Talita Lazarin Dal Bo

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  • Última atualização do currículo em 12/08/2018


Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2005), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e Doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2018). É pesquisadora membro do Centro de Estudos Ameríndios - CEstA/USP e integra a Comissão Permanente de Ações Afirmativas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP desde 2013. Participa do Fórum sobre Violações de Direitos dos Povos Indígenas. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando principalmente com os seguintes temas: modos de saber indígenas, ações afirmativas, estudantes indígenas na universidade, conhecimento tradicional, antropologias indígenas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Talita Lazarin Dal Bo
Nome em citações bibliográficas
DALBO, Talita L.;DAL BO, Talita L.;DAL' BO, Talita Lazarin;DAL'BÓ, Talita Lazarin;DAL' BO, T. L.;DAL? BO, TALITA LAZARIN;DAL? BÓ, TALITA LAZARIN;DAL BO, Talita Lazarin;DAL BO, TALITA LAZARIN;DALBO, TALITA LAZARIN;DAL BO, TALITA LARAZIN

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Antropologia.
Avenida Professor Luciano Gualberto, 315
Butantã
05508010 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30913755
URL da Homepage: http://ppgas.fflch.usp.br/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Doutorado em Ciência Social (Antropologia Social).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A presença de estudantes indígenas nas universidades: entre ações afirmativas e composições de modos de conhecer, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Dominique Tilkin Gallois.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: estudantes indígenas; ações afirmativas; modos de conhecer; antropologias indígenas.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2010
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Construindo Pontes: o ingresso de estudante indígenas na UFSCar - Uma discussão sobre "cultura" e "conhecimento tradicional",Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Clarice Cohn.
Palavras-chave: etnologia indígena; educação escolar indígena; interculturalidade; diversidade; políticas de ensino; ação afirmativa.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
2002 - 2005
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Reflexões sobre a Educação Escolar Indígena no Brasil.
Orientador: Marina Denise Cardoso.




Formação Complementar


2013 - 2013
PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. (Carga horária: 64h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programas Regulares / Bolsas / No País / Doutorado Processo 2012/24077-0


Centro de Estudos Ameríndios, CESTA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora membro
Outras informações
http://200.144.182.130/cesta/ Linha de Pesquisa: c) Questões ameríndias contemporâneas. Um amplo conjunto de temáticas trabalhadas pela equipe do CEstA no feixe antes denominado "Saberes Ameríndios". Aqui se trata de abordar os modos pelos quais os povos ameríndios experimentam as diversas situações postas pelo mundo moderno ? caracterizado pela economia de mercado capitalista, pelo crescimento de centros urbanos cosmopolitas, pelos corolários político- epistemológicos da revolução científica do século XVII, e pela expansão do modelo de política representativa e democrática. Daremos continuidade a pesquisas sobre práticas de conhecimento e suas transformações, bem como aos regimes ameríndios de relação aos ambientes e os modos de existência. Cabe ainda ressaltar nosso interesse no estudo experiências indígenas em centros urbanos, bem como a investigação aprofundada das múltiplas experiências de relação com Estados nacionais, ONGs e demais agentes de políticas públicas nos diversos níveis, local, nacional e internacional.

Atividades

02/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Ameríndios, .


Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena, NEAI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora colaboradora
Outras informações
http://www.neai.ufam.edu.br/quem-somos


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio em docência, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplina Antropologia e Desenvolvimento ministrada pela professora Dra. Dominique Tilkin Gallois


Núcleo de Estudos Afro-brasileiro/ UFSCar, NEAB/UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Ministração de aula no II ENCONTRO DE FORMAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA do curso de ESPECIALIZAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, promovido pelo Neab/UFSCar, abordando conteúdos referentes à ?Temática Indígena no Currículo Escolar?. A aula foi realizada em 26 de novembro de 2011, com carga horária total de 04 horas.


Ministério da Justiça, MJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Sociólogo, Carga horária: 40
Outras informações
Profissional Nível Superior nível III - Ciências Sociais - Contrato Temporário.


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora de disciplina da graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora da disciplina Antropologia da Educação da graduação em Ciências Sociais ministrada pela Professora Dra. Clarice Cohn.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora de disciplina da graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora da disciplina Etnologia Indígena da graduação em Ciências Sociais ministrada pela Professora Dra. Clarice Cohn.


Cursinho Pré-Vestibular PRODAM, PRODAM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora voluntária de História do Brasil, Carga horária: 2
Outras informações
Professora voluntária de História do Brasil no Cursinho Pré-Vestibular PRODAM aberto à comunidade.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora Voluntária de Geografia do Brasil, Carga horária: 2
Outras informações
Professora voluntária de Geografia do Brasil no cursinho Pré-Vestibular PRODAM aberto à comunidade.


Colégio Alcance, CA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora Substituta de História, Carga horária: 22
Outras informações
Professora Substituta de História do Brasil no Colégio Alcance módulo EJA.



Linhas de pesquisa


1.
c) Questões ameríndias contemporâneas. Um amplo conjunto de temáticas trabalhadas pela equipe do CEstA no feixe antes denominado "Saberes Ameríndios".


Projetos de pesquisa


2013 - 2017
Estudantes indígenas desenvolvendo pesquisas: estratégias de tradução cultural
Descrição: Este projeto apresenta como tema um processo recente: a experiência de estudantes indígenas desenvolvendo pesquisas nas universidades públicas brasileiras. Trata-se de um contexto no qual essas pesquisas emergem como oportunidades privilegiadas de se refletir sobre diferentes modos de criação e circulação de saberes, e de sistematização de conhecimentos, uma vez que possibilitam aos estudantes indígenas trazerem para o ambiente acadêmico seus entendimentos sobre seus modos próprios de saber, podendo aproximá-los ou distanciá-los do modo pelo qual os conhecimentos são acessados e tratados nos cursos universitários e nas pesquisas acadêmicas. Pretende-se, portanto, verificar como estão sendo construídas nessas pesquisas essas possibilidades de diálogos e de reflexões, e se apontam para processos que poderíamos abordar como estratégias de tradução cultural. Foram selecionadas, para tanto, experiências de estudantes indígenas em cursos de graduação e de pós-graduação, que desenvolvem pesquisas nas áreas de Ciências Humanas e de Saúde, em três Instituições de Ensino Superior: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA), por apresentarem diferentes realidades de pesquisa, permitindo comparações e contribuições relevantes para o tema aqui proposto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Talita Lazarin Dal Bo - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 19
2007 - 2009
A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA INDÍGENA E NA INCLUSÃO DOS ÍNDIOS NA UNIVERSIDADE
Descrição: Atualmente, experiências de educação escolar indígena diferenciada têm sido implantadas nos três níveis de ensino, inclusive na educação superior, seja por inclusão dos índios nas universidades, seja pela implantação de cursos voltados a essa população, como os de licenciatura intercultura, havendo já experiências várias e das mais variadas de formulação e implantação de escolas indígenas no Brasil, de acordo com diferenças socioculturais, demandas locais e sua especificidade. Esse projeto propõe a análise, por meio de pesquisas etnográficas em escolas indígenas e universidades, de como essa diferença é posta em prática e define experiências escolares e a experiência acadêmica universitária dos índios no Brasil, por meio de uma reflexão sobre os preceitos que as embasam e de análises de processos de implantação de escolas indígenas e da inclusão de índios nas universidades. O projeto conta com financiamento do CNPq, por meio do Edital MCT/CNPq 50/2006 (Proc. 400945/2007-0)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Talita Lazarin Dal Bo - Integrante / Clarice Cohn - Coordenador / Amanda Marqui - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2009 - 2010
Periódico: R@U - Revista de Antropologia dos Alunos da UFSCar


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARQUES, ANA CLAUDIA ROCHA DUARTE2017 MARQUES, ANA CLAUDIA ROCHA DUARTE ; FIORI, ANA LETÍCIA DE ; ASSÊNSIO, CIBELE BARBALHO ; ANDRADE, FABIANA DE ; TEIXEIRA, JACQUELINE MORAES ; PATRIARCA, LETIZIA ; DAL? BÓ, TALITA LAZARIN . A proposta de cotas e ações afirmativas do Programa de PósGraduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo: do tédio à melodia. Cadernos de Campo (USP), v. 25, p. 46-55, 2017.

2.
DE FIORI, ANA LETÍCIA2017 DE FIORI, ANA LETÍCIA ; ASSÊNSIO, CIBELE BARBALHO ; ANDRADE, FABIANA ; TEIXEIRA, JACQUELINE MORAES ; PATRIARCA, LETIZIA ; DAL BO, TALITA LARAZIN . O tempo e o vento: notas sobre a arte de burocratizar políticas de cotas na USP. Revista de Antropologia (São Paulo), v. 60, p. 55-83, 2017.

3.
GALLOIS, DOMINIQUE TILKIN2016 GALLOIS, DOMINIQUE TILKIN ; KLEIN, TATIANE ; DAL? BO, TALITA LAZARIN . Indigenous Peoples, Multicultural Policies and Rights Grounded in Cultural Difference. Revista de Cultura e Extensão - USP, v. 15, p. 31-48, 2016.

4.
Clarice Cohn2016 Clarice Cohn ; DAL'BÓ, Talita Lazarin . Ingresso de indígenas em cursos regulares nas universidades e desafios da interculturalidade: o caso da UFSCar. CADERNOS DO GEA, v. 10, p. 27-37, 2016.

5.
DAL? BÓ, TALITA LAZARIN2016DAL? BÓ, TALITA LAZARIN. RESEÑA LIBRO Castro Freitas Ana Elisa de (2015) Intelectuais indígenas e a construção da universidade plurietnica no Brasil ? povos indígenas e os novos contornos do Programa de Educação Tutorial/Conexões de Saberes. Rio de Janeiro.. REVISTA DEL INSTITUTO DE INVESTIGACIONES EN EDUCACIÓN, v. 7, p. 150-152, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DAL BO, Talita Lazarin. Anais da VI Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia -ISSN: 2358-5684193Estudantes indígenas nas universidades: sobre modos de conhecer, de construir relações e de traduzir conhecimentos. In: VI Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia, 2017, SÃO PAULO. Trabalhos Completos Apresentados nos Seminários Temáticos da VI Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia, 2017. v. 3. p. 193-216.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DAL? BÓ, TALITA LAZARIN. Estudantes indígenas nas universidades: sobre modos de conhecer, de traduzir e de transformar o conhecimento. In: Seminário Internacional Etnologia Guarani: diálogos e contribuições (GT 08 - Regime de circulação de saberes indígenas), 2016, Dourados. I Seminário Internacional Etnologia Guarani: diálogos e contribuições. Dourados: Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, 2016. v. 1.

2.
DAL BO, Talita L.. Perspectivas Antropológicas sobre a Inclusão de ìndios no Ensino Superior. In: 16o. Congresso de Leitura do Brasil - VII Seminário, 2007, Campinas. Caderno de Atividades - Resumos - 16o. Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Associação de Leitura do Brasil, 2007. p. 121-121.

Apresentações de Trabalho
1.
DAL BO, TALITA LAZARIN. Presença Indígena na Pós-Graduação: desafios e composições entre modos de conhecer. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DAL' BO, Talita Lazarin. Estudantes indígenas nas universidades: sobre modos de conhecer, de construir relações e de traduzir conhecimentos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
DAL BO, TALITA LAZARIN. Questão agrária, Territorialidades e Direitos Étnicos: perspectivas contemporâneas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
DAL BO, Talita L.. Estudantes indígenas nas universidades: sobre modos de conhecer, de traduzir e de transformar o conhecimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
DAL BO, Talita L.. Participação no debate ?O golpe e as ameaças aos povos indígenas?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
DAL BO, Talita L.; MORAES, M. C. . Demarcação de Terras Indígenas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
DAL BO, Talita L.; DANGELIS, W. ; GUERREIRO JUNIOR, A. . Participação na Mesa Redonda: ?Cotas para indígenas: especificidades?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
DAL BO, Talita L.. Estudantes indígenas nas universidades: sobre modos de conhecer, de construir relações e de traduzir os conhecimentos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
DAL BO, Talita L.. Participação na Mesa Redonda ?A pós-graduação e a antropologia indígena no Rio Negro?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
DAL BO, Talita L.. Produzindo coletivos, conhecimentos e relações: o Centro de Culturas Indígenas/UFSCar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
DAL BO, Talita L.. Participação na Mesa Redonda 'Indigenização da Universidade'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
DAL BO, Talita L.; FIORI, A. L. . Questões de interculturalidade e políticas públicas na Educação Escolar Indígena. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
DAL BO, Talita L.. Sexta da Casa - Leituras sobre indígenas e universidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
DAL BO, Talita L.. O Ingresso de Estudantes Indígenas na Universidade Federal de São Carlos (Brasil): Reflexões sobre ?Interculturalidade?, ?Cultura? e ?Conhecimento Tradicional?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
DAL BO, Talita L.. Reflexões sobre o ingresso de estudantes indígenas na Universidade Federal de São Carlos: os desafios do vestibular específico e das primeiras experiências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
DAL BO, Talita L.; Clarice Cohn . O ingresso de estudantes indígenas em cursos regulares nas universidades e os desafios da interculturalidade: o caso da Universidade Federal de São Carlos, Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
DAL BO, Talita L.. Síntese grupo de estudos Material/Imaterial, Visível/Invisível. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
DAL BO, Talita L.. A EXPERIÊNCIA DOS ÍNDIOS NA UNIVERSIDADE COMO UM EXERCÍCIO DE TRADUÇÃO CULTURAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
DAL BO, Talita L.. PERSPECTIVAS ANTROPOLÓGICAS SOBRE A INCLUSÃO DE ÍNDIOS NO ENSINO SUPERIOR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
DAL BO, Talita L.. PERSPECTIVAS ANTROPOLÓGICAS SOBRE A INCLUSÃO DE ÍNDIOS NO ENSINO SUPERIOR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
DAL BO, Talita L.. PERSPECTIVAS ANTROPOLÓGICAS SOBRE A INCLUSÃO DE ÍNDIOS NO ENSINO SUPERIOR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
DAL BO, Talita Lazarin. Parecer para artigo da Revista The ESPecialist - Pesquisa em línguas para fins específicos, Descrição, Ensino e Aprendizagem. 2018.

2.
DAL BO, Talita Lazarin. Parecer para artigo da Revista Aracê - Direitos Humanos em Revista. 2017.

3.
DAL BO, Talita Lazarin; SANTOS, A. V. . Relatório Técnico do II Encontro Nacional de Estudantes Indígenas 2014 (Relatoria de evento).. 2014.

4.
DAL? BÓ, TALITA LAZARIN. Parecer para artigo da revista Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GARCIA, C. C. ; DAL BO, Talita Lazarin ; AMOROSO, M. R. . Declarações do Presidente da FUNAI geram indignações. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
DALBO, Talita L.. Módulo 5 - A Temática Indígena no Currículo Escolar - Educação para as Relações Étnico-Raciais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
Clarice Cohn ; DALBO, Talita L. ; Marqui, Amanda . Cohn, Clarice ; DAL'BÓ, T. L. ; MARQUI, A. . A INTERCUA INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA INDÍGENA E NA INCLUSÃO DOS ÍNDIOS NA UNIVERSIDADE. 2009. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
DAL BO, TALITA LAZARIN; GUERREIRO JUNIOR, A.; DANAGA, Amanda; RIBEIRO, R. B.. Participação em banca de Luisa Maria Ferreira. Na primeira terra todos eram Mbya. Cotidiano na aldeia entre muitos tipos de gente.. 2018. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo de Palestras Conversas IMPEJ.Presença Indígena na Pós-Graduação: desafios e composições entre modos de conhecer. 2018. (Seminário).

2.
VI Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia (ST9 - Encontro de Saberes: Transversalidades e Experiências). Estudantes indígenas nas universidades: sobre modos de conhecer, de construir relações e de traduzir conhecimentos. 2017. (Congresso).

3.
II Semana do Meio Ambiente do Instituto de Geociências da USP.Demarcação de Terras Indígenas. 2016. (Seminário).

4.
Seminário Internacional Etnologia Guarani: diálogos e contribuições (GT 08 - Regime de circulação de saberes indígenas). Estudantes indígenas nas universidades: sobre modos de conhecer, de traduzir e de transformar o conhecimento. 2016. (Congresso).

5.
IV Simpósio Internacional de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás - Grupo de trabalho 09: Produção de conhecimentos e seus efeitos: Reflexões sobre materiais escritos e visuais entre populações indígenas. Produzindo coletivos, conhecimentos e relações: o Centro de Culturas Indígenas/ UFSCar. 2015. (Congresso).

6.
Colóquio Saberes e Ciência Plural no INCT Brasil Plural. 2014. (Congresso).

7.
II Encontro Nacional de Estudantes Indígenas. 2014. (Encontro).

8.
I Encontro Nacional de Estudantes Indígenas. 2013. (Encontro).

9.
Primer Congreso Internacional Los Pueblos Indígenas de América Latina, siglos XIX-XXI ? avances, perspectivas y retos. O ingresso de estudantes indígenas em cursos regulares nas universidades e os desafios da interculturalidade: o caso da Universidade Federal de São Carlos, Brasil. 2013. (Congresso).

10.
V Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade - do campo ao campus e do campus ao campo: trajetória de saberes.Reflexões sobre o ingresso de estudantes indígenas na Universidade Federal de São Carlos: os desafios do vestibular específico e das primeiras experiências. 2013. (Seminário).

11.
X RAM - Reunión de Antropología del Mercosur. O ingresso de estudantes indígenas na Universidade Federal de São Carlos (Brasil): reflexões sobre ?interculturalidade?, ?cultura? e ?conhecimento tradicional?. 2013. (Congresso).

12.
26a. Reunião Brasileira de Antropologia. A EXPERIÊNCIA DOS ÍNDIOS NA UNIVERSIDADE COMO UM EXERCÍCIO DE TRADUÇÃO CULTURAL. 2008. (Congresso).

13.
II Seminário sobre Povos Indígenas e Sustentabilidade - saberes e práticas interculturais na universidade. Perspectivas Antropólogicas sobre a Inclusão de Índios no Ensino Superior. 2007. (Congresso).

14.
VII Encontro sobre Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas. Perspectivas Antropológicas sobre a ìnclusão de Índios no Ensino Superior. 2007. (Congresso).

15.
VII Reunião de Antropologia do Mercosul. Perspectivas Antropológicas sobre a Inclusão de Índios no Ensino Superior. 2007. (Congresso).

16.
VI Encontro sobre Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas. 2005. (Encontro).

17.
I Semana de Ciências Sociais e Estudos Marxistas. 2003. (Outra).

18.
III Encontro Nacional de Estudantes de Ciência Política. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DALBO, Talita L.; BRAGA, L. V. ; MENEZES, H. ; MACIEL, D. B. ; FREIRE, G. C. ; BERBEL, G. . I Jornada de Antropologia do PPGAS/USP. 2016. (Congresso).

2.
DALBO, Talita L.; MAINARDI, C. . Grupo de Trabalho 09 - Produção de conhecimentos e seus efeitos: reflexões sobre materiais escritos e visuais entre populações indígenas, no IV Simpósio Internacional de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás. 2015. (Congresso).

3.
DALBO, Talita L.. Sexta do Mês. 2014. (Outro).

4.
DALBO, Talita L.. EVENTO CULTURAL DOS ACADÊMICOS INDÍGENAS DA UFSCAR. 2008. (Outro).



Outras informações relevantes


Desde 2013, atuo na Comissão Permanente de Ações Afirmativas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP, ano de sua criação. Participei, desse modo, da construção e implementação da Política de Ações Afirmativas do PPGAS/USP, que teve início no processo seletivo de 2017/2018. 
Em 2008, participei da Comissão de Acolhimento do I Vestibular para Candidatos Indígenas da UFSCar, acompanhando e atuando nos momentos iniciais das políticas afirmativas voltadas a candidatos/as indígenas também nessa instituição.



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