Ana Cristina Juvenal da Cruz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6736396213946663
  • Última atualização do currículo em 16/01/2019


Doutora (2014) e Mestre (2010) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Assis (2006). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Realizou em 2012 estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, junto ao Centre d'Études Nord-Américaines. Desenvolve trabalhos na área de educação com ênfase em relações étnico-raciais, estudo e ensino das histórias africanas e afro-brasileiras, estudos pós-coloniais e da diáspora negra. Foi Professora Adjunta da UERJ, no Departamento de Formação de Professores da FEBF em 2015. Realizou Pós-Doutorado em Educação na UFSCar com apoio do CNPq (2016). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Cristina Juvenal da Cruz
Nome em citações bibliográficas
CRUZ, A. C. J.;Ana Cristina Juvenal Cruz;CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
com período sanduíche em Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (Orientador: Pap Ndiaye).
Título: Antirracismo e Educação: uma análise das diretrizes normativas da UNESCO, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Anete Abramowicz.
Coorientador: Pap Ndiaye.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Antirracismo; UNESCO; educação; relações raciais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: relações raciais e educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: educação das relações étnico-raciais.
Setores de atividade: Educação; Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais.
2008 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Os debates do significado de educar para as relações étnico-raciais na educação brasileira,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Anete Abramowicz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: educação das relações étnico-raciais; diferença; diversidade; educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2006
Graduação em Historia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.


Formação Complementar


2011 - 2011
Formação Docente para Modalidade a Distância. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2006 - 2006
"A Presença Africana na Cultura Brasileira III". (Carga horária: 30h).
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2005 - 2005
Noções Basicas de Organização de Arquivos. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Orientadora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Orientadora do Curso de Especialização em "Educação Infantil" MEC/SEB/UFSCar.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do Curso de Aperfeiçoamento em Educação das Relações Étnico-Raciais.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 30
Outras informações
Ministrou a disciplina "Metodologias de Pesquisa e Educação Infantil" no Curso de Especialização em Educação Infantil (Pós-Graduação Lato Sensu) organizado pelo Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos em parceria com a Secretaria de Educação Básica do MEC.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrou a disciplina "Brasil-África: histórias cruzadas" no curso de pós-graduação Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais, oferecido pela Universidade Federal de São Carlos em parceria com a Secretária de Educação a Distância (SEB-MEC).

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professora-convidada, Enquadramento Funcional: Professora-Convidada, Carga horária: 30
Outras informações
Ministrou a disciplina "Cotidiano e organização do trabalho pedagógico na educação infantil III" do Curso de Especialização em "Educação Infantil" (Pós-Graduação Lato Sensu) junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos e a Secretaria de Educação Básica do MEC.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Tutora de educação à distância, Enquadramento Funcional: Tutora virtual, Carga horária: 60
Outras informações
Trabalho de tutoria virtual no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB-UFSCar) na disciplina "Escola e Diversidade".

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História das Diásporas Africanas: cultura, política e experiência
12/2016 - Atual
Direção e administração, Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Diretora da Divisão de Planejamento do Centro de Educação e Ciências Humanas.
12/2016 - Atual
Direção e administração, Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Vice-Direção do Centro de Educação e Ciências Humanas.
08/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História e Geografia: conteúdo e seu ensino;
Metodologia e Prática de Ensino em História e Geografia
03/2015 - Atual
Ensino, Especialização em Sociologia nda Infância, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sociologia das Relações Raciais
03/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

11/2016 - 12/2016
Ensino, Especialização em Sociologia nda Infância, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sociologia das Relações Raciais
03/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didáticas e Educação das Relações Étnico-Raciais

Escola Estadual Domingos Mignone, E.E. DOM.MIG., Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de História - EJA/ Ensino Médio, Carga horária: 14, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas: Escola como espaço político e pedagógico IV A Criança e sua escolarização II Tópicos Especiais em Ensino Fundamental I - Relações Étnico-Raciais



Linhas de pesquisa


1.
Educação e relações étnico-raciais
2.
Ensino de História


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Retraçando rotas, compondo territorialidades: o uso da tecnologia no ensino de história das diásporas africanas para o ensino médio (Edital Universal/CNPq)
Descrição: Este projeto de pesquisa agrega pesquisadoras e pesquisadores de diferentes instituições brasileiras e uma colombiana e constitui-se em uma investigação que visa integrar tecnologia a partir de uma base epistemológica em torno da experiência da diáspora africana negra para a formação e produção de conhecimento em ensino de história para o ensino médio. A proposta consiste no desenvolvimento de um aplicativo móvel piloto com conteúdos de componentes curriculares e estratégias de aprendizagem sobre a história da experiência da diáspora negra tendo como fonte primária os 8 volumes da Coleção História Geral da África (HGA). Metodologicamente isso se fará em duas etapas: a primeira etapa será composta de um levantamento de conteúdos e aprendizagens sobre a história da experiência da diáspora africana negra tendo como fonte primária a HGA; a segunda etapa, será o desenvolvimento de um aplicativo livre, gratuito e com acessibilidade fundamentado em uma formação básica da linguagem de programação para o ensino desses conhecimentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ana Cristina Juvenal da Cruz - Coordenador / Priscila Martins Medeiros - Integrante / Ecivaldo de Souza Matos - Integrante / Sarah Leite Lisbão Machado Diniz - Integrante / Cleber dos Santos Vieira - Integrante / Érica Aparecida Kawakami Mattioli - Integrante / Maria Isabel Mena Garcia - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2018 - Atual
Transnacionalismo e proposta curricular para a educação das relações étnico-raciais e da diferença no ensino

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Anete Abramowicz em 16/01/2019.
Descrição: A proposta apresentada pretende estabelecer uma rede transnacional de investigação entre pesquisadores e pesquisadoras brasileiras em parceria com instituições internacionais: Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia), Georgia State University (EUA), Centro de Estudos sobre América Latina- CLAS/Stanford University, Université d´Orleans e Université Paris-Nanterre (França), que há algum tempo desenvolvem pesquisas em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos, com o Grupo de Pesquisa: estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença, e com os/as pesquisadores/as que compõem a equipe desta proposta. O projeto que apresentamos objetiva, em uma primeira etapa, dar continuidade a pesquisa em curso que tem desenvolvido uma análise de contextos diferenciados de relações étnico-raciais estadunidense, colombiano, francês e brasileiro, no sentido de verificar como as universidades parceiras têm investigado a temática das relações étnico-raciais buscando identificar a maneira pela qual essas temáticas aparecem no ensino superior. Este projeto amplia a análise para verificar de que maneira estes temas aparecem na educação básica e no ensino médio. Pretende-se também, nesta primeira etapa, analisar se há confluências, entre o projeto que apresentamos com a Base curricular transnacional para os países do MERCOSUL, estudo realizado pelo Conselho Nacional de Educação/UNESCO e com outros currículos transnacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
Identidades, Pertencimentos e as Ciências Naturais, Exatas e Tecnológicas
Descrição: Projeto financiado pela Fundação Carlos Chagas, em decorrência do concurso "Negras e negros nas Ciências". Objetiva identificar meandros, contextos e fatores que influenciam à decisão de jovens, universitários e pré-vestibulandos, sobre a opção de cursar ou não uma carreira da área de Ciências Naturais ou Tecnológicas, assim como contribuir para uma compreensão mais profunda dos dados quantitativos que indicam disparidades raciais na formação de profissionais das áreas de Ciências Exatas e Tecnológicas, apontando, por meio da análise da trajetória dos participantes, questões sociais, econômicas, culturais e outras que possam perpassar escolhas, decisões e indecisões..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Douglas Verrangia Correa Da Silva - Integrante / Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Carolina Rodrigues de Souza - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
Conhecimento, pesquisa e inovações curriculares na formação de professores para diversidade étnico-racial no ensino superior: questionamentos e contribuições das matrizes étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes
Descrição: O projeto vinculado ao Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento objetiva a partir de uma análise comparativa em contextos diferenciados de relações étnico-raciais, estadunidense, colombiano e francês, pretende-se analisar se e de que maneira as universidades parceiras na pesquisa têm realizado o diálogo de conhecimentos e práticas na formação de professores (biologia e pedagogia), entre universidades e grupos que compõem a diversidade étnico-racial presente nas instituições, com foco nas matrizes de conhecimento étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes. Pretende-se identificar de que maneira as universidades têm realizado mudanças e quais são elas, em sua estrutura formal, administrativa e normativa com o ingresso de grupos étnico-raciais até então ausentes no ensino superior. Para além das mudanças administrativas o projeto objetiva analisar se e de que forma os currículos dos cursos de formação de professores de pedagogia e biologia estão se modificando para influir referências teóricas de matrizes diversas de conhecimentos étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes. Além desta análise a pesquisa pretende numa perspectiva propositiva que os estudantes brasileiros indiquem, apresentem propostas a partir dos estudos de relações étnico-raciais na França (Université Paris Diderot e 'Université d'Orléans), EUA (Georgia State University) e Colômbia (Universidad Distrital "Francisco José De Caldas") para o contexto brasileiro, para mudanças curriculares nos cursos de formação de professores das duas áreas indicadas e para uma política de ação afirmativa interna nas universidades brasileiras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / ABRAMOWICZ, A. - Integrante / RODRIGUES, T. C. - Coordenador / Douglas Verrangia - Integrante / Joyce Elaine King - Integrante / Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva - Integrante / Véronique Francis - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2015 - 2016
Relações Étnico-Raciais no Brasil: a pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO
Descrição: Projeto de pós-doutoramento cujo objetivo é repertoriar as pesquisas sobre criança e infância realizadas no programa de pesquisa da UNESCO aplicado no Brasil conhecido por ?Projeto UNESCO sobre relações raciais?, realizado em parceria com a Revista Anhembi de São Paulo entre 1950 e 1953. A análise partirá, primeiramente, dos resultados de duas pesquisas realizadas no referido projeto, a primeira é de Virgínia Leone Bicudo (1955) ?Atitudes dos alunos dos grupos escolares em relação com a côr dos seus colegas? e, a segunda, de Aniela Meyer Ginsberg (1955) ?Pesquisas sôbre as atitudes de um grupo de escolares de São Paulo em relação com as crianças de côr?. Evidencia-se que ambas as pesquisas anteciparam categorias e conceitos sobre os modos de socialização das crianças que se tornariam centrais nos estudos contemporâneos: a agência da criança e, de modo específico, a especificidade desta agência em termos de relações raciais. Buscar-se-á analisá-las com uma metodologia genealógica a fim de estabelecer uma cartografia da pesquisa sociológica sobre infância no interior dos estudos que compuseram o Projeto UNESCO..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Ações Afirmativas: ensino, pesquisa e extensão na perspectiva da educação das relações étnico-raciais
Descrição: O projeto de pesquisa proposto tem como objetivo realizar uma análise do processo de implementação dos programas de ação afirmativa nas instituições parceiras neste projeto com foco no levantamento e análise das propostas pedagógicas que acompanham o processo de implementação das políticas de ação afirmativa nestas universidades. A análise conjunta e comparativa nas instituições será desenvolvida com o intuito de discutir e investigar se as instituições de ensino superior têm adotado políticas de reestruturação curricular a partir das políticas de ação afirmativa, se estas políticas de acesso têm sido acompanhadas por mudanças curriculares, de pesquisa e extensão. A partir da análise dos procedimentos, dos diferentes projetos políticos educacionais propostos pelas universidades envolvidas, espera-se analisar os diferentes desenhos e seus impactos, possibilitar a troca de experiências e indicar a partir destas análises diretrizes e propostas para que as políticas de ação afirmativa não se limitem a questões relativas ao acesso de estudantes anteriormente excluídos ou com desiguais oportunidades e possibilidades de ingressar nesse nível de ensino, para que essas políticas passem a integrar a cultura universitária, e que possam estar presentes nos diferentes componentes do dia a dia da universidade como indicam todos os documentos normativos da proposta de educação das relações étnico-raciais. O projeto será desenvolvido a partir de um levantamento e análise documental dos desenhos das propostas das instituições envolvidas, análise dos relatórios de acompanhamento das políticas de ação afirmativa nas instituições, entrevistas com os gestores e alunos da graduação das instituições envolvidas: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal do Pará..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Tatiane Cosentino Rodrigues - Coordenador / Ivan Costa Lima - Integrante / Dayse Cabral de Moura - Integrante / Rodrigo Ednilson de Jesus - Integrante / Joana Célia dos Passos - Integrante / Priscila Martins Medeiros - Integrante / Valter Roberto Silvério - Integrante / Maria Walburga dos Santos - Integrante / Fabiana Luci Oliveira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - 2014
Vinda de Pesquisador Visitante / Visitante do Exterior . III Seminário InternacionaI : Infância e Relações étnico-raciais. FAPESP
Descrição: Programas Regulares / Auxílios a Pesquisa / Vinda de Pesquisador Visitante / Visitante do Exterior - Fluxo Contínuo. O grupo de pesquisa denominado Estudos da criança, da infância e da educação infantil: políticas e práticas da diferença pretende realizar o III Seminário Internacional sobre a temática da infância e as relações étnico-raciais. Estes seminários internacionais (o I Seminário foi sobre a temática Educação Infantil e Diferença com o Prof. Michel Vandenbroeck da University Ghent o II Seminário foi sobre Sociologia da Infância com o Prof. Manuel Jacinto Sarmento da Universidade do Minho) têm por objetivo aprofundar os debates e às pesquisas no interior do amplo campo da sociologia e educação da infância com o objetivo de subsidiar as práticas, as teorias e as pesquisas realizadas neste campo teórico. A realização de seminários permite que questões práticas e teóricas sejam aprofundadas na medida em que as pesquisas são discutidas a partir de envio antecipado ao professor das questões centrais que serão debatidas. O tema das relações raciais e infância possuem lacunas teóricas importantes as quais pretendemos discutir e procurar equacionar com a ajuda do Prof. Dr. Pap Ndiaye considerado como um dos mais importantes pesquisadores da Europa, cujo livro a Condição Negra é central para aqueles que realizam o debate sobre raça e infância..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (45) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / ABRAMOWICZ, A. - Coordenador / Ione da Silva Jovino - Integrante / Lucelio Simião - Integrante / Gabriela Guarnieri de Campos Tebet - Integrante / Andrea Braga Moruzzi - Integrante / Debora de Barros Silveira - Integrante / Maria Walburga dos Santos - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2010 - 2013
Representações da Criança e da Infância na iconografia brasileira dos anos 1880-1940
Descrição: A pesquisa proposta Representações da Criança e da Infância na iconografia brasileira dos anos 1880-1940 tem como foco central de investigação verificar a maneira pela qual a criança e a infância são retratadas em imagens e fotos de acervos escolares e em museus históricos no período de 1880 a 1940, localizados nos estados brasileiros tais como: São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e outros que contenham acervos iconográficos. Pretende-se a partir deste foco buscar verificar as imagens de criança e infância a partir do recorte étnico-racial, de gênero e de classe social. A proposta é compreender as maneiras pelas quais a criança e a infância estão representadas na vida cotidiana e escolar em fotografias de arquivos escolares e acervos de museus. Deste modo, pretende-se realizar uma história e uma sócio-antropologia da criança e da infância no Brasil entre 1880 a 1940, utilizando-se de fotos, imagens, manuais, livros de orientação para a educação de crianças existentes em acervos escolares e em museus históricos. Este período é marcado por rupturas históricas na dinâmica social brasileira como a abolição formal do processo de escravidão negra, a passagem da Monarquia para a República, entre outras mudanças históricas que reordenam as relações sociais brasileiras. Neste momento, está em curso um projeto de nação para o Brasil, que o advento da república apontava, na qual a escola é o lugar de sua experimentação teórica e prática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Cristina Juvenal da Cruz - Coordenador / Ione da Silva Jovino - Integrante / Maria Walburga Santos - Integrante / Lucelio Simião - Integrante / Anete Abramowicz - Integrante / Fabiana Oliveira - Integrante / Tatiane Cosentino Rodrigues - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Questões Raciais e Educação
Descrição: Realização da palestra "Relações étnico-raciais colonizadas: racialização e a questão da identidade" vinculado ao projeto "Questões Raciais e Educação" coordenado pela Profa. Dra. Gabriela Guarnieri de Campos Tebet..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (20) .
Integrantes: Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Gabriela Guarnieri de Campos Tebet - Coordenador.
2016 - Atual
Curso de especialização em Sociologia da Infância

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Anete Abramowicz em 08/05/2017.
Descrição: Curso em nível de pós-graduação em Sociologia da Infância..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
Curso de Aperfeiçoamento em Educação das Relações Étnico-Raciais
Descrição: Este projeto busca oferecer o Curso de Aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-Raciais aos Professores dos Municípios signatários do Termo de Ajustamento de Conduta aos ditames dos arts. 205 e 206 da II Constituição Federal, bem como da lei 10.639/2003 junto ao Ministério Público Federal..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica de Educação (São Carlos)
2015 - Atual
Periódico: Revista NUPEM (Impresso)
2017 - Atual
Periódico: DEBATES EM EDUCAÇÃO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Relações Raciais, Étnicas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Afro-Brasileira e Africana.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Patronesse da Turma do curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal de São Carlos.
2015
1o Lugar no Concurso 001/2014 Dossiê REVEDUC, FUNAPE/SECADI/UFG/MEC/ANPED, FUNAPE/SECADI/UFG/MEC/ANPED.
2015
Edital Interno ANPED n. 02/ 2015 Documentação, Memória e História da Educação no Brasil, SECADI/MEC/ANPED.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA2018 CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA. PROTAGONISMO DO PENSAMENTO NEGRO NO BRASIL: O LUGAR DAS MULHERES E CRIANÇAS NEGRAS NO PROJETO UNESCO. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 34, p. 1-29, 2018.

2.
CRUZ, A. C. J.2017CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C. . Educação em Comunidades Remanescentes de Quilombos: implicações políticas e curriculares. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO, v. 12, p. 161-174, 2017.

3.
COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES2017COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, FLÁVIO CAETANO DA ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO . Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS), v. 11, p. 429-438, 2017.

4.
CRUZ, A. C. J.2017CRUZ, A. C. J.. REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS E IMAGÉTICAS SOBRE AS RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL NA REVISTA O CORREIO DA UNESCO. SANKOFA (SÃO PAULO), v. 10, p. 9-32, 2017.

5.
Ana Cristina Juvenal Cruz2017Ana Cristina Juvenal Cruz. O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO CURRÍCULO BRASILEIRO. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 3, p. 134-150, 2017.

6.
PASSOS, J. C.2016PASSOS, J. C. ; RODRIGUES, T. C. ; CRUZ, A. C. J. . O Impacto das Ações Afirmativas no Currículo Acadêmico do Ensino Superior Brasileiro. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 8, p. 08-33, 2016.

7.
CRUZ, A. C. J.2016 CRUZ, A. C. J.. O debate contemporâneo do antirracismo: implicações teóricas e políticas para a educação. REVISTA DE EDUCAÇÃO PUC-CAMPINAS, v. 21, p. 335, 2016.

8.
ABRAMOWICZ, A.2016ABRAMOWICZ, A. ; CRUZ, A. C. J. ; MORUZZI, A. B. . Alguns apontamentos: a quem interessa a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil?. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 8, p. 46-65, 2016.

9.
CRUZ, A. C. J.2015CRUZ, A. C. J.; ABRAMOWICZ, A. ; RODRIGUES, T. C. . A pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 9, p. 321-346, 2015.

10.
CRUZ, A. C. J.2015CRUZ, A. C. J.; ABRAMOWICZ, A. ; RODRIGUES, T. C. . The Research on Children and Early Childhood in the UNESCO Project (Translation). Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 9, p. 347-372, 2015.

11.
CRUZ, A. C. J.2014CRUZ, A. C. J.; SANTOS, M. W. . Ensino de História e Relações Étnico-Raciais: implicações teóricas e políticas. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. VIII, p. 370-373, 2014.

12.
SANTOS, M. W.2012SANTOS, M. W. ; CRUZ, A. C. J. . Diásporas e comunidades quilombolas: perspectivas metodológicas para o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira. Revista História Hoje, v. 1, p. 193-215, 2012.

13.
ABRAMOWICZ, A.2011ABRAMOWICZ, A. ; RODRIGUES, T. C. ; CRUZ, A. C. J. . A diferença e a diversidade na educação. Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, v. 2, p. 85-97, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CRUZ, A. C. J.; REIS, P. M. A. (Org.) ; SOUZA, E. F. A. (Org.) . Metodologias de trabalho em educação das relações étnico-raciais. 1. ed. Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2016. v. 1. 88p .

2.
CRUZ, A. C. J.; MORUZZI, A. B. (Org.) ; ABRAMOWICZ, A. (Org.) ; SILVEIRA, D. B. (Org.) ; TEBET, G. G. (Org.) ; JOVINO, I. S. (Org.) ; SIMIAO, L. (Org.) ; SANTOS, M. W. (Org.) . Perspectivas sobre infância e educação infantil: diferença, sociologia da infância e relações étnico-raciais. 1. ed. São Carlos: Compacta, 2014. v. 1. 76p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, E. F. A. ; RODRIGUES, T. C. ; Ana Cristina Juvenal Cruz . Pesquisas em educação sobre o acesso de crianças negras às creches brasileiras: pontos para reflexão. In: Anete Abramowicz. (Org.). Educação infantil: A luta pela infância. 1ed.Campinas: Papirus, 2018, v. 1, p. 209-230.

2.
CRUZ, D. G. ; SIANI, F. ; Ana Cristina Juvenal Cruz ; RODRIGUES, T. C. . Apropiación, generación y uso edificador del conocimiento. Apropiación, generación y uso edificador del conocimiento. 1ed.Cali, Colômbia: Editorial Redipe - Serie: Educación y Pedagogía de la Comprensión Edificadora, 2018, v. 1, p. 101-114.

3.
SOUZA, E. F. A. ; RODRIGUES, T. C. ; CRUZ, A. C. J. . Pesquisas em educação sobre o acesso de crianças negras às creches brasileiras: pontos para reflexão. In: Anete Abramowicz; Afonso Canella Henriques. (Org.). Educação infantil: A luta pela infância. 1ed.Campinas: Papirus, 2018, v. 1, p. 211-231.

4.
CRUZ, A. C. J.; ABRAMOWICZ, A. ; RODRIGUES, T. C. . Os Parques Infantis, as pesquisas do Projeto UNESCO e as relações raciais entre crianças na cidade de São Paulo. In: Vera Lucia Jacob Chaves; Elizeu Clementino de Souza. (Org.). Documentação, Memória e História da Educação no Brasil: educação especial, relações étnico-raciais e de gênero. 1ed.Tubarão: Copiart, 2016, v. 1, p. 209-227.

5.
TEBET, G. G. ; CRUZ, A. C. J. . Tizuko Morchida Kishimoto. In: Anete Abramowicz. (Org.). Estudos da Infância no Brasil: encontros e memórias. 1ed.São Carlos: EdUFSCar, 2015, v. 1, p. 97-114.

6.
CRUZ, A. C. J.. Ethel Volfzon Kosminsky. In: Anete Abramowicz. (Org.). Estudos da Infância no Brasil: encontros e memórias. 1ed.São Carlos: EdUFSCar, 2015, v. 1, p. 135-154.

7.
ABRAMOWICZ, A. ; CRUZ, A. C. J. . Cartografias Em Educação Infantil: o espaço da diáspora. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart et. al.; BARRETO, Alex ; SANTIAGO, Flavio ; Macedo, Elina ; SANTOS, Solange E.. (Org.). Infâncias e pós-colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras. 2ed.Campinas: Edições Leituras Críticas, 2015, v. 1, p. 10-23.

8.
ABRAMOWICZ, A. ; RODRIGUES, T. C. ; CRUZ, A. C. J. . 'As creches e a Iniciação' e as relações étnico-raciais. In: Vaz, Alexandre Fernandes; Momm, Caroline Machado. (Org.). Educação Infantil e Sociedade: questões contemporâneas. 1ed.Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012, v. , p. 121-135.

9.
RODRIGUES, T. C. ; CRUZ, A. C. J. . Brasil-África: histórias cruzadas. In: Silvério, V.R.; Mattioli, E. A.; Madeira, T. F.. (Org.). Relações étnico-raciais: um percurso para educadores. Ied.São Carlos: EdUFSCar, 2012, v. I, p. 161-180.

10.
CRUZ, A. C. J.; BARBOSA, L. M. A. ; RODRIGUES, T. C. . Apontamentos teóricos para a a educação das relações étnico-raciais no Brasil: contextos e conceitos. In: BARBOSA, L. M. A.. (Org.). Relações étnico-raciais em contexto escolar: fundamentos, representações e ações. 1ed.São Carlos: EdUFSCar, 2011, v. 1, p. 11-37.

11.
ABRAMOWICZ, A. ; MORUZZI, A. B. ; CRUZ, A. C. J. ; LEVCOVTZ, D. ; RODRIGUES, T. C. . Corpo: Sexualidade, Gênero, Raça e Etnia. In: Anete Abramowicz; Andrea Braga Moruzzi. (Org.). O Plural da Infância: aportes da sociologia. 1ed.São Carlos: EdUFSCar, 2010, v. 1, p. 59-60.

12.
ABRAMOWICZ, A. ; RODRIGUES, T. C. ; CRUZ, A. C. J. . Fracasso escolar na sociedade de controle e aprendi o que é ser preto sob o racismo da escola. In: ABRAMOWIC, A. ARROYO, M.. (Org.). A reconfiguração da escola: entre a negação e a afirmação de direitos. 1ed.Campinas: Papirus, 2009, v. 1, p. 109-128.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO . WERA 2018 World Congress. Boletim Anped, Rio de Janeiro, p. 1 - 1, 24 set. 2018.

2.
CRUZ, A. C. J.. Uma Historia sobre o Negro. Mundo Jovem, PUC/RS, p. 2 - 2, 01 ago. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CRUZ, A. C. J.. Representações discursivas e imagéticas sobre relações raciais na revista O Correio da Unesco. In: XII Conlab, 2015, Lisboa. Desafios às Ciências Sociais em Língua Portuguesa: 25 anos depois. Lisboa: Leading Congressos, 2015. v. 1. p. 9867-9879.

2.
CRUZ, A. C. J.; ABRAMOWICZ, A. . A Pesquisa sobre Infância e Relações Étnico-Raciais no Brasil: o caso do Projeto Unesco. In: XII Conlab, 2015, Lisboa. Desafios às Ciências Sociais em Língua Portuguesa: 25 anos depois. Lisboa: Leading Congressos, 2015. v. 1. p. 7982-7991.

3.
CRUZ, A. C. J.. Relações Raciais entre Crianças na Cidade de São Paulo: as Pesquisas do Projeto UNESCO. In: 37º Reunião Nacional da ANPEd, 2015, Florianópolis. 37º Reunião Nacional da ANPEd PNE: Tensões e Perspectivas para a Educação Brasileira. Florianópolis, 2015. v. 1. p. 1-18.

4.
CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C. . O Debate Contemporâneo do Antirracismo: questões teóricas e políticas. In: VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores (as) Negros (as), 2014, Belém - PA. Ações Afirmativas: cidadania e relações étnico-raciais, 2014. v. 1.

5.
CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C. . Contribuições Históricas para pesquisa bibliográfica sobre infância e relações étnico-raciais: o caso do Projeto Unesco. In: IV Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias (GRUPECI), 2014, Goiânia. Ética e diversidade na pesquisa. Goiânia, 2014. v. 1. p. 36-49.

6.
CRUZ, A. C. J.. Antirracismo e educação: uma análise das diretrizes normativas da UNESCO. In: 34ª Reunião Anual da ANPEd, 2011, Natal - RN. Educação e Justiça Social, 2011.

7.
CRUZ, A. C. J.. Dimensões de Educar para as Relações Étnico-Raciais: refletindo sobre suas tensões, sentidos e práticas. In: 33ª Reunião Anual da Anped, 2010, Caxambu. 33ª Reunião da Anual da Anped - Educação no Brasil: o balanço de uma década, 2010.

8.
CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C. ; TEBET, G. G. . As Concepções de raça e Educação das Relações Étnicorraciais nas Orientações Curriculares para a Educação Infantil no Brasil. In: II Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, 2010, Rio de Janeiro. II Seminário GRUPESCI, 2010.

9.
CRUZ, A. C. J.. Relações raciais em sala de aula:construindo saberes desconstruindo estereótipos. In: XII Congresso da Associação Internacional para a Pesquisa Intercultural, 2009, Florianólpolis, SC. Anais do XII Congresso da ARIC. Florianópolis: Edugraf, 2009. p. p.26.

10.
CRUZ, A. C. J.. Relações Raciais e experiências profissionais: desafios teóricos a partir da Lei 10:639/03. In: IX Encontro de Pesquisa da Região Sudeste, 2009, São Carlos. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste:. São Carlos: Cubo Multimídia, 2009.

11.
CRUZ, A. C. J.; ANDRADE, A. C. ; MARQUES, A. K. ; SILVA, C. S. . Quem somos? Propoposta de educação anti-racista em busca da identidade afro-descendente. In: 58ª Reunião Anual da SBPC, 2006, Florianólpolis, SC. Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CRUZ, A. C. J.; SANTOS, M. W. . Ensino de História e Relações Étnico-Raciais: implicações teóricas e políticas. In: 19 º Congresso de Leitura do Brasil, 2014, Campinas. Leituras sem Margens - 19 º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas, 2014. p. 137-137.

2.
CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C. . O Debate Contemporâneo do Antirracismo: questões teóricas e políticas. In: VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores (as) Negros (as), 2014, Belém - PA. Ações Afirmativas: cidadania e relações étnico-raciais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. p. 288-288.

3.
CRUZ, A. C. J.; SILVEIRA, D. B. ; SANTOS, M. W. . The Brazilian child and chilhood in images and representations betweens years 1880 and 1940. In: Second Isa Forum of Sociology: social justice and democratization, 2012, Buenos Aires. Second Isa Forum of Sociology: social justice and democratization. Buenos Aires, 2012. p. 551-551.

4.
CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C. ; ABRAMOWICZ, A. . A Pesquisa em Educação das Relações Étnicorraciais no Brasil. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011.

5.
RODRIGUES, T. C. ; OLIVEIRA, F. ; CRUZ, A. C. J. ; SILVEIRA, D. B. ; ABRAMOWICZ, A. . Representations of Children and Childhood in Brazilian iconography between 1880 and 1940. In: EECERA: Éducation dès la naissance : recherche, pratiques et politiques éducatives, 2011, Genève. EECERA: Éducation dès la naissance : recherche, pratiques et politiques éducatives. Genève, 2011. p. 141-141.

6.
CRUZ, A. C. J.. Construyendo Práticas pedagógicas por medio de la diversidad. In: II Congreso Internacional de Educación: Construcciones y perspectivas. Miradas desde y hacia América Latina, 2009, Santa Fé. II Congreso Internacional de Educación: Construcciones y perspectivas. Miradas desde y hacia América Latina, 2009. p. 136-137.

Artigos aceitos para publicação
1.
CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA. Protagonismo do pensamento negro no Brasil: o lugar das mulheres e crianças negras no Projeto UNESCO. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CRUZ, A. C. J.. Pensamentos e experiências de mulheres negras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CRUZ, A. C. J.; CORREA, L. J. L. . Relações Étnico-Raciais colonizadas: racialização e a questão da identidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ABRAMOWICZ, A. ; CRUZ, A. C. J. ; RODRIGUES, T. C. . L'institutionalisation de la thématique des relations ethnico-raciales dans la formation des professeurs pour les jeunes enfants: la construction de pratiques pédagogiques. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CRUZ, A. C. J.. Os Parques Infantis, as Pesquisas do Projeto UNESCO e as Relações Raciais entre Crianças na Cidade de São Paulo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CRUZ, A. C. J.. Práticas Educativas na Perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais: construção social, histórica e política. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CRUZ, A. C. J.. Roda de Conversa - Relatos de Experiência de Doutorado Sanduíche no Exterior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C. ; ABRAMOWICZ, A. ; SILVEIRA D. S. ; JOVINO, I. S. ; OLIVEIRA, F. . Representations of Children and Childhood in Brazilian iconography between 1880 and 1940. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CRUZ, A. C. J.. Antirracismo e Educação: uma análise das diretrizes normativas da UNESCO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CRUZ, A. C. J.. Dimensões de Educar para as Relações Étnico-Raciais: refletindo sobre suas tensões, sentidos e práticas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C. ; TEBET, G. G. . As Concepções de raça e Educação das Relações Étnicorraciais nas Orientações Curriculares para a Educação Infantil no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CRUZ, A. C. J.. Relações raciais em sala de aula: construindo saberes desconstruindo estereótipos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CRUZ, A. C. J.. A institucionalização da Lei 10.630/03 e o ensino de história: embates teóricos e efeitos pedagógicos sobre metodologias de ensino. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CRUZ, A. C. J.. Ensino de História da África e do Negro no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CRUZ, A. C. J.. Quem somos? Proposta de educação anti-racista em busca da identidade afro-descendente. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CRUZ, A. C. J.; ABRAMOWICZ, A. . Da confrontação cooperativa intercultural à autoformação cooperativa: o caso dos formadores de professores no interior do movimento internacional da escola moderna, 2018. (Tradução/Artigo).

2.
CRUZ, A. C. J.. Os livros para crianças, manuais de civilidade contemporâneos entre formal e informal? Um exemplo: a criança negra na literatura infanto-juvenil no Brasil. São Carlos: Revista Eletrônica de Educação - REVEDUC, 2016. (Tradução/Artigo).

3.
CRUZ, A. C. J.; ABRAMOWICZ, A. . Pais Biógrafos. Escrituras Parentais e Diários de Nascimento. São Carlos: Revista Eletrônica de Educação, 2011. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C. ; CONCEICAO, I. A. ; RIBEIRO, D. ; LUIZ, M. F. . Dia Internacional contra a Discriminação Racial (21 de março). 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CRUZ, A. C. J.. É na escola que acontecem as primeiras experiências de racismo. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CRUZ, A. C. J.. Qual a África da sua escola?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
Ana Cristina Juvenal Cruz. Pesquisas da UFSCar analisam relações étnico raciais na educação. 2016.

5.
CRUZ, A. C. J.. Lição contra o preconceito. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
Ana Cristina Juvenal Cruz. Curso de Difusão Cultural Aspectos da Cultura e da História do Negro no Brasil II. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CRUZ, A. C. J.. XXVI Curso de Difusão Cultural Aspectos da Cultura e da História do Negro no Brasil - Módulo II. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CRUZ, A. C. J.. Educação e Relações Étnico-Raciais: racialização e identidade negra. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CRUZ, A. C. J.. Relações Étnico-Raciais no Brasil: a pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO. 2016. (Relatório de pesquisa).

5.
CRUZ, A. C. J.. XXII Curso de Difusão Cultural Aspetos da Cultura e da História do Negro no Brasil. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
CRUZ, A. C. J.. Estereótipos e as imagens do negro no livro-didático. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ABRAMOWICZ, A. ; CRUZ, A. C. J. ; RODRIGUES, T. C. . Educação Infantil: diversidade étnico-racial. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Maleta Infância: caderno de atividades).

8.
CRUZ, A. C. J.. Estereótipos e as imagens do negro no livro-didático. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
RODRIGUES, T. C. ; CRUZ, A. C. J. . Curso de Especialização em 'Educação Infantil' (Pós-Graduação Lato Sensu). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
CRUZ, A. C. J.. III Encontro de Formação Teórico-Metodológica do Curso de Especialização para as relações étnico-raciais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C. . Glossário. 2012. (Livro para professores).

12.
BARBOSA, L. M. A. ; BEDANI, V. M. ; MARANHÃO, F. ; RODRIGUES, T. C. ; CRUZ, A. C. J. . Relações étnico-raciais em contexto escolar: fundamentos, representações e ações. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidáticopedagogico).

13.
ABRAMOWICZ, A. ; MORUZZI, A. B. ; CRUZ, A. C. J. ; LEVCOVTZ, D. ; RODRIGUES, T. C. ; SOUZA, C. R. ; OLIVEIRA, F. . O Plural da Infância: aportes da sociologia. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático pedagogico).

14.
BARBOSA, L. M. A. ; CRUZ, A. C. J. ; BEDANI, V. M. ; MARANHÃO, F. ; RODRIGUES, T. C. ; PARENTE, R. M. . Educação e Diversidade: relações étnico raciais. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático pedagogico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
JOVINO, I. S.; CRUZ, A. C. J.; TORQUATO, C. P.. Participação em banca de Suzimara Ferreira de Souza. Memória(s) na Comunidade Remanescente de Quilombo Serra do Apon - PR: algumas formas de narrar a vida. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

2.
TEBET, G. G. C.; CRUZ, A. C. J.; OLIVEIRA, W. T. F.; SOLIGO, A. F.. Participação em banca de Leonardo Lacerda Campos. Políticas Públcias de Ações Afirmativas: um estudo da implementação da Lei 10.639/2003 e as suas implicações nas redes municipais de ensino de Porto Seguro - BA, Vitória da Conquista - BA e São Carlos - SP. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
CRUZ, A. C. J.; JOVINO, I. S.; SHARDONG, R.. Participação em banca de Vanessa Cristina Oliveira. Presença de Mulheres Negras em Ponta Grossa: histórias de vida. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

4.
CRUZ, A. C. J.; EUGENIO, B. G.; PRUDENCIO, C. A. V.. Participação em banca de Jeobergina de Jesus. As Relações Étnico-Raciais na Formação Inicial dos Licenciandos de Ciências Biológicas, Química e Física da Universidade Estadual de Santa Cruz ? Bahia. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

5.
RODRIGUES, T. C.; CRUZ, A. C. J.; SANTANA, A. N. P.; SILVA, E. A.. Participação em banca de Monique Priscila de Abreu Reis. A formação de professores (as) de Arte em educação para as relações étnico-raciais: interrogando os currículos de Licenciatura em Teatro. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

6.
CRUZ, A. C. J.; MEDEIROS, P. M.; RODRIGUES, T. C.; JESUS, R. E.. Participação em banca de Edlaine Fernanda Aragon de Souza. Relações Étnico-Raciais na Creche: desafios e perspectivas das pesquisas em educação. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Teses de doutorado
1.
ABRAMOWICZ, ANETE; CRUZ, A. C. J.; SILVERIO, V. R.. Participação em banca de Ivone Jesus Alexandre. Elas são diferentes! A presença das crianças migrantes haitianas na cidade de SINOP/MT. 2018. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
CRUZ, A. C. J.; VIEIRA, P. A. S.; MORAIS, D. S.; CONCEICAO, S.; SILVERIO, V. R.. Participação em banca de José Ricardo Marques dos Santos. Antes da República, sob o olhar do Império: A produção do modo de vida e invenção de uma Territorialidade Diáspórica: o caso Frutal/Uberaba (MG). 2018. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
ABRAMOWICZ, A.; CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C.; TEBET, G. G. C.; MARIANO, A. L. S.. Participação em banca de Silvio Munari Machado. Linhas de Errância: vidas precárias e pedagogias. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
ABRAMOWICZ, A.; CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C.; DAMASCENO, J.; JOVINO, I. S.. Participação em banca de Lajara Janaina Lopes Correa. Um estudo sobre relações étnico-raciais na perspectiva das crianãs pequenas. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
NASCIMENTO, M. L. B. P.; CRUZ, A. C. J.; DIAS, L. R.; JOVINO, I. S.; PIRES, F. F.. Participação em banca de Mighian Danae Ferreira Nunes. Mandingas da infância: as culturas das crianças pequenas na escola municipal Malê Debalê, em Salvador (BA). 2017 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

6.
ABRAMOWICZ, A.; CRUZ, A. C. J.; TEBET, G. G. C.; MORASSUTTI, M.; VASCONCELOS, T.. Participação em banca de Julia Yoko Tachikawa de Oliveira. Trajetórias e Caminho: uma cartografia dos bebês. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Doutorado
1.
ABRAMOWICZ, A.; CRUZ, A. C. J.; DAMASCENO, J.. Participação em banca de Lajara Janaína Lopes Corrêa. Um estudo sobre as relações étnico-raciais na perspectiva das crianças pequenas. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Mestrado
1.
PRUDENCIO, C. A. V.; CRUZ, A. C. J.; EUGENIO, B. G.. Participação em banca de Jeobergina de Jesus. As relações étnico-raciais na visão de licenciandos de Biologia, Química e Física. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

2.
RODRIGUES, T. C.; CRUZ, A. C. J.; OLIVEIRA, F. L.; JESUS, R. E.. Participação em banca de Edlaine Fernanda Aragon de Souza. Acesso e Permanência de crianças negras à creche no Brasil: uma análise das pesquisas qualitativas em educação. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
RODRIGUES, T. C.; CRUZ, A. C. J.; SANTANA, A. N. P.. Participação em banca de Monique Priscila Abreu Reis. A formação de professores/as de Arte em educação para as relações étnico-raciais: interrogando os currículos de Licenciatura em Teatro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RODRIGUES, T. C.; CRUZ, A. C. J.. Participação em banca de Maria de Lourdes Mathias Pereira. Memórias das Trajetórias de Professoras negras na Educação Infantil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C.; LUIZ, M. F.. Participação em banca de Aurea Alice de Souza Moura. Percepções de Docentes sobre as Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil: implicações formativas na educação das crianças pequenas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C.; TEBET, G. G. C.. Participação em banca de Iara Mateus Marques. Relações Étnico-Raciais e Infância: implicações pedagógicas e metodológicas de uma proposta curricular para a Educação Iinfantil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
RODRIGUES, T. C.; CRUZ, A. C. J.; BEDANI, V. M.. Participação em banca de Luciana Velloso. Avaliação na Educação Infantil: um processo em (des) construção. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
CRUZ, A. C. J.; MORUZZI, A. B.; TEBET, G. G.. Participação em banca de Sara Regina Moreira da Silva. Prática docente e uso do espço: implicações pedagógicas na educação infantil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

6.
CRUZ, A. C. J.; MORUZZI, A. B.; TEBET, G. G.. Participação em banca de Joseane Jaqueline Mathias Santos. Sexualidade na educação infantil: concepções, desafios e necessidades formativas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

7.
RODRIGUES, T. C.; CRUZ, A. C. J.; JESUS, J. Y. T.. Participação em banca de Livia Rayel Antunes. Como vai a arte na Educação Infantil? Uma (re)nova ação para as bases epistemológicas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

8.
CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C.; MORUZZI, A. B.. Participação em banca de Aline Cristina Del Santos. A representação de criança e infãncia transmitida no filme infantil "Coraline e o mundo secreto". 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

9.
CRUZ, A. C. J.; MORUZZI, A. B.. Participação em banca de Priscila Helena Dovigo Oliveira. Em nome dos Pais, dos Filhos e do Espírito Militar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

10.
CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C.; TEBET, G. G. C.. Participação em banca de Eliane de Morais Lopes. As concepções de criança e infância no município de São Carlos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

11.
CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C.; MORUZZI, A. B.. Participação em banca de Adriana Ranzani. Significados e sentidos da ilustração no livro infanti. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

12.
CRUZ, A. C. J.; TEBET, G. G. C.; JESUS, J. Y. T.. Participação em banca de Katia Cristina Dias Chaves. Práticas de leitura entre crianças pequenas: análise dos trabalhos apresentados no 17º COLE. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

13.
CRUZ, A. C. J.; MORUZZI, A. B.; RODRIGUES, T. C.. Participação em banca de Aline Cristina Del Santo. Cinema, educação infantil e infância. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

14.
RODRIGUES, T. C.; CRUZ, A. C. J.; TEBET, G. G.. Participação em banca de Daniela Aparecida Quintino. A importãncia das ações educativas para as relações étnico-raciais na Educação Infantil. 2011 - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C.; NASCIMENTO, M. N. M.. Participação em banca de Camila Bernadete da Silva Felex.Pensando sobre si mesmas: inserção e permanência de mulheres negras no ensino superior. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C.; CARDOSO, I. A.. Participação em banca de Ana Carolina Scarpeta.O debate sobre racismo e representações: o caso da contenda em torno da obra de Monteiro Lobato. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
CRUZ, A. C. J.; ABRAMOWICZ, A.; RODRIGUES, T. C.. Participação em banca de Jessica Andreoli de Oliveira.A pesquisa sobre o fracasso escolar na perspectiva das relações étnico-raciais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
CRUZ, A. C. J.; ABRAMOWICZ, ANETE; RODRIGUES, T. C.. Participação em banca de Jessica Andreoli de Oliveira.A pesquisa sobre fracasso escolar na perspectiva das relações étnico-raciais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
CRUZ, A. C. J.; MEDEIROS, P. M.. Participação em banca de Hasani Eliotério dos Santos.O hip hop como legado do Atlântico Negro: diáspora, identidade e a (des)racializaçao da experiência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos.

6.
RODRIGUES, T. C.; LUIZ, M. F.; CRUZ, A. C. J.. Participação em banca de Ana Carolina Domingues.O processo de implemeentação da lei nº 10.639/03: desafos e possibilidades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

7.
RODRIGUES, T. C.; CRUZ, A. C. J.; GOMES, R. M.. Participação em banca de Maria Madalena Guarnieri.Violência, Criança e Educação: violação versus vitimização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

8.
RODRIGUES, T. C.; CRUZ, A. C. J.; SOUZA, A. P. G.. Participação em banca de Jessica Giampaolo.A consolidação das relações étnico-raciais no campo curricular de cursos de pedagogia: uma análise preliminar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

9.
RODRIGUES, T. C.; CRUZ, A. C. J.; SOUZA, K. A.. Participação em banca de Mayara Silveira Lima Oliveira.Literatura Infantil e Relações Étnico-Raciais: uma análise das pesquisas de 2004-2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

10.
RODRIGUES, T. C.; CRUZ, A. C. J.; LUIZ, M. F.. Participação em banca de Ana Carolina Domingues.O processo de implementação da lei 10.639/03: desafios e possibilidades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

11.
RODRIGUES, T. C.; CRUZ, A. C. J.; GOMES, R. M.. Participação em banca de Maria Madalena Guarnieri.Violência, criança e educação: violação versus vitimização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

12.
RODRIGUES, T. C.; CRUZ, A. C. J.; SOUZA, A. P. G.. Participação em banca de Jessica Giampaolo.A consolidação da educação das relações étnico-raciais no campo curricular de cursos de pedagogia: uma análise preliminar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

13.
RODRIGUES, T. C.; CRUZ, A. C. J.; SOUZA, K. A.. Participação em banca de Mayara Silveira Lima Oliveira.Literatura Infantil e Relações Étnico-Raciais: uma análise das pesquisas entre 2004 e 2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

14.
RODRIGUES, T. C.; CRUZ, A. C. J.; LUIZ, M. F.. Participação em banca de Larissa Adelie Pereira.Relações Étnico-Raciais: o que as pesquisas dizem sobre os processos de identificação étnico-racial na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

15.
RODRIGUES, T. C.; CRUZ, A. C. J.; SANTOS, M. W.. Participação em banca de Flavia Francchini.Representações de criança e infancia nas obras de Gilberto Freyre. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

16.
CRUZ, A. C. J.; MUNSTER, M. A. V.. Participação em banca de Rafael Henrique Custódio.Aprendizagem de Linguagem: ressignificando a prática da cultura corporal de movimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos.

17.
SOUZA JUNIOR, O. M.; CRUZ, A. C. J.; MARTINS, P. P. U.. Participação em banca de Rafael Henrique Custódio.Aprendizagem de linguagem: ressignificando a prática da cultura corporal de movimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos.

18.
MORUZZI, A. B.; CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C.. Participação em banca de Elizabeth Christiane Teixeira.A cultura infantil na perspectiva de Florestan Fernandes - contribuições para a composição da Sociologia da Infância brasileira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

19.
CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C.; RODRIGUES, A. B.. Participação em banca de Daniela Inocêncio de Oliveira.Entre os vãos da universidade : apontamentos de pós-graduandos negros. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

20.
CRUZ, A. C. J.; ABRAMOWICZ, A.; RODRIGUES, T. C.. Participação em banca de Sarah Foch Nalle.Perfis: as mulheres atendidas pelo Centro de Referência da Mulher de São Carlos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

21.
ABRAMOWICZ, A.; CRUZ, A. C. J.; ROSSETTO, E. R. A.. Participação em banca de Everton dos Santos Osório.Ciranda Infantil: uma possibilidade de educação infantil no campo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CRUZ, A. C. J.; FERNANDES, J. R.; SIGNORI, M. B. D.. Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto para o Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas na Área de Educação e sub-áreas Alfabetização e Letramento e Práticas de ensino. 2015. Universidade Federal de São Carlos.

Outras participações
1.
CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C.. II Edição do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos. 2010.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
WERA 2018 World Congress/ Reimagining Worldwide Education Research. Theoretical and methodological implications of ethnic-racial diversity on the continuing education of teachers. 2018. (Congresso).

2.
WERA 2018 World Congress/ Reimagining Worldwide Education Research. Abdias Nascimento academic development program: curriculum innovations in higher education. 2018. (Congresso).

3.
Mulheres Negras, Diáspora e Estudos Africanos: saberes contra-hegemônicos dos saberes nas relações étnico-racsisi.Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino da História da África e das Diásporas Negras. 2016. (Encontro).

4.
37º Reuinão Nacional da Anped Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Relações Raciais entre Crianças na Cidade de São Paulo: as Pesquisas do Projeto UNESCO. 2015. (Congresso).

5.
Seminário Documentação, Memória e História da Educação no Brasil.Os Parques Infantis, as Pesquisas do Projeto UNESCO e as Relações Raciais entre Crianças na Cidade de São Paulo. 2015. (Seminário).

6.
XII Conlab. A pesquisa sobre infância e relações étnico-raciais no Brasil: o caso do projeto UNESCO. 2015. (Congresso).

7.
IV Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias GRUPECI).Contribuições Históricas para pesquisa bibliográfica sobre infância e relações étnico-raciais: o caso do Projeto Unesco. 2014. (Seminário).

8.
VII Congresso de Pesquisadores (as) Negros (as). O Debate Contemporâneo do Antirracismo: questões teóricas e políticas. 2014. (Congresso).

9.
36ª Reunião Anual da ANPed - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2013. (Congresso).

10.
II Seminário Internacional: Sociologia da Infância. 2013. (Seminário).

11.
ISA Forum of Sociology: Social Justice & Democratization.The Brasilian child and chilhood in images and representations between years 1880 and 1940. 2012. (Outra).

12.
Journée d?étude : « Les marqueurs sociaux de la différence: Études Brésiliennes à Toulouse ».Instruments normatifs de l?UNESCO et la lutte contre le racisme dans l?éducation. 2012. (Encontro).

13.
21 st EECERA. Representations of Children and Childhood in Brazilian iconography between 1880 and 1940.. 2011. (Congresso).

14.
34ª Reunião Anual da ANPEd. Antirracismo e educação: uma análise das diretrizes normativas da UNESCO. 2011. (Congresso).

15.
EECERA - Education dès la naissance: recherche, pratiques et politiques éducatives.Approches et Représentations de l?Enfant ? «Noir et de Couleur» dans l?Éducation de la Petite Enfance. 2011. (Simpósio).

16.
33ª Reunião Anual da ANPed - Educação no Brasil: o balanço de uma década. Dimensões de Educar para as Relações Étnico-Raciais: refletindo sobre suas tensões, sentidos e práticas. 2010. (Congresso).

17.
II Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias.As Concepções de raça e Educação das Relações Étnicorraciais nas Orientações Curriculares para a Educação Infantil no Brasil. 2010. (Seminário).

18.
IX Encontro de Pesquisa da Região Sudeste.Relações Raciais e experiências profissionais: desafios teóricos a partir da Lei 10:639/03. 2009. (Encontro).

19.
XII Congresso da Associação Internacional para Pesquisa Intercultural. Relações raciais em sala de aula:construindo saberes desconstruindo estereótipos. 2009. (Congresso).

20.
XXV Simpósio Nacional de História 'História e ética'.A institucionalização da Lei 10.630/03 e o ensino de história: embates teóricos e efeitos pedagógicos sobre metodologias de ensino. 2009. (Simpósio).

21.
Sociedade Civil Global: Encontros e Confrontos. Ensino de História da África e do Negro no Brasil. 2008. (Congresso).

22.
Coloquio Internacional História e Historiadores da África uma Homenagem a Ki-Zerbo. 2007. (Outra).

23.
O Negro: Inserção e Cidadania.O Negro na Educação. 2007. (Outra).

24.
4ºSeminário das Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial. 2006. (Seminário).

25.
IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros/ Brasil Negro e suas Africanidades Produção e transmissão de Conhecimentos. 2006. (Congresso).

26.
Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Quem Somos? Prposta de Educação anti-racista em busca da identidade afro-descendente.. 2006. (Outra).

27.
XVIII Encontro Regional de História promovido pela Seção São Paulo da Associação Nacional de História (ANPUH). 2006. (Encontro).

28.
Encontro Estadual de Pesquisadores Negros. 2004. (Encontro).

29.
I Conferencia Municipal da Promoção da Igualdade Racial. 2004. (Outra).

30.
II Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Lingua Portuguesa. 2003. (Encontro).

31.
IV Semana da Consciência Negra.Biografia do Núcleo de Cosnciência Negra na USP. 2003. (Encontro).

32.
IV Semana da consciencia Negra: " Para não passar em branco uma história de exclusão".Biografia do Nucleo de Consciência Negra. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABRAMOWICZ, A. ; CRUZ, A. C. J. ; MORUZZI, A. B. ; TEBET, G. G. C. ; JESUS, J. Y. T. ; SIMIAO, L. ; SANTOS, M. W. ; RODRIGUES, T. C. . III Seminário Internacional: Infância e Relações Étnico-Raciais. 2014. (Outro).

2.
CRUZ, A. C. J.; ABRAMOWICZ, A. ; MORUZZI, A. B. ; SILVEIRA, D. B. ; TEBET, G. G. C. ; RODRIGUES, T. C. . II Seminário Internacional: Sociologia da Infância. 2013. (Outro).

3.
CRUZ, A. C. J.; ABRAMOWICZ, A. ; SIMIAO, L. ; OLIVEIRA, F. ; RODRIGUES, T. C. ; SANTOS, M. W. ; TEBET, G. G. C. ; MORUZZI, A. B. . Seminário Internacional Educação Infantil e Diferença. 2011. (Outro).

4.
CRUZ, A. C. J.. 'VII Semana da Cosnciencia Negra de Assis - Racismo à Brasileira : Políticas Afirmativas Já!'. 2006. (Outro).

5.
CRUZ, A. C. J.. V Semana da Consciência Negra Para ser Negro no Brasil tem que ser mais que artista. Abdias do Nascimento 90 anos. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Raul Polline Nunes. Espaço e paisagem: representações raciais em uma célula confederada no interior de São Paulo. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

2.
Erica Moreira Borges. A EDUCAÇÃO E O PROCESSO DO ENSINO E ALFABETIZAÇÃO ANTES, DURANTE E DEPOIS DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA GUINÉ-BISSAU. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

3.
Denise Gonçalves da Cruz. Relações Étnico-Raciais e fomação de professores em ciências: um estudo de caso Brasil e Colômbia. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aurea Alice de Souza Moura. Percepções de Docentes sobre as Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil: implicações formativas na educação das crianças pequenas. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.

2.
Iara Mateus Marques. Relações Étnico-Raciais e Infância: implicações pedagógicas e metodológicas de uma proposta curricular para a Educação Iinfantil. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.

3.
Sara Regina Moreira da Silva. Prática docente e uso do espaço: implicações pedagógicas na educação infantil. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.

4.
Roseneide Manhani Pantano Borduque. Relações étnico-raciais em ambiente escolar: reflexões a partir de uma escola pública no município de Bálsamo. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.

5.
Eliane de Morais Lopes. As concepções de criança e infância no município de São Carlos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.

6.
Adriana Ranzani. Significados e sentidos da ilustração no livro infantil. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jessica Andreoli de Oliveira. A pesquisa sobre o fracasso escolar na perspectiva das relações étnico-raciais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.

2.
Ana Carolina Scarpeta. O debate sobre racismo e representações: o caso da contenda em torno da obra de Monteiro Lobato. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.

3.
Camila Bernadete da Silva Felex. Pensando sobre si mesmas: inserção e permanência de mulheres negras no ensino superior. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CRUZ, A. C. J.. Lição contra o preconceito. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Como parte do estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em 2013, realizou-se pesquisa na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em Paris, para realização da tese de doutorado como bolsista do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior da Capes. Aprovada em 1º lugar no Concurso Público Professor do Magistério Superior Adjunto, Relações Étnico-Raciais e Educação da UERJ na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Aprovada na 2ª colocação no Concurso Público para Professor Doutor 026/2014, Professor do Magistério Superior, Adjunto A Laboratório de Ensino de História e Fundamentos da Educação na Universidade Federal de Alfenas. Aprovada na 2ª colocação no Processo Seletivo Simplificado de Professor Substituto 40 horas semanais, Area: Pedagogia, Sub-área: Corpo e Movimento e Práticas de Ensino da UFSCar.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 6:26:38