Gilmar Soares Furtado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3126764250191533
  • Última atualização do currículo em 06/08/2018


Doutor em Ciências Marinhas Tropicais pelo Instituto de Ciências do Mar - LABOMAR - da Universidade Federal do Ceará. Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE - POSMEX. Especialização: História do Brasil Republicano (Governo Médici) - CESAPE/CEUB. Graduação: Licenciatura em História pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília - CEUB. Foi aluno bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche na Universidade Nova de Lisboa, financiado pela CAPES, no período de 25/04/2014 a 25/04/2015. Atualmente é Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Alagoas - IFAL - Campus Maceió. É professor pesquisador de Educação a Distância da UAB- Universidade Aberta do Brasil. Consultor em Extensão Rural e Desenvolvimento Local. Coordenador do NUPA - Núcleo de Pesquisa Aplicada à Pesca do IFAL. Tem experiência nas áreas de História, História de Alagoas, História de Sergipe, Metodologia da Pesquisa e trabalho em Comunidades de Pescadores Artesanais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Itapissuma, pesca, mulher pescadora; trabalho feminino; gênero, Lagoa Manguaba, Ria de Aveiro e desenvolvimento local, audiovisual; cultura e pesca artesanal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gilmar Soares Furtado
Nome em citações bibliográficas
FURTADO, G. S.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, Sede Maceió.
Rua Mizael Domingues nº 75
Poço
57020600 - Maceió, AL - Brasil
Telefone: (82) 21267000
URL da Homepage: www.ifal.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2017
Doutorado em Ciências Marinhas Tropicais.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Atividade de Pesca Artesanal na Lagoa Manguaba em Alagoas - Nordeste do Brasil e Suas Identificações, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Luis Parente Maia.
Coorientador: Luís Manuel Moreira de Sousa Martins.
Palavras-chave: pesca Artesanal; Laguna Manguaba; Ria de Aveiro; Pobreza.
Grande área: Outros
Setores de atividade: Pesca e Aqüicultura.
2008 - 2010
Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: LANÇANDO REDE TECIDA E RETECIDA NA ESPERANÇA DE GARANTIR PEIXE E SONHO: UM RESGATE DAS AÇÕES DA COMISSÃO PASTORAL DOS PESCADORES SOBRE GÊNERO, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL NA COMUNIDADE DE PESCADORES DE ITAPISSUMA, PE.,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão.
Palavras-chave: Educação; Gênero, Pesca,; Desenvolvimento Local; POSMEX; Itapissuma.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aqüicultura; Educação.
1986 - 1987
Especialização em Pós-graduação (Latu Sensu). (Carga Horária: 450h).
Centro de Ensino Unificado de Brasília, CEUB, Brasil.
Título: O Governo Médici (1969/1974).
Orientador: Flávio Inácio Kehl.
1982 - 1986
Graduação em Licenciatura em História.
Centro de Ensino Unificado de Brasília, CEUB, Brasil.




Formação Complementar


2012
Programa de Pós graduação em Ciências Marinhas tro.
LABOMAR, UFC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Integrante do grupo de pesquis, Enquadramento Funcional: Aluno Pesquisador, Carga horária: 3


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, IF-AL, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Transversalidade de gênero nas políticas públicas, nas relações de poder e no trabalho: o cotidiano das mulheres na cadeia produtiva da pesca artesanal.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Gilmar Soares Furtado - Integrante / Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão - Coordenador / Claudia Maria de Lima - Integrante / Cicera Maria dos Santos Gomes - Integrante / Pedro Henrique Dias Inácio - Integrante / Ivan Pereira Leitão - Integrante.
2011 - Atual
Gênero e Pesca: O Conselho Pastoral da Pesca e sua contribuição na trajetória do movimento de mulheres pescadoras
Descrição: O projeto de pesquisa Gênero e Pesca: O Conselho Pastoral da Pesca (CPP) e sua contribuição na trajetória do movimento de mulheres pescadoras, tem como antecedentes os estudos e publicações iniciados desde 2004 no Grupo/CNPq Desenvolvimento e Sociedade, na área de gênero, participação política e pesca artesanal no Nordeste brasileiro. O resgate das ações do CPP em Itapissuma, desde sua chegada até a criação do movimento de Articulação das Mulheres Pescadoras e sua expansão para além de Pernambuco, com a participação de representantes dos seguintes estados: Bahia, Alagoas, Ceará, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Piauí e Pará. Estudo de caso com metodologia que envolve a pesquisa bibliográfica, documental e empírica. O tema Gênero e Pesca, está relacionado ao conceito de patriarcado que nos dá subsídios que possibilitam compreendê-lo a partir das desigualdades entre sexos que são historicamente construídas e legitimadas em função das desigualdades vivenciadas e organizadas pela sociedade. Neste contexto, A violência simbólica presente na assimetria das relações entre masculino e feminino, construída na direção de constituir homens, com plenos exercícios da cidadania, ou seja, sujeitos sociais. Para isso, a fundamentação teórica inclui gênero, educação e suas repercussões no desenvolvimento local. O aporte teórico sobre gênero está fundamentado entre outros/as autores/as em Leitão, Maneschy Mota-Maltez e Almeida, na história com Diegues, Silva, Barretto. As metas da pesquisa são: Incrementar a formação de recursos humanos na graduação e pós-graduação; Desenvolver 01 seminários envolvendo Programas de Graduação e Pós-Graduação, sobre temas ligados às gênero, políticas públicas e pesca artesanal; Participar congressos acadêmicos internacionais ligados a temáticas de interesse da Pesquisa e Produzir texto com os resultados da pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gilmar Soares Furtado - Integrante / Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão - Coordenador / Claudia Maria de Lima - Integrante / Ivan Pereira Leitão - Integrante / Juliana Andrade Leitao - Integrante / Dimas Brasileiro Veras - Integrante / Ieda Litwak de Andrade Cezar - Integrante / Maria Solange da Silva - Integrante.
2010 - 2012
COLETA E RECICLAGEM: geração de renda e cidadania na pesca artesanal
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Gilmar Soares Furtado - Integrante / Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão - Coordenador / Claudia Maria de Lima - Integrante / Pedro Henrique Dias Inácio - Integrante / Ivan Pereira Leitão - Integrante / Dimas Brasileiro Veras - Integrante / Maria José Diniz - Integrante.
2009 - 2009
Violência de Gênero, empoderamento, cidadania: análise do Programa - Promotoras Legais Populares - entre as pescadoras artesanais de Itapissuma - Pernambuco.
Descrição: Projeto: Violência de Gênero, empoderamento, cidadania: análise do Programa - Promotoras Legais Populares - entre as pescadoras artesanais de Itapissuma - Pernambuco. submetido para Edital MCT/CNPq 02/2009 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, coordenado pela Drª Maria do Rosario de Fátima Andrade Leitão rosario@hotlink.com.br;rosarioufrpe@yahoo.com.br..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - Atual
Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação - GEMPE
Descrição: Este grupo tem por objetivo e metas desenvolver pesquisa direcionada ao ensino e aprendizagem, com base em Piaget, Vygotsky e Gardner, buscando facilitar o acesso ao conhecimento pelos alunos, estimulando suas múltiplas inteligências. Com essa base fundamentada, pretende-se investir, a princípio nos anos iniciais da escola Pública, quanto ao desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias de informação e de ensino como jogos, brincadeiras e dinâmicas, que podem colaborar com a ampliação das dimensões de inteligências, tornando o ensino acessível para todos. Além disso, o grupo pretende trabalhar tanto com a pesquisa básica, quanto a avançada e aplicada, preocupando-se, também, com o ensino básico até a educação profisisonal, na tentativa de desenvolver novos saberes a partir de estudos direcionados para criação e a aplicação de novas metodologias e tecnologias, agora com foco na formação de professores, no ensino-aprendizagem e nas práticas multidisciplinares e multireferenciais. Pretende-se, ainda, investir em pesquisas etnográficas sobre saberes, saberes da experiência, conhecimento profissional e profissões na contemporaneidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Gilmar Soares Furtado - Integrante / Nádia Mara da Silveira - Coordenador / Adriana Paula Quixabeira Rosa e Silva Oliveira Santos - Integrante / Cláudia Cordeiro de Assis - Integrante / José de Oliveira Junior - Integrante / Simone Couto Patriota de Almeida - Integrante / Tiago do Rosário Silva - Integrante.


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: EDUCTEC
2015 - Atual
Periódico: Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação - CONNEPI
2016 - Atual
Periódico: XI CONNEPI


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História regional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Extensão Rural e Desenvolvimento Local.


Idiomas


Inglês
Compreende PoucoLê Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FURTADO, G. S.2011 FURTADO, G. S.; LEITAO, M. R. F. A. . ?Lançando Rede Tecida e Retecida na Esperança de Garantir Peixe e Sonho?. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, v. 01, p. 3007-1, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
Luis Martins ; LEITAO, M. R. F. A. ; FURTADO, G. S. . Usos da Fotografia: Estudos de caso na investigação das pescas e a presença do feminino. In: Giselle Nanes; Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão; Marion Teodósio de Quadros. (Org.). Gênero, Educação e Comunicação. 1ªed.Recife: Universidade Federal de Pernambuco: Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2016, v. 01, p. 11-355.

2.
FURTADO, G. S.; LEITAO, M. R. F. A. . LANÇANDO REDE TECIDA E RETECIDA NA ESPERANÇA DE GARANTIR PEIXE E SONHO. In: Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão; Maria Helena Santana Cruz. (Org.). Gênero e Trabalho: Diversidades de Experiências em Educação e Comunidades Tradicionais. 01ed.Florianópolis: Editora Mulheres, 2012, v. 01, p. 09-239.

3.
ARAUJO, S. M. P. ; FIGUEIREDO, A. C. A. ; FURTADO, G. S. ; CALLOU, A. B. F. ; Ferraz, J.H.M . Produção Cultural na Pesca de Itapissuma. In: Ângela Brás Fernandes callou; Maria salett Tauk Santos; Vitória Régia Fernandes Gehlen. (Org.). Comunicação, Gênero e Cultura em Comunidades Pesqueiras. Recife: Fundação Antonio dos Santos Abranches, 2009, 2009, v. 01, p. 69-77.

Artigos aceitos para publicação
1.
ARAUJO, S. M. P. ; FIGUEIREDO, A. C. A. ; FURTADO, G. S. ; CALLOU, A. B. F. . Produção da Cultura na Pesca de Itapissuma. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012.

2.
LEITAO, M. R. F. A. ; LIMA, A. S. ; FURTADO, G. S. . Mulheres Pescadoras: A Construção da Resistência em Itapissuma.. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
FURTADO, G. S.; LEITAO, M. R. F. A. . Procissão dos Pescadores: Expressão Cultural de Religiosidade em Brasil e Portugal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FURTADO, G. S.; LEITAO, M. R. F. A. . Gênero e Pesca: O Conselho Pastoral da Pesca (CPP). 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
FURTADO, G. S.; LEITAO, M. R. F. A. . ?Lançando Rede Tecida e Retecida na Esperança de Garantir Peixe e Sonho?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FURTADO, G. S.; LEITAO, M. R. F. A. . Pescador Artesanal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
FIGUEIREDO, A. C. A. ; FURTADO, G. S. ; ARAUJO, S. M. P. . Mulheres Além da Maré. 2010. Filme.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FURTADO, G. S.; SOARES, M. O.; GARCEZ, D. S.. Participação em banca de Rossyanne Lopez Baracho.Mapeamento e Ordenamento Territorial Participativo do Projeto de Assentamento Maisa, Nordeste Brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Ambientais) - Instituto de Ciências do Mar - UFC..



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FURTADO, G. S.. Concurso Público para professor de História do CEFET/AL. 2007. Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII CONLAB - Congresso Luso-Afro-Brasileiro. Procissão dos Pescadores: Expressão Cultural de Religiosidade em Brasil e Portugal. 2015. (Congresso).

2.
Fazendo Gênero 10. Gênero e Pesca: O Conselho Pastoral da Pesca (CPP). 2013. (Congresso).

3.
II Forum Mundial de Educação Tecnológica. 2012. (Congresso).

4.
III Encontro Nacional de Núcleos de Pesquisa Aplicada a Pesca e Aquicultura.Apresentação NUPA Nordeste GERAL. 2011. (Encontro).

5.
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. ?Lançando Rede Tecida e Retecida na Esperança de Garantir Peixe e Sonho?. 2011. (Congresso).

6.
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. ?Lançando Rede Tecida e Retecida na Esperança de Garantir Peixe e Sonho?. 2011. (Congresso).

7.
I Encontro de Corregedorias do Poder Executivo Federal.Sindicância Patrimonial. 2010. (Oficina).

8.
I Encontro de Corregedorias do Poder Executivo Federal. 2010. (Encontro).

9.
II Encontro Nacional de Núcleos de Pesquisa Aplicada a Pesca e Aquicultura.Apresentação NUPA Nordeste GERAL. 2010. (Encontro).

10.
Seminário Intinerante de Organização Produtiva e Econômica da Equidade de Gênero na Região Metropolitana do Recife.Pesca Artesanal e Gênero. 2010. (Seminário).

11.
Forum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. Pescador Artesanal. 2009. (Congresso).

12.
Seminário: 30 anos de carteira profissional das pescadoras.Palestra sobre as Mulheres pescadoras da Colônia Z-10 de Itapissuma. 2009. (Seminário).

13.
1º Encontro para Implantação do Núcleo de Pesquisa na Área de Pesca e Aquicultura, Região Centro-Oeste.?Saberes Pesqueiros - O Lugar da Tradição no Processo de Modernização da Atividade Produtiva na Pesca.?. 2008. (Encontro).

14.
1º Encontro para Implantação do Núcleo de Pesquisa na Área de Pesca e Aquicultura, Região Centro-Oeste-02.?Saberes Pesqueiros - O Lugar da Tradição no Processo de Modernização da Atividade Produtiva de Pesca.?. 2008. (Encontro).

15.
Encontro Sobre Política de Formação Humana na Área de Pesca Marinha e Continental e Aquicultura Familiar. 2008. (Encontro).

16.
O Estado da Arte do Ensino em Extensão Rural, UFRPE/MDA. 2008. (Seminário).

17.
Curso de ATER em Manzuá. 2007. (Oficina).

18.
Políticas para a Formação Humana na Área de Pesca Marinha e Continental e Aqüicultura Familiar. 2007. (Seminário).

19.
Visita Técnica de Prospecção e Cooperação na Área de Pesca e Aqüicultura na Espanha. 2007. (Outra).

20.
XXXI Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas do Nordeste. 2007. (Outra).

21.
Etapa Preparatória Para Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. 2006. (Outra).

22.
I Seminário Nordestino de Educação ?Escola Cidadã: uma Construção Possível?. 2002. (Seminário).

23.
Visita Técnica ao CEFET/RN e ao Hotel Barreira Roxa. 2002. (Outra).

24.
I FÓRUM MUNICIPAL ELEIÇÕES 2000.Mediador na Mesa Redonda Sobre as Eleições Municipais. 2000. (Outra).

25.
I Exposição e Jornada Técnica da Produção Turística no Espaço Rural e Natural,. 1999. (Seminário).

26.
Oficina de Sensibilização Para Educação Ambiental de Marechal Deodoro. 1998. (Oficina).

27.
Semana Pedagógica. 1997. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FURTADO, G. S.. Orquestra de Guingem da Alemanha. 2006. (Concerto).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Luis Martins ; LEITAO, M. R. F. A. ; FURTADO, G. S. . Usos da Fotografia: Estudos de caso na investigação das pescas e a presença do feminino. In: Giselle Nanes; Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão; Marion Teodósio de Quadros. (Org.). Gênero, Educação e Comunicação. 1ªed.Recife: Universidade Federal de Pernambuco: Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2016, v. 01, p. 11-355.


Apresentações de Trabalho
1.
FURTADO, G. S.; LEITAO, M. R. F. A. . Procissão dos Pescadores: Expressão Cultural de Religiosidade em Brasil e Portugal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Exerce atualmente o função de Professor de História do IFAL, no Campus de Maceió-AL.
Membro permanente da COPEMA-IFAL(Comissão Permanente do Magistério), exercendo a Presidência por vários períodos.
Projeto de Turismo Regional
Aluno especial no Mestrado de História da UFAL no ano 2000.

Aluno do Doutorado Sanduíche na Universidade Nova de Lisboa, com financiamento da CAPES, no período de 25/04/2014 a 25/04/2015.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 13:22:51