente na Comissão para Formação de Professores da Educação Básica na UTFPR.
02/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Curitiba, .

02/2017 - Atual
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais e Gestão Escolar
Psicologia da Educação
05/2017 - 07/2017
Ensino, Programa Especial de Formação Pedagógica - PROFOP, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa em Educação

Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, RELEPE, Argentina.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Integrante, Enquadramento Funcional: Colaboradora
Outras informações
http://www.relepe.org

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , ReLePe, .

10/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa.

Atividade realizada
Assistente Editorial - http://www.revistas2.uepg.br/index.php/retepe.
01/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , ReLePe, ReLePe.

Atividade realizada
Coordenadora da Biblioteca Temática (http://www.relepe.org/index.php/biblioteca-tematica).
01/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , ReLePe, .


Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Bolsista de Doutorado (CAPES), Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professora Formadora - EaD, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista de Mestrado (CAPES), Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista PIBIC/UEPG, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista PIBIC/CNPq, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2008 - Atual
Serviços técnicos especializados , Revista Práxis Educativa, .

Serviço realizado
Assistente editorial da Revista Práxis Educativa (http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa).
08/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Educação.

06/2016 - 12/2016
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas e Educacionais no Brasil
06/2016 - 12/2016
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas e Educacionais no Brasil
03/2016 - 12/2016
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Sociologia da Educação
03/2016 - 12/2016
Ensino, Matemática - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
03/2016 - 12/2016
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Sociedade
03/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
Psicologia da Educação III
Sociologia da Educação II
03/2016 - 07/2016
Ensino, Ciências Biológicas - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
03/2016 - 06/2016
Ensino, Letras - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
08/2006 - 03/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Educação.

03/2012 - 04/2012
Ensino, Letras - Licenciatura (UAB), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Sociedade (modalidade à distância)
02/2012 - 04/2012
Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Rural
02/2012 - 04/2012
Ensino, Física - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
02/2012 - 04/2012
Ensino, Matemática - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
02/2012 - 04/2012
Ensino, Artes - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas e Educacionais no Brasil
08/2011 - 04/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Currículo
01/2012 - 02/2012
Ensino, Licenciatura em Pedagogia (UAB), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Sociedade (modalidade à distância)
08/2011 - 12/2011
Ensino, Ciências Biológicas - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação
08/2011 - 12/2011
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Rural
10/2011 - 11/2011
Ensino, Licenciatura em História - UAB, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e Sociedade (modalidade à distância)
08/2011 - 09/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política e Organização da Educação Brasileira
03/2010 - 12/2010
Estágios , Departamento de Educação, .

Estágio realizado
Atualização e Aprendizagem Didática, disciplina Educação e Currículo, Curso de Pegagogia..
03/2009 - 12/2009
Estágios , Departamento de Educação, .

Estágio realizado
Atualização e Aprendizagem Didática, disciplina Teorias de Currículo, Curso de Pegagogia..
04/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Brilhar: Brinquedoteca, Literatura e Arte no Ambiente Hospitalar.

Centro de Educação Infantil Weinert Ltda, CEI ACONCHEGO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25
Outras informações
Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná - CIEE/PR.



Linhas de pesquisa


1.
Políticas educacionais: formulação, implementação e impacto (Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Práticas Educativas - GPPEPE)

Objetivo: Analisar o processo de formulação, implementação e impacto de políticas educacionais com o objetivo de investigar a trajetória de políticas numa perspectiva crítica, bem como de delinear, a partir dos resultados investigados e da participação dos sujeitos envolvidos, estratégias e alternativas para o enfrentamento das desigualdades e limitações das políticas. Esta linha de pesquisa integra o Grupo de Pesquisa de Políticas Educacionais e Práticas Educativas - GPPEPE, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR. O Grupo tem por objetivo investigar políticas educacionais e práticas educativas (formais e não-formais) desenvolvendo estudos nas seguintes áreas: referenciais teóricos para análise de políticas educacionais; análise crítica do processo de formulação, implementação e avaliação do impacto de políticas educacionais; investigação e análise de políticas de apoio à infância e adolescência em espaços educacionais alternativos; análise etnográfica da implementação de políticas no contexto da prática. O grupo pretende contribuir para o debate das políticas educacionais; delinear estratégias para lidar com desigualdades criadas ou reproduzidas pelas políticas; divulgar os resultados das pesquisas em reuniões científicas e por meio de publicações; construir, de modo participativo, projetos e ações educacionais voltadas à melhoria da educação das classes trabalhadoras. Endereço do GPPEPE no CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8941034457745447. Site do GPPEPE: http://www.uepg.br/gppepe.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Educacionais.
Palavras-chave: Políticas educacionais; Implementação de políticas; Práticas educativas.
2.
Grupo de Pesquisa: Capital, Trabalho, Estado e Educação: Políticas Educacionais e Formação de Professores - GPCATE
3.
História da constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil

Objetivo: Grupo de Estudo e Investigação (GEI) da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe): agrega pesquisadores interessados na investigação dos processos de constituição da política educacional no Brasil como campo acadêmico. O seu foco principal é o estudo da emergência, desenvolvimento e institucionalização desse campo no contexto brasileiro, considerando, dentre outros elementos, as distintas conjunturas em que tem se estruturado, o papel do Estado, a criação de entidades científicas e de grupos de pesquisa, bem como a análise da produção do conhecimento que nele se realiza, com ênfase no exame dos referenciais teóricos e epistemológicos empregados nas pesquisas concernentes. Coordenadoras: Janete Maria Lins de Azevedo, Ana Lúcia Felix dos Santos e Silvana Stremel. Site: http://www.relepe.org/index.php/grupos-de-investigacion.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Educacionais.
Palavras-chave: Campo acadêmico; Política educacional; Constituição e institucionalização do campo.
4.
História do campo da política educacional

Objetivo: A ReLePe surgiu com um interesse particular sobre a história da política educacional como campo teórico nos diferentes países da região. A história do campo contribui de modo substancial para compreender os desafios atuais da pesquisa sobre política educacional. No âmbito da ReLePe, o estudo sobre a história da constituição e institucionalização do campo é fundamental para conhecer como as principais matrizes epistemológicas vem sendo desenvolvidas desde a origem do campo. Site: http://www.relepe.org/index.php/nucleos-de-investigacion.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Educacionais.
Palavras-chave: Política educacional; Campo teórico; Pesquisa em educação.
5.
Transmutare - Grupo de Pesquisa sobre desenvolvimento profissional docente

Objetivo: As perspectivas de formar professores capazes de refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem, de forma crítica e contextualizada, se fragilizam quando se depara com docentes em exercício. A realidade do contexto escolar revela que as diferentes propostas de formação, vivenciadas por esses professores, nem sempre conseguiram articular o conhecimento teórico aos conhecimentos práticos. A construção do conhecimento sobre o professor, por meio da sua própria reflexão, é entendido, no contexto educacional, como a principal alternativa para a formação de um professor que possa compreender o pensar e o fazer docentes. A necessidade de estudar a docência em sua totalidade contextual, isto é, considerando todos os componentes e fatores que a constituem (equipe de professores, condições de trabalho, formação e profissionalização, contexto institucional) se justifica se for considerado que a descrição da prática profissional ocorrerá através da própria fala dos sujeitos envolvidos. Endereço no CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7046026353074346.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A produção de conhecimento sobre política educacional na região Sul: análise dos trabalhos apresentados nos eventos da ANPEd Sul (1998-2016)
Descrição: O objetivo desta pesquisa é sistematizar os trabalhos do eixo/GT de Política Educacional apresentados nos eventos da ANPEd Sul, realizados no período de 1998 a 2016. A partir do levantamento dos trabalhos, serão analisados os seguintes aspectos: a) temáticas; b) autores dos trabalhos e sua filiação institucional; c) perspectivas teórico-epistemológicas empregadas; d) autores de referência citados nos trabalhos; d) abrangência dos trabalhos (internacional/global, nacional, regional, local); entre outros aspectos. A pesquisa fundamenta-se nas ideias de Pierre Bourdieu (conceito de campo, construção do objeto, reflexividade e vigilância epistemológica); Shaun Rawolle e Bob Lingard (campo da política educacional); César Tello e Jefferson Mainardes (epistemologias da política educacional e metapesquisa).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
A formação do pesquisador em Política Educacional no Brasil: análise de egressos de Programas de Pós-Graduação em Educação
Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar a formação do pesquisador de Política Educacional no Brasil. A fundamentação teórica baseia-se nas contribuições de Bourdieu (sobre a noção de campo); Tello (sobre o enfoque das epistemologias da política educacional) e de Ball (sobre o papel da teoria na pesquisa e conceitos de epistemologia profunda e epistemologia de superfície). A metodologia envolverá a análise dos seguintes dados: a) dados sobre os Programas de Pós-Graduação que possuem Linhas de pesquisa relacionada à Política Educacional; b) dados sobre Grupos de Pesquisa de Política Educacional cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq; c) análise de questionários respondidos por pesquisadores que obtiveram o título de Doutor em Educação e que desenvolveram pesquisas no campo da política educacional.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Os Ciclos de Aprendizagem no Brasil: uma análise dos processos de recontextualização e da situação atual

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jefferson Mainardes em 08/11/2015.
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo investigar como a política chamada de Ciclos de Aprendizagem (e o discurso pedagógico correspondente) vem sendo constituída no Brasil, bem como investigar quais são os fundamentos dessa política e em que medida essa política tem contribuído efetivamente para a construção de um sistema educacional democrático e inclusivo. Trata-se, portanto, de um estudo teórico-conceitual abrangente e que demanda: a) a análise dos textos oficiais das redes de ensino que passaram a adotar tal designação, a partir do final dos anos 1990: Vitória da Conquista (1998), Curitiba (1999), Ponta Grossa (2001), Recife (2001), Telêmaco Borba (2005) e São Luis (2005), Salvador (2008), Olinda-PE (2004), Pesqueira-PE (2003), Santa Cruz do Capibaribe-PE (2004); b) a análise dos fatores internacionais, nacionais e locais que influenciaram e têm influenciado a sua constituição dessa política no Brasil; c) a coleta, sistematização e análise de dados sobre o impacto dos Ciclos de Aprendizagem e suas possíveis contribuições para a construção de um sistema educacional efetivamente inclusivo e democrático; d) o estudo aprofundado dos fundamentos dos Ciclos de Aprendizagem no Brasil, a partir da análise das concepções de conhecimento, currículo, papel da escola, avaliação presentes no campo oficial (textos oficiais das Secretarias de Educação) e no campo pedagógico (pesquisadores, publicações, posicionamentos de pesquisadores a respeito dos ciclos e dos Ciclos de Aprendizagem). A pesquisa fundamentar-se-á no conceito de recontextualização do discurso pedagógico (Basil Bernstein), bem como contribuições da abordagem do ciclo de políticas (Stephen J. Ball). Com a presente pesquisa, pretende-se dar continuidade a pesquisas que vêm sendo desenvolvidas nos últimos 17 anos e buscar suprir lacunas que têm sido observadas nas discussões sobre os Ciclos de Aprendizagem.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Silvana Stremel - Integrante / Jefferson Mainardes - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6
2007 - 2008
A pesquisa sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil: análise de dissertações e teses (2000 a 2007)
Descrição: Pesquisa de Iniciação Científica realizada sob orientação do Prof. Dr. Jefferson Mainardes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
A política de ciclos no estado do Paraná
Descrição: Pesquisa de Iniciação Científica realizada sob Orientação do Prof. Dr. Jefferson Mainardes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Revista Transmutare
2014 - Atual
Periódico: Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa
2008 - Atual
Periódico: PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Prêmios e títulos


2017
Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2016 da área de Educação (Diário Oficial da União de 10 de outubro de 2017, seção 1, páginas 9 a 14, Portaria n° 199, de 06 de outubro de 2017), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes.
2009
Láurea Acadêmica, Universidade Estadual de Ponta Grossa - Curso de Licenciatura em Pedagogia.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MAINARDES, J2018MAINARDES, J ; STREMEL, S. ; SOARES, S. T. . Aspectos teórico-epistemológicos da pesquisa em política educacional no Brasil: mapeamento e reflexões. MOVIMENTO - REVISTA DE EDUCAÇÃO, v. 5, p. 43-74, 2018.

2.
STREMEL, S.2017 STREMEL, S.. Aspectos teórico-metodológicos para a análise da constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, p. 1-14, 2017.

3.
MAINARDES, J2017MAINARDES, J ; STREMEL, S. ; ROSA, G. L. R. . A pesquisa sobre a disciplina Política Educacional no Brasil: situação e perspectivas. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, v. 33, p. 287-307, 2017.

4.
STREMEL, S.2016 STREMEL, S.; MAINARDES, J. . A emergência do campo acadêmico da política educacional em diferentes países. Tópicos Educacionais, v. 1, p. 115-138, 2016.

5.
STREMEL, S.2015 STREMEL, S.; MAINARDES, J. . A disciplina Política Educacional em Cursos de Pedagogia no Brasil: primeiras aproximações. Jornal de Políticas Educacionais, v. 9, p. 137-155, 2015.

6.
STREMEL, S.2014STREMEL, S.. Estudos teóricos e epistemológicos sobre política educacional: levantamento bibliográfico.. Práxis Educativa (UEPG. Online), v. 9, p. 553-572, 2014.

7.
STREMEL, S.2013STREMEL, S.. CICLOS DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE PROPOSTAS DE REDES DE ENSINO PÚBLICAS BRASILEIRAS. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 8, p. 810-825, 2013.

8.
STREMEL, S.2013STREMEL, S.; MAINARDES, J. . Concepções sobre a função da escola e do conhecimento nas propostas de Ciclos de Aprendizagem. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 18, p. 81-97, 2013.

9.
MAINARDES, J.2012MAINARDES, J. ; STREMEL, S. . A organização da escolaridade em ciclos no contexto do Ensino Fundamental de Nove Anos: reflexões e perspectivas. Jornal de Políticas Educacionais, v. 6, p. 3-11, 2012.

10.
Mainardes, Jefferson2011Mainardes, Jefferson ; Stremel, Silvana . Avaliação da aprendizagem no contexto dos ciclos: reflexões sobre seus elementos essenciais. Imagens da Educação, v. 1, p. 53-64, 2011.

11.
Stremel, Silvana2011Stremel, Silvana; Mainardes, Jefferson . A organização da escolaridade em ciclos: aspectos de sua emergência, desenvolvimento e discussões atuais. Acta Scientiarum. Education (Online), v. 33, p. 227-238, 2011.

12.
MAINARDES, J.2010 MAINARDES, J. ; STREMEL, S. . A teoria de Basil Bernstein e algumas de suas contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais e curriculares. Revista Teias (UERJ. Online), v. 11, p. 31-54, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
PRYJMA, M. F. ; STREMEL, S. . A formação docente do professor da educação superior e os planos de desenvolvimento institucional. In: Eloísa Maria Wiebusch; Maria Inês Côrte Vitória. (Org.). Estreantes no ofício de ensinar na educação superior. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018, v. , p. 79-98.

2.
MAINARDES, J. ; STREMEL, S. . A organização da escolaridade em ciclos no Brasil: aspectos da situação atual. In: Roberto Rafael Dias da Silva; Rodrigo Manoel Dias da Silva; Rodrigo Saballa de Carvalho; Zoraia Aguiar Bittencourt. (Org.). Políticas contemporâneas de escolarização no Brasil: uma agenda investigativa. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. , p. 11-22.

3.
MAINARDES, J. ; STREMEL, S. . A organização da escolaridade em ciclos: um panorama da situação atual no contexto brasileiro. In: Jaqueline Moll. (Org.). Os tempos da vida nos tempos da escola. 2ed.Porto Alegre: Penso, 2013, v. , p. 92-109.

4.
MAINARDES, J. ; STREMEL, S. . Bibliografia sobre o Ensino Fundamental de Nove Anos. In: Valéria Silva Ferreira; Verônica Gesser. (Org.). Ensino Fundamental de Nove Anos: princípios, pesquisas e reflexões. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2013, v. , p. 165-175.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAINARDES, J. ; STREMEL, S. . Aspectos da formação do pesquisador em Política Educacional na Pós - Graduação no Brasil. In: 4º Congreso Latinoamericano y Caribeño de Ciencias Sociales, 2017, Salamanca. 4º Congreso Latinoamericano y Caribeño de Ciencias Sociales, 2017. v. 4. p. 1-25.

2.
STREMEL, S.. Marcos temporais da constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. In: V Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2016, Goiânia. Política e Gestão da Educação: discursos globais e práticas locais. Goiânia: ANPAE, 2016. v. 41. p. 1-14.

3.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. . Reflexões iniciais sobre a disciplina Política Educacional em Cursos de Pedagogia no Brasil. In: I Encuentro Latinoamericano de Profesores de Política Educativa e II Seminário Internacional de Questões de Pesquisa em Educação, 2015, Guarulhos/SP. Anais do I Encuentro Latinoamericano de Profesores de Política Educativa e II Seminário Internacional de Questões de Pesquisa em Educação, 2015. v. 1. p. 1-25.

4.
STREMEL, S.; TELLO, C. ; MAINARDES, J. . Levantamento bibliográfico sobre estudos teóricos e epistemológicos da política educacional. In: II Jornadas Latinoamericanas de Estudios Epistemológicos en Política Educativa, 2014, Curitiba. II Jornadas Latinoamericanas de Estudios Epistemológicos en Política Educativa, 2014. v. 1. p. 1-28.

5.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. . A constituição do campo da política educacional no Brasil: notas sobre a periodização. In: VII Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente, 2013, Uberlândia. VII Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente, 2013. v. 1. p. 1-15.

6.
MAINARDES, J. ; STREMEL, S. . Grupo de Pesquisa de Políticas Educacionais e Práticas Educativas - GPPEPE: objetivos, parcerias e produção acadêmica. In: XI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação - UEM, 2012, Maringá. XI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação - UEM, 2012. v. 1. p. 1-10.

7.
STREMEL, S.. As propostas de Ciclos de Aprendizagem de redes públicas de ensino brasileiras e seus fundamentos teóricos. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEDSUL, 2012, Caxias do Sul. A Pós-Graduação e suas interlocuções com a Educação Básica, 2012. p. 1-13.

8.
STREMEL, S.. Fontes para o estudo da constituição do campo da política educacional no Brasil. In: I Jornadas Latinoamericanas de estudios epistemológicos en Política Educativa, 2012, Buenos Aires - Argentina. I Jornadas Latinoamericanas de estudios epistemológicos en Política Educativa, 2012. v. 1. p. 1-19.

9.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. . A constituição do campo da política educacional no Brasil: análise de contribuições da RBEP. In: Seminário da ANPAE da Região Sul, 2012, Pelotas. Gestão e políticas públicas de educação: desafios atuais, 2012. v. 1. p. 1-15.

10.
STREMEL, S.. Concepção de conhecimento e papel da escola nas propostas de Ciclos de Aprendizagem de redes de ensino brasileiras. In: X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2011. v. 1. p. 5066-5078.

11.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. . Os Ciclos de Aprendizagem em diferentes redes de ensino. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010. v. 1. p. 1-14.

12.
STREMEL, S.. Os Ciclos de Aprendizagem: uma análise de produções acadêmicas (1999-2009). In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL, 2010, Londrina. Formação, ética e políticas: qual pesquisa? qual educação?, 2010. v. 1. p. 1-17.

13.
STREMEL, S.. Ciclos de Aprendizagem no Brasil: uma análise das contribuições de pesquisas acadêmicas. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2009. p. 10234-10247.

14.
STREMEL, S.. Ciclos e políticas curriculares: análise da contribuição de teses e dissertações. In: IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2009, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom), 2009. p. 593-599.

15.
PAULA, E. M. A. T. ; FOLTRAN, E. P. ; ZAIAS, E. ; GIRARDI, P. G. ; STREMEL, S. ; ESGANZELA, T. . A importância da brinquedoteca no hospital como espaço lúdico e educativo. In: VII Congresso Nacional de Educação e V Encontro Nacional de Atendimento ao Escolar Hospitalar, 2007, Curitiba. Saberes Docentes, 2007. p. 3069-3078.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MAINARDES, J. ; STREMEL, S. . Aspectos teórico-epistemológicos da pesquisa em política educacional no Brasil: levantamento de publicações. In: V Seminário da Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (ANPAE) - Regional Sul, 2018, Passo Fundo. Políticas educacionais como campo de disputas: tensões entre público e privado, 2018. p. 1-5.

2.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. . Política educacional como campo acadêmico no Brasil: emergência e expansão a partir das publicações. In: V Seminário da Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (ANPAE) - Regional Sul, 2018, Passo Fundo. Políticas educacionais como campo de disputas: tensões entre público e o privado, 2018. p. 1-5.

3.
MAINARDES, J. ; STREMEL, S. . A formação de pesquisadores para o campo da política educacional. In: VII Colóquio Internacional Brasil ? Colômbia, 2018, Niterói. VII Colóquio Internacional Brasil ? Colômbia, 2018. p. 1-5.

4.
MAINARDES, J. ; STREMEL, S. . A pesquisa sobre a disciplina Política Educacional no Brasil: situação e perspectivas. In: XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação, 2017, João Pessoa. XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2017. v. 28. p. 1-5.

5.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. . A ANPAE e suas contribuições para a constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. In: XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação, 2017, João Pessoa. XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação, 2017. v. 28. p. 1-5.

6.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. . A pesquisa sobre a organização da escolaridade em ciclos no brasil: análise de teses e dissertações (2000 a 2007). In: XVII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2008, Foz do Iguaçu. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2008.

7.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. . A política de ciclos no Estado do Paraná. In: XVI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2007, Maringá. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
STREMEL, S.. Um panorama sobre a constituição do campo da política educacional no Brasil. In: III Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Região Sul, 2014, Curitiba. III Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Região Sul, 2014. p. 1-1.

2.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. ; CAMPOS, N. de . Revista Práxis Educativa e o processo editorial no SEER. In: II Encontro de Usuários do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, 2012, Brasília. II EUSEER, 2012. v. 1. p. 1-1.

3.
MAINARDES, J. ; CAMPOS, N. de ; STREMEL, S. . Revista Práxis Educativa. In: I Encontro Nacional de Usuários do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - EUSEER, 2010, Florianópolis. Anais do ... Encontro Nacional de Usuários do SEER, 2010. v. 1. p. 1-1.

4.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. . Ciclos de aprendizagem no Brasil: análise das contribuições de teses e dissertações (2000 a 2008). In: VIII Encontro de Pesquisa e II Simpósio de Pós-Graduação, 2009, Ponta Grossa. VIII Encontro de Pesquisa e II Simpósio de Pós-Graduação, 2009.

5.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. . A política de ciclos no Estado do Paraná. In: VII Encontro de Pesquisa da UEPG e 5º CONEX da UEPG, 2007, Ponta Grossa. VII Encontro de Pesquisa da UEPG e 5º CONEX da UEPG, 2007.

6.
STREMEL, S.; ZAIAS, E. ; GIRARDI, P. G. ; FIPKE, C. V. ; ESGANZELA, T. ; MARTINIAK, V. L. . O castigo como disciplinador do comportamento do aluno. In: VI Jornada Nacional do HISTEDBR, 2005, Ponta Grossa. Reconstrução Histórica das Instituições Escolares, 2005. p. 1-6.

Artigos aceitos para publicação
1.
MAINARDES, J. ; STREMEL, S. . Aspectos da formação do pesquisador para o campo da política educacional na pós-graduação no Brasil. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, 2019.

2.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. . A constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil: aspectos históricos. ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MAINARDES, J. ; STREMEL, S. . Aspectos teórico-epistemológicos da pesquisa em política educacional no Brasil: levantamento de publicações. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. . Política educacional como campo acadêmico no Brasil: emergência e expansão a partir das publicações. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
PRYJMA, M. F. ; BRIDI, J. C. A. ; STREMEL, S. . A formação nos cursos de licenciatura: subsídios para a articulação entre o perfil do aluno egresso e as propostas curriculares. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MAINARDES, J. ; STREMEL, S. . A formação de pesquisadores para o campo da política educacional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
STREMEL, S.. Mesa 'Estudos epistemológicos em políticas educacionais: perspectiva latino-americana'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MAINARDES, J. ; STREMEL, S. . A pesquisa sobre a disciplina Política Educacional no Brasil: situação e perspectivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. . A ANPAE e suas contribuições para a constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MAINARDES, J. ; STREMEL, S. . Aspectos da formação do pesquisador em Política Educacional na Pós-Graduação no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
STREMEL, S.. Marcos temporais da constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. . Reflexões iniciais sobre a disciplina Política Educacional em Cursos de Pedagogia no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
STREMEL, S.. Um panorama sobre a constituição do campo da política educacional no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
STREMEL, S.; TELLO, C. ; MAINARDES, J. . Levantamento bibliográfico sobre estudos teóricos e epistemológicos da política educacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. . A constituição do campo da política educacional no Brasil: notas sobre a periodização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
MAINARDES, J. ; STREMEL, S. . Grupo de Pesquisa de Políticas Educacionais e Práticas Educativas - GPPEPE: objetivos, parcerias e produção acadêmica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. ; CAMPOS, N. de . Revista Práxis Educativa e o processo editorial no SEER. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
STREMEL, S.. As propostas de Ciclos de Aprendizagem de redes públicas de ensino brasileiras e seus fundamentos teóricos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
STREMEL, S.. Fontes para o estudo da constituição do campo da política educacional no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. . A constituição do campo da política educacional no Brasil: análise de contribuições da RBEP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. . A constituição do campo da política educacional no Brasil: análise de contribuições da RBEP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
STREMEL, S.. Concepção de conhecimento e papel da escola nas propostas de Ciclos de Aprendizagem de redes de ensino brasileiras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. . Os Ciclos de Aprendizagem em diferentes redes de ensino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
STREMEL, S.. Os Ciclos de Aprendizagem: uma análise de produções acadêmicas (1999-2009). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MAINARDES, J. ; CAMPOS, N. de ; STREMEL, S. . Revista Práxis Educativa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
STREMEL, S.. Ciclos de Aprendizagem no Brasil: uma análise das contribuições de pesquisas acadêmicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
STREMEL, S.. Ciclos e políticas curriculares: análise da contribuição de teses e dissertações. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. . Ciclos de aprendizagem no Brasil: análise das contribuições de teses e dissertações (2000 a 2008). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. . A pesquisa sobre a organização da escolaridade em ciclos no brasil: análise de teses e dissertações (2000 a 2007). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. . A política de ciclos no Estado do Paraná. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. . A política de ciclos no Estado do Paraná. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
PAULA, E. M. A. T. ; FOLTRAN, E. P. ; ZAIAS, E. ; GIRARDI, P. G. ; STREMEL, S. ; ESGANZELA, T. . A importância da brinquedoteca no hospital como espaço lúdico e educativo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
FIPKE, C. V. ; ZAIAS, E. ; GIRARDI, P. G. ; STREMEL, S. ; ESGANZELA, T. ; MARTINIAK, V. L. . O castigo como disciplinador do comportamento do aluno. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ALFERES, M. A. ; STREMEL, S. . Resenha: 'SARTI, Cynthia; DUARTE, Luiz Fernando Dias (Orgs.). Antropologia e ética: desafios para a regulamentação. Brasília: ABA, 2013. 239 p.'. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.9, n.1, p.285-291, jan./jun. DOI:10.5212/PraxEduc.v.9i1.0013, 2014 (Resenha).

2.
STREMEL, S.. Resenha: 'FETZNER, Andréa Rosana (Org.). Ciclos em Revista, v. 5. Gestão escolar e ciclos: políticas e práticas. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010. 128 p.'. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p.111-112, jan./jun., 2010 (Resenha).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
STREMEL, S.. Parecer sobre artigo para a Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (RETEPE). 2018.

2.
STREMEL, S.. Parecer sobre artigo para a Revista Práxis Educativa (UEPG). 2018.

3.
STREMEL, S.. Parecer sobre artigo para a Educar em Revista (UFPR). 2018.

4.
STREMEL, S.. Parecer sobre artigo para o Jornal de Políticas Educacionais (UFPR). 2018.

5.
STREMEL, S.. Parecer sobre artigo para a Revista Transmutare (UTFPR). 2017.

6.
STREMEL, S.. Parecer sobre artigo para a Revista Práxis Educativa (UEPG). 2017.

7.
STREMEL, S.. Parecer sobre artigo para a Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (RETEPE). 2017.

8.
STREMEL, S.. Parecer sobre artigo para a Revista Práxis Educativa (UEPG). 2016.

9.
STREMEL, S.. Parecer sobre artigo para a Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (RETEPE). 2016.

10.
STREMEL, S.. Coordenação de Comissão Científica no EDUSOPARANA (XXIV Semana da Educação, II Encontro de Educação Social - Pedagogia Social do Paraná e IV Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa). 2016.

11.
STREMEL, S.. Coordenação do GT Educação Social e Políticas Educacionais durante o EDUSOPARANA (XXIV Semana da Educação, II Encontro de Educação Social - Pedagogia Social do Paraná e IV Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa). 2016.

12.
STREMEL, S.. Mediação da mesa 'Interfaces Educação Social, Pedagogia Social e a escola' durante o EDUSOPARANA (XXIV Semana da Educação, II Encontro de Educação Social - Pedagogia Social do Paraná e IV Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa). 2016.

13.
STREMEL, S.. Parecer sobre artigo para a Revista Olh@res (UNIFESP). 2015.

14.
STREMEL, S.. Membro de Comitê Científico e Coordenador de Grupo de Trabalho no 3º Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa: Comunicação e Educação numa Sociedade Multitelas. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
MAINARDES, J. ; STREMEL, S. . Informações sobre a abordagem do ciclo de políticas. 2016. (Banco de dados).

2.
STREMEL, S.. Seminário de Multiplicação 'Plataforma Sucupira'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
STREMEL, S.. O uso do software Sphinx na análise quali-quantitativa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. . Levantamento de teses e dissertações sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil - 2000 a 2015. 2015. (Banco de dados).

5.
STREMEL, S.. Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. . Ciclos de Aprendizagem no Brasil: levantamento bibliográfico (1999-2013). 2013. (Banco de dados).

7.
STREMEL, S.. Equidade na Pós-Graduação: formação pré-acadêmica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
STREMEL, S.. Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
STREMEL, S.. Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
STREMEL, S.. Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
PENIN, S. T. S.; BAUER, A.; BARRETTO, E. S. S.; SOUZA, C. P.; STREMEL, S.. Participação em banca de Elismara Z. Kailer. Programa AvaliAção: representações sobre os usos dos resultados na escola por professores e equipes gestoras. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
STREMEL, S.; CORDOVA, M. J. W.; SOUZA, A. R.; BRANDALISE, M. A. T.; MAINARDES, J.. Participação em banca de Solange Toldo Soares. O lugar e o espaço da política educacional na pós-graduação e a pesquisa. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LUPORINI, T. J.; PIRES, G. B. C.; STREMEL, S.. Participação em banca de Aline Santos Antonieto Pinto. Recursos tecnológicos ou midiáticos favorecem as estratégias pedagógicas do professor. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Univ. Est. de Ponta Grossa/Núcleo de Tecnologia e Educ. Aberta a Distância.

2.
LUPORINI, T. J.; PIRES, G. B. C.; STREMEL, S.. Participação em banca de Célia M. Pauli; Luciane M. C. Lima; Roberta Ap. D. Roberto. A inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais na escola de ensino regular. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Univ. Est. de Ponta Grossa/Núcleo de Tecnologia e Educ. Aberta a Distância.

3.
LUPORINI, T. J.; PIRES, G. B. C.; STREMEL, S.. Participação em banca de Daiany dos Reis Santana; Silvana Gandra Carreira Pólvora. Indisciplina no contexto escolar: refletindo sobre indisciplina nos anos finais do Ensino Fundamental. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Univ. Est. de Ponta Grossa/Núcleo de Tecnologia e Educ. Aberta a Distância.

4.
LUPORINI, T. J.; PIRES, G. B. C.; STREMEL, S.. Participação em banca de Márcio Sidinei da Silva; Pedro Kiochi Kondo. O processo pedagógico no contexto escolar. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Univ. Est. de Ponta Grossa/Núcleo de Tecnologia e Educ. Aberta a Distância.

5.
LUPORINI, T. J.; PIRES, G. B. C.; STREMEL, S.. Participação em banca de Fernanda Cristina M. de S. Lomba; Luiz Fernando D. Lomba. Os professores e o uso de meios digitais: possibilidades e dificuldades oferecidas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC). 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Univ. Est. de Ponta Grossa/Núcleo de Tecnologia e Educ. Aberta a Distância.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
STREMEL, S.; CASAGRANDE, R.; MAINARDES, J.. Participação em banca de Daiana Maria Kaspzack.A pesquisa em política educacional: uma análise da configuração de grupos de pesquisa na região Sul. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

2.
SOUZA, A. P.; STREMEL, S.. Participação em banca de Hingrid Freitas de Oliveira e Silvana Santos da Silva.Escola de tempo integral na perspectiva da educação Integral. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

3.
MAINARDES, J.; MASSON, G.; STREMEL, S.. Participação em banca de Gregory Luis Rolim Rosa.A disciplina Política Educacional no curso de Pedagogia e Licenciaturas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

4.
BATISTA, J.; FERRACIOLI, M. U.; STREMEL, S.. Participação em banca de Anelize Felício.O sentido do conhecimento escolar para a prática social. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

5.
FERRACIOLI, M. U.; BATISTA, J.; STREMEL, S.. Participação em banca de Fabiane Paulitisch.Medicalização de professores da Educação Básica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

6.
ROCHA, D. C.; PILEGGI, S. A. V.; STREMEL, S.. Participação em banca de Keli Cristina Voanka.Experiências de aulas práticas no ensino de Biologia durante a vivência acadêmica: construção de uma aula prática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

7.
MAINARDES, J.; MASSON, G.; STREMEL, S.. Participação em banca de Jaqueline Garcia Santos.Contribuições da abordagem do ciclo de políticas para a pesquisa sobre políticas educacionais no Brasil: um estudo exploratório. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

8.
BUENO, M. J.; ANDRADE, N. M. de; STREMEL, S.. Participação em banca de Adriana Araújo.Adoção infantil e a teoria de Foucault. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional de Arapoti.

9.
RODRIGUES, L. P.; ZAIAS, E.; STREMEL, S.. Participação em banca de Deise Adriana Constancio.Ensino da Matemática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional de Arapoti.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
STREMEL, S.; NARDI, E. L.; GIL, I. J. P. C.; GUIMARAES, R. R. M.; MESSAGI JUNIOR, M.. Concurso público para professor da Carreira do Magistério Superior na área de conhecimento de Organização e Gestão da Educação - Departamento de Planejamento e Administração Escolar - Setor de Educação - Edital nº 120/18 - PROGEPE. 2018. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Colóquio Internacional Brasil ? Colômbia.A formação de pesquisadores para o campo da política educacional. 2018. (Simpósio).

2.
V Seminário da Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (ANPAE) - Regional Sul.Aspectos teórico-epistemológicos da pesquisa em política educacional no Brasil: levantamento de publicações. 2018. (Seminário).

3.
X Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária. A formação nos cursos de licenciatura: subsídios para a articulação entre o perfil do aluno egresso e as propostas curriculares. 2018. (Congresso).

4.
4º Congreso Latinoamericano y Caribeño de Ciencias Sociales. Aspectos da formação do pesquisador em Política Educacional na Pós - Graduação no Brasil. 2017. (Congresso).

5.
XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação.A ANPAE e suas contribuições para a constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. 2017. (Simpósio).

6.
Intercâmbio GT 5 - Estado e Política Educacional - ANPEd (Tema: Pesquisa em política educacional em contexto de crise: nenhum direito a menos). 2016. (Outra).

7.
V Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Marcos temporais da constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. 2016. (Congresso).

8.
4th Global Meeting of the International Group on the Right to Education. 2015. (Outra).

9.
I Encuentro Latinoamericano de Profesores de Política Educativa e II Seminário Internacional de Questões de Pesquisa em Educação.Reflexões iniciais sobre a disciplina Política Educacional em Cursos de Pedagogia no Brasil. 2015. (Encontro).

10.
V Fórum de Editores de Periódicos Científicos da Área de Educação da Região Sul - FEPAE SUL. 2015. (Outra).

11.
As ritualizações de poder e interação: estudo de caso sobre Santo André - SP (Seminário Temático - Prof. Victor Albert). 2014. (Outra).

12.
II Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação - FINEDUCA. 2014. (Encontro).

13.
III Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Região Sul.Um panorama sobre a constituição do campo da política educacional no Brasil. 2014. (Seminário).

14.
II Jornadas Latinoamericanas de Estudios Epistemológicos en Política Educativa. Levantamento bibliográfico sobre estudos teóricos e epistemológicos da política educacional. 2014. (Congresso).

15.
Método científico na perspectiva histórico-cultural (Seminário Temático - Prof. Guillermo Arias Beatón e Profa. Laura Marisa Carnielo Calejon). 2014. (Outra).

16.
Minicurso Avançado: "Problemas de Pesquisa no Campo das Políticas Públicas de Educação" (promovido pela Fundação Carlos Chagas e ministrado pelo Prof. Dr. Licínio Carlos Lima). 2014. (Outra).

17.
36ª Reunião Nacional da ANPEd. 2013. (Congresso).

18.
Fórum de Editores de Periódicos da Área da Educação - FEPAE. 2013. (Outra).

19.
Fundamentos Epistemológicos das Políticas Educacionais no Brasil (Seminário Temático - Prof. Lindomar Boneti). 2013. (Outra).

20.
I Seminário sobre Softwares para Análises Quali-Quantitativa. 2013. (Outra).

21.
O corpo em movimento na pequena infância: a matriz básica das aprendizagens (Seminário Temático - Profa. Marynelma Garanhani). 2013. (Outra).

22.
Pesquisa Educacional: métodos e técnicas em debate (Seminário Temático - Profa. Maria Antônia de Souza). 2013. (Outra).

23.
Valorização dos profissionais da educação: o Piso Salarial Profissional Nacional no contexto da federação (Palestra - Profa. Andrea Barbosa Gouveia). 2013. (Outra).

24.
VII Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente.A constituição do campo da política educacional no Brasil: notas sobre a periodização. 2013. (Simpósio).

25.
(How) does the globalization of education work? (Palestra - Prof. Roger Dale). 2012. (Outra).

26.
35ª Reunião Anual da ANPEd. 2012. (Congresso).

27.
Docência e compromisso: a crise das licenciaturas (Palestra - Profa. Bernardete Angelina Gatti). 2012. (Outra).

28.
Epistemologia além das fronteiras (Seminário Temático - Profa. Anne-Francoise Schimid e Prof. Christian Mercat). 2012. (Outra).

29.
Epistemologías de la política educativa: consolidando el campo de investigación (Palestra - Prof. César Tello). 2012. (Outra).

30.
Fórum de Editores de Periódicos da Área da Educação - FEPAE. 2012. (Outra).

31.
II Encontro de Usuários do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas.Revista Práxis Educativa e o processo editorial no SEER. 2012. (Encontro).

32.
III Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação da Região Sul - FEPAE Sul. 2012. (Outra).

33.
I Jornadas Latinoamericanas de estudios epistemológicos en Política Educativa. Fontes para o estudo da constituição do campo da política educacional no Brasil. 2012. (Congresso).

34.
IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEDSUL.As propostas de Ciclos de Aprendizagem de redes públicas de ensino brasileiras e seus fundamentos teóricos. 2012. (Seminário).

35.
La educación comparada y el estudio de las reformas educativas (Palestra - Prof. Jorge Gorostiaga). 2012. (Outra).

36.
Modernidade na Arte e na Educação (Seminário Temático - Profa. Dulce Regina Baggio Osinski). 2012. (Outra).

37.
Perspectivas epistemológicas en las investigaciones sobre política educativa en el campo de la educación comparada (Minicurso - Prof. Jorge Gorostiaga). 2012. (Outra).

38.
Perspectivas epistemológicas para la investigación en política educativa (Minicurso - Prof. César Tello). 2012. (Outra).

39.
Projetos bem sucedidos de educação moral em escolas públicas da Educação Básica (Seminário Temático - Profa. Maria Suzana de Stefano Menin). 2012. (Outra).

40.
Research, management and teaching in the global university (Palestra - Prof. Roger Dale). 2012. (Outra).

41.
Seminário da ANPAE da Região Sul.A constituição do campo da política educacional no Brasil: análise de contribuições da RBEP. 2012. (Seminário).

42.
Sistema educacional e movimento estudantil no Chile (Seminário Temático - Prof. Fabián Gonzalez Calderón). 2012. (Outra).

43.
XI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação - UEM.Grupo de Pesquisa de Políticas Educacionais e Práticas Educativas - GPPEPE: objetivos, parcerias e produção acadêmica. 2012. (Seminário).

44.
O Ideb e os desafios da Educação Básica (Palestra - Prof. Ocimar Munhoz Alavarse). 2011. (Outra).

45.
X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE. Concepção de conhecimento e papel da escola nas propostas de Ciclos de Aprendizagem de redes de ensino brasileiras. 2011. (Congresso).

46.
El marco geopolítico en el Espacio Europeo de la Educación Superior (Palestra - Prof. Clemente Herrero Fabregat). 2010. (Outra).

47.
I Encontro Nacional de Usuários do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - EUSEER.Revista Práxis Educativa. 2010. (Encontro).

48.
Ludicidade (Palestra - Profa. Tânia Ramos Fortuna). 2010. (Outra).

49.
Marx: ontologia e método científico (Curso de extensão ministrado pelo Prof. Ivo Tonet). 2010. (Outra).

50.
O direito universal à educação: silêncios, riscos e possibilidades (Palestra - Prof. Tristan McCowan). 2010. (Outra).

51.
Perspectiva y enfoque de la política educativa europea (Palestra - Profa. Maria Jesús Viton). 2010. (Outra).

52.
Pesquisa social e interdisciplinaridade (Palestra - Profa. Maria Cecília de Souza Minayo). 2010. (Outra).

53.
Reformas educativas y sindicalismo docente: entre el conflicto, la negociación y la búsqueda de nuevas formas de acción sindical (Palestra - Prof. Claudio Suasnábar). 2010. (Outra).

54.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL.Os Ciclos de Aprendizagem: uma análise de produções acadêmicas (1999-2009). 2010. (Encontro).

55.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Os Ciclos de Aprendizagem em diferentes redes de ensino. 2010. (Encontro).

56.
A aprendizagem e conhecimento escolar: epistemologia do professor (Palestra - Prof. Fernando Becker). 2009. (Outra).

57.
A concepção antropológica de Paulo Freire: implicações e diálogo com os problemas educativos de nosso tempo (Palestra - Prof. Elydio Santos Neto). 2009. (Outra).

58.
Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos (UFPR/PPGE). 2009. (Seminário).

59.
A sociologia e a cultura da infância (Palestra - Profa. Eloisa Candal Rocha). 2009. (Outra).

60.
Ensino de Ciências, Educação Dialógico-Problematizadora e Pesquisa-Ação (Palestra - Prof. Fábio da Purificação Bastos). 2009. (Outra).

61.
IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. Ciclos e políticas curriculares: análise da contribuição de teses e dissertações. 2009. (Congresso).

62.
IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Ciclos de Aprendizagem no Brasil: uma análise das contribuições de pesquisas acadêmicas. 2009. (Congresso).

63.
Lectura y escritura en el primer ciclo de la escolaridad básica (Seminário temático - Profa. Mirta Castedo). 2009. (Seminário).

64.
Minicurso "Pesquisando políticas curriculares como texto e discurso: diálogos com Stephen Ball". 2009. (Outra).

65.
Problemas actuales de la educación universitaria y el caso de la educación para la salud (Seminário temático - Profa. Ana Candreva). 2009. (Seminário).

66.
VIII Encontro de Pesquisa e II Simpósio de Pós-Graduação.Ciclos de aprendizagem no Brasil: análise das contribuições de teses e dissertações (2000 a 2008). 2009. (Simpósio).

67.
Literatura Infantil: aspectos históricos e práticos de leitura nos textos de Monteiro Lobato (Palestra - Profa. Esméria de Loudes Saveli). 2008. (Outra).

68.
Tendências internacionais: desafios e oportunidades da Educação Superior na América Latina (Palestra - Prof. Francisco López Segrera). 2008. (Outra).

69.
VIII Reunião do Fórum Paranaense dos Cursos de Pedagogia. 2008. (Outra).

70.
XVII Encontro Anual de Iniciação Científica.A pesquisa sobre a organização da escolaridade em ciclos no brasil: análise de teses e dissertações (2000 a 2007). 2008. (Encontro).

71.
1º Seminário de Pedagogia Hospitalar - Educação e Saúde de mãos dadas para melhores e maiores perspectivas de humanização. 2007. (Seminário).

72.
2º Fórum Pedagogia em Debate. 2007. (Outra).

73.
VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e V Encontro Nacional sobre Atendimento Hospitalar.A importância da brinquedoteca no hospital como espaço lúdico e educativo. 2007. (Encontro).

74.
VII Encontro de Pesquisa e 5º CONEX.A política de ciclos no Estado do Paraná. 2007. (Encontro).

75.
XVI Encontro Anual de Iniciação Científica.A política de ciclos no Estado do Paraná. 2007. (Encontro).

76.
EDUCAUEPG - I Semana de Integração da Pedagogia. 2006. (Encontro).

77.
Violência na escola (Palestra - Profa. Mirian Abramovay). 2006. (Outra).

78.
XV Encontro Anual de Iniciação Científica e VI Encontro de Pesquisa da UEPG. 2006. (Encontro).

79.
Democracia - 20 anos: avanços conquistas e desafios (Palestra - Flávio Arns e Edésio Passos). 2005. (Outra).

80.
VI Jornada do HISTEDBR, Grupo de Estudos e Pesquisas. O castigo como disciplinador do comportamento do aluno. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
STREMEL, S.; et al. . III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente. 2018. (Congresso).

2.
STREMEL, S.; et al. . I Encuentro Latinoamericano de Profesores de Política Educativa e II Seminário Internacional de Questões de Pesquisa em Educação. 2015. (Congresso).

3.
STREMEL, S.; et al. . II Jornadas Latinoamericanas de Estudios Epistemológicos en Política Educativa. 2014. (Congresso).

4.
STREMEL, S.; et al. . Curso de extensão - Marx: ontologia e método científico. 2010. (Outro).




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