Maria Cláudia Meira Santos Barros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1941556069180672
  • Última atualização do currículo em 20/04/2018


Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),PPGE/DINTER/UNEB, Mestre em Educação pela UNIT (Universidade Tiradentes, Sergipe- 2012; Pós Graduanda em Alfabetização pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ( UESB); Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Instituto Anísio Teixeira (IAT), Salvador/Bahia; Graduada em Geografia (UESB); Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus VI, Caetité desde 2003 até os dias atuais; Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação e Formação de Professores na Bahia (HEDUFOPE); Desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão com temáticas como: Formação Docente; História de Vida, Memória, Representação Social, Políticas Públicas e EJA ( Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Cláudia Meira Santos Barros
Nome em citações bibliográficas
BARROS, M. C. M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciência Humanas.
Avenida Contorno
São José
46100-040 - Caetite, BA - Brasil
Telefone: (77) 34541762
Ramal: 214
Fax: (77) 34542021
URL da Homepage: www.uneb.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em EDUCAÇÃO.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Tornando-se professoras: Relatos de vida no Alto Sertão Baiano,
Orientador: Teresa Paula Nico Rico Gonçalves.
Palavras-chave: Formação de Professoras; História de Vida; Memória; Sertão Baiano.
2010 - 2012
Mestrado em Mestrado em Educação.
Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.
Título: MEMÓRIA, HISTÓRIA E REPRESENTAÇÃO SOCIAL: O REAJA EM VITÓRIA DA CONQUISTA- BAHIA/1997 a 2002,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Ada Augusta Celestino Bezerra.
Bolsista do(a): UNEB, BOLSA PAC-DT, Brasil.
Palavras-chave: EJA; Representações Sociais; EDUCAÇÃO, MEMORIA E FORMAÇÃO DOCENTE.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Educação.
1997 - 1998
Especialização em Especialização em Geografia. (Carga Horária: 380h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1994 - 1996
Especialização em Alfabetização. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Em busca de um método de Alfabetização de adultos.
Orientador: Manuel Soares Sarmento.
1987 - 1991
Graduação em Licenciatura Plena em Geografia.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
1985 - 1987
Ensino Médio (2º grau).
Instituto de Educação Euclides Dantas - Magistério, IEED, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em 9º ENFOPE E 10º FOPIE. (Carga horária: 20h).
Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em 8º ENFOPE E 9º FOPIE. (Carga horária: 40h).
Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em 7º ENFOPE E 8º FOPIE. (Carga horária: 40h).
Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em III SIELIC E II ENCONTRO LOCAL DO PIBID. (Carga horária: 24h).
UNEB, BOLSA PAC-DT, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em 9º ENFOPE E 10º FOPIE. (Carga horária: 40h).
Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em II Coloquio Interdisciplinar de Estágio Supervisio. (Carga horária: 30h).
UNEB, BOLSA PAC-DT, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em X JORNADA HISTEDBR. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em 4º Enfope e 5º FOPIE ( Edição Internacional). (Carga horária: 40h).
Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em 3º Encontro de Formação de Professores de Sergipe. (Carga horária: 40h).
Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em 1º Encontro de Geografia " Educação, Política e S. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Encontro de Prática e Estágio da UNEB. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2005 - 2005
Congresso de País. (Carga horária: 8h).
Rede Pitágoras, PITÁGORAS, Brasil.
2005 - 2005
II Fórum de Prefeitos do Sudoente da Bahia. (Carga horária: 16h).
Associação dos Municípios da região do Sudoeste da bahia, AMIRS, Brasil.
2005 - 2005
1° Ciclo de Encontros Ambientais. (Carga horária: 8h).
GERIR e OIKOS, GERIR/OIKOS, Brasil.
2001 - 2001
III Conferência Municipal de Assistência Social. (Carga horária: 24h).
Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, PM/VC, Brasil.
2001 - 2001
5ª Jornada Pedagógica. (Carga horária: 30h).
Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista-BA, SMEVC, Brasil.
2000 - 2000
I Curso de capacitação e prevenção ao uso de droga. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista / UESB, PMVC - UESB, Brasil.
1999 - 1999
Programa de Educação para a Vida (PEV). (Carga horária: 140h).
Associação de Educação para a Vida, AEV, Brasil.
1998 - 1998
Jornada Pedagógica de 1997. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, PM/VC, Brasil.
1996 - 1996
Formação de Professores e o Ensino de Geografia. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
1994 - 1996
PROLER. (Carga horária: 80h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Biblioteca Nacional, UESB - BN, Brasil.
1995 - 1995
A formação do professor e o ensino da Geografia. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
1994 - 1994
Linguagens Textos e Leituras.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
1994 - 1994
Geografia em Canção.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
1994 - 1994
Avaliação no Processo Ensino Aprendizagem.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
1994 - 1994
Alfabetização e 1ª Série Idéia Construtiva. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação e Consultoria Técnico Educacional, SMECTE, Brasil.
1994 - 1994
Linguagem, Textos e Leituras. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
1993 - 1993
Temas de Didática. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação - Vitória da Conquista, SME, Brasil.
1992 - 1992
Treinamento em Serviços dos Profissionais. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista, SME, Brasil.
1989 - 1989
Capacitação de Ensino em Alfabetização. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, PM/VC, Brasil.
1988 - 1988
O Estado e a Questão Ambiental na Persp da Geograf. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
1988 - 1988
Geografia, Ecologia e Política. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
1988 - 1988
O Estado e a Questão Ambiental. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
DISCIPLINA MINISTRADA TCC 1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA IV

Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor público / Membro da C, Enquadramento Funcional: PROFESSOR AUXILIAR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora lotada Campus VI, Departamento de Ciências Humanas, Colegiado de Geografia - Caetité -Ba.

Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisador no grupo História da Educação e Formação de Professores na Bahia ­ HEDUFOPE

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Membro de Comissão, Enquadramento Funcional: Auxiliar nivel A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Comissão para análise e emissão de parecer nos processos de solicitação de Aproveitamento de Estudos, conforme resolução 087/1993 do CONSEPE

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Membro de Comissão, Enquadramento Funcional: Auxiliar - nivel A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Comissão para análise e emissão de parecer nos processos de solicitação de Matricula Especial, conforme resolução 0557/03 do CONSEPE.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Membro de Comissão, Enquadramento Funcional: Auxiliar Nivel A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Comissão para análise e emissão de parecer nos processos de solicitação de ACC - Atividade Cientifica Cultural, conforme resoluções 759/2006 e 792/2007 do CONSEPE.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Membro de Comissão, Enquadramento Funcional: Auxiliar - nivel A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Comissão para análise e emissão de parecer nos processos de solicitação de redução de carga horária de Estágio, com base na resolusão 795/2007 do CONSEPE.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Ministrante de Disciplina, Enquadramento Funcional: Auxiliar nivel A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplina- Componente Curricular Geografia da África, Colegiado de Geografia

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Ministrante de Disciplina, Enquadramento Funcional: Auxiliar Nivel A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplina - Componente Curricular Educação para Necessidades Especiais, Colegiado de Geografia

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Ministrante de Disciplina, Enquadramento Funcional: Auxiliar Nivel A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
DISCIPLINA - COMPONENTE CURRICULAR ESTÁGIO SUPERVISIONADO II, COLEGIADO DE GEOGRAFIA

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Ministrante de Disciplina, Enquadramento Funcional: Auxiliar nivel A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplina - Componente Curricular Educação de Jovens e Adultos, Colegiado de Geografia

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: MINISTRANTE DE DISCIPLINA, Enquadramento Funcional: AUXILIAR NIVEL A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
DISCIPLINA - COMPONENTE CURRICULAR ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, COLEGIADO DE GEOGRAFIA

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Comissão Interna da Reforma Curricular do Curso de Geografia

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplina - Componente Curricular Estágio Supervisionado em Geografia, Comunicação e Educação

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: estatutário, Enquadramento Funcional: Auxiliar - -Nível A, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas Lecionadas Análise Ambiental Biogeografia

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Ministrante de Disciplina, Enquadramento Funcional: Auxiliar nivel A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplina - Componente Curricular Educação e Comunicação, Colegiado de Geografia

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: MINISTRANTE DE DISCIPLINA, Enquadramento Funcional: AUXILIAR NIVEL A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
DISCIPLINA - COMPONENTE CURRICULAR ANÁLISE AMBIENTAL EM GEOGRAFIA, BIOGEOGRAFIA, EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II, III E IV, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DO EDUCADOR, EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES HUMANAS

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: MINISTRANTE DE DISCIPLINA, Enquadramento Funcional: AUXILIAR NIVEL A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
DISCIPLINA - COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, COLEGIADO DE GEOGRAFIA

Atividades

03/2016 - Atual
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TCC 1
03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , DEPARTAMENTO DE CIÊCIAS HUMANAS- CAMPUS VI/ CAETITÉ, .

07/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência Humanas, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para emitir parecer em processos de solicitação de aproveitamento de estudos.
07/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência Humanas, .

Cargo ou função
Presidente da comissão para emitir parecer em processos de solicitação de Atividade Científica Cultural.
02/2017 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, DEPARTAMENTO DE CIÊCIAS HUMANAS- CAMPUS VI/ CAETITÉ, .

Cargo ou função
PRESIDENTE DA COMISSÃO PARA ELEIÇÃO DE COLEGIADO.
07/2008 - 07/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência Humanas, .

Cargo ou função
Presidente de comissão para emitir parecer em processo de matrícula especial.

Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: COLABORADOR
Outras informações
Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor (GPGF0P)

Atividades

03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Tiradentes - Campus II, .

Linhas de pesquisa
Formação de Professor

Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, PMVC, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

1/1999 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica do Reaja.
4/2000 - 12/2000
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação, .

Cargo ou função
Chefe Interina do Setor Pedagógico de 5ª a 8ª série.
12/1997 - 12/1999
Direção e administração, Escola Municipal Ridalva Correia de Melo Figueredo, .

Cargo ou função
Vice-diretora.
12/1995 - 12/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia da Escola Municipal Ridalva Correia de Melo Figueredo
12/1993 - 12/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação, .

Cargo ou função
Coordenadora de Educação Infantil.
12/1992 - 12/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Municipal Dr. Raimundo Bahia da Nova, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica.
1/1992 - 12/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Pré-escolar Creche Padre Benedito
1/1991 - 1/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
4ª Série Colégio Diocesano de Conquista
1/1990 - 1/1991
Ensino,

Disciplinas ministradas
1ª série Escola Municipal Rainha da Paz

Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
História da Educação e Formação de Professores na Bahia ­ HEDUFOPE
2.
Formação de Professor


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O RESGATE MEMORIAL COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DOCENTE
Descrição: O PROJETO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO RESGATE MEMORIAL COMO PROPICIADORA DA FORMAÇÃO DOCENTE. TAL PROJETO SE DESENVOLVE NO SEIO DO COMPONENTE CURRICULAR ESTÁGIO SUPERVISIONADO II COM GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNEB, CAMPUS VI, CAETITÉ/BAHIA.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (26) .

Integrantes: Maria Cláudia Meira Santos Barros - Coordenador / Patricia Silva D'esquivel - Integrante.
2017 - Atual
Tornando-se professoras: Relatos de vida no Alto Sertão Baiano
Descrição: O presente projeto tem como objetivo analisar as memórias de professoras da Educação Básica no Alto Sertão Baiano, nas décadas de 1950, 1960, 1970, com intuito de compreender o contexto sócio histórico em que se deu a formação de professores, na perspectiva de desvelar histórias marginalizadas e discriminatórias, através do revisitar da memória e seus contributos para a concepção geracional de toda uma época..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Maria Cláudia Meira Santos Barros - Coordenador / Teresa Paula NICO R. Gonçalves - Integrante.
2016 - 2017
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A RELEVÂNCIA DO USO DA TECNOLOGIA A FAVOR DA EDUCAÇÃO
Descrição: OBJETIVA PESQUISAR A IMPORTãNCIA DA EAD E DAS TIC"S NA MELHORIA DA QUALIDADE DE ACESSO DE ENSINO, ESPECIFICAMENTE O ENSINO SUPERIOR E QUANTO AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA ESCOLA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Cláudia Meira Santos Barros - Coordenador / Maria Inês Meira Santos Brito - Integrante.
2016 - 2016
REFLEXÕES SOBRE A MATEMÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA DESDE A SUA DESCOBERTA ATÉ OS DIAS ATUAIS
Descrição: O estudo da matemática, desde os primórdios da humanidade, sempre causou algum tipo de ?medo?, quando se tratava de fórmulas, números, etc. No entanto está se faz presente em tudo que fazemos em nosso dia a dia, daí a importância de sua valorização, através de uma didática em que o aluno possa percebê-la, a partir de ações corriqueiras. Dessa forma, cabe aos professores saírem da postura tradicionalista muitas vezes adotada, e mostrar aos alunos o quanto tal disciplina, ciência está presente na vida real. O objetivo é refletir sobre o estudo da matemática, a importância do resgate de sua história na perspectiva de que o aluno a perceba sua estrita relação com suas vivências. A metodologia utilizada é a da pesquisa bibliográfica fundamentada em livros de História da Matemática e de Educação Matemática, visando construir um referencial consistente para desenvolver propostas de trabalho envolvendo o uso da história da matemática como elemento motivador na construção do conhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Cláudia Meira Santos Barros - Coordenador / Maria Inês Meira Santos Brito - Integrante / ANTÔNIO HENRIQUE ALVES MESSIAS - Integrante / DANIELA SOUZA SILVA - Integrante / MARILIA GOMES DOS SANTOS - Integrante / Elvano Caires Sousa - Integrante.
2015 - 2016
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Descrição: A inclusão de portadores de necessidades especiais no Brasil. Destaca-se a incipiências das escolas públicas no atendimento da PNEE (Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais). Diante disso, surge esse estudo o qual se alicerça no método bibliográfico, documental e pesquisa participativa. Nosso objetivo é analisar a realidade vivenciada pela educação inclusiva em uma escola pública no município de Caetité/Bahia. A pesquisa aponta para a necessidade de uma equipe multiprofissional, para se consolidar de forma equânime a educação inclusiva em nosso país; A atenção ao docente que deve ser agregador de saberes e posições, na luta pela defesa da exclusão social na escola cabendo à sociedade em geral, pensar mais no outro, fazendo valer os direitos a uma inclusão participativa que nos remeta a formação de uma sociedade mais justa e igualitária, aceitando o que cada cidadão é capaz de fazer mediante as suas inerentes habilidades e competências..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .

Integrantes: Maria Cláudia Meira Santos Barros - Coordenador / Maria Inês Meira Santos Brito - Integrante.
2015 - 2015
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS E O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE AOS DESAFIOS DA MODERNIDADE
Descrição: Para Freire (1999) o grande princípio norteador da postura docente comprometida com a transformação social é a contextualização: partir do que é significativo para o educando, no seu contexto cultural, explorando a situação/problema vivenciada no cotidiano, desencadeando todo o processo educativo, ressignificando a vida. Se os educandos forem bem alfabetizados desde o inicio, terão maior facilidade de compreensão do mundo quando estiverem lendo. Nessa perspectiva, utilizamos do estudo bibliográfico e documental sobre o tema na tentativa de analisar como o educador nas séries iniciais vem trabalhando e como seus educandos compreendem seu papel como cidadão global..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Cláudia Meira Santos Barros - Coordenador / Maria Inês Meira Santos Brito - Integrante.
2015 - 2015
Reflexão sobre transtorno bipolar e o papel do professor: o professor esta sendo formado para a inclusão na sala de aula?
Descrição: Transtorno Bipolar (TB) é uma doença crônica, grave e atinge de 1% a 3% da população mundial, trazendo grandes prejuízos do ponto de vista pessoal, profissional, nas relações afetivas e familiares dos pacientes acometidos por essa patologia. Na literatura especializada, há uma diversidade de termos para designar as alterações que podem acontecer na aprendizagem: dificuldades, problemas, distúrbios, os quais, muitas vezes acometem as crianças em idade escolar. A escola apresenta papel fundamental para o sucesso da aprendizagem, pois a maneira pela qual os ensinastes reconhecem o sujeito como aprendente, o espaço propiciado para a dialogicidade, à estimulação do espaço do brincar, a socialização de aprendizagem com crianças da mesma idade e o modo como o sujeito autoriza-se ou não como autor de seu processo de autoria de pensamento são primordiais para o aprendizado. Neste sentido, buscamos fazer uma pesquisa bibliográfica relacionada à aprendizagem, refletindo acerca de aspectos específicos dessa patologia que vem se agravando nas escolas e as possibilidades de intervenção docente (muitas vezes acometido dessa patologia) a lhe dar com tamanho desafio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Cláudia Meira Santos Barros - Coordenador / Maria Inês Meira Santos Brito - Integrante.
2013 - 2015
EXTRATIVISMO SUSTENTÁVEL: O BENEFICIAMENTO DO UMBU E SUA IMPORTÂNCIA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DO SERTANEJO

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ada Augusta Celestino Bezerra em 11/07/2017.
Descrição: O desenvolvimento sustentável envolve mudanças de pensamento e comportamento, constituindo uma preocupação com a espécie humana, colocando o indivíduo enquanto sujeito/objeto, na construção de uma sociedade sustentável. Neste sentido, este artigo foi criado a fim de analisar a criação de uma forma de extrativismo sustentável do umbu através da formação de uma cooperativas de produtores que possam beneficiar o produto gerando renda pra toda comunidade do Campo Seco I, localizada na zona rural do município de Brumado, Bahia. O estudo baseou-se na pesquisa bibliográfica, documental e exploratória tendo como metodologia empregada à abordagem qualitativa. Neste sentido, este artigo será um instrumento utilizado como ferramenta para capacitar e informar produtores sobre o extrativismo sustentável do umbu..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Cláudia Meira Santos Barros - Integrante / Maria Inês Meira Santos Brito - Coordenador.
2008 - Atual
PROJETO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE DE ENSINO PÚBLICO DE CAETITÉ
Descrição: O presente estudo tem como enfoque principal a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou seja, o conjunto de processos de aprendizagens, formais ou não formais, graças aos quais as pessoas, cujo entorno social consideram adulto, desenvolvem suas capacidades, enriquecem seus conhecimentos e melhoram suas competências técnicas ou profissionais ou as reorientam a fim de atender suas próprias necessidades e as da sociedade. A Educação de Jovens e Adultos vem se atualizando ante as novas exigências culturais e as novas teorias pedagógicas, pois não basta dar acesso mínimo à leitura/escrita, mas propiciar condições efetivas para que os alunos possam atuar na sociedade. No entanto o que se observa, é que os educadores se ressentem de um marco mais global que os ajude a articular as inovações metodológicas e temáticas numa proposta abrangente e coerente. Ha necessidade premente do desenvolvimento de projetos educativos que visem a atender a demanda de adolescentes, jovens e adultos, oriundos principalmente das camadas sociais marginalizadas. Nesse sentido, o presente projeto de extensão, tem por finalidade promover a formação e capacitação de professores de EJA na cidade de Caetité,/Bahia, pois acredita-se na relevância social do mesmo, na medida em que entendemos que a Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos deve ser entendida como uma ferramenta na preparação e formação de cidadãos conscientes que desenvolvam habilidades individuais e coletivas, contribuindo dessa forma para a transformação humana e social, tendo como conseqüência a melhoria da qualidade de vida..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Cláudia Meira Santos Barros - Coordenador / ELIANE PEREIRA DE QUEIROZ - Integrante / ROBERTA DIAS VILASBOAS DA HORA - Integrante / MARIZETE DE SOUZA CARDOSO - Integrante / ALINE GUEDES BARBOSA - Integrante / CREMILTON DE SOUZA SANTANA - Integrante / ANTÔNIO HENRIQUE ALVES MESSIAS - Integrante / DANIELA SOUZA SILVA - Integrante / MARILIA GOMES DOS SANTOS - Integrante / Leandro Ferreira - Integrante / Maria Telma Oliveira da Silva - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
SEMINÁRIO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ? SIP ENSINO DE GEOGRAFIA E PRÁTICA DOCENTE: CONHECER O LOCAL PARA AGIR NO GLOBAL
Descrição: A Geografia é uma ciência dinâmica, tendo, portanto, a abrangência dos conceitos: espaço, território, região, paisagem e lugar, fundamentais para a formação da consciência crítica do aluno em relação ao ambiente em que vive. Nessa perspectiva cabe ao professor, a partir da realidade vivenciada pelos alunos mas possibilitar-lhes a compreensão das relações entre a sociedade e a natureza, instigando-os a um olhar crítico e reflexivo sobre: a história, o tempo, os recursos naturais, as ações do homem, e os porquês das mudanças. Buscar discutir como são trabalhados os conteúdos na Geografia identificando pontos positivos e negativos, buscando metodologias que favoreçam a construção da cidadania, visto que a intervenção no local onde o aluno se insere poderá ter repercussões globais. dessa forma propões-se através do "SEMINÁRIO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ? SIP: Ensino de Geografia e Prática docente, conhecendo o local para agir no global, propiciar momentos de reflexão e ação com uso de dinâmicas, apresentações culturas, preleção, mesa de diálogos, etc, contribuir com a compreensão e interesse em estudar a ciência geográfica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Especialização: (2) .

Integrantes: Maria Cláudia Meira Santos Barros - Coordenador / Patricia Silva D'esquivel - Integrante.
2013 - Atual
GEOGRAFIA DINÂMICA DE GRUPO E INTERDISCIPLINARIDADE
Descrição: .FOMENTAR A DISCUSSÃO, REFLEXÃO E INTERESSE PELA GEOGRAFIA ATRAVÉS DE DINÂMICAS DE GRUPO E DO PARADIGMA INTERDISCIPLINAR..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (1) .

Integrantes: Maria Cláudia Meira Santos Barros - Coordenador / Patrícia Silva Couto D'Esquível - Integrante / NILCÉA CALMOS DOS SANTOS - Integrante / NUBIA MARIA DE BRITO - Integrante / CLEIDE DE ALMEIDA - Integrante / FERNANDA PEREIRA - Integrante.
2008 - 2008
Geografia e Vivência: Voto e CIDADANIA
Descrição: DISCUTIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO VOTO COMO COMPONENTE ECENSSIAL PARA A DEMOCRACIA E EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Maria Cláudia Meira Santos Barros - Coordenador / FERNANDA PEREIRA - Integrante / GHEYSIANE DA COSTA - Integrante / JOÃO ANTÕNIO - Integrante / JOÃO CARLOS - Integrante / LAYANA APARECIDA - Integrante / LILIAN DUARTE - Integrante / LUCIENE ALVES - Integrante / ADRIANA NEVES - Integrante / ALAN BONFIM - Integrante / BRUNO TEIXEIRA - Integrante / CLEIDE APARECIDA - Integrante / CRISTIANE FERNANDES - Integrante / GLEDSOM MOREIRA - Integrante / LEANDRA APARECIDA - Integrante.
2008 - Atual
Formação de Educadores de Jovens e Adultos
Descrição: Capacitação de Educadores para multiplicar conhecimentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Maria Cláudia Meira Santos Barros - Coordenador.


Outros Projetos


2007 - 2009
O resgate memorial como forma de (re)significar a formação docente
Descrição: A lembrança do vivido ressalta o quanto isso influi na concepção de ensino-aprendizagem que comungamos. Sabe-se que as lembranças são carregadas de emoções, ilusões e sonhos, ao tomarmos certo distanciamento do fato ocorrido, tornando-o a reinventá-lo e analisá-lo como elemento formador da nossa identidade, nos permite compreender o real sentido e os caminhos que nos levaram a assumir determinadas atitudes quanto à docência, tornando-se instrumento viável na reflexão quanto os desafios e perspectivas do Magistério, especificamente quanto ao professor que desejamos ser. Partindo dessa premissa, apresentamos a possibilidade do diálogo entre a memória e a formação docente na construção do conhecimento científico..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (32) .

Integrantes: Maria Cláudia Meira Santos Barros - Coordenador.


Membro de comitê de assessoramento


2012 - Atual
Agência de fomento: Universidade do Estado da Bahia
2010 - Atual
Agência de fomento: Universidade Tiradentes


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: MÉMÓRIA, HISTÓRIA E REPRESENTAÇÃO SOCIAL.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Madrinha de Turma de licenciados em Geografia, UNEB.
2005
Madrinha da Turma de Licenciados em Geografia em 2005, UNEB.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
4BARROS, M. C. M. S.2017BARROS, M. C. M. S.; BRITO, M. I. M. S. ; TEIXEIRA, J. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A RELEVÂNCIA DO USO DA TECNOLOGIA A FAVOR DA EDUCAÇÃO. 2179 0663, v. 10, p. 56-68, 2017.

2.
2BARROS, M. C. M. S.2017BARROS, M. C. M. S.; BRITO, M. I. M. S. ; Guedes JoseâniaTteixeira . EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. 2179 0663, v. 10, p. 120-132, 2017.

3.
5BARROS, M. C. M. S.2016BARROS, M. C. M. S.. REFLEXÕES SOBRE A MATEMÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA DESDE A SUA DESCOBERTA ATÉ OS DIAS ATUAIS. 2179 0663, v. 9, p. 300-320, 2016.

4.
1BARROS, M. C. M. S.2016BARROS, M. C. M. S.; BRITO, M. I. M. S. . CONTRIBUTOS A MEMÓRIA/HISTÓRIA DA EJA: RELATO DE EXPERIÊNCIA FREIRIANA EXITOSA. 2179 0663, v. 9, p. 200-220, 2016.

5.
7BARROS, M. C. M. S.2015BARROS, M. C. M. S.; BRITO, M. I. M. S. ; SANTOS, P. M. M. . A IMPORTÃNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS E O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE AOS DESAFIOS DA MODERNIDADE. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional, v. 8, p. 137-153, 2015.

6.
8BARROS, M. C. M. S.2015BARROS, M. C. M. S.; BRITO, M. I. M. S. ; SANTOS, P. M. M. . EXTRATIVISMO SUSTENTÁVEL: O BENEFICIAMENTO DO UMBU E SUA IMPORTÂNCIA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DO SERTANEJO. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional, v. 8, p. 137-153, 2015.

7.
9BARROS, M. C. M. S.2015BARROS, M. C. M. S.; BRITO, M. I. M. S. ; D'ESQUÍVEL, P.S.C. . REFLEXÃO SOBRE TRANSTORNO BIPOLAR E O PAPEL DO PROFESSOR: O PROFESSOR ESTA SENDO FORMADO PARA A INCLUSÃO NA SALA DE AULA?. 2179 0663, v. 8, p. 321, 2015.

8.
3BARROS, M. C. M. S.2013BARROS, M. C. M. S.; BRITO, M. I. M. S. . REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E EJA NA BAHIA. 10º COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO - UESB/BA, v. 10, p. 1359, 2013.

9.
6BARROS, M. C. M. S.2011BARROS, M. C. M. S.; OLIVEIRA, Kelly A. Valença . As representações sociais de senhoras sobre o programa TOPA:Um estudo de caso atravésdas narrativas orais em Caetité,Bahia. Jornada HISTEDBR, v. 2, p. 01-15, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARROS, M. C. M. S.. Educação e Formação de Professores:Questões Contemporâneas. 01. ed. Fortaleza- Ceará: Edições UFC, 2013. 368p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, M. C. M. S.; BRITO, M. I. M. S. . A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS E O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE AOS DESAFIOS DA MODERNIDADE. In: 9º Encontro Internacional de Formação de Professores e 10° Fórum Permanente de Inovação Educacional, 2015, ARACAJU. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional. ARACAJU: Universidade Tiradentes, 2015. v. 08.

2.
BARROS, M. C. M. S.; BRITO, M. I. M. S. . REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E EJA NA BAHIA. In: X COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO, 2013, VITORIA DA CONQUISTA BA. X COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO. VITORIA DA CONQUISTA BA: UESB, 2013. p. 1359-1375.

3.
OLIVEIRA, Kelly A. Valença ; Ana Paula Silva de Almeida ; BARROS, M. C. M. S. . As categoriascapital e trabalho em Marx e suas contribuições ao mundo moderno:Breves Reflexões. In: 4ªENFOP e 5º FOPIE ( edição Internacional, 2011, Aracaju. 4ºENFOP e %º FOPIE Edição Internacional, 2011. v. 4. p. 36-51.

4.
ALMEIDA, P. S. ; Carneiro, Gabriele Silva ; BARROS, M. C. M. S. ; Araúju, Kelly Valença Oliveira . Jornais e revistas:recursos didáticos em aulas de estatística. In: 4 ªENFOP e 5º FOPIE ( edição Internacional), 2011, Aracaju. 4ª ENFOP e 5º FOPIE, 2011.

5.
BARROS, M. C. M. S.; BRITO, M. I. M. S. ; Guedes JoseâniaTteixeira ; Araúju, Kelly Valença Oliveira ; Santos, Lenalda Dias dos . AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SENHORAS SOBRE O PROGRAMA TOPA: UM ESTUDO DE CASO ATRAVÉS DAS NARRATIVAS ORAIS EM CAETITÉ/ BAHIA. In: 4 ªENFOP e 5º FOPIE ( edição Internacional), 2011, Aracaju. 4ª ENFOP e 5º FOPIE, 2011.

6.
BARROS, M. C. M. S.; Araúju, Kelly Valença Oliveira . A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE CAETITÉ- BA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. In: 4 ªENFOP e 5º FOPIE ( edição Internacional), 2011, Aracaju. 4ª ENFOP e 5º FOPIE, 2011.

7.
BARROS, M. C. M. S.; BEZERRA. Ada Augusta Celestino ; Araúju, Kelly Valença Oliveira . Memórias e narrativas:A fala dos protagonistas do programa REAJA em Vitória da Conquista,Bahia. In: V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2011, Aracaju. V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2011.

8.
BARROS, M. C. M. S.; BEZERRA. Ada Augusta Celestino ; Araúju, Kelly Valença Oliveira . O resgate memorial da EJA como possibilidade de valorização da identidade:O caso do REAJA em Vitória da Conquista- BA. In: V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2011, Aracaju. V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2011.

9.
BRITO, M. I. M. S. ; BARROS, M. C. M. S. . Conquista Ontem e Hoje. In: 2 Seminário de Sociedade e Conflito, 2002, .. In: II Seminário Conflitos e uso sustentável dos recursos naturais, 2002, Brasília-DF.. Brasília-DF : UnB, 2002. v. II.. Brasília-DF: Editora da UNB, 2002. v. II.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, M. C. M. S.; BEZERRA. Ada Augusta Celestino ; Araúju, Kelly Valença Oliveira . Memórias e narrativas:A fala dos protagonistas do programa REAJA em Vitória da Conquista,Bahia. In: Ix Colóquio Nacional e II Internacional do Museu Pedagógico, 2011, Vitoria da Conquista. Desafios Epistemológicos das Ciências na Atualidade, 2011.

2.
BARROS, M. C. M. S.. Educação de Jovens e Adultos. In: 2º Seminário Conflito e Uso Sustentável dos Recursos Naturais, 2002, Brasília. 2º Seminário Conflito e Uso Sustentável dos Recursos Naturais, 2002.

Artigos aceitos para publicação
1.
BARROS, M. C. M. S.. A EJA no Brasil e na Bahia: Apontamentos Históricos. Acervo On-line de Mídia Regional (UNITAU), 2012.

2.
BARROS, M. C. M. S.. O resgate memorial na EJa como possibilidade de valorização da identidade: o caso do Programa REAJA Vitória da Conquista/BA. Acervo On-line de Mídia Regional (UNITAU), 2012.

3.
BARROS, M. C. M. S.; ALMEIDA, P. S. ; SILVA, G. M. S. . A Educação de Jovens e Adultos em Vitória da Conquista, Bahia: Memorias do programa REAJA. Qualis A internacional, 2011.

4.
BARROS, M. C. M. S.. Educação de Adultos memória e Autobiografias. Anais Cientificos da Universidade Tiradentes, 2011.

5.
BARROS, M. C. M. S.. O resgate memorial como forma de (re)significar a formação docente. Panorama Acadêmico (UNEB), 2010.

6.
BARROS, M. C. M. S.. EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS NO ENSINO DA GEOGRAFIA. Panorama Acadêmico (UNEB), 2010.

7.
BARROS, M. C. M. S.; SILVA, G. M. S. ; OLIVEIRA, Kelly A. Valença . Formação de Professores para a Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação ao Ensino da Matematica. Qualis A internacional, 2010.

8.
BARROS, M. C. M. S.; OLIVEIRA, Kelly A. Valença . "EJA: Desafios e Utopias Numa Perspectiva Freiriana". caderno de textos completos do I SENAL, 2010.

9.
ALMEIDA, P. S. ; BARROS, M. C. M. S. ; SILVA, G. M. S. ; OLIVEIRA, Kelly A. Valença . "Formação de Professores para Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação ao Ensino da Matemática.". Qualis A internacional, 2010.

10.
SILVA, G. M. S. ; BARROS, M. C. M. S. ; Kelly Araujo Valença oliveira . Politicas Publicas de Formação Inicial de Professores: Estudo dos Programas de Apendizagem do Curso de Pedagogia nas Universidades de Aracaju. Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2010.

11.
SANTOS, M. C. M. ; ALMEIDA, P. S. ; OLIVEIRA, Kelly A. Valença ; BARROS, M. C. M. S. . EJA: Contribuição e Limites a Formação Cidadã. Universidade Tiradentes - publicação online, 2010.

12.
SANTOS, M. C. M. ; BEZERRA. Ada Augusta Celestino ; BARROS, M. C. M. S. . O Ensino de Geografia nas turmas de Eja e as questões ambientais: breves reflexões. Universidade Tiradentes, 2010.

13.
ALMEIDA, P. S. ; BARROS, M. C. M. S. . "Jogos Digitais e o Ensino da MAtematica: Uma proposta de modelagem computacional".. Universidade Tiradentes, 2010.

14.
BARROS, M. C. M. S.. A cultura escolar no Brasil: Velhos e Novos paradigmas. Panorama Acadêmico (UNEB), 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
BARROS, M. C. M. S.; BRITO, M. I. M. S. . CONTRIBUTOS A MEMÓRIA/HISTÓRIA DA EJA: RELATO DE EXPERIÊNCIA FREIRIANA EXITOSA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BRITO, M. I. M. S. ; BARROS, M. C. M. S. ; LEITE, S. G. . REFLEXÕES SOBRE A MATEMÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA DESDE A SUA DESCOBERTA AOS DIAS ATUAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, P. M. M. ; BARROS, M. C. M. S. ; BRITO, M. I. M. S. . A IMPORTÃNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS E O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE AOS DESAFIOS DA MODERNIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BRITO, M. I. M. S. ; BARROS, M. C. M. S. ; SANTOS, P. M. M. . EXTRATIVISMO SUSTENTÁVEL: O BENEFICIAMENTO DO UMBU E SUA IMPORTÂNCIA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DO SERTANEJO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BARROS, M. C. M. S.; BRITO, M. I. M. S. ; SANTOS, P. M. M. . REFLEXÃO SOBRE TRANSTORNO BIPOLAR E O PAPEL DO PROFESSOR: O PROFESSOR ESTA SENDO FORMADO PARA A INCLUSÃO NA SALA DE AULA?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BARROS, M. C. M. S.. INTERDISCIPLINARIDADE E PIBID; RELATO DE EXPERIENCIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BARROS, M. C. M. S.. FORMAÇÃO DE EDUCADORES: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE AVALIAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DA EJA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BARROS, M. C. M. S.; BRITO, M. I. M. S. . Reflexões sobre Políticas Públicas e EJA na Bahia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BARROS, M. C. M. S.; BRITO, M. I. M. S. ; SANTOS, P. M. M. ; MACIEL, A.P.S. ; PIMENTEL, C. A. . A EJA NO BRASIL E NA BAHIA: APONTAMENTOS HISTÓRICOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PIMENTEL, C. A. ; BARROS, M. C. M. S. ; BRITO, M. I. M. S. ; MACIEL, A.P.S. . O CURRÍCULO ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS REMANESCENTES QUILOMBOLAS DO SAPÉ: UM ESTUDO DE CASO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BARROS, M. C. M. S.; BEZERRA. Ada Augusta Celestino . PESQUISA , ANALISE E RESULTADOS SOBRE A EJA EM VITÓRIA DA CONQUISTA, BA - O CASO DO REAJA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
OLIVEIRA, F. S. ; BARROS, M. C. M. S. ; MACIEL, A.P.S. . NOVAS TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BARROS, M. C. M. S.. O Ensino através da Pesquisa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
BARROS, M. C. M. S.; BEZERRA. Ada Augusta Celestino . La Educación de Jóvenes Y Adultos En Brasil: Supuestos Y Limitacions de uma declaración de política pública". 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
OLIVEIRA, Kelly A. Valença ; BARROS, M. C. M. S. . A categoria capital em Marx e sua contribuição ao mundo moderno:Breves reflexõas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ALMEIDA, P. S. ; BARROS, M. C. M. S. ; OLIVEIRA, Kelly A. Valença . Jornais e revistas:recursos didáticos em aulas de estatística. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BARROS, M. C. M. S.; OLIVEIRA, Kelly A. Valença . A formação de Educadores de Jovens e Adultos no Município de Caetité - BA: Desafios e perspectivas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
BARROS, M. C. M. S.; BEZERRA. Ada Augusta Celestino ; OLIVEIRA, Kelly A. Valença . Memórias e narrativas:A fala dos protagonistas do programa REAJA em Vitória da Conquista,Bahia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BARROS, M. C. M. S.; BRITO, M. I. M. S. ; Guedes, Josevânia Teixeira ; OLIVEIRA, Kelly A. Valença ; Santos, Lenalda Dias dos . As representações sociais de senhoras sobre o programa TOPA:Um estudo de caso atravésdas narrativas orais em Caetité,Bahia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
BARROS, M. C. M. S.; OLIVEIRA, Kelly A. Valença . As categoria capital e trabalho em Marx:Breves reflexões ao mundo moderno. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BARROS, M. C. M. S.; OLIVEIRA, Kelly A. Valença . As representações sociais de senhoras sobre o programa TOPA:Um estudo de caso atravésdas narrativas orais em Caetité,Bahia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BARROS, M. C. M. S.; BEZERRA. Ada Augusta Celestino ; Araúju, Kelly Valença Oliveira . Memórias e narrativas:A fala dos protagonistas do programa REAJA em Vitória da Conquista,Bahia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
BARROS, M. C. M. S.; BEZERRA. Ada Augusta Celestino ; Araúju, Kelly Valença Oliveira . Memórias e narrativas:A fala dos protagonistas do programa REAJA em Vitória da Conquista,Bahia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
Ana Paula Silva de Almeida ; Carneiro, Gabriele Silva ; BARROS, M. C. M. S. ; Araúju, Kelly Valença Oliveira . Jornais e revistas:recursos didáticos em aulas de estatística. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
BARROS, M. C. M. S.. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SENHORAS SOBRE O PROGRAMA TOPA: UM ESTUDO DE CASO ATRAVÉS DAS NARRATIVAS ORAIS EM CAETITÉ/ BAHIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
Oliveiora, Kelly Araújo Valença ; BARROS, M. C. M. S. . a produtividade da escola improdutiva:Breves reflexões das idéias de Gaudêncio Frigotto.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
BARROS, M. C. M. S.; OLIVEIRA, Kelly A. Valença ; Ana Paula Silva de Almeida ; Santos,Guadalupe de Moraes . EJA: desafios e Utopias numa perspectiva freiriana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
Ana Paula Silva de Almeida ; BARROS, M. C. M. S. ; Oliveiora, Kelly Araújo Valença ; Santos,Guadalupe de Moraes . Formação de Professores para a Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação ao Ensino da Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
BARROS, M. C. M. S.; OLIVEIRA, Kelly A. Valença ; Ana Paula Silva de Almeida ; Santos,Guadalupe de Moraes . A Educação de Jovens e Adultos em Vitória da Conquista: Memórias do programa REAJA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
Santos,Guadalupe de Moraes ; BARROS, M. C. M. S. . Políticas Públicas da formação Inicial de professores: Estudo dos programas de Aprendizagem do Curso de pedagogia nas Universidades de Aracaju. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
BARROS, M. C. M. S.; OLIVEIRA, Kelly A. Valença . Oralidade e Escrita em suas múltiplas dimensões. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
BARROS, M. C. M. S.. A construção do Conhecimento na Formação do Professor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
BARROS, M. C. M. S.. Educação, Sociedade e Práticas Educativas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
BARROS, M. C. M. S.. Educação Sociedade e Práticas Educativas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
BARROS, M. C. M. S. ; BEZERRA. Ada Augusta Celestino ; ARAUJO, L. S. ; CLAUDIA, M. ; SANTOS, M. C. M. ; BARROS, M. C. M. S. . O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS TURMAS DE EJA E AS QUESTÕES AMBIENTAIS: BREVES REFLEXÕES DO PAPEL DO EDUCADOR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
Ana Paula Silva de Almeida ; BARROS, M. C. M. S. ; ESQUIVEL, R. M. . JOGOS DIGITAIS E O ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE MODELAGEM COMPUTACIONAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
Araúju, Kelly Valença Oliveira ; BARROS, M. C. M. S. . EDUCAÇÃO E PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NO BRASIL: TRAJETÓRIA HISTÓRICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
Ana Paula Silva de Almeida ; BARROS, M. C. M. S. ; ROCHA, R. S. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
BARROS, M. C. M. S.; Araúju, Kelly Valença Oliveira ; Ana Paula Silva de Almeida . EJA: CONTRIBUIÇÕES E LIMITES À FORMAÇÃO CIDADÃ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
BARROS, M. C. M. S.. O REGATE DA MEMÓRIA ORAL COMO POSSIBLIDADE DE RESSIGNIFICAR A FORMAÇAO DOCENTE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
BARROS, M. C. M. S.. Projeto de Extensão Formação de Educadores de Jovens e Adultos na cidade de Caetité/Bahia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
BARROS, M. C. M. S.. O projeto de extensão de EJA/ Caetité - BA: Desafios e perspectivas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
BARROS, M. C. M. S.; MACIEL, A.P.S. . I Aula Inaugural de Estágio VI em Geografia: Uma possibilidade criativa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
BARROS, M. C. M. S.. Educação Popular e Movimentos Sociais no Ensino de Geografia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
BARROS, M. C. M. S.. A CULTURA ESCOLAR NO BRASIL: VELHOS E NOVOS PARADIGMAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
BRASIL, E. S. ; BARROS, M. C. M. S. . Projeto REAJA. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
BARROS, M. C. M. S.; Dutra Júnior, Wagnervalter . Redução de Carga Horária de Estágio. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
BARROS, M. C. M. S.. 10 ENFOPE E 11 FOPIE. 2017.

2.
BARROS, M. C. M. S.. PARECERISTA Ah Doc. 2016.

3.
BARROS, M. C. M. S.. PARECERISTA Ah doc. 2015.

4.
BARROS, M. C. M. S.; QUARESMA, M. S. A. ; NASCIMENTO, N. C. . PRODUÇÃO DE TEXTOS: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS 3. 2000.

5.
BARROS, M. C. M. S.; QUARESMA, M. S. A. ; NASCIMENTO, N. C. . ESCREVENDO A VIDA: RECONTANDO O FOLCLÓRE. 1999.


Demais tipos de produção técnica
1.
BARROS, M. C. M. S.. Capacitação de formadores da EJA. 2011. .

2.
BARROS, M. C. M. S.. Formação de educadores do Programa TOPA, BA. 2011. .

3.
BARROS, M. C. M. S.; BEZERRA. Ada Augusta Celestino ; Araúju, Kelly Valença Oliveira ; Guedes JoseâniaTteixeira ; SILVA, G. M. S. . IV ENFOP e V FOPIE. 2011. (Comissão Organizadora).

4.
BARROS, M. C. M. S.. EJA e sustentabilidade: Os novos desafios na contemporaneidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BARROS, M. C. M. S.. Os efeitos antrópicos para o meio ambiente: O caso da reserva do Poço Escuro em Vitória da Conquista, BA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
BARROS, M. C. M. S.; Villaça Andréa ; Vieira, Luzineide . Projeto de Extensão Formação de Alfabetizadores da EJA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
BARROS, M. C. M. S.. Aperfeiçoamento de Professores do Programa TOPA ( Todos pela Alfabetização). 2009. .

8.
BARROS, M. C. M. S.. LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
BARROS, M. C. M. S.. GEOGRAFIA E VIVENCIA: VOTO E CIDADANIA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
BARROS, M. C. M. S.. GEOGRAFIA: DINAMICAS DE GRUPO E INTERDISCIPLINARIDADE. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
BARROS, M. C. M. S.. ASPECTOS LITERARIOS E CINEMATOGRAFICOS DA GEOGRAFIA BAIANA ATRAVÉS DA OBRAS DE JORGE AMADO. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
BARROS, M. C. M. S.. Jornada Pedagógica- 2008. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
BARROS, M. C. M. S.. Jornada Pedagógica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
BARROS, M. C. M. S.. Aperfeiçoamento em educação Infantil. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
BARROS, M. C. M. S.. Jornada pedagógica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
BARROS, M. C. M. S.. Portugues, História e Geografia de 1ª a 8ª séries. 2004. .

17.
BARROS, M. C. M. S.. Educação Infantil. 2004. .

18.
BARROS, M. C. M. S.. Educação de Jovens e Adultos. 2003. .

19.
BARROS, M. C. M. S.. I Seminário de EJA de Uruçuca. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
BARROS, M. C. M. S.. Projeto de Educação Ambiental. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
BARROS, M. C. M. S.. A Educação de Jovens e Adultos em Vitória da Conquista na Perspectiva do Projeto REAJA. 2003. (Palestra).

22.
BARROS, M. C. M. S.. A Importância da Escola. 2003. (Palestra).

23.
BARROS, M. C. M. S.. Água Fonte de Vida. 2003. (Palestra).

24.
BARROS, M. C. M. S.. Nordeste seco: mito ou realidade?. 2003. (Palestra).

25.
BARROS, M. C. M. S.. Por uma Cultura de Paz. 2003. (Palestra).

26.
BARROS, M. C. M. S.. A Importância da Escola na Formação da Cidadania. 2003. (Palestra).

27.
BARROS, M. C. M. S.. Semana Pedagógica. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
BARROS, M. C. M. S.. Semana Pedagógica da Escola Estadual Adelmário Pinheiro. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

29.
BARROS, M. C. M. S.. Classe Multisseriadas. 2002. .

30.
BARROS, M. C. M. S.. Jornada Pedagógica para Educadores de Jovens e Adultos. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

31.
BARROS, M. C. M. S.. 5ª Jornada Pedagógica. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

32.
BARROS, M. C. M. S.. Jornada Pedagógica. 2001. .

33.
BARROS, M. C. M. S.. Jornada Pedagógica. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

34.
BARROS, M. C. M. S.. Acervos, Memória e Musicalidade. 2000. .

35.
BRASIL, E. S. ; BARROS, M. C. M. S. ; QUARESMA, M. S. A. . Experiências Pedagógicas 2 - Avaliação: Um ato de fazer e compreender. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista).

36.
BRASIL, E. S. ; BARROS, M. C. M. S. ; QUARESMA, M. S. A. ; NASCIMENTO, N. C. . Reaja Repensando a Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

37.
BARROS, M. C. M. S.; MANGABEIRA, N. C. F. ; PIRES, S. F. . Um Olhar sobre a Cidade. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

38.
SANTOS, E. F. ; ANDRADE, I. ; BARROS, M. C. M. S. ; SANTOS, M. R. B. ; MANGABEIRA, N. C. F. ; PIRES, S. F. . Dialogando. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo).

39.
SANTOS, E. F. ; BRASIL, E. S. ; BARROS, M. C. M. S. ; QUARESMA, M. S. A. ; NASCIMENTO, N. C. . Informativo Reaja - Você também participa da divulgação. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo).

40.
SANTOS, E. F. ; BRASIL, E. S. ; BARROS, M. C. M. S. ; QUARESMA, M. S. A. ; NASCIMENTO, N. C. . Informativo Reaja - Um ano de circulação. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo).

41.
SANTOS, E. F. ; BRASIL, E. S. ; BARROS, M. C. M. S. ; QUARESMA, M. S. A. ; NASCIMENTO, N. C. . Informativo Reaja - Tempo de Confraternização. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo).

42.
ANDRADE, I. ; BARROS, M. C. M. S. ; SANTOS, M. R. B. ; MANGABEIRA, N. C. F. ; PIRES, S. F. . Proposta de Trabalho - Ensino Religioso - 5ª a 8ª série. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

43.
BRASIL, E. S. ; BARROS, M. C. M. S. ; QUARESMA, M. S. A. ; NASCIMENTO, N. C. . Experiências Pedagógicas 3 - Produção de textos - Reaja. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista).

44.
SANTOS, E. F. ; BRASIL, E. S. ; BARROS, M. C. M. S. ; QUARESMA, M. S. A. ; NASCIMENTO, N. C. . Voto com Participação - Garantindo a Cidadania. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

45.
SANTOS, E. F. ; BRASIL, E. S. ; BARROS, M. C. M. S. ; QUARESMA, M. S. A. ; NASCIMENTO, N. C. . Informativo Reaja - Divulgando a Nossa Cultura. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo).

46.
BRASIL, E. S. ; BARROS, M. C. M. S. ; QUARESMA, M. S. A. ; NASCIMENTO, N. C. . Experiências Pedagógicas 1 - Uma Perspectiva na Construção do Currículo da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista).

47.
SANTOS, E. F. ; BRASIL, E. S. ; BARROS, M. C. M. S. ; QUARESMA, M. S. A. ; NASCIMENTO, N. C. . Informativo Reaja - Dia Internacional da Alfabetização. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Infromativo).

48.
SANTOS, E. F. ; BRASIL, E. S. ; BARROS, M. C. M. S. ; QUARESMA, M. S. A. ; NASCIMENTO, N. C. . INformativo Reaja - Avaliação como um ato de fazer e compreender. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo).

49.
BRASIL, E. S. ; BARROS, M. C. M. S. ; QUARESMA, M. S. A. ; NASCIMENTO, N. C. . Escrevendo a Vida: Recontando o Folclore. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

50.
SANTOS, E. F. ; BRASIL, E. S. ; BARROS, M. C. M. S. ; QUARESMA, M. S. A. ; NASCIMENTO, N. C. . Informativo Reaja - Professor: no dia 15 de outibro. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
BONFIM, A. ; ALMEIDA, C. ; TEIXEIRA, B. ; PEREIRA, F. ; VIEIRA, G. ; ANTONIO, J. ; RODRIGUES, L. ; Vieira, Luzineide ; BARROS, M. C. M. S. . A geografia, o que é?. 2005 (Jogral).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARROS, M. C. M. S.; DOURADO, G. G. O.; ANDRADE, M. E. B.. Participação em banca de ROSÂNIA DE OLIVEIRA SOUZA E ELIELZA DA SILVA GUIMARÃES.As repreiasentações sociais sobre o ensino de Geografia em turmas de Eja; Caetité/ Bah. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual da Bahia.

2.
BARROS, M. C. M. S.; DUTRA, Nivaldo O.; SILVA, D. J.. Participação em banca de Marinalva Nunes Silva e Marilene Brito Aguiar.Território Quilombola Santo Inácio: Memória, História e Cultura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - UNEB.

3.
Sampaio, Vilomar Sandes; Matta, Jana Maruska Buuda da; BARROS, M. C. M. S.. Participação em banca de Luciana de Jesus Costa.Atividade comercial e de serviço no centro de Guanambi - Bahia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
Sampaio, Vilomar Sandes; Matta, Jana Maruska Buuda da; BARROS, M. C. M. S.. Participação em banca de Eliane Alves de Souza.A feira livre na organização do espaço urbano de Guanambi - Bahia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
Sampaio, Vilomar Sandes; Matta, Jana Maruska Buuda da; BARROS, M. C. M. S.. Participação em banca de Geórgia Santos Batista.Comércio e serviço em Pindaí - Bahia: crise e perspectiva. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
Sampaio, Vilomar Sandes; Matta, Jana Maruska Buuda da; BARROS, M. C. M. S.. Participação em banca de Luciana Maria Bezerra.A estrutura comercial e serviços no distrito de Morrinhos em Guanambi - Bahia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
Sampaio, Vilomar Sandes; Matta, Jana Maruska Buuda da; BARROS, M. C. M. S.. Participação em banca de Jaqueline de Souza Silva.A dinâmica da feira livre no município de Caetité - Bahia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARROS, M. C. M. S.. Seleção Pública para Professor Substituto de Metodologia do Ensino da Geografia. 2006. Universidade do Estado da Bahia.

Outras participações
1.
BARROS, M. C. M. S.; COSTA, G B A; ROCHA, G. S.. Processo Seletivo Simplificado para Contratação Professor temporário. 2013. Universidade do Estado da Bahia.

2.
BARROS, M. C. M. S.; MARCELO, V. L. S.; OLIVEIRA, M. A.. Análise e emissão de parecer em processo para matrícula especial. 2013. Universidade do Estado da Bahia.

3.
BARROS, M. C. M. S.; Araúju, Kelly Valença Oliveira; GUEDES, J. T.. MEMBRO PARECERISTA DA REVISTA ENFOPE. 2013. Universidade Tiradentes.

4.
BARROS, M. C. M. S.; NUNES, C.P.; D'ESQUÍVEL, P.S.C.. Seleção Professor Substituto. 2009. UNEB.

5.
NUNES, C.P.; BARROS, M. C. M. S.; D'ESQUÍVEL, P.S.C.. Seleção Pública para Docente em Estágio Supervisionado em Geografia. 2009. UNEB.

6.
BARROS, M. C. M. S.; Dutra Júnior, Wagnervalter. Banca Examinadora para o processo Seletivo de Professores - alunos/monitores do Programa Universidade Para Todos. 2008. Universidade do Estado da Bahia.

7.
Rocha, Altemar Amaral; Matta, Jana Maruska Buuda da; BARROS, M. C. M. S.. Seleção de Professor Visitante. 2008. Universidade do Estado da Bahia.

8.
BARROS, M. C. M. S.; NERY, M. G. E. S.; ANDRADE, M.E.B.. Parecer de Processo de Aproveitamento de Estudos. 2008. UNEB.

9.
BARROS, M. C. M. S.; NERY, M.G.S.; ANDRADE, M.E.B.. Comissão para análise e emissão de parecer para aproveitamento de estudos. 2008. UNEB.

10.
BARROS, M. C. M. S.; D'ESQUÍVEL, P.S.C.; BRITO, N.M.. Parecer nos processos de solicitação de ACC. 2008. UNEB.

11.
BARROS, M. C. M. S.; Dutra Júnior, Wagnervalter; SOUZA, G. V.. Processo de Solicitação de matrícula especial. 2008. UNEB.

12.
BARROS, M. C. M. S.; D'ESQUÍVEL, P.S.C.; BRITO, N.M.. Parecer de Processo de Aproveitamento de Estudos /solicitação de ACC. 2008. UNEB.

13.
Rocha, Altemar Amaral; Matta, Jana Maruska Buuda da; BARROS, M. C. M. S.. Seleção Professor de Geografia Física. 2008. UNEB.

14.
BARROS, M. C. M. S.; Dutra Júnior, Wagnervalter. Silicitação de Redução de Carga Horária. 2007. UNEB.

15.
BARROS, M. C. M. S.; NERY, M.G.S.; ANDRADE, M.E.B.. Análise e Emissão de parecer para aproveitamento de estudos ACC. 2006. UNEB.

16.
BARROS, M. C. M. S.. Comissão Interna da reforma Curricular do Curso de Geografiag. 2004. UNEB.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENCONTRO INTERNACIONAL DE PROFESSORES.EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A RELEVÂNCIA DO USO DA TECNOLOGIA A FAVOR DA EDUCAÇÃO. 2017. (Encontro).

2.
ENCONTRO INTERNACIONAL DE PROFESSORES.EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. 2017. (Encontro).

3.
II Encontro de Geografia e I Encontro de I Encontro de Ex-alunos.Ensino no mundo globalizado: avanços e desafios. 2017. (Encontro).

4.
ENCONTRO INTERNACIONAL DE PROFESSORES.CONTRIBUTOS A MEMÓRIA/HISTÓRIA DA EJA: RELATO DE EXPERIÊNCIA FREIRIANA EXITOSA. 2016. (Encontro).

5.
8º Encontro de Formação de Professores / 9º FOPIE.A importância da leitura nas séries iniciais e o papel do professor frente aos desafios da modernidade.. 2015. (Encontro).

6.
8º Encontro de Formação de Professores (ENFOPE).REFLEXÃO SOBRE TRANSTORNO BIPOLAR E O PAPEL DO PROFESSOR: O PROFESSOR ESTA SENDO FORMADO PARA A INCLUSÃO NA SALA DE AULA?. 2015. (Encontro).

7.
7º ENFOPE E 8º FOPIE. 2014. (Encontro).

8.
IV SIMPÓSIO BAIANO DAS LICENICATURAS E IV SEMINÁRIO BAIANO PIBID/IAT. 2014. (Simpósio).

9.
6ºncontro de Formação de professores de Sergipe- Edição Internacional. Políticas Públicas na Educação Básica: O caso da EJA. 2013. (Congresso).

10.
5º Encontro de Formação de Professores de Sergipe - Edição Internacional.A EJA no Brasil e na Bahia: Apontamentos Históricos. 2012. (Encontro).

11.
5º Encontro de Formação de Professores de Sergipe - Edição Internacional.Novas tecnologias e Formação de Professores. 2012. (Encontro).

12.
5º Encontro de Formação de Professores de Sergipe - Edição Internacional.O Curriculo Escolar e a construção da identidade dos remanescentes quilombolas do Sapé: um estudo de caso. 2012. (Encontro).

13.
II seminário Interdisciplinar de Estágio Curricular Supervisionado.O ensino através da pesquisa. 2012. (Seminário).

14.
4ªENFOPE e 5º FOPIE. Memórias e narrativas:A fala dos protagonistas do programa REAJA em Vitória da Conquista,Bahia. 2011. (Congresso).

15.
IX Colóquio Nacional e II Internacional do Museu Pedagógico/UESB. Memórias e narrativas:A fala dos protagonistas do programa REAJA em Vitória da Conquista,Bahia. 2011. (Congresso).

16.
V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Memórias e narrativas:A fala dos protagonistas do programa REAJA em Vitória da Conquista,Bahia. 2011. (Congresso).

17.
X Jornada HISTEDBR. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SENHORAS SOBRE O PROGRAMA TOPA: UM ESTUDO DE CASO ATRAVÉS DAS NARRATIVAS ORAIS EM CAETITÉ/ BAHIA. 2011. (Congresso).

18.
12º Semana de Pesquisa daUNIT. 2010. (Outra).

19.
3º Encontro de Agendas 21 Locais da Bahia. 2010. (Encontro).

20.
3º Encontro de Formação de Professores de Sergipe.A construção do Conhecimento na Formação do Professor. 2010. (Encontro).

21.
I SENAL UFS - Itabaiana - SE.Oralidade e Escrita em suas múltiplas dimensões. 2010. (Outra).

22.
IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Educação, Sociedade e Práticas Educativas. 2010. (Congresso).

23.
IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade Universidade Federal de Sergipe. 2010. (Outra).

24.
Colóquio de Práticas Pedagógicas Inovadoras nos bastidores da sala de aula na universidade.O Resgate da Memória Oral como possiblidade de (ressignificar a formação docente). 2009. (Seminário).

25.
1° Encontro de Geografia "Educação, Política e Sociedade na (des)construção do Espaço Geográfico". 2008. (Encontro).

26.
1º Encontro de Geografia.Educação popular e movimentos sociais no Ensino de Geografia. 2008. (Encontro).

27.
1º Encontro de Geografia.A cultura escolar no Brasil: velhos e novos paradigma. 2008. (Encontro).

28.
1º Encontro de Geografia.Membro do Espaço de Diálogo "Educação e Movimentos Sociais: relações que se estabelecem na (des)construção do espaço geográfico.". 2008. (Encontro).

29.
1º Encontro de Geografia.Educação popular e movimentos sociais no Ensino de Geografia. 2008. (Encontro).

30.
1º Encontro de Geografia "Educação, Política e Sociedade na (des)construção do Espaço Geográfico. 2008. (Encontro).

31.
1º Encontro de Geografia "Educação, Política e Sociedade na (des)construção do Espaço Geográfico".A cultura escolar no Brasil: velhos e novos paradigmas. 2008. (Encontro).

32.
Encontro de Prática e Estágio da UNEB. 2008. (Encontro).

33.
Jornada Pedagógica.Instrutora da Jornada Pedagógica. 2008. (Outra).

34.
Oficina Pedagógica.Leitura e produção de texto. 2008. (Oficina).

35.
V Encontro Baiano de Estudantes de Geografia - V EBEGEO.OFICINA: GEOGRAFIA: DINAMICAS DE GRUPO E INTERDISCIPLINARIDADE. 2008. (Encontro).

36.
Congresso de Pais da Rede Pitágoras. 2007. (Congresso).

37.
Congresso de Pais da Rede Pitágoras. 2006. (Congresso).

38.
Educação e Modernidade.Educação e Modernidade. 2006. (Outra).

39.
I Seminário de Educação Ambiental. 2006. (Seminário).

40.
Utopias e desafios no processo ensino-aprendizagem.Utopias e desafios no processo ensino-aprendizagem. 2006. (Outra).

41.
1º Ciclo de Encontros Ambientais - Saúde Ambiental e Gestão de Resíduos. 2005. (Outra).

42.
Congresso de Pais. 2005. (Congresso).

43.
II FÓRUM DE PREFEITOSVDO SUDOESTE DA BAHIA. 2005. (Outra).

44.
Oficina de Produção de Material Pedagógico em Geografia. 2005. (Oficina).

45.
A importância da escola na formação da cidadania.A importância da escola na formação da cidadania. 2004. (Outra).

46.
A importância da escola na formação da cidadnia.A importância da escola na formação da cidadnia. 2004. (Outra).

47.
Jornada Pedagógica.Intersisciplinaridade: vencendo desafios. 2004. (Outra).

48.
Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Cotergipe.Educação. 2004. (Outra).

49.
A EJA em Vitória da Conquista na perspectiva do Projeto REAJA. A EJA em Vitória da Conquista na perspectiva do Projeto REAJA. 2003. (Congresso).

50.
Água fonte de vida.Água fonte de vida. 2003. (Outra).

51.
A importância da Escola.A importância da Escola. 2003. (Outra).

52.
Formação do Educador na Linguagem Audiovisual. 2003. (Oficina).

53.
I Seminário de Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Seminário).

54.
Nordeste seco: mito ou realidade?.Nordeste seco: mito ou realidade?. 2003. (Outra).

55.
Por uma cultura de Paz.Por uma cultura de Paz. 2003. (Outra).

56.
Semana Pedagógica da Escola Estadula de 1º Grau Adelmário Pinheiro.Educação e cidadania: os novos rumos da escola. 2003. (Outra).

57.
VI Jornada Pedagógica de Educação das Escolas Municipais. 2003. (Outra).

58.
2° Seminário de Sociedade e Conflito.Conquista: ontem e hoje. 2002. (Seminário).

59.
2º Seminário de Sociedade e Conflito.Conquista: Ontem e Hoje. 2002. (Seminário).

60.
II Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. 2002. (Congresso).

61.
XII Seminário de Capacitação.A Importância de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos. 2002. (Seminário).

62.
A experiência do REAJA, uma proposta de trabalho interdisciplinar via tema gerador. A experiência do REAJA, uma proposta de trabalho interdisciplinar via tema gerador. 2001. (Congresso).

63.
A experiência do REAJA: uma outra escola possível. A experiência do REAJA: uma outra escola possível. 2001. (Congresso).

64.
III Conferência Municipal de Assistência Social. 2001. (Outra).

65.
III Fórum de Educação CEAO - Uma Outra Escola é Possível. 2001. (Outra).

66.
II Seminário Interdisciplinar de estágio Supervisionado.estágio Supervisionado e educação básica. 2001. (Seminário).

67.
I Telecongresso Internacinal de Educação de Jovens e Adultos. 2001. (Congresso).

68.
IX Encontro de Leitura - PROLER/UESB. 2001. (Encontro).

69.
Jornada Pedagógica de 2000: Oficina de acervos, memória e musicalidade. 2000. (Encontro).

70.
Jornada Pedagógica de Vitória da Conquista. 2000. (Outra).

71.
O papel do Coordenador Pedagógico e o Cotidiano do Setor de 5ª a 8ª série.O papel do Coordenador Pedagógico e o Cotidiano do Setor de 5ª a 8ª série. 2000. (Outra).

72.
XI Encontro Nacional de Geógrafos. 1998. (Encontro).

73.
Jornada Pedagógica. 1997. (Outra).

74.
Seminário de Leitura - Módulos II e IV PROLER/UESB. 1996. (Seminário).

75.
I Jornada Pedagógica das Licenciaturas da UESB. 1994. (Outra).

76.
I Encontro Regional de História e Geografia. 1989. (Encontro).

77.
I Congresso Regional de Geografia e História. 1988. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DESQUIVEL, P. S. ; OLIVEIRA, F. S. ; DOURADO, G. G. O. ; BARROS, M. C. M. S. ; NERY, M. G. E. S. ; ANDRADE, M. E. B. ; BRITO, N. M. ; SANTOS, N. C. ; Dutra Júnior, Wagnervalter . II Encontro de Geografia e I Encontro de I Encontro de Ex-alunos. 2017. (Outro).

2.
BARROS, M. C. M. S.; BEZERRA. Ada Augusta Celestino ; OLIVEIRA, Kelly A. Valença ; ROMAO, E. . 5º Encontro de Formação de Professores de Sergipe e 6º Fórum Permanente de Inovação Educacional. 2012. (Outro).

3.
BEZERRA. Ada Augusta Celestino ; BARROS, M. C. M. S. ; GUADALUPE, ; Guedes, Josevânia Teixeira ; OLIVEIRA, Kelly A. Valença . IV Encontro de Formação de Professores e V Fórum Permanente de Inovação Educacional. 2011. (Outro).

4.
BARROS, M. C. M. S.; BRITO, M. I. M. S. ; NASCIMENTO, N. C. ; QUARESMA, M. S. A. . EJA e sustentabilidade: Os novos desafios na contemporaneidade. 2010. (Outro).

5.
BARROS, M. C. M. S.; BRITO, M. I. M. S. ; BONFIM, J. S. . Efeitos antrópicos e suas consequencias para o meio ambiente: O caso da reserva do Poço Escuro em Vitória da Conquista-BA. 2010. (Outro).

6.
BARROS, M. C. M. S.; ARAUJO, K. ; GUADALUPE, ; BEZERRA. Ada Augusta Celestino . A construção do Conhecimento na Formação do Professor. 2010. (Outro).

7.
BARROS, M. C. M. S.. Educação Sociedade e Práticas Educativas. 2010. (Outro).

8.
BARROS, M. C. M. S.; MACIEL, A.P.S. . I Aula Inaugural de Estágio Supervisionado do Curso de Geografia. 2009. (Outro).

9.
BARROS, M. C. M. S.. Coordenação do TOPA/UNEB/Campus VI- BA. 2009. (Outro).

10.
BARROS, M. C. M. S.. Coordenadora do Espaço de Diálogo: Ensino, formação e exercício profissional durante o 1° Encontro de Geografia. 2008. (Outro).

11.
BARROS, M. C. M. S.. JORNADA PEDAGÓGICA - 2008. 2008. (Outro).

12.
BARROS, M. C. M. S.; BRITO, M. I. M. S. . 1º Ciclo de Encontros Ambientais. 2005. (Outro).

13.
BARROS, M. C. M. S.. Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Cotegipe. 2004. (Outro).

14.
BARROS, M. C. M. S.. A Paz a Gente Faz. 2003. (Outro).

15.
BARROS, M. C. M. S.. 2º Fórum dos Alunos do Reaja. 2002. (Outro).

16.
BARROS, M. C. M. S.; BONFIM, J. S. ; BRITO, M. I. M. S. . Encontro de Educadores de Jovens e Adultos de Cotegipe. 2002. (Outro).

17.
BARROS, M. C. M. S.; BRASIL, E. S. ; MANGABEIRA, N. C. F. ; NASCIMENTO, N. C. ; PIRES, S. F. ; QUARESMA, M. S. A. ; SALLES, R. N. F. ; SANTOS, M. R. B. . VI Jornada Pedagógica. 2002. (Outro).

18.
BARROS, M. C. M. S.. Semana Pedagógica: Educação, Cidadania e os novos rumos da escola. 2002. (Outro).

19.
BARROS, M. C. M. S.. V Jornada Pedagógica. 2001. (Outro).

20.
BARROS, M. C. M. S.. XI Seminário do Reaja. 2001. (Outro).

21.
BRASIL, E. S. ; BARROS, M. C. M. S. ; QUARESMA, M. S. A. ; NASCIMENTO, N. C. . VII Seminario de Capacitação de Professores do Programa de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos. 2000. (Outro).

22.
BRASIL, E. S. ; BARROS, M. C. M. S. ; QUARESMA, M. S. A. ; NASCIMENTO, N. C. . VIII Seminario de Capacitação de Professores do Programa de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos. 2000. (Outro).

23.
BRASIL, E. S. ; BARROS, M. C. M. S. ; QUARESMA, M. S. A. ; NASCIMENTO, N. C. . IX Seminario de Capacitação de Professores do Programa de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos. 2000. (Outro).

24.
BARROS, M. C. M. S.; NASCIMENTO, N. C. . IV Seminario de Capacitação de Professores do Programa de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos. 1999. (Outro).

25.
BRASIL, E. S. ; BARROS, M. C. M. S. ; QUARESMA, M. S. A. ; NASCIMENTO, N. C. . V Seminario de Capacitação de Professores do Programa de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos. 1999. (Outro).

26.
BRASIL, E. S. ; BARROS, M. C. M. S. ; QUARESMA, M. S. A. ; NASCIMENTO, N. C. . VI Seminario de Capacitação de Professores do Programa de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos. 1999. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ADRIANA DE SOUZA SANTOS. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES JOVENS E ADULTO (EJA) SOBRE LEITURA E ESCRITA. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
ELIANE PEREIRA DE QUEIROZ. ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Elielza da Silva Guimaraes e Rosania de Oliveira. As representações sociais sobre o ensino de Geografia em turmas de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - UNEB. Orientador: Maria Cláudia Meira Santos Barros.

2.
SUELI IVA SILVA. A evasão e repetência nos anos iniciais da EJA e o papel do professor como motivador: Um estudo de caso da Escola de Primeiro Grau Dom Manoel Raimundo de Melo ? Santa Luzia ? Caetité-Ba. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares) - UNEB. Orientador: Maria Cláudia Meira Santos Barros.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marilene Brito Aguiar e Marinalva Nunes Silva. Território Quilombola Santo Inácio: Memória, História e Cultura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - UNEB. Orientador: Maria Cláudia Meira Santos Barros.

2.
SILENE SANTANA DE CASTRO. O PERFIL E A PRÁTICA DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA CRECHE CASULO MIOSÓTIS NA CIDADE DE CAETITÉ-BA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual da Bahia. Orientador: Maria Cláudia Meira Santos Barros.

3.
SUELIA ALVES DE LIMA SOARES. CIDADE E ENSINO, NA NA VISÃO DOS ALUNOS DO 9º ANO DO GRUPO ESCOLAR SENADOR OVÍDIO TEIXEIRA EM CAETITÉ/BAHIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Maria Cláudia Meira Santos Barros.

4.
Lilian Duarte Cunha. A contribuição do ensino de Geografia na construção da cidadania nas turmas de EJA do Colégio Estadual Instituto de educação Anísio Teixeira no município de Caetité/Ba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Maria Cláudia Meira Santos Barros.

5.
ELIANE ALVES DA SILVA. A FEIRA LIVRE NA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE GUANAMBI- BAHIA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Maria Cláudia Meira Santos Barros.

6.
GEÓRGIA SANTOS BATISTA. COMÉRCIO E SERVIÇO EM PINDAÍ-BAHIA CRISE E PERSPECTIVA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Maria Cláudia Meira Santos Barros.

7.
JAQUELINE DE SOUZA SILVA. A DINÂMICA DAS FEIRAS LIVRES NO MUNICÍPIO DE CAETITÉ/BAHIA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual da Bahia. Orientador: Maria Cláudia Meira Santos Barros.

8.
Ana Paula de Souza Maciel. Formação de Professores de Geografia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Maria Cláudia Meira Santos Barros.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BARROS, M. C. M. S.; BRITO, M. I. M. S. ; SANTOS, P. M. M. . REFLEXÃO SOBRE TRANSTORNO BIPOLAR E O PAPEL DO PROFESSOR: O PROFESSOR ESTA SENDO FORMADO PARA A INCLUSÃO NA SALA DE AULA?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BARROS, M. C. M. S.. Jornada Pedagógica- 2008. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BARROS, M. C. M. S.. Jornada Pedagógica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BARROS, M. C. M. S.. Aperfeiçoamento em educação Infantil. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BARROS, M. C. M. S.. Jornada pedagógica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BARROS, M. C. M. S.. I Seminário de EJA de Uruçuca. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
BARROS, M. C. M. S.. Semana Pedagógica. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
BARROS, M. C. M. S.. Semana Pedagógica da Escola Estadual Adelmário Pinheiro. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
BARROS, M. C. M. S.. Jornada Pedagógica para Educadores de Jovens e Adultos. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
BARROS, M. C. M. S.. 5ª Jornada Pedagógica. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
BARROS, M. C. M. S.. Jornada Pedagógica. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
BARROS, M. C. M. S.. Projeto de Educação Ambiental. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Estágio no Instituto de Educação Euclides Dantas
Período: 1991
Local: Vitória da Conquista-BA

Estágio no Banco do Brasil
Período: 23/10 a 22/12 de 1989
Local: Vitória da Conquista-BA



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 19:09:41