Maria das Graças dos Reis José

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3672790514432122
  • Última atualização do currículo em 23/08/2018


Nas artes, Graça Alan. Doutora em História Comparada/Música - PPGHC/IH/UFRJ. Realizou estágio doutoral na França - Paris, com bolsa PDSE da Capes na Université de Versailles Saint-Quentin-En-Yvelines sob a orientacão da professora Anaïs Fléchet. Mestre em Instrumento de Cordas dedilhadas pela Escola de Música da UFRJ (1995) e Licenciada em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1981). Desenvolve pesquisa na área de Instrumentação Musical com ênfase em História da Música, História Comparada, Composição e Violão. Professora Adjunta de Violão no Departamento de Arco e Cordas Dedilhadas da Escola de Música da UFRJ. Diretora dos Cursos de Extensão da Escola de Música da UFRJ e chefe do Departamento de Arco e Cordas Dedilhadas em 3 gestões. Possui extensa carreira como Concertista. Desenvolve dois Projetos um de pesquisa e extensão - OBRAS PARA VIOLÃO DE MARCOS ALAN EM PERSPECTIVA COMPARADA A OBRAS DE COMPOSITORES NACIONAIS E ESTRANGEIROS e um de extensão - De Bach a Baden - Um violão bem brasileiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria das Graças dos Reis José
Nome em citações bibliográficas
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música.
Rua do Passeio 98
Lapa
20021290 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25324649
Fax: (21) 2125324649
URL da Homepage: http://www.musica.ufrj.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em História Comparada.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ/PPGHC, Brasil.
com período sanduíche em Universite de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (Orientador: Anaïs Fléchet).
Título: O discurso da escrita moderna para o violão de concerto no Brasil: análise de 5 Prelúdios de Heitor Villa-Lobos e 5 Prelúdios de Marcos Alan (1940-1973), Ano de obtenção: 2015.
Orientador: José Costa D'Assunção Barros.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Historia comparada, Música, Composicão, Violão.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: MUSICOLOGIA.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Composição Musical.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
1991 - 1995
Mestrado em Instrumento de Cordas Dedilhadas.
Escola de Música da UFRJ, EM/UFRJ, Brasil.
Título: Violão Carioca - Nas Ruas, Nos Salões, Na Universidade - Uma Trajetória,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Maryla Duse Campos Lopes.
Palavras-chave: VIOLÃO.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Instrumentação Musical.
1990 interrompida
Especialização interrompida em 1991 em Musicologia.
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
Título: A Trajetória do Violão no Rio de janeiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Ano de interrupção: 1991
1977 - 1981
Graduação em Licenciatura em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Escola de Música da Universidade Federal do Rio de janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O projeto de pesquisa e extensão ?OBRAS PARA VIOLÃO DE MARCOS ALAN EM PERSPECTIVA COMPARADA A OBRAS DE COMPOSITORES NACIONAIS E ESTRANGEIROS? tem por objetivo pesquisar, elaborar arranjos, ensaiar e apresentar, em forma de recitais públicos, o repertório para o violão de concerto e popular estudados no Brasil. A implementação deste projeto possibilitará aos estudantes percorrer o repertório abrangente aos dois vieses da execução musical: o repertório do violão de concerto e do violão popular, considerando que Marcos Alan além de compositor era também arranjador de obras de compositores de compositores como Tom Jobim e Chico Buarque, as quais apresento em meus concertos e as trabalharei com o grupo. A prática constante e regular de uma atividade musical de concerto e popular proporcionará, aos alunos envolvidos, um avanço acadêmico e profissional importante na sua formação como músico. Unido a experiência de encontros regulares, serão introduzidos à vivência musical pública.

Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: DE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O projeto de pesquisa e extensão ?OBRAS PARA VIOLÃO DE MARCOS ALAN EM PERSPECTIVA COMPARADA A OBRAS DE COMPOSITORES NACIONAIS E ESTRANGEIROS? tem como publico alvo os alunos, ex-alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Música da UFRJ, UniRio e alunos do Projeto Integração pela Música (PIM) situado em Vassouras/RJ. Tem por objetivo pesquisar, elaborar arranjos, ensaiar e apresentar, em forma de recitais públicos, o repertório para o violão de concerto e popular estudados no Brasil. A implementação deste projeto possibilitará aos estudantes percorrer o repertório abrangente aos dois vieses da execução musical: o repertório do violão de concerto e do violão popular, considerando que Marcos Alan além de compositor era também arranjador de obras de compositores de compositores como Tom Jobim e Chico Buarque, as quais apresento em meus concertos e as trabalharei com o grupo. A prática constante e regular de uma atividade musical de concerto e popular proporcionará, aos alunos envolvidos, um avanço acadêmico e profissional importante na sua formação como músico. Unido a experiência de encontros regulares, serão introduzidos à vivência musical pública. Destarte, oportunizando-os, em tempo anterior à experiência profissional, uma atividade laboratorial, de acesso democrático nos dois campos, com apresentações nas unidades da UFRJ e em espaços culturais carentes da música de concerto e popular para violão, integrando um gênero de produção musical à um público menos favorecido, oportunizando-os a constituição democrática e acessível aos variados níveis de produção sócio-cultural e político no País.

Atividades

07/2016 - Atual
Extensão universitária , Escola de Música da UFRJ, .

Atividade de extensão realizada
OBRAS PARA VIOLÃO DE MARCOS ALAN EM PERSPECTIVA COMPARADA A OBRAS DE COMPOSITORES NACIONAIS E ESTRANGEIROS.

Escola de Müsica de Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de pesquisa intitulado: Marcos Alan, Intérprete e Compositor (1956-1973): Trajetória Artística e Análise da sua Obra para Violão. Projeto aprovado em reunião ordinária da Congregação da Escola de Música da UFRJ em 29/2007 às 14:00 Horas.


Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1993
Vínculo: Servidor público UFU, Enquadramento Funcional: Auxiliar 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1985 - 1986
Vínculo: Servidor público - Professora, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 14, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Violão Contaratada/Substituto, atuando nas disciplinas : Percepção Muiscal e Música de Câmara no DEMAC - Departamento de Musica e Artes Cênica da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, no período de Março de 1085 a Julho de 1986



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
De Bach a Baden: um violão bem brasileiro
Descrição: O projeto de extensão ? De Bach a Baden: um violão bem brasileiro ? tem por objetivo pesquisar, elaborar arranjos e apresentar, em forma de recitais públicos, o repertório para o violão de concerto e popular estudados no Brasil. Implementar este projeto, significa oportunizar aos ouvintes percorrer o repertório abrangente aos dois vieses da execução musical: o repertório do violão de concerto e do violão popular. O projeto é apresentado em espaços culturais carentes da música de concerto e popular para violão e demais instrumentos, integrando um gênero de produção musical direcionado à um público de baixo capital cultural e econômico, favorecendo a constituição democrática e acessível aos variados níveis de produção sócio-cultural e político no País..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria das Graças dos Reis José - Coordenador.
2016 - Atual
OBRAS PARA VIOLÃO DE MARCOS ALAN EM PERSPECTIVA COMPARADA A OBRAS DE COMPOSITORES NACIONAIS E ESTRANGEIROS
Descrição: O projeto de pesquisa e extensão ?OBRAS PARA VIOLÃO DE MARCOS ALAN EM PERSPECTIVA COMPARADA A OBRAS DE COMPOSITORES NACIONAIS E ESTRANGEIROS? tem como publico alvo os alunos, ex-alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Música da UFRJ, UniRio e alunos do Projeto Integração pela Música (PIM) situado em Vassouras/RJ. Tem por objetivo pesquisar, elaborar arranjos, ensaiar e apresentar, em forma de recitais públicos, o repertório para o violão de concerto e popular estudados no Brasil. A implementação deste projeto possibilitará aos estudantes percorrer o repertório abrangente aos dois vieses da execução musical: o repertório do violão de concerto e do violão popular, considerando que Marcos Alan além de compositor era também arranjador de obras de compositores de compositores como Tom Jobim e Chico Buarque, as quais apresento em meus concertos e as trabalharei com o grupo. A prática constante e regular de uma atividade musical de concerto e popular proporcionará, aos alunos envolvidos, um avanço acadêmico e profissional importante na sua formação como músico. Unido a experiência de encontros regulares, serão introduzidos à vivência musical pública. Destarte, oportunizando-os, em tempo anterior à experiência profissional, uma atividade laboratorial, de acesso democrático nos dois campos, com apresentações nas unidades da UFRJ e em espaços culturais carentes da música de concerto e popular para violão, integrando um gênero de produção musical à um público menos favorecido, oportunizando-os a constituição democrática e acessível aos variados níveis de produção sócio-cultural e político no País. Sob o formato de recitais públicos, um repertório para o violão de concerto assim como o popular, estudados no Brasil. Desta feita, pretende-se oferecer, às camadas populares, a oportunidade de apreciar tanto a música de concerto quanto a música popular, ambas, para violão. Por isto que tal iniciativa encontra-se em consonância e por que não dizer, de mãos dadas com o PIM já que ambos acreditam que pelo viés da música, ocorra a integração social e, consequentemente, a democratização no que tange ao acesso à música de qualidade para aqueles que possuem baixo capital cultural e econômico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria das Graças dos Reis José - Coordenador.
2011 - Atual
O discurso da escrita moderna para o violão de concerto no Brasil: análise comparativa de 5 Prelúdios de Heitor Villa-Lobos e 5 Prelúdios de Marcos Alan (1940-1973)
Descrição: A pesquisa de doutoramento tem por finalidade trabalhar o discurso da escrita para o violão de concerto no Brasil: análise comparativa de 5 Prelúdios de Heitor Villa-Lobos e 5 Prelúdios de Marcos Alan dos Reis José (1940-1973). O trabalho tem por foco esclarecer o percurso e o transcurso da escrita musical para o violão de concerto em Brasil entre 1940 e 1973. Assim sendo, serão realizadas análises e interpretações comparativas de 5 Prelúdios para Violão de Heitor Villa-Lobos e 5 prelúdios de Marcos Alan. O corte temporal deste trabalho inicia-se em 1940, pois é desse ano a edição dos Prelúdios para violão compostos por Villa-Lobos e em 1973 em razão de ter sido composto o último Prelúdio de Marcos Alan, falecido em 10 de Abril de 1973..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria das Graças dos Reis José - Coordenador / Gracilda Alves - Integrante.
2007 - Atual
Marcos Alan, Intérprete e Compositor (1956-1973): Trajetória Artística e Análise da sua Obra para Violão.
Descrição: O projeto visa reunir e analisar musicalmente a obra do violonista e compositor Marcos Alan, falecido aos 17 anos, cuja produção musical sugere um nova forma de compor para o instrumento. Desta conciliação será elaborada a digitação das obras em programas de música específico, edição de partituras, concertos e gravação de CD..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Maria das Graças dos Reis José - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - Atual
De Bach a Baden - Um violão bem brasileiro
Descrição: O projeto de extensão ? De Bach a Baden: um violão bem brasileiro ? tem por objetivo pesquisar, elaborar arranjos e apresentar, em forma de recitais públicos, o repertório para o violão de concerto e popular estudados no Brasil. Implementar este projeto, significa oportunizar aos ouvintes percorrer o repertório abrangente a estes dois vieses da execução musical. O projeto é apresentado em espaços culturais carentes da música de concerto e popular para violão e demais instrumentos, integrando um gênero de produção musical direcionado à um público de baixo capital cultural e econômico, favorecendo portanto a constituição democrática e acessível aos variados níveis de produção sócio-cultural e político no País. O presente projeto possui feições de um trabalho itinerante uma vez que pode ser apresentado em várias partes do Brasil e do Exterior pelo caráter de repertório acessível e aberto às várias camadas sociais e ramos artísticos culturais. Uma dos pontos de Cultura mais observados em nossa pesquisa é o PIM ? Programa Integracão pela Música em Vassouras/RJ..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Maria das Graças dos Reis José - Coordenador.
2016 - Atual
Obras para violão de Marcos Alan em perspectiva comparada a obras de compositores nacionais e estrangeiros
Descrição: O projeto de pesquisa e extensão ?OBRAS PARA VIOLÃO DE MARCOS ALAN EM PERSPECTIVA COMPARADA A OBRAS DE COMPOSITORES NACIONAIS E ESTRANGEIROS? tem como publico alvo os alunos, ex-alunos dos curso de graduação e pós graduação da Escola de Música da UFRJ, UniRio e o Projeto Integração pela Música (PIM) situado em Vassouras. Tem por objetivo pesquisar, elaborar arranjos, ensaiar e apresentar, em forma de recitais públicos, o repertório para o violão de concerto e popular estudados no Brasil. A implementação deste projeto possibilitará aos estudantes percorrer o repertório abrangente aos dois vieses da execução musical: o repertório do violão de concerto e do violão popular, considerando que Marcos Alan além de compositor era também arranjador de obras de compositores de compositores como Tom Jobim e Chico Buarque, as quais apresento em meus concerto e as trabalharei com o grupo . A prática constante e regular de uma atividade musical de concerto e popular proporcionará, aos alunos envolvidos, um avanço acadêmico e profissional importante na sua formação como músico. Unido a experiência de encontros regulares, serão introduzidos à vivência musical pública. Destarte, oportunizando-os, em tempo anterior à experiência profissional, uma atividade laboratorial, de acesso democrático nos dois campos, com apresentações nas unidades da UFRJ e em espaços culturais carentes da música de concerto e popular para violão, integrando um gênero de produção musical à um público menos favorecido, oportunizando-os portanto, a constituição democrática e acessível aos variados níveis de produção sócio-cultural e político no País. Sob o formato de recitais públicos, um repertório para o violão de concerto assim como o popular, estudados no Brasil. Desta feita, pretende-se oferecer, às camadas populares, a oportunidade de apreciar tanto a música de concerto quanto a música popular, ambas, para violão. Por isto que tal iniciativa encontra-se em consonância e por que não dizer, de mãos dadas com o PIM já que ambos acreditam que pelo viés da música, ocorra a integração social e, consequentemente, a democratização no que tange ao acesso à música de qualidade para aqueles que possuem baixo capital cultural e econômico (BOURDIEU; 2010)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria das Graças dos Reis José - Coordenador.
2016 - Atual
DE BACH À BADEN: UM VIOLÃO BEM BRASILEIRO
Descrição: O projeto de extensão ? De Bach à Baden: um violão bem brasileiro ? tem por objetivo pesquisar, elaborar arranjos e apresentar, em forma de recitais públicos, o repertório para o violão de concerto e popular estudados no Brasil. Implementar este projeto, significa oportunizar aos ouvintes percorrer o repertório abrangente a estes dois vieses da execução musical. O projeto é apresentado em espaços culturais carentes da música de concerto e popular para violão e demais instrumentos, integrando um gênero de produção musical direcionado à um público de baixo capital cultural e econômico, favorecendo portanto a constituição democrática e acessível aos variados níveis de produção sócio-cultural e político no País. O presente projeto possui feições de um trabalho itinerante uma vez que pode ser apresentado em várias partes do Brasil e do Exterior pelo caráter de repertório acessível e aberto às várias camadas sociais e ramos artísticos culturais. Um dos pontos de Cultura mais observados em nossa pesquisa é o PIM ? Programa Integracão pela Música em Vassouras/RJ..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria das Graças dos Reis José - Coordenador.
2015 - Atual
Curso Básico e Intermediário da EM/UFRJ
Descrição: O curso atende a comunidade para o ensino musical e instrumental bem como para preparar alunos para o ingresso nos cursos de graduação em Música.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Violão.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1993
Concurso para Professora de Violão, Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
1987
Concurso para Professora de Violão, DEMAC - Universidade Federal de Uberlândia.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; ALVES, G. ; SANTOS, A. B. E. ; COSTA, B. M. . ESTUDOS DE PODER, RELIGIÃO E SOCIEDADE NA HISTÓRIA. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia Editora, 2018. v. 1. 22p .

2.
ALAN, G. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . HEITOR VILLA-LOBOS E MARCOS ALAN DOS REIS JOSE: O DISCURSO PARA O VIOLÃO DE CONCERTO NO BRASIL. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2016. v. 1. 225p .

Capítulos de livros publicados
1.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; ALVES, G. ; COSTA, B. M. ; MEDEIROS, S. K. L. ; HOFFMANN, R. ; SANTOS, A. B. E. ; MIRANDA, B. S. ; OSSWALD, C. ; OLIVEIRA, M. P. ; CARREIRO, M. ; BECHVAROVA, E. . UMA ANÁLISE COMPARATIVA NO DISCURSO MUSICAL DO CONCERTO PARA VIOLÃO E PEQUENA ORQUESTRA, DE HEITOR VILLA-LOBOS, E DO CONCERTINO PARA VIOLÃO E ORQUESTRA DE CÂMARA, DE MARCOS ALAN DOS REIS JOSÉ. In: Gracilda Alves e Anna Beatriz Esser dos Santos. (Org.). Política e Identidade: Discussões Historiográficas. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2015, v. 11, p. 175-196.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Violão Carioca - nas ruas, nos salões, nas universidades - uma trajetória. Roda de Choro - Para quem gosta de música, Rio de Janeiro, , v. 02, p. 7 - 7, 03 abr. 1996.

Apresentações de Trabalho
1.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. A Memória dos Músicos: reflexões iniciais em torno do processo comunicacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Violão Carioca. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Violão Carioca. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Técnica e Interpretação Violonistica. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Violão Carioca. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; VILLA-LOBOS, H. ; Manuel Maria Ponce . Classe Magistral - Léo Brouwer. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
VILLA-LOBOS, H. ; ALAN, M. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Livro de Partituras - CD Marcos Alan_ Violão. Rio de Janeiro: Sony Music, 2010. (Partitura Musical/Outro).

2.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; TACUCHIAN, R. . Série Rio de Janeiro. Rio de janeiro: Editora Uni Rio, 1996. (Partitura Musical/Outro).

3.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. INFANCIA, 1979. (Partitura Musical/Outro).

4.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Saudade, 1979. (Partitura Musical/Outro).

5.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Reencontro, 1979. (Partitura Musical/Outro).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALAN, M. ; ALAN, G. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Concertino. 2015. (Manutenção de obra artística/Conservação).

2.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; VILLA-LOBOS, H. ; ALAN, M. . Marcos Alan_Violão. 2010. (Manutenção de obra artística/Restauração).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; M.M.PONCE ; ALAN, M. ; BARRIOS, A. ; VELASCO, R. ; TACUCHIAN, R. . Violões em Foco - O Curso de Violão nas Universidades Federais. 2011. Outra.

2.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; ALAN, M. ; PONCE, M. ; VELASCO, R. ; BARRIOS, A. ; BARBOZA, S. . Violões em Foco - O Curso de Violão nas Universidades Federais. 2011. Outra.

3.
VILLA-LOBOS, H. ; ALAN, M. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Violões em Foco. 2010. Outra.

4.
ROSA, N. ; ALAN, M. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . INTERCOM - XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2010. Outra.

5.
ALAN, M. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Programa Música e Músicos do Brasil - Marcos Alan_Violão. 2009. Outra.

6.
ALAN, M. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Programa Compositores. 2004. Outra.

7.
ALAN, G. ; ALAN, M. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Programa Compositores. 2004. Outra.

8.
ALAN, G. ; ALAN, M. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Programa Compositores. 2004. Outra.

9.
ALAN, G. ; ALAN, M. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Programa Compositores. 2004. Outra.

10.
ALAN, G. ; ALAN, M. ; BARRIOS, A. ; GUINGA, ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis ; SANTOS, T. ; BARBOZA, S. ; VILLA-LOBOS, H. . Sala de Concerto. 2002. Outra.

Música
1.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Série UniRio Musical. 2017. Interpretação.

2.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. XVIII Panorama da Música Brasileira Atual. 2016. Composição (estréia).

3.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. XVIII Panorama da Música Brasileira Atual da Música Brasileira Atual. 2016. Composição (estréia).

4.
ALAN, G. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . XXIX PANORAMA DA MÚSICA BRASILEIRA ATUAL CHAMADA DE OBRAS. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

5.
ALAN, G. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . XXIX PANORAMA DA MÚSICA BRASILEIRA ATUAL CHAMADA DE OBRAS. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

6.
ALAN, M. ; VILLA-LOBOS, H. ; VIANA FILHO, A. R. ; JOBIM, T. ; GONZAGA, C. ; ALAN, G. ; BIZET, G. ; PERNAMBUCO, J. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Violão Brasil. 2013. Interpretação.

7.
CALDEIRA, T. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis ; ALAN, M. ; JOBIM, T. ; FREITAS, M. M. ; VILLA-LOBOS, H. ; BARRIOS, A. . A Mulher na Música. 2013. Interpretação.

8.
ALAN, M. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis ; MATTHESON, J. ; MUFFAT, G. . Série UniRio Musical. 2011. Interpretação.

9.
ALAN, M. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . I Festival Internacional de Violão 30 Anos. 2010. Interpretação.

10.
BACH, J. ; ALAN, M. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis ; VILLA-LOBOS, H. ; AZEVEDO, W. . 48º Festival Villa-Lobos. 2010. Interpretação.

11.
BACH, J. ; BARRO, P. E. J. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis ; ALAN, M. ; AZEVEDO, W. . Festival de Inverno de São Lourenço. 2010. Interpretação.

12.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; ALAN, M. ; VILLA-LOBOS, H. ; POWELL, B. ; AZEVEDO, W. . Música no Fórum - Música de Câmara do Compositor Marcos Alan. 2010. Interpretação.

13.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; ALAN, M. ; POWELL, B. ; PIXINGUINHA, ; VILLA-LOBOS, H. ; BARROSO, A. ; Bartolomeu Wiese Filho ; ROSA, N. . Graça Alan homenageia Marcos Alan. 2010. Interpretação.

14.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; ALAN, G. ; VILLA-LOBOS, H. ; Claudia Nascimento ; Valeria Guimarães . Música de Câmara do Compositor Marcos Alan. 2010. Interpretação.

15.
ALAN, M. ; BARRIOS, A. ; VILLA-LOBOS, H. ; M.M.PONCE ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Recitais - Graça Alan EMBAP. 2009. Interpretação.

16.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; ALAN, M. ; VILLA-LOBOS, H. . Quem foi Marcos Alan?. 2009. Interpretação.

17.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. O Violão e a Alma Brasileira - Brasil em Concerto - Graça Alan. 2009. Interpretação.

18.
PIXINGUINHA, ; BACH, J. ; ROSA, N. ; BARROSO, A. ; VILLA-LOBOS, H. ; PARAIBA, C. ; KRIEGER, E. ; GONZAGA, C. ; POWELL, B. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Show de Bach a Baden. 2008. Interpretação.

19.
A.VIVALDI, ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Concerto de Vivaldi. 2008. Interpretação.

20.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Graça Alan - Violão Carioca. 2008. Interpretação.

21.
Nicanor Teixeira ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Concerto em Homenagem a Nicanor teixeira. 2008. Interpretação.

22.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; Mozart, W. A. . Museu de Arte Naif 250 Anos de Mozart (Graça Alan - Violão). 2006. Interpretação.

23.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Orquestra de Violões do Amazonas. 2006. Interpretação.

24.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Duo Violar e Graça Alan. 2006. Interpretação.

25.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Duo Violar convida Graça Alan. 2006. Interpretação.

26.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Festival de Inverno - Teatro Fernando Torres. 2005. Interpretação.

27.
SANTOS, T. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis ; GUINGA, ; WIESE, B. . Série Choros do Rio. 2005. Interpretação.

28.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. I Semana do Violão. 2005. Interpretação.

29.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Recital da Violonista Graça Alan e Convidados (Escola Municipal Amazor Vieira Borges). 2005. Interpretação.

30.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Série Clássicos Tim. 2004. Interpretação.

31.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Projeto Musical de Bach a Baden. 2004. Interpretação.

32.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Série Clássicos Tim - Graça Alan. 2004. Interpretação.

33.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Recital de Violão Graça Alan. 2004. Interpretação.

34.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Recital de Violão - Graça Alan. 2004. Interpretação.

35.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. De Bach a Baden. 2004. Interpretação.

36.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Recital para a Comunidade. 2004. Interpretação.

37.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Recital de Violão - Graça Alan. 2004. Interpretação.

38.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; AZEVEDO, W. ; GUINGA, ; NAZARETH, E. ; Nicanor Teixeira ; PERNAMBUCO, J. . Concerto de Chorinhos para Violão. 2004. Interpretação.

39.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Projeto Roda do Improviso VI - Série Concerto. 2003. Interpretação.

40.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Tributo à Música Latino-Americana. 2003. Interpretação.

41.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Lançamento do CD " Solo Carioca". 2003. Interpretação.

42.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Lançamento do CD" Solo Carioca". 2003. Interpretação.

43.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Homenagem ao Dia da Música - Centro Cultural Clave de Música. 2003. Interpretação.

44.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. De Bach a Baden. 2003. Interpretação.

45.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Projeto Integração pela Música. 2002. Interpretação.

46.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Lançamento do CD. 2002. Interpretação.

47.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Lançamento do CD. 2002. Interpretação.

48.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Recital de Violão e Lançamento do CD Solo Carioca. 2002. Interpretação.

49.
VILLA-LOBOS, H. ; SANTOS, T. ; TACUCHIAN, R. ; BARBOZA, S. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Graça Alan, Violão. 2002. Interpretação.

50.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Lançamento do CD Solo Carioca- Graça Alan. 2002. Interpretação.

51.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Lançamento do CD. 2002. Interpretação.

52.
VILLA-LOBOS, H. ; MIGNONE, F. ; KRIEGER, E. ; NAZARETH, E. ; FERNANDES, L. ; VIEIRA, L. N. E. A. ; JOBIM, T. ; PESCE, L. ; AZEVEDO, W. ; BARRO, P. E. J. ; MORAIS, B. P. E. V. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Orquestra Brasileira de Harpas. 2001. Interpretação.

53.
ALAN, M. ; BARRIOS, A. ; TURINA, J. ; GRANADOS, E. ; PIPO, A. R. ; R.RUBIO, ; D.REIS, ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Graça Alan e Ricardo Rubio - Violões. 2001. Interpretação.

54.
BARBOZA, S. ; VILLA-LOBOS, H. ; ALAN, M. ; SANTOS, T. ; TARREGA, F. ; PONCE, M. ; BARRIOS, A. ; PERNAMBUCO, J. ; PIXINGUINHA, ; BORGES, M. ; GONZAGA, C. ; D.REIS, ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Saraus do Rio Negro. 2001. Interpretação.

55.
VILLA-LOBOS, H. ; MIGNONE, F. ; KRIEGER, E. ; NAZARETH, E. ; FERNANDES, L. ; VIEIRA, L. N. E. A. ; JOBIM, T. ; PESCE, L. ; BARRO, P. E. J. ; AZEVEDO, W. ; POWELL, B. ; MORAIS, V. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Festival de Inverno de Teresópolis- Orquestra Brasileira de Harpas. 2001. Interpretação.

56.
VILLA-LOBOS, H. ; MIGNONE, F. ; FERNANDES, L. ; FIGUEIRA, T. J. E. I. ; KRIEGER, E. ; CAYMMI, D. ; NAZARETH, E. ; PIXINGUINHA, ; POWELL, B. ; MORAIS, V. ; AZEVEDO, W. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Quinta no BNDES - Orquestra Brasileira de Harpas. 2001. Interpretação.

57.
ALAN, M. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Violões na Sala. 2001. Interpretação.

58.
TACUCHIAN, R. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Lançamento do CD Imagem Carioca. 2001. Interpretação.

59.
BACH, J. ; A.VIVALDI, ; SCARLATTI, D. ; SCHEIDLER, C. ; TARREGA, F. ; VILLA-LOBOS, H. ; CASTRO, H. A. ; PERNAMBUCO, J. ; D.REIS, ; NAZARETH, E. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Duo de Violões - Graça Alan e Jodacil Damasceno. 2000. Interpretação.

60.
SANTOS, T. ; ALAN, M. ; BARRIOS, A. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Recital de Violão - Graça Alan. 2000. Interpretação.

61.
ALAN, G. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis ; POWELL, B. ; WEISS, S. ; PERNAMBUCO, J. ; JOBIM, T. . X Festival de Música de Inverno de Campos. 2000. Interpretação.

62.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Orquestra de Harpas e Berimbau. 1999. Interpretação.

63.
VILLA-LOBOS, H. ; SANTOS, T. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis ; BARBOZA, S. ; BARRIOS, A. ; D.REIS, ; PIXINGUINHA, ; TROMBONE, C. ; BORGES, M. . Recital da Violonista Graça Alan. 1999. Interpretação.

64.
VILLA-LOBOS, H. ; FERNANDES, L. ; NAZARETH, E. ; AZEVEDO, W. ; MIGNONE, F. ; JOBIM, T. ; CAYMMI, D. ; PESCE, L. ; PIXINGUINHA, ; POWELL, B. ; POWELL, V. M. E. B. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Orquestra Brasileira de Harpas. 1999. Interpretação.

65.
VILLA-LOBOS, H. ; TACUCHIAN, R. ; SANTOS, T. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis ; BARBOZA, S. ; ALAN, M. ; PASCHOAL, H. ; POWELL, B. ; MORAIS, V. ; MACHADO, A. ; MOURA, L. ; WIESE, B. ; GAROTO, . Recital de Violões e Bandolim - Música no Fórum. 1999. Interpretação.

66.
VILLA-LOBOS, H. ; FERNANDES, L. ; NAZARETH, E. ; PIXINGUINHA, ; AZEVEDO, W. ; MIGNONE, F. ; POWELL, B. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . VII Congresso Mundial de Harpas - Orquestra Brasieira de Harpas. 1999. Interpretação.

67.
POULENC, F. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Tributo a Francis Poulenc. 1999. Interpretação.

68.
VILLA-LOBOS, H. ; D.REIS, ; GAROTO, ; POWELL, V. M. E. B. ; MENDONCA, T. J. E. N. ; POWELL, B. ; NAZARETH, E. ; PIXINGUINHA, ; AZEVEDO, W. ; PERNAMBUCO, J. ; ABREU, Z. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . O Violão Carioca de Graça Alan. 1999. Interpretação.

69.
VILLA-LOBOS, H. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Tributo a Villa-Lobos. 1999. Interpretação.

70.
ALAN, M. ; GUINGA, ; SANTOS, T. ; BARRIOS, A. ; VILLA-LOBOS, H. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . III Jornada de Música Popular. 1999. Interpretação.

71.
VILLA-LOBOS, H. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Outubro 99 - Tributo a Heitor Villa-Lobos. 1999. Interpretação.

72.
VILLA-LOBOS, H. ; TACUCHIAN, R. ; SANTOS, T. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis ; BARBOZA, S. ; ALAN, M. ; BARRIOS, A. . Recital da Violonista Graça Alan. 1999. Interpretação.

73.
VILLA-LOBOS, H. ; SANTOS, T. ; BARBOZA, S. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis ; BARRIOS, A. ; ALAN, M. ; PIAZZOLLA, . Recital de Violão, Violino e Violoncelo. 1999. Interpretação.

74.
BARBOZA, S. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Quinteto Conversa de Violão. 1999. Interpretação.

75.
VILLA-LOBOS, H. ; FERNANDES, L. ; PIXINGUINHA, ; AZEVEDO, W. ; MIGNONE, F. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . VII Word Harp Congress - The Brasilian Harp Orchestra. 1999. Interpretação.

76.
VILLA-LOBOS, H. ; PIAZZOLLA, ; ALAN, M. ; OVALLE, J. ; HENRIQUE, W. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Graça Alan, Série Violões. 1999. Interpretação.

77.
GOTTSCHALK, L. M. ; KRIEGER, E. ; GNATALLI, R. ; VILLA-LOBOS, H. ; MIGNONE, F. ; BARBOZA, S. ; BARROSO, A. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Turíbio Santos and his Guitar Orchestra. 1999. Interpretação.

78.
SANTOS, T. ; ALAN, M. ; BARRIOS, A. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Recital de Violão - Graça Alan. 1999. Interpretação.

79.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; ALAN, M. ; VILLA-LOBOS, H. ; SANTOS, T. . XIII Encontro Violão e Violonistas Goianos. 1999. Interpretação.

80.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; GUINGA, ; ALAN, M. ; SANTOS, T. ; BARRIOS, A. . Graça Alan- Violão à Brasileira. 1998. Interpretação.

81.
ALAN, M. ; VILLA-LOBOS, H. ; PIAZZOLLA, ; OVALLE, J. ; HENRIQUE, W. ; BIZET, G. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Música no Museu. 1998. Interpretação.

82.
BOLLING, C. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Suíte Pic-Nic. 1998. Interpretação.

83.
BOLLING, C. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Projeto"O Piano na Música de Câmara' Suíte Pic-Nic. 1998. Interpretação.

84.
TACUCHIAN, R. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . UniRio Música - Série Rio de Janeiro. 1998. Interpretação.

85.
ALAN, M. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Concerto Marcos Alan Em Tempo. 1997. Interpretação.

86.
PIXINGUINHA, ; GONZAGA, L. ; GARCIA, C. ; POYART, A. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Violão em Mauá - A Camarilha. 1997. Interpretação.

87.
PIXINGUINHA, ; PERNAMBUCO, J. ; TROMBONE, C. ; ABREU, Z. ; BORGES, M. ; CASTRO, H. A. ; D.REIS, ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Centenário Pixinguinha. 1997. Interpretação.

88.
ALAN, M. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . "Marcos Alan em Tempo". 1997. Interpretação.

89.
ALAN, M. ; GRUNBLATT, G. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . I Mostra Violão Brasileiro. 1997. Interpretação.

90.
TACUCHIAN, R. ; CAPIBA, ; MILAGRES, M. ; GONZAGA, L. ; POYART, A. ; GARCIA, C. ; BROWER, L. ; PIXINGUINHA, ; MEDEIROS, A. ; GONZAGA, C. ; NAZARETH, E. ; TROMBONE, C. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . A Camarilha. 1996. Interpretação.

91.
FALLA, M. ; VILLA-LOBOS, H. ; ALAN, M. ; PONCE, M. ; GRUNBLATT, G. ; PERNAMBUCO, J. ; D.REIS, ; BARRIOS, A. ; TURINA, J. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Projeto Sextas Musicais. 1996. Interpretação.

92.
LLOBET, M. ; VILLA-LOBOS, H. ; ALAN, M. ; PERNAMBUCO, J. ; BORGES, M. ; D.REIS, ; GAROTO, ; TARREGA, F. ; TURINA, J. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Violões na Primavera. 1996. Interpretação.

93.
VILLA-LOBOS, H. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Orquestra de Câmara da UFRJ - Recital de Mestrado. 1995. Interpretação.

94.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; VILLA-LOBOS, H. . IV Feira da Crianca e do Adolescente. 1995. Interpretação.

95.
LOBLET, M. ; FALLA, M. ; VILLA-LOBOS, H. ; GRUNBLATT, G. ; TURINA, J. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Recital de Violão - Graça Alan. 1994. Interpretação.

96.
AZEVEDO, W. ; SILVA, P. ; BANDOLIM, J. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . O Pop do Clássico. 1994. Interpretação.

97.
LOBLET, M. ; VILLA-LOBOS, H. ; BACH, J. ; A.ROVIRA, ; POWELL, B. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Konstantin Christtoff- Pintura Contemporânea. 1993. Interpretação.

98.
WEISS, S. ; BARRIOS, A. ; PERNAMBUCO, J. ; VILLA-LOBOS, H. ; TURINA, J. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Curso de Mestrado em Música - Programa Recital. 1993. Interpretação.

99.
F.MOMPOU, ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Suíte Compostelana. 1992. Interpretação.

100.
F.MOMPOU, ; ALAN, M. ; BARRIOS, A. ; DUARTE, J. W. ; TURINA, J. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Recital de Violão - Graça Alan. 1992. Interpretação.

101.
TACUCHIAN, R. ; BROWER, L. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . I Simpósio de Música De Câmera da Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ. 1992. Interpretação.

102.
VILLA-LOBOS, H. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Graça Alan e Orquestra de Câmara da Funarj. 1992. Interpretação.

103.
A.VIVALDI, ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . XX Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia " Cobenge 92 ". 1992. Interpretação.

104.
GIULIANI, M. ; BACH, J. ; FALLA, M. ; W.BLANCO, ; F.MOMPOU, ; ALAN, M. ; PONCE, M. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Recital de Violão - Graça Alan. 1991. Interpretação.

105.
BACH, J. ; F.MOMPOU, ; FALLA, M. ; BRANCO, W. ; ALAN, M. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Violão. 1991. Interpretação.

106.
BITTNER, J. ; VILLA-LOBOS, H. ; ALAN, M. ; F.MOMPOU, ; PONCE, M. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Projeto - Os Novos. 1991. Interpretação.

107.
J.BITTNER, ; WEISS, S. ; BACH, J. ; SOR, F. ; VILLA-LOBOS, H. ; GNATALLI, R. ; G.RIBEIRO, ; ALAN, M. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Recital de Violão - Graça Alan. 1991. Interpretação.

108.
VILLA-LOBOS, H. ; BACH, J. ; NAZARETH, E. ; D.REIS, ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Concerto de Violão de Graça Alan. 1990. Interpretação.

109.
SCARLATTI, D. ; CARULLI, F. ; PIAZZOLLA, ; PACOLONI, G. ; PURCELL, H. ; A.VIVALDI, ; GRAGNANI, P. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Trio de Violões. 1989. Interpretação.

110.
ANONIMO, ; ROBINSON, T. ; DOWLAND, J. ; A.VIVALDI, ; VILLA-LOBOS, H. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Recital de Violão - Alunos de Violão do Departamento de Música. 1988. Interpretação.

111.
GUARNIERI, C. ; VILLA-LOBOS, H. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Recital de Violão - "Ano Internacional H. Villa Lobos e 80 anos de Nascimento de Camargo Guarnieri. 1987. Interpretação.

112.
LLOBET, M. ; SCARLATTI, D. ; ALAN, M. ; G.RIBEIRO, ; VILLA-LOBOS, H. ; A.VIVALDI, ; PASQUINI, B. ; SCHEIDLER, C. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Recital de Violão - Graça Alan e Jodacil Damasceno. 1986. Interpretação.

113.
WEISS, S. ; BACH, J. ; VILLA-LOBOS, H. ; BARRIOS, A. ; ALAN, M. ; PONCE, M. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Recital de Violão - Graça Alan. 1986. Interpretação.

114.
A.VIVALDI, ; GUIMARAES, J. ; D.REIS, ; NAZARETH, E. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Recital de Violão. 1986. Interpretação.

115.
SCHUBERT, F. ; BACH, J. ; SCARLATTI, D. ; PERNAMBUCO, J. ; D.REIS, ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Projeto Vianinha - Música. 1985. Interpretação.

116.
NAZARETH, E. ; LAURO, A. ; NOGUEIRA, J. ; PERNAMBUCO, J. ; G.RIBEIRO, ; VILLA-LOBOS, H. ; BONFA, L. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Graça Alan em Violão à Brasileira. 1982. Interpretação.

117.
BACH, J. ; VILLA-LOBOS, H. ; GNATALLI, R. ; G.RIBEIRO, ; ALAN, M. ; LAURO, A. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Recital de Violão - Graça Alan. 1981. Interpretação.

118.
VILLA-LOBOS, H. ; GNATALLI, R. ; SCHUBERT, F. ; BACH, J. ; SCARLATTI, D. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Recital de Violão. 1980. Interpretação.

119.
J.BITTNER, ; WEISS, S. ; BACH, J. ; SOR, F. ; VILLA-LOBOS, H. ; GNATALLI, R. ; G.RIBEIRO, ; ALAN, M. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Recital de Violão - Graça Alan e Jodacil Damasceno. 1980. Interpretação.

120.
MILAN, L. ; MUDARRA, A. ; WEISS, S. ; SANZ, G. ; REGGIO, F. A. ; VISEE, R. ; BITTNER, J. ; SOR, F. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Recital de Músicas Renascentistas e Clássicas. 1977. Interpretação.

121.
ANONIMO, ; BACH, J. ; SOR, F. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Recital de Violão. 1972. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; Filho, Bartolomeu Wiese ; RACHID, A. ; HARO, M. ; TREISTMAN, C. . HEITOR VILLA-LOBOS E MARCOS ALAN DOS REIS JOSE: O DISCURSO PARA O VIOLÃO DE CONCERTO NO BRASIL. 2016 (Intérprete).

2.
ALAN, G. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . XXVIIIPANORAMA DA MUSICA BRASILEIRA ATUAL. 2016 (APRESENTACAO DE OBRA ARTISTICA).

3.
ALAN, G. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Concertista de Violao Solo e Duo. 2016 (Convidado).

4.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; Filho, Bartolomeu Wiese . Heitor VILLA-LOBOS E MARCOS ALAN DOS REIS JOSE: O DISCURSO PARA O VIOLÃO DE CONCERTO NO BRASIL. 2016 (Produção Artística e Executiva).

5.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; SANTOS, T. . Audição de Violão Classe dos professores Turibio Santos e Graça Alan. 2007 (Audição de Violão).

6.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; SANTOS, T. . Audição de Violão Classe dos professores Turibio Santos e Graça Alan. 2006 (Audição de Violão).

7.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; SANTOS, T. . Audição de Violão Classe dos professores Turibio Santos e Graça Alan. 2005 (Audição de Violão).

8.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Reencontro para Violão Solo. 2002.

Demais trabalhos
1.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. III Festival de Música de Jaguaré. 2003 (Evento com a Comunidade) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
BARROS, J. C. D.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; LEAO, K. S. V. S.; MAYNARD, D. C. S.; MELLO, V. A.. Participação em banca de Leandro Couto Carreira Ricon. Historiografia e Romantismo na Alemanha no Contexto da Unificação: Leopold von Ranke, Richard Wagner e a interpretação política-nacionalista na Confederação Germânica. 2017. Tese (Doutorado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; GUIMARAES, V.; LERCH, N.. Participação em banca de Gabriel Sampaio Rocha.Recital de Formatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Música da UFRJ.

2.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; AMORIM, H.; Celso Garcia de Araújo Ramalho. Participação em banca de Eduardo Campos.Recital de Formatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Música da UFRJ.

3.
FERRER, M.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; FIHO, B. W.. Participação em banca de Victor Hugo Rosa Ribeiro.Recital de Formatura do aluno Victor Hugo Rosa Ribeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Música da Universidade Federal do Rio de janeiro.

4.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; TABORDA, M.. Participação em banca de Gabriel Maues.Banca de recital de final de periodo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Música da UFRJ.

5.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; GARCIA, C.; Filho, Bartolomeu Wiese. Participação em banca de Andres Patiño Casasfranco.Recital de Formatura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Música da UFRJ.

6.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; GARCIA, C.; Filho, Bartolomeu Wiese. Participação em banca de Antônio Augusto Pinto.Recital de Formatura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Música da UFRJ.

7.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; Marcia Taborda; Paulo Pedrassoli. Participação em banca de João Wilson.Recital de Formatura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Música da UFRJ.

8.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Participação em banca de Conrado Nunes.Recital de Formatura - Conrado Nunes-Violão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Participação em banca de nome?.Banca Recital de Formatura - Violão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
WIESE, B.; IVAN PAPAGUERIUS; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Participação em banca de Vinícius Couto.Recital de Formatura - Violão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Participação em banca de CYRO MAURÍCIO DELVÍZIO.Recital de Formatura - Cyro Delvizio - Violão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; Bartolomeu Wiese Filho; Leo Affonso de Moares Soares. Participação em banca de José Myra de Moraes Netto.Recital de Formatura - Violão. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Escola de Musica.

13.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; Leo Affonso de Moares Soares; WIESE, B.. Participação em banca de Vicente Augusto Ciminio.Recital de Formatura - Violão por Vicente Augusto Ciminio. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violino) - Escola de Müsica de Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; Leo Affonso de Moares Soares; WIESE, B.. Participação em banca de Celso Garcia Ramalho.Recital de Formatura - Violão. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Müsica de Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; WIESE, B.; Leo Affonso de Moares Soares. Participação em banca de Duvallyer Rodrigues.Recital de Formatura - Violão. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Müsica de Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
Leo Affonso de Moares Soares; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; WIESE, B.. Participação em banca de André Poyart.Recital de Formatura - Violão. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Müsica de Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; Leo Affonso de Moares Soares; WIESE, B.. Participação em banca de Vicente Augusto Cimino.Recital de Formatura - Violão. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Müsica de Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
ALAN, G.; Leo Affonso de Moares Soares; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; WIESE, B.. Participação em banca de Marcus Tardelli.Recital de Formatura - Violão. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Müsica de Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; Leo Affonso de Moares Soares; WIESE, B.. Participação em banca de Fernanda Maria C. Pereira.Recital de Formatura - Violão. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Müsica de Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; Leo Affonso de Moares Soares; WIESE, B.. Participação em banca de Daniel Marques.Recital de Formatura - Violão. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Müsica de Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; Leo Affonso de Moares Soares; WIESE, B.. Participação em banca de jary Amorim.Recital de Formatura - Violão. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Müsica de Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; Leo Affonso de Moares Soares; WIESE, B.. Participação em banca de Eduardo Augusto Giglio Gatto.Recital de Formatura - Violão. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Müsica de Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; Leo Affonso de Moares Soares; WIESE, B.. Participação em banca de Alunos de Violão - Final de Periodo.Banca Exame Final de Alunos de Violão. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24.
ALAN, G.; Leo Affonso de Moares Soares; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; WIESE, B.. Participação em banca de Valeria Gomes.Recital de Formatura - Violão. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Müsica de Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25.
ALAN, G.; Leo Affonso de Moares Soares; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; WIESE, B.. Participação em banca de Candidatos a Bolsa de Monitoria na area de Harpa.Banca Seleção para Monitoria - Harpa. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Harpa) - Escola de Müsica de Universidade Federal do Rio de Janeiro.

26.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; Leo Affonso de Moares Soares. Participação em banca de Felipe Freire.Recital de Formatura - Violão. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

27.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; Leo Affonso de Moares Soares. Participação em banca de Chuang Yu Ting.recital de Formatura - Violão. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

28.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; Leo Affonso de Moares Soares. Participação em banca de Sérgio Benza Valdeos.Recital de Formatura - Violão. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

29.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; Leo Affonso de Moares Soares. Participação em banca de Carlos Antônio Chaves.Recital de Formatura - Violão. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; Bartolomeu Wiese Filho. Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação 2010. 2010. Escola de Música da UFRJ.

2.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; Mattos, Alysio José. Teste de Habilidade Específica - Violão. 2010. Escola de Música da UFRJ.

3.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. BAnca para professor substituto de violão. 2008. Escola de Música da Universidade Federal do Rio de janeiro.

4.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Prova de vestibular 2009 THE - Teoria. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Banca de tranferência de curso e isenção de vestibular. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Prova de vestibular 2009 THE - Violão. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Prova de Vestibular 2008 THE - Violão. 2007.

8.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Prova de Vestibular 2008 THE - Solfejo. 2007.

9.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; WIESE, B.; Nicole Lerch. Banca para Professor Substituto em Violão. 2007.

10.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Concurso para profesor Substituto. 2007. Escola de Música da Universidade Federal do Rio de janeiro.

11.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Concurso para Professor Substituto - Violão. 2006. Escola de Música da Universidade Federal do Rio de janeiro.

12.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; WIESE, B.. Banca para Professor Substituto em Violão. 2004. Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; WIESE, B.; Leo Affonso de Moares Soares. Banca para Professor Substituto em Violão. 2004. Escola de Müsica de Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Banca de Seleção. 2000. Escola de Música da UFRJ.

15.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Prova Instrumental Vestibular. 1999.

16.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Prova Instrumental Vestibular. 1998. Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Prova de Seleção ao Curso Técnico. 1998. Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Prova Instrumental Vestibular. 1997. Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Prova Instrumental Vestibular. 1996. Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Prova Instrumental Vestibular. 1996. Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Banca de Seleção ao Curso de Mestrado - Violão. 1995. Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Avaliação de cursos
1.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; SANTOS, T.; Filho, Bartolomeu Wiese. Recital de Formatura. 2010. Escola de Música da UFRJ.

2.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; Leo Affonso de Moares Soares. Banca de Seleção ao Curso de Mestrado -. 2002. Escola de Música da Universidade Federal do Rio de janeiro.

3.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; ALIMONDA, H.; Therezinha Schiavo. Banca de Seleção ao Curso de Mestrado - Violão. 2001. Escola de Müsica de Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Banca de Seleção para o Curso de Mestrado. 2000.

5.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; Maria Célia Machado. Recital de Mestrado - Harpa. 1999.

6.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Recital de Mestrado - Harpa. 1999. Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Recital de Mestrado - Violão. 1998. Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Recital de Mestrado - Violão. 1996.

9.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Recital de Mestrado. 1995. Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Recital de Mestrado -Violoncelo. 1994. Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Recital de Mestrado - Violão. 1994. Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Recital de Mestrado - Violão. 1994. Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Recital de Mestrado - Violão. 1994. Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Recital de Mestrado - Violão. 1994. Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Recital de Mestrado - Violão. 1994. Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
ALAN, G.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Recital de Mestrado - Violão. 1993. Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
GUIMARAES, V.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; Nicole Lerch. TIM 2017/2. 2017. Escola de Música da UFRJ.

2.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; RAMALHO, C. G. A.; FERRER, M.. RECITAL DE FORMATURA. 2017. Escola de Música da UFRJ.

3.
GUIMARAES, V.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Prova final de periodo de Contrabaixo. 2017. Escola de Música da UFRJ.

4.
GUIMARAES, V.; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Banca de recital de final de periodo. 2016. Escola de Música da Universidade Federal do Rio de janeiro.

5.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; BARROS, N. S.; HARO, M.. VIII Mostra e V Concurso Nacional de Violão. 2011. Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

6.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; TABORDA, M.; PEDRASSOLI, P.. Recital de Formatura. 2009. Escola de Música da UFRJ.

7.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Banca de tranferência de curso. 2008. Escola de Música da Universidade Federal do Rio de janeiro.

8.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Prova para isenção do vestibular. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. II Prêmio Sérgio Abreu de Violão. 1999. Universidade Federal estadual do Rio de janeiroCentro de Letras e Artes.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II SIMPÓSIO DE MÚSICA E PESQUISA DA ORQUESTRA SINFÔNICA NACIONAL UFF (SIMUPE).O contraponto no violão: o idiomatismo na obra de Marcos Alan. 2018. (Simpósio).

2.
VII Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ.Concerto de Encerramento - Recital de Violão. 2016. (Outra).

3.
Brésil: influences, confluences, aperçus et voisinages.Le parcours de l'écriture musicale pour la guitare de concert au Brésil entre 1940 et 1973. 2014. (Seminário).

4.
II Semana de História do Pontal - História e Interdisciplinaridade.O percurso da formacão da escrita musical para violão de concerto no Brasi: uma análise comparativa. 2013. (Seminário).

5.
II Semana de História do Pontal - História e Interdisciplinaridade. 2013. (Outra).

6.
VIII Mostra e V Concurso Nacional de Violão.Concerto de violão realizado no Auditório Lorenzo Fernandez no CBM - Musica. 2011. (Outra).

7.
I Encontro de História da Mídia do Estado do Rio de Janeiro.A memória dos músicos: reflexões iniciais em torno do processo comunicacional. 2010. (Encontro).

8.
I Encontro de História e Mídia do Rio de Janeiro. A memória dos músicos: reflexões iniciais em torno do processo comunicacional. 2010. (Congresso).

9.
I Festival Internacional de Violão da UFRJ.A Trajetória do Violão no Brasil e sua Inserção na Universidade. 2010. (Encontro).

10.
I Festival Internacional de Violão da UFRJ.A Produção dos Professores de Violão da UFRJ - CD Marcos Alan_Violão. 2010. (Encontro).

11.
INTERCOM - XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.Oficina Instrumental - Violão. 2010. (Oficina).

12.
IX Seminário Internacional de Violão Vital Medeiros.A Arte de Marcos Alan. 2010. (Seminário).

13.
III Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP.Marcos Alan: Violonista e Compositor. 2009. (Simpósio).

14.
80 Anos - Nicanor Teixeira - A Ilustre Tradição do Violão Brasileiro.Referências na Obra de Nicanor Teixeira. 2008. (Encontro).

15.
MASTER CLASS - XVIII Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. XVIII Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de 15 a 28 de Julho de 2007.. 2007. (Congresso).

16.
MASTER CLASS - XVII Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. XVII Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de 16 a 30 de Julho de 2006.. 2006. (Congresso).

17.
MASTER CLASS - VI Festival de Inverno de Guaçui/Semana do Estudante.VI Festival de inverno de Guaçui/Semana do estudante. 2005. (Oficina).

18.
MASTER CLASS - XVI Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga.XVI Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de 17 a 31 de Julho de 2005.. 2005. (Outra).

19.
MASTER CLASS.Prestaçao de servicos a Comunidade de Carmo da Cachoeira - MG. 2004. (Oficina).

20.
MASTER CLASS - VIOLAO.Master Class sobre técnica violonística. 2004. (Oficina).

21.
Musicora - Le Salon De La Musique. 2004. (Congresso).

22.
Uma conversa musical e informal sobre o violão brasileiro.conferencista e concertista. 2004. (Encontro).

23.
III Festival de Música.Festival de Musica. 2003. (Outra).

24.
Master Class.Tecnica e Interpretação Musical. 2002. (Oficina).

25.
Master Class.Violão Carioca - Uma Trajetória. 2002. (Encontro).

26.
Violão Carioca.Violão Carioca. 2002. (Oficina).

27.
III Jornada de Música Popular.Apresentação artístico-pedagógico. 1999. (Encontro).

28.
XIII Encontro Violão e Violonistas Goianos.A Trajetória do Violão Carioca. 1999. (Encontro).

29.
I Mostra do Violão Brasileiro.Violão Carioca. 1997. (Outra).

30.
8vo Concurso Y Festival Internacional Guitarra de La Habana.Classe Magistral - Léo Brouwer. 1996. (Outra).

31.
II Festival Internacional de Violão Heitor Villa-Lobos.Concorrente categoria Preformance. 1980. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; SILVEIRA, R. ; MIGUEL, J. R. . Bicentenário de von Martius: Uma homenagem aos 200 anos como membro da Missão Científica que acompanhou a Princesa Leopoldina. 2017. (Concerto).

2.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; MIGUEL, J. R. . Von Martius: o olhar de um cientista sobre a musica brasileira. 2017. (Concerto).

3.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; MIGUEL, J. R. ; MARTIUS, C. P. V. ; ABREU, Z. ; UFRJ, A. ; MORAIS, B. P. E. V. ; GONZAGA, C. ; SOUTO, E. ; LUIZ, M. ; MACEDO, M. ; BELLOTI, M. ; BANDOLIM, J. . Concerto sobre o Bicentenário de von Martius: uma homenagem aos 200 anos como membro da Missão Científica que acompanhou a Princesa Leopoldina. 2017. (Concerto).

4.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; BELLOTI, M. ; UFRJ, A. ; VILLA-LOBOS, H. ; SOUTO, E. ; POWELL, B. ; BANDOLIM, J. ; LUIZ, M. ; MARTIUS, C. P. V. ; GONZAGA, C. ; MACEDO, M. ; ABREU, Z. . Grupo de Cordas da UFRJ: von Martius_ o olhar de um cientista sobre a musica brasileira. 2017. (Concerto).

5.
ALAN, G. ; WIESE, B. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . HEITOR VILLA-LOBOS E MARCOS ALAN DOS REIS JOSE: O DISCURSO PARA O VIOLÃO DE CONCERTO NO BRASIL. 2016. (Concerto).

6.
ALAN, G. ; WIESE, B. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . O DISCURSO PARA O VOLAO DE CONCERTO NO BRASIL. 2016. (Concerto).

7.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; Filho, Bartolomeu Wiese . HEITOR VILLA-LOBOS E MARCOS ALAN DOS REIS JOSE: O DISCURSO PARA O VIOLÃO DE CONCERTO NO BRASIL. 2016. (Concerto).

8.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; FIHO, B. W. ; SOARES, L. A. M. ; SANTOS, T. S. ; AMORIM, H. ; TABORDA, M. ; PEDRASSOLI, P. ; RAMALHO, C. G. A. . Festival Internacional de violão da UFRJ: Leo Brouwer e a música latino-americana. 2011. (Festival).

9.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis; FIHO, B. W. . I Festival de Violão 30 Anos. 2010. (Festival).

10.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Recital de Violão - Mário da Silva. 2008. (Concerto).

11.
JOSÉ, Maria das Graças dos Reis. Master Class - Mário da Silva. 2008. (Outro).

12.
ALAN, M. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Marcos Alan em tempo. 1997. (Concerto).

13.
SANTOS, T. ; ALAN, G. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . VI Concurso Internacional de Violão Heitor Villa-Lobos. 1997. (Concurso).

14.
ALAN, G. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . Recital de Violão - Eduardo Gatto. 1996. (Concerto).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eduardo Campos. Recital de Formatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Música da UFRJ. Orientador: Maria das Graças dos Reis José.

2.
Gabriel Sampaio Rocha. Recital de Formatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Música da UFRJ. Orientador: Maria das Graças dos Reis José.

3.
João Wilson. Recital de Violão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Música da UFRJ. Orientador: Maria das Graças dos Reis José.

Orientações de outra natureza
1.
Gabriel Maués. Monitoria. 2017. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Violão) - Escola de Música da UFRJ. Orientador: Maria das Graças dos Reis José.

2.
Celso Garcia Ramalho. Orientação de Monitor no Curso de Violão. 1997. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Violão) - Escola de Müsica de Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Müsica de Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria das Graças dos Reis José.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Musica
1.
ALAN, G. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . XXIX PANORAMA DA MÚSICA BRASILEIRA ATUAL CHAMADA DE OBRAS. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

1.
ALAN, G. ; JOSÉ, Maria das Graças dos Reis . XXIX PANORAMA DA MÚSICA BRASILEIRA ATUAL CHAMADA DE OBRAS. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).



Outras informações relevantes


Projeto de pesquisa intitulado: Marcos Alan, Intérprete e Compositor (1956-1973): Trajetória Artística e Análise da sua Obra para Violão.
Projeto aprovado em reunião ordinária da Congregação da Escola de Música da UFRJ em 29/2007 às 14:00 Horas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 2:50:42