Naomi Towata

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2390776500353659
  • Última atualização do currículo em 29/11/2017


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Nove de Julho(2009), graduação em Tecnologo em Hotelaria pelo Centro Universitário Senac(2004) e mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo(2013). Atuando principalmente nos seguintes temas:Percepção ambiental, ambiente marinho, Ambiente Costeiro, formação de professores, Pibid. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Naomi Towata
Nome em citações bibliográficas
TOWATA, N.


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Ciências Biológicas (Botânica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Percepção Ambiental de participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: investigação da percepção de ambientes marinhos e costeiros dos licenciandos participantes do IB-USP,
Orientador: Suzana Ursi.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Percepção ambiental; ambiente marinho; Ambiente Costeiro; formação de professores; Pibid.
Grande área: Ciências Biológicas
2010 - 2013
Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Análise da atividade de extensão ?Mergulho Fora d?Água?: implicações nas concepções de estudantes do ensino fundamental sobre o ambiente marinho.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Suzana Ursi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ambiente marinho; concepções; extensão universitária; trilha subaquática.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2009
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2002 - 2004
Graduação em Tecnologo em Hotelaria.
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.




Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Japonês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
URSI, S.2016URSI, S. ; TOWATA, N. ; Saito, L. C. ; Barbosa P. P. ; Macedo, M. ; VIANA, A. O. ; BERCHEZ, F. . Influências do Projeto Trilha Subaquática na Percepção de Estudantes sobre Ambientes Marinhos e Costeiros. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 1, p. 3524-3536, 2016.

2.
MEDEIROS, P.2014MEDEIROS, P. ; TOWATA, N. ; Ursi, S. . Plâncton Marinho: o que pensam estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental?. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 5091-5912, 2014.

3.
SAVIETTO, S. F.2014SAVIETTO, S. F. ; KATON, G. F. ; TOWATA, N. ; BERCHEZ, F. ; Ursi, S. . Ambientes Marinhos e Costeiros: qual a percepção de estudantes de escolas do litoral norte de São Paulo?. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 6746-6757, 2014.

4.
KATON, G. F.2014KATON, G. F. ; TOWATA, N. ; BERCHEZ, F. ; Ursi, S. . Percepção de Ambientes Marinhos e Costeiros: uma visão de estudantes de um curso técnico em meio ambiente. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 2648-2660, 2014.

5.
TOWATA, N.2013 TOWATA, N.; KATON, G. F. ; BERCHEZ, Flavio ; BERCHEZ, Flavio ; URSI, S. . Ambiente marinho, sua preservação e relação com o cotidiano: influência de uma exposição interativa sobre as concepções de estudantes do Ensino Fundamental. Enseñanza de las Ciencias, v. 2013, p. 1342-1347, 2013.

6.
URSI, S.2013URSI, S. ; TOWATA, N. ; KATON, G. F. ; BERCHEZ, Flavio ; BERCHEZ, Flavio . Influência de exposição interativa sobre ambiente marinho e sua biodiversidade nas concepções de ?meio ambiente? de estudantes do Ensino Fundamental. Enseñanza de las Ciencias, v. 2013, p. 3575-3580, 2013.

7.
KATON, G. F.2013KATON, G. F. ; TOWATA, N. ; BERCHEZ, Flavio ; BERCHEZ, Flavio ; OLIVEIRA, V. M. . Percepção de estudantes que vivem distantes do litoral sobre o Ambiente Marinho. Enseñanza de las Ciencias, v. 2013, p. 3554-3559, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Nagai, A. (Org.) ; Moreira, F.A. (Org.) ; Rezende, F.M. (Org.) ; Santos, K.P. (Org.) ; Partida, M.D.S. (Org.) ; Torres, P. (Org.) ; TOWATA, N. (Org.) ; Iha, C. (Org.) ; Harb, T.B. (Org.) ; Santos, L.K. (Org.) ; Pereira, P.N. (Org.) ; Oliveira, P.M.R. (Org.) ; Furlan, C.M. (Org.) . V Botânica no Inverno 2015. 4. ed. São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2015. v. 1. 240p .

Capítulos de livros publicados
1.
KATON, G. F. ; TOWATA, N. . Por que a botânica é tão chata?. In: Fabio Nauer da Silva; Sabrina Gonçalves Raimundo; Luis Carlos Saito; Bruno V. Navarro; Edgar Miguel Peña Hidalgo; Fernanda A. Moreira; Janayne Gagliano; Wilton Ricardo Sala de Carvalho; Antônio A. Coutinho Neto; Dêvisson Luan O. Dias; Cláudia Maria Furlan. (Org.). Por que a botânica é tão chata?. XIed.São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, Departamento de Botânica, 2016, v. , p. 86-91.

2.
KATON, G. F. ; TOWATA, N. ; Saito, L. C. . A Cegueira Botânica e o uso de estratégias para o Ensino de Botânica. Botânica no Inverno 2013. 2ed.São Paulo: , 2013, v. , p. 01-209.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
URSI, S. ; TOWATA, N. ; Saito, L. C. . Analise da percepção ambiental sobre ecossistemas marinhos e costeiros de licenciandos ingressantes em programa de formação docente.. In: X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

2.
Ursi, S. ; TOWATA, N. . Relation between marine environment and quotidian: what are the spontaneous concepts of students?. In: 10th Annual Hawaii International Conference on Education, 2012, Honolulu. 10th Annual Hawaii International Conference on Education, 2012.

3.
SILVA, J.R.S. ; Saito, L. C. ; TOWATA, N. ; SANO, P. T. ; PRESTES, M. E. B. ; URSI, S. . Concepções dos estudantes de Ciências Biológicas sobre prática docente e pesquisa em ensino: um estudo de caso da Universidade de São Paulo. In: IV Encontro Ibero-americano sobre Investigação em Ensino de Ciências, 2012, Porto Alegre. IV Encontro Ibero-americano sobre Investigação em Ensino de Ciências, 2012.

4.
Macedo, M. ; KATON, G. F. ; TOWATA, N. ; URSI, S. . Concepções de professores de Biologia do ensino médio sobre o ensino-aprendizagem de Botânica. In: IV Encontro Ibero-americano sobre Investigação em Ensino de Ciências, 2012, Porto Alegre. IV Encontro Ibero-americano sobre Investigação em Ensino de Ciências, 2012.

5.
TOWATA, N.; Lima T. F. ; Barbosa P. P. ; Macedo, M. ; ALUANI, T. ; Pozzi, B. ; Martins, P. C de M. ; Leme, J. S. ; Ursi, S. . Ambiente marinho: concepções de professores de Biologia participantes de um curso de especialização oferecido na modalidade Educação a Distância.. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.

6.
Barbosa P. P. ; TOWATA, N. ; Lima T. F. ; Macedo, M. ; Saito, L. C. ; Delitti, W. B. C. ; Ursi, S. . Papel do fórum na Educação a Distância: estudo de caso enfocando uma discussão sobre o ambiente marinho na Rede São Paulo de Formação Docente.. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.

7.
Ursi, S. ; Dessen, E. M. B. ; TOWATA, N. . Descobrindo o Mundo Microscópico; programa para o novo laboratório de microscopia da estação ciência (USP).. In: III Encontro Nacional do Ensino de Biologia & IV Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 5, 2010, Fortaleza. Anais do III Encontro Nacional do Ensino de Biologia & IV Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 5, 2010. v. 3.

8.
TOWATA, N.; Ursi, S. ; Santos, D. Y. C. . Análise da Percepção de Licenciados Sobre o ?Ensino de Botânica na Educação Básica?.. In: III Encontro Nacional do Ensino de Biologia & IV Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 5, 2010, Fortaleza. Anais do III Encontro Nacional do Ensino de Biologia & IV Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 5, 2010. v. 3.

9.
Ursi, S. ; GHILARDI-LOPES, N. P. ; AMANCIO, C. E. ; RIBEIRO, H. L. ; TOWATA, N. ; BERCHEZ, F. . Projeto ?Trilha Subaquática Virtual nas Escolas?: proposta de uma atividade didática sobre o ambiente marinho e sua biodiversidade.. In: III Encontro Nacional do Ensino de Biologia & IV Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 5, 2010, Fortaleza. Anais do III Encontro Nacional do Ensino de Biologia & IV Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 5, 2011. v. 3.

10.
URSI, S. ; TOWATA, N. ; BERCHEZ, F. ; GHILARDI, N. P. . Concepções sobre Educação Ambiental em curso de formação para educadores do projeto Ecossistemas Costeiros (Instituto de Biociências - USP). In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
URSI, S. ; TOWATA, N. . Bogner and Wiseman?s Model of Ecological Values: a possible approach to investigate Environmental Perceptions about marine and coastal ecosystems.. In: IOSTE Eurasian Regional Symposium & Brokerage Event Horizon 2020, 2015, Istambul. IOSTE Eurasian Regional Symposium & Brokerage Event Horizon 2020 - Science with and for Society, 2015, 2015. p. 94-95.

2.
TOWATA, N.; KATON, G. F. ; URSI, S. . Percepção de Estudantes do Sétimo ano de uma escola municipal da rede pública de São Paulo sobre os problemas ambientais marinhos e costeiros.. In: I ConMar - 1º Congresso de Conservação Marinha, 2015, Paraty. Resumos científicos do I ConMar, 2015. p. 34.

3.
TOWATA, N.; KATON, G. F. ; BERCHEZ, F. ; Ursi, S. . The influence of an interactive exhibition on elementary student ideas about marine biodiversity and environment. In: 2d International Congresso of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Proceedings of the 2d International Congresso of Science Education 15 years of the Journal of Science Education, 2014. v. 15. p. 83-83.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9th World Environmental Education Congress. Pre-service teachers' difficulties in planning and applying the field study strategy.. 2017. (Congresso).

2.
9th World Environmental Education Congress. Environmental Perception of students from Ubatuba (Brazil) about marine and coastal ecosystems measuring by a research instrument based on Wiseman and Bogner?s Model of Ecological Values. 2017. (Congresso).

3.
9th World Environmental Education Congress. The influence of ?Out of Water Diving exhibition? has on students' conception about marine environment.. 2017. (Congresso).

4.
http://www.eventos.ciec-uminho.org/ioste2016/.Perception and connectedness with marine and coastal environments: the perspective of basic education and undergraduate students from two Brazilian cities. 2016. (Simpósio).

5.
XVII IOSTE SYMPOSIUM Science and Technology Education for a Peaceful and Equitable World.Science Education and the academic research: how Brazilian and international journals has approached the subject. 2016. (Simpósio).

6.
I ConMar - 1º Congresso de Conservação Marinha. Percepção de Estudantes do Sétimo ano de uma escola municipal da rede pública de São Paulo sobre os problemas ambientais marinhos e costeiros.. 2015. (Congresso).

7.
X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Analise da percepção ambiental sobre ecossistemas marinhos e costeiros de licenciandos ingressantes em programa de formação docente.. 2015. (Encontro).

8.
IV Encontro Ibero-americano sobre Investigação em Ensino de Ciências. Concepções dos estudantes de Ciências Biológicas sobre prática docente e pesquisa em ensino: um estudo de caso da Universidade de São Paulo. 2012. (Congresso).

9.
Marine Data Management: Perspectives and Research. 2012. (Outra).

10.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Ambiente marinho: concepções de professores de Biologia participantes de um curso de especialização oferecido na modalidade Educação a Distância.. 2011. (Congresso).

11.
III Encontro Nacional do Ensino de Biologia & IV Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 5. Análise da Percepção de Licenciados Sobre o ?Ensino de Botânica na Educação Básica?.. 2010. (Congresso).

12.
III Encontro Nacional do Ensino de Biologia & IV Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 5. Projeto ?Trilha Subaquática Virtual nas Escolas?: proposta de uma atividade didática sobre o ambiente marinho e sua biodiversidade.. 2010. (Congresso).

13.
V Encontro do Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências. 2010. (Encontro).

14.
Curso "Ecologia, Gestão e Impactos Sobre o Ecossistema Manguezal" Semana Temática da Biologia IB-USP. 2009. (Outra).

15.
Curso "Ensino de Ciências por Investigação" Semana Temática da Biologia IB-USP. 2009. (Outra).

16.
Mini-curso "Argumentação e o Ensino de Biologia" Semana Temática da Biologia IB-USP. 2009. (Outra).

17.
Mini-curso "Concepções Alternativas em Ensino" Semana Temática da Biologia IB-USP. 2009. (Outra).

18.
Oficina "Ensino por Jogos Lúdicos" Semana Temática da Biologia IB-USP. 2009. (Outra).

19.
Palestra "Plantas e suas lendas" universidade aberta à terceira idade IB-USP. 2009. (Outra).

20.
Reuniões do BOTED - IB USP. 2009. (Outra).

21.
Workshop Biota +10: definindo metas para 2020. 2009. (Encontro).

22.
Curso "Biologia, Reprodução e Evolução de Pinípedes" Semana Tematica da Biologia IB-USP. 2008. (Outra).

23.
Curso "Ferramentas Didáticas em Microbiologia para os Ensinos Fundamental e Médio - I" do Instituto Butantan. 2007. (Outra).

24.
Curso de extensão universitária "Noções sobre Oceanografia" IO-USP. 2007. (Outra).

25.
Curso " Biologia, Manejo, Conservação e Medicina de Aves Silvestres" Fundação Parque Zoológico de São Paulo. 2006. (Outra).

26.
mini curso "Avaliação de Impactos Ambientais na Região Costeira" Semana Temática da Oceanografia IO-USP. 2006. (Outra).

27.
V São Paulo Research Conference - Teoria da Evolução: Princípios e Impacto. 2006. (Outra).

28.
Curso "Cetáceos: Aspectos Ecológicos" Semana Temática da Biologia IB-USP. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Nagai, A. ; Moreira, F.A. ; Rezende, F.M. ; Santos, K.P. ; Partida, M.D.S. ; Torres, P. ; TOWATA, N. ; Iha, C. ; Harb, T.B. ; Santos, L.K. ; Pereira, P.N. ; Oliveira, P.M.R. ; Furlan, C.M. . V Botânica no Inverno 2015. 2015. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
KATON, G. F. ; TOWATA, N. . Por que a botânica é tão chata?. In: Fabio Nauer da Silva; Sabrina Gonçalves Raimundo; Luis Carlos Saito; Bruno V. Navarro; Edgar Miguel Peña Hidalgo; Fernanda A. Moreira; Janayne Gagliano; Wilton Ricardo Sala de Carvalho; Antônio A. Coutinho Neto; Dêvisson Luan O. Dias; Cláudia Maria Furlan. (Org.). Por que a botânica é tão chata?. XIed.São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, Departamento de Botânica, 2016, v. , p. 86-91.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Nagai, A. ; Moreira, F.A. ; Rezende, F.M. ; Santos, K.P. ; Partida, M.D.S. ; Torres, P. ; TOWATA, N. ; Iha, C. ; Harb, T.B. ; Santos, L.K. ; Pereira, P.N. ; Oliveira, P.M.R. ; Furlan, C.M. . V Botânica no Inverno 2015. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


Estágio voluntário com a Profª Drª Suzana Ursi do departamento de Botânica do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, desde Novembro de 2008.

Participante do grupo BOTED (Botanica na Educação) desde 2009.

Aluna ouvinte das disciplinas do IB-USP:
 Instrumentação para o ensino de ciências, Diversidade e Evolução dos organismos fotossintetizantes;
Diversidade Biológica e Filogenética e Instrumentação para o Ensino de Ciências Biológicas.

Monitoria voluntária nas disciplina do IB-USP:
 Introdução ao Ensino de Ciências, segundo semestre de 2009; 
 Instrumentação para o Ensino de Ciências, primeiro semestre de 2010;
- Introdução ao Ensino de Ciências, segundo semestre de 2010.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 18:38:53