Patricia Cardoso Soares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2357382783705464
  • Última atualização do currículo em 14/08/2018


Doutora em Educação - Currículo, pelo Programa Educação: Currículo PUC/SP(2017). Mestre em Educação - Unoeste/P.Prudente (2007) e Especialista em Gestão Escolar - Unicamp/Campinas (2007); Ufscar/São Carlos (2012). Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas Urubupungá (1999) e graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Alta Paulista Esefap/Tupã (1996). Atualmente é Supervisora de Ensino no Sistema Municipal de Ensino de Araçatuba/SP. Formadora Local do PNAIC. Professora de nível superior na Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba/ FAC-FEA no Curso de Pedagogia. Foi Secretária Municipal de Educação na cidade de Araçatuba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Práticas de Ensino para a formação de leitores, atuando, principalmente, nas seguintes áreas: Políticas Públicas Educacionais; Currículo; Práticas de Ensino; Formação de Professores; Gestão. Realizou Estágio Sanduíche no Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho em Braga/Portugal no Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão (DEILDS). É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) do IE UMinho/Portugal e do Grupo Internacional de Pesquisas em Políticas, Práticas e Gestão da Educação (GIPPPGE) da Universidade de Pernambuco (UPE). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patricia Cardoso Soares
Nome em citações bibliográficas
SOARES, P. C.

Endereço


Endereço Profissional
PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAÇATUBA, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
RUA SÃO PAULO, 728
VILA MENDONÇA
16015130 - Araçatuba, SP - Brasil
Telefone: (18) 36361212


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Programa de Pós-Graduação.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: LEITURA LITERÁRIA NO CICLO ALFABETIZADOR: REPERCUSSÕES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CHÃO DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ARAÇATUBA/SP, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: ANTONIO CHIZZOTTI.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO; ESCOLA; ALFABETIZAÇÃO; PNBE; PNAIC.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2015 - 2016
Doutorado em Estudos da Criança/Literatura Infantil.
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
com período sanduíche em Universidade do Minho (Orientador: Fernando José Fraga de Azevedo).
Título: Uma análise político-pedagógica das propostas e ações para a formação do leitor literário em escolas públicas municipais de ensino fundamental - Araçatuba/SP, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Antonio Chizzotti.
Coorientador: Fernando José Fraga de Azevedo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS; FORMAÇÃO DE LEITORES; Literatura Infantil.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2007
Mestrado em Mestrado em Educação.
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
Título: Crianças com dificuldades de aprendizagem: uma experiência com o software Trilha de Letras,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Adriano Rodrigues Ruiz.
Bolsista do(a): Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
Palavras-chave: Dificuldade de aprendizagem; Software educacional; Leitura e escrita.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2012
Especialização em Especialização em Gestão Ecolar. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA: APONTAMENTOS PARA A REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA EMEB HELLEN MARGOT DE ASSIS.
Orientador: RONALDO MARTINS GOMES.
2005 - 2007
Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL. (Carga Horária: 390h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O computador auxiliando crianças com dificuldades de aprendizagem.
1998 - 1999
Graduação em Pedagogia.
Faculdades Integradas Urubupungá, FIU, Brasil.
1993 - 1996
Graduação em EDUCAÇÃO FISICA.
Escola Superior de Educação Física da Alta Paulista, ESEFAP, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
A educação especial na perspectiva de uma educação inclusiva. Neurociência. (Carga horária: 8h).
UNIÃO DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS, UNDIME, Brasil.
2018 - 2018
Debates e reflexões sobre a prática no cotidiano escolar a partir da BNCC. (Carga horária: 8h).
UNIÃO DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS, UNDIME, Brasil.
2017 - 2017
V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil - Cellij. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Libras - Módulo I - Departamento de Educação Especial. (Carga horária: 30h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARAÇATUBA/SP, SME, Brasil.
2015 - 2015
IX Seminário Municipal do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidad. (Carga horária: 40h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARAÇATUBA/SP, SME, Brasil.
2014 - 2014
VII Seminário Municipal de Programa de Educação Inclusiva: Direito à Divers. (Carga horária: 30h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARAÇATUBA, SME, Brasil.
2014 - 2014
Disciplina A educação na França contemporânea: políticas de form. leitores. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
Disciplina Leitura e Literatura Infantil na Ed. Infância (Aluna Especial Dr. (Carga horária: 90h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Aluno Especial - Doutorado. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Disciplina A Pedagogia de Paulo Freire (Aluna Especial Doutorado). (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
GRUPO DE ESTUDO. (Carga horária: 40h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARAÇATUBA, SME, Brasil.
2010 - 2010
COMPETÊNCIAS BASICAS. (Carga horária: 40h).
Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2010 - 2010
GRUPO DE ESTUDO. (Carga horária: 40h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARAÇATUBA, SME, Brasil.
2010 - 2010
GRUPO DE ESTUDO. (Carga horária: 30h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARAÇATUBA, SME, Brasil.
2010 - 2010
SEMINARIO. (Carga horária: 30h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARAÇATUBA, SME, Brasil.
2009 - 2009
ESCREVENDO O FUTURO. (Carga horária: 30h).
SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO, SEE, Brasil.
2009 - 2009
O PDE E AS POLÍTICAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2009 - 2009
SIMPOSIO DO LABORATÓRIO DE GESTÃO EDUCACIONAL. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2009 - 2009
GRUPO DE ESTUDO. (Carga horária: 30h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARAÇATUBA, SME, Brasil.
2005 - 2005
Educação Física: vida e movimento. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2005 - 2005
GESTÃO ESCOLAR E TECNOLOGIAS. (Carga horária: 80h).
Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, SEE, Brasil.
2003 - 2005
Formação para formadores: Projeto Trilha de Letras. (Carga horária: 150h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2002 - 2002
PROGRAMA DE ED. CONTINUADA EM INFORMATICA EDUC.. (Carga horária: 40h).
SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO, SEE, Brasil.
2001 - 2001
Conhecimentos básicos de informática na educação. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
1999 - 1999
Um salto para o futuro: leitura de mundo; leitura. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.


Atuação Profissional



PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAÇATUBA, PMA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: FORMADOR LOCAL PNAIC, Carga horária: 4
Outras informações
Formador Local do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: SUPERVISORA DE ENSINO, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: DIRETORA DE ESCOLA, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CHEFE DE GABINETE DA SME, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA SME, Carga horária: 40

Atividades

01/2013 - Atual
Direção e administração, EMEB PROFª HENNY FERRAZ HOMEM, .

Cargo ou função
DIRETOR DE ESCOLA.

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA, FEA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR UNIVERSITARIO, Carga horária: 12

Atividades

01/2009 - Atual
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA DE ENSINO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Centro Universitário Toledo, UNITOLEDO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR UNIVERSITÁRIO PÓS GRADUAÇÃO

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Nível Superior, Carga horária: 8

Atividades

06/2012 - 06/2013
Ensino, ESPECIALIZAÇÃO PSICOPEDAGOGIA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
LUDICIDADE E MOVIMENTO NA INFÂNCIA

Escola Estadual Jose Arantes Terra, JAT, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Coordenadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Coordenadora do Ensino Fundamental


FACULDADES INTEGRADAS DE ANGELES, FIAS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR UNIVERSITÁRIO, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso, Carga horária: 16
Outras informações
Coordenadora do Curso de Pedagogia


Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB II - EDUCAÇÃO FÍSICA, Carga horária: 33


Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Neste período, desempenhei função de professora substituta, de 1ª à 4ª série.

Atividades

02/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria de Educação do Estado de São paulo, .

04/2006 - 08/2007
Direção e administração, ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL PROFº ANTONIO RODRIGUES MARTINS NETO, .

Cargo ou função
Cargo administrativo.
02/2003 - 04/2006
Serviços técnicos especializados , Diretoria de Ensino Região de Birigui, .

Serviço realizado
Assistente Técnico Pedagógico do Núcleo Regional de Tecnologia Educacional.
02/2000 - 02/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Aulas de Educação Física
03/2002 - 03/2002
Direção e administração, Escola Estadual João Rodrigues Fernandes, .

Cargo ou função
Cargo administrativo.
02/2000 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
aulas de Educação Física
11/1998 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
aulas de Educação Física
11/1998 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Aulas de Educação Física
01/1998 - 01/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Projeto de Recuperação Intensiva

União das Instituições Educacionais de São Paulo, UNIESP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Nível Superior, Carga horária: 10



Linhas de pesquisa


1.
Metodologias e técnicas para crianças com dificuldade de aprendizagem


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Coordenação Pedagógica de Unidades Escolares.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SOARES, P. C.. Formação em serviço de professores alfabetizadores para o ensino da leitura como produção de sentidos e favorecimento da leitura literária no âmbito da escola pública.. In: Maria do Socorro Castro Hage. (Org.). Reflexões acerca da formação e atuação do professor em diferentes contextos.. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 225-240.

2.
SOARES, P. C.. O trabalho com estratégias de leitura metacognitivas no ensino superior: contribuições para a compreensão leitora dos alunos do curso de Pedagogia por meio da literatura. In: SOUZA, Renata Junqueira de; PINHEIRO, Helder. (Org.). Literatura Infantil e Formação de Leitores: Estratégias de Leitura. 1ed.Campina Grande: Editora da Universidade Federal de Campina Grande - EDUFCG, 2015, v. 1, p. 179-202.

3.
LUCENI, A. ; SOARES, P. C. ; NOGUEIRA, B. S. ; BISSACO, C. M. ; GIROTO, C. G. G. S. ; SILVA, E. T. ; GREGORIO FILHO, F. ; TERRA, M. L. ; FALLEIROS, M. V. ; FRANCO, N. L. ; SOUZA, R. J. ; AZEVEDO, R. . O professor coordenador e a formação de leitores: situações de leitura na escola.. In: Antonio Luceni; Beatriz S. Nogueira; Cristiane M. Bissaco; Cyntia G. G. S. Giroto; Ezequiel Theodoro da Silva; Francisco Gregório Filho; Maria Lúcia Terra; Marister V. Falleiros; Nara L. Franco; Patrícia Cardoso Soares; Renata J. de Souza; Ricardo Azevedo. (Org.). Araçatuba Leitora. 1ed.São Bernardo do Campo: Intergraf Industria Gráfica, 2012, v. 1, p. 151-164.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, P. C.. EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: A ESCOLA, O BAIRRO E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. In: VIII SIMPOSIO DO LABORATÓRIO DE GESTÃO EDUCACIONAL, 2011, CAMPINAS. Simpósio do Laboratório de Gestão Educação - LAGE. UNICAMP: UNICAMP, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, P. C.. EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: A ESCOLA, O BAIRRO E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. In: VIII SIMPOSIO DO LABORATORIO DE GESTÃO EDUCACIONAL, 2011, CAMPINAS. CADERNO VIII SIMPOSIO DO LABORATORIO DE GESTÃO EDUCACIONAL. CAMPINAS-SP: LABORATORIO DE GESTÃO EDUCACIONAL, 2011. p. 31-31.

Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, P. C.; SOARES, P. C. . Uma análise político-pedagógica das propostas e ações para a formação de leitores em escolas públicas municipais de Ensino Fundamental - Araçatuba/SP. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SOARES, P. C.. EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: A ESCOLA, O BAIRRO E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOARES, P. C.. UMA IDEIA DESAFIADORA: PRATICANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOARES, P. C.. CURSO DE CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO EM EJA. 2007. .

3.
SOARES, P. C.; DIAS, V. M. S. ; GHETTI, M. P. ; ASSENCIO, F. E. G. . TRABALHO DE DIAGNOSTICO E INTERVENÇÃO EM ED. INFANTIL E ENS. FUNDAMENTAL. 2005. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PRADO, M. N. G.; SOARES, P. C.; PETRILLI, S. R. P.. Participação em banca de Natalie Freire C.; Xisley A. Oliveira;Wanessa Y. Takanashi.Brinquedos pedagógicos na Educação Infantil: uma proposta de adequação e funcionalidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba.

2.
SOARES, A. A. S.; SOARES, P. C.; VIGNOTO, M. E. C.. Participação em banca de Ariadne Santos; Bianca Bezerra; Juliana Rodrig; Patrícia Fe.O papel da brinquedoteca hospitalar: um olhar sobre a realidade da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba/SP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba.

3.
VIGNOTO, M. E. C.; SOARES, P. C.; SOARES, A. A. S.. Participação em banca de Claudilene Teodoro; Izis Muniz; Larissa Favi; Mayra Iocie;.Autismo: os contrastes entre Brasil e Portugal no apoio à inclusão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba.

4.
SOARES, P. C.; BOATTO, F. A.. Participação em banca de Dorah Ribeiro da Silva.Abordagem crítica sobre a educação sexual no contexto escolar.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba.

5.
SOARES, P. C.; VIGNOTO, M. E. C.. Participação em banca de Beatriz Nogueira Souza Santos.Alunos lentos ou com dificuldades na leitura e escrita: o que pensam os professores sobre os alunos que não conseguem avançar como a média de seus colegas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba.

6.
SOARES, P. C.; PRADO, M. N. G.. Participação em banca de Annelise Stavare Leal.Atuação do Pedagogo em ambiente hospitalar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba.

7.
SOARES, P. C.; PRADO, M. N. G.. Participação em banca de Ana Claudia Araujo Bacelar.Papel do professor na formação intelectual da criança. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba.

8.
SOARES, P. C.; PETRILLI, S. R. P.. Participação em banca de Daiana Domingos Soares.A escola infantil: o espaço do lúdico?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba.

9.
SOARES, P. C.; PETRILLI, S. R. P.. Participação em banca de Anelise Santos Novaes.a literatura infantil no universo escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba.

10.
SOARES, P. C.; GARCIA, M. R.. Participação em banca de Debora Ferreira da Silva; Leni Dias de Matos Pereira.Brinquedoteca: brincar e aprender na escola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba.

11.
SOARES, P. C.; PETRILLI, S. R. P.. Participação em banca de Rosana Moraes de Sousa.O papel da escola no combate ao preconceito: uma questão de cidadania?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba.

12.
SOARES, P. C.; GARCIA, M. R.. Participação em banca de Alessandra R. M. Rosa; Maria F. dos R. Silva; Patrícia da S..Tecnologias Assistivas: uma nova possibilidade para a educação especial?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba.

13.
SOARES, P. C.; PETRILLI, S. R. P.. Participação em banca de Eloize Camila Fernandes.Um olhar sobre o construtivismo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba.

14.
SOARES, P. C.; PRADO, M. N. G.. Participação em banca de Gabriela Barbosa dos Santos.As possibilidades de atuação profissional do Pedagogo na sociedade atual. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba.

15.
SOARES, P. C.; PETRILLI, S. R. P.. Participação em banca de Nádia Cristina dos Santos.O processo de ensino e aprendizagem: contribuições das teorias educacionais e da Psicologia Educacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba.

16.
SOARES, P. C.; SOARES, A. A. S.. Participação em banca de Luciália Êmile dos Santos.Inclusão Escolar: sonho ou realidade?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba.

17.
PARRO, A. P. S.; POZENA, A. F.; AZEVEDO, L. L. G.; BURGARELLI, N. C. S.; SOUZA, R. G. S.; SOARES, P. C.. Participação em banca de ADRIANA PEREIRA DOS SANTOS PARRO.A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ARAÇATUBA.

18.
NAVARRO, C. E.; BARBOSA, L. C. G.; RUY, J. C.; RODRIGO YAMADA AMORIM; SOARES, P. C.. Participação em banca de CAMILA EMANUELE NAVARRO.EDUCAÇÃO PRECISA DE INFANCIA? O CONCEITO DE INFANCIA RETRATADO NAS OBRAS DE CANDIDO PORTINARI. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ARAÇATUBA.

19.
SANTOS, C. A. S.; SANTOS, G. F.; SEGOBIA, M.; COELHO, M. G. P.; SOARES, P. C.. Participação em banca de CINTHIA ALVES SANTANA DOS SANTOS.A VIOLENCIA NO CONTEXTO ESCOLAR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ARAÇATUBA.

20.
LIMA, G. C.; AZEVEDO, M. R. M.; DAMACENO. S. F.; ALMEIDA. S. R. L.; SOARES, P. C.. Participação em banca de GISELE CORREIA DE LIMA.EDUCAÇÃO INFANTIL: UM NOVO CENÁRIO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ARAÇATUBA.

21.
MOFFI, M. S.; TOME, K. K.; SOARES, P. C.. Participação em banca de KELLY KARINE TOMÉ.O USO DA TELEVISÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: SIM OU NÃO?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - União das Instituições Educacionais de São Paulo.

22.
SANTOS, S. R. G.; ZARAMELO, N. C.; SOARES, P. C.. Participação em banca de NATALIA CRISTINE ZARAMELO.A INFORMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - União das Instituições Educacionais de São Paulo.

23.
SIMÃO. A. P. F.; SOARES, P. C.. Participação em banca de ANA PAULA FERREIRA SIMÃO.INCLUSÃO DIGITAL: AS NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO ESCOLAR. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - União das Instituições Educacionais de São Paulo.

24.
PRATES, G. C.; SOUZA, V. A.; SOARES, P. C.. Participação em banca de GABRIELLE CRISTINE PRATES.NOVAS TECNOLOGIAS: INFORMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - União das Instituições Educacionais de São Paulo.

25.
CRUZ, G. M.; SOARES, P. C.. Participação em banca de GLAUCIA MONTORO DA CRUZ.A IMPORTANCIA DO PEDAGOGO NA EMPRESA COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO FRENTE ÀS NOVAS EXIGÊNCIAS DE QUALIFICAÇÃO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - União das Instituições Educacionais de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FEA LIVRE - XIII SEMANA ACADÊMICA CULTURAL.PEDAGOGIA NA FAC-FEA: UMA HISTÓRIA DE MUITAS CONQUISTAS EM MEIO A CONSTANTES DESAFIOS. 2017. (Encontro).

2.
V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. Leitura Literária na Formação Docente: estudos e reflexões. 2017. (Congresso).

3.
V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. Leitura Literária na Prática Docente: da elevação do pensamento ao protagonismo da criança.. 2017. (Congresso).

4.
FEA LIVRE - XII SEMANA ACADÊMICA CULTURAL.A educação literária no Brasil e em Portugal e os instrumentos para sua promoção. 2016. (Encontro).

5.
Por uma compreensão ampliada no ensino de Língua Portuguesa. 2016. (Outra).

6.
FEA LIVRE - X SEMANA ACADÊMICA CULTURAL.UMA ANALISE POLÍTICO E PEDAGOGICO DAS PROPOSTAS E AÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES EM ESCOLAS PUBLICAS MUNICÍPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE ARAÇATUBA/SP. 2014. (Encontro).

7.
FEA LIVRE - X SEMANA ACADÊMICA CULTURAL.Para Ler e Compreender. 2014. (Outra).

8.
XIV ENPEX - Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão.Natureza e Sociedade. 2014. (Encontro).

9.
FEA LIVRE - IX SEMANA ACADÊMICA CULTURAL.GESTÃO ESCOLAR E PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA: PERSPECTIVAS PARA ASSEGURAR A FORMAÇÃO DE LEITORES COMPETENTES. 2013. (Encontro).

10.
VIII SIMPOSIO DO LABORATÓRIO DE GESTÃO EDUCACIONAL. 2011. (Simpósio).

11.
VIII SIMPOSIO DO LABORATÓRIO DE GESTÃO EDUCACIONAL.EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: A ESCOLA, O BAIRRO E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. 2011. (Simpósio).

12.
FEA LIVRE - V SEMANA ACADÊMICA CULTURAL.UMA IDEIA DESAFIADORA: PRATICANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 2009. (Encontro).

13.
I SEMANA DE LEITURA E LITERATURA INFANTO-JUVENIL.I SEMANA DE LEITURA E LITERATURA INFANTO-JUVENIL. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOARES, P. C.; SOARES, A. A. S. ; PETRILLI, S. R. P. ; PRADO, M. N. G. ; VIGNOTO, M. E. C. . FEA LIVRE - IX SEMANA ACADÊMICA CULTURAL. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Joane B. Oliveira; Josiane C B Moreira S; Sonia P Uchoa;. Alfabetização do olhar: a importância de textos literários não verbais na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ARAÇATUBA. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

2.
ANA CLAUDIA ARAUJO BACELAR. A FORMAÇÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

3.
ANELISE SANTOS NOVAES; DEBORAH NAYARA DA SILVA MARQUES. A LITERATURA INFANTIL DO UNIVERSO ESCOLAR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

4.
ANNELISE STAVARE LEAL. ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTE HOSPITALAR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

5.
BEATRIZ NOGUEIRA S. SANTOS; CASSIANA APARECIDA FERREIRA. ALUNOS LENTOS OU COM DIFICULDADES NA LEITURA E ESCRITA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES SOBRE OS ALUNOS QUE NÃO CONSEGUEM AVANÇAR COMO A MÉDIA DE SEUS COLEGAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

6.
DAIANA DOMINGOS SOARES; FLAVIA PEREIRA GUIMARAES. A ESCOLA LÚDICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROJETO FAZER EM CANTOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

7.
DORAH RIBEIRO DA SILVA; ELIZETE MARTINS FREITAS. UMA ABORDAGEM CRÍTICA SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL NO CONTEXTO ESCOLAR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

8.
ALESSANDRA OLIVEIRA; BRUNA LAIS TUBONE. A LITERATURA INFANTIL COMO PRODUÇÃO CULTURAL E SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA NA EMEB HELLEN MARGOT DE ASSIS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

9.
ARACELE GARDIM DISPOSTI; CAMILA ALVES NASCIMENTO. EDUCAÇÃO NO CAMPO: UM ESTUDO SOBRE AS PRATICAS EDUCACIONAIS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA - EMEB ADRIANO GOULART ARRUÉ, DO ASSENTAMENTO HUGO SILVEIRA HEREDIA, NO MUNICÍPIO DE ARAÇATUBA - SP. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

10.
ADELINA DE SOUZA MACHADO; ALCIONE DA SILVA BONFIM. O TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E A MEDICAÇÃO DO ENSINO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

11.
ALESSANDRA RODRIGUES MAZUCHE ROSA. A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA CONSTRUÇÃO DA ESCOLA INCLUSIVA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

12.
ALINE LOVERDI; FABIANA LUMIKO HOSHIKA. HIPERATIVIDADE OU FALTA DE LIMITES: AS CONFUSÕES NA INTERPRETAÇÃO DO COMPORTAMENTO INFANTIL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

13.
ANA PAULA MACIEL FERREIRA; ANA PAULA SEGOBI GROTTO;. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO, INVESTIGAÇÃO E AVANÇOS NA APRENDIZAGEM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

14.
CIBELE APARECIDA COTRIM; ANTONIO DIAS. O USO DE FERRAMENTAS TECNOLOGICAS NOS PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA: A PRODUÇÃO DE HIPERTEXTOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

15.
JHOANITA RHAIANE BATISTA; ROSANE COSTA DA SILVA ANDRADE;. O HOMEM QUE ME TRANSFORMEI FOI FORMADO NA INFÂNCIA: A LEITURA DO MUNDO COMO CONDUTOR PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, SOB OLHAR DE FREIRE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

16.
ALINE FERREIRA DE GODOI RICARDO; ELINE DE OLIVEIRA VICENTE;. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DA INFÂNCIA: POSSIBILIDADES PARA PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

17.
ALINE FERREIRA RIBEIRO; DANIELA PINEZI MEDEIROS;. INCLUSÃO ESCOLAR E AS CRIANÇAS DEFICIENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PUBLICA MUNICIPAL DE ARAÇATUBA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

18.
DANIELA DA SILVA MARTINS; ELLEN CRISTINA BRIOSCHI;. DESENVOLVIMENTO DA CONSCIENCIA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NO TRABALHO PEDAGÓGICO COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

19.
ADRIANA MARCELINO VITORINO; ARIANE BONILHA ORLANDINO. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DO INDIVIDUO E DAS INTERAÇÕES. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

20.
ANGELICA CRISTINA CHELA RODRIGUES. O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIIBUIÇÕES DAS TEORIAS EDUCACIONAIS E DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

21.
CLEIA DIAS; CRISTIANE M. TREVELIN SUTHERLAND. AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE ATUAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

22.
EDNEI RIBEIRO; VATUSE JAQUELINE PINTOR MARTINS. INCLUSÃO ESCOLAR: SONHO OU REALIDADE?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

23.
Suelen Pontes dos Reis; Aline ferreira de Godoi Ricardo;. Tecnologias da Informação e da Comunicação no contexto da infância: possibilidades para promover uma aprendizagem significativa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

24.
Aline Ferreira Ribeiro; Daniela Pinezi Medeiros. Inclusão escolar e as crianças deficientes no contexto da Educação Pública Municipal de Araçatuba/SP. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

25.
Flavia Heloisa de Lima Marjoto; Ellen Cristina Brioschi Alve. Desenvolvimento da consciência de preservação ambiental no trabalho pedagógico com crianças na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

26.
CAMILA DOS SANTOS NOGUEIRA. ALFABETIZAÇÃO MATEMATICA NAS SERIES INICIAIS: NOVOS OLHARES, NOVAS POSSIBILIDADES. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ARAÇATUBA. Orientador: Patricia Cardoso Soares.

27.
ADRIANA PEREIRA DOS SANTOS PARRO; ANDREA FERREIRA POZENA. A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba. Orientador: Patricia Cardoso Soares.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SOARES, P. C.. O trabalho com estratégias de leitura metacognitivas no ensino superior: contribuições para a compreensão leitora dos alunos do curso de Pedagogia por meio da literatura. In: SOUZA, Renata Junqueira de; PINHEIRO, Helder. (Org.). Literatura Infantil e Formação de Leitores: Estratégias de Leitura. 1ed.Campina Grande: Editora da Universidade Federal de Campina Grande - EDUFCG, 2015, v. 1, p. 179-202.



Outras informações relevantes


Enquanto Professora Universitária e Coordenadora do Curso de Pedagogia, elaborou e participou de atividades desenvolvidas em Semanas de Educação, Semanas de Leitura e Literatura Infanto-Juvenil, Semana da Educação, Fóruns, Seminários, Workshops, Oficinas. Atividades estas, direcionadas aos alunos das instituições que já trabalhou, bem como professores das redes municipais e estaduais e outros profissionais de áreas relacionadas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/10/2018 às 1:50:54