Emiliana Faria Rosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1899263994075291
  • Última atualização do currículo em 04/10/2018


Possui graduação em Letras (Português/ Literaturas) pela Universidade Estácio de Sá (2005), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vice-líder do Grupo de Pesquisas SINAIS: Sujeitos, Inclusão, Narrativas, Identidades, Alteridades e Subjetividades. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: língua de sinais, cultura surda, educação de surdos, literatura surda e identidade surda. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Emiliana Faria Rosa
Nome em citações bibliográficas
ROSA, E. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação.
Av. Paulo Gama, s/n
Farroupilha
90046900 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (53) 33083099
URL da Homepage: http://www.ufrgs.br/faced/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A identidade do surdo, pesquisado na pós-graduação em linguística, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Leonor Scliar Cabral.
Palavras-chave: Língua de Sinais; Surdo pesquisador; Percepção linguística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Olhares sobre si: a busca pelas identidades surdas.,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: MIguel Angel Garcia Bordas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Identidade Surda; Cultura Surda; Educação de Surdos.
2005 - 2006
Especialização em Educação Inclusiva. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Lecionando para ouvintes: desafios de uma professora surda.
Orientador: Mary Sue Carvalho Pereira.
2001 - 2005
Graduação em Letras (Português/ Literaturas).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: Leitura: entre a obrigação e o prazer.
Orientador: Daniela Gianna Claudia Beccaccia Versiani.
1997 - 1999
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio Cenecista Maricá, CNEC-MARICÁ, Brasil.


Pós-doutorado


2017 - 2018
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Surdos.


Formação Complementar


2016 - 2016
Libras tátil. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Curso Básico de Língua de Sinais Internacionais. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Formação de Tutores do Letras/LIBRAS. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Formação de Tutores do Letras/LIBRAS. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Ensino de Língua de Sinais. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Formação de Tutores do Letras/LIBRAS. (Carga horária: 36h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação para produção de materiais bilingues. (Carga horária: 20h).
Editora Arara Azul, EAA LTDA., Brasil.
2004 - 2004
Curso de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. (Carga horária: 16h).
Instituto Helena Antipoff, IHA, Brasil.
2003 - 2003
Curso de técnicas de elaboração de monografias. (Carga horária: 16h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, .

Cargo ou função
Membro da Equipe Multiprofissional.
10/2015 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Tutora das Atividades de Estágio Probatório da Prof.ª Juliana de Oliveira Pokorski.
10/2015 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Tutora das Atividades de Estágio Probatório da Prof.ª Erika Vanessa de Lima Silva.
04/2014 - Atual
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras
04/2014 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras
04/2014 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras
04/2014 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras
04/2014 - Atual
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras
04/2014 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras
04/2014 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras
04/2014 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras
04/2014 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de Sinais
04/2014 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras
01/2015 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante titular da Comissão de Graduação do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação..
07/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação de Surdos

Câmara Municipal de Maricá, CMM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio referente ao Curso Técnico de Informática.


Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2013 - 04/2014
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras I
11/2013 - 04/2014
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I
09/2013 - 04/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Inclusão e Acessibilidade - NInA, .

Cargo ou função
Membro do Grupo Gestor pro tempore do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA).
02/2012 - 04/2014
Ensino, Licenciatura em Letras - Português/Literaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras II
02/2012 - 04/2014
Ensino, Licenciatura em Letras Português/ Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras II
02/2012 - 04/2014
Ensino, Licenciatura em Letras Português/ Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras II
08/2009 - 04/2014
Ensino, Licenciatura em Letras Português/ Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS - Língua Brasleira de Sinais
08/2009 - 04/2014
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
08/2009 - 04/2014
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
08/2009 - 04/2014
Ensino, Licenciatura em Letras Português/ Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
08/2009 - 04/2014
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
08/2009 - 04/2014
Ensino, Licenciatura em Letras - Português/Literaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
03/2012 - 10/2013
Ensino, Licenciatura em Letras - Português/Literaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
07/2013 - 08/2013
Ensino, Especialização em Linguagem e docência, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Docência e língua de sinais
08/2009 - 03/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS - Língua brasileira de sinais
08/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Ciências BIológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
08/2009 - 12/2009
Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
Outras informações
Monitora da disciplina de Metodologia de Ensino em Literatura Surda no Curso Superior EaD Letras/LIBRAS.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
Outras informações
Monitora da disciplina de Literatura Surda do Curso Superior EaD de Letras/LIBRAS, turma de 2008.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Orientadora educacional, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora do Polo UFSC do Curso Superior EaD Letras/LIBRAS. Vínculo como bolsista da FAPEU.


Colégio Estadual Dr. João Gomes de Mattos Sobrinho, CE. DR. JGMS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

02/2005 - 02/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua portuguesa
Literatura
Redação
02/2003 - 05/2004
Estágios , CE. Dr. JGMS, .

Estágio realizado
Disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura..

Representação do MEC/ RJ, REMEC/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária SESU/Inclusão Educacional, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
INCLUSÃO, SUBJETIVAÇÃO E GOVERNO DAS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO
Descrição: Como a inclusão se constitui enquanto uma estratégia para o governo das diferenças na educação e como a escola atua na produção de subjetividades inclusivas? Tendo essa pergunta como central, a pesquisa Inclusão, subjetivação e governo das diferenças na educação ? desenvolvida pelo grupo de pesquisa SINAIS: Sujeitos, Inclusão, Narrativas, Alteridade, Identidades e Subjetividades ? tem como objetivo geral investigar como a inclusão, entendida como um direito e um imperativo de Estado, se constitui como uma estratégia para o governo das diferenças através de processos de subjetivação que se dão a partir da educação e, como objetivos específicos, 1) analisar e problematizar as estratégias que são utilizadas para a inclusão, subjetivação e governamento de sujeitos que compõem os chamados grupos em situação de exclusão, risco ou vulnerabilidade social 2) compreender os movimentos de in/exclusão desses sujeitos no âmbito da educação; 3) analisar discursos sobre as diferenças em textos/documentos de políticas e de programas educacionais e 4) conhecer e analisar narrativas sobre a diferença e sobre os processos de in/exclusão produzidas por alunos e professores que atuam em instituições educacionais com experiências inclusivas. Os dados serão produzidos através do mapeamento e análise de políticas educacionais para a inclusão e de entrevistas narrativas com sujeitos que fazem parte dos grupos mencionados e com professores que atuam com eles. Para as análises serão utilizadas noções desenvolvidas por Michel Foucault (como governamentalidade/governamento, discurso, subjetivação e in/exclusão) e por Zygmunt Bauman (modernidade sólida e modernidade líquida, ordem e ambivalência, in/exclusão dos estranhos na era do consumo)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Produção De Materiais Didáticos Em Libras
Descrição: Este programa objetiva a produção de materiais didáticos para as aulas de Libras da Universidade, sobretudo vídeos de diálogos sinalizados e registro de vocabulário a serem disponibilizados aos alunos como suporte às aulas práticas em sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Setembro Azul
Descrição: Evento que visa divulgar e informar à comunidade acadêmica da UFRGS aspectos sobre a cultura surda, a história do povo surdo e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Arte De Sinalizar
Descrição: O Programa Arte de Sinalizar pretende abarcar uma série de atividades voltadas para a produção e registro da literatura, em seus diferentes gêneros, das comunidades surdas brasileiras. Serão desenvolvidas ações, como exemplo, o Sarau Literário e palestras..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
Produção De Material Didático Para Ensino De Libras Como L2 (segunda Língua)
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
III Fórum de Educação de Surdos, LIBRAS e sociedade
Descrição: Terceiro evento que visa divulgar e informar à comunidade bajeense aspectos sobre a cultura surda, a história do povo surdo e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
II Fórum Bajeense de Educação de Surdos
Descrição: Segundo evento que visa divulgar e informar à comunidade bajeense aspectos sobre a cultura surda, a história do povo surdo e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
I Fórum Bajeense de Educação de Surdos
Descrição: Evento que visa divulgar e informar à comunidade bajeense aspectos sobre a cultura surda, a história do povo surdo e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Forum
2010 - 2012
Periódico: Revista da FENEIS


Revisor de periódico


2006 - 2008
Periódico: Jornal ´Surdospelsurdos´


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LETRAS/LIBRAS/Especialidade: LIBRAS.


Idiomas


Inglês
Compreende BemLê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROSA, E. F.2017ROSA, E. F.; ALBERTON, B. F. A. . A disciplina de Libras e a produção de material didático: um estudo de caso. Revista Espaço, v. 1, p. 29-41, 2017.

2.
CHAVES, G. M.2016CHAVES, G. M. ; ROSA, E. F. ; CHAVES, B. M. ; SANTOS, D. S. . Processo de letramentos com aluno surdo: o caso Murilo. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 10, p. 141-158, 2016.

3.
ROSA, E. F.2015ROSA, E. F.. Identidades do aluno surdo na pós-graduação: presença, participação e interação. Nonada : letras em revista, v. 1, p. 122-142, 2015.

4.
ROSA, E. F.2014ROSA, E. F.; CHAVES, G. M. . O português na modalidade escrita como segunda língua para surdos: um estudo sobre o uso de conectivos. Revista Uox, v. 1, p. 18-30, 2014.

5.
ROSA, E. F.2013ROSA, E. F.. O ensino da língua brasileira de sinais na graduação. Working Papers em Linguística (Online), v. 13, p. 79-86, 2013.

6.
ROSA, E. F.2012ROSA, E. F.; PERES, B. R. . As relações de convivência entre professores e intérpretes de língua de sinais. LSI - Lengua de señas e interpretación, v. 3, p. 103-113, 2012.

7.
ROSA, E. F.2012ROSA, E. F.. LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA NA UNIVERSIDADE: BILINGÜISMO E ENSINO DA LÍNGUA DE SINAIS. Educere et Educare (versão eletrônica), v. 7, p. 31-45, 2012.

8.
ROSA, E. F.2011ROSA, E. F.. EDUCAÇÃO DE SURDOS E INCLUSÃO: CAMINHOS E PERSPECTIVAS ATUAIS. Reflexão e Ação (Online), v. 1, p. 146-157, 2011.

9.
ROSA, E. F.2009ROSA, E. F.. Empoderamento cultural: e as relações de poder. Revista da FENEIS, v. 37, p. 23-24, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ROSA, E. F.. Borboletas Poéticas. 1. ed. Porto Alegre: Vivilendo, 2017. v. 1. 96p .

2.
BOMFIM, D. A. ; ROSA, E. F. ; COSTA, E. M. ; BENTO, N. A. . Aline no mundo dos Tons. 1. ed. Governador Valadares: Editora Asas, 2010. v. 1. 58p .

Capítulos de livros publicados
1.
ROSA, E. F.. Libras na Letras pelos Pampas Gaúchos. In: Miriam Kelm; Valesca Irala. (Org.). Retratos de linguagem: uma homenagem aos 10 anos da área de Letras na UNIPAMPA/Campus Bagé/RS. 1ed.Bagé: Unipampa, 2016, v. 1, p. 74-76.

2.
ROSA, E. F.. Identidades surdas: o identificar do surdo na sociedade. In: Gladis Perlin; Marianne Stumpf. (Org.). Um olhar sobre nós surdos: leituras contemporâneas. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. 1, p. 23-30.

3.
ROSA, E. F.. Educação de surdos: entre a realidade e a utopia. In: Sá, Nídia Regina L. de. (Org.). Surdos: qual a escola?. Manaus: EDUA/ Valer, 2011, v. 1, p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ROSA, E. F.. Bilinguísmo: por uma interação linguística. Revista EducAtiva, Bagé - RS, p. 36 - 37, 20 dez. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, E. F.. Surdos na pós-graduação: identidades. In: 6º SBECE - 6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação e 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais em Educação., 2015, Canoas/RS. Anais eletrônicos do 6º SBECE, 2015. v. 1.

2.
ROSA, E. F.. Ingresso e interação dos alunos surdos na pós-graduação. In: 6º SBECE - 6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação e 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais em Educação., 2015, Canoas. Anais eletrônicos do 6º SBECE. Canoas: Ulbra, 2015.

3.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. ; SPERB, C. C. . Língua de brasileira de sinais (Libras): percepções e experiências em sala de aula no ensino superior. In: VII Encuentro Internacional de Investigadores de Políticas Linguísticas, 2015, Córdoba. Actas do VII Encuentro Internacional de INnestigadores de Políticas Linguísticas, 2015. v. 1. p. 355-361.

4.
CHAVES, G. M. ; ROSA, E. F. . O processo de ensino-aprendizado para surdos: um estudo de caso. In: XI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2014. Anais do XI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. Chapecó: UFFS, 2014.

5.
ROSA, E. F.; PERES, B. R. ; PONTIN, B. R. . Prolibras: Problematização, avaliação e qualidade. In: VIII Congresso Internacional de Educação da UNISINOS e III Congresso Internacional de Avaliação, 2013, Gramado. Anais do VIII Congresso Internacional de Educação da UNISINOS e III Congresso Internacional de Avaliação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2013. v. 1. p. 427.

6.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. . LIBRAS: o uso do dicionário Acesso Brasil e suas implicações. In: I Simpósio internacional de lexicografia e linguística constrativa (I SILLIC), 2012, Florianópolis. I Simpósio internacional de lexicografia e linguística constrativa (I SILLIC). Florianópolis: EdUFSC, 2012. v. 1. p. 156-166.

7.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. . É a teia que produz a vida ou a vida que produz a teia?. In: VII SENALE - Seminário Nacional sobre linguagem e ensino, 2012, Pelotas. Anais do VII SENALE. Pelotas: UCPel, 2012.

8.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. . A interação na sala de aula de língua de sinais: a questão da expressão facio-corporal. In: III Fórum de estudos interacionistas e II seminário de formação: interação em sala de aula de línguas, 2012, Santa Maria. III Fórum de estudos interacionistas e II seminário de formação: interação em sala de aula de línguas, 2012.

9.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. . Expressão facio-corporal na LIBRAS: aprendizagem , uso e compreensão. In: VII SENALE - Seminário Nacional sobre linguagem e ensino, 2012, Pelotas. Anais do VII SENALE. Pelotas: Educat, 2012. v. 1.

10.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. . Neologismos na Libras. In: I Encontro Nacional de LIBRAS no RS, 2012, Porto Alegre. I Econtro Nacional de Libras no RS. Porto Alegre: EdiPucRs, 2012. v. 1.

11.
ROSA, E. F.. Bilinguísmo: a presença da LIBRAS no ensino superior. In: VII Congresso Internacional de Educação, 2011, São Leopoldo/RS. VII Congresso Internacional de Educação - Profissão docente: há futuro para este ofício?. São Leopoldo/RS: Casa Leiria, 2011. v. 1.

12.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. . O professor de LIBRAS no ensino superior: realidades e utoipias. In: VII Congresso internacional de educação - profissão docente: há futuro para este ofício?, 2011, São Leopoldo/RS. VII Congresso internacional de educação - profissão docente: há futuro para este ofício?. São Leopoldo/RS: Casa Leiria, 2011. v. 1.

13.
ROSA, E. F.; PERES, B. R. ; PONTIN, B. R. . Da solidariedade a acomodação: a questão dos alunos como intérpretes. In: II Encuentro Internacional de Intérpretes, Congreso de Investigadores de Lenguas de Señas y Culturas Sordas y EncuentroRegional de Sordos, 2011, Montevideo. II Encuentro Internacional de Intérpretes, Congreso de Investigadores de Lenguas de Señas y Culturas Sordas y EncuentroRegional de Sordos. Montevideo: Universidad de la República, 2011.

14.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. ; PERES, B. R. . Realidades do professor de LIBRAS na graduação. In: II Encuentro Internacional de Intérpretes, Congreso de Investigadores de Lenguas de Señas y Culturas Sordas y EncuentroRegional de Sordos, 2011, Montevideo. II Encuentro Internacional de Intérpretes, Congreso de Investigadores de Lenguas de Señas y Culturas Sordas y EncuentroRegional de Sordos. Montevideo: Universidad de la República, 2011.

15.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. ; PERES, B. R. . Bilinguísmo: a presença da língua de sinais na graduação. In: II Encuentro Internacional de Intérpretes, Congreso de Investigadores de Lenguas de Señas y Culturas Sordas y EncuentroRegional de Sordos, 2011, Montevideo. II Encuentro Internacional de Intérpretes, Congreso de Investigadores de Lenguas de Señas y Culturas Sordas y EncuentroRegional de Sordos. Montevideo: Universidad de la República, 2011.

16.
ROSA, E. F.. Aquisição de segunda língua por graduandos: a língua de sinais como disciplina acadêmica. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL LINGUAGENS E CULTURAS: HOMENAGEM AOS 40 ANOS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUÇÃO EM LINGUÍSTICA, LITERATURA E INGLÊS DA UFSC, 2011, Florianópolis. ANAIS DO SIMPÓSIO INTERNACIONAL LINGUAGENS E CULTURAS: HOMENAGEM AOS 40 ANOS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUÇÃO EM LINGUÍSTICA, LITERATURA E INGLÊS DA UFSC. Florianópolis: UFSC, 2011. v. 1.

17.
ROSA, E. F.; LUCHI, M. . Semiótica imagética: a importância da imagem na aprendizagem. In: IX CELSUL. Círculo de estudos linguísticos do sul, 2010, Palhoça. Anais do IX Encontro do CELSUL, 2010.

18.
COSTA, E. M. ; ROSA, E. F. ; ROCHA, A. P. . O gênero interpretação/tradução e as suas relações com o profissional intérprete. In: II Congresso brasileira de pesquisa em tradução e interpretação de língua de sinais brasileira, 2010, Florianópolis. II Congresso brasileira de pesquisa em tradução e interpretação de língua de sinais brasileira. Florianópolis: UFSC, 2010.

19.
ROSA, E. F.. Professor surdo e meio acadêmico: a vida presente no tempo presente.. In: VI Congresso Internacional de Educação. Educação e tecnologia: sujeitos (des) conectados?, 2009, São Leopoldo/RS. VI Congresso Internacional de Educação. Educação e tecnologia: sujeitos (des) conectados?. São Leopoldo/RS: Casa Leiria, 2009. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, E. F.; CHAVES, G. M. ; SANTOS, D. S. ; SILVA, V. C. . A identificação da sílaba tônica por alunos surdos e ouvintes: um estudo de caso. In: VI Salão Integrado Ensino, Pesquisa e Extensão, II Jornada de Pós-Graduação, I Seminário Estadual sobre Territorialidade VI Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & IIa Jornada de Pós-graduação da UERGS, 2016, Bagé. VI Salão Integrado Ensino, Pesquisa e Extensão, II Jornada de Pós-Graduação, I Seminário Estadual sobre Territorialidade VI Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & IIa Jornada de Pós-graduação da UERGS. Bagé: Uergs, 2016. v. 1.

2.
CHAVES, G. M. ; ROSA, E. F. ; SANTOS, D. S. ; SILVA, V. C. . Inclusão escolar - um estudo sobre os temas relativos à educação do campo em uma escola da zona urbana. In: VI Salão Integrado Ensino, Pesquisa e Extensão, II Jornada de Pós-Graduação, I Seminário Estadual sobre Territorialidade VI Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & IIa Jornada de Pós-graduação da UERGS, 2016, Bagé. VI Salão Integrado Ensino, Pesquisa e Extensão, II Jornada de Pós-Graduação, I Seminário Estadual sobre Territorialidade VI Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & IIa Jornada de Pós-graduação da UERGS. Bagé: Uergs, 2016.

3.
ROSA, E. F.; CHAVES, G. M. . A dependência do professor em relação ao intérprete em aulas de português. In: XXIII Congresso de iniciação científica da UFPEL, 2014, Pelotas. Anais do XXIII Congresso de iniciação científica da UFPEL. Pelotas: Ufpel, 2014.

4.
ROSA, E. F.. LIBRAS na universidade: mudança de currículo, mudança na sociedade?. In: Seminário nacional sobre linguagem e ensino, 2010, Pelotas/RS. Seminário nacional sobre linguagem e ensino. Pelotas/RS: EDUCAT, 2010. v. 1. p. 315-318.

5.
COSTA, E. M. ; ROSA, E. F. . A arte de aprender brincando: ensinando pela língua de sinais. In: VI Senale - Seminário nacional de linguagem e ensino, 2010, Pelotas/RS. VI Senale - Seminário nacional de linguagem e ensino. Pelotas/RS: EDUCAT, 2010. v. 1. p. 324-328.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, E. F.. Ingresso e interação dos alunos surdos na pós-graduação. In: 6º SBECE - 6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação e 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais em Educação., 2015, Canoas. Anais eletrônicos do 6º SBECE,, 2015.

2.
ROSA, E. F.. Surdos na pós-graduação: identidades. In: 6º SBECE - 6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação e 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais em Educação., 2015, Canoas. Anais eletrônicos do 6º SBECE, 2015.

3.
ROSA, E. F.; CHAVES, G. M. . O processo de ensino-aprendizado para surdos: um estudo de caso. In: XI CELSUL, 2014, Chapecó. Caderno de resumos: XI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. Chapecó: UFFS, 2014. p. 261-262.

4.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. . É a teia que produz a vida ou a vida que produz a teia?. In: VII SENALE, 2012, Pelotas. VII SENALE - Seminário Nacional sobre linguagens e ensino. Pelotas: Educat, 2012. v. 1. p. 211-212.

5.
PONTIN, B. R. ; ROSA, E. F. . Expressão facio-corporal na LIBRAS: aprendizagem , uso e compreensão. In: VII SENALE, 2012, Pelotas. VII SENALE - Seminário Nacional sobre linguagens e ensino. Pelotas: Educat, 2012. v. 1. p. 330-331.

6.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. . A interação na sala de aula de língua de sinais: a questão da expressão facio-corporal. In: III Fórum de estudos interacionistas e II seminário de formação: interação em sala de aula de línguas, 2012, Santa Maria. III Fórum de estudos interacionistas e II seminário de formação: interação em sala de aula de línguas. Santa Maria: Programa de Pós-graduação em Letras -UFSM, 2012. v. 1. p. 25-25.

7.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. . LIBRAS: o uso do dicionário Acesso Brasil e suas implicações. In: I Simpósio internacional de lexicografia e linguística constrativa (I SILLIC), 2012, Florianópolis. I Simpósio internacional de lexicografia e linguística constrativa (I SILLIC). Florianópolis: UFSC, 2012. v. 1. p. 106-107.

8.
SILVEIRA, D. D. ; ROSA, E. F. . Ensino de matemática para alunos surdos. In: IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Bagé/RS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Bagé: UNIPAMPA, 2012.

9.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. . O professor de LIBRAS no ensino superior: realidades e utoipias. In: VII Congresso internacional de educação - profissão docente: há futuro para este ofício?, 2011, São Leopoldo/RS. VII Congresso internacional de educação - profissão docente: há futuro para este ofício?. São Leopoldo/RS: Casa Leiria, 2011. v. 1. p. 832-833.

10.
ROSA, E. F.. Bilinguísmo: a presença da LIBRAS no ensino superior. In: VII Congresso internacional de educação - profissão docente: há futuro para este ofício?, 2011, São Leopoldo/RS. VII Congresso internacional de educação - profissão docente: há futuro para este ofício?. São Leopoldo/RS: Casa Leiria, 2011. v. 1. p. 828-829.

11.
ROSA, E. F.; PERES, B. R. ; PONTIN, B. R. . Da solidariedade a acomodação: a questão dos alunos como intérpretes. In: II Encuentro Internacional de Intérpretes, Congreso de Investigadores de Lenguas de Señas y Culturas Sordas y EncuentroRegional de Sordos, 2011, Montevideo. II Encuentro Internacional de Intérpretes, Congreso de Investigadores de Lenguas de Señas y Culturas Sordas y EncuentroRegional de Sordos. Montevideo: Universidad de la República, 2011.

12.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. ; PERES, B. R. . Realidades do professor de LIBRAS na graduação. In: II Encuentro Internacional de Intérpretes, Congreso de Investigadores de Lenguas de Señas y Culturas Sordas y EncuentroRegional de Sordos, 2011, Montevideo. II Encuentro Internacional de Intérpretes, Congreso de Investigadores de Lenguas de Señas y Culturas Sordas y EncuentroRegional de Sordos. Montevideo: Universidad de la República, 2011.

13.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. ; PERES, B. R. . Bilinguísmo: a presença da língua de sinais na graduação. In: II Encuentro Internacional de Intérpretes, Congreso de Investigadores de Lenguas de Señas y Culturas Sordas y EncuentroRegional de Sordos, 2011, Montevideo. II Encuentro Internacional de Intérpretes, Congreso de Investigadores de Lenguas de Señas y Culturas Sordas y EncuentroRegional de Sordos. Montevideo: Universidad de la República, 2011.

14.
ROSA, E. F.. Aquisição de segunda língua por graduandos: a língua de sinais como disciplina acadêmica. In: Simpósio internacional linguagens e culturas: homenagem aos 40 anos dos programas de pós-graduação em linguística, literatura e inglês da UFSC, 2011, Florianópolis. Simpósio internacional linguagens e culturas: homenagem aos 40 anos dos programas de linguística, literatura e inglês da UFSC, 2011.

15.
ROSA, E. F.. LIBRAS na universidade: mudança de currículo, mudança na sociedade?. In: VI Seminário Nacional sobre linguagem e ensino, 2010, Pelotas - RS. Linguagens: metodologia de pesquisa e ensino. Pelotas: Ucpel, 2010. v. 1. p. 123-124.

16.
COSTA, E. M. ; ROSA, E. F. . A arte de aprender brincando: ensinando pela língua de sinais. In: VI Seminário nacional sobre linguagem e ensino, 2010, Pelotas-RS. Linguagens: metodologia de ensino e pesquisa. Pelotas: Ucpel, 2010. v. 1. p. 124-125.

17.
ROSA, E. F.; LUCHI, M. . Percepções sociolinguisticas da LIBRAS no meio acadêmico. In: IV Seminário integrado de pesquisas em linguísticas, 2010, Florinópolis - SC. IV Seminário integrado de pesquisas em linguísticas, 2010.

18.
ROSA, E. F.; LUCHI, M. . Semiótica imagética: a importância da imagem na aprendizagem. In: CELSUL, 2010. X CELSUL. Círculo de estudos linguísticos do sul. Palhoça: Ed. Unisul, 2010. v. 1. p. 117-117.

19.
ROSA, E. F.; PERES, B. R. . Aluno ou intérprete: quando a solidariedade vira acomodação. In: II Seminário da diversidade bilíngue: em busca de caminhos, inclusão e bilinguísmo, 2010, Governador Valadares. II Seminário da diversidade bilíngue: em busca de caminhos, inclusão e bilinguísmo. Governador Valadares: ASUGOV/FADIVALE, 2010. v. 1. p. 10-11.

20.
ROSA, E. F.. Língua de sinais: empoderamento e valorização pela língua de sinais. In: II Seminário da diversidade bilíngue: em busca de caminhos, inclusão e bilinguísmo, 2010, Governador Valadares. II Seminário da diversidade bilíngue: em busca de caminhos, inclusão e bilinguísmo. Governador Valadares: ASUGOV/FADIVALE, 2010. v. 1. p. 12-12.

21.
ROSA, E. F.. Literatura em língua de sinais: empoderamento e valorização do eu-poético do sujeito surdo. In: 8ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, 2009, Florianópolis. Anais da 8ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009.

22.
ROSA, E. F.. Professor surdo e meio acadêmico: a vida presente no tempo presente.. In: VI Congresso Internacional de Educação. Educação e Tecnologia: sujeitos (des) conectados?, 2009, São Leopoldo/RS. VI Congresso Internacional de Educação. Educação e Tecnologia: sujeitos (des) conectados?. São Leopoldo/RS: Casa Leiria, 2009. v. 1. p. 836-837.

Apresentações de Trabalho
1.
ROSA, E. F.. Surdos na pós-graduação: identidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. ; SPERB, C. C. . Língua de brasileira de sinais (Libras): percepções e experiências em sala de aula no ensino superior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. ; PERES, B. R. . Prolibras: Problematização, avaliação e qualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. . Neologismos na LIBRAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. . É a teia que produz a vida ou a vida que produz a teia?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PONTIN, B. R. ; ROSA, E. F. . Expressão facio-corporal na LIBRAS: aprendizagem , uso e compreensão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. . A interação na sala de aula de língua de sinais: a questão da expressão facio-corporal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. . LIBRAS: o uso do dicionário Acesso Brasil e suas implicações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVEIRA, D. D. ; ROSA, E. F. . Ensino de matemática para alunos surdos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
ROSA, E. F.. Produção acadêmica dos Surdos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ROSA, E. F.. Bilinguísmo: a presença da LIBRAS no ensino superior. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. . O professor de LIBRAS no ensino superior: realidades e utoipias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ROSA, E. F.. Aquisição de segunda língua por graduandos: a língua de sinais como disciplina acadêmica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ROSA, E. F.; PERES, B. R. ; PONTIN, B. R. . Da solidariedade a acomodação: a questão dos alunos como intérpretes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. ; PERES, B. R. . Realidades do professor de LIBRAS na graduação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. ; PERES, B. R. . Bilinguísmo: a presença da língua de sinais na graduação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ROSA, E. F.; LUCHI, M. . Sign Language and the Brain: Perception and Visual Words. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ROSA, E. F.. LIBRAS na universidade: mudança de currículo, mudança na sociedade?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
COSTA, E. M. ; ROSA, E. F. . A arte de aprender brincando: ensinando pela língua de sinais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ROSA, E. F.; LUCHI, M. . Percepções sociolinguísticas da LIBRAS no meio acadêmico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
ROSA, E. F.. Literatura em língua de sinais: empoderamento e valorização do eu-poético do sujeito surdo (reapresentação de trabalho). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
ROSA, E. F.. Língua de sinais: empoderamento e valorização pela literatura surda. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
ROSA, E. F.; PERES, B. R. . Aluno ou intérprete: quando a solidariedade vira acomodação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
ROSA, E. F.; LUCHI, M. . Semiótica imagética: a importância da imagem na aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
ROSA, E. F.. Bilinguísmo e universidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ROSA, E. F.. Professor surdo e meio acadêmico: a vida presente no tempo presente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
ROSA, E. F.. Literatura em língua de sinais: empoderamento e valorização do eu-poético do sujeito surdo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
BOMFIM, D. A. ; COSTA, E. M. ; ROSA, E. F. ; BENTO, N. A. . Caderno de resumos do II Seminário da diversidade bilingue. Governador Valadares: Asas, 2010 (Caderno de resumos (anais)).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROSA, E. F.; POKORSKI, J. O. ; PONTIN, B. R. ; ALBERTON, B. F. A. ; SILVEIRA, C. H. ; VAZ, C. P. ; GOETTERT, N. ; CALDAS, A. L. P. ; SILVA, E. V. L. ; GIORDANI, L. F. . Libras: diálogos e sinalário II. 2016. (Material didático (ISBN do DVD: 978-85-9489-060-3).

2.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R. ; GIORDANI, L. F. ; MOURAO, C. H. N. . Libras: diálogos e sinalário. 2015. (Material didático (ISBN do DVD: 978-85-66106-74-9)).

3.
ROSA, E. F.; BENTO, N. A. . LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais (Ead para a Universidade do Estado da Bahia). 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

4.
ROSA, E. F.. LIBRAS I. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

5.
ROSA, E. F.. Curso de LIBRAS ( Língua Brasileira de Sinais). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
THOMA, A. S.; ROSA, E. F.; KARNOPP, L. B.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L.. Participação em banca de Bruna da Silva Branco. Língua de Sinais como objeto de consumo e a formação em Letras/Libras como investimento em capital humano: experiências de professores surdos.. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
DORNELLES, C. Z.; ROSA, E. F.; BRIZOLLA, F.. Participação em banca de Lilian Raquel Borba Bitencourt. Um olhar cultural e identitário sobre os surdos no ensino médio. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Diversidade Cultural) - Universidade Federal do Pampa.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ROSA, E. F.; PONTIN, B. R.; SILVEIRA, C. H.. Participação em banca de Jéssica Gonçalves Pimentel.Língua Brasileira de Sinais e formação continuada: o que temos e o que queremos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
SIMIONI, T.; ROSA, E. F.; SILVA, S.; OLIVEIRA, G. C. C.. Participação em banca de Gabriela de Moraes Chaves.O processo de ensino e aprendizagem de conectivos do português como segunda língua para surdos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pampa.

3.
ROSA, E. F.; BICA, A. C.; DORNELLES, C. Z.. Participação em banca de Lilian Raquel Borba Bitencourt.A produção escrita do aluno surdo e suas adequações. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Literaturas) - Universidade Federal do Pampa.

4.
ROSA, E. F.; GEHLEN, M. E.; OLIVEIRA, G. C. C.. Participação em banca de Maribel Costa Moreira.Incluídos ou excluídos?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Literaturas) - Universidade Federal do Pampa.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ROSA, E. F.; MIRANDA, W. O.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L.. Concurso público para professor assistente A na área de língua brasileira de sinais (Libras). 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
LEBEDEFF, T. B.; ROSA, E. F.; PEREIRA, K. A.. Concurso público para professor de Libras. 2015. Universidade Federal de Pelotas.

3.
BORGES, B. A.; ROSA, E. F.; MIRANDA, W. O.. Concurso público para professor de LIBRAS. 2014. Universidade Federal do Pampa.

4.
SILVA, C. T. S.; ROSA, E. F.; CASTRO JUNIOR, G.. Concurso Público para o Magistério Superior - Libras. 2014. Universidade Federal da Bahia.

5.
LEBEDEFF, T. B.; ROSA, E. F.; CAMARGOS, M. L.. Concurso Público para a Carreira do Magistério Superior. 2014. Universidade Federal de Pelotas.

6.
PEREIRA, M. C. P.; ROSA, E. F.; RANGEL, G. M.. Concurso público para professor auxiliar de LIBRAS. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

7.
ROSA, E. F.; SA, N.R.L de; REBOUCAS, L. S.. Concurso público para magisterio Superior, área de LIBRAS. 2010.

8.
ROSA, E. F.; ROSA, F. S.; KLEIN, M.. Concurso público para professor de LIBRAS. 2010. Instituo Federal Sul-Rio-Grandense.

9.
ROSA, E. F.; MOURA, M. C.; LÁCONO, J.P.. Concurso público para fundamentos da Educação/Intérprete de LIBRAS. 2009. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

10.
ROSA, E. F.; MOURA, M. C.; LÁCONO, J.P.. Concurso público para professor de LIBRAS. 2009. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Outras participações
1.
ROSA, E. F.. Comitê Avaliador do Edital Siepex/2016 da Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.. 2016. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

2.
ROSA, E. F.. Comissão Científica do II Simpósio do Grupo de Estudos em Língua de Sinais e Cognição. 2016. Universidade de São Paulo.

3.
ROSA, E. F.. Programa de bolsas de desenvolvimento acadêmico - PBDA2013. 2013. Universidade Federal do Pampa.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Clube do Livro - PET Letras UFRGS.Conversa sobre poesia e sobre o Borboletas Poéticas. 2017. (Encontro).

2.
Clube do Livro - PET Letras UFRGS.O eu-poético na Literatura Surda. 2017. (Outra).

3.
Conali - Conferência Nacional de Libras. 2017. (Outra).

4.
Evento organizado pela LiSCo em comemoração ao Dia do Surdo.O eu-poético na Literatura Surda. 2017. (Outra).

5.
II ARTES E LIBRAS EM CICLO.Mesa redonda: Música e Libras. 2017. (Outra).

6.
III Salão EDUFRGS.Libras na UFRGS. 2016. (Outra).

7.
IX Fórum Estadual de educação de surdos. 2016. (Outra).

8.
Setembro Azul na UFRGS.Presença do Movimento e Cultura Surda em Filmes. 2016. (Seminário).

9.
VI Salão Integrado Ensino, Pesquisa e Extensão, II Jornada de Pós-Graduação, I Seminário Estadual sobre Territorialidade VI Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & IIa Jornada de Pós-graduação da UERGS.Vários. 2016. (Outra).

10.
6º SBECE - 6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação e 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais em Educação..Surdos na pós-graduação: identidades. 2015. (Seminário).

11.
VII Encuentro Internacional de Investigadores de Políticas Linguísticas.Língua de brasileira de sinais (Libras): percepções e experiências em sala de aula no ensino superior. 2015. (Encontro).

12.
XI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.O processo de ensino-aprendizado para surdos: um estudo de caso. 2014. (Encontro).

13.
XXIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. A dependência do professor em relação ao intérprete em aulas de português. 2014. (Congresso).

14.
A língua e o sujeito na história do conhecimento sobre a linguagem. 2013. (Seminário).

15.
Palestra: Surdos, língua de sinais e legislação.Palestra: Surdos, língua de sinais e legislação. 2013. (Outra).

16.
VIII Congresso Internacional de Educação da UNISINOS e III Congresso Internacional de Avaliação. Prolibras: Problematização, avaliação e qualidade. 2013. (Congresso).

17.
I Encontro Nacional de LIBRAS no RS.Neologismos na LIBRAS. 2012. (Encontro).

18.
III Fórum de Educação de Surdos, LIBRAS e sociedade,.Por que aprender LIBRAS?. 2012. (Outra).

19.
III Fórum de estudos interacionistas e II seminário de formação: interação em sala de aula de línguas.A interação na sala de aula de língua de sinais: a questão da expressão facio-corporal. 2012. (Seminário).

20.
I Simpósio internacional de lexicografia e linguística constrativa (I SILLIC).LIBRAS: o uso do dicionário Acesso Brasil e suas implicações. 2012. (Simpósio).

21.
IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Ensino de matemática para alunos surdos. 2012. (Outra).

22.
VII SENALE.É a teia que produz a vida ou a vida que produz a teia?. 2012. (Seminário).

23.
XI Congresso Internacional e XVII Seminário Nacional do INES. Surdos acadêmicos: produções para o empoderamento. 2012. (Congresso).

24.
Acessibilidade na comunicação: fóruns e oficinais como mecanismos para promover autonomia na inclusão escolar.Acessibilidade na comunição: cegueira e baixa visão. 2011. (Outra).

25.
Dia do Surdo da Secretaria Municipal de Educação de Bagé.Surdo: Ser para desenvolver. 2011. (Encontro).

26.
II Encuentro Internacional de Intérpretes, Congreso de Investigadores de Lenguas de Señas y Culturas Sordas y EncuentroRegional de Sordos.Vários. 2011. (Encontro).

27.
II Fórum Bajeense de educação de surdos.Inserção do surdo na comunidade surda. 2011. (Outra).

28.
Simpósio internacional linguagens e culturas: homenagem aos 40 anos dos programas de pós-graduação em linguística, literatura e inglês da UFSC.Aquisição de segunda língua por graduandos: a língua de sinais como disciplina acadêmica. 2011. (Simpósio).

29.
VII Congresso internacional de educação - profissão docente: há futuro para este ofício?. Bilinguísmo: a presença da LIBRAS no ensino superior. 2011. (Congresso).

30.
5th Deaf Academics and Researchers Conference 2010. Bilinguísmo e universidade. 2010. (Congresso).

31.
9a SEPEX intinerante.Literatura em língua de sinais: empoderamento e valorização do eu-poético do sujeito surdo. 2010. (Outra).

32.
A formação do professor de LIBRAS e sua atuação no Ensino superior.Mesa redonda: A formação do professor de LIBRAS e sua atuação no Ensino superior. 2010. (Seminário).

33.
A formação do professor de LIBRAS e sua atuação no Ensino Superior.A identidade do professor surdo no ensino de LIBRAS: aspestos da cultura surda. 2010. (Seminário).

34.
First International Psycholinguistics Congress of ANPOLL. Sign Language and the Brain:Perception and Visual Words. 2010. (Congresso).

35.
II Congresso brasileira de pesquisa em tradução e interpretação de língua de sinais brasileira. O gênero interpretação/tradução e as suas relações com o profissional intérprete. 2010. (Congresso).

36.
III Seminário de Desenvolvimento Profissional - Pedagogia Universitária. 2010. (Seminário).

37.
II Semana acadêmica do curso de Letras da Unipampa.Entendendo a diversidade na diferença: a questão dos surdos. 2010. (Outra).

38.
II Semana acadêmica do curso de Letras da Unipampa.Oficina: Vivenciando a LIBRAS. 2010. (Outra).

39.
II seminário da diversidade bilingue: em busca de caminhos, inclusão e bilinguismo.Nos caminhos da educação de surdos... Para aonde vamos?. 2010. (Seminário).

40.
I Semana acadêmica do curso de Ciências Exatas da Unipampa.Importância da LIBRAS nos cursos de educação superior. 2010. (Outra).

41.
IV Seminário integrado de pesquisas em linguísticas.Percepções sociolinguísticas da LIBRAS no meio acadêmico. 2010. (Seminário).

42.
IX CELSUL. Círculo de estudos linguísticos do sul. Semiótica imagética: a importância da imagem na aprendizagem. 2010. (Congresso).

43.
Semana acadêmica do curso de Física da Unipampa.Oficina: Vivenciando a LIBRAS. 2010. (Outra).

44.
Seminários de estudos de Linguagens.A importância da LIBRAS. 2010. (Seminário).

45.
VI SENALE - Seminário nacional sobre linguagem e ensino.A arte de aprender brincando: ensinando pela língua de sinais. 2010. (Seminário).

46.
VI SENALE - Seminário nacional sobre linguagem e ensino.LIBRAS na universidade: mudança de currículo, mudança na sociedade?. 2010. (Seminário).

47.
I Fórum Bageense de Educação de Surdos.A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA DE SINAIS NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO SURDO. 2009. (Outra).

48.
Palestra na Escola de Educação Especial Caminhos da Luz.O desenvolvimento da criança surda. 2009. (Encontro).

49.
V FEES - Fórum Estadual de Educação de Surdos. 2009. (Outra).

50.
VI Congresso Internacional de Educação. Educação e tecnologia: sujeitos (des) conectados?. Professor surdo e meio acadêmico: a vida presente no tempo presente. 2009. (Congresso).

51.
3º Seminário brasileiro de estudos culturais e educação - Pedagogia Sem fronteiras. 2008. (Seminário).

52.
I Congresso de tradução e interpretação de Língua Brasileira de Sinais. 2008. (Congresso).

53.
Roda de conversa: Surdos usuários da língua portuguesa.Ensino de língua portuguesa como segunda língua. 2008. (Encontro).

54.
CAMINHOS PARA A INCLUSÃO DO SURDO ? CAS WILSON LINS. 2007. (Seminário).

55.
VI CONGRESSO INTERNACIONAL E XII SEMINÁRIO NACIONAL DO INES ? INES: 150 ANOS NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 2007. (Congresso).

56.
Abertura da Campanha da Fraternidade de 2006: ?Fraternidade e as Pessoas com Deficiência?.Relato de experiência. 2006. (Seminário).

57.
Congresso nacional sobre educação de surdos na Bahia. 2006. (Congresso).

58.
Fórum de Estudos Surdos. ?Identidade, Língua e Ensino? - CCE/UFSC. 2006. (Outra).

59.
III Seminário de Estudos Surdos - CCE/UFSC. 2006. (Seminário).

60.
I Semana de Letras na Universidade Estácio de Sá.Lecionando para ouvintes: desafios de uma professora surda. 2006. (Seminário).

61.
V Congresso internacional e XI Seminário Nacional do INES. 2006. (Congresso).

62.
Fórum Permanente de Linguagem, Educação e Surdez do INES. ?O que é TDA? Intervenções em Sala de Aula e Orientação a Pais? - INES. 2005. (Outra).

63.
IV Congresso Internacional e X Seminário Nacional do INES ? ?Surdez e Universo Educacional? - INES. 2005. (Congresso).

64.
IV Encontro de usuários e interessado por LIBRAS/LSB. 2005. (Encontro).

65.
Seminário Educação Inclusiva: Relevância e Desafios. 2005. (Seminário).

66.
?Vivencias do Movimento de Inclusão na Rede de Ensino FAETEC?' - CETEP Quintino/RJ.. 2004. (Encontro).

67.
Acessibilidade no Cotidiano - Associação Educacional Veiga de Almeida/UFRJ. RJ.. 2004. (Seminário).

68.
III Congresso Internacional e IX Seminário Nacional do INES ? ?Educação de Surdos: Múltiplas Faces do Cotidiano Escolar? - INES. 2004. (Congresso).

69.
I Seminário ? Políticas e Práticas Institucionais de Atendimento Especializado à Pessoa com ?Necessidades Especiais? - CLITOP/ SORBONNE, ROMA IV & REMEC/RJ. 2004. (Seminário).

70.
I Seminário de Inclusão Educacional - REMEC/RJ. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROSA, E. F.. Palestra: Surdos, língua de sinais e legislação. 2013. (Outro).

2.
ROSA, E. F.. III Fórum de Educação de Surdos, LIBRAS e sociedade,. 2012. (Outro).

3.
BOMFIM, D. A. ; ROSA, E. F. ; COSTA, E. M. ; BENTO, N. A. . 2º Seminário da Diversidade Bilíngue: Em busca de caminhos: INCLUSÃO e BILINGÜISMO. 2010. (Outro).

4.
ROSA, E. F.. II Fórum Bajeense de Educação de Surdos. 2010. (Outro).

5.
ROSA, E. F.. I Fórum Bajeense de Educação de Surdos. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Gabriela de Moraes Chaves. Libras na Graduação: Currículo real x currículo ideal na formação docente. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão do currículo na formação docente) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Orientador: Emiliana Faria Rosa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jéssica Gonçalves Pimentel. Língua Brasileira de Sinais e formação continuada: o que temos e o que queremos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Emiliana Faria Rosa.

2.
Gabriela de Moraes Chaves. O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONECTIVOS DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Emiliana Faria Rosa.

3.
Lilian Raquel Borba Bitencourt. A influência da Libras na produção escrita do aluno surdo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Emiliana Faria Rosa.

4.
Maribel Costa Moreira. Incluídos ou excluídos?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Emiliana Faria Rosa.

Orientações de outra natureza
1.
Gabriela de Moraes Chaves. A dependência do professor em relação ao intérprete em aulas de português.. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Emiliana Faria Rosa.



Outras informações relevantes


Proficiência no uso e ensino da língua brasileira de sinais (LIBRAS) a nível superior
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2007.


Aprovada em 5ᵒ lugar no Concurso público pra professor de LIBRAS na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - 2010.

Aprovada em 1ᵒ lugar no Concurso público para professor de LIBRAS da Universidade Federal do Pampa - 2009.

Aprovada em 177ᵒ lugar no Concurso público para professor de 1ᵒ e 2ᵒ graus do Instituto Nacional de Educação de Surdos - 2006.

Aprovada em 1ᵒ lugar no Concurso público para professor de 1ᵒ e 2ᵒ da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro - 2004.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 21:25:13