Francisco Tiago Garcia Peña

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1110531821340288
  • Última atualização do currículo em 25/06/2015


Francisco Peña é administrador especialista em gestão de projetos com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e graduado pela UDESC/ESAG. Possui conhecimento e experiência em gestão de projetos com base nas melhores práticas do PMI e modelos ágeis SCRUM. Como gerente de projetos atuou em diversos projetos de diferentes áreas e tamanhos, onde destacam-se os projetos de TI e P&D. Trabalhou como gerente de projetos do Instituto Stela onde gerenciou projetos de desenvolvimento de sistemas de governo eletrônico, P&D, gestão do conhecimento e projetos de novos produtos e modelos de negócio (canvas / custmer development). Como consultor de projetos da GECONS elaborou projetos para captação de recursos em áreas da cultura, esporte e tecnologia. Como gerente de projetos do convênio entre PMF/UDESC/ESAG atuou na implantação do escritório de projetos para elaboração de projetos para captação de recursos públicos. Academicamente atua como pesquisador dos grupos de pesquisa Sapientia - UDESC/ESAG e LabGes - UDESC/ESAG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco Tiago Garcia Peña
Nome em citações bibliográficas
PEÑA, F. T. G.


Formação acadêmica/titulação


2014
Mestrado profissional em andamento em Administração.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: , Ano de Obtenção: .
Orientador: Carlos Roberto De Rolt.
Bolsista do(a): Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2010 - 2012
Especialização em Elaboracao,Analise e Avaliacao de Projetos. (Carga Horária: 432h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Análise de Viabilidade e Planejamento em Projetos: Projeto SITU.
2003 - 2008
Graduação em Administração de Empresas.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Gestão Democrática Participativa: Um estudo de viabilidade do planejamento estratégico em organizações do Terceiro Setor.
Orientador: Professora Drª Clerilei Aparecida Bier.




Atuação Profissional



Instituto Euvaldo Lodi (SC), IEL/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão, Carga horária: 20


Instituto Stela, IS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos
Outras informações
Desenvolveu, no Instituto Stela, atividades de Gerenciamento de Projetos e Análise de Negócios


Fundação de Apoio á Educação, Pesquisa e Extensão da UNISUL, FAEPESUL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de projetos, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolveu atividades na criação do Escritório de Projetos da ESAG/UDESC - PMO ESAG - em um convênio firmado entre Prefeitura Municipal, UDESC e outros parceiros.


Gestão e Consultoria Social LTDA, GECONS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos
Outras informações
É integrante da GECONS, escritório de Elaboração e Gerenciamento de Projetos Sociais.



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Validação do Protocolo de Responsabilidade Corportativa Socialmente Sustentável
Descrição: Descrição: Diante as transformações do Estado e da Administração Pública e as demandas da sociedade, observa-se que os governos tem se esforçado para modernizar a administração pública. Em resposta a essa demanda contemporânea, estão sendo introduzidas modificações operacionais nos governos, com uso intensivo da Tecnologia da Informação e da Internet, como instrumento de transparência, de controle social e accountability. Neste contexto, a presente pesquisa objetiva identificar as ações e mecanismos de tecnologia de informação que se fazem necessários para estabelecer uma infraestrutura nacional de dados abertos que propiciem maior transparência e participação social na gestão da administração pública e na construção de uma nova governabilidade democrática. Para alcançar este objetivo buscar-se-á, através de revisão bibliográfica e documental e da análise de conteúdo, identificar, descrever e analisar a evolução das inovações tecnológicas e das redes na gestão da administração pública, seus impactos na promoção da transparência e participação cidadã e mecanismos necessários para o fortalecimento das capacidades institucionais e de gestão publica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Francisco Tiago Garcia Peña - Integrante / Tatiane Amanda Simm - Integrante / Drª Clerilei Aparecida Bier - Coordenador / Ruth Ferreira Roque Rossi - Integrante / Bruno de Almeida Lima Cunha Silva - Integrante / Eduarda Scarpatto Mondardo - Integrante / Fernanda Campos Konradt - Integrante / Laís Mezzari - Integrante.
2012 - Atual
Consolidação e ampliação do Núcleo de Inovação Tecnológica nas Empresas
Descrição: O projeto tem como objetivo propor ferramentas de apoio à gestão da inovação, especificamente no que tange à criação de ambientes de inovação em empresas e ao posicionamento e comercialização de produtos inovadores. A proposta é parte de um projeto executado pelo IEL-SC e financiado pela FINEP, que visa consolidar e ampliar as ações do Núcleo Integrado de Gestão da Inovação, por meio de uma rede de parceiros, através da metodologia NUGIN, para 40 empresas do estado de Santa Catarina. A UDESC é interveniente e a ela cabe o desenvolvimento de ferramentas necessárias para cobrir dimensões relevantes do processo de inovação que atualmente não são contempladas pela metodologia NUGIN. A pesquisa É do tipo exploratória e descritiva e adota como abordagem o método qualitativo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
SIFAPS II - Sistema para indicadores das FAPs
Descrição: Significa Sistema de Indicadores para as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e é resultado de projeto de P&D realizado para o Conselho Nacional das FAPs (CONFAP), sob financiamento do Ministério da Ciência & Tecnologia. Seu objetivo foi a concepção indicadores para gestão e comparabilidade das FAPs no País. O projeto SIFAPs visa estabelecer, padronizar e gerar um conjunto de variáveis e indicadores sobre as atividades das FAPs, de modo a propiciar comparabilidade e apoio à gestão institucional no fomento estadual a CT&I..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Rede Catarinense Multi-Institucional de Pesquisa em Indicadores para Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)
Descrição: O objetivo do projeto é a concepção, desenvolvimento e implantação do SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA GESTÃO DE CT&I BASEADA EM INDICADORES - SIGBI. Para tal, o projeto parte da visão sistêmica da inovação, considerando o sistema catarinense de CT&I inserido no sistema nacional de inovação, tendo como principal mobilizador a Fundação de Apoio à Pesquisa de Santa Catarina - FAPESC. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Francisco Tiago Garcia Peña - Integrante / Roberto Carlos dos Santos Pacheco - Integrante / Aran Bey Tcholakian Morales - Integrante / José Francisco Salm Jr. - Coordenador / Cristina Schwinden - Integrante / Mariane Souza Lisboa - Integrante / Heron Jader Trierveiler - Integrante.
2009 - 2011
Grupo de Estudos das Transformações Sociais e Organizacionais - Sapientia.
Descrição: Grupo de Estudos das Transformações Sociais e Organizacionais - Sapientia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - 2010
Implementação do Projeto Corredor Cultural de Florianópolis
Descrição: O projeto CORREDOR CULTURAL DE FLORIANÓPOLIS tem sua origem no desenvolvimento das atividades de extensão da UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina que realizou projetos que deram inicio a um resgate cultural baseado na revitalização do centro histórico atrelado ao fomento do setor de artesanato local. O Corredor Cultural de Florianópolis é um programa que visa à implementação de um circuito de atividades lúdicas que compreendem pontos históricos culturais importantes para a cidade como o Mercado Público, Largo da Alfândega, Museu Cruz e Souza, Praça Fernando Machado, Catedral, tendo como extremos a Praça XV de Novembro e o Parque da Luz. De modo que, revitalize o centro histórico de Florianópolis, principalmente, nos finais de semana, resgatando a cultura local, objetivando, desta forma, fomentar o turismo cultural e a geração de renda direta e indireta para uma parcela da população local que explora o artesanato e o turismo como meio de subsistência. Visto que são áreas de grande potencial, para atividades lúdicas e culturais, na região e ainda assim tão pouco aproveitadas como forma de desenvolvimento social..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2008
Projeto Instalação de laboratórios de formação do trabalhador com deficiência LABFOR PCD
Descrição: A ação principal desse projeto será no sentido de desenvolver um laboratório capacitado a promover a formação das pessoas com deficiência, possível de ser instalado em todas as Universidades do Estado de Santa Catarina. O publico que será beneficiado com esta ação serão as pessoas com deficiência que residem nas áreas de influência das Universidades do Estado de Santa Catarina. Estes Laboratórios deverão funcionar como um elemento de oferta de cursos para as PCD assim como instituições que promoverão, também, a pesquisa para a busca de melhores propostas de formação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Francisco Tiago Garcia Peña - Integrante / José Luiz Fonseca da Silva Filho - Coordenador / Tatiane Amanda Simm - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado de Santa Catarina - Bolsa.
2006 - 2007
Programa Integrado de Formação de Espaços Públicos por meio do Artesanato PUBLIARTE
Descrição: A relevância social que envolve o projeto MAGIARTE e o fundamento para o seu desdobramento em programa de extensão releva-se na integração concreta entre a comunidade e os fins precípuos da Universidade, ou seja, ensino, pesquisa e extensão. Para este intento um único projeto não é suficientemente habilitado para a realidade que se configurou. Daí a necessidade de criação do programa que compreenderá: o desenvolvimento institucional e de gestão da Associação MAGIARTE, inclusive com o objetivo de se obter uma sede própria para a mesma, por meio de parcerias com o poder público e a iniciativa privada; a articulação da feira permanente Feira de Artesanato, Gastronomia, Arte e Cultura Feira Arte Floripa, a qual alberga áreas temáticas de cultura, educação, produção diferenciada concomitante a processo de geração de renda em formas não convencionais de trabalho, a qual já se concretizou pela assinatura de convênio entre Prefeitura Municipal de Florianópolis, UDESC e integrantes da iniciativa privada; por último, com a revitalização sócio-ambiental do Parque da Luz, objetiva-se por meio de urbanização a construção de um novo espaço público, atualmente subutilizado. Todos os projetos que formam o programa visam uma ação integrada de inserção de elementos voltados ao desenvolvimento artístico, cultural, científico, ambiental, urbanístico e de geração de renda de modo a atender ao caráter interdisciplinar, com metas e resultados pré-estabelecidos, que além de propiciar ações de impacto concreto no processo de qualificação social, tanto dos alunos, por meio do apoio ao ensino ao qual se remete a extensão, bem como da comunidade Ilhéu, enquanto protagonista do processo. Possibilitando, dentre outros, a divulgação da UDESC, enquanto parceira socialmente responsável e devidamente integrada à sociedade catarinense..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Francisco Tiago Garcia Peña - Integrante / Tatiane Amanda Simm - Integrante / Drª Clerilei Aparecida Bier - Coordenador / Caroline Dal Prá - Integrante.
2005 - 2006
Projeto Aprimoramento Acesso NIPE
Descrição: O projeto de extensão proporcionou ao NIPE Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão a sua criação e ampliação gerando a um banco de dados de entidades fomentadoras de projetos sociais, disponibilizado via home-page, constituído por elementos teóricos e práticos necessários às diversas organizações e associações comunitárias que buscam recursos econômicos para viabilizar seus projetos sociais. Nesta nova etapa, busca-se a divulgação das informações contidas no web-site, tias como criação de um projeto de capacitação de recursos bem como entidades financiadoras, além dos projetos desenvolvidos no NIPE. Para isso faz-se necessário uma constante atualização do website do núcleo, artigos e banco de dados..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Francisco Tiago Garcia Peña - Integrante / Drª Clerilei Aparecida Bier - Coordenador / Arthur Reinoldo Freitag - Integrante / Adrian Sanchez - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Gerenciamento de Projetos.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos/Especialidade: Gestão Terceiro Setor.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2009
Acadêmico destaque em extensão - Formandos 2008/2, UDESC/ESAG.
2009
Mérito Acadêmico Extencionista - Projeto Laboratório para Formação de Trabalhadores com Deficiência, UDESC/ESAG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Drª Clerilei Aparecida Bier2010 Drª Clerilei Aparecida Bier ; FEUERSCHUTTE, S. G. ; SCHMITZ, L. C. ; BOUSFIELD, R. ; Tatiane Amanda Simm ; PEÑA, F. T. G. . Sociedade, empresa e governo: uma experiência de implementação de um novo paradigma de democracia participativa.. Cadernos EBAPE.BR (FGV), v. 1, p. 1-22, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
José Luiz Fonseca da S. Filho ; Tatiane Amanda Simm ; PEÑA, F. T. G. . Projeto Instalação de laboratórios de formação do trabalhador com deficiência LABFOR PCD.. In: IV Encontro de Extensão, 2009, Florianópolis., 2009, Florianópolis. Anais IV Encontro de Extensão. Florianópolis: UDESC. Florianópolis: UDESC, 2009. v. 1. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
José Luiz Fonseca da S. Filho ; Tatiane Amanda Simm ; PEÑA, F. T. G. . Projeto Instalação de laboratórios de formação do trabalhador com deficiência LABFOR PCD.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 8:55:22