Christina Pereira da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7510642492957823
  • Última atualização do currículo em 16/10/2018


Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília (sob a orientação do Prof. Dr. Geraldo Caliman). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2007), Graduada em Letras pelo Centro Unificado de Brasília - UNICEUB (1994) e Especialista em Metodologia de Ensino Superior (2000). É professora, no ensino médio e superior, de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação no Colégio Militar de Brasília. Atua principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, Análise de texto; Redação; Comunicação Empresarial e Oratória. Tem especial interesse por: Psicodinâmica do trabalho; Socioeducação; formação de professores, inclusão educacional; processos criativos e altas habilidades / superdotação no contexto educacional e Pedagogia Social. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Christina Pereira da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, C. P.;CHRISTINA PEREIRA DA SILVA;SILVA, C.P.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Título: O trabalho docente junto a adolescentes em conflito com a lei no contexto de privação de liberdade: uma análise segundo a Psicodinâmica do Trabalho,
Orientador: Prof. Dr. Geraldo Caliman.
2005 - 2007
Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO.
Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasil.
Título: A Percepção de Professores de Língua Portuguesa sobre Práticas Pedagógicas que Promovem a Criatividade,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Dra Eunice M. L. Soriano de Alencar.
Palavras-chave: CRIATIVIDADE.
2014 - 2014
Especialização em PROGRAMA EDUCAÇÃO ESPECIAL I. (Carga Horária: 220h).
ESCOLA ABERTA CETEB, CETEB, Brasil.
Título: Inexistente.
Orientador: inexistente.
1998 - 1998
Especialização em Especialização em Medologia de Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
União Educacional de Brasília, UNEB/DF, Brasília, Brasil, UNEB, Brasil.
Título: Metodologia para o Ensino de Língua Portuguesa.
Orientador: Odette Pessoa Maciel.




Formação Complementar


2017 - 2017
O Ditispositivo da fotolinguagem como mediação simbólica e interv educativa. (Carga horária: 30h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2014 - 2014
PROGRAMA EDUCAÇÃO ESPECIAL I. (Carga horária: 220h).
ESCOLA ABERTA CETEB, EACETEB, Brasil.
2007 - 2007
cURSO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA OFICINA DE TUTORES. (Carga horária: 24h).
SENAC LAPA TITO, SENAC, Brasil.
2007 - 2007
Oratória emocional e Expressão Verbal. (Carga horária: 14h).
Curso de Oratória Emocional e Expressão Verbal, OE, Brasil.
2003 - 2006
Curso Básico, Intermediário e Avançado de Espanhol. (Carga horária: 456h).
Cooperativa de Ensino de Língua Estrangeira Moderna do Distrito Federal, COOPLEM, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Leitura Instrumental em Inglês - nível in. (Carga horária: 24h).
WESTER IDIOMAS, WI, Brasil.
1997 - 1997
CONSTRUTIVISMO NA LÍNGUA PORTUGUESA DE 5ª A 8ª S.. (Carga horária: 16h).
CTE- CONSULTORIA TÉCNICA EDUCACIONAL, CTE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Faculdade UPIS, UPIS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora de Comunicação Empresarial, Carga horária: 10
Outras informações
Professora nos cursos de Contabilidade e Secretariado Executivo

Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de equipe -redação-vestibular


Faculdades Integradas do Planalto Central, FIPLAC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Análise de Texto e Redação
Outras informações
Professora nos curso de Direito, Secretariado Executivo, Economia e Administração.


centro de Seleção e de Promoção de Eventos CESPE/UNB, CESPE/UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Consultor Pedagóg. ENEM 2006, Enquadramento Funcional: Consultoria


Escola Paroquial Santo Antônio, EPSA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa/ Metodologia, Carga horária: 20


Colégio Militar de Brasília, CMB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profª de Literat. no 2º ano Ensino Médio, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profª de Literatura Brasil. no 3ºano Ensino, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portug. no 1º ano Ensino, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1997 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portug. para 7º, 8º e 9º, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora e Professora de Língua Portuguesa e Redação para alunos do 2º -ano Ensino médio e 6º e 9º anos Ensino Fundamental.

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cordenadora do Laboratório de Redação, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa 6º ano, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa no 8º ano, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/1995 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa / Redação

Colégio Objetivo, CO, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20


Centro Educacional La Salle, LA SALLE, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura/ Redação, Carga horária: 20


Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia, EUROAM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de equipe redação-vestibular


Creche Sementinha de Luz, SELUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora
Outras informações
Coordenadora do Projeto " Sementinha de Criatividade" em parceria com Colégio Militar de Brasília


Faculdade da Terra de Brasília, FTB, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Corretor de Redações -vestibular



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
VIOLÊNCIA E PASSAGEM AO ATO: O DISCURSO DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI E DOS PROFISSIONAIS DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS/FAP-DF
Descrição: O propósito do projeto investigação é analisar a passagem ao ato como uma modalidade defensiva do adolescente diante das ameaças internas, pulsionais e externa em uma perspectiva relacional e social. As modalidades defensivas na adolescência se instalam para que o sujeito possa lidar com as transformações pubertárias e com os fantasmas a ela associados, bem como com os desafios que os processos de exclusão social engendram. Como hipótese, investiga-se de que modo a passagem ao ato na adolescência por meio da violência, pode ser um mecanismo defensivo para que esses jovens não sucumbam às fragilidades evidenciadas pelas transformações desse período e pelos desafios sociais aos quais são confrontados. Ao se considerar as dimensões relacionais e sociais encontradas pelo adolescente em conflito com a lei, pretende-se também investigar os profissionais que lidam com esse adolescente, tendo como foco os mecanismos psíquicos individuais e grupais que estão em jogo nesse trabalho. Sendo assim, esse estudo contará com os subsídios da psicodinâmica do trabalho que procura compreender o lugar do prazer e do sofrimento no trabalho e como eles favorecem ou não á elaboração da violência e a capacidade dos profissionais em sustentarem os desafios cotidiano desse trabalho. Os participantes da pesquisa serão adolescentes em conflito com a lei, com idade entre 14 e 18 anos e os profissionais que trabalham nas instituições de privação de Liberdade e de Liberdade Assistida no Distrito Federal. Como método será utilizado a abordagem qualitativa visando a emergência de conteúdos subjetivos dos participantes por meio do dispositivo como entrevistas e grupos de fala. Os dispositivos de fala em grupo e individuais serão utilizados tanto com os adolescentes quanto com os profissionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Christina Pereira da Silva - Integrante / Jéssica Emanoeli M. da Costa - Integrante / Kátia Cristina Tarouquella R. Brasil - Coordenador / Kleucielen Frota Ponte - Integrante.
2003 - 2007
Praticas Pedagógicas que promovem a criatividade segundo professores do ensino fundamental
Descrição: O projeto tem como objetivos investigar a percepção de professores do ensino fundamental as práticas pedagógicas de criatividade em sala de aula, bem como.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2003 - 2007
LABORATÓRIO DE REDAÇÃO NO CMB
Descrição: A presente proposta coloca a leitura, a produção e a interpretação de texto como centro da atividade de ensino aprendizagem em língua portuguesa, considerando-se as deficiências observadas pelos professores em provas e trabalhos extraclasses. Dentro dessa perspectiva, o projeto visa ao atendimento de discentes do Colégio Militar de Brasília (alunos que estejam cursando o 6º ano, 9º- ensino fundamental e 2º ensino médio ) . As aulas ocorrerão no contra-turno de aula, duas vezes por semana. Ao final de 1 ano, o aluno receberá um certificado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LETRAS : LITERATURAS, REDAÇÃO, LÍNGUA PORTUGUESA E ESPANHOLA.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: TUTORIA.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, C. P.2016SILVA, C. P.; SILVA, C.P. . Criatividade de alunos segundo professores de Língua Portuguesa: aspectos favorecedores e barreiras. Revista Querubim (Online), v. 1, p. 93, 2016.

2.
SILVA, C.P.2015SILVA, C.P.. As Contribuições Canadenses Bem Sucedidas para o Processo Educacional Brasileiro. DIREITO EM AÇÃO (UCB/DF), v. 15, p. 110-123, 2015.

3.
1SILVA, C. P.2011SILVA, C. P.. Ser um educador criativo na contemporaneidade. O Saber (Brasília), v. 4, p. 09, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, C. P.; CHRISTINA PEREIRA DA SILVA . A Universidade e a Educação Básica no Brasil Contemporâneo: Caminhos, Aproximações , Projetos e Estudos. 1ª. ed. Curitiba: CRV Ltda, 2017. v. 1. 502p .

2.
SILVA, C. P.. Papo Cabeça- O desababo de uma superdotada. 1ª. ed. Brasília DF: Stilo Editora, 2014. v. 2500. 16p .

Capítulos de livros publicados
1.
MAIA, DAVINA MARIA ; SILVA, C. P. ; SILVA, C. P. . Formação Continuada de professores: uma interface entre educação e psicanálise. In: Wellington Ferreira de Jesus. (Org.). A universidade e a educação básica no Brasil contemporâneo: caminhos, aproximações, projetos e estudos.. 1ed.CURITIBA: CRV, 2017, v. 1, p. 02-502.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, J. E. M. ; F, K ; BRASIL, K. C. T. R. ; SILVA, C. P. ; SILVA, C. P. . Falas intercruzadas sobre a socioeducação: os relatos dos adolescentes em conflito com a lei e dos atendentes de reintegração social (ATRS).. In: XI Colóquio Internacional do Lepsi : Os sintomas da educação Hoje , o que fazemos com 'isso'?, 2016, BELO HORIZONTE. XI Colóquio Internacional do Lepsi : Os sintomas da educação Hoje , o que fazemos com 'isso'?,. Belo Horizonte: UFMG, 2016. v. 1. p. 114-115.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, A. M. R. ; SILVA, C. P. ; BRASIL, K. C. T. R. ; SOUSA, A.V.R ; SILVA, C. P. . A Expressão dos Jovens sobre a Maioridade Penal pelo Olhar da Fotografia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SILVA, C. P.. As contribuições do método Montessoriano para a aprendizagem de crianças com Síndrome de Asperger nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA, C. P.. O papel da educação na reintegração social de adolescentes em conflito com a lei: o olhar dos profissionais das medidas socioeducativas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SILVA, C. P.; COSTA, J. E. M. ; BRASIL, K. C. T. R. . Falas intercruzadas sobre socioeducação: os relatos dos adolescentes em conflito com a lei e dos atendentes de reintegração socioeducativa (ATRS). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, C. P.; COSTA, J. E. M. ; BRASIL, K. C. T. R. ; F, K . O olhar adolescente sobre a maioridade penal: a fotografia como registro e modo de expressão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, C. P.. Práticas Pedagógicas Favorecedoras da Criatividade Segundo Professores de Língua Portuguesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SILVA, C. P.; OLIVEIRA, E. L. L. . Oscar Niemeyer à luz da criatividade - um Indivíduo Reconhecido por sua Produção Criativa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
SILVA, C. P.. Seminário 'Perspectivas e desafios contemporâneos da orientação educacional;direitos humanos e cidadania. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SILVA, C. P.; OLIVEIRA, E. L. . 9º Encontro de pesquisa em educação da ANPED - centro oeste. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SILVA, C. P.; LIMA, V. B. F. . Barreiras à criatividade: um desafio do professor contemporâneo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, C. P.; ALENCAR, E. M. L. S. . A percepção de professores de Língua Portuguesa sobre práticas pedagógicas que promovem a criatividade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SILVA, C. P.; PESSOA, E. . Os avanços do Enade em relação ao Provão: reflexões iniciais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVA, C. P.; PESSOA, E. ; Bastos, V. F. . Desafios da Profissão: ser um educador criativo na contemporaneidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
SILVA, C. P.; GOTTSCHALL, L. M. ; Sato, Natsuko ; OLIVEIRA, E. L. L. . O professor está preparado para fazer face às violências nas escolas?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
SILVA, C. P.. I Seminário Interinstitucional de pós-graduação stricto sensu em Educação UCB/UNBx. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
GALVAO, V. F. ; SILVA, C. P. . Alguns pontos e contrapontos sobre a expansão da educação superior a partir da década de 1990. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, C. P.. A educação em tempos de globalização neoliberal: os novos modos de regulação das políticas educacionais. Porto Alegre: Liber Livro, 2013 (resenha).

2.
SILVA, C. P.; OLIVEIRA, E. L. L. ; GOTTSCHALL, L. M. ; Sato, Natsuko ; GOMES, C. A. ; SARRETA, E. M. ; ROCHA, P. F. M. ; BRASIL, I. C. R. L. ; GRAMS, M. ; PEREIRA, M. M. . A Formação do Professor em face das Violências nas Escolas 2007 (artigo na Internet).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, C. P.; COELHO, A. A. S. . Papo cabeça:o desabafo de uma superdotada. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino aprendizagem/psicologia).

2.
SILVA, C. P.. Revisitando a Língua Portuguesa na CSANEO - engenharia e consultoria ambiental. 2007. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GOMES, L. F.; SILVA, C. P.. Participação em banca de Letícia Ferreira Gomes.Avaliação informal: implicações no processo ensino-aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR) - Faculdades Projeção.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, C. P.. Concurso de Admissão para o 1º Ano -Ensino Médio no Colégio Militar de Brasilia- elaboração de prova escrita de língua -portuguesa/análise crítica/julgamento de recurso de candidato. 2013. COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA CMB.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9º Colloque Internacional de Psychodynamique et Psychpathogie du Travail. 2017. (Outra).

2.
Conferência Magna sobre ?Saúde Psíquica e Trabalho Judicial?. 2017. (Outra).

3.
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL ADOLESCÊNCIA: Intervenções educativas e socioculturais,. 2017. (Seminário).

4.
Roda de Conversa ?Educação, Psicanálise e Estado: Desafios Contemporâneos?.Educação, Psicanálise e Estado: Desafios Contemporâneos. 2017. (Outra).

5.
Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira ? JUBRA.A Expressão dos Jovens sobre a Maioridade Penal pelo Olhar da Fotografia. 2017. (Simpósio).

6.
Encontro de Saúde Mental do sistema Soccioeducativo /DF :da invisibilidade ao cuidado pelo fortalecimento da política de saúde mental no sistema socioeducativo. 2016. (Encontro).

7.
Seminário Internacional de Saúde , Bem-estar e Migração. 2016. (Seminário).

8.
Seminário Internacional - Trabalho e Educação:desafios contemporâneos na perspectiva da psicodinâmica do trabalho. 2016. (Seminário).

9.
XI Colóquio Internacional do LEPSI/ V RUEPY/II INFEIES/II PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO DE MINAS.O olhar adolescente sobre a maioridade penal: a fotografia como registro e modo de expressão. 2016. (Seminário).

10.
Intervenção em grupo com adolescentes a partir da fotolinguagem. 2015. (Oficina).

11.
Seminário Internacional "Repensando a Universidade comparativamente entre países:Brasil, Rússia, Índia e China aa. 2015. (Seminário).

12.
VII Colóquio de Psicologia Escolar 2015.O papel da educação na reintegração social de adolescentes em conflito com a lei: o olhar dos profissionais das medidas socioeducativas. 2015. (Outra).

13.
Simpósio Internacional Linguistico-ortográfico da Língua Portuguesa.. 2014. (Seminário).

14.
I Simpósio Internacional Expertise e Criatividade : interações conceituais e práticas.PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE PROMOVEM A CRIATIVIDADE. 2013. (Simpósio).

15.
I Simpósio Internacional Expertise e Criatividade : interações conceituais e práticas.A OBRA DE OSCAR NIEMEYER À LUZ DE ALGUNS TEÓRICOS DA CRIATIVIDADE  . 2013. (Simpósio).

16.
V Colóquio de Psicologia Escolar.Práticas favorecedoras/inibidoras da criatividade segundo professores. 2013. (Outra).

17.
VI SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSITENCIAL. 2012. (Seminário).

18.
Seminário "perspectivas e Desafios Contemporâneos da Orientação Educacional: direitos humanos e cidadania. 2011. (Seminário).

19.
Seminário Internacional "Formação de Professores". 2011. (Seminário).

20.
Seminário Internacional de Criatividade, Altas Habilidades e Práticas Inovadoras em Educação. 2009. (Seminário).

21.
9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED -Centro Oeste.Práticas Pedagógicas Favorecedoras da Criatividade Segundo Professores de Língua Portuguesa. 2008. (Encontro).

22.
5º Telecongresso Internacional de Educação. 2007. (Congresso).

23.
IV Simpósio Trabalho e Educação Gramsci, Política e Educação.Barreiras à criatividade: um desafio do professor contemporâneo. 2007. (Simpósio).

24.
VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Práticas Pedagógicas favorecedoras/inibidoras da criatividade de alunos na percepção de professores de língua portuguesa. 2007. (Congresso).

25.
3º Seminário Nacional de Educação: Brasil competitivo. 2006. (Seminário).

26.
5º Fórum " As transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e juventude. 2006. (Congresso).

27.
Encontro dos colaboradores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica SAEB. 2006. (Encontro).

28.
II Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotados -ConBraSD. 2006. (Encontro).

29.
I Seminário Interestitucional Universidade de Brasília/Universidade Católica.Desafios da profissão: ser um educador criativo na contemporaneidade. 2006. (Seminário).

30.
VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste.Os avanços do Enade em relação ao Provão: algumas reflexões. 2006. (Encontro).

31.
Longevidade e Educação: Pespectivas, Implicações e Desafios. 2005. (Seminário).

32.
VIII Congresso Internacional de Educação a Distância " Estratégia para o Ensino Online: Mobilizando Comunidades Virtuais para Aprendizagem Colaborativa ". 2001. (Congresso).

33.
3º Encontro de Integração de Docentes da UNEB. 1998. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRASIL, K. C. T. R. ; ALMEIDA, S. F. C. ; AMPARO, D. M. ; SILVA, C. P. . III SEMINÁRIO INTERNACIONAL ADOLESCÊNCIA: Intervenções educativas e socioculturais. 2017. (Outro).

2.
SILVA, C. P.. I Simpósio Internacional Expertise e Criatividade:Interações Conceituais e Práticas. 2013. (Outro).

3.
SILVA, C. P.. I Seminário Interestitucional da Universidade Católica/Universidade de Brasília. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eliane Dantas. Aluno bem sucedido na escola: a percepção dos docentes no ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em NORMAL SUPERIOR) - Faculdades Projeção. Orientador: Christina Pereira da Silva.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
1SILVA, C. P.2011SILVA, C. P.. Ser um educador criativo na contemporaneidade. O Saber (Brasília), v. 4, p. 09, 2011.


Livros e capítulos
1.
SILVA, C. P.; CHRISTINA PEREIRA DA SILVA . A Universidade e a Educação Básica no Brasil Contemporâneo: Caminhos, Aproximações , Projetos e Estudos. 1ª. ed. Curitiba: CRV Ltda, 2017. v. 1. 502p .


Apresentações de Trabalho
1.
GALVAO, V. F. ; SILVA, C. P. . Alguns pontos e contrapontos sobre a expansão da educação superior a partir da década de 1990. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SILVA, C. P.. Revisitando a Língua Portuguesa na CSANEO - engenharia e consultoria ambiental. 2007. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRASIL, K. C. T. R. ; ALMEIDA, S. F. C. ; AMPARO, D. M. ; SILVA, C. P. . III SEMINÁRIO INTERNACIONAL ADOLESCÊNCIA: Intervenções educativas e socioculturais. 2017. (Outro).

2.
SILVA, C. P.. I Simpósio Internacional Expertise e Criatividade:Interações Conceituais e Práticas. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


Apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal -FAPDF para realização de Visita Técnica à Unitè Transversale de Recherche Psychogenèse et Psychogenèse et Psychopathologie (Universitè Paris XIII)  durante o período de 09 a 23 de outubro de 2017 ) e ao Laboratório Psychanalyse, Santè, Travail do Conservatório Nacional de Artes e ofícios (CNAM) em Paris (França).


Aprovada em concurso público para professor de Língua Portuguesa na Secretaria de Educação do Distrito Federal em 1998, mas solicitou exoneração, preferindo assumir o mesmo cargo no Colégio Militar de Brasília, pois também foi aprovada em concurso federal.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 12:02:04