Sergio Duarte Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5631870274397606
  • Última atualização do currículo em 26/03/2018


Psicólogo com atuação profissional em Neuropsicologia Clínica nos Transtornos do Neurodesenvolvimento e suas respectivas condutas terapêuticas. Espectro clínico abrangendo: Avaliação e Intervenção Neuropsicológica; Psicoterapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência. Membro do corpo clínico da Bitácora Centro de Neuropsicologia nos Serviços de Avaliação Neuropsicológica e Programa de Reabilitação Cognitiva - Casa Bitácora. Especialista em Avaliação Psicológica e mestrando em Psicolinguística. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sergio Duarte Junior
Nome em citações bibliográficas
DUARTE JUNIOR, S.;DUARTE JR., SÉRGIO;DUARTE JUNIOR, SERGIO


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Orientador: Profa. Dra. Maity Siqueira.
2010 - 2011
Especialização em Psicologia Clínica ênfase em Avaliação Psicológica. (Carga Horária: 480h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Desempenho no teste de retenção visual de Benton entre crianças com e sem diagnóstico de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.
Orientador: Drª Jerusa Fumagalli de Salles.
2005 - 2009
Graduação em Psicologia.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Título: Sintomas depressivos e agentes estressores em pacientes hemodializados.
Orientador: Profª Drª Tânia Rudnicki.




Formação Complementar


2018 - 2018
Convulsões em pediatria e estados de mal epilépticos. (Carga horária: 2h).
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2018 - 2018
Avanços no manejo do acidente vascular cerebral hemorrágico - AVCH. (Carga horária: 2h).
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2018 - 2018
Comunicação de más notícias. (Carga horária: 2h).
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2017 - 2017
Alteração do nível de consciência. (Carga horária: 2h).
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2014 - 2014
Capacitação em Transtornos da Aprendizagem. (Carga horária: 60h).
Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Porto Alegre, IEPSCPA, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em (Re) Habilitação Neuropsicológica na Infância. (Carga horária: 72h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Avaliação e intervenção em trauma e estresse. (Carga horária: 16h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2011 - 2011
IV Congresso Internacional de Câncer de Mama. (Carga horária: 8h).
Hospital Moinhos de Vento, HMV, Brasil.
2010 - 2011
Estudos de neuroimagem funcional em experimentos. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Tratamento do Acidente Vascular Cerebral. (Carga horária: 10h).
Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, PACTOAVC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Neuropsicobiologia do Desenvolvimento. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2008 - 2008
X Semana de Enfermagem do Hospital Independência. (Carga horária: 16h).
Complexo Hospitalar ULBRA - Hospital Independência, HI - ULBRA, Brasil.
2008 - 2008
3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Edu. (Carga horária: 20h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Espanhol I. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em III Curso para a Abordagem da Dependência Química. (Carga horária: 30h).
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Drogas de Abuso. (Carga horária: 8h).
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
2006 - 2006
Seminário de Atualização ENADE. (Carga horária: 24h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.


Atuação Profissional



Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Hospital da Criança Santo Antônio - Santa Casa de Porto Alegre, HCSA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Psicólogo credenciado, Enquadramento Funcional: Psicólogo clínico Ambulatório Desenvolvimento, Carga horária: 8


Centro de Orientação ao Escolar, COE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Psicólogo, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 12
Outras informações
Avaliação neuropsicológica da criança no contexto da aprendizagem e desenvolvimento.


Ambulatório de Neuropsicologia - Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA/UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Neuropsicólogo, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Neuropsicólogo, Carga horária: 8
Outras informações
Apoio Técnico: Atendimentos Clínicos (200 horas), Reuniões Clínicas (100 horas), Estudos Teóricos e Práticos (100 horas). Desenvolvimento de Atividades de Supervisão de Estágios. Totalizando (400 horas).

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Neuropsicólogo, Carga horária: 8
Outras informações
Apoio técnico: Estudos Teóricos Práticos (80 horas), Reuniões Clínicas (100 horas), Atendimentos Clínicos (200 horas). Totalizando 380 horas

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Neuropsicólogo, Carga horária: 6
Outras informações
Apoio técnico em Reuniões Clínicas (100 horas), Prestador de Serviços: Atendimentos Clínicos (200 horas) e Estudos Teóricos e Práticos (80 horas). Totalizando 380 horas


Núcleo de Reabilitação em Linguagem e Cognição, RELINC/UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 6
Outras informações
Planejamento de sessões, discussão de casos e pesquisa (100 horas - 11/2010 até 12/2012). Sessões de avaliação e reabilitação em linguagem e cognição (400 horas - 01/2011 até 12/12). Reuniões Clínicas do Núcleo de Reabilitação em Linguagem e Cognição (200 horas - 01/2011 até 12/2012). Estudos Teóricos Práticos (200 horas - 01/2011 até 12/2012).


Bitácora - Centro de Neuropsicologia, BITÁCORA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 6
Outras informações
Neuropsicologia Clínica - Avaliação e Intervenção (crianças, adolescentes, adultos e idosos). Psicoterapia Cognitiva.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 14
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva - Neurocog.


Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estágio Curricular Graduação, Enquadramento Funcional: Estagiário de Psicologia, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio curricular de Psicologia e Processos de Promoção e Prevenção da Saúde, desenvolvido no Programa da Saúde da Família - Acadêmico (PSF-A) Unidade Básica de Saúde Vila União, Canoas

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 10
Outras informações
Bolsista do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, na pesquisa intitulada "Educação, cultura e meio ambiente: pesquisas e práticas em educação ambiental". No Campus de Canoas, RS.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio Curricular Graduação, Enquadramento Funcional: Estagiário do Serviço de Psicologia, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio Curricular de Psicologia e Processos Clínicos desenvolvido no Complexo Hospitalar ULBRA, Hospital Independência, Porto Alegre

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 10
Outras informações
Bolsista do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica, na pesquisa intitulada "Tecnoestresse em trabalhadores que atuam com tecnologias de informação e comunicação". No Campus de Canoas, RS.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 10
Outras informações
Bolsista do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica na pesquisa intitulada " Emoções envolvidas na realização de comportamentos de risco entre jovens". No Campus de Canoas, RS.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estágio Voluntário Graduação, Enquadramento Funcional: Estágio Voluntário, Carga horária: 6
Outras informações
Acompanhamento de casos em Psicologia Jurídica no Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência - NAVIV, Fórum da Comarca de Canoas, totalizando 160 horas-aula.



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Reabilitação nas afasias expressivas: eficiência e impacto na vida do afásico
Descrição: O projeto visa investigar empiricamente a eficácia de diferentes abordagens terapêuticas no tratamento de afásicos de expressão. As modalidades de terapia estudadas serão a terapia pragmática, a terapia de entonação melódica e a terapia em grupo aliada à musicoterapia e ao uso do teatro. As medidas de eficácia serão baseadas na comparação com controles que não receberão terapia em medidas pré e pós intervenção, bem como avaliações com múltiplas linhas de base e medidas eletrofisiológicas. Na avaliação serão utilizadas tanto medidas de avaliação da linguagem e cognição das afasias, como medidas sensíveis na detecção de possíveis mudanças na comunicação diária do afásico a partir da adoção de questionários de comunicação funcional, tarefas ecológicas e análise discursiva. Além das medidas da linguagem, comunicação e cognição, os possíveis efeitos da terapia em grupo para afásicos devem ser investigados a partir da avaliação de aspectos psicossociais, como a qualidade de vida e o bem estar subjetivo dos afásicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Ambulatório de Neuropsicologia do Serviço de Neurologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Descrição: Objetivo geral: construir um espaço de atenção primária, secundária e terciária à saúde neuropsicológica dos pacientes atendidos no Serviço de Neurologia do HCPA, através de um Ambulatório de Neuropsicologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Sintomas depressivos e agentes estressores em pacientes hemodializados
Descrição: A sintomatologia depressiva bem como os agentes estressores podem definir o curso do tratamento hemodialítico, caracteristicamente longo e invasivo, com um grande impacto no comportamento do paciente, podendo auxiliar ou prejudicar a adesão ao tratamento, dentre outras variáveis. Esse estudo buscou relacionar os índices da sintomatologia depressiva e sua possível associação com agentes estressores presentes no tratamento hemodialítico. Os resultados apontam que existe uma relação entre os índices de sintomatologia depressiva e os estressores em hemodiálise, com uma associação entre os estressores fisiológicos e o índice grave de depressão, bem como dos estressores psicológicos com o índice moderado de depressão. Pode-se observar que o estressor com a maior ocorrência evidencia as alterações do sono, sendo esta diretamente relacionada ás duas dimensões do instrumento, acarretando manifestações tanto psicológicas como fisiológicas. Acredita-se, a partir deste estudo que, quanto mais o paciente acusa incômodos fisiológicos no curso do tratamento hemodialítico, maior será a sua propensão para sintomas graves de depressão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sergio Duarte Junior - Coordenador / Tânia Rudnicki - Integrante.Financiador(es): Universidade Luterana do Brasil - Auxílio financeiro.
2009 - Atual
Avaliação da Percepção, Memória Visual e Praxia Construtiva através do BENTON VISUAL RETENTION TEST: normatização para amostra brasileira
Descrição: Objetivo geral: Avaliar a percepção, memória visual e praxia construtiva de estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitários, assim como de alguns grupos clínicos, através do Benton Visual Retention Test. Objetivos específicos: 1. Estabelecer normas de desempenho no Benton Visual Retention Test para amostras de estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitários, todos neurologicamente saudáveis; 2. Estabelecer normas de desempenho no Benton Visual Retention Test para amostras clínicas, como indivíduos com lesão cerebral adquirida no hemisfério esquerdo e no hemisfério direito (pacientes com diagnóstico neurológico atendidos no Ambulatório de Neuropsicologia do HCPA); 3. Analisar os efeitos dos fatores idade, nível de escolaridade e patologia neurológica sobre o desempenho no Benton Visual Retention Test; 4. Comparar o desempenho de grupos clínicos com patologias neurológicas e seus controles, emparelhados por idade e escolaridade; 5. Investigar a presença de diferentes perfis de desempenho (quantitativo e qualitativo) no Benton Visual Retention Test nos grupos clínicos; 6. Comparar o desempenho dos vários grupos que constituem a amostra dos Estudos 1 e 2 nas formas de Administração A (memória visual) e C (praxia construtiva); 7. Analisar parâmentros psicométricos do instrumento Benton Visual Retention Test...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) .
Integrantes: Sergio Duarte Junior - Integrante / Jerusa Fumagalli de Salles - Coordenador / Claudio Hutz - Integrante / Claudia Lavratti - Integrante / Rodrigo Schames Kreitchmann - Integrante / Michele Beckert - Integrante / Denise Ruschel Bandeira - Integrante / Clarissa Marceli Trentini - Integrante.Financiador(es): Casa do Psicólogo Livraria e Editora - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2008 - 2008
A Pesquisa em Educação Ambiental
Descrição: Considerando que a formação do campo ambiental passa, entre outras coisas, pela produção e validação de um conhecimento legítimo em EA, bem como a formação de especialistas que possam falar pelo campo, a pesquisa desenvolvida desde 2000 dedica-se ao levantamento e análise da produção de pesquisa em educacao ambiental (EA), notadamente no âmbito dos GTs de educação ambiental nas Associações de Pesquisa e Pós-Graduação; em eventos científicos exclusivamente voltados a pesquisa em EA; e iniciou o levantamento em eventos científicos da região Sul. Os recursos metodológicos utilizados são o levantamento e analise quantitativa do perfil dos trabalhos apresentados nos dois principais eventos científicos de educação ambiental em nível nacional, quais sejam, o Grupo de trabalho (GT) Meio ambiente, educação e sociedade pertencente a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa Ambiente e Sociedade - ANPPAS; e o Grupo de Estudos (GE) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ANPED, e as edições do Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Os resultados parciais apontam para algumas tendências convergentes nos espaços pesquisados: predominância de doutores e doutorandos sobre mestres e mestrandos; do gênero feminino sobre o masculino entre os autores. Em termos da proveniência da produção de pesquisa em nível nacional, ha expressiva presença das regiões SE e Sul sobre outras do pais. O vínculo dos autores de trabalhos com instituições públicas de ensino superior predomina sobre os autores vinculados a IES privadas. A pesquisa segue incorporando anualmente os resultados da produçao de pesquisa nos eventos mencionados. Sao produtos da pesquisa trabalhos apresentados em seminários (ANPED Sul, 2008) e artigos publicados em periódicos científicos. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sergio Duarte Junior - Integrante / Isabel Cristina de Moura Carvalho - Coordenador.Financiador(es): Universidade Luterana do Brasil - Auxílio financeiro.
2007 - 2007
Tecnoestresse em trabalhadores que atuam com Tecnologias de Informação e Comunicação
Descrição: As tecnologias de comunicação e informação (TIC) têm provocado profundas transformações em praticamente todas as áreas de atividade humana, envolvendo economia, política, cultura, a própria organização do tecido social e das relações interpessoais, com reflexos visíveis sobre o trabalho humano, trazendo conseqüências para a saúde mental do trabalhador. O uso de tecnologia tem se associado ao estresse psicológico, sendo atualmente nomeado de tecnoestresse. O tecnoestresse tem sido definido como estado psicológico negativo relacionado com o uso de TIC ou ameaça de seu uso futuro. Este estado está condicionado pela percepção de um desajuste entre as demandas e os recursos relacionados ao uso de TIC que conduz a um alto nível de ativação psicofisiológica não prazerosa levando ao desenvolvimento de atitudes negativas frente às TICs. Assim, o presente projeto de investigação de delineamento observacional analítico de corte transversal, pretende identificar a relação existente entre tecnoestresse, variáveis demográficas, profissionais e psicossociais assim como seus preditores em trabalhadores que atuam com tecnologias de informação e comunicação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Sergio Duarte Junior - Integrante / Mary Sandra Carlotto - Coordenador.Financiador(es): Universidade Luterana do Brasil - Auxílio financeiro.
2006 - 2006
Emoções envolvidas na realização de comportamentos de risco entre jovens
Descrição: Objetiva identificar o papel das emoções na realização de comportamentos de risco. Isto é, visa compreender porque, embora tendo conhecimento e informação acerca de comportamentos de risco e formas de prevenção, os jovens seguem apresentando esse tipo de conduta. Um dos possíveis fatores imbricados neste tema diz respeito às emoções como variável interveniente entre a intenção e a realização de comportamentos de risco. Em geral, parece que os objetivos que se propõem à regulação do afeto são instrumentais nas decisões de jovens na realização de comportamentos de risco (Cox e Klinger, em Caffray e Schneider, 2000). Estudo no contexto das escolas da cidade de Canoas-RS, com jovens de terceiro ano do ensino médio. São avaliadas as experiências destes jovens nos comportamentos de risco no trânsito, conduta sexual sem proteção, consumo de álcool e drogas e enfrentamentos violentos. São avaliadas algumas emoções básicas no continuum antes, durante e depois da realização de determinado comportamento juntamente com outros aspectos relativos a atitudes, valoração de amigos e familiares, intenção de repetição, entre outros. Todos estes, aspectos comtemplados pela Teoria do Comportamento Planificado TCP (Azjen 1988, 1991; Azjen e Madden, 1986), com exceção das emoções..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Sergio Duarte Junior - Integrante / Sheila Gonçalves Câmara - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SIQUEIRA, MAITY2017SIQUEIRA, MAITY ; DUARTE JUNIOR, SERGIO ; PEREIRA, LAURA BAIOCCO ; FERRARI, CAROLINE GIRARDI ; LOPES, NICHELE . Compreensão de expressões idiomáticas em período de aquisição da linguagem. Letras de Hoje, v. 52, p. 391-400, 2017.

2.
SEGABINAZI, J. D.2013SEGABINAZI, J. D. ; DUARTE JUNIOR, S. ; BANDEIRA, R.D. ; TRENTINI, C. M. ; HUTZ, C. ; SALLES, J.F. . Teste de Retenção Visual de Benton: apresentação do manual brasileiro. Avaliação Psicológica (Impresso), v. 12, p. 429-432, 2013.

3.
Sbicigo, Juliana Burges2013Sbicigo, Juliana Burges ; Nobre, Alexandre ; Rodrigues, Jaqueline ; Piccolo, Luciane ; Zortea, Maxciel ; DUARTE JUNIOR, S. ; SALLES, J. F. . Tasks for assessment of the episodic buffer: a systematic review. Psychology & Neuroscience (Impresso), v. 6, p. 331-343, 2013.

4.
DUARTE JUNIOR, S.2006 DUARTE JUNIOR, S.; CAMARA, S. G. ; CARISSIMI, A. ; LEAL, A. M. ; SCUR, M. D. ; LEONARDI, R. ; SILVA, T. D. ; CARLOTTO, M. S. . Meninos e meninas na adolescência: diferenças na forma de lidar com situações estressantes. Revista de Iniciação Científica da ULBRA, v. 5, p. 183, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
BRANDAO, L. ; BAUER, M. ; DUARTE JUNIOR, S. . Mudança paradigmática na reabilitação da afasia: uma experiência de terapia em grupo. In: Denise Ren da Fontoura; Luciana Tisser; Orlando Bueno; Silvia Bolognani; Thirzá Frison. (Org.). Teoria e Prática na reabilitação Neuropsicológica. 1ed.São Paulo: Vetor, 2017, v. 1, p. 419-457.

2.
RODRIGUES, J. C. ; DUARTE JUNIOR, S. ; CZERMAINSKI, F. R. ; SALLES, J.F. . O Teste de Retenção Visual de Benton, funções neuropsicológicas investigadas e indicações para uso em neuropsicologia. In: Jerusa Fumagalli de Salles, Denise Ruschel Bandeira, Clarissa Marceli Trentini, Joice Dickel Segabinazi, Claudio Simon Hutz.. (Org.). Teste de Retenção Visual de Benton (BVRT): livro de instruções. 1ed.São Paulo: Vetor, 2015, v. 1, p. 17-26.

3.
SEGABINAZI, J. D. ; DUARTE JUNIOR, S. ; ZORTEA, M. ; ZANINI, A. M. ; WAGNER, G. P. ; TRENTINI, C. M. ; SALLES, J.F. . Evidências de validade de critério do Teste de Retenção Visual de Benton. In: Jerusa Fumagalli de Salles, Denise Ruschel Bandeira, Clarissa Marceli Trentini, Joice Dickel Segabinazi, Claudio Simon Hutz.. (Org.). Teste de Retenção Visual de Benton (BVRT): livro de instruções. 1ed.São Paulo: Vetor, 2015, v. 1, p. 35-46.

4.
SALLES, J.F. ; BANDEIRA, R.D. ; TRENTINI, C. M. ; DUARTE JUNIOR, S. ; LAVRATTI, C. ; SEGABINAZI, J. D. . Instruções de pontuação do Teste de Retenção Visual de Benton. In: Jerusa Fumagalli de Salles; Denise Ruschel Bandeira; Clarissa Marceli Trentini; Joice Dickel Segabinazi; Claudio Simon Hutz.. (Org.). Teste de Retenção Visual de Benton (BVRT): livro de instruções.. 1ed.São Paulo: Vetor, 2015, v. 1, p. 59-92.

5.
SEGABINAZI, J. D. ; DUARTE JUNIOR, S. ; SOUZA, T. S. L. ; SCHARDOSIM, N. M. O. . Desempenho no Teste de Retenção Visual de Benton de uma criança com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). In: Jerusa Fumagalli de Salles; Denise Ruschel Bandeira; Clarissa Marceli Trentini; Joice Dickel Segabinazi; Claudio Simon Hutz. (Org.). Teste de Retenção Visual de Benton (BVRT): livro de instruções. 1ed.São Paulo: Vetor, 2015, v. 1, p. 135-142.

6.
DUARTE JUNIOR, S.; SEGABINAZI, J. D. ; SOUZA, T. S. L. . Desempenho no Teste de Retenção Visual de Benton em um caso de Traumatismo Cranioencefálico (TCE). In: Jerusa Fumagalli de Salles; Denise Ruschel Bandeira; Clarissa Marceli Trentini; Joice Dickel Segabinazi; Claudio Simon Hutz. (Org.). Teste de Retenção Visual de Benton (BVRT): livro de instruções. 1ed.São Paulo: Vetor, 2015, v. 1, p. 117-122.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DUARTE JUNIOR, S.; CARISSIMI, A. ; OLIVEIRA, E. ; SCUR, M. D. ; KAUFFMANN, P.R. ; CARLOTTO, M. S. ; CAMARA, S. G. . Síndrome de Burnout em estudantes de Psicologia. In: Mostra Unisinos de Iniciação Científica, 2007, São Leopoldo. Mostra Unisinos de Iniciação Científica, 2007.

2.
DUARTE JUNIOR, S.; CARLOTTO, M. S. ; CAMARA, S. G. ; GOBBI, M. D. ; ZANLUCH, R. . O desemprego e sua relação com a síndrome de Burnout. In: Mostra UNISINOS de Iniciação Científica, 2006. Mostra UNISINOS de Iniciação Científica, 2006.

3.
DUARTE JUNIOR, S.; CAMARA, S. G. ; CARLOTTO, M. S. ; LEONARDI, R. ; CARISSIMI, A. ; SILVA, T. D. ; OLIVEIRA, E. . Estratégias de Coping utilizadas por jovens estudantes de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre. In: Mostra UNISINOS de Iniciação Científica, 2006, São Leopoldo. Mostra UNISINOS de Iniciação Científica, 2006.

4.
DUARTE JUNIOR, S.; CAMARA, S. G. ; LEAL, A. M. ; OLIVEIRA, E. ; CARISSIMI, A. ; LEONARDI, R. ; SILVA, T. D. . Comportamentos de risco em estudantes de ensino médio: diferenças entre os sexos.. In: XVIII Salão de Iniciação Científica, UFRGS, 2006, Porto Alegre. XVIII Salão de Iniciação Científica, UFRGS, 2006.

5.
DUARTE JUNIOR, S.; CARLOTTO, M. S. ; SILVA, T. D. ; LEONARDI, R. ; CARISSIMI, A. ; OLIVEIRA, E. ; LEAL, A. M. . Estratégias de Coping em adolescentes: diferenças entre os gêneros. In: XVIII Salão de iniciação Científica, UFRGS, 2006, Porto Alegre. XVIII Salão de Iniciação Científica, UFRGS, 2006.

6.
DUARTE JUNIOR, S.; CAMARA, S. G. ; CARLOTTO, M. S. ; LEONARDI, R. ; OLIVEIRA, E. ; CARISSIMI, A. ; SILVA, T. D. ; SCUR, M. D. . Diferenças de gênero na utilização de estratégias de coping na adolescência. In: XII Salão de iniciação Científica da ULBRA, 2006, Canoas. XII Salão de Iniciação Científica da ULBRA, 2006.

7.
DUARTE JUNIOR, S.; CAMARA, S. G. ; CARLOTTO, M. S. ; OLIVEIRA, E. . Intenção de realização de comportamento sexual de risco entre adolescentes: fatores de risco e proteção.. In: Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2006, Canoas. Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2006.

8.
DUARTE JUNIOR, S.; CARLOTTO, M. S. ; CAMARA, S. G. ; OLIVEIRA, E. S. ; ZANLUCH, R. . Preditores da Síndrome de Burnout em trabalhadores em situação de desemprego.. In: Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2006, Canoas. Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2006.

9.
DUARTE JUNIOR, S.; CAMARA, S. G. ; CARLOTTO, M. S. ; LEAL, A. M. ; LEONARDI, R. ; OLIVEIRA, E. ; CARISSIMI, A. ; SILVA, T. D. . Diferenças de Gênero na realização de comportamentos de risco em adolescentes escolares.. In: XII Salão de Iniciação Científica da ULBRA, 2006, Canoas. Salão de Iniciação Científica da ULBRA, 2006.

10.
DUARTE JUNIOR, S.; CARLOTTO, M. S. ; CAMARA, S. G. ; OLIVEIRA, E. S. ; ZANLUCH, R. . Síndrome de Burnout em trabalhadores em situação de desemprego.. In: Feira de iniciação Científica e Salão de Extensão, FEEVALE., 2005, Novo Hamburgo. Feria de Iniciação Científica e Salão de Extensão, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
DUARTE JUNIOR, S.; SIQUEIRA, M. S. G. . Aspectos psicométricos na validação de um teste de linguagem figurada: evidências clínicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RINALDI, J. ; FRISON, T. B. ; Landenberger, T. ; DUARTE JUNIOR, S. ; MIRANDA, J. R. . Reabilitação Neuropsicológica: evolução de um caso de traumatismo cranioencefálico em ambiente terapêutico que replica uma casa - Casa Bitácora. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
AYRES, E. P. ; DUARTE JUNIOR, S. . TDAH: Mitos e Verdades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CZERMAINSKI, F. R. ; SEGABINAZI, J. D. ; ZANINI, A. M. ; ZORTEA, M. ; DUARTE JUNIOR, S. ; BANDEIRA, R.D. ; SALLES, J.F. . Normas brasileiras para idosos no Teste de Retenção Visual de Benton (BVRT). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BECKER, N. ; Fontoura, D.R. ; Holderbaum C.S. ; FRISON, T. B. ; BRANDAO, L. ; DUARTE JUNIOR, S. ; SALLES, J.F. ; BAUER, M. . Perfil Neuropsicológico de Pacientes Pós Acidente Cerebrovascular Atendidos no Ambulatório de Neuropsicologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
DUARTE JUNIOR, S.; KREITCHMANN, R.S. ; ZORTEA, M. ; BERNARDI, D. ; SALLES, J.F. . Desempenho de amostra de crianças no Teste de Retenção Visual de Benton: dados preliminares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CAMARA, S. G. ; CARLOTTO, M. S. ; DUARTE JUNIOR, S. ; OLIVEIRA, E. ; CARISSIMI, A. ; SILVA, T. D. ; LEONARDI, R. ; OLIVEIRA, E. S. . Coping em estudantes de ensino médio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CARLOTTO, M. S. ; CAMARA, S. G. ; GOBBI, M. D. ; DUARTE JUNIOR, S. ; ZANLUCH, R. ; OLIVEIRA, E. S. . Fatores associados ao desemprego e síndrome de Burnout. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CAMARA, S. G. ; CARLOTTO, M. S. ; DUARTE JUNIOR, S. ; OLIVEIRA, E. . Varíáveis associadas à intenção de repetição de comportamentos sexuais de risco entre adolescentes.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
DUARTE JUNIOR, S.. Acompanhamento à Saúde Cognitiva e Emocional no Envelhecimento. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material informativo).

2.
DUARTE JR., SÉRGIO. Epilepsia e Aprendizagem. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material informativo).

3.
DUARTE JUNIOR, S.. A Expressão Neuropsicológica sob os efeitos do vírus HIV-1. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material informativo).

4.
PICOLI, G. ; MIRANDA, J. R. ; SCHIMIDT, L. F. ; Landenberger, T. ; DUARTE JUNIOR, S. . Neuropsicologia da Microcefalia no contexto do Zika Vírus. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialinformativo).

5.
DUARTE JUNIOR, S.. Síndrome de Dandy-Walker e o desenvolvimento neuropsicológico da criança. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialinformativo).

6.
DUARTE JUNIOR, S.. O exercício das relações humanas ? Teoria da Mente e cotidiano. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialinformativo).

7.
DUARTE JUNIOR, S.; MIRANDA, J. R. . Síndrome de Balint e as alterações no processamento visual. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialinformativo).

8.
DUARTE JUNIOR, S.. Crianças que respiram pela boca e as alterações na aprendizagem. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialinformativo).

9.
DUARTE JUNIOR, S.. O Processo Diagnóstico dos Transtornos da Aprendizagem. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Orientação Técnica).

10.
DUARTE JUNIOR, S.. Neuropsicologia - da teoria à prática clínica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SIQUEIRA, M. S. G.; DUARTE JUNIOR, S.. Participação em banca de Priscila Borba Borges.A RELAÇÃO ENTRE OS CINCO GRANDES FATORES DA PERSONALIDADE, O SEXO E ASPECTOS LINGUÍSTICOS EM NARRATIVAS PESSOAIS ESCRITAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Congresso Internacional sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento. Aspectos psicométricos na validação de um Teste de Linguagem Figurada: evidências clínicas. 2017. (Congresso).

2.
X Congresso Brasileiro de Neuropsicologia. Desempenho de amostra de crianças no Teste de Retenção Visual de Benton: dados preliminares. 2009. (Congresso).

3.
Mostra Unisinos de Iniciação Científica.Síndrome de Burnout em estudantes de Psicologia. 2007. (Outra).

4.
Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica.Intenção de realização de comportamento sexual de risco entre adolescentes: fatores de risco e proteção.. 2006. (Outra).

5.
Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica.Preditores da Síndrome de Burnout em trabalhadores em situação de desemprego.. 2006. (Outra).

6.
Mostra UNISINOS de Iniciação Científica.O desemprego e sua relação com a síndrome de Burnout. 2006. (Outra).

7.
Mostra UNISINOS de Iniciação Científica.Estratégias de Coping utilizadas por jovens estudantes de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre. 2006. (Outra).

8.
XII Salão de Iniciação Científica da ULBRA.Diferenças de Gênero na realização de comportamentos de risco em adolescentes escolares.. 2006. (Outra).

9.
XII Salão de Iniciação Científica da ULBRA.Diferenças de gênero na utilização de estratégias de coping na adolescência. 2006. (Outra).

10.
XVIII Salão de Iniciação Científica, UFRGS.Estratégias de coping em adolescentes: diferenças entre os gêneros. 2006. (Outra).

11.
XVIII Salão de Iniciação Científica, UFRGS.Comportamentos de risco em estudantes de ensino médio: diferenças entre os sexos.. 2006. (Outra).

12.
Feira de iniciação Científica e Salão de Extensão, FEEVALE..Síndrome de Burnout em trabalhadores em situação de desemprego. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DUARTE JUNIOR, S.. V Jornada Gaúcha de Psicologia Hospitalar. 2006. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
AYRES, E. P. ; DUARTE JUNIOR, S. . TDAH: Mitos e Verdades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
DUARTE JUNIOR, S.. Neuropsicologia - da teoria à prática clínica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


- Monitor do 3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 3º SBECE. De 4 a 6 de agosto de 2008, na Universidade Luterana do Brasil, Campus de Canoas, RS.



- Membro Secretário da Liga de Dependência Química, Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre/Viva-Voz, 2007-2008.


- Estágio em Psicopatologia no Instituto de Educação Pestalozzi, Canoas, RS. 2007.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 10:45:39