Filipe Santos Fernandes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4570287460267064
  • Última atualização do currículo em 15/01/2019


Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010) e doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). É professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua em cursos de licenciatura voltados à formação de professores que ensinam matemática e no Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social. É membro do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (NEPCampo). Recebeu, em 2015, o Prêmio Capes de Tese na área de Ensino pelo trabalho "A quinta história: composições da Educação Matemática como área de pesquisa". Tem experiência na área de Educação Matemática, tendo interesse nas seguintes temáticas: história da educação matemática; relações entre educação do campo e educação matemática; matemática e processos de subjetivação em educação. Contatos: fernandes.fjf@gmail.com / fernandesfs@ufmg.br (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Filipe Santos Fernandes
Nome em citações bibliográficas
FERNANDES, F. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34095320


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Doutorado em Educação Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
com período sanduíche em Universitat de Barcelona (Orientador: Vicenç Font).
Título: A quinta história: composições da Educação Matemática como área de pesquisa, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Antonio Vicente Marafioti Garnica.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Matemática; Experiência; Ficção; História da Educação Matemática; Narrativa; Memoriais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2018
Especialização em andamento em Ciência Política. (Carga Horária: 480h).
Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
2006 - 2010
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Esquizoanálise e Subjetividade. (Carga horária: 8h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2014 - 2014
La emoción no dice "yo". (Carga horária: 6h).
Museu d'Art Contemporani de Barcelona, MACBA, Espanha.
2014 - 2014
La investig de l'experiència: llenguatges i sabers. (Carga horária: 50h).
Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
2013 - 2013
Extensão universitária em Formação Docente: Orientação de TCC na EaD. (Carga horária: 150h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Potencialidades do Cabri3D no ensino da Matemática. (Carga horária: 50h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
Formação Pedagógica. (Carga horária: 40h).
Prefeitura de Juiz de Fora, PJF, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação Pedagógica. (Carga horária: 55h).
Prefeitura de Juiz de Fora, PJF, Brasil.
2007 - 2007
Reuniões Pedagógicas. (Carga horária: 65h).
Prefeitura de Juiz de Fora, PJF, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Alfabetização Matemática. (Carga horária: 60h).
Cefortec Saúde, CEFORTEC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2018 - Atual
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise da Prática Pedagógica IV
Processos de Ensino e Aprendizagem IV
Análise da Prática Pedagógica V
Processos de Ensino e Aprendizagem V
Tópicos Especiais em Educação Matemática: Laboratório de Ensino de Matemática
01/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante titular da Linha de Pesquisa em Educação Matemática junto ao Colegiado do Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social.
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante titular da Faculdade de Educação junto ao Colegiado do Curso de Matemática.
08/2016 - Atual
Ensino, Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
PDE I: Questões Filosóficas da Pesquisa em Educação Matemática (2016/2)
PDE III: Narrativas, políticas de narratividade e escrita acadêmica outra (2018/1)
Seminário de Pesquisa I: Educação Matemática (2018/1)
Seminário de Pesquisa II: Educação Matemática (2017/2)
Educação Matemática: aspectos históricos e perspectivas atuais (2018/2)
04/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenação da habilitação em Matemática do curso de Licenciatura em Educação do Campo.
03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (EduCampo).

08/2017 - 12/2017
Ensino, Formação Intercultural Para Educadores Indígenas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Matemática e Educação do Campo III
07/2017 - 12/2017
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise da Prática Pedagógica III
Processos de Ensino e Aprendizagem III
Estudo dos Números Reais
01/2017 - 06/2017
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise da Prática Pedagógica II
Estudo dos Números Inteiros
Numeramento II
Processos de Ensino e Aprendizagem II
03/2016 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

Cargo ou função
Representante suplente da Faculdade de Educação junto ao Colegiado do Curso de Matemática.
07/2016 - 12/2016
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise da Prática Pedagógica I
Estudo dos Números Naturais
03/2016 - 06/2016
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Matemática e Educação do Campo III
Pesquisa em Educação Matemática do Campo III

Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Sócio Efetivo


Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador II, Carga horária: 12

Atividades

10/2015 - 02/2016
Ensino, Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História da Matemática

Colégio Salesiano Santa Teresinha, CSST, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

01/2015 - 02/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Desenho Geométrico
Matemática

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor substituto atuante em disciplinas de cursos de Licenciatura e do curso de Engenharia de Produção.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-Graduação

Atividades

03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, .

03/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, Departamento de Matemática.

Atividade de extensão realizada
O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática: reflexões teórico-metodológicas no contexto da formação de professores.

Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Bolsista PROBIC - FAPEMIG, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Bolsista BIC - UFJF, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Bolsista PROVOQUE - UFJF, Carga horária: 12

Atividades

09/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Núcleo de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (NEC).

Linhas de pesquisa
Educação Matemática

Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, IF SUDESTE MG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de disciplinas de cursos de Licenciatura e de Matemática no Ensino Médio/Técnico.


Sistema Integral de Ensino para concursos, SIE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

04/2010 - 01/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Escola Diretrizes, ED, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

01/2007 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Fundação CAVE, CAVE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Atividades

03/2009 - 12/2009
Estágios , Curso CAVE, .

Estágio realizado
Monitor de Matemática em turmas de pré-vestibular.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, P/JUIZ DE FORA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

03/2008 - 12/2008
Estágios , Secretaria de Política Social, Subsecretaria de Promoção da Cidadania.

Estágio realizado
Professor de curso pré-vestibular (disciplina: Matemática).
03/2007 - 12/2007
Estágios , Secretaria de Política Social, Subsecretaria de Promoção da Cidadania.

Estágio realizado
Professor de curso pré-vestibular (disciplina: Matemática).


Linhas de pesquisa


1.
Educação Matemática
2.
História da Educação Matemática
3.
História Oral, Narrativas e Formação de Professores: pesquisa e intervenção
4.
Educação do Campo, Cultura e Matemática


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A posição científico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil: representações, instituições e políticas
Descrição: Este projeto fundamenta-se na ideia de elaborar compreensões sobre como a Educação Matemática se constitui como saber no espaço científico-acadêmico brasileiro. Dada sua amplitude e complexidade, pretende-se desenvolver tal proposta junto a duas grandes ações: 1. Constituir um arsenal de fontes que subsidiariam pesquisas que centram seu interesse nos processos históricos da posição científico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil; 2. Elaborar compreensões de como se dá a emergência do educador matemático, a posição subjetiva institucionalizada e autorizada a produzir, a divulgar e a legitimar esse saber no espaço científico-acadêmico brasileiro. Essa problemática, por implicar-se em uma produção do saber vinculada à dinâmica das relações de poder, terá um suporte teórico-metodológico de orientação foucaultiana. Espera-se com este projeto uma maior abertura de interesse no âmbito da História da Educação Matemática brasileira pelas histórias da produção científico-acadêmica em Educação Matemática. Uma abertura que diz não só de novas possibilidades de investigação, mas de um cuidado da própria comunidade com seus modos de constituição e de consolidação no cenário acadêmico.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Filipe Santos Fernandes - Coordenador / Rosilda dos Santos Morais - Integrante / Paulo Henrique de Souza Araújo - Integrante / Luís Henrique Coelho de Almeida - Integrante / Mariana Lima Vilela - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Minas Gerais - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 4
2011 - 2015
História Oral e Educação Matemática
Descrição: Pretende-se constituir um referencial para a utilização da História Oral como recurso a pesquisas em Educação Matemática. A constituição desse referencial deve dar-se "em trajetória", ou seja, ao mesmo tempo em que investigações específicas vão sendo desenvolvidas o referencial teórico-metodológico vai sendo estruturado. A contribuição dessas investigações, além da constituição desses referenciais, é a elaboração de um mapeamento histórico sobre a formação de professores de Matemática no Brasil, um estudo vinculado à História da Educação Matemática brasileira. Além disso, pretende-se investigar a possibilidade da História Oral quanto a sua contribuição para estudos envolvendo temas específicos em Educação Matemática (concepções de professores de Matemática; identidade de grupos de pesquisa e estudos, referencias teóricos para nortear análise de livros didáticos, entre outros). Os membros do grupo contribuem com o projeto comum desenvolvendo pesquisas específicas. O Grupo "História Oral e Educação Matemática" (GHOEM) é credenciado no CNPq e certificado pela UNESP. Maiores detalhes sobre a produção do grupo, com a íntegra (disponível para download) de muitos dos trabalhos já desenvolvidos, podem ser buscados em www.ghoem.com.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2009
Tornar-se o que se é: a escola como espaço de produção de subjetividade-professor de matemática
Descrição: Esta pesquisa funda um modo de compreender a formação do professor de matemática focada na sala de aula como experiência. Para além ou aquém das análises dos processos formativos que centram seu interesse, fundamentalmente, nas práticas reflexivas, os estudos e investigações realizadas no âmbito da pesquisa lançam um olhar que pousa a atenção nas experiências do professor no espaço escolar, mais especificamente, no espaço da sala de aula. A questão que se põe aborda a formação do professor atravessada pelo par experiência-sentido, ao invés de se centrar no par teoria-prática conforme acontece com a noção de professor reflexivo. Assim, o sentido se constitui na experiência - aquilo que nos toca, nos atravessa, nos tomba. O fundamental passou a ser, ao longo da investigação, aquilo que nos afeta - professores e alunos, saberes escolares e acadêmicos, currículos, etc - no espaço da sala de aula. Portanto, apostamos na compreensão de que a formação do professor de matemática no espaço da sala de aula se dá quando acontece um atravessamento: professor e aluno dissolvem-se de seus papéis, de suas finalidades, de seus objetivos, de suas formas; pois somente na experiência algo é colocado em movimento: a aprendizagem como invenção de si e do mundo - invenção do professor de matemática. (Financiamento: FAPEMIG - Programa de Apoio a Recém-doutor - EDT 172/07 - 2007/2009).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Filipe Santos Fernandes - Integrante / Bruna Dias de Carvalho - Integrante / Sônia Maria Clareto - Coordenador / Giovani Cammarota Gomes - Integrante / Maria Queiroga Amoroso Anastácio - Integrante / Silvana Carello Malvaccini - Integrante / Aline Aparecida da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 24


Projetos de extensão


2016 - Atual
Formação continuada de Educadores: Escola da Terra
Descrição: O projeto constitui ações em torno torno dos seguintes objetivos: construir em conjunto com os educadores possibilidades de atuação pedagógica com crianças na faixa etária de 6-11 anos, organizados em classes multisseriadas, na escola e no ambiente social (família, comunidade); contribuir na formação continuada em Educação do Campo para profissionais da educação em ambientes educativos escolares; ampliar a organização da rede de profissionais envolvidos com a Educação do Campo no âmbito local, municipal, regional e estadual; fortalecer a participação social das organizações sociais e públicas na construção dos processos educativos vinculados a Educação do Campo.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2018 - Atual
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Subprojeto Matemática
Descrição: O Subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFMG tem como objetivos gerais a ampliação do contato dos estudantes participantes, licenciandos em Matemática, com perspectivas e desafios da educação básica pública, em uma orientação profissional, e o engajamento em exercícios de problematização/revisão de propostas curriculares das redes de ensino e escolas parceiras, com atenção a demandas locais e às orientações das políticas públicas nacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Especialização: (0) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Filipe Santos Fernandes - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2016 - 2018
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O projeto PIBID-Matemática da UFMG busca promover a inserção de estudantes da Licenciatura em Matemática no contexto das escolas públicas, com o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas e estudos relacionados ao ensino de matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Filipe Santos Fernandes - Coordenador / Ana Luiza Barbosa Rego - Integrante / Frederico Teixeira Leite - Integrante / Letícia Ribeiro de Carvalho - Integrante / Lucas Miguel Oliveira - Integrante / Valber de Resende Teixeira - Integrante / Diogo Alves de Faria Reis - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE)
2017 - Atual
Periódico: Bolema (Rio Claro)
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação Básica


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online)
2015 - 2015
Periódico: UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação
2015 - Atual
Periódico: Educação em Revista (UFMG. Impresso)
2017 - Atual
Periódico: Educação Matemática em Revista (São Paulo)
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação Básica
2017 - Atual
Periódico: Zetetiké (on line)
2017 - Atual
Periódico: PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
2017 - Atual
Periódico: Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa-RELIME
2017 - Atual
Periódico: RLE (PASTO)
2017 - Atual
Periódico: JOURNAL OF MATHEMATICS AND CULTURE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Formação de Professores.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Professor homenageado - Formandos em Licenciatura em Educação do Campo, habilitação em Matemática, Universidade Federal de Minas Gerais.
2015
Vencedor do Prêmio Capes de Tese 2015 (área Ensino), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
2005
Menção Honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Ministério da Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERNANDES, F. S.2018 FERNANDES, F. S.. Notas sobre ficção, histórias de vida e pesquisa em educação matemática: a propósito de o Impostor, de Javier Cercas. ALEXANDRIA (UFSC), v. 11, p. 165-182, 2018.

2.
MORAIS, R. S.2018MORAIS, R. S. ; FERNANDES, F. S. ; MEDEIROS, R. G. . 'A I Conferência Nacional de Educação (Curitiba, 1927) como Possibilidade..': Três Ensaios para Pensar a História da Educação Matemática. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 178-185, 2018.

3.
FERNANDES, F. S.2017 FERNANDES, F. S.; MORAIS, R. S. . Os intelectuais, o poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 244-263, 2017.

4.
FERNANDES, F. S.2017FERNANDES, F. S.. Histórias da posição cientifico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil: sistematização e perspectivas. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 25, p. 222-239, 2017.

5.
FERNANDES, F. S.2016 FERNANDES, F. S.. A Educação Matemática Muda. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online), v. 30, p. 308-324, 2016.

6.
FERNANDES, F. S.2016FERNANDES, F. S.. Didática da Matemática e Domesticação da Escola. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 9, p. 22-38, 2016.

7.
FERNANDES, F. S.2016FERNANDES, F. S.. History of scientific and academic production in mathematics education: representation, institution and policy. Philosophy of Mathematics Education Journal, v. 31, p. 1-8, 2016.

8.
FERNANDES, F. S.2016FERNANDES, F. S.. Somos educadores matemáticos: uma questão de arqueologia. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 9, p. 307-323, 2016.

9.
FERNANDES, F. S.2016FERNANDES, F. S.. A pluralidade entre a diversidade e a diferença - Uma resenha da obra 'A pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade'. Revista de História da Educação Matemática, v. 2, p. 281-288, 2016.

10.
FERNANDES, F. S.2016FERNANDES, F. S.; SOUZA, L. A. ; GARNICA, A. V. M. . Entre Fragmentos, Cortes e Fronteiras: problematizando o campo Educação Matemática. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 9, p. 2017-221, 2016.

11.
FERNANDES, F. S.2015FERNANDES, F. S.; MIARKA, R. . Educar pela probabilidade: um ensaio sobre possíveis educabilidades junto aos pensamentos de Nietzsche e Deleuze. Quadrante (Lisboa), v. XXIV, p. 81-102, 2015.

12.
FERNANDES, F. S.2015FERNANDES, F. S.; GARNICA, A. V. M. . Ut nihil non üsdem verbis redderetur auditum: ensaio e improvisos sobre literatura e educação matemática. Tempo Brasileiro, v. 200, p. 65-75, 2015.

13.
FERNANDES, F. S.2015FERNANDES, F. S.; GARNICA, A. V. M. . History of Scientific and Academic Production in Mathematics Education: pointing out elements for a research agenda. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM), v. 5, p. 2-11, 2015.

14.
FERNANDES, F. S.2015FERNANDES, F. S.. Uma Escola Pode e Muito Mais, Senhor!. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online), v. 29, p. 773-778, 2015.

15.
FERNANDES, F. S.2014 FERNANDES, F. S.. Biografia do Orvalho: considerações sobre narrativa, vida e pesquisa em Educação Matemática. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 28, p. 896-909, 2014.

16.
FERNANDES, F. S.2014FERNANDES, F. S.; MATUCHESKI, S. . Afinal, quem barbeia o barbeiro? Bertrand Russell, seu paradoxo e a crise dos fundamentos da Matemática. Revista de História da Matemática para Professores, v. 1, p. 17-25, 2014.

17.
FERNANDES, F. S.2013FERNANDES, F. S.. Memoriais e que tais: tornar-se educador matemático na contemporaneidade. Alexandria (UFSC), v. 6, p. 165-184, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
FERNANDES, F. S.. Pelas bruxas de Agnesi no currículo: educabilidades de uma matemática no feminino. In: Marlucy Alves Paraíso; Maria Carolina da Silva Caldeira. (Org.). Pesquisas sobre currículos, gêneros e sexualidades. 1ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2018, v. 1, p. 139-152.

2.
FERNANDES, F. S.; MIARKA, R. . Por uma didática da invenção na/da formação do professor de matemática. In: Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva. (Org.). Processos formativos em educação matemática: perspectivas filosóficas e pragmáticas. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2018, v. 1, p. 95-116.

3.
CLARETO, S. M. ; FERNANDES, F. S. . O infinito e seus tamanhos: nos becos da sala de aula, que matemática acontece?. In: Denise Silva Vilela; Alexandrina Monteiro. (Org.). Paradoxos do infinito e os limites da linguagem. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2016, v. 1, p. 315-355.

4.
MIARKA, R. ; FERNANDES, F. S. . Tecendo uma tese para a estética na/da pesquisa em Educação Matemática: a escritura em questão. In: Beatriz Silva D´Ambrosio; Celi Espasandin Lopes. (Org.). Vertentes da subversão na produção científica em Educação Matemática. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2015, v. 1, p. 141-162.

5.
MIARKA, R. ; FERNANDES, F. S. . Weaving a thesis for the aesthetics in/of mathematics education: a focus on writting. In: Beatriz Silva D´Ambrosio; Celi Espasandin Lopes. (Org.). Creative insubordination in brazilian mathematics education research. 1ed.Raleigh: Lulu Press, 2015, v. 1, p. 81-94.

6.
FERNANDES, F. S.; GARNICA, A. V. M. . Criar montanhas, inventar planícies: leituras, história e formação de professores de matemática. In: Adair Mendes Nacarato; Celi Espasandin Lopes. (Org.). Indagações, reflexões e práticas em leituras e escritas na educação matemática. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2013, v. 1, p. 279-289.

7.
FERNANDES, F. S.; GARNICA, A. V. M. . Sete dias na constituição de outros mundos: narrativas, epistemologia, educação matemática. In: Sônia Maria Clareto; Ana Lygia Vieira Schil da Veiga; Margareth Aparecida Sacramento Rotondo. (Org.). Entre composições: formação, corpo, educação. 1ed.Juiz de Fora: UFJF, 2011, v. 1, p. 197-222.

8.
CLARETO, S. M. ; EUGENIO, C. L. ; OLIVEIRA, M. E. ; CARVALHO, B. D. ; ROTONDO, M. S. ; FERNANDES, F. S. ; NASCIMENTO, L. A. S. ; SILVA, A. A. ; CAMMAROTA, G. G. ; RIBEIRO, M. V. A. ; SÁ, E. A. . Cartografias de um grupo por vir. In: Sônia Regina Miranda; Luciana Pacheco Marques. (Org.). Trajetórias: caminhos na pesquisa em educação. 1ed.Juiz de Fora: UFJF, 2009, v. 1, p. 91-111.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, F. S.; CONSENZA, L. H. C. A. ; ARAUJO, P. H. S. . A formação de professores de matemática na Faculdade de Filosofia de Minas Gerais: considerações sobre a disciplina Didática Especial de Matemática (1941-1953). In: VIII Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2018, Ituiutaba. Anais do VIII Encontro Mineiro de Educação Matemática: trabalhos completos. Ituiutaba: Universidade Federal de Uberlândia, 2018. v. 1. p. 793-805.

2.
FERNANDES, F. S.. Histórias da posição científico-acadêmica da Educação Matemática: notas para a construção de uma agenda de investigação. In: Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática, 2017, Múrcia. IV Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Matemática - Actas. Múrcia: Centro de Estudios sobre la Memoria Educativa, 2017. v. 1. p. 217-225.

3.
FERNANDES, F. S.. A pesquisa sobre a posição científico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil: um exercício de sistematização em olhares historiográficos. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do 12º Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, 2016. v. 1. p. 1-12.

4.
FERNANDES, F. S.. Entre o que você vê e o que você pode ver: Michel Foucault e a posição científico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil. In: 3º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2016, São Mateus. Anais do 3º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. São Mateus: SBHMat, 2016. v. 1. p. 90-97.

5.
FERNANDES, F. S.. A posição científico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil: rumos, rumores e possibilidades de histórias. In: III Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática, 2015, Belém. Anais do III Congresso Ibero-americano de História da Educação Matemática. Belém: SBHMat, 2015. v. 1. p. 1786-1798.

6.
FERNANDES, F. S.. Uma leitura do conceito de função e três vozes sobre a legitimação do conhecimento matemático. In: I Seminário de escritas e leituras em Educação Matemática, 2012, Itatiba. Anais do I Seminário de escritas e leituras em Educação Matemática. Itatiba: Universidade São Francisco, 2012. v. 1. p. 1-12.

7.
FERNANDES, F. S.. Um mosqueteiro invade um convento: Michel Serres, história das ciências e as anamneses matemáticas. In: 13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2012, São Paulo. Anais do 13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. São Paulo: USP, 2012. v. 1. p. 1064-1073.

8.
FERNANDES, F. S.. O que narrativas memorialísticas podem dizer da contemporaneidade da Educação Matemática?: caminhos de uma pesquisa. In: VI Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2012, Juiz de Fora. Anais do VI Encontro Mineiro de Educação Matemática. Juiz de Fora: UFJF, 2012. v. 1. p. 1-10.

9.
FERNANDES, F. S.; SILVA, T. T. P. ; CLARETO, S. M. . Vidas, narrativas, movimentos: um ensaio sobre a Matemática Moderna em Juiz de Fora (MG). In: VI Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2012, Juiz de Fora. Anais do VI Encontro Mineiro de Educação Matemática. Juiz de Fora: UFJF, 2012. v. 1. p. 1-10.

10.
COELHO, F. S. ; FERNANDES, F. S. . Entre descobertas e invenções: uma cena e possíveis inventividades no fazer pedagógico em matemática. In: III Colóquio de Educação Matemática, 2011, Juiz de Fora. Anais do III Colóquio de Educação Matemática. Juiz de Fora: UFJF, 2011. v. 1. p. 1-10.

11.
FERNANDES, F. S.. Memória, Errância, Educação Matemática: a constituição do educador matemático em seu campo de pesquisa. In: XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2011, Campina Grande. Anais do XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Campina Grande: UEPB, 2011. v. 1. p. 1-12.

12.
FERNANDES, F. S.. Relatos de formação: memoriais, experiência e processos de subjetivação. In: VII Seminário sobre Linguagens, Políticas Públicas e Educação, 2011, Rio Claro. Anais do VII Seminário sobre Linguagens, Políticas Públicas e Educação. Rio Claro: Unesp/Instituto de Biociências, 2011. v. 1. p. 1-10.

13.
FERNANDES, F. S.. O método cartográfico e a pesquisa em Educação Matemática: pontuando diferenciações. In: VII Encontro Catarinense de Educação Matemática, 2011, Blumenau. Anais do VII Encontro Catarinense de Educação Matemática. Blumenau: FURB, 2011. v. 1. p. 195-202.

14.
CAMMAROTA, G. G. ; CLARETO, S. M. ; FERNANDES, F. S. ; SILVA, A. A. . A sala de aula de matemática como um coletivo de forças. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. Anais do X Encontro Nacioanl de Educação Matemática: Educação Matemática, cultura e diversidade. Ilhéus: Via Litterarum, 2010. v. 1. p. 1-10.

15.
CLARETO, S. M. ; FERNANDES, F. S. ; CAMMAROTA, G. G. ; SILVA, A. A. . Formas-matemática e resistência: possibilidades de invenção de uma matemática-da-sala-de-aula. In: V Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2009, Lavras. Anais do V EMEM, 2009. v. 1. p. 1-9.

16.
FERNANDES, F. S.; CARVALHO, B. D. . Espaço Escolar: a escola como espaço de formação do professor de matemática. In: IV Semana Pedagógica e Acadêmica do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Carlos Chagas, 2007, Juiz de Fora. IV Semana Pedagógica e Acadêmica do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Carlos Chagas, 2007. p. 1-9.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, F. S.; ALMEIDA, L. H. C. ; ARAUJO, P. H. S. . Espaços, tempos e modos de subjetivação estabelecidos na relação entre ensino, educação e matemática do curso de Matemática da UFMG (1941-2008): rumos iniciais de uma pesquisa. In: Encontro de Pesquisa sobre Memória e História da UFMG, 2017, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do Encontro de Pesquisa sobre Memória e História da UFMG, 2017. v. 1. p. 65-67.

2.
FERNANDES, F. S.. Composições narrativas do constituir-se educador matemático. In: GHOEM 10 anos. Produções e Perspectivas, 2012, Rio Claro. Caderno de Resumos. GHOEM 10 anos. Produções e Perspectivas. Rio Claro: UNESP, 2012. v. 1. p. 1-2.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, F. S.. Entre desvios e perigos: a mobilização de narrativas de vida em uma pesquisa em Educação Matemática. In: XIII Encontro Nacional de História Oral, 2016, Porto Alegre. História oral, práticas educacionais e interdisciplinaridade: caderno de resumos. São Leopoldo: Oikos, 2016. v. 1. p. 100-100.

2.
FERNANDES, F. S.. Sobre a formação de professores em cursos vagos: primeiros vestígios de uma pesquisa. In: VIII Seminário de História da Educação da UNESP, 2012, Rio Claro. Caderno de resumos do VIII Seminário de História da Educação da UNESP. Rio Claro: UNESP, 2012. v. 1. p. 7-7.

3.
FERNANDES, F. S.. Um mosqueteiro invade um convento: Michel Serres, história das ciências e as anamneses matemáticas. In: 13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2012, São Paulo. 13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia: caderno de resumos. São Paulo: EACH/USP, 2012. v. 1. p. 19-19.

4.
FERNANDES, F. S.. Memoriais em Educação Matemática: articulações e possibilidades em um exercício de análise. In: VI Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, 2011, São João del-Rei. Anais do VI Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática. São João del-Rei: UFSJ, 2011. v. 1. p. 39-39.

5.
CLARETO, S. M. ; CARVALHO, B. D. ; FERNANDES, F. S. ; CAMMAROTA, G. G. ; SILVA, A. A. . Tornar-se o que se é: a escola como espaço de produção de subjetividade-professor de matemática. In: XV Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2009, Juiz de Fora. Anais do XIV Seminário de Iniciação Científica da UFJF. Juiz de Fora: UFJF, 2009. v. 1. p. 1-2.

6.
CLARETO, S. M. ; FERNANDES, F. S. ; CARVALHO, B. D. ; CAMMAROTA, G. G. . Espaço Escolar: a escola como espaço de formação do professor de matemática. In: XIV Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2008, Juiz de Fora. Espaço Escolar: a escola como espaço de formação do professor de matemática, 2008. p. 59-60.

7.
CLARETO, S. M. ; FERNANDES, F. S. ; CARVALHO, B. D. ; PEREIRA, K. R. . Espaço Escolar: a escola como espaço de formação do professor de matemática. In: XIII Seminário de Iniciação Científica da UFJF / III Mostra de Iniciação Científica Jr., 2007, Juiz de Fora. XIII Seminário de Iniciação Científica da UFJF / III Mostra de Iniciação Científica Jr., 2007. p. 1-1.

Artigos aceitos para publicação
1.
SACHS, L. ; FERNANDES, F. S. . Implicações pedagógicas da etnomatemática no contexto da multisseriação em escolas do campo. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM FOCO (UFPB), 2019.

2.
FERNANDES, F. S.. Formação de Professores de Matemática em Licenciaturas em Educação do Campo: entre cartas, epistemologias e currículos. Bolema (Rio Claro), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
FERNANDES, F. S.; LEAL, A. A. A. . Educação do Campo e Etnomatemática: enlaces para pensar a formação de professores de matemática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FERNANDES, F. S.. A pesquisa em Educação Matemática nos 30 anos de SBEM. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FERNANDES, F. S.. Ele não: pensar uma educação matemática no feminino. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FERNANDES, F. S.. Diversidades, diferenças e ensino de matemática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FERNANDES, F. S.. Experiência, narrativas e produção de conhecimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FERNANDES, F. S.. Educação do Campo, Cultura e Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FERNANDES, F. S.. Uma relação alma, olho e mão: pesquisar em História da Educação Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FERNANDES, F. S.. Tendências em Educação Matemática: a que(m) elas servem?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FERNANDES, F. S.. A pesquisa sobre a posição científico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil: um exercício de sistematização em olhares historiográficos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FERNANDES, F. S.. Didática e Subversão de Saberes: um olhar para práticas matemáticas nos anos finais do Ensino Fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MORAIS, R. S. ; FERNANDES, F. S. ; MORAIS, M. B. . Por que Michel Foucault em História da Educação Matemática?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
FERNANDES, F. S.; LEAL, A. A. A. ; AGOSTINHO, M. L. O. . Educação do campo: saberes, territórios e lutas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
FERNANDES, F. S.; BOSCO, C. S. ; CONTI, K. C. . Práticas Educativas e Formativas em Ciências e Matemática: linguagens e saberes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
FERNANDES, F. S.. A produção científico-acadêmica em Educação Matemática no Brasil: rumos, rumores e possibilidades de histórias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FERNANDES, F. S.. Narrativa y investigación en Educación Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
FERNANDES, F. S.. La quinta historia: composiciones de la Educación Matemática como área de investigación. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
FERNANDES, F. S.. Uma leitura do conceito de função e três vozes sobre a legitimação do conhecimento matemático. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FERNANDES, F. S.. Um mosqueteiro invade um convento: Michel Serres, história das ciências e as anamneses matemáticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FERNANDES, F. S.. Sobre a formação de professores em cursos vagos: primeiros vestígios de uma pesquisa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
FERNANDES, F. S.. Composições narrativas do constituir-se educador matemático. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FERNANDES, F. S.; SILVA, T. T. P. ; CLARETO, S. M. . Vidas, narrativas, movimentos: um ensaio sobre a Matemática Moderna em Juiz de Fora (MG). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FERNANDES, F. S.. O que narrativas memorialísticas podem dizer da contemporaneidade da Educação Matemática?: caminhos de uma pesquisa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
FERNANDES, F. S.. Memória, errância, educação matemática: a constituição do educador matemático em seu campo de pesquisa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
FERNANDES, F. S.. Memória, Errância, Educação Matemática: a constituição do educador matemático em seu campo de pesquisa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
FERNANDES, F. S.. Memória, Errância, Educação Matemática: a constituição do educador matemático em seu campo de pesquisa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
CAMMAROTA, G. G. ; FERNANDES, F. S. ; SILVA, A. A. ; CLARETO, S. M. . A sala de aula de matemática como um coletivo de forças. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
FERNANDES, F. S.; et al . Cartografias de um grupo por vir. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
CLARETO, S. M. ; FERNANDES, F. S. ; CAMMAROTA, G. G. ; CARVALHO, B. D. ; SILVA, A. A. . Tornar-se o que se é: a escola como espaço de produção de subjetividade-professor de matemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
CLARETO, S. M. ; FERNANDES, F. S. ; CAMMAROTA, G. G. ; SILVA, A. A. . Formas-matemática e resistência: possibilidades de invenção de uma matemática-da-sala-de-aula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
CLARETO, S. M. ; FERNANDES, F. S. ; CARVALHO, B. D. ; CAMMAROTA, G. G. . Espaço Escolar: a escola como espaço de formação do professor de matemática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
FERNANDES, F. S.; CARVALHO, B. D. . Espaço Escolar: a escola como espaço de formação do professor de matemática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
CLARETO, S. M. ; FERNANDES, F. S. ; CARVALHO, B. D. ; PEREIRA, K. R. . Espaço Escolar: a escola como espaço de formação do professor de matemática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
FERNANDES, F. S.. 20 minutos na fila: sobre experiência, relato e subjetividade em Imre Kertész (Texto de Jorge Larrosa Bondía). Rio Claro, 2014. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FERNANDES, F. S.. Participação na Comissão Científica do VIII Encontro Mineiro de Educação Matemática. 2018.

2.
FERNANDES, F. S.. Participação como Parecerista no VII Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2018.

3.
FERNANDES, F. S.. Participação na Comissão Científica do IV Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. 2018.

Trabalhos técnicos
1.
FERNANDES, F. S.. Parecer de avaliação de artigo (BOLEMA-2017-0061) submetido ao BOLEMA. 2018.

2.
FERNANDES, F. S.. Parecer de avaliação de artigo (BOLEMA-2017-0109) submetido ao BOLEMA. 2018.

3.
FERNANDES, F. S.. Parecer de avaliação de projetos de Doutorado - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (UNESP/Rio Claro). 2018.

4.
FERNANDES, F. S.. Parecer de avaliação de artigo (número 566) submetido à revista Educação Matemática em Revista (SBEM). 2017.

5.
FERNANDES, F. S.. Parecer de avaliação de artigo (número 7628-27109-1) submetido à revista Zetetiké. 2017.

6.
FERNANDES, F. S.. Parecer de avaliação de artigo (número 2202-5755-2) submetido à revista Perspectivas da Educação Matemática. 2017.

7.
FERNANDES, F. S.. Parecer de avaliação de artigo (número 3168-9828-1) submetido à revista Perspectivas da Educação Matemática. 2017.

8.
FERNANDES, F. S.. Parecer de avaliação de artigo (número 515-RV1) submetido à Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa (RELIME). 2017.

9.
FERNANDES, F. S.. Parecer de avaliação de artigo (número 448) submetido à Revista Latinoamericana de Etnomatemática. 2017.

10.
FERNANDES, F. S.. Parecer de avaliação de artigo (número ESE_JMC-A) submetido ao Journal of Mathematics and Culture. 2017.

11.
FERNANDES, F. S.. Parecer (projetos de mestrado e doutorado) - Ciclo de Seminários 'História Oral e Educação Matemática'. 2017.

12.
FERNANDES, F. S.. Parecer de avaliação de artigo (número 8647567) submetido à revista Zetetiké. 2017.

13.
FERNANDES, F. S.. Parecer de avaliação de artigo (número 152227) submetido à revista Educação em Revista (UFMG). 2016.

14.
FERNANDES, F. S.. Parecer (projetos de mestrado e doutorado) - Ciclo de Seminários 'História Oral e Educação Matemática'. 2016.

15.
FERNANDES, F. S.. Parecer de avaliação de artigo submetido à Revista Brasileira de Educação Básica (UFMG). 2016.

16.
FERNANDES, F. S.. Parecer de avaliação de artigo (número 79-16) submetido à revista BOLEMA (UNESP). 2016.

17.
FERNANDES, F. S.. Parecer de avaliação de artigo (número 88-16) submetido à revista BOLEMA (UNESP). 2016.

18.
FERNANDES, F. S.. Parecer de avaliação de artigo (número 99-16) submetido à revista BOLEMA (UNESP). 2016.

19.
FERNANDES, F. S.. Parecer de avaliação de artigo (número 26-16) submetido à revista BOLEMA (UNESP). 2016.

20.
FERNANDES, F. S.. Avaliação de trabalhos do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016.

21.
FERNANDES, F. S.. Parecer (projetos de mestrado e doutorado) - Ciclo de Seminários 'História Oral e Educação Matemática'. 2015.

22.
FERNANDES, F. S.. Parecer de avaliação de artigo submetido à revista Unopar Científica Ciências Humanas e Educação. 2015.

23.
FERNANDES, F. S.. Parecer de avaliação de artigo (número 142080) submetido à revista Educação em Revista (UFMG). 2015.

24.
FERNANDES, F. S.. Parecer de avaliação de artigo (número 70-15) submetido à revista BOLEMA (UNESP). 2015.

25.
FERNANDES, F. S.. Parecer de avaliação de artigo (número 59-15) submetido à revista BOLEMA (UNESP). 2015.

26.
FERNANDES, F. S.. Parecer (projetos de mestrado e doutorado) - Ciclo de Seminários 'História Oral e Educação Matemática'. 2014.

27.
FERNANDES, F. S.. Parecer (projeto de doutorado) - Ciclo de Seminários 'História Oral e Educação Matemática'. 2013.

28.
FERNANDES, F. S.. Parecer (projeto de mestrado) - Atividade Inaugural de Inverno/ Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (UNESP/Rio Claro). 2013.

29.
FERNANDES, F. S.. Parecer (projetos de TCC) - Dep. de Engenharia de Produção - Universidade Federal de São Carlos. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
CONSENZA, L. H. C. A. ; ARAUJO, P. H. S. ; FERNANDES, F. S. . A invenção do educador matemático: representações, instituições e políticas. 2018. (Relatório de pesquisa).

2.
FERNANDES, F. S.. Educação Matemática: aspectos históricos de uma área de pesquisa. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FERNANDES, F. S.. Educação Matemática: aspectos históricos de uma área de pesquisa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
FERNANDES, F. S.. BOLEMA - Boletim de Educação Matemática (v. 26, n. 42A, abr 2012). 2012. (Revisão Técnica).

5.
FERNANDES, F. S.. BOLEMA - Boletim de Educação Matemática (v. 26, n. 42B, abr 2012). 2012. (Revisão Técnica).

6.
FERNANDES, F. S.. BOLEMA - Boletim de Educação Matemática (v. 26, n. 43, jul 2012). 2012. (Revisão Técnica).

7.
FERNANDES, F. S.; ZANARDI, L. S. O. . Evento - Pesquisa. Os Parâmetros Balizadores da Pesquisa no Brasil. 2011. (Relator).

8.
FERNANDES, F. S.. BOLEMA - Boletim de Educação Matemática (v. 24, n. 40, dez 2011). 2011. (Revisão Técnica).

9.
FERNANDES, F. S.. BOLEMA - Boletim de Educação Matemática (v. 24, n. 38, abr 2011). 2011. (Revisão Técnica).

10.
FERNANDES, F. S.. A história da matemática como intercessora. 2010. (Debatedor).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ANDRADE, J. A. A.; MARTINS, R. X.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Roberta Cristina de Assis Nunes. Percepções de professores de matemática relativas às tecnologias digitais nos contextos de atividade profissional. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Lavras.

2.
MIARKA, R.; CLARETO, S. M.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Jorge Isidro Orjuela Bernal. Indígenas, cosmovisão e ensino superior: [algumas] tensões. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
GOMES, M. L. M.; FERNANDES, F. S.; FRADE, I. C. A. S.; DASSIE, B. A.. Participação em banca de Brian Diniz Amorim. Indicações metodológicas para o ensino da matemática presentes em livros didáticos que circularam em Minas Gerais na primeira metade do século XX: um estudo da Biblioteca Pessoal da professora Alda Lodi. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação: conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
CLARETO, S. M.; ROTONDO, M. S.; LEITE, M. V.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Lucas Esteves Dore. que diz o muro da escola? aprendizagens e deslizamentos e matemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
MARTINS-SALANDIM, M. E.; BARALDI, I. M.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Claudinea Soto da Silva. Escolas rurais como espaços formativos: vozes de professores que atuaram na região de Borebi/SP. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
AUAREK, W. A.; REIS, D. A. F.; ZAIDAN, S.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Deusdete Viana Baião. Um olhar de alunos reprovados sobre sua trajetória escolar na matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
MACHADO, A. C.; KAWASAKI, T. F.; FERNANDES, F. S.; ZAIDAN, S.. Participação em banca de Rubens do Porto Seabra. Sobre a linguagem dos professores nas aulas de Matemática: práticas de uma professora do sexto ano de uma escola pública. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
PINTO, T. P.; CHIARI, A. S. S.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Ana Claudia Lemes de Morais. Licenciatura em Matemática da UFMS: movimentos precursores e implantação de um curso a distância. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

9.
SOUZA, L. A.; FERNANDES, F. S.; GUIDA, A. M.. Participação em banca de Ana Maria de Almeida. Inventar e se reinventar em meio a narrativas históricas: uma trajetória de pesquisa sobre o Curso Modular de Matemática de Campo Grandes - MS. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

10.
ARAUJO, J. L.; FERNANDES, F. S.; VERONEZ, M. R. D.. Participação em banca de Danielle Alves Martins. A disciplina Modelagem na Educação Matemática na UFMG: percepções junto a estudantes e egressos do curso de Licenciatura em Matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação: conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
MALTEMPI, M. V.; BICUDO, M. A. V.; MOCROSKY, L. F.; FIGUEIREDO, O. A.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Douglas Gonçalves da Silva. Escola Democrática e Projeto Político Pedagógico: um estudo em Filosofia da Educação Matemática. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
BITTAR, M.; SOUZA, L. A.; NACARATO, A. M.; FERNANDES, F. S.; SANTOS, J. R. V.; FREITAS, J. L. M.; PINTO, T. P.. Participação em banca de Adriana Barbosa de Oliveira. Licenciaturas em Matemática como produção narrativa: uma abertura para experiências. 2018. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

3.
GARNICA, A. V. M.; MARTINS-SALANDIM, M. E.; FERNANDES, F. S.; SILVA, H.; MIARKA, R.. Participação em banca de Maria Eliza Furquim Pereira Nakamura. Ginásios Vocacionais: um estudo narrativo sobre uma proposta educacional da década de 1960. 2017. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
GOMES, M. L. M.; GOUVEA, M. C. S.; CURY, F. G.; FERNANDES, F. S.; MOREIRA, P. C.. Participação em banca de Inês Florinda Luis Buissa. Memórias de um curso de formação de professores de Matemática no Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda (Angola, 1998-2009). 2016. Tese (Doutorado em Educação: conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
GARNICA, A. V. M.; GOMES, M. L. M.; MARTINS-SALANDIM, M. E.; FERNANDES, F. S.; SILVA, H.. Participação em banca de Alexsandro Coelho Alencar. Monólogos: um estudo da formação e atuação de professores de matemática na região do Cariri cearense a partir da década de 1970. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
BARALDI, I. M.; GARNICA, A. V. M.; SILVA, H.; MARTINS-SALANDIM, M. E.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Douglas Marin. Uma história da criação de cursos de formação de professores (de Matemática), em nível superior, nas décadas de 1960 a 1990, no Triângulo Mineiro - Minas Gerais. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
GARNICA, A. V. M.; SILVA, H.; MIARKA, R.; MARTINS-SALANDIM, M. E.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Leoni Malinoski Fillos. Modelagem Matemática nos anos 1980: narrativas de um curso de especialização. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
BARALDI, I. M.; PENTEADO, M. G.; FERNANDES, F. S.; CAPELLINI, V. L. M. F.; OLIVEIRA, A. A. S.. Participação em banca de Erica Aparecida Capasio Rosa. Escolas Inovadoras e Criativas e Inclusão Escolar: um estudo em Educação Matemática. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
BITTAR, M.; SOUZA, L. A.; FERNANDES, F. S.; NACARATO, A. M.; SANTOS, J. R. V.; FREITAS, J. M.. Participação em banca de Adriana Barbosa de Oliveira. Licenciaturas em Matemática como produção narrativa: uma abertura para experiências. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

6.
MALTEMPI, M. V.; BICUDO, M. A. V.; FIGUEIREDO, O. A.; MENDES, R. O.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Douglas Gonçalves da Silva. Percepções de Escola Democrática a partir da Filosofia da Educação Matemática e da Gestão Democrática Escolar Operada pelo Projeto Político-Pedagógico. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
GARNICA, A. V. M.; MIARKA, R.; SILVA, H.; MARTINS-SALANDIM, M. E.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Maria Eliza Furquim Pereira Nakamura. Os Ginásios Vocacionais Estaduais: uma proposta da educação paulista da década de 1960. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Mestrado
1.
ROTONDO, M. S.; LEITE, M. V.; CLARETO, S. M.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Leiliane Aparecida Gonçalves Paixão. Entrecontos: uma (doce?) composição com educação ou abertura de possíveis numa educação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
CLARETO, S. M.; ROTONDO, M. S.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Lucas Esteves Dore. que diz o muro da escola? aprendizagens e deslizamentos e matemática. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
MARTINS-SALANDIM, M. E.; GARNICA, A. V. M.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Karina Aparecida da Silva. Primeiros cursos para formação de professores indígenas no estado de São Paulo: um estudo em História da Educação Matemática. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
SACHS, L.; ELIAS, H. R.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Cíntia Aparecida Paião. Da escola que eu tive para a escola que eu olho: a escola itinerante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra como uma nova escola. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
MIARKA, R.; CLARETO, S. M.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Jorge Isidro Orjuela Bernal. Tensões entre a cosmovisão de estudantes indígenas vinculados a cursos de graduação na universidade e o pensamento acadêmico no Ensino Superior. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
ANDRADE, J. A. A.; MARTINS, R. X.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Roberta Cristina de Assis Nunes. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: vamos ouvir os professores de matemática do Ensino Médio sobre isso?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Lavras.

7.
MARTINS-SALANDIM, M. E.; BARALDI, I. M.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Claudinea Soto da Silva. Sobre a educação (matemática) no campo: vozes de professores que atuaram na região de Borebi (SP). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

8.
PINTO, T. P.; CHIARI, A. S. S.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Ana Claudia Lemes de Morais. Licenciatura em Matemática a Distância: compreensões sobre versões e rumos iniciais de um curso. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

9.
SOUZA, L. A.; GUIDA, A. M.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Ana Maria de Almeida. "Criador e/na/com/como criação histórica: sobre um curso modular para formação de professores de matemática em Campo Grande. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FERNANDES, F. S.; MORAIS, R. S.; SANCHES, C. F. M.. Participação em banca de Maria Andreia Teixeira. Mulheres pioneiras na Matemática no Brasil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

2.
FERNANDES, F. S.; MORAIS, R. S.; SANCHES, C. F. M.. Participação em banca de Maria Luciana Teixeira. A etnomatemática e seus desdobramentos: uma discussão sobre a educação do campo e a educação indígena. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

3.
FERNANDES, F. S.; OLIVEIRA, L. M. C.; FELIX, N. M. R.. Participação em banca de Mirtes Pereira de Souza. Impressões de professores da Educação Básica acerca do ensino de geometria. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

4.
FERNANDES, F. S.; OLIVEIRA, L. M. C.; FELIX, N. M. R.. Participação em banca de Nadia Melzer Bariviera. Número pi - história, curiosidades e atividades. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

5.
MORAIS, R. S.; FERNANDES, F. S.; SOUZA, R. M. J.. Participação em banca de Cristina Gomes Prado. Algumas dificuldades encontradas por professores ao ensinar conceitos matemáticos e uma contextualização histórica. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

6.
MORAIS, R. S.; FERNANDES, F. S.; SOUZA, R. M. J.. Participação em banca de Raquel Guimarães de Medeiros. I Conferência Nacional de Educação: um estudo histórico relativo a temas, assuntos e problemas da educação brasileira por volta de 1927. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

7.
SARNIGHAUSEN, V. C. R.; PIRES, D. M.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Nathália Aparecida Lopes. Modelagem matemática no ensino de Física por meio de mapas conceituais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

8.
MORAIS, R. S.; JUSTULIN, A. M.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Tatiana Aparecida Reis Carvalho. A resolução de problemas como metodologia de ensino nas aulas de matemática: um olhar a partir de pesquisas apresentadas no SERP II. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

9.
ZIM, M. C. A. S.; FERNANDES, F. S.; RIOS, K. M. M.. Participação em banca de Ana Carla Brito. O contexto de ensino da matemática envolvendo a parte psíquica e jogos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

10.
BENEDITO, R. A.; FERNANDES, F. S.; RIOS, K. M. M.. Participação em banca de Daniela Pereira Mendes Peres. Etnomatemática na descoberta dos números e seu ensino. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

11.
BENEDITO, R. A.; FERNANDES, F. S.; RIOS, K. M. M.. Participação em banca de Elenir Dornelas Pereira Alli. A importância do conhecimento da Língua Portuguesa na formulação de problemas matemáticos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

12.
BENEDITO, R. A.; FERNANDES, F. S.; RIOS, K. M. M.. Participação em banca de Eliana Maria Pereira. A origem dos números e seu ensino. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

13.
ZIM, M. C. A. S.; FERNANDES, F. S.; RIOS, K. M. M.. Participação em banca de Francisca Duarte da Silva Matins. A matemática e as práticas pedagógicas em uma escola de educação básica do estado de São Paulo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

14.
ZIM, M. C. A. S.; FERNANDES, F. S.; RIOS, K. M. M.. Participação em banca de Lilian Cristina Bressane Palini. Alguns fatores que acarretam o insucesso da aprendizagem da matemática no Brasil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

15.
BENEDITO, R. A.; FERNANDES, F. S.; RIOS, K. M. M.. Participação em banca de Rafael Peres. A etnomatemática no desenvolvimento das operações. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

16.
ZIM, M. C. A. S.; FERNANDES, F. S.; RIOS, K. M. M.. Participação em banca de Vera Lucia Bisanson Silveira. Considerações sobre as tecnologias da informação e comunicação no ensino de matemática. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VILLACA, A. A.; FERNANDES, F. S.; PONTELLO, L. S.. Participação em banca de Luciana Santos Silva de Oliveira.O livro didático de Matemática do 6° ano adotado em uma escola do campo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
FERNANDES, F. S.; OLIVEIRA, E. S.; FERNANDES, G. A.. Participação em banca de Maiane Gonçalves de Oliveira.Um percurso em rimas: histórias do futebol no território indígena Xakriabá. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Intercultural Para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
FERNANDES, F. S.; VILLACA, A. A.; AUAREK, W. A.. Participação em banca de Luiz Fernando Pereira.A matemática escolar e a matemática cotidiana: uma discussão por meio dos conceitos de perímetro e área presentes em um livro didático voltado a alunos do campo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
AUAREK, W. A.; VILLACA, A. A.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Neusita Ferreira Agostinho.Saberes matemáticos praticados no extrativismo e processamento do pequi (Caryocar brasiliense) na/da comunidade de Água Boa II. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
AUAREK, W. A.; VILLACA, A. A.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Adriana Aparecida Silva.Saberes matemáticos demandados em jogos e brincadeiras da cultura da comunidade Água Boa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
SA, J. R.; FERNANDES, F. S.; VILLACA, A. A.. Participação em banca de Luciana Ribeiro da Silva.Princípios da Educação do Campo na formação dos educandos da primeira turma de Matemática do LECampo UFMG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
VILLACA, A. A.; FERNANDES, F. S.; SA, J. R.. Participação em banca de Lucilene Cristina Gonçalves Silva.A multisseriação em uma escola do campo e o uso de jogos matemáticos como mediador entre dois anos escolares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
SA, J. R.; FERNANDES, F. S.; VILLACA, A. A.. Participação em banca de Verônica Pereira de Oliveira.Práticas de numeramento na produção de farinha de mandioca da comunidade quilombola Santa Cruz. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
VILLACA, A. A.; SA, J. R.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Genilson Miguel Barbosa Soares.Conceitos matemáticos utilizados pelos agricultores do Assentamento Darcy Ribeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
LORENZON, I. A.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Eduardo Cortez Bortoletto.Análise da implantação de um sistema de gestão da qualidade em uma empresa de construção civil: estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.

11.
FERNANDES, F. S.; DONADONE, J. C.. Participação em banca de Rodrigo Felipe Viana de Medeiros.Big Data: análise de uma tendência do mercado de tecnologia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.

12.
FERNANDES, F. S.; DONADONE, J. C.. Participação em banca de Tatiana Callado Lima.Considerações sobre a inserção de organizações nas redes sociais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.

13.
TOLEDO, J.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Rodrigo Moreira da Silva.Gestão de ações corretivas para não conformidades recorrentes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.

14.
SAGAWA, J.; FERNANDES, F. S.. Participação em banca de Renan Gustavo Cunha.Definição de estratégias de produção em uma empresa de material escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário PIBID Diversidade FaE/UFMG - Licenciatura em Educação do Campo.Matemática e Ciências. 2018. (Seminário).

2.
International Conference on Ethnomathematics. Educação do Campo e Etnomatemática: enlaces para pensar a formação de professores de matemática. 2018. (Congresso).

3.
IV Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.Didática Especial e História da Educação Matemática: contribuições de um estudo sobre a formação de professores de matemática na Faculdade de Filosofia de Minas Gerais (Belo Horizonte,1941-1954). 2018. (Encontro).

4.
IV Seminário Brasiliense de História e Educação Matemática Nilza Eigenheer Bertoni,.Relações entre pesquisa em Educação Matemática e prática escolar no Brasil. 2018. (Seminário).

5.
Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.A pesquisa em Educação Matemática nos 30 anos de SBEM. 2018. (Seminário).

6.
XXII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Pesquisa em Educação Matemática e questões metodológicas. 2018. (Encontro).

7.
Ciclo de Seminários 'História Oral e Educação Matemática'.Experiência, narrativas e produção de conhecimento. 2017. (Outra).

8.
Encontro de Pesquisa sobre Memória e História da UFMG.Espaços, tempos e modos de subjetivação estabelecidos na relação entre ensino, educação e matemática do curso de Matemática da UFMG (1941-2008): rumos iniciais de uma pesquisa. 2017. (Encontro).

9.
II Seminário de Formação Continuada de Professores das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil.Organização e Produção do Conhecimento: desafios para a formação de professores. 2017. (Seminário).

10.
I Seminário de Formação Continuada de professores das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil. 2017. (Seminário).

11.
I Seminário do Núcleo de Pesquisas em Educação do Campo.Educação do Campo, Cultura e Matemática. 2017. (Seminário).

12.
I Seminário PIBID Diversidade FaE/UFMG LECampo.'Escola e cidadania' e 'História e cultura'. 2017. (Seminário).

13.
V Colóquio de Educação Matemática.Uma relação alma, olho e mão: pesquisar em História da Educação Matemática. 2017. (Outra).

14.
XXVIII Semana da Matemática da UEM. Tendências em Educação Matemática: a que(m) elas servem?. 2017. (Congresso).

15.
3º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.Por que Michel Foucault em História da Educação Matemática?. 2016. (Encontro).

16.
Ciclo de Seminários 'História Oral e Educação Matemática'. 2016. (Seminário).

17.
Conferência Internacional Sul-Americana: Territorialidades e Humanidades.Educação do campo: saberes, territórios e lutas. 2016. (Outra).

18.
Encontro Nacional dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo. 2016. (Encontro).

19.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.A pesquisa sobre a posição científico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil: um exercício de sistematização em olhares historiográficos. 2016. (Encontro).

20.
XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Práticas educativas e formativas em Ciências e Matemática: linguagens e saberes. 2016. (Encontro).

21.
III Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática. A produção científico-acadêmica em Educação Matemática no Brasil: rumos, rumores e possibilidades de histórias. 2015. (Congresso).

22.
VII Encontro Mineiro de Educação Matemática. 2015. (Encontro).

23.
Atividade Inaugural de Verão de 2013 - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (UNESP/ Rio Claro).Composições narrativas do constituir-se educador matemático. 2013. (Outra).

24.
Ciclo de Seminários "História Oral e Educação Matemática". 2013. (Seminário).

25.
Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013. (Encontro).

26.
II Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática. 2013. (Seminário).

27.
XVI Conferência GPIMEM - 20 anos. 2013. (Outra).

28.
13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Um mosqueteiro invade um convento: Michel Serres, história das ciências e as anamneses matemáticas. 2012. (Seminário).

29.
Atividade Inaugural 2012 - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática.Memória, Errância, Educação Matemática: a constituição do educador matemático em seu campo de pesquisa. 2012. (Outra).

30.
Ciclo de seminários "História Oral e Educação Matemática". 2012. (Seminário).

31.
GHOEM 10 anos. Produções e Perspectivas. Composições narrativas do constituir-se educador matemático. 2012. (Congresso).

32.
I Seminário de escritas e leituras em Educação Matemática.Uma leitura do conceito de função e três vozes sobre a legitimação do conhecimento matemático. 2012. (Seminário).

33.
Seminário "Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática". 2012. (Seminário).

34.
VI Encontro Mineiro de Educação Matemática. Vidas, narrativas, movimentos: um ensaio sobre a Matemática Moderna em Juiz de Fora (MG). 2012. (Congresso).

35.
VIII Seminário de História da Educação da UNESP.Sobre a formação de professores em cursos vagos: primeiros vestígios de uma pesquisa. 2012. (Seminário).

36.
28º Batepapo Cultural "O cotidiano da vida entre os aprisionamentos e as resistências". 2011. (Outra).

37.
Ciclo de seminários "História Oral e Educação Matemática".Memória, Errância, Educação Matemática: a constituição do educador matemático em seu campo de pesquisa. 2011. (Seminário).

38.
Evento - Pesquisa. Os Parâmetros Balizadores da Pesquisa no Brasil. 2011. (Outra).

39.
VI Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática.Memoriais em Educação Matemática: articulações e possibilidades em um exercício de análise. 2011. (Encontro).

40.
XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Memória, Errância, Educação Matemática: a constituição do educador matemático em seu campo de pesquisa. 2011. (Encontro).

41.
X Encontro Nacional de Educação Matemática.A sala de aula de matemática como um coletivo de forças. 2010. (Encontro).

42.
V Encontro Mineiro de Educação Matemática.Formas-matemática e resistência: possibilidades de invenção de uma matemática-da-sala-de-aula. 2009. (Encontro).

43.
XV Seminário de Iniciação Científica da UFJF.Tornar-se o que se é: a escola como espaço de produção de subjetividade-professor de matemática. 2009. (Seminário).

44.
Colóquio de Educação Matemática - 2ª edição. 2008. (Outra).

45.
IV Semana da Matemática da UFF. 2008. (Outra).

46.
XII Encontro Basileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2008. (Congresso).

47.
XIV Seminário de Iniciação Científica da UFJF / VI Mostra de Iniciação Científica Jr..Espaço Escolar: a escola como espaço de formação do professor de matemática. 2008. (Seminário).

48.
I Simpósio Espaço e Educação. 2007. (Simpósio).

49.
IV Semana Pedagógica e Acadêmica do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Carlos Chagas.Espaço Escolar: a escola como espaço de formação do professore de matemática. 2007. (Outra).

50.
Seminário de Educação Matemática. 2007. (Seminário).

51.
XIII Seminário de Iniciação Científica da UFJF / III Mostra de Iniciação Científica Jr..Espaço Escolar: a escola como espaço de formação do professor de matemática. 2007. (Seminário).

52.
Colóquio de Educação Matemática - 1ª edição. 2006. (Outra).

53.
I Semana da Matemática - X Semana do Instituto de Ciências Exatas. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, M. L. M. ; FERNANDES, F. S. ; AMORIM, B. D. ; MELILLO, K. M. C. F. A. L. ; COSTA, R. A. ; REIS, D. A. F. ; PONTELLO, L. S. ; FERREIRA, A. R. C. ; PAIVA, P. H. A. A. ; BRITTO, F. A. . Ciclo de Seminários 'História Oral e Educação Matemática'. 2017. (Congresso).

2.
FERNANDES, F. S.. Atividade Inaugural de Verão de 2013 - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática UNESP/ Rio Claro (Comissão de Apoio). 2013. (Outro).

3.
FERNANDES, F. S.. Atividade Inaugural do ano de 2012 - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática UNESP/ Rio Claro (Comissão de Apoio). 2012. (Outro).

4.
FERNANDES, F. S.. GHOEM 10 anos. Produções e Perspectivas (Comissão de Apoio). 2012. (Congresso).

5.
MISKULIN, R. G. S. ; SILVA, H. ; HEITMANN, F. P. ; FERNANDES, F. S. ; VIOL, J. F. P. ; GODOY, K. V. ; FARIAS, M. M. R. ; MORAIS, M. B. ; OTERO-GARCIA, S. C. . Evento - Pesquisa. Os Parâmetros Balizadores da Pesquisa no Brasil. 2011. (Outro).

6.
FERNANDES, F. S.. I Simpósio Espaço e Educação. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Mariana Lima Vilela. Compreensão histórica das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado no curso de Licenciatura em Matemática da UFMG (1968-2008). Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação: conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Paulo Henrique de Souza Araújo. Tornar-se Doutor em Educação Matemática no Brasil: espaços, tempos e subjetividades. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação: conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Eduardo Henrique de Matos Lima. A Produção e a Utilização de ebooks Interativos e Multimídia em Cursos na Modalidade a Distância: O Caso do NEAD/UFSJ no Brasil. Início: 2015. Tese (Doutorado em Média-Arte Digital) - Universidade do Algarve. (Coorientador).

Orientações de outra natureza
1.
Nayara Katherine Duarte Pinto. Programa de Incentivo à Formação Docente - Mestrado. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Lucas Miguel Oliveira. Monitoria - Disciplinas da área de Educação Matemática. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Aliene Araujo Villaça. Programa de Incentivo à Formação Docente - Doutorado. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi. Programa de Incentivo à Formação Docente - Doutorado. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Brian Diniz Amorim. Indicações metodológicas para o ensino da matemática presentes em livros didáticos que circularam em Minas Gerais na primeira metade do século XX: um estudo da Biblioteca Pessoal da professora Alda Lodi. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação: conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Filipe Santos Fernandes.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Mirtes Pereira de Souza. Impressões de professores da Educação Básica acerca do ensino de geometria. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Filipe Santos Fernandes.

2.
Maria Luciana Teixeira. A etnomatemática e seus desdobramentos: uma discussão sobre a educação do campo e a educação indígena. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Filipe Santos Fernandes.

3.
Maria Andreia Teixeira. Mulheres pioneiras na Matemática no Brasil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Filipe Santos Fernandes.

4.
Nadia Melzer Bariviera. Número Pi - História, Curiosidades e Atividades. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Filipe Santos Fernandes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maiane Gonçalves de Oliveira. Um percurso em rimas: histórias do futebol no território indígena Xakriabá. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação Intercultural Para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Filipe Santos Fernandes.

2.
Luiz Fernando Pereira. A matemática escolar e a matemática cotidiana: uma discussão por meio dos conceitos de perímetro e área presentes em um livro didático voltado a alunos do campo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Filipe Santos Fernandes.

3.
Tatiana Callado Lima. Considerações sobre a inserção de organizações nas redes sociais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Filipe Santos Fernandes.

4.
Rodrigo Felipe Viana de Medeiros. Big Data: análise de uma tendência do mercado de tecnologia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Filipe Santos Fernandes.

Iniciação científica
1.
Luís Henrique Coelho de Almeida. A invenção do educador matemático: representações, instituições e políticas. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Filipe Santos Fernandes.

2.
Paulo Henrique de Souza Araújo. A invenção do educador matemático: representações, instituições e políticas. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa. Orientador: Filipe Santos Fernandes.

Orientações de outra natureza
1.
Gabriele Wakiyama Marques. Monitoria - Disciplinas da área de Educação Matemática. 2017. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Filipe Santos Fernandes.

2.
Ana Luiza Barbosa Rego. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - Matemática). 2016. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Filipe Santos Fernandes.

3.
Frederico Teixeira Leite. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - Matemática). 2016. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Filipe Santos Fernandes.

4.
Letícia Ribeiro de Carvalho. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - Matemática). 2016. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Filipe Santos Fernandes.

5.
Lucas Miguel Oliveira. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - Matemática). 2016. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Filipe Santos Fernandes.

6.
Valber de Resende Teixeira. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - Matemática). 2016. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Filipe Santos Fernandes.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 2:20:31