Diogo Vieira do Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9868278904214192
  • Última atualização do currículo em 04/03/2017


Nome social: Ana Letícia Vieira. Tutora à distância da Fundação CECIERJ (Consórcio CEDERJ) no curso de Licenciatura em Pedagogia da UERJ (2017). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ/ ProPEd (2016). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ/ ProPEd (2015). No último ano do mestrado foi premiada com a bolsa Nota 10 da FAPERJ. Especialista em Gênero e Sexualidade pelo CLAM/UERJ (2014). Licenciada e Bacharel em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2012). Atuou, produziu e dirigiu o curta "Inconveniente"(2015) e "Debaixo desse angu tem caroço" (2016). Participou como entrevistada do curta "(Des)colar" (2015). Integra o grupo de pesquisa "CUNADI - Currículos, narrativas audiovisuais e diferença" coordenado pela professora Dr.ª Maria da Conceição Silva Soares também na UERJ. Atua e tem interesse principalmente nos seguintes temas: Currículo, Diferença, Gênero e sexualidade, estudos e pesquisas *trans (travestilidade, transexualidade etc), Narrativas Audiovisuais e Cotidiano Escolar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diogo Vieira do Nascimento
Nome em citações bibliográficas
VIEIRA, Ana Letícia;VIEIRA, Letícia.;A. L., VIEIRA;VIEIRA, A. L.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Por uma genealogia trans...,
Orientador: Maria da Conceição Silva Soares.
Palavras-chave: experiência *trans; Currículo; Gênero e sexualidade; Violência, homofobia, discriminação na escola; Narrativas audiovisuais; Filosofia, Filosofia da diferença.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gênero e sexualidade.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Setores de atividade: Educação.
2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Por um transpensar os gêneros, os corpos e as práticas educativas cotidianas,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Maria da Conceição Silva Soares.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: experiência *trans; Diferença; Currículo; práticas educativas cotidianas; Gênero e sexualidade; Violência, homofobia, discriminação na escola.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Estudos *trans.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação, currículos e pedagogias.
Setores de atividade: Educação.
2013 - 2014
Especialização em Gênero e Sexualidade. (Carga Horária: 436h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A experiência *trans e o pensamento de um currículo e uma pedagogia queer.
Orientador: Lucas Tramontano.
2005 - 2012
Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Pesquisa no/do/com o cotidiano da escola - possibilidades emancipatórias em currículos praticados.
Orientador: Inês Barbosa de Oliveira..
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
2002 - 2004
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Madre Teresa de Calcutá, CEMTC, Brasil.
1998 - 2001
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Municipal Estado de Israel, EMEI, Brasil.
1994 - 1997
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Municipal Paulo Maranhão, EMPM, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Negociações de usos do Nome Social em instituições de ensino: trocas. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2014 - 2014
Trans-pondo as fronteiras na educação..... (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Poesia e Cosmogonia em Manuel de Barros. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2008 - 2008
Práticas Alfabetizadoras. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distância, Carga horária: 10
Outras informações
Tutora à distância do consórcio CEDERJ (Universidades Públicas à distância) atuando na Licenciatura em Pedagogia da UERJ na disciplina "Estágio em Educação Nível Médio-Normal".

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio em Educação Ensino Médio-Normal

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio Docente na disciplina "Pesquisa e Prática Pedagógica" coordenada pela Professora Dr.ª Maria da Conceição Silva Soares.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 3, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Integrante, colaboradora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa CUNADI "Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença" coordenado pela Professora Dr.ª Maria da Conceição Silva Soares.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado acadêmico, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de mestrado nota 10 da FAPERJ (Fundação de Amparo e apoio a pesquisa do Rio de Janeiro)

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado acadêmico, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de mestrado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ)

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista Voluntário, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UERJ, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/ UERJ, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Acadêmica, Carga horária: 8
Outras informações
Esta bolsa é destinada a alunos que ingressaram pelo sistema de cotas e possui duração de um ano.

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Educação.

04/2013 - Atual
Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Educação.

Estágio realizado
Estágio Docente na disciplina "Pesquisa e Prática Pedagógica".
03/2013 - 03/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Educação.


Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado acadêmico, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de mestrado nota 10.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado acadêmico, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Narrativas audiovisuais, redes de conhecimentos e significações e diferença

Objetivo: As pesquisas da linha interessam-se pelas redes de conhecimentos e significações mobilizados/criados com usos de diferentes narrativas audiovisuais por estudantes e professores, assim como pelos modos de conhecer e pelos processos de subjetivação engendrados com esses processos..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículos em redes.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Diferença; Narrativas audiovisuais; Operações de praticantes; Redes de significação; Táticas de Usuários.
2.
Práticas culturais e redes de significações sobre gênero e sexualidade


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
AS AUDIOVISUALIDADES E AS REDES DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE TECIDAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES ? UM ESTUDO COM VÍDEOS ESCOLARES CONTRA HOMOFOBIA COMPARTILHADOS NO YOUTUBE.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria da Conceição Silva Soares em 29/01/2016.
Descrição: Este projeto de pesquisa, em continuidade aos estudos que temos desenvolvido na interface currículo, narrativas audiovisuais e diferença, busca investigar, problematizar e alargar as redes de significações sobre gênero e sexualidade tecidas na formação de professores/as, dentro-fora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o propósito de contribuir com as práticas-teorias que buscam pensar, desnaturalizar e combater a discriminação, a inferiorização e a violência contra mulheres e contra as pessoas consideradas como desviantes em relação aos modos hegemonicamente legitimados de experimentar as potências do corpo, tais como homossexuais, bissexuais, transexuais e transgêneros, entre outros, nos cotidianos escolares. Nosso interesse está na problematização dos processos de produção de conhecimentos e de subjetividades tecidos com as demandas curriculares da formação em suas articulações com as apropriações cotidianas de formas-conteúdos audiovisuais e com as múltiplas possibilidades de ação docente que se engendram nessa trama. Entendemos que a formação, como processo de invenção de si e de mundo, se tece com o que é aprendido nos diferentes contextos em que se vive, entre eles o dos usos das mídias. O recorte do estudo atual visa o mapeamento e a análise com os/as estudantes de Pedagogia de vídeos contra a homofobia produzidos como trabalhos escolares e divulgados no site de compartilhamento YouTube na internet. Em um levantamento exploratório, encontramos vídeos produzidos por estudantes de diferentes níveis em ensino, da educação básica à superior, das redes públicas e privadas de várias regiões do país, em diferentes disciplinas. Articulando múltiplos regimes de imagens (feitas com celular, webcam, máquina fotográfica, imagens de arquivo, etc), de sons (depoimentos, diálogos, leitura de textos, músicas, ruídos, silêncios, etc) e formatos (documentário, ficção, videoclipe, etc), essas narrativas audiovisuais se situam no limiar das audiovisualidades contemporâneas, embaçando fronteiras entre códigos, linguagens e recepção-produção. Essas produções, para além das técnicas e tecnologias, hibridizam também concepções teóricas e políticas sobre gênero e sexualidade e se constituem em um dos modos pelos quais o debate sobre a homofobia se forja e atravessa os cotidianos escolares, enfrentando e ao mesmo tempo compondo com as políticas educacionais e os programas governamentais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) .
Integrantes: Diogo Vieira do Nascimento - Integrante / Maria da Conceição Silva Soares - Coordenador / Simone Gomes da Costa - Integrante / Bruno Costa Lima Rossato - Integrante / Vinicius Leite Reis - Integrante.
2012 - 2014
NARRATIVAS AUDIOVISUAIS, REDES EDUCATIVAS E DIFERENÇA - MODOS SINGULARES/COLETIVOS DE IMAGINAR E SIGNIFICAR O MUNDO E O OUTRO E DE REINVENTAR AS PRÁTICAS/POLÍTICAS CURRICULARES.
Descrição: Este projeto de pesquisa busca investigar, a partir do estudo das narrativas audiovisuais e das maneiras pelas quais professores e estudantes se apropriam delas, as relações entre os diversos modos de imaginar e significar o mundo e os outros que eles experimentam, as práticas/políticas curriculares que realizam e os posicionamentos éticos, estéticos e políticos que assumem, especialmente no enfrentamento entre os modos de subjetivação que se pretendem hegemônicos e às micropolíticas cotidianas que instituem outras significações, outras subjetividades e outros modos de existência. Nosso interesse está, dessa forma, especialmente na relação imaginação, experiência, educação e diferença, problematizando, com Homi Bhabha, a noção de diversidade, bem como as diferenças/identidades de gênero e sexualidade. Esta investigação está em consonância com outros estudos que desenvolvemos no mestrado, no doutorado (UFES) e no pós-doutorado em Educação (UERJ), sempre na interface educação, comunicação, cultura, subjetividade e redes educativas. Com Omar Rincón, partimos da premissa que as culturas audiovisuais juntam experiências e narrativas que produzem estilos de habitar sem chegar a conformar identidades plenas, constituindo assim laboratórios experimentais da sensibilidade e do pensamento. Com os pesquisadores que conformam a tendência em pesquisa nos/dos/com os cotidianos, compartilhamos que a pesquisa é também um lugar de intervenção e de ampliação das possibilidades para a ação e para o conhecimento. Assim, entendemos que nossas análises precisam considerar, além da compreensão das práticas já realizadas no entrecruzamento das redes de significações, o devir-imagético impulsionado com a pesquisa, ou seja, o vir a ser, o processo de subjetivação individual/coletivo em andamento a partir do momento que cada um e todos os envolvidos se põem a imaginar e a ficcionar sobre o mundo, sobre si e o outro e sobre as práticas educativas, inventado outros possíveis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
Integrantes: Diogo Vieira do Nascimento - Integrante / Maria da Conceição Silva Soares - Coordenador / Simone Gomes da Costa - Integrante / Suellen Vasconcelos Sacramento - Integrante / Cristiano Sant'Anna de Medeiros - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gênero e sexualidade.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Narrativas audiovisuais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Estudos e pesquisas *trans.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Bolsa mestrado nota 10, FAPERJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
M. C. S., SOARES2016 M. C. S., SOARES ; A. L., VIEIRA . PRECONCEITO E RESISTÊNCIA: o que nos dizem as pessoas trans sobre práticaspolíticas curriculares cotidianas. Revista Espaço do Currículo (Online), v. 9, p. 470-484, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VIEIRA, Ana Letícia. Por um transpensar - os gêneros, os corpos e as práticas educativas cotidianas.. 1ª. ed. Saarbrucken: OmniScriptum (Novas Edições Acadêmicas), 2015. 145p .

Capítulos de livros publicados
1.
VIEIRA, Ana Letícia. CONVERSANDO COM PESSOAS TRANS SOBRE VIOLÊNCIA, DISCRIMINAÇÃO E HOMOFOBIA PRESENTES NAS ESCOLAS. In: Elaine Ferreira Rezende de Oliveira; Heloisa Josiele Santos Carreiro. (Org.). E-BOOK VI SEMINÁRIO VOZES DA EDUCAÇÃO 20 ANOS: MEMÓRIAS, POLÍTICAS E FORMAÇÃO DOCENTE [LIVRO ELETRÔNICO]. 1ed.SÃO GONÇALO: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2016, v. 1, p. 8-51.

2.
VIEIRA, Ana Letícia. SOBRE O USO NAS ESCOLAS DO NOME SOCIAL, BANHEIROS E UNIFORMES POR PESSOAS TRANS. In: Elaine Ferreira Rezende de Oliveira; Heloisa Josiele Santos Carreiro. (Org.). E-BOOK VI SEMINÁRIO VOZES DA EDUCAÇÃO 20 ANOS: MEMÓRIAS, POLÍTICAS E FORMAÇÃO DOCENTE [LIVRO ELETRÔNICO]. 1ed.SÃO GONÇALO: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2016, v. 1, p. 8-51.

3.
VIEIRA, Ana Letícia; SACRAMENTO, S. V. ; MEDEIROS, C. S. . ?Se fosse doença, eu teria procurado a cura, se fosse aprendido, eu já teria desaprendido, se fosse opção eu jamais teria optado!? - Produzindo pensamentos com o documentário O Diário de Márcia. In: Virgínia de Oliveira Silva; Janaine Aires. (Org.). Cinema Paraibano e Gênero. 1ed.João Pessoa: Xeroca, 2015, v. 1, p. 11-277.

4.
VIEIRA, Ana Letícia; SOARES, M. C. S. . Por um transpensar a educação. In: PINEL, Hiran; MENDONÇA FILHO, Christovam de.. (Org.). Homossexualidades: violências, desafios & possibilidades pedagógicas. 1ed.São Paulo: Pedro e João Editores, 2014, v. , p. 5-502.

5.
VIEIRA, Ana Letícia; MEDEIROS, C. S. ; SACRAMENTO, S. V. . Vídeo e diferença: uma pesquisa-intervenção com os cotidianos da escola. In: Aristóteles Berino; Conceição Soares. (Org.). Educação e Imagens II [recurso eletrônio]: Currículos e Dispositivos de Produção e Circulação de Imagens. Série - Imagens e pesquisas em educação [Coord. Nilda Alves]. 1ed.Petrópolis/RJ: De Petrus, 2013, v. , p. 1-380.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, Ana Letícia; FREITAS, G. C. A. . SOBRE NARRATIVAS DE PESSOAS TRANS NOS AMBIENTES ESCOLARES - RESULTADOS DE PESQUISA. In: 4º Seminário Internacional de Educação e Sexualidade e 2º Encontro Internacional de Estudos de Gênero, 2016, Vitória. Anais do 4º Seminário Internacional de Educação e Sexualidade e 2º Encontro Internacional de Estudos de Gênero. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2016.

2.
VIEIRA, Ana Letícia; REIS, V. L. ; ROSSATO, B. C. L. . PORQUE EU SOU O QUE CONVÉM ? ?INCONVENIENTE?. In: 4º Seminário Internacional de Educação e Sexualidade e 2º Encontro Internacional de Estudos de Gênero, 2016, Vitória. Anais do 4º Seminário Internacional de Educação e Sexualidade e 2º Encontro Internacional de Estudos de Gênero. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2016.

3.
VIEIRA, Ana Letícia; ROSSATO, B. C. L. ; REIS, V. L. . O AUDIOVISUAL COMO DISPOSITIVO PARA TRANSPENSAR GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO. In: VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO Mundos que se tecem entre 'nosotros': o ato de educar em uma língua ainda por ser escrita., 2016, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO Mundos que se tecem entre 'nosotros': o ato de educar em uma língua ainda por ser escrita.. RIO DE JANEIRO, 2016.

4.
VIEIRA, Ana Letícia; MEDEIROS, C. S. ; SACRAMENTO, S. V. . As narrativas audiovisuais como potencializadoras das discussões sobre gênero e sexualidade. In: III Seminário Nacional de 'Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos, 2014, Vitória. Anais do III Seminário Nacional de "Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos, 2014.

5.
VIEIRA, Ana Letícia. A experiência *trans e o pensamento de um currículo e uma pedagogia queer. In: III Seminário Nacional de 'Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos, 2014, Vitória. Anais do III Seminário Nacional de, 2014.

6.
VIEIRA, Ana Letícia; MEDEIROS, C. S. ; SACRAMENTO, S. V. . Currículo, 'filosofia da diferença' e educação. In: VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014, Rio de Janeiro. Anais do VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014.

7.
VIEIRA, Ana Letícia; SACRAMENTO, S. V. ; MEDEIROS, C. S. . Pesquisa na/da diferença - vídeo e problematizações sobre o racismo. In: VII Seminário Internacional 'As redes educativas e as tecnologias: transformações e subversões na atualidade', 2013, Rio de Janeiro. VII Seminário Internacional "As redes educativas e as tecnologias: transformações e subversões na atualidade", 2013.

8.
VIEIRA, Ana Letícia. Cinema, currículos e sexualidade - alguns resultados de pesquisa. In: V Seminário Vozes da Educação: formação docente - experiências, políticas e memórias polifônicas, 2013, São Gonçalo. V Seminário Vozes da Educação: Formação docente - experiências, políticas e memórias polifônicas 02,03 e 04 de Setembro de 2013, 2013.

9.
VIEIRA, Ana Letícia; PEREZ, C. A. C. . Uma prática pedagógica em língua portuguesa - o cotidiano de aulas particulares. In: VII Seminário sobre 'A produção do conhecimento em Educação' Política educacional do século XXI: paradoxos, limites e possibilidades., 2013, Campinas. Anais do VII Seminário sobre, 2013.

10.
VIEIRA, Ana Letícia. Problematizando o gênero com os contos de fadas contemporâneos. In: Congresso Infâncias e Brinquedos de Ontem e Hoje, 2013, Rio de Janeiro. Infâncias e Brinquedos de Ontem e Hoje II, 2013.

11.
VIEIRA, Ana Letícia; PEREZ, C. A. C. . O cotidiano de aulas de Língua Portuguesa ­ Subversões e diálogos possíveis. In: Seminário Discente Educação, Tecnologias e Desenvolvimentismo, 2013, Niterói. Anais do Seminário Discente Educação, Tecnologias e Desenvolvimentismo, 2013. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, Ana Letícia; CLARA, G. . Sobre narrativas de pessoas trans nos ambientes escolares - resultados de pesquisa. In: #4 Seminário Internacional de Educação e Sexualidade e #2 Encontro Internacional de Estudos de Gênero, 2016, Vitória. Caderno de Resumos do #4 Seminário Internacional de Educação e Sexualidade e #2 Encontro Internacional de Estudos de Gênero. Vitória: Alexsandro Rodrigues, 2016. p. 14-100.

2.
VIEIRA, Ana Letícia; REIS, V. L. ; ROSSATO, B. C. L. . Porque eu sou o que convém ? ?Inconveniente?. In: #4 Seminário Internacional de Educação e Sexualidade e #2 Encontro Internacional de Estudos de Gênero, 2016, Vitória. Caderno de Resumos do #4 Seminário Internacional de Educação e Sexualidade e #2 Encontro Internacional de Estudos de Gênero. Vitória: Alexsandro Rodrigues, 2016. p. 14-100.

3.
VIEIRA, Ana Letícia. A experiência *trans e o pensamento de um currículo e uma pedagogia queer. In: III Seminário Nacional de 'Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos, 2014, Vitória. Caderno de Resumos do III Seminário Nacional de "Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos, 2014.

4.
VIEIRA, Ana Letícia; MEDEIROS, C. S. ; SACRAMENTO, S. V. . As narrativas audiovisuais como potencializadoras das discussões sobre gênero e sexualidade. In: III Seminário Nacional de 'Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos, 2014, Vitória. Caderno de Resumos do III Seminário Nacional de "Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos, 2014.

5.
VIEIRA, Ana Letícia. Um mapeamento da produção acadêmica sobre a experiência *trans no espaço escolar. In: III Seminário Nacional de 'Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos, 2014, Vitória. Caderno de Resumos do III Seminário Nacional de "Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos, 2014.

6.
VIEIRA, Ana Letícia; MEDEIROS, C. S. ; SACRAMENTO, S. V. . Currículo, 'filosofia da diferença' e educação. In: VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014, Rio de Janeiro. Anais do VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014.

7.
VIEIRA, Ana Letícia. Sobre uma oficina de gênero e sexualidade na Educação Infantil. In: Seminário Internacional Desfazendo Gênero: Subjetividade, Cidadania e Transfeminismo, 2013, Natal. Seminário Internacional Desfazendo Gênero: Subjetividade, Cidadania e Transfeminismo. Natal: UFRN / Biblioteca Central Zila Mamede, 2013.

8.
VIEIRA, Ana Letícia; PEREZ, C. A. C. . Uma prática pedagógica em língua portuguesa - o cotidiano de aulas particulares. In: VII Seminário sobre 'A produção do conhecimento em Educação' Política educacional do século XXI: paradoxos, limites e possibilidades., 2013, Campinas. Caderno de Resumos - Anais do VII Seminário sobre, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, Ana Letícia; REIS, V. L. ; ROSSATO, B. C. L. . 'Inconveniente' - CURTA METRAGEM (APRESENTAÇÃO DE VÍDEO). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
VIEIRA, Ana Letícia; FREITAS, G. C. A. . Sobre narrativas de pessoas trans nos ambientes escolares - resultados de pesquisa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
VIEIRA, Ana Letícia; REIS, V. L. ; ROSSATO, B. C. L. . Porque eu sou o que convém ? ?Inconveniente?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VIEIRA, Ana Letícia; ROSSATO, B. C. L. ; REIS, V. L. . O AUDIOVISUAL COMO DISPOSITIVO PARA TRANSPENSAR GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VIEIRA, Ana Letícia. SOBRE O USO NAS ESCOLAS DO NOME SOCIAL, BANHEIROS E UNIFORMES POR PESSOAS TRANS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VIEIRA, Ana Letícia. CONVERSANDO COM PESSOAS TRANS SOBRE VIOLÊNCIA, DISCRIMINAÇÃO E HOMOFOBIA PRESENTES NAS ESCOLAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VIEIRA, Ana Letícia. POR UM TRANSPENSAR OS GÊNEROS, OS CORPOS E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS COTIDIANAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
VIEIRA, Ana Letícia. SOBRE CONVERSAS COM PESSOAS TRANS A RESPEITO DA VIOLÊNCIA, DISCRIMINAÇÃO E HOMOFOBIA PRESENTES NAS ESCOLAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
VIEIRA, Ana Letícia; ROSSATO, B. C. L. ; REIS, V. L. . 'INCONVENIENTE' - curta metragem (Apresentação de vídeo). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
VIEIRA, Ana Letícia; MEDEIROS, C. S. ; SACRAMENTO, S. V. . A produção de narrativas audiovisuais e as redes de conhecimentos e significações sobre gênero e sexualidade tecidas na formação de professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
VIEIRA, Ana Letícia. Um mapeamento da produção acadêmica sobre a experiência *trans no espaço escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
VIEIRA, Ana Letícia; MEDEIROS, C. S. ; SACRAMENTO, S. V. . As narrativas audiovisuais como potencializadoras das discussões sobre gênero e sexualidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
VIEIRA, Ana Letícia; MEDEIROS, C. S. ; SACRAMENTO, S. V. . Currículo, 'filosofia da diferença' e educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
VIEIRA, Ana Letícia. Na experiência - por um currículo *trans. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
VIEIRA, Ana Letícia. A experiência *trans e o pensamento de um currículo e uma pedagogia queer. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
VIEIRA, Ana Letícia; SACRAMENTO, S. V. ; MEDEIROS, C. S. . Pesquisa na/da diferença - vídeo e problematizações sobre o racismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
VIEIRA, Ana Letícia. Subversões possíveis em uma prática educativa em Língua Portuguesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
VIEIRA, Ana Letícia. O caminhar de uma pesquisa com os cotidianos da universidade: cinema, currículos e sexualidade.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
VIEIRA, Ana Letícia. Sobre uma oficina de gênero e sexualidade na Educação Infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
VIEIRA, Ana Letícia. Cinema, currículos e sexualidade - alguns resultados de pesquisa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
VIEIRA, Ana Letícia; PEREZ, C. A. C. . Uma prática pedagógica em língua portuguesa - o cotidiano de aulas particulares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
VIEIRA, Ana Letícia. Trajetórias acadêmicas: reflexões, experiências e vida cotidiana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
VIEIRA, Ana Letícia. A produção do conhecimento em rede e com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
VIEIRA, Ana Letícia. Formação de professores, currículos e estudos queer. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
VIEIRA, Ana Letícia; PEREZ, C. A. C. . O cotidiano de aulas de Língua Portuguesa -­ Subversões e diálogos possíveis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
VIEIRA, Ana Letícia; REIS, V. L. . Debaixo desse angu tem caroço. 2016. (Produção audiovisual (vídeo - curta)).

2.
VIEIRA, Ana Letícia; REIS, V. L. ; ROSSATO, B. C. L. . Inconveniente. 2015. (Produção audiovisual (vídeo - curta)).

3.
VIEIRA, Letícia.; COSTA, S. G. ; PEIXOTO, L. F. . Oficina sobre gênero e sexualidade na educação infantil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º Seminário Internacional de Educação e Sexualidade e 2º Encontro Internacional de Estudos de Gênero. 2016. (Seminário).

2.
III Seminário Nacional de "Educação, Diversidade Sexual e Direitos humanos". 2014. (Seminário).

3.
Seminário Internacional Desfazendo Gênero: Subjetividade, Cidadania e Transfeminismolllllllll. 2013. (Seminário).

4.
VII Seminário Internacional "As redes educativas e as tecnologias: transformações e subversões na atualidade.Coordenador (a) de Sessão de comunicação do eixo "Redes educativas, cotidianos e práticas culturais: transformações e subversões na atualidade". 2013. (Seminário).

5.
VI Seminário Internacional "As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade".Coordenou uma sessão de comunicação. 2011. (Seminário).

6.
Roda de conversa: processo transexualizador - patologia ou saúde?. 2009. (Outra).



Outras informações relevantes


Aprovação em concurso público para Docente I - Disciplinas Pedagógicas, Secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC (2008). Aprovação em concurso público para Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu (2012). Aprovação em concurso público para Professor II, Prefeitura de Duque de Caxias (2015). Obtive uma bolsa faperj nota 10 de mestrado em seleção interna do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (ProPEd).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 23:30:33