Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Jornalismo, Carga horária: 60
1 sem 2019 Projeto Interdisciplinar em Comunicação III - PIC III (30h - turmas A e B, totalizando 60h) - Disciplina ministrada no terceiro período do curso de Jornalismo. Introdução, design e projeto prático de elaboração de um site por parte da turma para a publicação de informação e notícias, em parceria com outras disciplinas. Disciplina: Tópicos Especiais em Comunicação e Tecnologias - Curso: Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE) / FACED - UFU (60h) -
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profa. Credenciada no PGCE/ FACED/UFU, Carga horária: 40
Profa. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE), da Faculdade de Educação (FACED), Universidade Federal de Uberlândia, Área de Concentração: Tecnologias e Interfaces da Comunicação
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta -Curso de Jornalismo FACED, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2 sem 2018 - Projeto Interdisciplinar em Comunicação IV (PIC IV) 30h - (duas turmas - total 60h) - Disciplina prática de planejamento e realização de três edições do Jornal Laboratório Senso Incomum (edição notícias variadas, jornal temático e caderno especial). Simulação das rotinas de produção de um jornal laboratório. Turmas A e B Edição em Jornalismo (60h - duas turmas) - Disciplina teórico/ prática de edição nas diferentes mídias. Projeto integrado com a disciplina de PIC IV para a simulação de uma rotina de produção de um jornal-laboratório. Turmas A e B (total 120h)
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta -Curso de Jornalismo FACED, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Professora de Jornalismo, Núcleo Tecnologias, Educação e Comunicação, Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federa de Uberlândia.
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta -Curso de Jornalismo FACED, Carga horária: 40
1 sem 2018 - Projeto Interdisciplinar em Comunicação I (PICI) (30h - duas turmas) - disciplina prática voltada à produção de uma fotorreportagem a partir do contato e imersão dos grupos de alunos em uma comunidade local, reportada pelo viés fotoetnográfico (1o. período do curso do Jornalismo). Turmas A e B - Total (60h). Jornalismo Digital (60h) - Turmas A e B - disciplina teórico/prática, voltada aos conhecimentos do jornalismo digital e novas formas de produção jornalísticas. Ao final da disciplina, grupos de alunos produziram reportagens longform pela plataforma atavist.com, disponibilizadas em um site, com recursos multimidiáticos (reportagem, vídeo jornalístico em linguagem documental, podcast, infográficos). Exemplo de reportagem realizada na disciplina: https://jajornalismo.atavist.com/despejados-a-luta-por-moradia-em-uberlandia Material completo disponível em: http://jornalismoja.com
Força Aérea Brasileira, FAB, Brasil.
Vínculo: Oficial Temporário QOCON, Enquadramento Funcional: Jornalista Agência de Produção de Notícias, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Entre as atividades do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer), participou da produção, cobertura e divulgação de notícias pela Agência de Jornalismo. Principais produtos realizados: 1) produção de notícias para o site www.fab.mil.br, 2) produção de vídeos jornalísticos para o site e para o programa Conexão FAB, no canal Fab TV no YouTube, 3) produção de notícias para a Revista Aerovisão - voltada para o público externo, revista trimestral, eletrônica e impressa, com 18 mil exemplares. 4) Participou da equipe de jornalistas de produção de notícias para o veículo interno mensal Notaer, de 18 mil exemplares.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente Oficina de Proj. de Extensão Escolar, Carga horária: 3
Oficina RPG Olimpíadas de 2016 ,ministrada junto à disciplina de Ciências do 8o. ano do Ensino Fundamental II, na Escola Municipal Madrid, Vila Isabel, RJ, e realizada entre os dias 26 de abril e 29 de junho, totalizando 30h/aula. A oficina foi realizada com uma parceria entre um projeto do Laboratório de Mídias Digitais do PPGCOM/UERJ e a escola da rede pública. O intuito é testar o uso de metodologias ativas que utilizem o aspecto lúdico, brincadeiras, jogos, e as mídias digitais como ferramentas de um aprendizado efetivo, de forma a desenvolver habilidades cognitivas do aluno através da experiência e de práticas corporais.
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Qualitec do Lab. de Mídias Digitais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atualmente desenvolve no Laboratório de Mídias Digitais (PPGCOM/ Uerj) pesquisa em projetos de inovação, relacionados ao campo das mídias digitais e produção tecnológica, com destaque para a atuação e co-coordenação no Projeto de Extensão 'Mídias Digitais e Capacitação Cognitiva no Ensino Formal'. Em continuidade com a linha de pesquisa desenvolvida pela pesquisadora durante o doutorado, especificamente, vem atuando, junto à equipe do LMD, em planejamento e construção de metodologias participativas de aprendizado que fazem uso das mídias digitais, aplicadas como instrumento de aprendizado do conteúdo escolar, dentro das disciplinas do ensino formal.
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Profa. colaboradora/ Red. para Multimídia II, Carga horária: 4
1 sem 2015: Redação para Multimídia II (60h), curso de Relações Públicas/ FCS/ UERJ Ministrou, ao lado da Profa. Fátima Regis, a disciplina de Redação para Multimídia II. Durante o semestre, os alunos do curso de Relações Públicas idealizaram a planejamento de campanha de comunicação para empresas em redes sociais, bem como realizaram produção de conteúdo e acompanhamento de métricas nas redes sociais como parte avaliativa da disciplina.
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora Teoria Comunicação II, Carga horária: 6
1 sem 2010 - Disciplina Teoria da Comunicação II (60h) Atuou como professora colaboradora no Departamento de Teoria da Comunicação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sob coordenação do prof. Ronaldo Helal. Disciplina com ênfase nos estudos contemporâneos da comunicação, passando pelos autores deterministas da comunicação, teorias do jornalismo e com foco na tecnologia. A disciplina buscou instigar a reflexão crítica sobre o redimensionamento dos conceitos clássicos da teoria da comunicação, apontando redefinições dos paradigmas modernos, por autores com questões relativas às novas tecnologias da comunicação.
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professora Substituta - Mercadologia I, Carga horária: 3
1 sem 2010: Mercadologia I (60h) Atuou como professora substituta (contratada) da disciplina pelo Departamento de Relações Públicas, Faculdade de Comunicação Social da UERJ. Disciplina com ênfase nos conteúdos de marketing e planejamento em comunicação, imagem e identidade e comunicação para empresas em tempo de crise.
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora/Comunicação e Cultura, Carga horária: 3
2 sem 2009: Atuou como professora colaboradora da disciplina "Comunicação e Cultura I" (60h), sob coordenação do prof. Dr. Ronaldo Helal, do Departamento de Teoria da Comunicação da UERJ. O curso apresentou teorias clássicas relacionadas à cultura (paradigma evolucionista, o relativismo cultural e críticas ao relativismo), realizou aproximação dos termos cultura, comunicação e cultura de massas, tendo dado foco à relação entre cultura popular e cultura de massa, mídia e manifestações culturais e as recentes pesquisas na área.
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora- Teoria Comunicação I, Carga horária: 2
1 sem 2009 - Teoria da Comunicação I Ministrou aulas da disciplina, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob supervisão do professor Ronaldo Helal, curso com ênfase nas principais teorias clássicas da comunicação.
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária docente Com. Arte e Ciência, Carga horária: 2
Atuou como estagiária docente durante dois semestres da disciplina "Comunicação, Arte e Ciência", do curso de Comunicação Social, sob coordenação da profª Drª Fátima Regis. Curso com ênfase no mapeamento histórico dos três conceitos de Comunicação, Arte e Ciências, com contextualização desde o período da Grécia à atualidade. Semestres ministrados: 2 sem 2008 - Comunicação Arte e Ciência (60h) 1 sem 2009 - Disciplina comunicação Arte e Ciência (60h)
UBM - Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, Brasil.
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora - Curso de Jornalismo, Carga horária: 6
1 sem 2016 - Jornalismo Investigativo (40h) : Disciplina com foco teórico-prático em jornalismo investigativo, passando pelos aspectos políticos e econômicos, fundamentos para a apuração e investigação, baseados no Manual de Jornalismo Investigativo da UNESCO, bem como técnicas de investigação de reportagem e cuidados éticos. Foco especial no auxilio do computadores dos dados para a investigação das reportagens e acesso ao Portal da Transparência e aos documentos pela Lei de Acesso à Informação. A segunda parte da disciplina tem foco no acompanhamento da produção de pauta, questões, hipótese da investigação, processo de uma reportagem aplicada na realidade local. - Laboratório de Práticas Profissionais III (40h): Disciplina Prática, com foco na introdução do exercício de técnicas de reportagem digital para alunos do 3o. período de Jornalismo. Auxílio dos alunos na montagem de blogs noticiosos que têm um conceito de produção de matérias quinzenais que utilizam o gancho de um acontecimento da semana, com a produção fixa das seguintes peças: texto central para o blog com fotografias e links em camadas, camada de apresentação e demais partes do hipertexto, produção de um vídeo, de um arquivo em áudio e de um infográfico a serem distribuídos no texto digital, em linguagem multimídia previamente planejada de modo complementar.
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Jornalismo, Carga horária: 8
2 sem 2015 - Técnicas de Produção em Meios Digitais (40h): Disciplina teórico-prática. Na primeira parte do curso realizou um mapeamento do contexto da logica das mídias digitais: digitalização, lógica da inteligência coletiva e colaboração para a construção de novos modelos de negócio, cauda longa, capital social e redes sociais e a estratégia de produção de conteúdos narrativos transmidiáticos para uma marca, de forma convergente. Já a segunda parte do curso se pautou na produção de matérias transmidiáticas, com conteúdo complementar, abordando as diferentes linguagens do vídeo, do áudio e do texto de um site para a produção de webjornalismo, numa perspectiva integrada. - Laboratório de Práticas profissionais IV (40h): A disciplina de Laboratório de Práticas Profissionais teve como objetivo a realização do planejamento e execução de uma campanha de comunicação e readequação na produção de conteúdo de uma empresa para as mídias sociais. A ideia foi solicitar que os alunos trabalhassem com projetos em parceria com empresas locais para a divulgação de um conceito de uma campanha, com o intuito de produzir conteúdo e peças gráficas, audiovisuais, 'gifs' animados e textos para diferentes plataformas. A produção semanal seguiu um cronograma de postagens para as mídias: Facebook, Instagram e Twitter, além do desenvolvimento de webseries via YouTube, com acompanhamento dos conteúdos e medidores de métricas. A disciplina foi dada em parceria com outro professor de audiovisual. Ao final da primeira nota, os alunos giravam de função para o exercício de ambas atividades. Do projeto, destaca-se a posterior contratação em estágio de duas alunas, oriunda do resultado positivo da campanha de uma das empresas, conseguindo dobrar o faturamento da mesma. Um dos trabalhos dos alunos dessa disciplina também concorreu e foi selecionado entre os cinco melhores trabalhos do Expocom Sudeste 2016, na categoria de Produção Transdisciplinar, modalidade Produção Multimídia.
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Jornalismo, Carga horária: 10
1 sem 2014: Projetos Experimentais em Impresso (60h) Livro-reportagem sobre temática dos moradores de rua da região de Barra Mansa, que se tornaram celebridades conhecidas das ruas, com foco na linguagem literária. Projetos Experimentais em Hipermídia ( 80h) Projeto de site adaptado para acessibilidade em parceria com duas empresas da região: o site da Unimed, de Volta Redonda, e o Jornal local A Voz da Cidade, de Barra Mansa. Livro disponibilizado em Cd-rom e uma cópia impressa para a turma. Redação Integrada - disciplina de Adaptação (60h) Disciplina teórico-prática, com foco na produção e redação de textos em plataformas integradas ( reportagem multimídia e jornalismo transmídia)
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Jornalismo, Carga horária: 6
1 sem 2014: - Jornalismo Investigativo (40h) Disciplina com foco teórico-prático em jornalismo investigativo, passando pelos aspectos políticos e econômicos, fundamentos para a apuração e investigação,baseado no manual de jornalismo investigativo da UNESCO, bem como técnicas de investigação de reportagem e cuidados éticos. Foco especial no auxílio do computador e dos dados para a investigação das reportagens e acesso ao Portal da Transparência e a documentos pela Lei de Acesso à Informação. A segunda parte da disciplina tem foco no acompanhamento da produção de pauta, questões, hipótese da investigação e processo de investigação de uma reportagem local. - Laboratório de Práticas Profissionais III (40h) Disciplina prática, com foco na introdução no exercício de técnicas de reportagem digital para alunos do 3o período de Jornalismo. Auxílio aos alunos na montagem de blogs com um conceito e produção de matérias quinzenais com ganchos da semana e com as seguintes peças fixas para o blog: texto central para o blog com fotografias e links em camadas, camada de apresentação e demais camadas, produção de um vídeo, de áudio e de um infográfico, em linguagem multimídia, previamente planejada, de modo complementar.
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Jornalismo UBM, Carga horária: 7
1 sem 2013: -Projetos Experimentais em Impresso (60h) O foco da disciplina foi a realização dois projetos paralelos. 1) Livro-reportagem sobre os Caminhoneiros da região Sul Fluminense, tema recorrente no cotidiano dos estudantes que enfrentam estradas e a Rodovia Dutra diariamente. A temática foi escolhida pelos alunos e representada na divisão de quatro subtemas e em equipe, para abordagem da vida na estrada: economia, política, vida em família, legislação. O livro-reportagem final, de linguagem literária, foi disponibilizado como ebook e como produto para consulta na universidade. 2) Paralelamente o outro grupo de alunos ficou responsável pela produção semanal de notícias para o blog do entrelinhas do UBM e pela elaboração e realização de matérias para o jornal experimental "O Comunicador" (da Agexp, agência de Noticias), com material impresso e disponibilizado no campus do UBM para leitura dos estudantes. - Projetos Experimentais em Hipermídia (80h) Foco na produção de site( www.vidadestrada.wordpress.com), com conteúdo adaptado da temática do livro-reportagem sobre os caminhoneiros, em um projeto integrado, porém com foco em mutimídia: produção de programas de rádio sobre o universo segmentado dos caminhoneiros, matérias sobre aspectos inusitados da vida de estrada, reportagens em audiovisual em cobertura dos problemas da categoria dos caminhoneiros, em um projeto transmidiático.
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora - Curso de Jornalismo, Carga horária: 8
2 sem 2013: - Ciberjornalismo (60h) A disciplina desenvolveu matérias multimídia para um site de notícias, em um projeto integrado à disciplina de Design para a Web. - Edição (60h) Disciplina com destaque para técnicas de produção e edição do conteúdo para as mídias impressa e audiovisual. A primeira parte do curso teve foco em exercícios de edição de título, texto, retrancas e redação. Já na segunda parte, os alunos atuaram em parceria com o projeto de extensão Oficina de Produção de Livroclipes, idealizado pela professora, que ocorria com alunos do Colégio de Aplicação do UBM, tendo os alunos da graduação editado os produtos finais de trailers de livros, de concepção idealizada e produzida pelos alunos do ensino fundamental. OBS.: Vale destacar que dois grupos de alunos da graduação optaram por desenvolver o trabalho completo de produção de livroclipes. Posteriormente, dois booktrailers foram selecionados entre os cinco melhores trabalhos da Região Sudeste, pela mostra de trabalhos experimentais do congresso Intercom ( Expocom Sudeste 2013), tendo concorrido nas categorias de 'Videoclip' e 'Fotografia em Movimento').
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Jornalismo, Carga horária: 4
2 sem 2013: - Técnicas de Produção em Meios Digitais (40h) Disciplina teórico-prática. A primeira parte do curso realizou um mapeamento do contexto da lógica das mídias digitais: digitalização, lógica da inteligência coletiva e colaboração para a construção de novos modelos de negócio, cauda longa, capital social e redes sociais, e a estratégia de produção de conteúdos narrativos transmidiáticos para uma marca, de forma convergente. Já a segunda parte do curso se pautou na produção de matérias transmidiáticas, com conteúdo complementar, abordando as diferentes linguagens do vídeo, do áudio e do texto de um site para a produção do webjornalismo, numa perspectiva integrada. - Laboratório de Práticas Profissionais IV (40h) A disciplina de Laboratório de Práticas Profissionais teve como objetivo a realização do planejamento e execução de uma campanha de comunicação transmídia para as mídias sociais. A ideia foi solicitar que os alunos trabalhassem com projetos em parceria com empresas locais para a divulgação de um conceito de uma campanha, com o intuito de produzir conteúdo e peças gráficas, audiovisuais, 'gifs' animados e textos para diferentes plataformas. A produção semanal seguiu um cronograma de postagens para as mídias: Facebook, Instagram e Twitter, além do desenvolvimento de webseries via YouTube, com acompanhamento dos conteúdos e medidores de métricas. A disciplina foi dada em parceria com outro professor de audiovisual. Ao final da primeira nota, os alunos giravam de função para o exercício de ambas atividades. Do projeto, destaca-se a geração de estágio para duas alunas, oriunda do resultado positivo da campanha de uma das empresas que conseguiu dobrar o faturamento. Um dos trabalhos dos alunos dessa disciplina concorreu e foi selecionado entre os cinco melhores trabalhos do Expocom Sudeste 2016, na categoria Produção Transdisciplinar, modalidade Produção Multimídia, sob orientação da mesma.
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Profa. Curso de Jornalismo, Carga horária: 7
Professora das disciplinas: 2 sem 2012: -Ciberjornalismo (60h) Disciplina teórico-prática. Primeira parte do curso com ênfase nas mídias digitais, webjornalismo e o processo de transformação da web nos modos de se fazer notícia. Já a segunda parte do curso teve o cunho prático, em exercício da produção de jornalismo hipermídia: produção de reportagens e matérias jornalísticas multimídia, incluindo linguagens e conteúdo para áudio, vídeo e textos para sites. - Projetos Experimentais em Impresso (80h), Disciplina com foco em desenvolvimento de projetos experimentais e de novas linguagens do impresso. Cobertura do jornal experimental 'O Comunicador', da Agência Experimental de Jornalismo do UBM, além da produção semanal de notícias para o blog do entrelinhas, do UBM, simulando o funcionamento de uma redação.
Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Jornalismo e Publicidade UVA, Carga horária: 18
Professora curso Comunicação UVA (Campi Cabo Frio e Tijuca): Disciplinas 1 sem 2014 (Curso de Jornalismo - campus Cabo Frio): - Edição (120h) Divisão do curso em dois módulos: foco no processo de edição impressa e nas matérias digitais. - Tópicos Especiais em Jornalismo Especializado ( 60h) O curso deu ênfase nos modos de produção do Jornalismo Literário,com destaque para os gêneros literários e jornalísticos do livro-reportagem. biografia (perfil) e romance- reportagem. Perpassou técnicas do jornalismo gonzo, novo jornalismo, entrevistas de aprofundamento e o método escrita total (Edivaldo Pereira Lima). Ao final, os alunos produziram um livro-reportagem literário sobre os hábitos de vida dos pescadores da região dos Lagos, sob os aspectos da economia, família, política e histórias de pescador, valorizando o estilo de relatos humanos, sempre sob o ponto de vista dos personagens. - Estudos Complementares em Jornalismo (60h) Mapeamento das novidades e modelos de negócio em jornalismo digital. Foco nas formas alternativas de reportagens multimídia e reportagem documentário na rede, pautada em dados. Estudo de caso das empresas brasileiras Agência Pública, Fluxo, Nexo, e no famoso case The Snow Falls, do Jornal NYT. Disciplinas 1 sem 2014 (Curso de Publicidade e Propaganda - campus Cabo Frio): - Oficina de Propaganda (60h) Disciplina prática de campanhas de publicidade para redes sociais. Disciplinas no 1 sem 2014 (Curso de Publicidade e Propaganda - campus Tijuca): - Novas Tecnologias da comunicação (UVA/Tijuca) (60h) Mapeamento das principais teorias sobre tecnologia: transição analógico/digital, apresentação dos autores da Cibercultura e dos deterministas tecnológicos, além de perspectivas da transformação da cultura digital no campo social, político e econômico (políticas da rede e vigilância, relação com novas comunidades, apresentação de autores sobre a perspectiva econômica da cultura digital).
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Jornalismo UVA / Cabo Frio, Carga horária: 10
2 sem 2014 - Profa. do Curso de Jornalismo (UVA/Cabo Frio) das disciplinas: - Assessoria de Comunicação (60h) - duas turmas (turnos: manhã e noite) (120h) O curso 'Assessoria de Comunicação' teve como objetivo realizar o mapeamento do campo da assessoria, imagem, identidade e house organ, com destaque para a assessoria em tempo de crise e projetos de assessoria para mídias sociais. - Laboratório de Comunicação (90h) - (turno: noite) Já a Disciplina 'Laboratório de Comunicação' teve como objetivo a realização de projetos audiovisuais acompanhamento da produção de roteiros e produção de trailers de contos por alunos.
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora da Agência de Jornalismo UVA/ CF, Carga horária: 10
Atuou durante o ano de 2014 como coordenadora da Agência Experimental de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA)/campus Cabo Frio. Coordenação das atividades dos bolsistas do curso de Jornalismo, professora supervisora das matérias produzidas para o blog da instituição, além de coordenar o funcionamento de projetos experimentais, orientar alunos na cobertura a eventos da instituição e atendimento a clientes externos. No período foi responsável pela idealização do novo blog de jornalismo da agência Experimental de Comunicação UVA/Cabo Frio (http://agenciauvacabofrio.wix.com/agenciauva#!sobre/cb3i)
PPGCOM ECO/UFRJ /CAPES, PPGCOM/UFRJ, Brasil.
Vínculo: Bolsista Capes PPGCOM/ UFRJ, Enquadramento Funcional: Atividades de pesquisa, congressos, Carga horária: 20
Foi Bolsista Capes(de 2011 até o final do doutorado 2015), pelo programa de Pós graduação da Escola de Comunicação da UFRJ (conceito 6). Entre as atividades realizadas como doutoranda bolsista, destacam-se: Acompanhamento das discussões do grupo de pesquisas do NEPCOM/UFRJ ?Mídia, Memória e Amnésia: o jornalismo e a cultura da nostalgia no mundo contemporâneo?, coord. pela Profa. Dra. Ana Paula Goulart, organização de diversos congressos e simpósios do campo da comunicação, tais como Congresso História da Mídia (ALCAR 2014), Semana Muniz Sodré, evento em homenagem aos 70 anos do pesquisador, Colóquio Internacional Brasil-Argentina, além de atuar como revisora/tradutora da Revista Eco-Pós, da UFRJ, qualis B1, atividade última que permanece ativa de 2011 à atualidade.
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio docente/Com. Cultura e Espetáculo II, Carga horária: 4
2 sem 2012 - Comunicação, Espetáculo e Cultura II (60h) Disciplina lecionada na Escola de Comunicação da UFRJ como estágio docente, como parte das atividades do doutorado de mídias e Mediações Socioculturais, sob coordenação da profa. Dra. Ana Paula Goulart. Ênfase na abordagem dos sistemas de cultura de elite, cultura de massas e cultura popular e suas relações com o campo da comunicação social. Na segunda parte do curso, o conceito de cultura foi abordado no contexto dos autores da pós-modernidade (na literatura, artes, sociologia, história e cultura).
Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
Vínculo: Pesquisa tese - bolsa Capes, Enquadramento Funcional: Pesq. realizada c/ alunos do IBC do E. F. II, Carga horária: 20
Desenvolveu pesquisa etnográfica, com observação participante e entrevistas com alunos com múltiplas deficiências, estudantes do Instituto Benjamin Constant (IBC/RJ), sobre produtos de leitura sonoras ( Mecdaisy, livros falados, audiolivros, softwares de leitura sintetizada para tela de acesso ao computador e à internet (como NVDA, Jaws e Dosvox, entre outros). Durante a pesquisa, realizada nos meses de novembro e dezembro de 2014, com autorização prévia da Plataforma Brasil, a pesquisadora entrevistou profissionais de diferentes setores, como: Setor Audiolivros, Biblioteca E. F. II, Biblioteca Louis Braille, professores do ensino fundamental do instituto e entrevista e realização de teste com grupos focais com alunos com múltiplas deficiências ( baixa visão, cegueira congênita, deficiência intelectual). O objetivo da pesquisa foi mapear os produtos de leitura sonora e as formas de ler o mundo, analisar a qualidade dos mesmos e mapear as formas de letramentos sonoros, táteis e corporais do público-alvo.
Fundação Biblioteca Nacional, FBN, Brasil.
Vínculo: Bolsista mestre, Enquadramento Funcional: Pesquisadora da Fundação Biblioteca Nacional, Carga horária: 40
Pesquisa realizada na FBN, RJ (2010-2011), sobre a digitalização do acervo, com financiamento do Minc. Após breve mapeamento sobre público consumidor do acervo, foi constatado o considerável índice de exclusão digital nas regiões NO e NE do país, somado aos dados gerais da falta de hábito de leitura no país. Esses dados levaram a uma investigação de produtos de leitura que pudessem ser fonte de consulta ao acervo, porém que fossem atrativos e próximos dos hábitos de consumo do brasileiro. Assim, foi realizada uma investigação dos produtos híbridos de leitura, como o booktrailer e o audiolivro, como formas de despertar o interesse para a leitura (produtos que, posteriormente, se tornaram foco de estudo mais aprofundado em tese de doutorado, realizada na UFRJ). O trabalho completo final está disponível no endereço eletrônico: https://www.bn.br/sites/default/files/documentos/producao/pesquisa/novos-modos-leitura-cultura-digital-acoes-incentivo-leitura//raquel_timponi.pdf
Laboratório de Comunicação Integrada da UERJ, LCI/UERJ, Brasil.
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxílio à coordenação dos alunos de RP, Carga horária: 20
Durante o período, atuou em auxílio à Andrea Azpilicueta, junto à coordenação dos alunos, na orientação de atividades do Laboratório de Comunicação Integrada (LCI) da Faculdade de Comunicação Social UERJ. Destacam-se os trabalhos de organização de eventos, como o Seminário Perspectivas Profissionais em Comunicação (nov. 2009), tendo realizado a coordenação do vídeo em homenagem aos "15 anos do LCI".
Algarea Mineração Ltda, ALGAREA, Brasil.
Vínculo: funcionária contratada, Enquadramento Funcional: Aux. Administrativo e professora de Espanhol, Carga horária: 40
Na empresa multinacional de mineração Algarea (Brasil/ Espanha) atuou como secretária bilíngue e com o exercício das seguintes funções: auxiliar administrativa; professora de Espanhol para os funcionários de diversas áreas da empresa (Química, Engenharia, Advocacia, Contabilidade) ligadas ao tema ambiental; tradutora de comunicações e documentos em Espanhol e Francês com as empresas parceiras, com destaque para a empresa Bionatur, em Barcelona (Espanha).
Editora Guarda-Chuva e Portal de Sebos Estante Virtual, --, Brasil.
Vínculo: Profissional autônoma (freela), Enquadramento Funcional: Assessora de imprensa - Editora e site, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atuou, durante os anos de 2007 e 2008, na realização de trabalhos de assessoria de imprensa, produção de matérias, releases e contatos com a imprensa, sites, televisão e rádio, para os clientes: 1) Editora Guarda-Chuva - Editora de livros do RJ ( http://www.editoraguarda-chuva.com.br/); 2) Portal de sebos Estante virtual, sob coordenação de André Gomes (www.estantevirtual.com.br).
Pró- Ato, ------, Brasil.
Vínculo: Frelancer - prof. autônoma, Enquadramento Funcional: Produtora/ Editora/ Roteirista, Carga horária: 40
Atuou como freelancer na Produtora de Vídeos Pró-Ato, RJ, com trabalho de edição, decupagem e tradução de gravações no idioma Espanhol, em BCN. Na função de editora, participou da pós-produção do vídeo- documentário 'Mestres da Obra'.
Casa de Idéias, -----, Brasil.
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol, Carga horária: 10
Seguindo o objetivo da Casa de Ideias (de Juiz de Fora), de ser um centro de promoção da cultura e da língua estrangeira, ministrou, durante o período de um ano (de março de 2005 a abril de 2006), aulas da Língua Espanhola para os níveis básico e intermediário, com apostila própria montada, enfocando a cultura e tradição de Barcelona (Espanha), além da abordagem nas quatro modalidades: gramática, escuta, escrita e oralidade. Também ministrou palestras e minicursos diversos, com aulas que totalizaram 360h de atividades docentes. OBS.: A atuação foi como professora autônoma, com alvará de autorização da Prefeitura de Juiz de Fora.
Prefeitura de Juiz de Fora - Assessoria de Comunicação e Qualidade, PJF - ACQ, Brasil.
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de assessoria de imprensa, Carga horária: 20
Durante dois anos (2002 e 2003), atuou com o desenvolvimento de releases diários, clippings (Rádio, TV e impresso), análise de mídia mensal, além do acompanhamento nos cerimoniais e organização de eventos.
Produtora de Multimeios - Univ. Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária da Produtora de Vídeos, Carga horária: 20
Como estagiária da Produtora Multimeios da UFJF, atuou como roteirista de dois dos vídeos da coletânea '5 Poetas Modernistas Brasileiros' (Carlos Drummond e Guimarães Rosa), foi roteirista do vídeo institucional do Instituto de Energia Elétrica a UFJF (LEENER), entre outras atividades de produção. Destaca-se a realização e cobertura em vídeo de eventos da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Matéria Prima Produções/ Nocaute Comunicação, -----, Brasil.
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária - Prod. de vídeos e Agência de PP, Carga horária: 20
Foi estagiária da Produtora de Vídeos Matéria Prima Produções e da Agência de Publicidade Nocaute Comunicação. Entre as atividades realizadas, destacam-se: 1) participação da produção dos comerciais da Daimler Chrysler, do institucional da MRS Logística (homenagem ao Prêmio dos Ferroviários do Ano); 2) equipe de edição dos três primeiros programas 'Papo de Mulher' da TV Alterosa, com apresentação de Alcione Marocolo; 3) Trabalho com Assessoria de Comunicação (interna e externa) para a Usina Hidrelétrica de Picada, do Grupo Votorantim Energia, com destaque para as funções de comunicação comunitária, visitas guiadas, atualização semanal do site da usina, plano de tarefas com equipe de turismo, relatórios semanais, planejamento de festa de inauguração da usina.
Imagem Institucional da UFJF, UFJF, Brasil.
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária - assessoria de imprensa, Carga horária: 20
Na assessoria de imprensa (Imagem Institucional) realizou atividades de produção de releases e participou da organização de eventos e cerimoniais relacionados à Universidade Federal de Juiz de Fora.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa (doutorado) -Bolsa Capes EcoPos/UFRJ, Carga horária: 20