Lúcia Helena Gazólis de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4295947355789898
  • Última atualização do currículo em 10/12/2017


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado (2007) e doutorado (2012) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atuou por 13 anos como professora da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e 16 anos como professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, instituição da qual se aposentou em 2017. Desenvolve atividades de pesquisa junto ao Laboratório de Avaliação da Educação (LAED) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Principais temas de estudo: avaliação da educação, leitura e escrita nos anos iniciais do EF e tecnologias da informação e da comunicação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lúcia Helena Gazólis de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, L. H. G.;OLIVEIRA, Lúcia Helena Gazólis;OLIVEIRA, LÚCIA HELENA GAZÓLIS DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Colégio de Aplicação.
Rua J. J. Seabra, s/nº
Lagoa
22470-130 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 22946597
Fax: (021) 25115338
URL da Homepage: http://www.cap.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Habilidades de leitura e práticas pedagógicas associadas ao seu aprendizado, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Alicia Maria Catalano de Bonamino.
Coorientador: Tufi Machado Soares.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Avaliação da Educação; Estudo longitudinal; Habilidades de leitura; Efeito professor; Escolas eficazes.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Livro didático e Aprendizado de Leitura no Início do Ensino Fundamental,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Francisco Creso Junqueira Franco Junior.
Palavras-chave: Estudo longitudinal; Leitura; Avaliação da Educação; Políticas Públicas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2017
Especialização em andamento em Psicopedagogia. (Carga Horária: 600h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2001 - 2001
Especialização em Violência Doméstica (Crianças e Adolescentes).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Os números da violência doméstica no Brasil.
1992 - 1995
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Aprender para redigir ou redigir para aprender?.
Orientador: Ana Helena Moussatche.
1984 - 1988
Graduação em Serviço Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A Educação como subsídio para a prática do Serviço Social.
Orientador: Cristina Salomão.




Formação Complementar


2006 - 2006
Aspectos da Teoria de Resposta ao Item.
Associação Brasileira de Avaliação Educacional, ABAVE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Básico Téc e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Unidade Colégio de Aplicação Setor Multidisciplinar Atividade de ensino/Disciplinas ministradas: Ciências, História e Geografia, Matemática, Português Atividade de Pesquisa: Projeto Contexto-Ação: um estudo sobre a prática da produção de textos http://www.sigma.ufrj.br/UFRJ/SIGMA/LIBS/divide.stm?app=PROJETOS Atividades de licenciatura: Alunos de graduação da Faculdade de Educação da UFRJ Coordenador de Série (2016, 2017) Coordenador do Setor Multidisciplinar (2007, 2014) Supervisor do PIBID-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2015, 2016).


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Nenhum
Outras informações
Membro do Laboratório de Avaliação da Educação (LAED) da PUC-Rio: Pesquisadora do Projeto GERES - Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005, financiado pelo PRONEX, e do Projeto As Inconsistências na Aprendizagem de Leitura e de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Observatório da Educação), financiado pela CAPES.

Atividades

03/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação, .


Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, SME-RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 42
Outras informações
Atuando como professor e orientador pedagógico.



Linhas de pesquisa


1.
Educação, Relações Sociais e Construção Democrática


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
As Inconsistências na Aprendizagem de Leitura e Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Descrição: A pesquisa GERES (2005-2008) fornece evidências claras de inconsistências nos processos de aprendizagem em leitura e matemática durante os primeiros anos do ensino fundamental. O conjunto de linhas de pesquisa que compõem este projeto a ser realizado pela PUC-Rio, pela UFMG e pela UFJF, pretende investigar as causas e consequências dessas inconsistências com o propósito de contribuir para uma discussão sobre a qualidade da educação nos anos iniciais e propor medidas que possam contribuir para a melhoria nos resultados de aprendizagem. A primeira linha de pesquisa se dedicará à investigação dos perfis de evolução do aprendizado dos alunos em matemática e leitura ao longo dos primeiros anos do ensino nas redes brasileiras. A segunda linha de pesquisa propõe verificar a existência de subescalas de proficiência para ajudar a determinar se as diferenças de aprendizagem observadas se relacionam com o momento e a maneira de aquisição de diferentes habilidades. A terceira linha aprofundará os resultados da anterior no que se refere ao currículo de matemática para determinar se a evolução do aprendizado segundo as subescalas mostra trajetórias inesperadas para diferentes escolas e grupos de alunos e se os atrasos observados para o ensino de matemática estão concentrados em algumas delas. A quarta linha de trabalho se baseia na necessidade de planejar e executar estudos sobre a divisão de tempo e a distribuição de atividades dos professores. A quinta linha de pesquisa diz respeito ao estudo aprofundado das metodologias de ensino dos professores de leitura e matemática. Do ponto de vista metodológico, a opção é de desvelar experiências de ensino e de aprendizagem a partir de uma análise integrada dos questionários da pesquisa GERES com documentos (cadernos dos alunos) que possibilitem a apreensão de trajetórias de ensino e de aprendizagem que apresentaram manutenção, desaceleração ou avanços na aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira - Integrante / Alicia Bonamino - Coordenador / Nigel Brooke - Integrante / Tufi Machado Soares - Integrante / Angela I. L. Dalben - Integrante / Beatriz Basto - Integrante / Lina Katia Mesquita de Oliveira - Integrante / Magda Becker Soares - Integrante / Maria Eugênia Ferrão - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2005 - 2008
Geres - Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005
Descrição: O projeto GERES está em andamento em cinco grandes cidades brasileiras e conta, para sua implementação, com a associação de cinco centros universitários com tradição em avaliação da educação: o Laboratório de Avaliação da Educação da PUC-Rio, o Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da UFMG, o LOED, da UNICAMP, o IPES e a Linha de Pesquisa de Avaliação da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e o Centro de Avaliação da Educação da UFJF. O GERES é uma pesquisa longitudinal de painel, com duração de quatro anos, que teve início em 2005 e acompanhará a evolução da aprendizagem de Leitura e Matemática de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo central do projeto é investigar quais práticas educativas e quais condições escolares contribuem para a promoção da eficácia escolar entendida como o aumento do aprendizado médio dos alunos e de eqüidade intra-escolar, ou seja, a diminuição do impacto da origem social do aluno em seu aprendizado na escola. Além disso, objetivos subsidiários incluem o desenvolvimento e validação de instrumentos adequados para surveys educacionais nas séries iniciais do Ensino Fundamental e a identificação de características escolares que aumentam a probabilidade de desfechos educativos socialmente valorizados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2016
Contexto-Ação: um estudo sobre a prática da produção de Textos
Descrição: O projeto de pesquisa Contexto-Ação vem atuando junto aos alunos da Classe de Alfabetização e da 1ª série do Colégio de Aplicação da UFRJ. O projeto tem como objetivos gerais possibilitar a produção de textos adequados às variadas situações de vida e investigar os fatores que interferem na apropriação da escrita dos diferentes tipos de texto produzidos pelas crianças. No momento, está em elaboração um site destinado prioritariamente ao público infantil. O propósito é de que o site seja criado com a participação ativa dos alunos, o que inclui a divulgação de suas produções..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira - Integrante / Sandra A maral Barros Ferreira - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Educação On-Line (PUCRJ)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, LÚCIA HELENA GAZÓLIS DE2015 OLIVEIRA, LÚCIA HELENA GAZÓLIS DE; BONAMINO, ALICIA . Efeitos diferenciados de práticas pedagógicas no aprendizado das habilidades de leitura. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 23, p. 415-435, 2015.

2.
BONAMINO, A.2013BONAMINO, A. ; OLIVEIRA, L. H. G. . Estudos Longitudinais e Pesquisa na Educação Básica. LINHAS CRÍTICAS (UNB), v. 19, p. 33-50, 2013.

3.
OLIVEIRA, L. H. G.2010OLIVEIRA, L. H. G.; BARROS FERREIRA, S A . Leitura e Escrita em Tempos de Tecnologia da Informação e da Comunicação.. Perspectiva Capiana (Impresso), v. 7, p. 29-32, 2010.

4.
OLIVEIRA, L. H. G.2008 OLIVEIRA, L. H. G.. Livro didático e aprendizado de leitura no início do ensino fundamental. Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, p. 65-89, 2008.

5.
OLIVEIRA, L. H. G.2007OLIVEIRA, L. H. G.. As Habilidades em Leitura Desenvolvidas pelos Alunos das Escolas Municipais do Rio de Janeiro: um estudo a partir dos dados da Pesquisa GERES-2005. Revista Electrónica Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 5, p. 183-198, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Brooke, N ; BONAMINO, A. ; OLIVEIRA, L. H. G. ; et al . GERES 2005: Razões e Resultados de uma Pesquisa Longitudinal sobre Eficácia Escolar. 1ª. ed. Rio de Janeiro: , 2011. v. 1. 263p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, L. H. G.; PEDROSA, F. F ; TEIXEIRA, Roberta A . Práticas contextualizadas de ensino de Ciências e o desempenho dos estudantes brasileiros no PISA- 2006. In: V Reunião Anual da ABAVE: Em Direção à Qualidade: Indicadores e Metas Educacionais., 2009, Salvador. V Reunião Anual da ABAVE: Em Direção à Qualidade: Indicadores e Metas Educacionais., 2009.

2.
OLIVEIRA, L. H. G.; BERNADO, Elisangela da Silva ; TEIXEIRA, Roberta A ; PEDROSA, F. F ; RODRIGUES, J. R. S . Diferentes contribuições de softwares de tratamento de dados quantitativos para a pesquisa em educação o caso do Laboratório de Avaliação da Educação (LAED) da PUC-Rio. In: I Encontro Brasileiro sobre Pesquisa e Análise de Dados Quantitativos e Qualitativos, 2008, Porto Alegre. Anais do I Encontro Brasileiro sobre Pesquisa e Análise de Dados Quantitativos e Qualitativos, 2008.

3.
BERNADO, Elisangela da Silva ; OLIVEIRA, L. H. G. . Estudo dos critérios de composição de turmas e a aprendizagem em Leitura dos alunos em uma perspectiva longitudinal. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2008, Florianópolis. Anais do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, L. H. G.. Atividades Promotoras de Alfabetização e Letramento: Relacionando Concepções e Transposições Didáticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OLIVEIRA, L. H. G.; BARROS FERREIRA, S A . Linguagem, leitura e escrita na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
OLIVEIRA, L. H. G.. Efeito de práticas pedagógicas no aprendizado de leitura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
OLIVEIRA, L. H. G.. A Gestão da Qualidade do Ensino Fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
OLIVEIRA, L. H. G.. Habilidades de leitura e práticas pedagógicas associadas ao seu aprendizado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
OLIVEIRA, L. H. G.. Efeitos de práticas pedagógicas na aquisição de habilidades de leitura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
OLIVEIRA, L. H. G.. Efeitos de práticas pedagógicas na aquisição de habilidades de leitura.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
OLIVEIRA, L. H. G.. Habilidades de leitura e práticas pedagógicas associadas ao seu aprendizado.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
OLIVEIRA, L. H. G.; AMARAL, S. ; SANTOS, Iandra Lopes . Construindo um site com os alunos das séries iniciais do CApUFRJ: implementação e reflexões teóricas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
OLIVEIRA, L. H. G.; AMARAL, S. . Leitura e escrita em tempos de tecnologia da informação e da comunicação.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
OLIVEIRA, L. H. G.. Políticas Públicas em Alfabetização: a construção dos instrumentos na avaliação em larga escala.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
OLIVEIRA, L. H. G.. As concepções de Alfabetização no Brasil nas últimas décadas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
OLIVEIRA, L. H. G.. Fatores associados ao desempenho escolar: a importância do livro didático. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
OLIVEIRA, L. H. G.; BARROS FERREIRA, S A ; KAIUCA, M.A . Políticas públicas de inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
OLIVEIRA, L. H. G.. Livro Didático e Aprendizado de Leitura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
OLIVEIRA, L. H. G.. Livro Didático e Aprendizado de Leitura no Início do Ensino Fundamental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
OLIVEIRA, L. H. G.. Livro Didático e Aprendizado de Leitura no Início do Ensino Fundamental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
OLIVEIRA, L. H. G.. As concepções de alfabetização no Brasil nas últimas décadas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
OLIVEIRA, L. H. G.. Livro didátido e resultados em leitura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
OLIVEIRA, L. H. G.. As Habilidades em Leitura Desenvolvidas pelos Alunos das Escolas Municipais do Rio de Janeiro: um estudo a partir dos dados da Pesquisa GERES-2005. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
OLIVEIRA, L. H. G.; BARROS FERREIRA, S A ; SANTANA, L. V. . Oficina: Escrevendo na Tela. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
OLIVEIRA, L. H. G.; BARROS FERREIRA, S A . Contexto-Ação: Um Estudo sobre a Prática da Produção de Texto. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
OLIVEIRA, L. H. G.; BARROS FERREIRA, S A . Projeto Contexto-Ação: Um Estudo sobre a Prática da Produção de Texto. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
OLIVEIRA, L. H. G.; BARROS FERREIRA, S A . Atividades do Projeto Contexto ? Ação: Um estudo sobre a Prática de Produção de Texto. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
OLIVEIRA, L. H. G.; BARROS FERREIRA, S A . Contexto ? Ação: perspectivas para a licenciatura. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
OLIVEIRA, L. H. G.; BARROS FERREIRA, S A . Contexto ? Ação: Um estudo sobre a Prática de Produção de Texto. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, L. H. G.. Navegando nas ondas GERES: o uso do livro didático faz diferença?. Belo Horizonte: GAME-UFMG, 2007 (Boletim informativo sobre pesquisa).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
OLIVEIRA, L. H. G.. Elaboração das provas de Língua Portuguesa do 1º ao 5º ano do EF da Rede Pública de Porto Real. 2010.

2.
OLIVEIRA, L. H. G.; POLON, T. L. P. ; BERNADO, Elisangela da Silva . Coordenação da aplicação das provas aos alunos das séries iniciais e de EJA da Secretaria Municipal de Porto Real. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, L. H. G.; BONAMINO, A. . Estudo e reformulação de instrumentos contextuais de pesquisa em Educação, utilizados pelo Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES). 2013.

2.
OLIVEIRA, L. H. G.. Parecer para projeto de pesquisa desenvolvido no Centro de Letras e Artes para concessão de bolsas PIBIAC. 2010.

3.
OLIVEIRA, L. H. G.. Parecer para projeto de pesquisa desenvolvido na Faculdade de Educação para concessão de bolsas PIBIC/CAPES. 2010.

4.
OLIVEIRA, L. H. G.. Elaboração das provas de Língua Portuguesa aplicadas aos alunos do 1º ao 5º ano e de EJA.. 2010.

5.
OLIVEIRA, L. H. G.. Coordenação de aplicação de provas para as séries iniciais e EJA da Secretaria Municipal de Porto Real. 2010.

6.
OLIVEIRA, L. H. G.. Pacerer para artigo a ser publicado na Revista da Rede Ibero-Americana de Eficácia Escolar - REICE (ISSN 1696-4713). 2006.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DUTRA, R. C. A.; OLIVEIRA, L. H. G.; MICARELLO., H. A. L. S.. Participação em banca de Anna Cristina Perantoni Henriques. A implementação da Política de Educação Integral em Tempo Integral na Escola Municipal José Calil Ahouagi. 2012. Dissertação (Mestrado em PPGP- Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FLORES, R. L. B.; OLIVEIRA, L. H. G.. Participação em banca de Daniel Castro Serra Eberienos.A visão de pedagogos sobre o trabalho em conjunto com professores de Biologia nas séries iniciais: Um estudo de caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Especialização Saberes e Práticas na Educação Bási) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, L. H. G.; CRUZ, G. B.; VIEIRA, L. C.. Presidente de banca do concurso público para a carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
OLIVEIRA, L. H. G.; CRUZ, G. B.; VIEIRA, L. C.. Seleção para professor substituto do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
OLIVEIRA, L. H. G.; FLORES, R. L. B.; OLIVEIRA, C. L. C.. Seleção de professor substituto para o Colégio de Aplicação da UFRJ. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
OLIVEIRA, L. H. G.; FLORES, R. L. B.; TEIXEIRA, V. L.. Seleção de professor substituto para o Colégio de Aplicação da UFRJ. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
OLIVEIRA, L. H. G.; FLORES, R. L. B.; TEIXEIRA, V. L.. Seleção de professor substituto para o Colégio de Aplicação da UFRJ. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
OLIVEIRA, L. H. G.; AZEVEDO, L.. XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
OLIVEIRA, L. H. G.; MENEGAT, M.. XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ensino de Didática: Parceria entre Universidade e Escola Básica, III.Ensino de Didática: Parceria entre Universidade e Escola Básica. 2016. (Simpósio).

2.
I SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE ENSINO E GESTÃO PEDAGÓGICA / UFRJ.FORMAÇÃO DO LEITOR. 2013. (Seminário).

3.
Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica (CESPEB).Políticas Públicas em Alfabetização. 2010. (Outra).

4.
Encontro Temático Pesquisa Longitudinal em Educação. 2010. (Encontro).

5.
I Encontro Multidisciplinar entre Profissionais das Áreas de Saúde, Educação e Justiça, sobre Transtornos de Aprendizagem e Comportamento, na Infância e Adolescência.. 2010. (Encontro).

6.
Jornada Acadêmica do Colégio de Aplicação da UFRJ.Leitura e escrita em tempos de tecnologia da informação e da comunicação. 2010. (Outra).

7.
Saberes tecnológicos: caminhos e desafios.Construindo um site com os alunos das séries iniciais do CApUFRJ: implementação e reflexões teóricas. 2010. (Seminário).

8.
Curso de Especialização em Gestão Educacional e Administração Escolar.Fatores associados ao desempenho: a importância do livro didático. 2009. (Outra).

9.
Disciplina Educação Brasileira do Curso de Mestrado em Educação.As concepções de alfabetização no Brasil nas últimas décadas. 2009. (Outra).

10.
V Reunião Anual da ABAVE: Em Direção à Qualidade: Indicadores e Metas Educacionais..Práticas contextualizadas de ensino de ciências e o desempenho dos estudantes brasileiros no pisa- 2006.. 2009. (Encontro).

11.
Aula para o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ.Políticas públicas de inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2008. (Outra).

12.
Seminário GERES: Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005Av5.Livro Didático e Aprendizado de Leitura. 2008. (Seminário).

13.
III Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional.Livro Didático e Aprendizado de Leitura no Início do Ensino Fundamental. 2007. (Seminário).

14.
I reunião Anual ABAVE: Finalidades e Formas da Avaliação da Educação Básica.As habilidades em leitura desenvolvidas pelos alunos das escolas municipais do Rio de Janeiro: um estudo a partir dos dados da Pesquisa GERES-2005. 2006. (Seminário).

15.
XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ (Orientador).O Uso do Computador como Ferramenta para a Produção de Textos na Classe de Alfabetização. 2006. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Renata Mota Teixeira. O Programa de Intervenção Pedagógica em duas escolas estaduais de Juiz de Fora: sucessos e entraves. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação - UFJF, . Orientador: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira.

2.
Rosimar José de Aragão Borduchi. A hora de trabalho pedagógico coletivo a partir da implementação da lei complementar 631/2011: Estudo de caso em uma escola municipal de Limeira ? SP. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação - UFJF, . Orientador: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira.

Iniciação científica
1.
Cecília N. Gomes. Aprender no século XXI: da literatura à criação de novas metodologias.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira.

2.
Monique Chang Bartolome. Site Contexto-Ação: dando forma e movimento às idéias das crianças.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa Institucional de Iniciação Artística e Cultural. Orientador: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira.

3.
Renata Leite de Oliveira. Site Contexto-Ação: refazendo caminhos / Uma nova ferramenta de pesquisa e produção de texto. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira.

4.
Renata Leite de Oliveira. Diversidade Cultural na Mídia: reflexões sobre a literatura nacional e os sites destinados ao público infantil.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira.

5.
Monique Chang Bartolome. Diversidade Cultural na Mídia: reflexões sobre a literatura nacional e os sites destinados ao público infantil.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira.

6.
Iandra Lopes dos Santos. Sites infantis: relações entre leitura, escrita e imagem.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira.

7.
Alice Novaes Santos. As modificações trazidas pela imagem para o cenário da leitura e da escrita com o uso do computador: contribuições da literatura nacional.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira.

8.
Tânia Regina Ferreira do Amaral. Leitura e escrita em tempos de Tecnologia da Informação e da Comunicação: contribuições da literatura nacional.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira.

9.
Luiza Trotte. Sites Infantis e suas relações com a leitura, a escrita, a imagem e a diversidade cultural.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira.

10.
Luciana Venâncio de Santana. Novas tecnologias... Novas possibilidades de ler e escrever: o uso do computador para a produção de textos nas séries iniciais.. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira.

11.
Renata Salviano de Melo. A CULTURA ESCRITA NO COMPASSO DA CULTURA DIGITAL ? LIMITES E POSSIBILIDADES. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira.

12.
(Luis Felepe de Souza Dias Barenco). Contexto-Ação: das Idéias às Formas. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira.

13.
Luciana venâncio de Santana. O Uso do Computador como Ferramenta para a Produção de Textos nas Séries Iniciais do EF. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira.

14.
Rodrigo Ribeiro Coutinho. Construindo um site para a produção de textos. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Belas Artes) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira.

Orientações de outra natureza
1.
Laryssa Santos Pinto. .. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira.

2.
Amanda Ellen Silva de Brito. .. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira.

3.
Laissa Marinho Pereira de Souza. .. 2015. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira.

4.
Sônia Veprinsky MehlSônia. .. 2015. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira.

5.
Ana Caroline Ferraz Boretti. .. 2015. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira.

6.
Renecca de Araújo Fernandez. .. 2015. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira.

7.
Taís Cristine de Oliveira Santos. .. 2015. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira.

8.
Cleani da Costa. .. 2015. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lúcia Helena Gazólis de Oliveira.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 8:00:30