Valeria Suely Simões Barza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3592539163484527
  • Última atualização do currículo em 29/07/2018


Mestre em Educação pela UFPE. Professora Assistente da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Garanhuns, ministrando as seguintes disciplinas: Educação Infantil e Currículo; Funfamentos da Educação Infantil; Linguagem Oral na Educação Infantil; Linguagem corporal na Educação Infantil. Desenvolve pesquisa e orienta trabalhos na área de Linguagem e outros sub-temas: jogos, interação, ludicidade, análise fonológica e alfabetização. Atuou em 2013 como formadora do PNAIC/ MEC/SEB- CEEL/UFPE.. Participou como Coordenadora de área do PIBID - Programa de iniciação à docência do curso de Licenciatura em Pedagogia/UAG- UFRPE de 2013-2018. . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Valeria Suely Simões Barza
Nome em citações bibliográficas
BEZERRA, V. S.S.B.;BARZA, V. S.S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns.
Avenida Bom Pastora
Boa Vista
55292270 - Garanhuns, PE - Brasil
Telefone: (87) 37645500
URL da Homepage: http://www.ufrpe.br/uag/


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Orientador: Eliana Borges Correia de Albuquerque.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
2006 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Jogos de Alfabetização e a Criança: análise de alguns perursosna apropriação do sistema de escrita alfabetica,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Ana Carolina Perrusi Brandão.
Palavras-chave: Análise fonológica; jogos; consciencia fonológica; alfabetização.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2001
Especialização em gerenciamento pedagógico na escola de educação bas.
Fundação de Ensino Superior de Olinda, FUNESO, Brasil.
Título: as representações sociais dos alunos acerca da escola.
Orientador: Maria das Graças Athaíde.
2005 - 2007
Graduação em pedagogia.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Título: memorial.
Orientador: Alexandrina Medeiros.
1986 - 1991
Graduação em psicologia.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Título: objetos e fenomenos transicionais: uma experiencia criativa nas crianças.
Orientador: Nanete Zimere Frej.




Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.


Unidade Acadêmica de Garanhuns, UAG/UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Assessora, Enquadramento Funcional: Assessoria, Carga horária: 4


Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40
Outras informações
Compõe a Comissão de Verificação do Conselho Municipal de Educação, onde exerce atividades pertinentes ao credenciamento das Escolas de Educação Infantil do Recife, analisando as Propostas Pedagógicas encaminhadas ao Conselho.

Vínculo institucional

1995 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20


Faculdade Escritor Osman da Costa Lins, FACOL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 12
Outras informações
Diciplinas: Fundamentos da Educação Infantil, Literatura Infanto-Juvenil, Alfabetização e Letramento, Jogos na Educação- Estudos Pedagógicos Integrado - EPI VI


Governo do Estado de Pernambuco, GOVERNO/PE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: PROFESSOR FORMADOR, Enquadramento Funcional: SIM, Carga horária: 8
Outras informações
Programa de Formação de Gestores Educacionais de Pernambuco / PROGEPE/CURSO DE APERFEIÇOAMENTO



Projetos de extensão


2015 - 2015
Avaliação de livros didáticos de Alfabetização e Letramento e Língua Portuguesa- PNLD 2016
Descrição: Projeto coordenado pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - Atual
Formadora do PNAIC- Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa
Descrição: Formadora dos Professores do Estado da Paraíba.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Formação Continuada de Professores
Descrição: Projeto promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem -CEEL/UFPE, por meio de convenio entre a UFPE e a Secretaria Mnicipal de Educação de Camaragibe- PE.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - Atual
PIBID
Descrição: Programa de iniciação à docencia no curso de Licenciatura em Pedagogia UAG/UFRPE.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Valeria Suely Simões Barza - Integrante / Valéria Suely Simões Barza - Coordenador / Taynah Barra Nova - Integrante / Carla Cavalcanti Goes - Integrante / Silbely Santos - Integrante.
2014 - Atual
PIBID
Descrição: Programa de iniciação à docencia no curso de Licenciatura em Pedagogia UAG/UFRPE.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Valeria Suely Simões Barza - Integrante / Valéria Suely Simões Barza - Coordenador / Taynah Barra Nova - Integrante / Carla Cavalcanti Goes - Integrante / Silbely Santos - Integrante.
2014 - Atual
PIBID
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (27) .
Integrantes: Valeria Suely Simões Barza - Coordenador / Lucas da Silva Castro - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - 2016
Periódico: Educação e (Trans) Formação
2015 - 2016
Periódico: Educação e (Trans) Formação


Membro de comitê de assessoramento


2015 - 2015
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BEZERRA, V. S.S.B.;BARZA, V. S.S.2010BEZERRA, V. S.S.B.. Jogos de análise fonológica: o jogo como recurso para aprendizagens de criança. Revista Conexão Pedagógica-Revista Cientifica do Curso de Pedagogia, v. v. 3, p. 07-124, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
BARZA, V. S. S. ; BARZA, V. S.S. . Educação Infantil e o PIBID- superando o assistencialismo e possibilitando novas práticas. In: SILVA, Adriano Regis da; MARCELINO JR, Cristiano A.C; ANDRADE, Juliana de; BARBOSA, Lúcia F; ARAÚJO, Mônica F. (organizadores). (Org.). PIBID reflexões teóricas e Vivências formativas. 1ed.Recife: EDUFRPE, 2017, v. , p. 137-147.

2.
BARZA, V. S. S. ; BEZERRA, V. S.S.B. . Alfabetizar letrando com jogos e atividades de análise fonológica. In: Alexandro Silva (organizador). (Org.). Alfabetização e Letramento- reflexões e relatos de experiencias. 1ed.Recife: Editora Universitária, 2013, v. , p. 7-.

3.
BEZERRA, V. S.S.B.; AQUINO, S. B. ; LEITE, F. G. M. . Tempo de brincar com textos rimados e com jogos de análise fonológica: o trabalho com a língua escrita na educação infantil. In: FERREIRA, Andrea Brito; ROSA, Ester Calland.. (Org.). O fazer Cotidiano na sala de aula. 1ed.Belo Horizonte: Autentica, 2012, v. , p. 7-173.

4.
BEZERRA, V. S.S.B.. Jogos de Análse Fonológica- duplas de crianças, refletindo, brincando e aprendendo sobre o SEA.. In: Cristiano Dornelas de Andrade; Jailze de Olivriera Santos; Péricles Austragésilo Filho. (Org.). Educação, Linguagem e Formação de Professores- Faculdade Osman Lins da Costa. Vitória de Santo Antão, PE: FACOL, 2010, v. , p. 07-202.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARZA, V. S.S.. ?Duplas de crianças em situações de jogos de análise fonológica: compartilhando conhecimentos sobre a escrita de maneira lúdica e prazerosa.?. In: Congreso Latinoamericano para el desarollo de la Lectura y la escritura, 2013, PUEBLA. Memorias del trabajos del Congreso Latinoamericano para el desarollo de la Lectura y la escritura. Puebla: Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
BARZA, V. S.S.. CRIANÇAS. BRINCAM, APRENDEM E COMPARTILHAM CONHECIMENTOS SOBRE A LÍNGUA MATERNA ATRAVÉS DE JOGOS.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BARZA, V. S. S. ; BEZERRA, V. S.S.B. . Duplas de crianças em situações de jogos de jogos de análise fonológica: compartilhando conhecimentos sobre a escrita. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BEZERRA, V. S.S.B.; BRANDAO, A. C. P. . O que as crianças aprendem com jogos de análise fonológica?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BEZERRA, V. S.S.B.. Jogos de análise fonológica: alguns percursos na interação com duplas de crianças. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
BEZERRA, V. S.S.B.. Jogos de Análise fonológica: alguns percursos na interação com duplas de crianças. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BEZERRA, V. S.S.B.; BRANDAO, A. C. P. . A INTERAÇÃO DE CRIANÇAS COM JOGOS DE ANÁLISE FONOLÓGICA (poster). 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
BEZERRA, V. S.S.B.. ?CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E A ALFABETIZAÇÃO: ATIVIDADES COM JOGOS DE ANÁLISE FONOLÓGICA COM DUPLAS DE CRIANÇAS?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BEZERRA, V. S.S.B.. Jogos de análise fonológica em duplas de crianças ? refletindo, brincando e aprendendo sobre o SEA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BEZERRA, V. S.S.B.; BRANDAO, A. C. P. . A interação de crianças com jogos de análise fonológica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
BEZERRA, V. S.S.B.. I Congresso Nacional sobre o Ensino de Lingua e Literatura da FACHO/ V EELL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
BEZERRA, V. S.S.B.. Jogos de Análise Fonoçógica em duplas de crianças: refletindo, brincando e aprendendo sobre o SEA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BEZERRA, V. S.S.B.. Nucleo de Desenvolvimento estruturante- NDE. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
BARZA, V. S.S.. Formação de Professores de saloá. 2017. .

2.
BEZERRA, V. S.S.B.. Alfabetização e letramento na sala de aula. 2011. (Formadora).

3.
BEZERRA, V. S.S.B.. Jornada Pedagogica- Mini Curso: Consciencia fonologica:jogos didáticos em foco. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BEZERRA, V. S.S.B.. Assessoria ano 3. 2010. (Assessora).

5.
BEZERRA, V. S.S.B.. oficina: Jogos de Alfabetização. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
BEZERRA, V. S.S.B.. Oficina de Jogos de alfabetização. 2009. (Formadora).

7.
BEZERRA, V. S.S.B.. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PEREIRA FILHO, A.; SILVA, J. R. P.; BARZA, V. S.S.. Participação em banca de Grimário Izídio de Melo. Nem sempre quem pariu Mateus é quem balança. 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL) - Universidade de Pernambuco.

2.
PEREIRA FILHO, A.; SILVA, J. R. P.; BARZA, V. S.S.. Participação em banca de Marcone Félix Costa. O desenvolvimento Moral face as condutas de transgressão e violência em ambiente escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL) - Universidade de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BARZA, V. S.S.. Participação em banca de Sheyla Lílian dos Santos Barros. Concepções de professoras sobre consciencia fonológica na educação infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em I curso de Pós- Graduação (Especialização) em Ed. Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
BARZA, V. S.S.. Participação em banca de Itamar Santos do Nascimento. Práticas de leitura na Educação Infantil na perspectiva do letramento: um olhar para a prática docente. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em I curso de Pós- Graduação (Especialização) em Ed. Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
BARZA, V. S.S.. Participação em banca de Karina Candido Bernardo da Silva. A identidade e perfil dos gestores de creche e pré-escolas da rede municipal do Recife. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em I curso de Pós- Graduação (Especialização) em Ed. Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
BARZA, V. S.S.. Participação em banca de MARCIA DE ALMEIDA BARTOLUZZI SILVA. A oralidade na Educação Infantil: um olhar sobre a política de ensino da cidade do Recife. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em I curso de Pós- Graduação (Especialização) em Ed. Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
BARZA, V. S.S.. Participação em banca de Sheila Márcia Pereira de Lima. A importancia do brincar na construção do conhecimento na Educação Infatil: é brincando que se aprende?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em I curso de Pós- Graduação (Especialização) em Ed. Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CASTRO, L. S.; BARZA, V. S.S.; BAIAO FILHO, L. G.. Participação em banca de Anayra Ferreira de Lima.Escola Pública: práticas discursivas de adolescentes semilibertos que estão em conflitos com a lei. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Acadêmica de Garanhuns.

2.
SILVA, L. N.; BARZA, V. S.S.; LIMA, A. A.. Participação em banca de Aiane Lopes da Fonseca.O acompanhamento de pais/responsáveis no processo de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) pelas crianças. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Acadêmica de Garanhuns.

3.
NOVA, T. B.; BARZA, V. S.S.; BASTOS, H. F.. Participação em banca de Maria Gabriela Gomes de Almeida.Educação de Qualidade: o que a comunidade escolar de Garanhuns-PE tem a dizer?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Acadêmica de Garanhuns.

4.
AZEVEDO, F. A. G.; BARZA, V. S.S.; BASTOS, H. F.. Participação em banca de Helvielame Tenório Mendes.Literatura Infantil: concepções sobre a formação estética da criança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Acadêmica de Garanhuns.

5.
SILVA, L. N.; BARZA, V. S.S.; BASTOS, H. F.. Participação em banca de Crisley Almeida dos Santos.A análise do trabalho atribuído à oralidade na Proposta Curricular para Educação Infantil de Garanhuns-PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Acadêmica de Garanhuns.

6.
SILVA, L. N.; BARZA, V. S.S.. Participação em banca de Maria Auxiliadora Gonçalves Félix Ferreira.A utilização das Obras Complementares pelos professores nas práticas pedagógicas de alfabetização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

7.
BARZA, V. S.S.; AQUINO, S. B.; AZEVEDO, F. A. G.. Participação em banca de Juliana Souza Santos.O espaço do lúdico na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

8.
BARZA, V. S.S.. Participação em banca de Maria Andja da Silva Souza.Avaliação na Educação Infantil: uma aproximação das Representações Sociais da professora. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Acadêmica de Garanhuns.

9.
BARZA, V. S.S.. Participação em banca de Josefa Roberta Roque dos Santos.Os sentidos atribuidos por professores da Rede Municipal de Garanhuns-PE às avaliações de larga escala. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Acadêmica de Garanhuns.

10.
BARZA, V. S.S.; SILVA, L. N.. Participação em banca de Silbaly Jukaline Barros.A pratica docente e a aprendizagem da escrita em turmas da Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Acadêmica de Garanhuns.

11.
BARZA, V. S.S.. Participação em banca de Gleicy Kelly Gonçalves da Costa; Livia Mayana A. da Silva.O Conselho Escolar no Gerenciamento dos recursos financeirtos em escolas da rede municipal de Recife-PE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

12.
SOUZA, S. S.; BARZA, V. S.S.. Participação em banca de Silvanete dos Santos Souza.Analisando práticas de leitura e escrita no primeiro ano da Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.

13.
BARZA, V. S.S.; SILVA, E. C. N.; SILVA, L. N.. Participação em banca de Brenda Luciane Cardoso Teixeira.Praticas de Alfabetização e Letramento: o que fazem os professores de 1º e 3º ano do Ciclo de Alfabetização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

14.
BARZA, V. S.S.; SILVA, L. N.; NOVA, T. B.. Participação em banca de Mayra Alves Rodrigues.As relações de genero nas brincadeiras de meninos e meninas na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

15.
BEZERRA, V. S.S.B.. Participação em banca de Natália Alves de Almeida.A ausência de rotina como elemento estruturante da indisciplina nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins.

16.
BEZERRA, V. S.S.B.. Participação em banca de Josivânia Severina de Souza e Maria Aparecida Pereira Batist.O planejamento como instrumento facilitador para o desempenho dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins.

17.
BEZERRA, V. S.S.B.. Participação em banca de Adriana Silva Farias.A iserção do lúdico no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Osman Lins.

18.
BEZERRA, V. S.S.B.. Participação em banca de Marcelo Santa Rsa.O jogo na ótica de professores das series iniciais do Ensino Fundamental: recurso pedagógico ou elemento para o lazer?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins.

19.
BEZERRA, V. S.S.B.. Participação em banca de Ruty Andrea do Nascimento.A experiencia inicial de leitura das crianças: um estudo das creches municipais de Recife. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins.

20.
BEZERRA, V. S.S.B.. Participação em banca de Andreza Patricia e Rosely Pereira.Visão dos professores sobre a diferença entre Alfabetização e Letramento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins.

21.
BEZERRA, V. S.S.B.. Participação em banca de Rosânia Luisa da Silva/ Suely Lopes Marinho.A formação continuada de professores de jovens e adultos: possibilidades e desafios. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Osman Lins.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NOVA, T. B.; BARZA, V. S.S.; OLIVEIRA, R. S.. Professor Substituto para as disciplinas: Coordenação Pedagóggica/Tópicos em Educação/ jogos e construção do conhecimento. 2015. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
NASCIMENTO, L. C.; NOVA, T. B.; BARZA, V. S.S.. Professor Substituto para as disciplinas Pesquisa Qualitativa e Avaliação da Aprendizagem. 2015. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Outras participações
1.
NOVA, T. B.; BARZA, V. S.S.; BASTOS, H. F.. Avaliação na Educação Infantil: uma aproximação das Representações Sociais da professora. 2015. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
NOVA, T. B.; BARZA, V. S.S.; BASTOS, H. F.. Os sentidos atribuídos por professores da Rede Municipal de Garanhuns- PE às avaliações de larga escala. 2015. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
SILVA, L. N.; BARZA, V. S.S.; ALBUQUERQUE, R. K.. Praticas do ensino de leitura e a progressão das aprendizagens dos alunos. 2015. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
NOVA, T. B.; BARZA, V. S.S.. O Conselho Escolar no Gerenciamento dos Recursos Financeiros em escolas da Rede Municipal de Recife- PE. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.

5.
AZEVEDO, F. A. G.; BASTOS, H. F.; BARZA, V. S.S.. O papel da Arte/Educação no Rádio enquanto veículo pedagógico. 2014. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

6.
BASTOS, H. F.; BARZA, V. S.S.; EUGENIO, R. S.. A ludicidade e o Ensino dos números na Educação Infantil. 2014. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

7.
BASTOS, H. F.; VASCONCELOS, N. A. E. L. L.; BARZA, V. S.S.. A utilização de jogos educativos com temas de ciências na Educação Infantil. 2014. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

8.
AZEVEDO, F. A. G.; BASTOS, H. F.; BARZA, V. S.S.. Leitura de imagem : uma experiencia com crianças do 3º anos do Ensino fundamental. 2014. Universidade Federal Rural de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FEIPE.Proposta Pedagógica para Educação Infantil: concepções e princípios. 2017. (Outra).

2.
Fórum das Licenciaturas UFRPE. 2017. (Outra).

3.
EPEPE.Análise da prática de um professor no ensino da língua materna Yaathe numa escola Bilíngue do município de Águas Belas- PE. 2016. (Encontro).

4.
EPEPE.Crianças brincam, aprendem e compartilham conhecimentos sobre a língua materna através de jogos. 2014. (Encontro).

5.
I SEMINARIO DA REDE ESTADUAL PRIMEIRA INFANCIA. 2014. (Seminário).

6.
V Encontro Nacional das Licenciaturas, IV Seminário Nacional do PIBID. 2014. (Seminário).

7.
VI Seminário de estudos em educação e linguagem. 2014. (Seminário).

8.
XII Congresso Latinoamericano para el Desarrollo de la Leitura y la Escritura. Duplas de crianças em situações de jogos de análise fonológica: compartilhando conhecimentos de maneira lúdica e prazerosa. 2013. (Congresso).

9.
II FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL.CURRICULO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL- RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA. 2012. (Outra).

10.
XV ENDIPE.Painel- Explorando as relações entre o processo de alfabetização e as habilidades de análise fonológica. 2010. (Encontro).

11.
IV Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Jogos de Análise fonológica: alguns percursos na interação com duplas de crianças. 2008. (Seminário).

12.
18º EPENN.A interação de crianças com Jogos de análise fonológica. 2007. (Encontro).

13.
III ECLAE.Jogos de analise fonoçógica em duplas de crianças:refletindo, brincando e aprendendo sobre o SEA. 2007. (Encontro).

14.
III SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM. 2007. (Seminário).

15.
V EELL.Consciencia fonoçogica e a alfabetização: atividades com jogos de análise fonológica com duplas de crianças. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARZA, V. S.S.. III Simposio de Iniciação à docencia. 2014. (Outro).

2.
BARZA, V. S.S.. III Simpósio de Iniciação à docencia. 2014. (Outro).

3.
BEZERRA, V. S.S.B.. II Oficinas de Jogos- Aprender Brincando. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aylla de Kássia Alves Ferreira Leite. Aylla de Kássia Alves Ferreira Leite. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Acadêmica de Garanhuns. Orientador: Valeria Suely Simões Barza.

2.
Maria José da Silva Lopes Martiniano. Linguagem Oral e escrita: analisando a Proposta Curricular de Garanhuns-PE e as orientações para o professor promover experiencias com linguagens na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Acadêmica de Garanhuns. Orientador: Valeria Suely Simões Barza.

3.
Quitéria Iara Nunes dos Santos. O processo de avaliação das crianças de quatro anos em um Centro Municipal de Educação Infantil do Municipio de Garanhuns-PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Acadêmica de Garanhuns. Orientador: Valeria Suely Simões Barza.

4.
Luana de Andrade Tavares. o ensino do YATHEE e a resistência Fulniô. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Acadêmica de Garanhuns. Orientador: Valeria Suely Simões Barza.

5.
Vanessa Barndão Pereira. Avaliação na Educação Infantil: concepções e práticas dos professores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Valeria Suely Simões Barza.

6.
Juliana Souza Santos. O espaço do lúdico na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Valeria Suely Simões Barza.

7.
Raquel Medeiros de Barros. A relação entre creche/família na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Valeria Suely Simões Barza.

8.
Mayra Alves Rodrigues. RELAÇÕES DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS DE MENINOS E MENINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Valeria Suely Simões Barza.

9.
BRENA LUCIANE CARDOSO TEIXEIRA. PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: o que fazem os professores do 1º ano e 3º ano no ciclo de alfabetização?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Valeria Suely Simões Barza.

10.
WILIANE DA SILVA GÓIS. ?UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS IMPLICACÕES DAS ATIVIDADES ENVOLVENDO JOGO DE REFLEXÃO FONOLÓGICA COM CRIANÇAS DE 05 ANOS?.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Valeria Suely Simões Barza.

11.
TACIANA MACIEL CALADO. CONCEPÇÕES DE LEITURA E ESCRITA: UM OLHAR VOLTADO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Valeria Suely Simões Barza.

12.
Maria Gerlane Alves de Oliveira e Poliane de B. Sanguineto. As práticas de leitura e escrita em salas do 1º ano do Ensino Fundamental: onde está o letramento?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Valeria Suely Simões Barza.

13.
Marcilene de Jesus Santos e Pauiana Santana da Silva. A relação familia escola: a reunião de pais e mestres para a contribuição do aprendizado escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Valeria Suely Simões Barza.

14.
Alda Deise Bezerra da Silva e Mônica Wedja Santiago da Silva. Observando práticas de leitura no 3º ano do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Valeria Suely Simões Barza.

15.
Alexandra Maria da Silva Oliveira e Camila Rafaela S. Silva. Bullyng: Estratégias de prevenção no ambiente escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Valeria Suely Simões Barza.

16.
Leidiane Maria de Souza e Lidiane M. de Lima. Educação Especial: como é desenvolvido o atendimento no Nùcleo de Atividades em Altas Habilidades/ Superdotação (NAAH/S) da cidade do Recife?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Valeria Suely Simões Barza.

17.
Analice Pereira da Silva Brito e Maria da Paz L. da Silva. Analisando estratégias e intervenções dos professores em salas do primeiro ano do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Valeria Suely Simões Barza.

18.
Fabiana Maria de Souza Patricia Valéria N. de Melo. O papel da escola na construção da autonomia da criança. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Valeria Suely Simões Barza.

19.
Rosiclaudia Soares das Chagas e Tatiane Divanete. Avaliação na Educação Infantil: uma reflexão sobre a prática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Valeria Suely Simões Barza.

20.
Carlos André Preira. A interação criança/familia/instituição de educação infantil: a importancia dessa relação no processo sócio-educativo da criança. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu. Orientador: Valeria Suely Simões Barza.

21.
Amanda Graciela Lima da Silva. Educação Infantil: um olhar sobre o que dizem os professores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Valeria Suely Simões Barza.

22.
Emanuelly Natália e Rosely Tavares da Silva. O efeito dos jogos na aprendizagem da leitura e da escrita em crianças de 2º ano do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Osman Lins. Orientador: Valeria Suely Simões Barza.

23.
Pauliana de Almeida Santos/ Sue Ellen Karine Bezerra. Fatores que dificultam a formação leitora de crianças nas series iniciais-. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Osman Lins. Orientador: Valeria Suely Simões Barza.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
BARZA, V. S.S.. Formação de Professores de saloá. 2017. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARZA, V. S.S.. III Simposio de Iniciação à docencia. 2014. (Outro).

2.
BARZA, V. S.S.. III Simpósio de Iniciação à docencia. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


Coordenadora de área do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID Pedagogia UAG/UFRPE Inicio março 2013- até o presente;
Coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia UAG/UFRPE de 07 de 2016 a 07 2017.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:17:31