Douglas de Araújo Vilhena

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  • Última atualização do currículo em 11/10/2018


Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento (Linha: Neuropsicologia) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano (Linha: Cognição e Linguagem) da UFMG. Graduado em Psicologia pela UFMG com parte realizada na University of Leeds (Reino Unido). Técnico em Química pelo CEFET-MG. Atualmente é coordenador do Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurovisão (LAPAN), pesquisador do Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog), revisor do site DislexiaBrasil e colaborador da Dyslexia International. Presidente do Congresso Brasileiro de Neurovisão (2015-atual) e Administrador Chefe do II World Dyslexia Forum (2014-atual). Atua principalmente nos seguintes temas: processamento cognitivo, processamento visual, linguagem escrita, dislexia, testes de leitura. Contato: douglasvilhena@ufmg.br (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Douglas de Araújo Vilhena
Nome em citações bibliográficas
VILHENA, D. A.;VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO;D de Araujo Vilhena;Vilhena D.A.;de Araújo Vilhena, D.

Endereço


Endereço Profissional
Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neuro Visão.
Rua Paisagem
Vila da Serra
30320202 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 32892035
URL da Homepage: http://lapan.com.br/


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Construção de baterias de avaliação da habilidade leitora de alunos do Ensino Fundamental,
Orientador: Ângela Maria Vieira Pinheiro.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Cognição e Linguagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
2013 - 2015
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Avaliação da habilidade de leitura de crianças do Ensino Fundamental: medidas direta e indireta. Banca: Augusto Buchweitz, Chico Soares, Marcos Santos,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Ângela Maria Vieira Pinheiro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Avaliação da Linguagem de Crianças; Tradução e adaptação de testes; Normatização de testes; Triagem da habilidade de leitura; Medidas diretas e indiretas; Heteroavaliação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Cognição e Linguagem.
2006 - 2011
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em University of Leeds (Orientador: Leandro Fernandes Malloy-Diniz).
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2003 - 2005
Curso técnico/profissionalizante em Química Industrial.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Workshop: conceitualização cognitiva na prática clínica. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2016 - 2016
Reading Essentials. Ministrado pela Dra. Helen Abadzi. (Carga horária: 4h).
Udemy, UDEMY, Estados Unidos.
2015 - 2015
Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão. (Carga horária: 60h).
Hospital de Olhos de Minas Gerais, HOLHOS, Brasil.
2014 - 2014
Saúde Pública. (Carga horária: 60h).
Mega Concursos, MEGA, Brasil.
2013 - 2013
Formação em Desenvolvimento Infantil. (Carga horária: 50h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
"Pay Attention!!" ADHD Through the Lifespan. (Carga horária: 40h).
University of Pennsylvania, UPENN, Estados Unidos.
2012 - 2013
Drugs and the Brain. (Carga horária: 40h).
California Institute of Technology, CALTECH, Estados Unidos.
2012 - 2013
Inclusão: Alfabetizar com novos conhecimentos. (Carga horária: 21h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Português Gramática e Interpretação. (Carga horária: 44h).
WM Serviços Educacionais, WM, Brasil.
2012 - 2012
Curso de atualização em Políticas Públicas. (Carga horária: 160h).
Approbare, APPROBARE, Brasil.
2012 - 2012
Current Issues on Language Acquisition. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Cultivando pequenos leitores. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2011
Ski Binding Technician. (Carga horária: 40h).
Ober Gatlinburg, OBER, Estados Unidos.
2008 - 2008
Neurociência Cognitiva Social. (Carga horária: 20h).
Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento, LND-UFMG, Brasil.
2007 - 2007
Treinamento Assertivo. (Carga horária: 8h).
Faculdade Estácio de Sá, FES, Brasil.
2007 - 2007
Excel. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
2007 - 2007
Montagem, configuração e instalação de Computador. (Carga horária: 16h).
Faculdade Estácio de Sá, FES, Brasil.
2007 - 2007
Psicofarmacologia. Ministrado por: Sheila Lisboa. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2006 - 2006
A Hipnose e a Terapia Ericksoniana. (Carga horária: 4h).
III Encontro Juizforano de Psicologia, III-EJP, Brasil.
2006 - 2006
Elementos traço no meio ambiente. (Carga horária: 7h).
Conselho Regional de Química, CRQ/MG, Brasil.
1998 - 2004
Língua Inglesa. (Carga horária: 660h).
Instituto Brasileiro de Línguas, IBL, Brasil.


Atuação Profissional



Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, HOLHOS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30
Outras informações
Coordenador do Laboratório de Laboratório de Pesquisa Aplicada a Neurovisão (LAPAN - lapan.com.br)

Atividades

01/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurovisão, .


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência C, Carga horária: 2
Outras informações
Disciplina ministrada Processamento neurocognitivo da linguagem oral e escrita

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisador no Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurovisão - LAPAN. Fundado em parceria entre a Fundação Hospital de Olhos e o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência B, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina ministrada Dislexia: causas e consequências

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista FUNDEP, Enquadramento Funcional: Estágio em Internato Rural, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista PMG-63, Enquadramento Funcional: Bolsista de Monitoria, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista PIBIC/CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Mecânica.

08/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.


Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


University of Leeds, LEEDS, Inglaterra.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Intercâmbio Internacional, Enquadramento Funcional: Undergraduate Research Assistant, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas realizadas: Forensic Psychology; The Psychology of Eyewitness Testimony; Psychology and the Media; The Psychology of Design; Neuroscience 1 - Human Cognition.


Dislexia e agora?, DA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 1


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


FIFA-Fédération Internationale de Football Association, FIFA, Suiça.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 40

Atividades

02/2014 - 07/2014
Outras atividades técnico-científicas , Copa do Mundo, Copa do Mundo.

Atividade realizada
Voluntário de Protocolo.
05/2013 - 06/2013
Outras atividades técnico-científicas , Copa das Confederações, Copa das Confederações.

Atividade realizada
Voluntário de Mídia.
04/2013 - 04/2013
Outras atividades técnico-científicas , Amistoso Brasil x Chile 2013, Amistoso Brasil x Chile 2013.

Atividade realizada
Voluntário de Atendimento ao Público.

Ober Gatlinburg, OBER, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Work and Travel, Enquadramento Funcional: Funcionário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuar como anfitrião na estação de esqui Ober Gatlinburg, Tennessee, EUA; Lidar com as diversas demandas dos clientes; organizar o sistema de aluguel de equipamentos; treinar novos funcionários de acordo com o perfil do cargo; integrar os funcionários de todos os setores da estação, motivando a comunicação e desempenho.


Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estágio Remunerado, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 20

Atividades

08/2008 - 12/2008
Estágios , Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Centro de Convivência Arthur Bispo do Rosário.

Estágio realizado
Acompanhar pessoas com transtornos mentais, trazendo os usuários para a malha social. Realizar atividades culturais e artísticas..
11/2006 - 05/2007
Estágios , Secretaria Municipal de Educação, Programa Bolsa-Escola.

Estágio realizado
Cadastrar famílias; visitas domiciliares de avaliação e acompanhamento; acompanhamento social das famílias bolsistas.

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Linhas de pesquisa


1.
Coordenador do Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurovisão
2.
Pesquisador no Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog).
3.
Processamento neurovisual na leitura de línguas alfabéticas


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Uso de lâminas espectrais por alunos do Ensino Fundamental com Síndrome de Irlen no Município de Alfenas-MG
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Avaliação do processamento oculomotor, neurovisual e cognitivo de pacientes com dificuldade de leitura e de aprendizado

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ângela Maria Vieira Pinheiro em 25/06/2015.
Descrição: Na clínica oftalmológica de rotina somente é verificada a acuidade visual, não sendo detectado perdas na qualidade de visão. Muitas pessoas possuem grande dificuldade ou desconforto durante a leitura, mesmo sem apresentar problemas refrativos, ortópticos ou cognitivos. Essa condição possui distintos nomes na literatura: Síndrome de Irlen, Síndrome de Meares-Irlen, Síndrome da Sensibilidade Escotópica, Estresse Visual, astenopia, desconforto visual, fadiga visual. Este projeto objetiva realizar uma ampla avaliação neuro-oftalmológica dos pacientes com queixa de baixa qualidade de visão, criar um protocolo de avaliação neurovisual replicável em outros centros oftalmológicos no Brasil, verificar a origem neurobiológica e criar parâmetros para o diagnóstico da Síndrome de Irlen..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Projeto integrado de pesquisa e extensão: Integração entre o saber acadêmico e a educação básica: novas perspectivas para o alfabetizador

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ângela Maria Vieira Pinheiro em 02/02/2013.
Descrição: O atual projeto foi reconhecido, em 2013, pela International Reading Association, sendo premiado com o montante de US$2.500, auxiliando na compra do material didático que será fornecido gratuitamente a cada criança. O projeto testará dois programas de formação de professores na cidade de Belo Horizonte: o Sistema Scliar de Alfabetização e o Curso Online Conhecimentos básicos para professores - Dislexia: como identificar e o que fazer , traduzido e adaptado para o português brasileiro. Em um ensaio clínico randomizado, serão escolhidos, em 24 escolas que aplicarão a Provinha Brasil em 2013, professores alfabetizadores com conhecimentos sobre o ensino fonêmico abaixo de 30%, estabelecidos por medidas objetivas. O total de escolas será dividido em três grupos com igual número, sendo que os professores de um deles serão submetidos ao Sistema Scliar de Alfabetização (ensino fonêmico e de dissimetrização explícitos - FE), os do outro, ao Curso Online (ensino fonêmico para crianças disléxicas - FD) e os do terceiro, a um Programa Placebo Ativo (PA - a ser determinado). Os dois primeiros serão os grupos experimentais e o último, o grupo controle. Após um mês os professores dos três grupos serão novamente testados sobre os seus conhecimentos acerca do ensino fonêmico. Os dos grupos experimentais, que obtiverem acima de 80% de aproveitamento na sua respectiva formação, serão selecionados para o estudo intervencionista, e os do grupo controle, que obtiverem aproveitamento acima do ponto de corte inicial (30%), serão descontinuados do projeto. Os três grupos de professores, em cada condição, serão acompanhados durante o processo de ensino da alfabetização no decorrer de 2013. Os seus alunos, 32 por escola, serão testados no início do 1º. ano em medidas cognitivas, pedagógicas e comportamentais. Ao longo deste primeiro ano serão avaliados em diferentes momentos quanto ao seu progresso em leitura e, no 2º. ano, pelas duas etapas da Provinha Brasil, além de por novas medidas de leitura (medidas diretas e indiretas). Será esperado que as crianças dos grupos experimentais mostrem um desempenho significativamente superior na aprendizagem da leitura em relação às do grupo controle.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Douglas de Araújo Vilhena - Integrante / Ângela Maria Vieira Pinheiro - Coordenador / Karina de Almeida Marques - Integrante / Leonor Scliar-Cabral - Integrante / Ângela Raquel de Araújo Valle Corrêa - Integrante / Rodrigo Vianna de Almeida - Integrante / Tatiana de Deus Corrêa - Integrante / Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig - Integrante / Rita de Cássia Leite - Integrante / Eni de Faria Sena - Integrante.
2013 - Atual
Avaliação da capacidade cognitiva e da habilidade de leitura de crianças do Ensino Fundamental

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ângela Maria Vieira Pinheiro em 08/12/2014.
Descrição: Para prevenir e tratar problemas de aprendizagem, é preciso avaliar de forma adequada os processos de leitura. Para esse propósito, o presente trabalho pretende criar medidas diretas e indiretas da capacidade de leitura em voz alta e silenciosa de crianças do Ensino Fundamental; 2. validar de forma complementar os testes de leitura já publicados; criar nova validação e padronização para as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. Dentro desse projeto, haverá a criação/adaptação/revisão de um conjunto de medidas de reconhecimento de palavras a serem utilizadas na avaliação cognitiva das capacidades de leitura e de escrita para crianças do 2º. ao 5º. ano/9 do Ensino Fundamental. Isso será feito com base nas pesquisas de representação de construto e nas de intervalo nomotético. Enquanto o primeiro tipo de pesquisa preocupa-se em distinguir os processos utilizados na leitura com vistas a validar os modelos de reconhecimento de palavras; o outro tipo volta-se para a construção de testes e o estabelecimento de normas para a classificação de indivíduos em diferentes níveis de habilidade. Como pré-requisto para a obtenção de nossos objetivos, temos nos dedicado à construção de diferentes bancos de itens de palavras e de pseudopalavras em que esses estímulos têm sido submetidos a diferentes análises psicolinguísticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
Escala de Avaliação da Competência de Leitura pelo Professor (EACOL): teste de uma modificação e novo estudo de validação
Descrição: A pesquisa tem por objetivo principal analisar a validade de construto da EACOL, que é uma escala de heteroavaliação, preenchida pelo professor. A escala, constituída por critérios operacionais, avalia a competência de leitura, tanto a em voz alta quanto a silenciosa, de crianças do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, espera-se criar um instrumento fidedigno e de fácil manejo para acessar os processos de leitura da criança, auxiliando na identificação inicial de dificuldades de aprendizagem. Esse instrumento se baseia na premissa de que quanto mais cedo o problema é identificado, mais efetivas são as intervenções, aumentando os ganhos nas habilidades de leitura, minimizando a frequente baixa autoestima e problemas comportamentais encontrados naqueles com dificuldades de leitura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Douglas de Araújo Vilhena - Coordenador / Ângela Maria Vieira Pinheiro - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2012 - 2013
Investigação psicométrica, validação e estabelecimento de normas de uma prova computadorizada de reconhecimento de palavras para crianças cursando o Ensino Fundamental
Descrição: Projeto: Elaboração de uma medida de leitura em voz alta, de tomada de ditado e de tarefas de decisão Lexical e decisão semântica. Tem como objetivo geral a construção de provas computadorizadas para crianças do 2º. ao 5º. ano do Ensino Fundamental de maneira que os pesquisadores e profissionais possam ter parâmetros sobre desenvolvimento normal da habilidade de leitura, possibilitando o diagnóstico das dificuldades específicas de leitura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
Adaptação do Inventário de Temperamento e Caráter - versão revisada: investigação das semelhanças e diferenças entre os modelos de personalidade de Cloninger e o dos Cinco Grandes Fatores
Descrição: Colaborador em pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
Footballers facial recognition by football fans
Descrição: Undergraduate Research Assistant..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Influência do Sistema Serotoninérgico na Ansiedade e Memória
Descrição: Iniciação Científica no Laboratório de Neurociências Comportamental e Molecular (LaNeC-UFMG)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2007
Incidência de criminalidade no comércio sexual das profissionais do sexo de Belo Horizonte

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lívia Pires Guimaraes em 07/01/2017.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Orientação para pais: estimulando a linguagem do nascimento à idade pré-escolar

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ângela Maria Vieira Pinheiro em 02/04/2013.
Descrição: Projeto aprovado, em abril de 2011, pela coordenação do Ambulatório de Crianças de Risco ACRIAR no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte. É um subprojeto da ação de extensão Prevenção, Treinamento de pais e de professores e Intervenção de problemas de aprendizagem , Coordenado pela Profa. Ângela Maria Vieira Pinheiro, (registro no SIEX/UFMG: 400798). De periodicidade semanal e com fluxo contínuo, o projeto de orientação para pais oferece às mães de crianças prematuras, que são atendidas no ACRIAR, um guia para o entendimento dos marcos do desenvolvimento linguístico de crianças de zero a seis anos. De caráter preventivo, busca enfatizar o impacto positivo que os pais podem ter na aquisição da linguagem e nas habilidades de comunicação de seus filhos, o que além de contribuir para o incremento do vínculo entre pai e filho, promove o aumento da autoestima e das habilidades cognitivas gerais das crianças. Espera-se que a partir dos conhecimentos adquiridos, os pais passem a atuar como os primeiros agentes na identificação dos fatores precursores das dificuldades de aprendizagem da leitura, que a ciência tem mostrado estarem relacionados a um desenvolvimento comprometido da linguagem falada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Douglas de Araújo Vilhena - Integrante / Ângela Maria Vieira Pinheiro - Coordenador / Cristiane Maria dos Santos Rocha - Integrante / Karina de Almeida Marques - Integrante / Isadora Adjuto Teixeira - Integrante / Fernanda Mara do Nascimento - Integrante / Marina Brandão Rodrigues - Integrante.
2013 - 2013
Capacitação dos voluntários da Copa das Confederações

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da Costa em 10/04/2017.
Descrição: Subsidiar a formação inovadora de voluntariado em nível nacional com o objetivo imediato de atender as demandas governamentais da Copa das Confederações. Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de voluntariado no Brasil e fortalecer a identidade do país como desenvolvedor de estratégias, políticas e programas de voluntariado em várias áreas, inclusive megaeventos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Formação em desenvolvimento infantil: Cultivando Pequenos Leitores

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ângela Maria Vieira Pinheiro em 12/03/2013.
Descrição: O presente projeto é um desdobramento do projeto ?Orientação para pais: estimulando a linguagem do nascimento à idade pré-escolar?. A partir da experiência acumulada, foi sentida a necessidade de ampliação do trabalho realizado no Ambulatório de Crianças de Risco ? ACRIAR. Aberto à comunidade externa, esta formação oferece conhecimentos gerais em diferentes áreas do desenvolvimento da criança de zero a seis anos, com base em teorias da psicologia comportamental, cognitiva e social. Tem como objetivos: descrever os marcos do desenvolvimento infantil; mostrar aos participantes como maximizar as interações adulto-criança; estimular a aquisição da linguagem falada das crianças e, posterior, desenvolvimento da linguagem escrita; estimular a identificação precoce de futuros problemas no desenvolvimento e capacitar profissionais e estudantes de psicologia e áreas afins para conduzirem grupos de treinamento de pais e/ou cuidadores. Registro no SIEX/UFMG: 201099.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Treinamento de pais e professores: prevenção e intervenção nos problemas de aprendizagem da leitura

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ângela Maria Vieira Pinheiro em 02/02/2013.
Descrição: Treinamento de pais e professores: prevenção e intervenção nos problemas de aprendizagem da leitura Trata-se de um projeto que abrange duas temáticas, que por sua vez se subdividem em diferentes sub-projetos. Temática 1: Cuidados a crianças de zero a 6 anos (Projeto 1.1 - Programa de orientação para pais sobre como estimular a linguagem de seu filho desde o nascimento e Projeto 1.2 - Formação em desenvolvimento infantil, envolvendo organização de eventos). Temática 2: Formação online de professores alfabetizadores (Projeto 2.1 - Tradução e adaptação de site sobre dislexia e formação online de professores sobre a identificação e ensino de crianças com problemas gerais e específicos de aprendizagem da leitura). Registro no sistema de Informação de Extensão (Siex) da UFMG: 400798. Coordenadora: Ângela Maria Vieira Pinheiro Colaboradora: Leonor Scliar-Cabral Colaboradora: Luciana Mendonça Alves.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Douglas de Araújo Vilhena - Integrante / Ângela Maria Vieira Pinheiro - Coordenador / Karina de Almeida Marques - Integrante / Fernanda Mara do Nascimento - Integrante.
2011 - 2011
Internato Rural do curso de Graduação em Psicologia da UFMG
Descrição: Atuar em conjunto a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Pompéu-MG, focando o trabalho nas Agentes Comunitárias de Saúde, melhorando suas condições laborais. Realizar dinâmicas de grupo semanais com adolescentes da Escola Municipal envolvidos com drogas, motivando a busca de um melhor desempenho escolar. Realizar dinâmicas de grupo semanais nos postos de Saúde, integrando os diversos profissionais dos nove Postos de Saúde da Família, enfocando na motivação individual e coletiva..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2011
Projeto integrado de Pesquisa e Extensão: Implantação e avaliação de um programa de psicoeducação para pacientes acometidos pelo Transtorno Afetivo Bipolar
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Monitor Bolsista de Graduação junto a disciplina Psicologia do Desenvolvimento III
Descrição: Cumpriu 12 horas semanais de efetivo trabalho de monitoria, com período de sete meses de vigência da bolsa, com início em 11 de maio de 2009 e término em 15 de dezembro de 2009..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2013 - 2013
Grupo de Estudos: Escala de Avaliação da Competência de Leitura pelo Professor (EACOL): teste de modificações e novo estudo de validação
Descrição: A proposta se justifica por oferecer à equipe do projeto "Escala de Avaliação da Competência de Leitura pelo Professor (EACOL): teste de uma modificação e novo estudo de validação" uma oportunidade de se conhecerem e de se familiarizarem não só com o referencial teórico que fundamenta ao projeto, mas também com o planejamento de sua execução. Objetivo: i) Familiarizar os alunos com Testes e escalas de avaliação da competência de leitura, Testes de Inteligência e Escala comportamental; ii) Treinar os alunos na elaboração e planejamento de coleta amostral..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Douglas de Araújo Vilhena - Coordenador / Ângela Maria Vieira Pinheiro - Integrante / Rodrigo Vianna de Almeida - Integrante / Rayssa Santos Lima - Integrante / Alice Raposo Duarte Tavares - Integrante / Rayane Stela Couto - Integrante / Márcia Hiromi Yoshimatsu - Integrante.
2013 - 2013
Grupo de Estudos: Integração entre o saber acadêmico e a educação básica ? novas perspectivas para o alfabetizador

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ângela Maria Vieira Pinheiro em 05/10/2013.
Descrição: A proposta se justifica por oferecer à equipe do projeto "Integração entre o saber acadêmico e a educação básica ? novas perspectivas para o alfabetizador" uma oportunidade de se conhecerem e de se familiarizarem não só com o referencial teórico que fundamenta ao projeto, mas também com o planejamento de sua execução. Objetivos: 1) Familiarizar os alunos com propostas inovadoras de alfabetização e de ensino para crianças disléxicas e com desenvolvimento típico; 2) Treinar os alunos para serem tutores de dois cursos de formação de professores: (i) curso presencial para alfabetizadores e (ii) curso à distância sobre dislexia..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de comitê de assessoramento


2018 - Atual
Agência de fomento: European Literacy Network


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Dyslexia (Chichester, England. Print)
2016 - 2017
Periódico: Estudos Interdisciplinares em Psicologia
2017 - Atual
Periódico: Revista Psicologia Escolar e Edcuacional
2018 - Atual
Periódico: Mosaico : Estudos em Psicologia (UFMG. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Distúrbios da Linguagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva/Especialidade: Neuropsicologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Forense.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Prêmio Dora Ventura de melhor trabalho científico: Spectral overlays improve eye movement functions in illiterate children: reading numbers evaluation, 6º Congresso Brasileiro de Neurovisão, Universidade Federal de Minas Gerais.
2017
Erasmus+ International Special Tribute confer the title of People Expression 2017. Special Category Best Practices in Education, Brain Connection Family: II International Congress of Neurosciences and Childhood Learning.
2017
Co-autor dos dois trabalhos ganhadores do Prêmio Dora Ventura de melhor trabalho científico., 5º Congresso Brasileiro de Neurovisão.
2016
Pontuação máxima no exame de proficiência em Inglês e Espanhol, Centro de Extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.
2016
Prêmio Dora Ventura de melhor trabalho científico: Prevalência da melhora da velocidade de leitura com o uso das lâminas espectrais: estudo preliminar, 4º Congresso Brasileiro de Neurovisão, Universidade Federal de Minas Gerais.
2015
Prêmio Dora Ventura de melhor trabalho científico: Prevalência de distorções visuais na leitura em uma população clínica brasileira. Estudo de 1098 casos, 3º Congresso Brasileiro de Neurovisão, Universidade Federal de Minas Gerais.
2014
Trabalho financiado, com o tema Educação e Desenvolvimento, para representar a UFMG na Universidad de Playa Ancha, em Valparaíso, Chile, XXII Jornadas de Jóvenes Investigadores de la Asociación de Universidades del Grupo Montevideo-AUGM.
2013
Pontuação máxima na prova de proficiência em Inglês TOEIC Bridge, Educational Testing Service - ETS.
2012
Trabalho financiado para participar do programa internacional Y-Mind:The Cutting-Edge Science for Mental, Emotional and Behavioral Prevention, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Universidade Federal de SP (UNIFESP).
2006
Ganhador do Concurso Cultural Ano Novo Nokia, Nokia Brasil.
2005
Prêmio de Inovação Tecnológica, XIX Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações CEFET-MG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1VILHENA, D. A.2018VILHENA, D. A.; FREITAS, S. D. ; GUIMARAES, M. R. ; PINHEIRO, A. M. V. . O papel do psicopedagogo na identificação e intervenção nos distúrbios de aprendizagem relacionados à visão: caso de uma intervenção tardia. PAIDÉIA (BELO HORIZONTE), v. 13, p. 1, 2018.

2.
2VILHENA, D. A.2018VILHENA, D. A.; GUIMARAES, M. R. ; GUIMARAES, R. Q. ; PINHEIRO, A. M. V. . Tratamento do Estresse Visual na leitura: características físicas e mecanismos neurais de ação das lâminas espectrais (overlays). PAIDÉIA (BELO HORIZONTE), v. 13, p. 1, 2018.

3.
4ROCHA_TOFFOLO, A. C.2017 ROCHA_TOFFOLO, A. C. ; VILHENA, D. A. ; BERNARDINO, E. L. A. ; PINHEIRO, A. M. V. . Os benefícios da oralização e da leitura labial no desempenho de leitura de surdos profundos usuários da Libras. Revista Brasileira de Educação, v. 22, p. 1, 2017.

4.
5PINHEIRO, A. M. V.2017PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, D. A. ; SANTOS, M. A. C. . PROLEC-T - prova de compreensão de texto: análise de suas características psicométricas. Temas em Psicologia, v. 25, p. 1067-1080, 2017.

5.
6GUIMARAES, M. R.2017GUIMARAES, M. R. ; VILHENA, D. A. ; GUIMARAES, R. Q. . Relação do Processamento Óptico, Neurovisual e Cognitivo nas Dificuldades de Leitura. ACTA CIENTÍFICA (PATOS DE MINAS), v. 8, p. 193-212, 2017.

6.
3GARCIA, ANA CARLA OLIVEIRA2017 GARCIA, ANA CARLA OLIVEIRA ; MOMENSOHN-SANTOS, TERESA MARIA ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Effects of Spectral Overlays on Reading Performance of Brazilian Elementary School Children. FOLIA PHONIATRICA ET LOGOPAEDICA, v. 69, p. 219-225, 2017.

7.
7VILHENA, D. A.;VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO;D de Araujo Vilhena;Vilhena D.A.;de Araújo Vilhena, D.2016 VILHENA, D. A.; SUCENA, A. ; CASTRO, S. L. ; PINHEIRO, A. M. V. . Reading Test - Sentence Comprehension: An Adapted Version of Lobrot's Lecture 3 Test for Brazilian Portuguese. Dyslexia (Chichester, England. Print), v. 22, p. 47-63, 2016.

8.
8VILHENA, D. A.;VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO;D de Araujo Vilhena;Vilhena D.A.;de Araújo Vilhena, D.2016 VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V. . EACOL (Scale of Evaluation of Reading Competence by the Teacher): final validation and standardization. Universitas Psychologica, v. 15, p. 1-13, 2016.

9.
9VILHENA, D. A.;VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO;D de Araujo Vilhena;Vilhena D.A.;de Araújo Vilhena, D.2015VILHENA, D. A.; LEITE, R. C. ; TEIXEIRA, I. A. ; PINHEIRO, A. M. V. . Avaliação interdisciplinar do Transtorno do Espectro do Autismo e comorbidades: caso de um diagnóstico tardio. CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO (ONLINE), v. 15, p. 78-88, 2015.

10.
10PINHEIRO, A. M. V.2014PINHEIRO, A. M. V. ; FAWCETT, A. ; VILHENA, D. A. ; LUQUE, J. L. ; GOETRY, V. . Implementação do site Dislexia Brasil na formação de professores. Síndromes - revista multidisciplinar do desenvolvimento humano, v. 17, p. 64-66, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V. (Org.) ; GUIMARAES, R. Q. (Org.) ; GUIMARAES, M. R. (Org.) . Anais do IV Congresso Brasileiro de Neurovisão = Proceedings of the IV Brazilian Congress of Neurovision. 1. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2016. v. 1. 50p .

2.
PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, D. A. . Políticas Públicas: abrindo caminhos para a identificação precoce da dislexia e para as melhores práticas de alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2014. v. 1. 88p .

Capítulos de livros publicados
1.
PINHEIRO, A. M. V. ; ARAUJO, A. L. C. ; VILHENA, D. A. . Treinamento de pais sobre como estimular a linguagem das crianças desde o nascimento. In: J.F.Salles; V.G. Haase; L. Malloy-Diniz. (Org.). Neuropsicologia do desenvolvimento: infância e adolescência. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2016, v. , p. 167-171.

2.
VILHENA, D. A.. A evolução da escrita e a adaptação do cérebro. In: Rafael Silva Pereira. (Org.). Abordagem Multidisciplinar da Aprendizagem. 1ed.Sacavém: QualConsoante, Lda, 2015, v. 1, p. 241-251.

3.
PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, D. A. . Curso online para professores: dislexia - como identificar e o que fazer?. In: L. M. Alves; R. Mousinho; S. Capellini. (Org.). Dislexia: novos temas, novas perspectivas. 1ed.Rio de Janeiro: WAK Editora, 2013, v. 2, p. 107-117.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VILHENA, D. A.; GUIMARAES, M. R. ; GUIMARAES, R. Q. . Melhora da função visual em pacientes com Síndrome de Irlen: efeito das lâminas espectrais na eficiência leitora indexada pela oculomotricidade. In: Brain Connection - 1º Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem, 2016, Belo Horizonte. Anais do Brain Connection - 1º Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem. Belo Horizonte: Aprendizagem e Companhia, 2016. v. 1. p. 49-53.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GUIMARAES, M. R. ; GUZMAN, A. I. A. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO ; LIMA, R. G. ; GUIMARAES, R. Q. . Spectral overlays improve eye movement functions in illiterate children: reading numbers evaluation. In: 6º Congresso Brasileiro de Neurovisão - Neurociências da Visão, 2018, Belo Horizonte. Livro de publicações do 6º Congresso Brasileiro de Neurovisão. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2018. v. 1. p. 23-26.

2.
LEAO, D. M. P. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO ; LEITAO, S. G. R. . Prevalência da Síndrome de Irlen em crianças do 3º e 4º ano de escolas municipais. In: 6º Congresso Brasileiro de Neurovisão - Neurociências da Visão, 2018, Belo Horizonte. Livro de publicações do 6º Congresso Brasileiro de Neurovisão. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2018. v. 1. p. 56-58.

3.
LOPES, V. P. ; FONSECA, G. V. A. ; ARAUJO, F. S. B. ; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. R. ; DUARTE, M. L. M. ; VILHENA, D. A. ; DONADON, L. V. . Como o portador de estresse visual lê sob vibração de corpo inteiro?. In: 5º Congresso Brasileiro de Neurovisão, 2017, Belo Horizonte. Livro de Publicações do 5º Congresso Brasileiro de Neurovisão. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2017. v. 1. p. 27-27.

4.
LOPES, V. P. ; VILHENA, D. A. ; FONSECA, G. V. A. ; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. R. . É possível a iluminação artificial influenciar na leitura?. In: 5º Congresso Brasileiro de Neurovisão, 2017, Belo Horizonte. Livro de Publicações do 5º Congresso Brasileiro de Neurovisão - Neurociências da Visão. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2017. v. 1. p. 30-30.

5.
SA, L. C. B. ; CANESTRI, J. A. ; VILHENA, D. A. ; GUIMARAES, R. Q. ; FERREIRA, R. P. M. . Histórico de desenvolvimento de rastreadores dos movimentos oculares. In: 5º Congresso Brasileiro de Neurovisão, 2017, Belo Horizonte. Livro de Publicações do 5º Congresso Brasileiro de Neurovisão. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2017. v. 5. p. 34-34.

6.
FREITAS, G. L. S. ; VILHENA, D. A. ; PINHEIRO, A. M. V. . Movimentação ocular na dislexia: revisão sistemática. In: 5º Congresso Brasileiro de Neurovisão, 2017, Belo Horizonte. Livro de Publicações do 5º Congresso Brasileiro de Neurovisão - Neurociências da Visão. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia de Ciências Humanas, 2017. v. 1. p. 36-36.

7.
SILVA, D. F. ; FACUNDO, L. A. ; VILHENA, D. A. ; GUIMARAES, R. Q. ; MELLO, M. T. . Uso de filtro de luz azul em aparelhos celulares no padrão de sono: um projeto de pesquisa. In: 5º Congresso Brasileiro de Neurovisão, 2017, Belo Horizonte. 5º Congresso Brasileiro de Neurovisão - Neurociências da Visão. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2017. v. 1. p. 41-41.

8.
VILHENA, D. A.; REBOUCAS, B. O. ; SALOMAO, C. E. ; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. R. . Prevalência de distorções visuais na leitura em uma população clínica brasileira: estudo de 1098 casos. In: 4º Congresso Brasileiro de Neurovisão, 2016, Belo Horizonte. Anais do IV Congresso Brasileiro de Neurovisão. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2016. v. 1. p. 28-28.

9.
GARCIA, A. C. O. ; SANTOS, T. M. M. ; DIAS, ​ ; VILHENA, D. A. . Prevalência da melhora da velocidade de leitura com o uso das lâminas espectrais: estudo preliminar. In: 4º Congresso Brasileiro de Neurovisão, 2016, Belo Horizonte. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Neurovisão. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2016. v. 1. p. 30-30.

10.
LOPES, V. P. ; DONADON, L. V. ; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. R. ; ARAUJO, F. S. B. ; FONSECA, G. V. A. ; DUARTE, M. L. M. ; VILHENA, D. A. . Análise dos movimentos oculares gravados pelos sistemas Visagraph III e Readalyzer: relato de dois casos. In: 4º Congresso Brasileiro de Neurovisão, 2016, Belo Horizonte. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Neurovisão. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2016. v. 1. p. 34-34.

11.
LOPES, V. P. ; VILHENA, D. A. ; DONADON, L. V. ; FONSECA, G. V. A. ; DUARTE, M. L. M. ; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. R. ; ARAUJO, F. S. B. . Aplicação do visual skill test em ambiente vibratório controlado: estudo preliminar. In: 4º Congresso Brasileiro de Neurovisão, 2016, Belo Horizonte. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Neurovisão. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2016. v. 1. p. 35-35.

12.
VILHENA, D. A.; SILVA, F. A. B. ; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. R. . Sensibilidade ao contraste diurna em pacientes com daltonismo: estudo preliminar. In: 4º Congresso Brasileiro de Neurovisão, 2016, Belo Horizonte. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Neurovisão. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2016. v. 1. p. 42-42.

13.
LOPES, V. P. ; VILHENA, D. A. ; FONSECA, G. V. A. ; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. R. . Validação do Questionário de Caracterização da Síndrome de Irlen: estudo preliminar de 265 casos. In: 4º Congresso Brasileiro de Neurovisão, 2016, Belo Horizonte. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Neurovisão. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2016. v. 1. p. 45-45.

14.
VILHENA, D. A.; AMERICANO, D. M. T. ; FELIX, P. C. ; FERNANDES, D. M. ; NASCIMENTO, S. A. ; PEIXOTO, E. I. N. ; SANTOS, V. J. R. ; SILVA, W. R. ; RIBEIRO, L. E. L. ; SILVA, V. P. R. . Complexo Hidratante Facial. In: II Simpósio Mineiro de Química, 2006, Belo Horizonte. Livro de Resumos. Belo Horizonte: Estacão Gráfica, 2006. p. 32-39.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO; GUIMARAES, M. R. ; GUIMARAES, R. Q. ; PINHEIRO, A. M. V. . O papel do psicólogo na coordenação de laboratório de Neurociências da Visão. In: I Encontro de Pós-Graduação em Psicologia de Minas Gerais, 2018, Belo Horizonte. I Encontro de Pós-Graduação em Psicologia de Minas Gerais, 2018. v. 1.

2.
ARAUJO, I. C. S. ; de Araújo Vilhena, D. ; BARICHELLO, E. . Questionários sobre qualidade de vida relacionada a visão: revisão integrativa. In: 6º Congresso Brasileiro de Neurovisão - Neurociências da Visão, 2018, Belo Horizonte. Livro de publicações do 6º Congresso Brasileiro de Neurovisão. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2018. v. 1. p. 62-62.

3.
VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V. ; GOMES, C. M. A. . Predictors of reading ability: a structural equation modeling with demographic variables, language, cognitive and behavior assessments. In: II World Dyslexia Forum, 2014, Belo Horizonte. Políticas Públicas: abrindo caminhos para a identificação precoce da dislexia e para as melhores práticas de alfabetização. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2014. v. 1. p. 77-77.

4.
CORREA, A. R. A. V. ; VILHENA, D. A. ; PINHEIRO, A. M. V. . Apreciação de um curso online sobre dislexia ? grupo de professoras do município de Lagoa Santa - MG. In: II World Dyslexia Forum, 2014, Belo Horizonte. Políticas Públicas: abrindo caminhos para a identificação precoce da dislexia e para as melhores práticas de alfabetização. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2014. v. 1. p. 56-56.

5.
VILHENA, D. A.. Medidas direta e indireta de triagem da habilidade de leitura de crianças do Ensino Fundamental. In: XXII Jornadas de Jóvenes Investigadores de la Asociación de Universidades Grupo Montevideo, 2014, Valparaíso, Chile. Pensamiento, investigación científica e innovación como desafíos para las sociedades de América Latina. Valparaíso: Litografía Garín S.A., 2014. v. 1. p. 220-220.

6.
VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V. . Reading Assessment Battery. In: Y-MIND - São Paulo Advanced Science School for Prevention of Mental Disorders, 2013, São Paulo. Anais do Y-MIND, 2013.

7.
JACOME, M. P. ; VILHENA, D. A. ; PINHEIRO, A. M. V. . Criação de procedimento computadorizado para o Teste de Leitura de Pseudopalavras. In: XXII UFMG Conhecimento e Cultura, 2013, Belo Horizonte. Anais da XXII UFMG Conhecimento e Cultura. Belo Horizonte: Douglas, 2013. v. 1.

8.
VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V. . Escala de Avaliação da Competência de Leitura pelo Professor (EACOL): uma revisão de literatura sobre sua construção e primeiros estudos de validação. In: XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2012, Belo Horizonte. XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2012.

9.
VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V. . Escala de Avaliação da Competência de Leitura pelo Professor (EACOL): teste de modificações e novo estudo de validação. In: XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2012, Belo Horizonte. XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2012.

10.
VILHENA, D. A.; VIGIL, F. A. B. ; FERREIRA, L. F. ; AZEVEDO, D. M. F. S. ; GRAEFF, F. G. ; RIBEIRO, A. M. . Isolamento de ratos Wistar afeta o desempenho no labirinto em T-elevado e altera parâmetros serotonérgicos centrais.. In: II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG, 2008, Belo Horizonte. Livro de Resumos do II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG, 2008. p. 34-34.

11.
VILHENA, D. A.; FERNANDES, D. M. ; AMERICANO, D. M. T. ; FELIX, P. C. ; NASCIMENTO, S. A. ; RIBEIRO, L. E. L. ; SILVA, V. P. R. . Complexo Hidratante Facial. In: XIX Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações, 2005, Belo Horizonte. XIX Mostra Específica de trabalhos e Aplicações. Belo Horizonte, 2005. p. 34-34.

Artigos aceitos para publicação
1.
VILHENA, D. A.; GUIMARAES, M. R. ; GUIMARAES, R. Q. . Melhora do desempenho de leitura com o uso de lâminas espectrais: revisão sistemática e meta-análise. PSICOLOGIA ARGUMENTO (PUCPR. IMPRESSO), 2018.

2.
GARCIA, ANA CARLA OLIVEIRA ; SANTOS, T. M. M. ; GUIMARAES, M. R. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Spectral Overlays Improve Reading Rate: Relation between visual and auditory temporal processing. INTERNATIONAL ARCHIVES OF OTORHINOLARYNGOLOGY (PRINT), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO. O efeito da luz azul no ciclo circadiano e o impacto na qualidade do sono. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LOPES, V. P. ; FONSECA, G. V. A. ; ARAUJO, F. S. B. ; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. R. ; DUARTE, M. L. M. ; VILHENA, D. A. ; DONADON, L. V. . Pôster - Como o portador de estresse visual lê sob vibração de corpo inteiro?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LOPES, V. P. ; VILHENA, D. A. ; FONSECA, G. V. A. ; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. R. . Pôster - É possível a iluminação artificial influenciar na leitura?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, D. F. ; FACUNDO, L. A. ; VILHENA, D. A. ; GUIMARAES, R. Q. ; MELLO, M. T. . Pôster - Uso de filtro de luz azul em aparelhos celulares no padrão de sono: um projeto de pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SA, L. C. B. ; CANESTRI, J. A. ; VILHENA, D. A. ; GUIMARAES, R. Q. ; FERREIRA, R. P. M. . Pôster - Histórico de desenvolvimento de rastreadores dos movimentos oculares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
LOPES, V. P. ; VILHENA, D. A. ; FONSECA, G. V. A. ; DUARTE, M. L. M. ; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. R. ; ARAUJO, F. S. B. ; DONADON, L. V. . Pôster - A habilidade visual (Skill Tests) avaliada em ambiente vibratório. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
LOPES, V. P. ; VILHENA, D. A. ; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. R. ; ARAUJO, F. S. B. ; DONADON, L. V. ; FONSECA, G. V. A. ; DUARTE, M. L. M. . Pôster - Estudo comparativo do desempenho visual avaliado pelos sistemas Visagraph III e Readalyzer de gravação dos movimentos oculares durante leitura feita sob vibração mecânica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
GARCIA, A. C. O. ; SANTOS, T. M. M. ; DIAS, ​ ; VILHENA, D. A. . Pôster ganhador do Prêmio Dora Ventura 2016 - Prevalência da melhora da velocidade de leitura com o uso das lâminas espectrais: estudo preliminar Ana Carla Oliveira Garcia, Teresa Maria Momensohn Santos, ​Márcia Dias​, Douglas de Araújo Vilhena. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
VILHENA, D. A.; REBOUCAS, B. O. ; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. R. . Pôster - Prevalência de distorções visuais na leitura de adultos com boa e baixa acuidade visual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
VILHENA, D. A.; SILVA, F. A. B. ; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. R. . Pôster - Sensibilidade ao contraste diurna em pacientes com daltonismo: estudo preliminar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
LOPES, V. P. ; VILHENA, D. A. ; FONSECA, G. V. A. ; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. R. . Pôster - Validação do Questionário de Caracterização da Síndrome de Irlen: estudo preliminar de 265 casos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
VILHENA, D. A.; REBOUCAS, B. O. ; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. R. . Pôster - Prevalência de distorções visuais na leitura de adultos com boa e baixa acuidade visual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
VILHENA, D. A.; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. R. . Melhora da função visual em pacientes com Síndrome de Irlen: Efeito das lâminas espectrais na eficiência leitora indexada pela oculomotricidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
VILHENA, D. A.; REBOUCAS, B. O. ; SALOMAO, C. E. ; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. R. . Pôster - Prevalência de distorções visuais na leitura em uma população clínica brasileira: estudo de 1098 casos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
VILHENA, D. A.; GUIMARAES, M. R. ; GUIMARAES, R. Q. . Pôster - Melhora da função visual pacientes com Síndrome de Irlen: Efeito das lâminas espectrais na eficiência leitora indexada pela oculomotricidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
PINHEIRO, A. M. V. ; SCLIAR-CABRAL, L. ; VILHENA, D. A. . Workshop 'Dislexia Brasil: capacitação online de professores sobre como lidar com a dislexia em sala de aula'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
VILHENA, D. A.. Análise estatística em Ciências Humanas: teoria e prática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
VILHENA, D. A.; CORREA, A. R. A. V. ; PINHEIRO, A. M. V. . O conhecimentos dos professores do Ensino fundamental sobre o conteúdo do DislexiaBrasil [The kowledge of school teachers about the DislexiaBrasi]. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V. . Site Dislexia Brasil - Como utilizar os recursos para a Formação de Professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
VILHENA, D. A.. Transtornos aSociais na infância, agressividade e a Lei. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
VILHENA, D. A.. As causas e consequências da Dislexia e o Modelo Cognitivo da Linguagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
VILHENA, D. A.. Improving the Brazilian Educational System: Reading Assessment Battery. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
VILHENA, D. A.. Desenvolvimento social e Transtornos Disruptivos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
VILHENA, D. A.. Psicologia Experimental e Metodologia em Pesquisas Científica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
VILHENA, D. A.; FERNANDES, D. M. ; AMERICANO, D. M. T. ; FELIX, P. C. ; NASCIMENTO, S. A. ; RIBEIRO, L. E. L. ; SILVA, V. P. R. . Indústria de Complexo Hidratante Facial a Base de Argila Verde e Papaína. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SOARES, F. C. ; VILHENA, D. A. ; GUIMARAES, R. Q. . Software: Editor do Visagraph III - Inclusão e edição de textos no Software Visagraph III para o rastreio dos movimentos oculares.. 2016.

2.
SOARES, F. C. ; VILHENA, D. A. ; GUIMARAES, R. Q. . Software: SPECTRUM espectrofotômetro - Análise da espectrometria de lentes oftalmológicas. 2016.

Produtos tecnológicos
1.
VILHENA, D. A.; FERNANDES, D. M. ; AMERICANO, D. M. T. ; PEIXOTO, E. I. N. ; FELIX, P. C. ; NASCIMENTO, S. A. ; SANTOS, V. J. R. ; SILVA, W. R. . Complexo Hidratante Facial. 2005.

Trabalhos técnicos
1.
VILHENA, D. A.. Parecer para a Revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia. 2016.

2.
VILHENA, D. A.. Parecer para a revista Dyslexia. 2015.

3.
PINHEIRO, A. M. V. ; ARAUJO, A. L. C. ; VILHENA, D. A. . Relatório da Cobertura de Imprensa do II World Dyslexia Forum. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
D de Araujo Vilhena. TV UFMG. Luz emitida por celulares e outros eletrônicos pode prejudicar visão e sono. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Dyslexia International ; VILHENA, D. A. . Dyslexia International Annual Report 2016, p. 7. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
VILHENA, D. A.; MENDES, M. . Excesso de sono durante o dia pode indicar glaucoma. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
VILHENA, D. A.. TV UFMG. III Congresso Brasileiro de Neurovisão. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
Dyslexia International ; PINHEIRO, A. M. V. ; MORAIS, J. J. ; CATTS, H. ; VILHENA, D. A. . Dyslexia International Annual Report 2014, p. 12 - 13. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
VILHENA, D. A.; PEREIRA, R. S. . Entrevista no programa Segredos do Cérebro com Rafael Silva Pereira. Tema: Dislexia. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
VILHENA, D. A.. Entrevista para a Rádio UFMG Educativa - Tema: Dislexia. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
VILHENA, D. A.. Psicólogo convidado do Programa Caleidoscópio, TV Horizonte - Tema: Hobbies Exóticos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
VILHENA, D. A.. Entrevista ao Programa Nossas Gerais - Tema: Luta Antimanicomial. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
PINHEIRO, A. M. V. ; BRITO, A. E. ; VILHENA, D. A. . Dislexiabrasil. Versão atualizada e expandida das partes introdutórias e da Seção 1 do curso Aprendizagem Online. Conhecimentos básicos para professores - Dislexia: como identificar e o que fazer. 2016; Tema: Formação de professores sobre como identificar e ensinar crianças com dislexia. (Site).

2.
PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, D. A. . Site oficial do II Fórum Mundial de Dislexia / II World Dyslexia Forum. 2014. (Site).

3.
PINHEIRO, A. M. V. ; SCLIAR-CABRAL, L. ; VILHENA, D. A. . Dislexia Brasil - Aprendizagem Online: Conhecimentos básicos para professores - Dislexia: como identificar e o que fazer. 2012; Tema: Tema: Treinamento de professores sobre como identificar e ensinar crianças com dislexia.. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARDOSO, L. ; VILHENA, D. A. ; ANDRADE, G. ; BONANNO, R. ; SILVA, F. A. B. ; FONSECA, R. ; GUIMARAES, M. R. ; GUIMARAES, R. Q. . Os olhos da Lu - Ensinar visão para crianças. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

2.
PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, D. A. . A dislexia em sala de aula: identificação e ensino. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Simpósio de Neuropsicologia do Desenvolvimento da Infância e Adolescência.Curso 1: Os princípios das Neurociências no ensino da leitura. 2018. (Simpósio).

2.
6º Congresso Brasileiro de Neurovisão - Neurociências da Visão. As contribuições das Neurociências da Visão no tratamento de distúrbios visuoperceptuais em sala de aula. 2018. (Congresso).

3.
Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais - Comissão de Odontologia do Sono.O efeito da luz azul no ciclo circadiano e o impacto na qualidade do sono. 2018. (Outra).

4.
Formação continuada dos Professores do Ensino Fundamental: Escola Estadual Bueno Brandão.Diferenciação entre Dislexia do Desenvolvimento, Dificuldade de Leitura e Mau Leitor. 2018. (Outra).

5.
I Encontro de Pós-Graduação em Psicologia de Minas Gerais.O papel do psicólogo na coordenação de laboratório de Neurociências da Visão. 2018. (Encontro).

6.
II Simpósio Regional de Saúde da Criança e I Simpósio Regional de Saúde Ocular. UFJR.Distúrbios de processamento da informação visual: Síndrome de Irlen e Estresse Visual. 2018. (Simpósio).

7.
Reunião Científica da Clínica Psiquiátrica do IPSEMG: Relação entre sistema visual e Transtornos Mentais - Uma visão integrada entre Oftalmologia e Psiquiatria. 2018. (Outra).

8.
Simpósio Nacional de NeuroVisão: debate sobre Luz Azul, Síndrome de Irlen e Estresse Visual.Palestra: Uso de Eye-tracker para análise dos movimentos oculares durante a leitura. Coordenação da Mesa Redonda: Evidências científicas. 2018. (Simpósio).

9.
Sistema Visual: Mecanismos e Pesquisa Aplicada - uma abordagem dirigida a engenheiro. 2018. (Seminário).

10.
28º Curso de Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão.Estudos científicos nas áreas de Neurociências da Visão. 2017. (Outra).

11.
29º Curso de Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão.Estudos científicos no Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurovisão. 2017. (Outra).

12.
30º Curso de Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão.Estudos científicos no Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurovisão. 2017. (Outra).

13.
5º Congresso Brasileiro de Neurovisão - Neurociências da Visão. Cronobiologia: a influência da espectrometria no ciclo circadiano. 2017. (Congresso).

14.
Brain Connection Family - II Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem da Infância e Adolescência - Atuação Multidisciplinar. Mesa redonda: Neurovisão e aprendizagem. 2017. (Congresso).

15.
Família + Escola Magnum.Mesa Redonda: O jovem e os riscos dos comportamentos viciantes. 2017. (Encontro).

16.
Semana Prof. Marcos Pinotti de Engenharia Mecânica e Inovação. 2017. (Outra).

17.
19º Congresso de Oftalmologia e 18º Congresso de Auxiliar de Oftalmologia da USP. Grau de sonolência diurna em pacientes com glaucoma e catarata. 2016. (Congresso).

18.
19º Congresso de Oftalmologia e 18º Congresso de Auxiliar de Oftalmologia da USP. Esporotricose: um diagnóstico diferencial na Síndrome Oculograndular de Parinaud. 2016. (Congresso).

19.
26º Curso de Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão.Dislexia do desenvolvimento à luz das neurociências. 2016. (Outra).

20.
27º Curso de Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão.Processamento Cognitivo da Linguagem Oral e Escrita. 2016. (Outra).

21.
4º Congresso Brasileiro de Neurovisão. A Psicologia Forense e a interferência visual na entrevista de testemunhas oculares. 2016. (Congresso).

22.
Brain Connection - 1º Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem. Melhora da função visual em pacientes com Síndrome de Irlen: efeito das lâminas espectrais na eficiência leitora indexada pela oculomotricidade. 2016. (Congresso).

23.
Ciclo de palestras em comemoração a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência.Transtornos do Neurodesenvolvimento. 2016. (Encontro).

24.
IV Encontro de Educadores - Debates acerca da base nacional comum curricular.O que a Movimentação Ocular Pode nos Revelar Sobre Dificuldades de Leitura?. 2016. (Encontro).

25.
Profissão em Ação da faculdade Pitágoras.O processamento cognitivo da linguagem. 2016. (Outra).

26.
Semana de Psicologia da Faculdade Pitágoras.Dislexia do desenvolvimento: diagnóstico e intervenção. 2016. (Outra).

27.
XXV Semana de Iniciação Científica da UFMG.Estudo da prevalência de Daltonismo em Belo Horizonte. 2016. (Outra).

28.
24º Curso de Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão.Dislexia: concepção neuro-cognitiva-comportamental. 2015. (Outra).

29.
25º Curso de Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão.O código escrito: como identificar e intervir nos distintos Transtornos de Leitura. 2015. (Outra).

30.
3º Congresso Brasileiro de Neurovisão. Padrões de oculomotricidade na leitura de pacientes com Síndrome de Irlen e efeito terapêutico das lâminas espectrais. 2015. (Congresso).

31.
Atualidades em Ceratocone. 2015. (Seminário).

32.
Atualidades em Cirurgia de Catarata. 2015. (Seminário).

33.
Avaliação visual, acidente de trabalho e seus impactos na produtividade. 2015. (Seminário).

34.
Centro de Atendimento Educacional Especializado de Ponte Nova.Alfabetização Eficiente à luz da Neurociências e Psicologia Cognitiva. 2015. (Seminário).

35.
Curso Básico de Oftalmologia. 2015. (Oficina).

36.
EDITAGE: Dicas para publicar com sucesso: tenha seu artigo aceito na revista. 2015. (Seminário).

37.
EDITAGE: Get accepted in a Journal of Your Choise: Tips to publish successfully. 2015. (Oficina).

38.
Lançamento da Política de Periódicos da UFMG. 2015. (Outra).

39.
Visão Funcional e Sensibilidade ao Contraste. 2015. (Seminário).

40.
World Dyslexia Forum III (Arab States): Planning Council at UNESCO, Paris.World Dyslexia Forum III (Arab States): Planning Council at UNESCO, Paris. 2015. (Outra).

41.
"Publication Ethics" and "Optimizing your chances of acceptance in journals". 2014. (Seminário).

42.
1° Encontro Nacional de Extensão Universitária PROEXT.(1) Implementação do curso online Dislexia Brasil na formação de professores; (2) Dislexia Brasil: sua relevância do ponto de vista de um grupo professoras mineiras; e (3) Balanço geral do II Fórum Mundial de Dislexia.. 2014. (Encontro).

43.
2ª Conferência Linguagem e Neurociências. A dislexia em sala de aula: identificação e ensino. 2014. (Congresso).

44.
Atualização em Avaliação e Diagnósticos dos Transtornos da Aprendizagem - Laboratório de Estudos dos Transtornos da Aprendizagem (LETRA). 2014. (Outra).

45.
Como eu avalio: Transtornos de Aprendizagem. 2014. (Oficina).

46.
II Congresso Brasileiro de Neurovisão. 2014. (Congresso).

47.
III Simpósio em comemoração ao dia municipal da pessoa disléxica.Dislexia Brasil: apreciação do curso online por um grupo de professoras. 2014. (Simpósio).

48.
II Seminário Mineiro sobre NeuroEducação. 2014. (Seminário).

49.
II World Dyslexia Forum. Palestrante na mesa redonda "Curso Online - fundamentos, avaliação, adaptação para outros idiomas e desenvolvimentos futuros". 2014. (Congresso).

50.
I Simpósio Tomada de Decisão: Abordagem Interdisciplinar. 2014. (Simpósio).

51.
Seminário Formação Docente e Crítica: sociedade, educação e tecnologia. 2014. (Seminário).

52.
VII Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto - Como saber se o aluno foi alfabetizado?. 2014. (Seminário).

53.
XI Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica e IV Congresso Latino-Americano de Avaliação Psicológica. 2014. (Congresso).

54.
XI Jornada Acadêmica de Saúde Mental. 2014. (Outra).

55.
XV Jornada Mineira de Ciência do Comportamento. 2014. (Outra).

56.
XXII Jornadas de Jóvenes Investigadores de la Asociación de Universidades Grupo Montevideo.Medidas direta e indireta de triagem da habilidade de leitura de crianças do Ensino Fundamental. 2014. (Outra).

57.
1º Encontro de Educadores: Novos olhares e perspectivas de aprendizagem. Fundamentos da Alfabetização Integral e Integrada. 2013. (Congresso).

58.
1º Encontro de Educadores: Novos olhares e perspectivas de aprendizagem.Cultivando Pequenos Leitores. 2013. (Encontro).

59.
1º Encontro de Educadores: Novos olhares e perspectivas de aprendizagem.Dislexia Brasil. 2013. (Encontro).

60.
Preventing Mental Illness and Promoting Mental Health: Concepts and evidence. 2013. (Outra).

61.
XXII UFMG Conhecimento e Cultura.Criação de procedimento computadorizado para o Teste de Leitura de Pseudopalavras. 2013. (Outra).

62.
Y-MIND - São Paulo Advanced Science School for Prevention of Mental Disorders. Reading Assessment Battery. 2013. (Congresso).

63.
Neurociência aplicada a alfabetização. 2012. (Oficina).

64.
XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG.Escala de Avaliação da Competência de Leitura pelo Professor (EACOL): uma revisão de literatura sobre sua construção e primeiros estudos de validação. 2012. (Outra).

65.
XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG.Escala de Avaliação da Competência de Leitura pelo Professor (EACOL): teste de modificações e novo estudo de validação. 2012. (Outra).

66.
16º Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO. 2011. (Encontro).

67.
XIII Semana da Graduação - Programa de Monitoria de Graduação.PMG-63 Monitoria do Departamento de Psicologia - Laboratório de Ideias. 2009. (Encontro).

68.
XVIII Semana de Iniciação Científica da UFMG.Os modelos de personalidade de Cloninger e o dos Cinco Grandes Fatores: Um estudo comparativo. 2009. (Outra).

69.
XVIII Semana de Iniciação Científica da UFMG.Os modelos de personalidade de Cloninger e o dos Cinco Grandes Fatores: Investigação da associação entre personalidade e variáveis sociodemográficas. 2009. (Outra).

70.
I Colóquio Internacional Atividades e Afetos. 2008. (Seminário).

71.
II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG.Isolamento de ratos Wistar afeta o desempenho no Labirinto em T Elevado e altera parâmetros serotonérgicos centrais. 2008. (Simpósio).

72.
I Simpósio de Ciências da Cognição. 2008. (Simpósio).

73.
IX Encontro de Pesquisa do ICB / IV Encontro Anual de Pesquisa em Bioquímica e Imunologia/Comemoração Aos 40 Anos Do ICB e do Programa de Pós-Graduação em Bioquimica e Imunologia. 2008. (Encontro).

74.
A Construção Histórica de Direitos e o Sistema de Proteção social. 2007. (Encontro).

75.
A informação como instrumento de inclusão social. 2007. (Encontro).

76.
Metodologia em Psicologia II.A sexualidade no curso de psicologia da UFMG. 2007. (Outra).

77.
Semana da Psicologia - Psicologia e Saúde: Práticas e desafios. 2007. (Encontro).

78.
Seminário Internacional Estudos da Religião: Debates e Interfaces. 2007. (Seminário).

79.
Sobre a Vergonha Social. Ministrado por Vincent de Gaulejac. 2007. (Oficina).

80.
VIII Jornada Mineira de Ciência do Comportamento: Estabelecer Diálogos, Ampliar Horizontes. 2007. (Seminário).

81.
V Semana da Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2007. (Encontro).

82.
XI Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica. 2007. (Congresso).

83.
12º Ciclo de Apresentações dos Trabalhos Integrados.Indústria de Complexo Hidratante Facial a Base de Argila Verde e Papaína. 2006. (Seminário).

84.
Dinâmica de Grupo e Análise Bioenergética Aplicada. 2006. (Oficina).

85.
Encontro de Análise do Comportamento: Aplicação e Diversidade. 2006. (Encontro).

86.
Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 4, Realizado pela USP. 2006. (Feira).

87.
História da Psicologia no Brasil: Consolidação e Desenvolvimento. 2006. (Oficina).

88.
Homofobia e violência: O sentido do sexual em Freud. 2006. (Oficina).

89.
II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. 2006. (Congresso).

90.
III Encontro Juizforano de Psicologia & I Encontro Regional de Psicologia da Zona da Mata.Da escolha amorosa a formação familiar: reflexões sobre a prática clínica com casal e família. 2006. (Oficina).

91.
III Encontro Juizforano de Psicologia & I Encontro Regional de Psicologia da Zona da Mata. 2006. (Encontro).

92.
II Simpósio Mineiro de Química. 2006. (Simpósio).

93.
Práticas em Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2006. (Seminário).

94.
Psicologia, Política e Movimentos Sociais. 2006. (Oficina).

95.
VII Encontro do Ciclo de Debates: Pobreza, fatores sócio-culturais e trabalho. 2006. (Encontro).

96.
I Fórum Mineiro sobre Química e Sociedade. 2005. (Congresso).

97.
XIX Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações. Complexo Hidratante Facial. 2005. (Feira).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEITE, F. G. B. S. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO ; ZUQUI, A. . Presidente da Comissão Científica do Simpósio Nacional de NeuroVisão: debate sobre Luz Azul, Síndrome de Irlen e Estresse Visual. 2018. (Congresso).

2.
SIMAO, J. R. O. R. ; BARRRETO, A. ; LUIS, C. F. ; SILVEIRA, C. A. F. ; BAETA, D. ; VILHENA, D. A. ; QUERINO, E. H. G. ; GONCALVES, J. E. ; FELIPETTO, L. C. ; ALVES, L. M. ; THOMSEM, L. P. R. ; NEVES, L. M. ; RELVAS, M. ; RIBEIRO, O. J. ; MENDES, R. L. ; MOUSINHO, R. ; LEITE, R. C. ; PALERMO, R. R. O. ; CAPELLINI, S. A. ; NEVES, Y. C. S. . Membro da Comissão Científica do 4º Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem Brain Connection. 2018. (Congresso).

3.
VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. R. ; HUEBNER, R. . Presidente do 6º Congresso Brasileiro de Neurovisão - Neurociências da Visão. 2018. (Congresso).

4.
VILHENA, D. A.; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. R. ; PINHEIRO, A. M. V. ; BARON, J. ; MELLO, M. T. ; HUEBNER, R. . Presidente do 5º Congresso Brasileiro de Neurovisão - Neurociências da Visão. 2017. (Congresso).

5.
VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V. ; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. R. . Presidente do 4º Congresso Brasileiro de Neurovisão. 2016. (Congresso).

6.
VILHENA, D. A.; SOUZA, J. B. . Membro da organização do Ciclo de Palestras em Comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. 2016. (Outro).

7.
VILHENA, D. A.; GUIMARAES, M. R. ; GUIMARAES, R. Q. . Presidente do 3º Congresso Brasileiro de Neurovisão. 2015. (Congresso).

8.
PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, D. A. ; MORAIS, J. J. ; NAVAS, A. L. G. P. ; JUSTI, C. N. G. ; JUSTI, F. R. R. ; ALVES, L. M. ; POLLO, T. ; LEITE, R. C. . Administração Chefe do II World Dyslexia Forum. 2014. (Congresso).

9.
PINHEIRO, A. M. V. ; MARQUES, K. A. ; VILHENA, D. A. ; ROCHA, C. M. S. ; TEIXEIRA, I. A. ; NASCIMENTO, F. M. . Curso de Formação em Desenvolvimento Infantil: Cultivando Pequenos Leitores. 2013. (Outro).

10.
PINHEIRO, A. M. V. ; MARQUES, K. A. ; VILHENA, D. A. . Curso de Formação em Desenvolvimento Infantil: Cultivando Pequenos Leitores. 2012. (Outro).

11.
VILHENA, D. A.; LIMA, I. F. ; STRALEN, C. J. V. . I Semana da Luta Antimanicomial de Pompéu. 2011. (Outro).

12.
LISBOA, S. S. M. L. ; VILHENA, D. A. ; GUERRA, A. M. C. ; LISBOA, H. M. L. ; ALMEIDA, B. R. . Fundamentos em Psicofarmacologia. 2009. (Outro).

13.
RIBEIRO, A. M. ; VILHENA, D. A. . II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Neurociências: Interfaces das neurociências. 2008. (Outro).

14.
VILHENA, D. A.. 12ª Luta Antimanicomial de Belo Horizonte: ?Minas faz da luta pela liberdade sua diferença?. 2008. (Outro).

15.
RIBEIRO, A. M. ; VILHENA, D. A. . I Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Neurociências: Música, desafio para as neurociências. 2007. (Outro).

16.
VILHENA, D. A.. 11ª Luta Antimanicomial de Belo Horizonte. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Gabriel Leandro da Silveira Freitas. Avaliação da oculomotricidade em crianças com dificuldade de leitura. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Luísa Castello Branco de Sá. Criação de equipamento de rastreio da movimentação ocular. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Bárbara Otoni Rebouças. Prevalência clínica de distorções visuais na leitura. 2015. Iniciação Científica - Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neuro Visão. Orientador: Douglas de Araújo Vilhena.

2.
Carlos Eduardo Messinger Salomão. Prevalência das lâminas espectrais em diferentes faixas etárias. 2015. Iniciação Científica - Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neuro Visão. Orientador: Douglas de Araújo Vilhena.

3.
Mariana de Carvalho Barbosa. Pesquisa científica na área de Neurovisão. 2015. Iniciação Científica - Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neuro Visão. Orientador: Douglas de Araújo Vilhena.

4.
Fabrício Afonso Borges Silva. Sensibilidade ao contraste em pacientes com discromatopsia. 2015. Iniciação Científica - Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neuro Visão. Orientador: Douglas de Araújo Vilhena.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
SOARES, F. C. ; VILHENA, D. A. ; GUIMARAES, R. Q. . Software: Editor do Visagraph III - Inclusão e edição de textos no Software Visagraph III para o rastreio dos movimentos oculares.. 2016.

2.
SOARES, F. C. ; VILHENA, D. A. ; GUIMARAES, R. Q. . Software: SPECTRUM espectrofotômetro - Análise da espectrometria de lentes oftalmológicas. 2016.




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