Juliana de Jesus Pinheiro Peres

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0587981428770192
  • Última atualização do currículo em 04/09/2017


Atualmente é Professora do Ensino Básico Téc. e Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestranda em Ciências da Atividade Física pela Universidade Salgado de Oliveira. Mestre em Ciências da Atividade Física pela UNIVERSO (2017), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e em Acupuntura pela ABACO (2005). Foi professora efetiva nas redes Municipal (2010-2015) e Estadual (2008-2015) do Rio de Janeiro e substituta na rede municipal de Niterói (2014-2015). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana de Jesus Pinheiro Peres
Nome em citações bibliográficas
PINHEIRO, J. J.


Formação acadêmica/titulação


2015
Mestrado em andamento em Ciências da Atividade Física.
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Título: Representações étnico-sociais e esporte: a participação brasileira nos primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas,Orientador: Carlos Alberto Figueiredo da Silva.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Especialização em Educação Física Escolar. (Carga Horária: 480h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Aspectos filosóficos nas aulas de educação física.
Orientador: Prof. Dr. Marcos Antônio Carneiro da Silva.
2004 - 2006
Especialização em Acupuntura. (Carga Horária: 1215h).
Academia Brasileira de Artes e Ciências Orientais, ABACO, Brasil.
Título: Acupuntura no tratamento da dor aguda.
Orientador: Dra. Márcia Seixas.
2001 - 2004
Graduação em Educação Física.
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Título: Dispêndios bioestruturais e biofuncionais em condutores de agility.
Orientador: Prof. Dr. Vernon Furtado da Silva.




Formação Complementar


2012 - 2012
Educaçao física escolar na perspectiva inclusiva. (Carga horária: 20h).
Secretaria municipal de Educação, SME, Brasil.
2008 - 2008
Recreação. (Carga horária: 60h).
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
2007 - 2007
Formação de Socorrista. (Carga horária: 40h).
Cruz Vermelha Brasileira-Cabo Frio, CVB-CF, Brasil.
2006 - 2006
LIBRAS. (Carga horária: 240h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2006 - 2006
Braille. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Colégio de Aplicação da UFRJ, CAP UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: D1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Função: lecionar educação física para alunos do ensino fundamental e médio e orientar estagiários do curso de educação física da UFRJ.


Secretaria municipal de Educação, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Doc.I, Carga horária: 16
Outras informações
Escola Municipal Barcelona Escola Municipal luiz Cesar Sayão Garcês


Secretaria Estadual de Educação, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Doc.1, Carga horária: 16
Outras informações
CIEP Waldemar Zarro - Metropolitana II Colégio Estadual Esmael Branco - Metropolitana II Escola Estadual de Ensino supletivo Monsenhor Rocha- Metropolitana III Escola Estadual Barão de Itacuruçá - Metropolitana X Escola Estadual Vera Lúcia Tavares Romão - Metropolitana V CIEP José Américo Pessanha - Metropolitana V


Ateneu do Rio de Janeiro, ATENEU, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10


Sistema Educacional Mundo Encantado, SEME, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de educação física do ensino médio



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Representações étnico-sociais e esporte: a participação brasileira nos primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas
Descrição: O I ?Jogos Mundiais dos Povos Indígenas?, evento inicialmente pensado por um índio brasileiro apoiado pelo Ministério do Esporte e pelo Programa das Nações Unidas, realizado no ano de 2015, em Palmas (TO), apresentou objetivos pertinentes sobre a questão da afirmação indígena, especialmente no Brasil. Propôs o intercâmbio cultural e a celebração entre os povos originários do mundo além da exposição da figura indígena na contemporaneidade. Em contrapartida, muitos indígenas se mostraram contrários a realização dos jogos. Os mesmos entendem que o governo, ao apoiar os jogos, estaria se aproveitando da imagem folclórica sobre o indígena com o único objetivo de exploração, sem proporcionar benefícios reais aos grupos indígenas brasileiros, indicavam também ser uma falta de senso que o governo se mostrasse empenhado em apoiar financeiramente os jogos indígenas enquanto ignora a falta de recursos, o genocídio e outros problemas diversos que estes povos enfrentam, principalmente em relação às disputas territoriais com os empresários do agronegócio. Sendo assim, o propósito maior deste estudo é analisar os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas através do ponto de vista de espectadores que foram ao evento, sendo eles indígenas e não indígenas, com o objetivo geral de entender se esses jogos alcançaram as expectativas dos idealizadores. Como objetivos específicos iremos i) analisar as percepções dos espectadores indígenas e não indígenas sobre o JMPI; ii) compreender nos documentos oficiais produzidos pelo idealizador dos JMPI, Marcos Terena, os principais objetivos destes jogos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Juliana de Jesus Pinheiro Peres - Coordenador / Carlos Alberto Figueiredo da Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação inclusiva.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicomotricidade.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Treinamento desportivo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Outros
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
PINHEIRO, J. J.; Silva Vernon F ; SILVA, P. B. B. . Dispêndios Bioestruturais e Biofuncionais em Condutores de Agility. In: Nona Jornada de Ed. Física do Mercosul FIEP, 2005, Foz do Iguaçu. Dispêndios Bioestruturais e Biofuncionais em Condutores de Agility., 2005.

2.
PINHEIRO, J. J.; Silva Vernon F ; SILVA, P. B. B. . Adaptações Neurais em Treinamento de Força Isométrica Máxima em Adolescentes no Horário Vespertino.. In: Nona Jornada de Ed. Física do Mercosul FIEP, 2005, Foz do Iguaçu. Nona Jornada de Ed. Física do Mercosul FIEP. Rio de Janeiro: Gráfica Planeta, 2005. v. v. 75. p. 95-95.

Artigos aceitos para publicação
1.
Silva Vernon F ; PINHEIRO, J. J. . Dispêndios Bio-estruturais e Bio-funcionais em Condutores de Agility. Fitness and Performance Journal, 2006.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1 Seminário de Educação Física Inclusiva. 2012. (Seminário).

2.
1 Seminário de Educação Física Escolar de Duque de Caxias.A escola como espaço de transformação social - implicações da educação física escolar.. 2008. (Seminário).

3.
Congresso Internacional da Federação Internacional de Educação Física. Dispêndios Bioestruturais e Biofuncionais em Condutores de Agility. 2005. (Congresso).

4.
V Fórum de Adolescente da Zona Oeste.Projeto Ser Menina - Casos de sucesso. 2002. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 10:05:46