Dimas Anaximandro da Rocha Morgan

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7468427862589716
  • Última atualização do currículo em 07/11/2018


Possui Graduação em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2012) e em Sistemas de Informação (Bacharelado) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi (2006), Especialização em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013) e Mestrado em Saúde e Sociedade pelo Programa de Pós Graduação em Saúde e Sociedade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente, Coordenador do Curso de Educação Física nas modalidades presencial e semipresencial da Universidade Potiguar Campus Natal e polo Parnamirim. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dimas Anaximandro da Rocha Morgan
Nome em citações bibliográficas
MORGAN, D. A. R.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Saúde e Sociedade.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: Crianças com Síndrome de Sotos participantes de um Programa de Alfabetização Motora,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Prof. Dr. Humberto Jefferson de Medeiros.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2012
Especialização em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. (Carga Horária: 495h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: Perfil Antropométrico de crianças praticantes de atividade física no Programa Mai Saúde..
Orientador: Prof. Ms. Adalberto Veronese da Costa.
2008 - 2012
Graduação em Educação Física.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: Formação Profissional e prática pedagógica: o jogo como conteúdo no ensino infantil.
Orientador: Prof. Ms. Maria isaura Plácido Soeiro.
2002 - 2006
Graduação em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi, FCTMC, Brasil.
Título: Tecnologias de Informação nas escolas particulares de Mossoró.
Orientador: Prof. Esp. Francisco Marcio da Silva.
Bolsista do(a): PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS, PROUNI, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Análise Qualitativa de Comportamentos. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2014 - 2014
Pesquisa Qualitativa: Software ALCESTE. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2014 - 2014
Revisão Sistemática e Meta analise. (Carga horária: 10h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2013 - 2013
Transtorno de Desenvolvimento Infantil-TDAH e PEA. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2013 - 2013
Pedagogia do Esporte na Escola. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2013 - 2013
Ginástica Escolar. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2013 - 2013
Desenvolvimento Sensório Perceptual. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2013 - 2013
Proficiência em Língua Inglesa. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2012 - 2012
Mini curso de Dança. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2011 - 2011
O tempo e o espaço na escola. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2009 - 2009
Alongamento e Flexibilidade. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2009 - 2009
Brincando e Aprendendo com Edinho Paraguassu. (Carga horária: 12h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2009 - 2009
Atividades recreativas para grupos. (Carga horária: 12h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2009 - 2009
Musculação para grupos especiais. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2008 - 2008
Educação Fisica Escolar. (Carga horária: 12h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Futsal. (Carga horária: 12h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Recreação: Brinquedos e Brincadeiras. (Carga horária: 12h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2007 - 2007
Primeiros Socorros. (Carga horária: 8h).
SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte, SENAI/ DR/RN, Brasil.
2007 - 2007
Educação, Segurança, Meio Ambiente e Saúde. (Carga horária: 8h).
SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte, SENAI/ DR/RN, Brasil.
2005 - 2005
Iniciando um pequeno grande negócio. (Carga horária: 30h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Natal, SEBRAE/RN, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Vale do Jaguaribe, FVJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Pós Graduação Lato Sensu, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplina Ministrada: Seminário de Psicomotricidade Relacional II

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Pós Graduação Lato Sensu, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplina Ministrada: Seminário de Psicomotricidade Relacional I

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Pós Graduação Lato Sensu, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplina Ministrada: Seminário de Psicomotricidade Relacional II

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Pós Graduação Lato Sensu, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplina Ministrada: Oficina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Pós Graduação Lato Sensu, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina Ministrada: Metodologia da Pesquisa Científica

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Pós Graduação Lato Sensu, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina Ministrada: Treinamento e Flexibilidade

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Pós Graduação Lato Sensu, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina Ministrada: Treinamento e Flexibilidade

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Pós Graduação Lato Sensu, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina Ministrada: Atividade Física para Grupos Especiais

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Pós Graduação Lato Sensu, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplina Ministrada: Seminário de Psicomotricidade Relacional I


Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 10
Outras informações
Monitor da disciplina: Metodologia do Lazer e da Recreação na Educação Física Escolar

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 10
Outras informações
Monitor da Disciplina: Metodologia dos Jogos

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão, Carga horária: 20
Outras informações
Monitor do Projeto Saúde e Qualidade de Vida do Programa Mais Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Atividades

08/2016 - 12/2016
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Medidas e avaliação em Educação Física Escolar; Educação Motora; Metodologia dos Jogos e Estágio Supervisionado II
09/2015 - 02/2016
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Lúdicas pré desportivas, Aprendizagem motora, Estágio Supervisionado I, Educação física para pessoas com necessidades educativas especiais e Estágio Supervisionado III
04/2015 - 08/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioquímica do Exercício Físico, Metodologia das Lutas, Metodologia dos Jogos, Estágio Supervisionado II e Estágio Supervisionado IV

Universidade Potiguar, UnP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Nível Superior, Carga horária: 20

Atividades

11/2016 - Atual
Extensão universitária , Pro-Reitoria Academica, Escola da Saúde - Campus Mossoró.

Atividade de extensão realizada
Laboratório de Desenvolvimento Infantil.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e Métodos da Educação Física; Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida
Introdução à Educação Física, Linguagem profissional em saúde e Diversidade e pedagogia dos esportes


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Alfabetização motora de crianças assistidas pelo Laboratório de Desenvolvimento Infantil da Clínica UnP Mossoró
Descrição: Ppensando na importância da estimulação motora para crianças da primeira infância, bem como em um ambiente que venha a somar para o seu desenvolvimento integral tendo como instrumento fundamental o olhar amplo e interprofissional acerca do desenvolvimento infantil com vistas a saúde e qualidade de vida de crianças deste grupo etário, pretende-se aqui Avaliar o processo de alfabetização motora de crianças assistidas pelo Laboratório de Desenvolvimento Infantil da Clínica UnP Mossoró, de modo a oportunizar um espaço enriquecido para o processo de alfabetização motora de crianças atendidas e/ou em fila de espera da Clínica UnP..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Dimas Anaximandro da Rocha Morgan - Coordenador.
2016 - 2016
Os desdobramentos do corpo: concepções e percepções dos alunos do curso de Educação Física da UERN
Descrição: O corpo que somos e nos tornamos, embora esteja tão próximo a nós, nem sempre é percebido em sua totalidade. Na maioria das vezes assume uma perspectiva dualista, fragmentária e ou instrumental, destituindo dos outros aspectos, como os sensíveis. Considerando este aspecto, entendemos a necessidade de superar a perspectiva redutora que tem sido sobreposta ao corpo, descortinando as imagens que ele assume e permitindo outras surgira e, consequentemente, a assunção de uma forma diferente de ser corpo. No entanto, o espaço social não costuma ?permitir? percepções diferentes das que fragmentam e instrumentalizam o corpo. São poucos os espaços onde é possível assumir o corpo em sua totalidade, um desses é o da Educação Física escolar, todavia, estaria essa disciplina essa perspectiva? Dada essa questão, outra emerge de forma ?quase que obrigatória?: Os cursos de formação estariam preparando adequadamente os professores para pensar e tratar o corpo em todos seus aspectos? As duas questões são bastante pertinentes e estão eminentemente entrelaçadas, entretanto nosso ver, a segunda questão antecede a primeira, visto que uma ação pedagógica é efetivamente resultado dos processos formativos. Em virtude disso, direcionamos nosso olhar para o processo formativo e as questões relativas o corpo, em especial aos conhecimentos dos discentes relativos ao corpo. Vale considerar que não teremos como objeto de investigação, pelo menos de forma direta, o discente. O foco de nossa análise são as produções que este faz ao longo de seu processo formativo. Visamos, assim, analisar como o corpo encontra-se presente nas produções acadêmico-científicas dos discentes dos cursos de Educação Física da UERN. Para tanto, faremos um levantamento de todas as produções acadêmico-científicas realizadas nesses espaços, os acessaremos e os analisaremos, de modo caracterizar essas produções, identificando as aproximações e distanciamentos em relação ao estado da arte em se tratando das questões do corpo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Dimas Anaximandro da Rocha Morgan - Integrante / Helder Cavalcante Câmara - Coordenador / Hudson Pablo de Oliveira Bezerra - Integrante / Francisco Aedson de Souza Oliveira - Integrante / Napoleão Diógenes Pessoa Neto - Integrante / Eduardo Cavalcante Câmara - Integrante.
2015 - 2016
Reflexões sobre os conhecimentos relativos à saúde nas práticas pedagógicas da educação física escolar
Descrição: O estudo parte da ideia que a educação física ainda precisa aprofundar o debate sobre a saúde, principalmente no contexto da escola. Dessa forma, objetiva Analisar o debate sobre a saúde na escola e sua relação com a educação física. A pesquisa terá como base a pesquisa descritiva e qualitativa. Para nossa pesquisa utilizaremos como população escolas que atendem ao fundamental II e ensino médio da rede publica estadual da cidade de Pau dos Ferros- RN que tenham professores formados atuando na área de educação física, como fragmento amostral farão parte 04 destas escolas, Escola Estadual Edilma de Freitas, Escola Estadual Doutor José Fernandes de Melo, Escola Estadual Tarcisio Maia, Escola Estadual Teófilo Rego. Para a coleta das informações serão considerados: a aplicação de questionário voltado para o estudo com perguntas abertas e fechadas, Serão feitas também observações nas aulas de Educação física das diferentes escolas. Também serão realizadas consultas a documentos importantes como projeto politico pedagógico da escola, e dados referentes ao PSE. Espera-se que o estudo possibilite uma aproximação entre o conhecimento cientifico e a realidade da escola no que se refere a temática proposta, saúde, contribuindo para reflexões importantes no processo de formação dos alunos do curso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Dimas Anaximandro da Rocha Morgan - Integrante / Ubilina Maria da Conceição Maia - Coordenador / Alberto Assis Magalhães - Integrante / Laucimar de Almeida Alves - Integrante / Antonia Beatriz Almeida de Souza - Integrante / Wellington Jorge Santana da Silva - Integrante / Wildejane Maia de Figueiredo - Integrante.
2013 - 2015
Desenvolvimento de crianças submetidas a um Programa de alfabetização motora
Descrição: Levando em consideração a importância dos estudos em desenvolvimento motor, bem como as contribuições dos fatores externos ambientais e sociais para o desenvolvimento integral da criança, esta pesquisa de caráter descritivo tem como objetivo a relação entre as oportunidades motoras no ambiente domestico, o nível de desenvolvimento motor e perfil sócio-econômico de crianças submetidas a um programa de alfabetização motora..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Núcleo de Estudos e Avaliação Integrada em Saúde - NEAIS
Descrição: A Avaliação física e/ou nutricional tem como base a aplicação de uma série de procedimentos que visam a acompanhar, o desenvolvimento do indivíduo nas suas mais diferentes fases da vida. Sua prática consiste na aplicação sistematizada e científica de técnicas de mensuração que permitam analisar, de forma qualitativa, os aspectos físicos e as adaptações em função do tempo. A aplicação de uma avaliação periódica possui inúmeros benefícios, principalmente o de identificar possíveis distúrbios de ordem motora, postural, metabólica e ou nutricional. Dessa forma, pode-se classificar indivíduos ou grupos de risco e, através de descrições e comparações, elaborar programas preventivos ou até mesmo interventivos. Sendo assim, a adolescência é um período da vida permeado por profundas mudanças biopsicossociais, compreendendo a faixa etária entre 10 e 19 anos de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Para o organismo que se encontra em processo de crescimento e desenvolvimento, é importante que a realização de atividades físicas se dê de forma sistemática e metodologicamente organizada, dirigida a cada grupo etário. Nesta perspectiva, o NEAIS oportuniza a prática da avaliação física e nutricional.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Dimas Anaximandro da Rocha Morgan - Coordenador.
2016 - Atual
Laboratório de Desenvolvimento Infantil
Descrição: Acredita-se que crianças expostas a fatores de risco estão mais propícias aos efeitos negativos no desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. Da mesma forma, a qualidade dos estímulos, sejam eles externos ou internos, nos primeiros anos de vida, é um indicador crítico do desenvolvimento na infância. Tendo em vista a importância dos feitos dentro desta temática, este projeto surge da necessidade de proporcionar um ambiente enriquecido que oportunize o movimento e relacione-o com os fatores que colaboram para o processo de desenvolvimento na primeira infância, na tentativa de contribuir de forma significativa para saúde e desenvolvimento integral das crianças, bem como somar a comunidade acadêmica para o processo de formação pessoal e/ou profissional das pessoas envolvidas nesta proposta..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2015
Laboratório de Alfabetização Motora
Descrição: Pretende-se alfabetizar o movimento de crianças em um ambiente enriquecido, promovendo o seu desenvolvimento integral e autonomia em atividades físicas diárias. Serão ministradas secções de atividades físicas por alunos do curso de Educação Física, tendo duração de 45 minutos três vezes por semana, oportunizando ao graduando o contato com a pesquisa, a extensão e ações da graduação, tendo como suporte uma equipe de profissionais formada por uma pediatra responsável por uma avaliação prévia da criança, com o objetivo de identificar alguma necessidade específica e por um educador físico que se responsabilizará, juntamente com os estagiários do curso de Educação Física, pelo planejamento e execução das ações motoras (intervenção)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Dimas Anaximandro da Rocha Morgan - Integrante / Humberto Jefferson de Medeiros - Coordenador.
2009 - 2010
Programa Mais Saúde
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, J. G.2017SILVA, J. G. ; MORGAN, D. A. R. ; MELO, F. C. M. ; SANTOS, I. K. ; AZEVEDO, K. P. M. ; MEDEIROS, H. J. ; KNACKFUSS, M. I. . Level of pain and quality of life of people living with HIV/AIDS. AIDS Care, v. 1, p. 1-8, 2017.

2.
CHIANCA, A. G. L.2016CHIANCA, A. G. L. ; COSTA, L. R. F. ; MORGAN, D. A. R. ; CAMARA, H. C. . Lutas na Educação Física Escolar. Revista Redfoco, v. 3, p. 68-75, 2016.

3.
OLIVEIRA, F. V.2016OLIVEIRA, F. V. ; SILVA, M. C. R. ; MORGAN, D. A. R. . Lutas na Educação Física Escolar: reflexões sobre a ação do professor. Revista Redfoco, v. 3, p. 76-83, 2016.

4.
GUERRA, L. M. M.2015GUERRA, L. M. M. ; SOUZA, H. A. G. ; SOARES, T. C. M. ; SILVA, J. G. ; MORGAN, D. A. R. ; MELO, F. C. ; MEDEIROS, H. J. ; KNACKFUSS, M. I. . Resisted exercise, morphological and functional standards, and quality of life of people living with HIV/AIDS. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness (Testo stampato), v. 55, p. 251-257, 2015.

5.
SILVA, A. C.2015SILVA, A. C. ; MELO, F. C. ; LIMA, K. K. F. ; SILVA, J. G. ; MORGAN, D. A. R. ; MEDEIROS, R. K. ; SILVEIRA, A. P. K. ; MEDEIROS, H. J. ; KNACKFUSS, M. I. ; PINTO, E. F. . Aptidão física de escolares com deficiência visual. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 19, p. 1, 2015.

6.
SILVA, J. G.2015SILVA, J. G. ; MORGAN, D. A. R. ; MAIA, U. M. C. ; ALCHIERI, J. C. ; NASCIMENTO, G. L. ; MEDEIROS, H. J. ; KNACKFUSS, M. I. . Políticas Públicas brasileiras: atendimento às pessoas que vivem com HIV/AIDS. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 208, p. 1, 2015.

7.
MORGAN, D. A. R.2014MORGAN, D. A. R.; MEDEIROS, H. J. ; SILVA, J. G. ; KNACKFUSS, M. I. . As políticas públicas no contexto da Educação Infantil brasileira.. Construção Psicopedagógica (Impresso), v. 22, p. 51-58, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
MORGAN, D. A. R.; MEDEIROS, H. J. . Possibilidades de Avaliação do Desenvolvimento Motor. In: Dimas Anaximandro da Rocha Morgan; Humberto Jefferson de Medeiros. (Org.). Possibilidades de Avaliação do Desenvolvimento Motor. 1ed.Mossoró: UERN, 2015, v. 1, p. 121-160.

2.
MORGAN, D. A. R.. Estágio Supervisionado: uma realidade possível. In: Josélia Maria da Silva Carlos; Maria Ione da Silva; Marcos Antonio da Silva; Dimas Anaximandro da Rocha Morgan. (Org.). Estágio Supervisionado: uma realidade possível. 1ed.Mossoro: UERN, 2014, v. 1, p. 55-68.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAGALHAES, A. A. ; FIGUEIREDO, W. M. ; MAIA, U. M. C. ; MORGAN, D. A. R. . A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR JOGOS E BRINCADEIRA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: VI Semana de estudos, teorias e práticas educativas, 2016, Pau dos Ferros. VI Semana de estudos, teorias e práticas educativas, 2016.

2.
SILVA, B. L. ; FERNANDES, F. B. S. ; SILVA, R. F. ; MORGAN, D. A. R. . DESENVOLVIMENTO MOTOR E ESTIMULOS AMBIENTAIS NA PRIMEIRA INFÂNCIA. In: VI Semana de estudos, teorias e práticas educativas, 2016, Pau dos Ferros. VI Semana de estudos, teorias e práticas educativas, 2016.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MORAE, A. S. Q. ; MORGAN, D. A. R. . As vantagens do PIBID na formação docente. In: III dia demasiadamente humano, 2016, Natal. III dia demasiadamente Humano - Quando o corpo vive aquilo que a boca recita, 2016. p. 1-2.

2.
LOPES, P. M. S. ; MEDEIROS, J. H. M. ; PINTO, K. J. S. ; MIRANDA, M. B. S. ; MORGAN, D. A. R. . O jogo e a brincadeira na Educação Infantil. In: III dia Demasiadamente Humano, 2016, Natal. III dia demasiadamente Humano - Quando o corpo vive aquilo que a boca recita, 2016. p. 10-11.

3.
SOARES, M. A. A. ; OLIVEIRA, L. D. R. ; QUEIROZ, A. A. ; NASCIMENTO, I. H. ; MORGAN, D. A. R. . EDUCAÇÃO FÍSICA E DEPRESSÃO: debate sobre a prática sistematizada. In: III Dia Demasiadamente Humano, 2016, Natal. III Dia Demasiadamente Humano - Quando o corpo vive aquilo que a boca recita, 2016. p. 39-39.

4.
MAGALHAES, A. A. ; SILVA, D. D. L. O. ; FIGUEIREDO, W. M. ; MORGAN, D. A. R. ; MAIA, M. U. C. . Repensando o conceito de saúde e construindo um novo olhar. In: III Dia Demasiadamente Humano, 2016, Natal. III Dia Demasiadamente Humano, 2016.

5.
QUEIROZ, A. A. ; NASCIMENTO, I. H. ; SOARES, M. A. A. ; OLIVEIRA, L. D. R. ; MORGAN, D. A. R. . EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: um debate sobre a prática pedagógica na escola. In: III Dia Demasiadamente Humano, 2016, Natal. III Dia Demasiadamente Humano, 2016. p. 50-51.

6.
LEITE, A. G. R. ; LIMA, E. R. S. ; REGO, I. K. S. ; PAIVA, K. R. ; MORGAN, D. A. R. . EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões sobre a prática. In: III Dia Demasiadamente Humano - Quando o corpo vive aquilo que a boca recita, 2016, Natal. III Dia Demasiadamente Humano - Quando o corpo vive aquilo que a boca recita, 2016. p. 52-53.

7.
OLIVEIRA, B. V. S. ; SILVA, A. A. F. ; MORGAN, D. A. R. . Reflexões sobre o movimentar-se e o processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil. In: III Dia Demasiadamente Humano - Quando o corpo vive aquilo que a boca recita, 2016, Natal. III Dia Demasiadamente Humano - Quando o corpo vive aquilo que a boca recita, 2016. p. 55-56.

8.
CORREIA, N. K. ; MORGAN, D. A. R. . Educação Física e inclusão: o que o outro não vê eu sinto.. In: III Semana de Humanidades, 2016, Mossoró. III Semana de Humanidade FAFIC/UERN, 2016. p. 151-153.

9.
VIANA, F. A. N. ; MORGAN, D. A. R. . Programa Saúde na Escola (PSE): o olhar sobre a participação da Educação Física Escolar. In: III Semana de Humanidades, 2016, Mossoró. III Semana de Humanidade FAFIC/UERN, 2016. p. 166-167.

10.
MARQUES, F. J. C. ; QUEIROZ, A. O. ; SILVA, A. M. A. ; MORGAN, D. A. R. . Ambiente domiciliar e as oportunidades motoras. In: III dia demasiadamente Humano - Quando o corpo vive aquilo que a boca recita, 2016, Natal. III dia demasiadamente Humano - Quando o corpo vive aquilo que a boca recita, 2016. p. 36-38.

Apresentações de Trabalho
1.
MAGALHAES, A. A. ; SILVA, D. D. L. O. ; FIGUEIREDO, W. M. ; MORGAN, D. A. R. ; MAIA, U. M. C. . REPENSANDO O CONCEITO DE SAÚDE E CONSTRUINDO UM NOVO OLHAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LOPES, P. M. S. ; MEDEIROS, J. H. M. ; PINTO, K. J. S. ; MIRANDA, M. B. S. ; MORGAN, D. A. R. . O JOGO E A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MARQUES, F. J. C. ; QUEIROZ, A. O. ; SILVA, A. M. A. ; MORGAN, D. A. R. . AMBIENTE DOMICILIAR E AS OPORTUNIDADES MOTORAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MORGAN, D. A. R.. Alfabetização motora na Educação Infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, A. C. ; SILVA, J. G. ; MORGAN, D. A. R. ; SANTOS, I. K. ; ALMEIDA, J. D. L. ; PINTO, E. F. ; MEDEIROS, H. J. ; KNACKFUSS, M. I. . Aptidão Física em Escolares com Deficiência Visual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ALMEIDA, J. D. L. ; AZEVEDO, K. P. M. ; MORGAN, D. A. R. ; LISBOA, C. R. ; SILVA, J. G. ; KNACKFUSS, M. I. ; MEDEIROS, H. J. . Avaliação do estado nutricional e desempenho motor de escolares do Município de Mossoró - RN. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
AZEVEDO, K. P. M. ; PINTO, E. F. ; MORGAN, D. A. R. ; MEDEIROS, H. J. ; KNACKFUSS, M. I. ; BARBOSA, L. C. ; MELO, F. C. . Características básicas dos escolares praticantes de voleibol no IFRN - Mossoró. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MORGAN, D. A. R.. Alfabetização motora e padrões fundamentais de movimeto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MORGAN, D. A. R.; SOEIRO, M. I. P. ; SILVA, M. I. ; SILVA, A. C. ; SOUSA, F. A. J. ; SANTOS, I. K. ; AZEVEDO, K. P. M. ; ALMEIDA, J. D. L. ; ARAUJO, C. J. S. . FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA: O JOGO NO ENSINO INFANTIL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOEIRO, M. I. P. ; SILVA, M. I. ; SOUSA, F. A. J. ; MORGAN, D. A. R. . A inclusão nas aulas de Educação Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MORGAN, D. A. R.. Expectativa dos Alunos quanto às aulas de Educação Física nas escolas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MORGAN, D. A. R.. Necessidades educativas especiais e a inclusão nas aulas de Educação Física Escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MORGAN, D. A. R.. O jogo e as relações interpessoais na escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MORGAN, D. A. R.. Oportunidades motoras (Affordances) e nível socioecônomico familiar de crianças assistidas em creches e pré-escolas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MORGAN, D. A. R.. Oficina Motivacional: Saúde e Bem Estar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MORGAN, D. A. R.. A informação como instrumento para a melhoria da qualidade de vida dos usuários e familiares da APAE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MORGAN, D. A. R.; DIOGENES, T. C. F. ; LUCENA, K. M. ; SILVA, P. M. . Diagnóstico do nível de Tecnologia de Informação das Escolas Particulares de Mossoró RN. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MORGAN, D. A. R.. Metodologia de ensino da recreação e a educação infantil. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MORGAN, D. A. R.. Formação profissional e prática pedagógica no ensino infantil. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
MORGAN, D. A. R.. Identidade Docente na Educação Física Escolar. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
MORGAN, D. A. R.. Percepções no Âmbito Escolar em Relação ao Componente Curricular da Educação Física. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
MORGAN, D. A. R.. A Recreação como Ferramenta de Ensino-aprendizagem na Educação Infantil. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, J. G.; HOLANDA, R. L.; MORGAN, D. A. R.. Participação em banca de Aderlândia Farias Silva.Disfunção sexual em mulheres. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Vale do Jaguaribe.

2.
SILVA, J. G.; MORGAN, D. A. R.; HOLANDA, R. L.. Participação em banca de Benoila de Lima Gomes Caminha.O Impacto do diagnóstico de síndrome de donw no núcleo familiar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Vale do Jaguaribe.

3.
SILVA, J. G.; MORGAN, D. A. R.; HOLANDA, R. L.. Participação em banca de Francisco Elvis Farias Lima.Disfunção temporomandibular e hábitos parafuncionais em universitários. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Vale do Jaguaribe.

4.
SILVA, J. G.; MORGAN, D. A. R.; HOLANDA, R. L.. Participação em banca de Viviane Nogueira Fernandes.A utilização da técnica de pilates no tratamento da dor lombar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Vale do Jaguaribe.

5.
MORGAN, D. A. R.; GAMA, L. R.; RIBEIRO, D. M.. Participação em banca de Lidia Rafaela de Freitas Costa.Diálogos entre a experiência de vida e os saberes relativos a formação de professores de Educação Física. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
MORGAN, D. A. R.; MAIA, M. U. C.; FERREIRA, M. D. F.. Participação em banca de Martenilda Paulino Nunes.Nível de atividade física e perfil dos estudantes universitários do turno matutino da UERN CAMEAM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
MORGAN, D. A. R.; MAIA, U. M. C.; SILVA, J. G. F.. Participação em banca de Girleide Abília Fonseca Campos.O ambiente escolar e familiar como espaços de estímulos para o desenvolvimento motor infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
MEDEIROS, H. J.; MORGAN, D. A. R.; SILVA, J. G.. Participação em banca de Emanuela Elena de Sousa Lopes.Desenvolvimento infantil: percepção de diferentes núcleos sociais de crianças com Síndrome de Sotos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
MEDEIROS, H. J.; MORGAN, D. A. R.; SILVA, J. G.. Participação em banca de Kátia Kamila Félix de Lima.Desenvolvimento infantil de crianças com TEA participantes de um programa de alfabetização motora. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

10.
KNACKFUSS, M. I.; MORGAN, D. A. R.; AZEVEDO, K. P. M.. Participação em banca de Paulo Renato Ribeiro de Oliveira.Estado nutricional e padrões motores de movimento em escolares. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

11.
SOEIRO, M. I. P.; MORGAN, D. A. R.; CARLOS, C. U. B.. Participação em banca de Aluizio Alves de Sousa Neto.O autismo e a educação física escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
SOEIRO, M. I. P.; MORGAN, D. A. R.; CARLOS, C. U. B.. Participação em banca de Ana Paula Lucena de Melo.Conhecimentos e saberes dos professores de educação física para inclusão de alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade TDAH. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

13.
CAMARA, H. C.; MORGAN, D. A. R.; MAIA, M. U. C.. Participação em banca de Iracema Cunha de Oliveira Queiroz.EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ENTRE O RISO E O CHORO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

14.
KNACKFUSS, M. I.; MORGAN, D. A. R.; SILVA, J. G.. Participação em banca de Kesley Pablo Morais de Azevedo.Prevalência de comportamento de risco a saúde em adolescentes escolares na cidade de Mossoró - RN. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

15.
KNACKFUSS, M. I.; MORGAN, D. A. R.; SILVA, J. G.. Participação em banca de Isis Kelly dos Santos.Qualidade do sono e nível de atividade física habitual em escolares. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

16.
KNACKFUSS, M. I.; MORGAN, D. A. R.; SILVA, J. G.. Participação em banca de Joana Dark Lopes de Almeida.Estresse e atividade física habitual em professores de Educação Física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

17.
KNACKFUSS, M. I.; MORGAN, D. A. R.; SILVA, J. G.. Participação em banca de Adriele Carla Agostinho Duarte.Aptidão física relacionada a saúde de escolares. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

18.
MEDEIROS, H. J.; MORGAN, D. A. R.; SILVA, J. G.. Participação em banca de Márcia Thaiza Lopes de Lima.Fatores econômicos e perfil motor de crianças submetidas a um programa de estimulação motora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

19.
MEDEIROS, H. J.; MORGAN, D. A. R.; SILVA, J. G.. Participação em banca de Fernanda Tauane de Morais.Oportunidades motoras (Affordances) de crianças participantes de um programa de alfabetização motora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

20.
MEDEIROS, H. J.; MORGAN, D. A. R.; SILVA, J. G.. Participação em banca de Amanda Louise Tavares Carvalho.Padrões fundamentais de movimento de escolares participantes de um programa de alfabetização motora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

21.
LISBOA, C. R.; MORGAN, D. A. R.; SILVA, J. G.. Participação em banca de Wellington Henrique Marinho.Nível de atividade física, aptidão e estado nutricional entre escolares da rede pública da zona rural e urbana de Campo Grande - RN. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

22.
VASCONCELOS, M. C. A.; MORGAN, D. A. R.; KNACKFUSS, M. I.. Participação em banca de Amanda de Oliveira Santos.Asma e Educação Física em escolares. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

23.
MAIA, U. M. C.; MORGAN, D. A. R.; SILVA, J. G.. Participação em banca de Emanuel Carlos da Silva.Aptidão física relacionada ao desempenho motor de escolares da cidade de Umarizal - RN. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Semana de Educação Física, Esporte e Lazer do CAMEAM. As oportunidades motoras e sua constituição no ambiente familiar. 2015. (Congresso).

2.
V Semana de Educação Física, esporte e lazer do CAMEAM. Mega eventos esportivos no Brasil. 2014. (Congresso).

3.
12º Congresso Científico Norte Nordeste. Avaliação do estado nutricional e desempenho motor de escolares do Município de Mossoró - RN. 2013. (Congresso).

4.
6ª Jornada Norte Riograndese Criança e Escola. 2013. (Congresso).

5.
I Ciclo de Debates em Saúde e Sociedade.Alfabetização motora e padrões fundamentais de movimeto. 2013. (Encontro).

6.
5ª Jornada Norte Riograndese Criança Escola. A Recreação como Ferramenta de Ensino-aprendizagem na Educação Infantil. 2012. (Congresso).

7.
5ª Jornada Norte Riograndese Criança Escola. Identidade Docente na Educação Física Escolar. 2012. (Congresso).

8.
II CONGRESSO INTERNACIONAL EM FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICAA. Formação profissional e prática pedagógica: o conteúdo jogo no ensino infantil. 2012. (Congresso).

9.
IV SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS.A inclusão nas aulas de Educação Física. 2012. (Encontro).

10.
Semana Acadêmica de Educação Física.Formação profissional e prática pedagógica no ensino infantil. 2012. (Simpósio).

11.
Seminário de Integração.Percepções no Âmbito Escolar em Relação ao Componente Curricular da Educação Física. 2012. (Seminário).

12.
I Encontro Estudantil de Educação Física de Mossoró/RN. 2009. (Encontro).

13.
II Congresso Norte Riograndense de Atividade Física. Esporte e Lazer. 2008. (Congresso).

14.
VI Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - FESTUERN. 2008. (Oficina).

15.
I Encontro de Iniciação Científica em Sistemas de Informação.Nível de Tecnologia da Informação das Escolas particulares de Mossoró RN. 2006. (Encontro).

16.
I Feira de Tecnologia e Comunicação da Faculdade Mater Christi. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORGAN, D. A. R.; CAMARA, H. C. ; MAIA, U. M. C. ; SOUZA, B. J. . VI Semana de Educação Física, Esporte e Lazer do CAMEAM. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
FRANCISCA ALECIANE DO NASCIMENTO VIANA. PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE): O OLHAR SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Dimas Anaximandro da Rocha Morgan.

2.
JOSÈGILDCARLOS DE FREITAS MONTEIRO. ¬¬ESTEROIDES ANDRÓGENOS ANABOLIZANTES: percepção dos escolares do Ensino Médio da cidade de Pau Dos Ferros/RN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Dimas Anaximandro da Rocha Morgan.

3.
PATRÍCIA DAYANNE CARLOS DA SILVA. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: a relação entre a prática pedagógica com ênfase na promoção da saúde dos professores de Umarizal-RN.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Dimas Anaximandro da Rocha Morgan.

4.
FRANCISCA JULIANA CIPRIANO MARQUES. OPORTUNIDADES MOTORAS NO AMBIENTE DOMICILIAR DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DO ENCANTO-RN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Dimas Anaximandro da Rocha Morgan.

5.
Mariana Fontes Gadelha. Jogo na Educação Infantil: um olhar na perspectiva da inclusão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Dimas Anaximandro da Rocha Morgan.

6.
NAYARA KELLY CORREIA. EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: O QUE O OUTRO NÃO VÊ, EU SINTO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Dimas Anaximandro da Rocha Morgan.

7.
PATRÍCIA ARACÉLY BENTO. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SAÚDE: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSO-RES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA CIDADE DE PAU DOS FERROS ? RN.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Dimas Anaximandro da Rocha Morgan.

8.
Fernanda Tauane de Morais. AFFORDANCES E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS SUBMETIDAS A UM PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO MOTORA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Dimas Anaximandro da Rocha Morgan.

9.
Márcia Thaiza Lopes de Lima. Fatores econômicos e perfil motor de crianças submetidas a um programa de estimulação motora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Dimas Anaximandro da Rocha Morgan.

10.
Amanda Louise Tavares Carvalho. Padrões fundamentais de movimento de escolares participantes de um programa de alfabetização motora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Dimas Anaximandro da Rocha Morgan.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 22:25:16