Américo de Araujo Pastor Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9544350527044493
  • Última atualização do currículo em 26/09/2018


Possui doutorado e mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), bacharelado em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis e bacharelado em Desenho Industrial (Design - Programação Visual) pela UFRJ. Desenvolve pesquisas sobre os usos e apropriações de tecnologias, vídeos e filmes, nos espaços formais e não formais de ensino e aprendizagem e atenção à saúde. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Américo de Araujo Pastor Junior
Nome em citações bibliográficas
PASTOR, Américo.;PASTOR JUNIOR, A. A.;PASTOR JUNIOR, AMÉRICO DE ARAUJO;PASTOR JUNIOR, AMÉRICO DE ARAÚJO;JUNIOR, AMÉRICO DE ARAUJO PASTOR


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação em Ciências e Saúde.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: PRODUÇÃO E RECEPÇÃO AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO MÉDICA: um estudo sobre a produção de sentidos e usos de filmes na Psicologia Médica, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: estudo de recepção; experimentação audiovisual; educação médica; produção de vídeos.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2012
Mestrado em Educação em Ciências e Saúde.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Recepção Audiovisual na Educação Médica: a leitura de vídeos de psicologia médica e a tomada de consciência na relação médico paciente.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: recepção audiovisual; psicologia médica; estudo de recepção; vídeo educativo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia Educacional / Especialidade: Vídeo Educativo.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2016
Graduação em Psicologia.
Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
Título: A RECEPÇÃO AUDIOVISUAL NA PSICOLOGIA: a produção de subjetividades a partir do filme O Riso dos Outros..
Orientador: Cristiane Moreira da Silva.
2001 - 2006
Graduação em Programação Visual - Design.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O Fio do Humano.
Orientador: Carlos Alberto Murad.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Cognição Social.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Processos Grupais e de Comunicação.
2017 - 2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia Educacional.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Educação em Enfermagem.


Formação Complementar


2007 - 2007
Extensão universitária em Ecodesign com base nas Normas ISO 14.000. (Carga horária: 47h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2000 - 2000
Computação Gráfica (coreldrw., photosh., pagemak.). (Carga horária: 140h).
Centro de Educação Tecnológica Profissionalizante, CETEP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Realização de Projeto de Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico - Designer, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsa de Apoio Técnico para desenvolvimento do design de Revista Eletrônica Ciência em Tela do NUTES - UFRJ http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br

Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário em Design Gráfico, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio em Design Gráfico e Produção Gráfica n Gráfica da UFRJ.

Atividades

02/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, .

02/2003 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Re-design e diagramação dos números de 2 a 6 da Revista Cadernos NUPEM/UFRJ. (http://www.macae.ufrj.br/nupem/index.php/novidades/13-novidades/482-cadernos-do-nupem ).
3/2016 - 3/2016
Ensino, Gastronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mídias na Educação (aula: produção de mídias educativas com ferramentas on-line)
1/2014 - 12/2014
Estágios , Faculdade de Medicina, .

Estágio realizado
Estágio Docente na disciplina Psicologia Médica.
09/2013 - 09/2013
Ensino, Educação em Ciências e Saúde, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Curricular e de Ensino (Aula: Vídeos educativos na educação médica)
05/2006 - 02/2008
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Designer Gráfico e de Web da Revista Eletrônica CIÊNCIA EM TELA - NUTES - RIDEC / UFRJ (http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br).
09/2004 - 12/2004
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Designer da Ficha dos Seres 2 - Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba..
04/2004 - 10/2004
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Desenvolvimento Gráfico do Livro "Histórias para intruduzir noçoes de combinatória e de probabilidades" junto ao PROJETO FUNDÃO MATEMÁTICA.

Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

11/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde, Curso de Psicologia.

08/2015 - 05/2016
Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Serviço de Psicologia Aplicada.

Estágio realizado
Psicologia Escolar no âmbito do Projeto Integrare - Integrar e Ressignificar.
8/2015 - 5/2016
Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Serviço de Psicologia Aplicada.

Estágio realizado
Atendimento em Psicologia Clínica.
2/2015 - 6/2015
Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Serviço de Psicologia Aplicada.

Estágio realizado
Estágio em Psicologia Escolar no Centro Educacional Maurício Barroso.

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Pós-Doutorado

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância
Outras informações
TUTOR A DISTÂNCIA no CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA,

Atividades

2/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Médicas, Escola de Enfermagem.

2/2017 - 12/2017
Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração de produtos para mestrado profissional
Estudos do Cuidado em seu Contexto Sociocultural IV
Seminário Transdisciplinar de Pós-Graduação II ? Técnicas criativas de produção de dados na pesquisa sociopoetica e abordagens afins
05/2012 - 9/2013
Ensino, PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
AMBIENTES VIRTUAIS E MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO
FUNDAMENTOS DE EAD
PLANEJAMENTO DE CURSO COM FOCO NO ALUNO
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO


Linhas de pesquisa


1.
Tecnologia Educacional nas Ciências e na Saúde
2.
Investiga a inserção das tecnologias da informação e comunicação (TICs) em contextos educativos na sociedade contemporânea, em particular, na construção de modelos e metodologias de representação e estruturação do conhecimento, na aprendizagem e no desenv
3.
Processo cognitivos, interação social e problemas sociais
4.
Realiza estudos e pesquisas sobre as implicações dos processos cognitivos na interação social que ocorrem em diferentes contextos sociais, culturais, institucionais e organizacionais.
5.
Uso de tecnologias de informação e comunicação no atendimento em psicologia.
6.
Ensino, Criatividade e Cuidado em Saúde e Enfermagem
7.
Sociopoetica e abordagens afins
8.
Saúde Mental, Educação Emocional, Transplante e Doação de Órgãos


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Efetividade de um programa autoguiado baseado na internet para tratar a depressão em uma amostra de usuários brasileiros
Descrição: Projeto voltado a investigar o uso de tratamentos para depressão autoadministrados baseados em internet. Pretende-se estudar eficácia em contexto brasileiro e estudar a experiência dos usuários. https://sites.google.com/s/1RSA62L8r_w7D5MfPgCSClyPcRtxiohAP/p/18xk1JLJAXNPw1qveYeRtCCIinFON7Go0/.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Américo de Araujo Pastor Junior - Integrante / Rodrigo Teixeira Lopes - Coordenador.
2015 - Atual
Reendereçamentos e Legibilidade no uso de Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho em 16/01/2018.
Descrição: Este projeto tem como questão central o fato de o endereçamento e a recepção de obras audiovisuais no ensino serem mediados pelas ações que o professor realiza para inseri-las em suas aulas. A escolha e a inserção de uma determinada obra passa pela leitura e apropriação desta pelo professor, e resulta na consequente adaptação do endereçamento a um novo contexto que produz possibilidades de leitura talvez não imaginadas pelos produtores, ou mesmo em desacordo com o endereçamento ?original?. O objetivo do projeto é descrever e analisar a recepção fílmica em aulas de ciências e de saúde da educação básica e superior, considerando simultaneamente três níveis: o endereçamento e a legibilidade da obra audiovisual utilizada, as leituras, justificativas e adaptações realizadas pelo professor para inserção da obra em seu planejamento e as leituras que essas adaptações produzem em seus espectadores (alunos). Tomando como base os referenciais teórico-metodológicos da Semiótica Social, da Semiopragmática e o modelo multidimensional de estudo da recepção audiovisual de Hall/Schrøder, buscaremos entender como estes três níveis se articulam na produção de sentido. A pesquisa será realizada em três etapas: 1) recrutamento de professores da educação básica e superior que utilizem habitualmente recursos audiovisuais em suas aulas; 2) análise do endereçamento e da legibilidade das obras utilizadas pelos professores e das leituras, adaptações e ?reendereçamentos? produzidos por eles; e 3) análise da recepção dos alunos considerando o contexto produzido pelos professores. Esperamos contribuir para que o uso de recursos e produtos audiovisuais em sala de aula seja mais bem compreendido em suas especificidades, limites e possibilidades, e para que se identifique em que medida a polissemia das leituras produzidas por alunos e professores, em sua relação com o conteúdo das ciências e da saúde quando este é apresentado sob a forma audiovisual, intermedeia a aprendizagem de conceitos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Américo de Araujo Pastor Junior - Integrante / Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho - Coordenador / Marcus Vinícius Pereira - Integrante / Wagner Gonçalves Bastos - Integrante / DE SÁ, MARCIA BASTOS - Integrante.
2015 - Atual
Análise do uso de vídeos como ferramenta complementar de estudo no ensino de ciências

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcus Vinicius da Silva Pereira em 15/01/2018.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Produção e Recepção de Vídeos no Ensino de Ciências
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Abordagem holística no estudo da produção e recepção de vídeos por estudantes de ensino médio: estratégia de trabalho no laboratrório didático de física

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcus Vinicius da Silva Pereira em 01/02/2018.
Descrição: Trata-se de uma abordagem holística do processo comunicativo (e educativo) que envolve o processo de produção de vídeos por estudantes de ensino médio como uma atividade prática do laboratório didático de Física e sua recepção por alunos não produtores, buscando identificar que elementos do repertório cultural dos alunos produtores podem atravessar à produção do vídeo / estratégia didática, assim como mapear as leituras produzidas por alunos não-produtores acera dos vídeos produzidos por meio de estudos de recepção..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Recepção Audiovisual na Educação: leituras e reendereçamentos produzidos por professores de ciências

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho em 03/01/2013.
Descrição: Este projeto tem como objetivo descrever e analisar a recepção audiovisual em espaços formais de educação em ciências considerando três níveis: a obra audiovisual utilizada, as leituras e adaptações realizadas pelo professor para inserção da obra em seu planejamento e as leituras que essas adaptações produzem em seus espectadores (alunos). Tomando como base os referenciais teórico-metodológicos da Semiótica Social, da Semiopragmática e o modelo multidimensional de estudo da recepção audiovisual de Hall/Schr der, buscaremos entender como estes três níveis se articulam na produção de sentido. A participação do aluno-espectador nos processos de ensino-aprendizagem produzidos quando mediados por obras audiovisuais é uma questão central, mas privilegiamos nesta pesquisa os condicionamentos produzidos pelo contexto de exibição, pelos modos de endereçamento (ELLSWORTH, 2001) e pela mediação do professor na leitura das obras audiovisuais e na sua integração ao planejamento de aula. A pesquisa será realizada em três etapas: 1) recrutamento de professores da educação básica que utilizem habitualmente recursos audiovisuais em suas aulas; 2) análise das obras utilizadas pelos professores e das leituras, adaptações e reendereçamentos produzidos por eles; e 3) análise da recepção dos alunos considerando o contexto de exibição produzido pelos professores. Esperamos contribuir para que o uso de recursos e produtos audiovisuais em sala de aula seja mais bem compreendido em suas especificidades, limites e possibilidades, e para que se identifique em que medida a polissemia das leituras produzidas por alunos e professores, em sua relação com o conteúdo da ciência escolar quando este é apresentado sob a forma audiovisual, intermedeia a aprendizagem de conceitos científicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Américo de Araujo Pastor Junior - Integrante / Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho - Coordenador / Marcus Vinícius Pereira - Integrante / Denise Pires de Andrade - Integrante / Wagner Gonçalves Bastos - Integrante / Dayane Calixto Cavalcante - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - Atual
Recepção Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde: leitura de vídeos de Educação Médica
Descrição: O objetivo do projeto é conhecer como materiais audiovisuais usados na Educação em Ciências e Saúde são lidos e significados por alunos e professores de ciências, por alunos e professores de cursos superiores da área da saúde e por usuários do sistema de saúde. O uso do vídeo nas escolas e/ou em espaços não-formais de educação já vem sendo pesquisado há alguns anos dentro de perspectivas que ora destacam a sua dimensão instrumental no ensino (dinamização da aula, recurso para propiciar visualização, etc), ora a sua dimensão motivadora da aprendizagem (facilitação da apreensão e memorização de conteúdos, estruturação conceitual, etc). Tais perspectivas têm colocado a questão do ensino-aprendizagem de ciências e saúde com recursos audiovisuais dentro de um contexto sócio-cultural mais amplo - incluindo considerações sobre contextualização do conhecimento, valorização de aspectos sócio-culturais, dos saberes prévios do aluno e da convivência entre os saberes populares e os científicos -, mas não têm levado em consideração a especificidade dos recursos audiovisuais, já que estes, quando usados em sala de aula, tendem a posicionar o aluno, não apenas como aprendiz, mas também como espectador. Isso significa que ao exibir um filme, vídeo ou programa de televisão em sala de aula, o professor traz para o ambiente escolar partes da história e da memória do aluno como espectador audiovisual. Ou seja, traz para o espaço escolar partes de sua "alfabetização audiovisual", de uma experiência de ordem estético-cultural adquirida fora da escola e balizada por valores que não estão sob o controle do professor e frequentemente não são de seu conhecimento. Essas experiências expressam preferências, escolhas e motivações de caráter sócio-cultural que interferem sobre os processos de ensino-aprendizagem com audiovisuais. Estas questões não têm sido satisfatória e suficientemente abordadas nas pesquisas atuais. O interesse destes estudos para a Educação em Ciências e Saúde está em.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Américo de Araujo Pastor Junior - Integrante / Maria Ines Barbosa Ramos - Integrante / Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho - Coordenador / Marcus Vinícius Pereira - Integrante / Denise Pires de Andrade - Integrante / Wagner Gonçalves Bastos - Integrante / Dayane Calixto Cavalcante - Integrante / Alinne Mendes Tavares da Silva - Integrante / Julianne Camilo de Araujo - Integrante / Karen Oliveira Santos - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Projeto Integrare - Integrar e Ressignificar (Orientação à Queixa Escolar)
Descrição: O Projeto Integrare - Integrar e Ressignificar (Orientação à Queixa Escolar) consistiu de um projeto de Psicologia Escolar fruto de parceria entre a Universidade Católica de Petrópolis e a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Prefeitura Municipal de Petrópolis..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2006 - 2012
Polos Educativos do Norte Fluminense e região - Projeto Pólen

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Reinaldo Luiz Bozelli em 07/01/2013.
Descrição: O Projeto Pólen é um projeto de Educação Ambiental (EA) e faz parte dos projetos ambientais realizados como medida mitigadora para o licenciamento ambiental de atividades de exploração de petróleo e gás na Bacia de Campos. A proposta geral foi elaborelaborada pelo NUPEM/UFRJ e aprimorada em discussões conjuntas com técnicos da PETROBRAS e do IBAMA. Os objetivos do projeto sâo: Promover condições para que diferentes profissionais ligados à educação formal e não-formal construam e resgatem saberes significativos, metodologias e valores necessários numa prática dialógica para: i. O fortalecimento da autonomia individual e coletiva necessárias à organização e ao progresso social; ii. A compreensão da diversidade e complexidade das questões ambientais, suas causas, seus efeitos e suas inter-relações; iii. O desenvolvimento de ações mobilizadoras junto às comunidades que contribuam para o encaminhamento de questões ambientais. A estrutura geral do projeto é baseada na realização de cursos de Formação de Educadores Ambientais (360 h) e de Cursos de Princípios de Gestão Ambiental (20 h) para profissionais das áreas de Educação e Meio Ambiente de treze municípios da área de influência dos empreendimentos. Os cursos incorporarão informações oriundas de um diagnóstico socioambiental nos municípios, primeira etapa do projeto e se complementam no exercício prático do aprendizado através da fundação e operacionalização de pólos de EA autônomos e contextualizados em cada um dos 13 municípios..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (7) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Américo de Araujo Pastor Junior - Integrante / Reinaldo Luiz Bozelli - Coordenador / Laísa Freire - Integrante / Francisco de Assis Esteves - Integrante / Ródine Fernandes Montesso - Integrante / Alexandre Ferreira Lopes - Integrante / Aline Amado Mattos - Integrante / Marcela Siqueira Farjalla - Integrante / André Vitor dos Santos - Integrante / Paula Laque - Integrante / Carlos Frederico Bernardo Loureiro - Integrante / Andresson Salmeiro - Integrante / Jamile de Almeida Marques da Silva - Integrante / Ana Carolina Crisostomo da Silva - Integrante / Rosilana Veronesi Marinho - Integrante / Carolina Conceição Souza - Integrante / Monique Duarte Pacheco - Integrante / Rochely Morandini - Integrante / Cândida Melo - Integrante / Lívia da Silva Ferreira - Integrante / Juliana Marsico - Integrante / Alessandra Chacon Pereira - Integrante / Vincent Renault - Integrante.


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: Educational Research and Reviews
2016 - 2017
Periódico: INTERFACES DA EDUCAÇÃO
2017 - Atual
Periódico: REVISTA PRÓ-UNIVERSUS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em Ciências e Saúde.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Estudos de Audiência e Recepção Audiovisual.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia Educacional/Especialidade: Vídeo Educativo.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2009
Hours Councours na I Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé, UFRJ-Macaé.
2003
Voto de Louvor, Conselho Universitário da UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:8
Total de citações:17
PASTOR JUNIOR, A. A.; PASTOR, Américo;  Data: 15/01/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
3PASTOR JUNIOR, A. A.2016 PASTOR JUNIOR, A. A.; REZENDE FILHO, L. A. C. ; PEREIRA, M. V. . Estudo da apropriação de um filme na educação médica. Revista Tecnologias na Educação, v. 14, p. 1-11, 2016.

2.
2PASTOR JUNIOR, A. A.2016PASTOR JUNIOR, A. A.; REZENDE FILHO, L. A. C. ; PEREIRA, M. V. ; BASTOS, W. G. . APROPRIAÇÕES DE FILMES E VÍDEOS NA EDUCAÇÃO MÉDICA. Interfaces da Educação, v. 7, p. 159-177, 2016.

3.
4DE REZENDE FILHO, LUIZ AUGUSTO COIMBRA2015DE REZENDE FILHO, LUIZ AUGUSTO COIMBRA ; BASTOS, WAGNER GONÇALVES ; PASTOR JUNIOR, AMÉRICO DE ARAÚJO ; PEREIRA, Marcus Vinicius ; DE SÁ, MARCIA BASTOS . Contribuições dos estudos de recepção audiovisual para a educação em ciências e saúde. Alexandria (UFSC), v. 8, p. 143, 2015.

4.
5BASTOS, WAGNER GONÇALVES2015BASTOS, WAGNER GONÇALVES ; FILHO, LUIZ AUGUSTO COIMBRA DE REZENDE ; JUNIOR, AMÉRICO DE ARAUJO PASTOR . PRODUÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO POR LICENCIANDOS: UM ESTUDO SOBRE RECEPÇÃO FÍLMICA E MODOS DE LEITURA. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 17, p. 39-58, 2015.

5.
7PEREIRA, Marcus Vinicius2014PEREIRA, Marcus Vinicius ; REZENDE, L. A. C. ; PASTOR, Américo. . ESTUDO DE RECEPÇÃO DE UM VÍDEO SOBRE O FUNCIONAMENTO DO MOTOR ELÉTRICO PRODUZIDO POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista Ciências & Idéias, v. 5, p. 156-174, 2014.

6.
8PASTOR, Américo.;PASTOR JUNIOR, A. A.;PASTOR JUNIOR, AMÉRICO DE ARAUJO;PASTOR JUNIOR, AMÉRICO DE ARAÚJO;JUNIOR, AMÉRICO DE ARAUJO PASTOR2014 PASTOR, Américo.; REZENDE FILHO, L. A. C. ; PEREIRA, Marcus Vinicius ; BASTOS, W. G. . Estudos de Recepção Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde: o aluno como espectador de vídeos educativos. Latin American Journal of Science Education, v. 1, p. 22010-1-22010-15, 2014.

7.
6BASTOS, W. G.2014BASTOS, W. G. ; REZENDE FILHO, L. A. C. ; PASTOR JUNIOR, AMÉRICO DE ARAUJO . Endereçamentos e adaptações: a recepção de um vídeo educativo por alunos de ensino médio. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 7368-7380, 2014.

8.
9BASTOS, W. G.2013BASTOS, W. G. ; REZENDE, L. A. C. ; PASTOR JUNIOR, A. A. . A produção de vídeo educativo por alunos da Licenciatura em Biologia: um estudo sobre recepção fílmica e modos de leitura. Enseñanza de las Ciencias, v. 31, p. 333-337, 2013.

9.
10PEREIRA, M. V.2013PEREIRA, M. V. ; REZENDE FILHO, L. A. C. ; PASTOR, Américo. . ESTUDO DE RECEPÇÃO DE UM VÍDEO SOBRE O FUNCIONAMENTO DO MOTOR ELÉTRICO PRODUZIDO POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 2722-2727, 2013.

10.
1PASTOR JUNIOR, AMÉRICO DE ARAUJO2012 PASTOR JUNIOR, AMÉRICO DE ARAUJO; REZENDE, LUIZ AUGUSTO DE COIMBRA ; BASTOS, WAGNER GONÇALVES . Recepção audiovisual na educação médica: leituras de um vídeo educativo de psicologia médica por estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso), v. 36, p. 516-523, 2012.

11.
11PEREIRA, Marcus Vinicius2012PEREIRA, Marcus Vinicius ; REZENDE FILHO, L. A. C. ; PASTOR, Américo. . Estudo de recepção de um vídeo sobre refração da luz produzido por alunos de ensino médio como atividade do laboratório didático de física. Alexandria (UFSC), v. 5, p. 165-180, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
REZENDE FILHO, L. A. C. ; PEREIRA, M. V. ; BASTOS, W. G. ; PASTOR JUNIOR, A. A. . Produção audiovisual e autoria discente em atividades de produção de vídeo no ensino de ciências. In: Carmem Irene C. de Oliveira; Lucia Helena Pralon de Souza. (Org.). Imagens na Educação em Ciências. 1ed.Rio de Janeiro: Lamparina, 2014, v. 1, p. 135-166.

2.
Bozelli, R. L ; ESTEVES, F. A. ; FERREIRA, L. S. ; LOPES, A. F. ; LOUREIRO, C. F. B. ; MARINHO, R. V. ; MATTOS, A. A. ; PACHECO, M. D. ; PASTOR, Américo. ; SANTOS, L. M. F ; SILVA, J. A. M. ; Siqueira, M. ; SOUZA, C. C. . Reflexões sobre o processo de elaboração do Curso de Formação de Educadores Ambientais: reconstruindo sua estrutura e funcionamento. In: BOZELLI, R. L.; LOPES, A. F; SANTOS, L.M.F.; LOUREIRO, C. F. B.. (Org.). Curso de Formação de Educadores Ambientais: a experiência do Projeto Pólen.. 1ed.Macaé: NUPEM/UFRJ, 2010, v. , p. 13-.

3.
MATTOS, A. A. ; SANTOS, L. M. F ; PASTOR, Américo. ; Bozelli, R. L ; ESTEVES, F. A. ; FERREIRA, L. S. ; LOPES, A. F. ; LOUREIRO, C. F. B. ; MARINHO, R. V. ; PACHECO, M. D. ; SANTOS, A. V. ; SILVA, J. A. M. ; Siqueira, M. ; SOUZA, C. C. . Visita de Acompanhamento: a permanência do processo educativo no Projeto Pólen. In: BOZELLI, R. L.; LOPES, A. F; SANTOS, L.M.F.; LOUREIRO, C. F. B.. (Org.). Curso de Formação de Educadores Ambientais: a experiência do Projeto Pólen. 1ed.Macaé: NUPEM/UFRJ, 2010, v. , p. 333-.

4.
SOUZA, C. C. ; PASTOR, Américo. ; SANTOS, L. M. F ; Bozelli, R. L ; ESTEVES, F. A. ; LOPES, A. F. ; LOUREIRO, C. F. B. ; FERREIRA, L. S. ; MARINHO, R. V. ; MATTOS, A. A. ; PACHECO, M. D. ; SILVA, J. A. M. ; Siqueira, M. . Elaboração de projetos em educação ambiental: o processo realizado durante o curso de formação de educadores ambientais. In: BOZELLI, R. L.; LOPES, A. F; SANTOS, L.M.F.; LOUREIRO, C. F. B.. (Org.). Curso de Formação de Educadores Ambientais: a experiência do Projeto Pólen. 1ed.Macaé: NUPEM/UFRJ, 2010, v. , p. 375-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
REZENDE FILHO, L. A. C. ; SA, M. B. ; PEREIRA, M. V. ; BASTOS, WAGNER GONÇALVES ; PASTOR JUNIOR, A. A. ; PINHEIRO, A. R. ; KUPERSZMITT, E. D. ; SILVA, M. S. . Canais de vídeo para ensino de ciências: um estudo exploratório. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

2.
BASTOS, W. G. ; REZENDE FILHO, L. A. C. ; PASTOR JUNIOR, A. A. ; PEREIRA, M. V. . A produção de vídeo por alunos da Licenciatura em Biologia e sua recepção por alunos do ensino médio. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

3.
PASTOR JUNIOR, A. A.; REZENDE FILHO, L. A. C. ; PEREIRA, M. V. ; BASTOS, W. G. . Modos de endereçamento e reendereçamento: as apropriações de um filme por professores de medicina em aulas de Psicologia Médica. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

4.
PEREIRA, M. V. ; REZENDE FILHO, L. A. C. ; PASTOR JUNIOR, A. A. . Estudo de recepção de um vídeo sobre refração da luz produzido por alunos de ensino médio como atividade do laboratório didático de física. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia. XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015.

5.
SILVA, C. M. ; PASTOR JUNIOR, A. A. ; ALMEIDA, P. R. ; RAIA, R. C. ; PECORARO JUNIOR, S. . CinePsi: fazer e pensar psicologia na articulação com cinema. In: VI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade - ESOCITE.BR/TECSOC, 2015, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos, 2015.

6.
PEREIRA, M. V. ; REZENDE, L. A. C. ; PASTOR JUNIOR, A. A. . Estudo de recepção de um vídeo sobre o funcionamento do motor elétrico produzido por estudantes de ensino médio. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, São Paulo. Anais do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013.

7.
PEREIRA, M. V. ; REZENDE, L. A. C. ; PASTOR JUNIOR, A. A. . ESTUDO DE RECEPÇÃO DE UM VÍDEO SOBRE O FUNCIONAMENTO DO MOTOR ELÉTRICO PRODUZIDO POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO. In: IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS. In: Enseñanza de las Ciencias, 2013, Girona. ANAIS DO IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIA. Barcelona, 2013. p. 2722-2727.

8.
REZENDE, L. A. C. ; SANTOS, K. O. ; BASTOS, WAGNER GONÇALVES ; CAVALCANTE, D. C. ; PASTOR JUNIOR, A. A. . O Endereçamento de Vídeos de Educação em Saúde. In: AVANCA CINEMA Conferência Internacional Cinema, Arte, Tecnologia, Comunicação, 2013. AVANCA CINEMA Conferência Internacional Cinema, Arte, Tecnologia, Comunicação, 2013. p. 978-984.

9.
PASTOR JUNIOR, A. A.; REZENDE, L. A. C. ; BASTOS, W. G. . EDUCAÇÃO MÉDICA E AUDIOVISUAL: SENTIDOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES SOBRE UM VÍDEO EDUCATIVO DE ATENÇÃO À SAÚDE. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2013, Águas de Lindóia. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

10.
BASTOS, W. G. ; REZENDE, L. A. C. ; PASTOR JUNIOR, A. A. . PRODUÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS POR LICENCIANDOS DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE DO ENDEREÇAMENTO E DO SIGNIFICADO PREFERENCIAL. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2013, Águas de Lindóia. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

11.
REZENDE, L. A. C. ; SANTOS, K. O. ; BASTOS, W. G. ; PASTOR JUNIOR, A. A. ; CAVALCANTE, D. C. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE E VÍDEO: O ENDEREÇAMENTO COMO UMA QUESTÃO EDUCACIONAL. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2013, Águas de Lindóia. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

12.
RODRIGUEZ, R. A. L. ; REZENDE, L. A. C. ; PASTOR JUNIOR, A. A. . Representações e Recepções: o endereçamento de campanhas educativas sobre AIDS. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo, 2013.

13.
PASTOR JUNIOR, A. A.; REZENDE, L. A. C. ; BASTOS, W. G. . Audiovisual Reception in Medical Education: students and teachers readings of an educational video. In: IOSTE XV International Symposium, 2012, Yasmine Hammamet. IOSTE XV International Symposium, 2012.

14.
PEREIRA, M. V. ; REZENDE, L. A. C. ; PASTOR, Américo. ; ANDRADE, D. P. . Estudo de recepção de um vídeo produzido por alunos como atividade de laboratório de física. In: I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enzeñanza de las Ciencias VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas - SP. Anais do I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enzeñanza de las Ciencias VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.

15.
BASTOS, W. G. ; REZENDE, L. A. C. ; PASTOR, Américo. . Produção e Recepção de vídeo por licenciandos em Biologia: uma exibição no modo privado de leitura. In: I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enzeñanza de las Ciencias VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas - SP. Anais do I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enzeñanza de las Ciencias VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.

16.
PASTOR, Américo.; REZENDE, L. A. C. ; BASTOS, W. G. . Recepção Audiovisual na Educação Médica: leituras de um vídeo educativo por professores de Psicologia Médica. In: I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enzeñanza de las Ciencias VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas - SP. Anais do I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enzeñanza de las Ciencias VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.

17.
PASTOR, Américo.; PACHECO, M. D. ; SILVA, J. A. M. ; LOPES, A. F. ; LOUREIRO, C. F. B. ; Siqueira, M. ; SANTOS, L. M. F ; Bozelli, R. L . A utilização de vídeos como uma estratégia educativa na formação de educadores ambientais do Projeto Pólen. In: VI Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental, 2009, San Clemente del Tuyú. CD de Resúmenes de participantes del VI Congreso Iberoamericano de Educación Ambiental, 2009.

18.
MATTOS, A. A. ; PASTOR, Américo. ; MARINHO, R. V. ; LOUREIRO, C. F. B. ; SANTOS, L. M. F ; LOPES, A. F. ; Bozelli, R. L . Visitas de acompanhamento no contexto do Projeto Pólen (Rio de Janeiro/ Brasil): A permanência do processo formativo.. In: VI Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental, 2009, San Clemente del Tuyú. CD de Resúmenes de participantes del VI Congreso Iberoamericano de Educación Ambiental, 2009.

19.
Siqueira, M. ; PACHECO, M. D. ; PASTOR, Américo. ; FERREIRA, L. S. ; MARINHO, R. V. ; MATTOS, A. A. ; SILVA, J. A. M. ; SOUZA, C. C. ; LOUREIRO, C. F. B. ; LOPES, A. F. ; SANTOS, L. M. F ; Bozelli, R. L . Projeto Pólen: Uma experiência de Formação de Educadores Ambientais. In: VI Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental, 2009, San Clemente del Tuyú. CD de Resúmenes de participantes del VI Congreso Iberoamericano de Educación Ambiental, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PASTOR JUNIOR, A. A.; REZENDE FILHO, L. A. C. ; BASTOS, W. G. ; PEREIRA, M. V. . Os usos de filmes, séries de TV e vídeos do Youtube por estudantes e professores nas aulas de Psicologia Médica. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.

2.
BASTOS, W. G. ; REZENDE FILHO, L. A. C. ; PASTOR JUNIOR, A. A. ; PEREIRA, M. V. . A QUESTÃO DO REENDEREÇAMENTO NA RECEPÇÃO AUDIOVISUAL EM UMA AULA DE BIOLOGIA. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.

3.
PASTOR JUNIOR, A. A.; REZENDE FILHO, L. A. C. ; PEREIRA, M. V. ; BASTOS, W. G. . Meaning-making of an educational video in medical education: the interplays in classroom. In: 11th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA), 2015, Helsinki. 11th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA), 2015.

4.
PASTOR JUNIOR, A. A.. Entre os Estudantes, Professores e Produtores de Vídeo: construção de sentidos sobre um vídeo educativo em Educação Médica. In: 4º colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia - Culturas: encontros e desencontros, 2015, Rio de Janeiro. Anais do 4º colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia - Culturas: encontros e desencontros., 2015.

5.
SANTOS, L. M. F ; LOPES, A. F. ; SANTOS, A. V. ; PACHECO, M. D. ; SILVA, J. A. M. ; PASTOR, Américo. ; MARINHO, R. V. ; LOUREIRO, C. F. B. ; FERREIRA, L. S. ; SOUZA, C. C. ; SALMEIRO, A. ; Siqueira, M. ; ESTEVES, F. A. ; Bozelli, R. L . Proyecto Pólen: una experiéncia de Educación Ambiental en Brasil. In: Conferencia Agua y Educación, 2008, Asunción. Atas de la Conferencia Agua y Educación, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, G. R. ; TAVARES, C. M. M. ; PASTOR JUNIOR, A. A. . EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA REALIZAÇÃO DO CUIDADO A PESSOA EM SOFRIMENTO MENTAL: REVISÃO DE LITERATURA. In: 24º Pesquisando em Enfermagem, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 24º Pesquisando em Enfermagem, 2018.

2.
TAVARES, C. M. M. ; PASTOR JUNIOR, A. A. . MESTRADO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM: DIMENSÕES DE INOVAÇÃO PRESENTES NOS TRABALHOS DE FINAL DE CURSO. In: XIV CONFERENCIA IBEROAMERICANA DEEDUCACIÓN EN ENFERMERIA, 2017, Lima. XIV CONFERENCIA IBEROAMERICANA DEEDUCACIÓN EN ENFERMERIA, 2017.

3.
PASTOR JUNIOR, A. A.; TAVARES, C. M. M. . Os filmes como recursos didáticos na formação em enfermagem: um estudo desde a experiência do espectador na sala de aula. In: XIV CONFERENCIA IBEROAMERICANA DEEDUCACIÓN EN ENFERMERIA, 2017, Lima. XIV CONFERENCIA IBEROAMERICANA DEEDUCACIÓN EN ENFERMERIA, 2017.

4.
PASTOR JUNIOR, A. A.; REZENDE FILHO, L. A. C. ; PEREIRA, M. V. ; BASTOS, W. G. . Estudos de Recepção Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde: o aluno como espectador de vídeos educativos.. In: Latin America Science Education Research Association - LASERA, 2014, Ciudad de Mexico. Latin America Science Education Research Association - LASERA 2014, 2015.

5.
ARAUJO, J. C. ; REZENDE FILHO, L. A. C. ; PASTOR JUNIOR, A. A. ; SA, M. B. . Recepção e Endereçamento de Vídeos para Alunos de Fonoaudiologia: Um Estudo Comparativo. In: XXXVI Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Livro de Resumos - XXXVI Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2014.

6.
PASTOR JUNIOR, A. A.; REZENDE, L. A. C. ; BASTOS, W. G. . AS LEITURAS DE VÍDEOS EDUCATIVOS DE PSICOLOGIA MÉDICA: A COMPLEXA NEGOCIAÇÃO DE SENTIDOS ENTRE ESPECTADORES E PRODUTORES. In: 51° Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2013, Olinda. Atas do 51° Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2013.

7.
BASTOS, W. G. ; REZENDE, L. A. C. ; PASTOR JUNIOR, A. A. . VIDEO PRODUCTION AND RECEPTION: A PRIVATE VIEWING MODE OF READING. In: 10th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA), 2013, Nicosia. 10th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA), 2013.

8.
CAVALCANTE, D. C. ; REZENDE FILHO, L. A. C. ; PASTOR JUNIOR, A. A. . Modo de Endereçamento na Educação em Ciências e Saúde: Análise Pragmática de um Vídeo de Educação Médica. In: XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científia, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2013, Rio de Janeiro. Livro de Resumos -XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científia, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2013. p. 302.

9.
PEREIRA, M. V. ; REZENDE, L. A. C. ; PASTOR JUNIOR, A. A. . Reception study of a video produced as a physics didactic laboratory activity. In: The World Conference on Physics Education, 2012, Istanbul. The World Conference on Physics Education - Book of Abstracts, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
PASTOR JUNIOR, A. A.; REZENDE FILHO, L. A. C. ; BASTOS, W. G. ; PEREIRA, M. V. . Os usos de filmes, séries de TV e vídeos do Youtube por estudantes e professores nas aulas de Psicologia Médica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
REZENDE FILHO, L. A. C. ; BASTOS, W. G. ; PASTOR JUNIOR, A. A. ; PEREIRA, M. V. . Audiovisual Reception in Science Education: science teachers? use and adaptation of videos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PASTOR JUNIOR, A. A.; REZENDE FILHO, L. A. C. ; PEREIRA, M. V. ; BASTOS, W. G. . The educational video and its spectator: a meeting at the medical school. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PASTOR JUNIOR, A. A.; REZENDE FILHO, L. A. C. ; PEREIRA, M. V. ; BASTOS, W. G. . Meaning-making of an educational video in medical education: the interplays in classroom. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
REZENDE FILHO, L. A. C. ; PASTOR JUNIOR, A. A. ; BASTOS, W. G. . Relação de inscritos na atividade Estudos sobre Análise Fílmica, Produção e Recepção na Pesquisa em Educação em Ciências.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
REZENDE FILHO, L. A. C. ; PEREIRA, M. V. ; BASTOS, W. G. ; PASTOR JUNIOR, A. A. . Campos teórico-metodológicos do audiovisual: os estudos sobre análise fílmica, produção e recepção na pesquisa em Educação em Ciências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
PASTOR JUNIOR, A. A.; REZENDE FILHO, L. A. C. ; BASTOS, W. G. . EDUCAÇÃO MÉDICA E AUDIOVISUAL: SENTIDOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES SOBRE UM VÍDEO EDUCATIVO DE ATENÇÃO À SAÚDE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PASTOR JUNIOR, A. A.; REZENDE FILHO, L. A. C. ; BASTOS, W. G. . AS LEITURAS DE VÍDEOS EDUCATIVOS DE PSICOLOGIA MÉDICA: A COMPLEXA NEGOCIAÇÃO DE SENTIDOS ENTRE ESPECTADORES E PRODUTORES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PASTOR JUNIOR, A. A.; REZENDE FILHO, L. A. C. ; BASTOS, W. G. . Audiovisual Reception in Medical Education: students and teachers readings of an educational video. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PASTOR JUNIOR, A. A.. Recepção Audiovisual na Educação Médica: Leituras de um vídeo educativo de Psicologia Médica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PASTOR JUNIOR, A. A.; REZENDE FILHO, L. A. C. ; BASTOS, W. G. . Recepção Audiovisual na Educação Médica: leituras de um vídeo educativo por professores de Psicologia Médica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
RAMOS, M. B. ; PASTOR, Américo. ; RAMOS, M. I. B. ; REZENDE, L. A. C. . Modos de endereçamento e leitura preferencial de dois vídeos de psicologia médica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
PASTOR, Américo.; PACHECO, M. D. ; SILVA, J. A. M. ; LOPES, A. F. ; LOUREIRO, C. F. B. ; Siqueira, M. ; SANTOS, L. M. F ; Bozelli, R. L . A utilização de vídeos como uma estratégia educativa na formação de educadores ambientais do Projeto Pólen. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
PASTOR, Américo.; PACHECO, M. D. ; SILVA, J. A. M. ; LOPES, A. F. ; LOUREIRO, C. F. B. ; Siqueira, M. ; ESTEVES, F. A. ; SANTOS, L. M. F ; Bozelli, R. L . A utilização de vídeos como uma estratégia educativa na formação de educadores ambientais do Projeto Pólen. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PASTOR, Américo.. Fio do Humano. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PASTOR, Américo.; BENFORD, D. P. ; MONTESSO, R. F. ; FONTES, S. S. M. . Caminhos da Loucura. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PASTOR, Américo.. Janelas do Céu. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PASTOR JUNIOR, A. A.. Avaliação de projetos de pesquisa - 2012/2013 PROCIÊNCIA IFRJ. 2012.

2.
PASTOR JUNIOR, A. A.. Avaliação de projetos de pesquisa - 2012/2013 PIBICT IFRJ. 2012.

Redes sociais, websites e blogs
1.
PASTOR JUNIOR, A. A.; REZENDE, L. A. C. . Grupo de Estudos em Recepção Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde. 2012; Tema: Recepção Audiovisual. (Site).

2.
PASTOR JUNIOR, A. A.; REZENDE, L. A. C. ; PEREIRA, M. V. . Página Facebook: Grupo de Estudos de Recepção Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde. 2012; Tema: Página do grupo de pesquisa destinada a divulgação dos trabalhos e interação com outros pesquisadores.. (Rede social).

3.
MARTINS, I. ; PASTOR JUNIOR, A. A. ; KLAPZTEIN, S. P. ; BARROS, S. S. . Ciência em Tela. 2008; Tema: revista eletrônica semestral com objetivo de estreitar relações e de divulgar ações de desenvolvidas em espaços educativos formais e não formais, tais como universidade, escola, museus, centros de ciência, mídia, ONGs etc.. (Site).

4.
PASTOR JUNIOR, A. A.; LOPES, A. F. ; Bozelli, R. L ; SANTOS, L. M. F . Polos Educativos do Norte Fluminense e região - Projeto Pólen. 2008; Tema: Website destinado à interação entre os diferente atores do Projeto Pólen.. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
PASTOR JUNIOR, A. A.; LOPES, R. T. . Aplicações e (im)possibilidades da internet e de outras tecnologias de informação e comunicação na atuação do psicólogo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PASTOR JUNIOR, AMÉRICO DE ARAÚJO. Tecnologias Educacionais na Saúde. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ESTEVES, F. A. ; Bozelli, R. L ; PASTOR JUNIOR, A. A. . Cadernos NUPEM - N°6. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

4.
REZENDE, L. A. C. ; PASTOR JUNIOR, A. A. ; BASTOS, W. G. . Estudos sobre análise fílmica, produção e recepção na pesquisa em Educação em Ciências. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MOLISANI, M. M. ; Bozelli, R. L ; PASTOR JUNIOR, A. A. . Cadernos NUPEM - N°5. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

6.
REZENDE, L. A. C. ; PEREIRA, M. V. ; BASTOS, W. G. ; PASTOR JUNIOR, A. A. . Campos teórico-metodológicos do audiovisual: os estudos sobre análise fílmica, produção e recepção na pesquisa em Educação em Ciências. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
FERNANDES, F. R. C. ; PASTOR JUNIOR, A. A. ; ALAMINO, R. G. . Da Rio 92 à Rio+20. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

8.
Bozelli, R. L ; ARAUJO, L. R. ; SANTANGELO, J. M. ; PASTOR JUNIOR, A. A. . Cadernos NUPEM - N°4. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

9.
Bozelli, R. L ; PASTOR JUNIOR, A. A. . LimnoTemas - Nº 8. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

10.
Bozelli, R. L ; SANTOS, L. M. F ; LOPES, A. F. ; PASTOR JUNIOR, A. A. . Curso de Formação de Educadores Ambientais: a experiência do Projeto Pólen. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

11.
Bozelli, R. L ; PASTOR, Américo. ; LOPES, A. F. ; SANTOS, L. M. F . Curso de Formação de Educadores Ambientais: a experiência do Projeto Pólen. 2010. (Editoração/Livro).

12.
Bozelli, R. L ; ESTEVES, F. A. ; SANTOS, L. M. F ; LOPES, A. F. ; PASTOR, Américo. ; Siqueira, M. ; LOUREIRO, C. F. B. ; MARINHO, R. V. ; MATTOS, A. A. ; PACHECO, M. D. ; SILVA, A. C. C. ; SILVA, J. A. M. ; SOUZA, C. C. . III Curso de Princípios em Gestão Ambiental do Projeto Pólen. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
Bozelli, R. L ; ESTEVES, F. A. ; PASTOR JUNIOR, AMÉRICO DE ARAUJO ; SANTOS, L. M. F ; LOPES, A. F. ; Siqueira, M. ; MATTOS, A. A. . Disco Interativo com coletânea dos materiais didáticos e de apoio do Curso de Formação de Educadores Ambientais. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

14.
Bozelli, R. L ; SANTOS, L. M. F ; LOPES, A. F. ; PASTOR JUNIOR, A. A. . Conhecimento de Aspectos Socioambientais E de Iniciativas de Educação Ambiental Existentes em Municípios da Bacia de Campos- RJ. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

15.
Bozelli, R. L ; PASTOR JUNIOR, A. A. . LimnoTemas - Nº 7. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

16.
Bozelli, R. L ; LOPES, A. F. ; SANTOS, L. M. F ; PASTOR, Américo. . Conhecimento de Aspectos Socioambientais E de Iniciativas de Educação Ambiental Existentes em Municípios da Bacia de Campos- RJ. 2009. (Editoração/Livro).

17.
Bozelli, R. L ; ESTEVES, F. A. ; SANTOS, L. M. F ; LOPES, A. F. ; PASTOR, Américo. ; MELO, C. ; MATTOS, A. A. ; MARINHO, R. V. ; LOUREIRO, C. F. B. ; LAQUE, P. ; SOUZA, C. C. ; SILVA, J. A. M. ; SILVA, A. C. C. ; SANTOS, A. V. ; SALMEIRO, A. ; PACHECO, M. D. ; MORANDINI, R. ; Siqueira, M. . IV Módulo do Curso de Formação de Educadores Ambientais do Projeto Pólen. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
Bozelli, R. L ; ESTEVES, F. A. ; SANTOS, L. M. F ; LOPES, A. F. ; PASTOR, Américo. ; Siqueira, M. ; MARINHO, R. V. ; LOUREIRO, C. F. B. ; MATTOS, A. A. ; MORANDINI, R. ; PACHECO, M. D. ; SALMEIRO, A. ; SANTOS, A. V. ; SILVA, A. C. C. ; SILVA, J. A. M. ; SOUZA, C. C. ; FERREIRA, L. S. . II Curso de Princípios em Gestão Ambiental do Projeto Pólen. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
Bozelli, R. L ; PASTOR JUNIOR, A. A. . LimnoTemas - Nº 6. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

20.
Bozelli, R. L ; ESTEVES, F. A. ; SANTOS, L. M. F ; LOPES, A. F. ; PASTOR, Américo. ; MARSICO, J. ; Siqueira, M. ; LAQUE, P. ; MARINHO, R. V. ; MATTOS, A. A. ; SALMEIRO, A. ; SANTOS, A. V. ; SILVA, A. C. C. . II Módulo do Curso de Formação de Educadores Ambientais do Projeto Pólen. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
Bozelli, R. L ; ESTEVES, F. A. ; SANTOS, L. M. F ; LOPES, A. F. ; PASTOR, Américo. ; Siqueira, M. ; MORANDINI, R. ; SALMEIRO, A. ; SILVA, A. C. C. ; MARINHO, R. V. ; MARSICO, J. ; MATTOS, A. A. ; LOUREIRO, C. F. B. ; LAQUE, P. . III Módulo do Curso de Formação de Educadores Ambientais do Projeto Pólen. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
Bozelli, R. L ; ESTEVES, F. A. ; SANTOS, L. M. F ; LOPES, A. F. ; PASTOR, Américo. ; MATTOS, A. A. ; Siqueira, M. ; SANTOS, A. V. ; LAQUE, P. ; LOUREIRO, C. F. B. ; SALMEIRO, A. ; SILVA, J. A. M. ; SILVA, A. C. C. ; MARINHO, R. V. ; SOUZA, C. C. ; PACHECO, M. D. ; MORANDINI, R. ; MELO, C. . I Curso de Princípios em Gestão Ambiental do Projeto Pólen. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
Bozelli, R. L ; SANTOS, L. M. F ; LOPES, A. F. ; PASTOR, Américo. ; Siqueira, M. ; LOUREIRO, C. F. B. ; MARINHO, R. V. ; MARSICO, J. ; MATTOS, A. A. ; SILVA, A. C. C. ; SANTOS, A. V. ; SALMEIRO, A. . I Módulo do Curso de Formação de Educadores Ambientais do Projeto Pólen. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
Bozelli, R. L ; SANTOS, L. M. F ; PASTOR JUNIOR, A. A. . Cadernos NUPEM - N°3. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

25.
Bozelli, R. L ; SANTOS, L. M. F ; PASTOR, Américo. . Cadernos NUPEM - N°3. 2005. (Editoração/Outra).

26.
Bozelli, R. L ; ESTEVES, F. A. ; ROCHA, A. M. ; PASTOR JUNIOR, AMÉRICO DE ARAUJO ; LOPES, A. F. . Lagoa Imboassica uma Sala de Aula. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

27.
LOPES, M. L. M. L. ; PASTOR JUNIOR, A. A. ; SANTOS, L. L. . Histórias para introduzir noções de combinatória e de probabilidade. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

28.
LOPES, A. F. ; Bozelli, R. L ; PASTOR, Américo. . Ficha dos Seres 2 - Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

29.
LOPES, M. L. M. L. ; PASTOR, Américo. . Histórias para introduzir noções de combinatória e de probabilidade. 2004. (Editoração/Livro).

30.
ROCHA, A. M. ; LOPES, A. F. ; Bozelli, R. L ; MARINHO, R. V. ; PASTOR, Américo. . Apostila Lagoa Imboassica - uma sala de aula. 2004. (Editoração/Outra).

31.
Bozelli, R. L ; SANTOS, L. M. F ; PASTOR JUNIOR, A. A. . Cadernos NUPEM - N°2. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TAVARES, C. M. M.; GOMES, A. M. T.; MOURÃO, L. C,; PASTOR JUNIOR, A. A.; MUNIZ, M. P.. Participação em banca de Cristiane de Matos Abrantes. A demanda de uma ouvidoria em saúde e os desafios para a efetividade de gestão participativa. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

2.
TAVARES, C. M. M.; GOMES, A. M. T.; MOURÃO, L. C,; PASTOR JUNIOR, A. A.; MUNIZ, M. P.. Participação em banca de Thainá Oliveira Lima. A dimensão socioemocional na formação do enfermeiro: estudo sociopoetico. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Doutorado
1.
TAVARES, C. M. M.; PASTOR JUNIOR, AMÉRICO DE ARAÚJO; SILVA, J. L. L.. Participação em banca de Linda Nice Gama. Redefinições do espaço e territorialidades em saúde: as interfaces no cuidado em rede digital. 2016. Exame de qualificação. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciência do Cuidado em Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Mestrado
1.
TAVARES, C. M. M.; PASTOR JUNIOR, A. A.; MUNIZ, M. P.. Participação em banca de Rafael Rodrigues Polakiewicz. Judicialização da Saúde: analisador da luta pelo direito à saúde e sinalizador dos processos de acesso/barreira ao cuidado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde) - Universidade Federal Fluminense.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON SCIENCE & TECHNOLOGY EDUCATION FOR DEVELOPMENT, CITIZENSHIP AND SOCIAL JUSTICE.Audiovisual Reception in Medical Education: students? and teachers? readings of an educational video. 2012. (Simpósio).

2.
I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enzeñanza de las Ciencias VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Recepção Audiovisual na Educação Médica: leituras de um vídeo educativo por professores de Psicologia Médica. 2011. (Congresso).

3.
XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Modos de endereçamento e leitura preferencial de dois vídeos de psicologia médica. 2010. (Outra).

4.
1ª Jornada de Pesquisa e Extensão UFRJ-Macaé.A utilização de vídeos como uma estratégia educativa na formação de educadores ambientais do Projeto Pólen. 2009. (Outra).

5.
VI Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental. A utilização de vídeos como uma estratégia educativa na formação de educadores ambientais do Projeto Pólen. 2009. (Congresso).

6.
VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental.Projeto Pólen - Polos educativos Norte-fluminenense e região. 2009. (Outra).

7.
XXVIII JORNADA GIULIO MASSARANI DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA, ARTISTICA E CULTURAL DA UFRJ.Fio do Humano. 2006. (Outra).

8.
XXVII JORNADA GIULIO MASSARANI DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA, ARTISTICA E CULTURAL DA UFRJ.Caminhos da Loucura. 2005. (Outra).

9.
XXVI JORNADA GIULIO MASSARANI DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA, ARTISTICA E CULTURAL DA UFRJ.Janelas do Céu. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TAVARES, C. M. M. ; PASTOR JUNIOR, A. A. . XI Encontro Nacional dos Programas Profissionais de Pós-Graduação. 2017. (Outro).

2.
PALACIO, M. A. ; PASTOR JUNIOR, A. A. ; LIMA, A. ; SANTOS, L. M. F ; JULIANI, S. F. . VII Jornada de Pós-graduação do NUTES/UFRJ. 2015. (Outro).

3.
JULIANI, S. F. ; PASTOR JUNIOR, A. A. ; PALACIO, M. A. ; SANTOS, L. M. F . VI Jornada de Pós-graduação do NUTES/UFRJ. 2014. (Outro).

4.
PASTOR JUNIOR, A. A.; LIMA, A. ; PALACIO, M. A. ; CIANNELLA, D. . V Jornada da Pós-graduação NUTES/UFRJ. 2013. (Outro).

5.
PASTOR JUNIOR, A. A.; LIMA, A. . IV Jornada da Pós-graduação NUTES/UFRJ. 2012. (Outro).

6.
GIANELLA, T. R. ; CORREA, G. T. ; PASTOR, Américo. . III Jornada de Pós-Graduação do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde NUTES/UFRJ. 2011. (Outro).

7.
Bozelli, R. L ; ESTEVES, F. A. ; SANTOS, L. M. F ; LOPES, A. F. ; PASTOR, Américo. ; Siqueira, M. ; FERREIRA, L. S. ; LOUREIRO, C. F. B. ; MARINHO, R. V. ; MATTOS, A. A. ; MELO, C. ; MORANDINI, R. ; PACHECO, M. D. ; SALMEIRO, A. ; SANTOS, A. V. ; SILVA, J. A. M. ; SOUZA, C. C. . II Ciclo de Palestras em Educação Ambiental do Projeto Pólen. 2008. (Outro).

8.
Bozelli, R. L ; ESTEVES, F. A. ; SANTOS, L. M. F ; LOPES, A. F. ; PASTOR, Américo. ; SOUZA, C. C. ; SILVA, J. A. M. ; MATTOS, A. A. ; MARINHO, R. V. ; LOUREIRO, C. F. B. ; SALMEIRO, A. ; Siqueira, M. ; FERREIRA, L. S. . Apresentação dos Projetos em Educação Ambiental dos Polos de Educação Ambiental do Projeto Pólen. 2008. (Outro).

9.
Bozelli, R. L ; ESTEVES, F. A. ; LOPES, A. F. ; SANTOS, L. M. F ; MARSICO, J. ; Siqueira, M. ; SILVA, A. C. C. ; SANTOS, A. V. ; SALMEIRO, A. ; PASTOR, Américo. ; MATTOS, A. A. ; MARINHO, R. V. ; LOUREIRO, C. F. B. . II Fórum de Discussão do Projeto Pólen. 2007. (Outro).

10.
Bozelli, R. L ; ESTEVES, F. A. ; LOPES, A. F. ; SANTOS, L. M. F ; SILVA, A. C. C. ; SANTOS, A. V. ; PASTOR, Américo. ; MELO, C. ; LAQUE, P. ; Siqueira, M. ; MATTOS, A. A. ; MARINHO, R. V. ; SALMEIRO, A. . III Fórum de Discussão do Projeto Pólen. 2007. (Outro).

11.
Bozelli, R. L ; ESTEVES, F. A. ; SANTOS, L. M. F ; LOPES, A. F. ; Siqueira, M. ; PASTOR, Américo. ; SALMEIRO, A. ; MARSICO, J. ; MATTOS, A. A. ; SILVA, A. C. C. ; SANTOS, A. V. . I Fórum de Discussão do Projeto Pólen. 2007. (Outro).

12.
Bozelli, R. L ; ESTEVES, F. A. ; SANTOS, L. M. F ; LOPES, A. F. ; PASTOR, Américo. ; Siqueira, M. ; MARSICO, J. ; MATTOS, A. A. ; SALMEIRO, A. ; SANTOS, A. V. ; SILVA, A. C. C. . I Ciclo de Palestras em Educação Ambiental do Projeto Pólen. 2006. (Outro).

13.
PASTOR, Américo.. Encontro Regional de Casas de Estudantes. 2005. (Outro).

14.
PASTOR, Américo.. XVIII Encontro Nacional de Casa de Estudantes - ENCE. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Beatriz Sanchez Iglesias Afonso. Efetividade de um programa auto-guiado baseado na internet para tratar a depressão em uma amostra de usuários brasileiros. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Petrópolis. (Orientador).

2.
Mariana Correia Gamarano. Efetividade de um programa auto-guiado baseado na internet para tratar a depressão em uma amostra de usuários brasileiros. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Petrópolis. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Tiago Enrico Massi Werneck. Observações sobre a formação médica e militar: Contribuições ao desenvolvimento das diretrizes curriculares para uma academia militar de medicina brasileira. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aplicações Complementares às Ciências Militares) - Escola de Saúde do Exército. Orientador: Américo de Araujo Pastor Junior.

Iniciação científica
1.
Julianne Camilo de Araujo. Estudo de Recepção de vídeo com alunos de Fonoaudiologia. 2014. Iniciação Científica - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - UFRJ, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - UFRJ. Orientador: Américo de Araujo Pastor Junior.

2.
Alinne Mendes Tavares da Silva. Estudo de Recepção de vídeo com alunos da disciplina Funções do Sistema Estomatogmático. 2013. Iniciação Científica - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - UFRJ, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - UFRJ. Orientador: Américo de Araujo Pastor Junior.

3.
Dayane Calixto Cavalcante. Modos de Endereçamento na Educação em Ciências e Saúde: análise pragmática de vídeos de educação médica. 2013. Iniciação Científica - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - UFRJ, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - UFRJ. Orientador: Américo de Araujo Pastor Junior.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
2PASTOR JUNIOR, A. A.2016PASTOR JUNIOR, A. A.; REZENDE FILHO, L. A. C. ; PEREIRA, M. V. ; BASTOS, W. G. . APROPRIAÇÕES DE FILMES E VÍDEOS NA EDUCAÇÃO MÉDICA. Interfaces da Educação, v. 7, p. 159-177, 2016.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 21:56:44