Caroline Barreto de Lima

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  • Última atualização do currículo em 16/08/2015


Carol Barreto é Designer de Moda, Docente e Membro de Colegiado do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade da Universidade Federal da Bahia, atrelada ao do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM), órgão suplementar da UFBA. Doutoranda no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade - PosCultura - IHAC - UFBA (2015). Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade UEFS (bolsista CAPES - 2008) e Especialista em Desenho UEFS (2007), Possui graduação em Licenciatura em Letras com Inglês pela UEFS (2004). Integrante da linha de pesquisa Gênero, Cultura e Arte do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA). Tem experiência na área dos estudos de Gênero, Sexualidade, Relações étnico/raciais e Moda, atuando principalmente nos seguintes temas: aparência, cultura, gênero e suas interseccionalidades. Desenvolve trabalhos relacionados aos processos de redesenho na moda, averiguando as relações entre a linguagem, moda, o vestuário e a construção dos caracteres do gênero e das identidades sexuais. É colaboradora no programa de pós-graduação em Desenho, Cultura e Interatividade da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e docente no curso de graduação em Design de Moda da Unime. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Caroline Barreto de Lima
Nome em citações bibliográficas
BARRETO;Carol.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Cultura e Sociedade.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: AS EXPRESSÕES DE RAÇA/ETNIA E GÊNERO/SEXUALIDADE NA MODA: A APARÊNCIA COMO ATIVISMO POLÍTICO,
Orientador: Renata Pitombo Cidreira.
Palavras-chave: Estudos Feministas e de Gênero; Gênero, Aparência e Cultura; Sexualidade.
2006 - 2008
Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Título: Moda e Expressão Sexual: redesenho e construção da aparência no grupo das travestis de Salvador.,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Edson Dias Ferreira..
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Moda, Redesenho, Travestilidade..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design de Moda.
Setores de atividade: Outros.
2005 - 2006
Especialização em Especialização em Desenho.. (Carga Horária: 600h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Título: Moda e expressão sexual: um redesenho de si mesmo.
Orientador: Prof. Robérico Celso.
2000 - 2004
Graduação em Licenciatura em Letras com Inglês.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Título: Moda e Expressão Individual: Customização e Vintage ..
Orientador: Profº Robérico Celso..




Formação Complementar


2014 - 2014
Genealogias Pós-Pornô e PornoAtvismo - NEIM. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2005 - 2005
Estilismo e Produção de Moda. (Carga horária: 380h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.
2005 - 2005
Styling e Imagem de Moda masculina. (Carga horária: 10h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.
2005 - 2005
Coleção de Moda. (Carga horária: 8h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.
2005 - 2005
Cultura de Moda. (Carga horária: 8h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Outras informações
Docente do curso de Graduação em Gênero e Diversidade, na área de Gênero, Linguagem, Cultura e Comunicação.

Atividades

03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , NÚCLEO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A MULHER NEIM UFBA, .

08/2011 - Atual
Extensão universitária , NÚCLEO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A MULHER NEIM UFBA, .

Atividade de extensão realizada
Curso Gênero e Diversidade na Escola.
03/2011 - Atual
Ensino, Estudo de Gênero e Diversidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gênero e Comunicação
Gênero e Cultura
Gênero e Linguagem
Gênero e Sexualidade
Introdução aos Estudos de Gênero
Orientação Monográfica I
Seminário Temático Gênero, Feminismo e Educação

União Metropolitana de Educação e Cultura, UNIME, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora horista, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de graduação e responsável por extensão universitária na área de eventos e pesquisa em design de moda.

Atividades

03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNIME, .

03/2011 - Atual
Extensão universitária , UNIME, .

Atividade de extensão realizada
Execução das coleções para a Dakar Fashion Week - Senegal.
02/2010 - Atual
Ensino, CST Design de Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Moda
Criatividade
História da Moda
Optativa - Planejamento e organização de eventos
Pesquisa e Criação I
Pesquisa e Criação II - Laboratório de produção de moda
Sociologia, Cultura e Moda

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Substituta, Carga horária: 12
Outras informações
Coordenadora Substituta no Curso de Especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação, Turma 05, na Unidade EAD, pólo integrante da Rede EAD SENAC do Centro Nacional de Educação à Distância.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Tutora, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 12
Outras informações
Coordenadora dos cursos de Pós-Graduação EAD abaixo listados: - Gestão Cultural; - Artes Visuais, Cultura e Criação.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Tutora, Enquadramento Funcional: Professora EAD tutoria da Especialização, Carga horária: 12
Outras informações
Professora EAD - tutoria da Especialização em 'Artes Visuais: Cultura e Criação' e da Especialização em Gestão Cultural.


Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Bolsista projeto extensão, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, organizadora e professora, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista de estágio em Projeto de Extensão do Projeto: Curso de Moda Customizada e Vintage" sob a orientação da Professora Dr. Gláucia Maria Costa Trinchão. Docente e organizadora do curso no período compreendido entre 01/09/2002 a 30/08/2005.


Faculdade da Cidade do Salvador, FCS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Particular, Enquadramento Funcional: Professora e designer de moda., Carga horária: 40
Outras informações
Docente, responsável pelo planejamento e organização dos eventos vinculados ao curso de Design de Moda. Coordenadora de projetos. Atualmente ministra disciplinas como Trabalho de Conclusão de Curso, História da Moda, Projeto II - Moda feminina, Projeto IV - Editorial de Moda, Tópicos Espeiciais em Design.

Atividades

08/2007 - 12/2012
Ensino, Design de Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Moda e da Indumentária
Optativa II: Seminários Avançados em Moda,
Planejamento e Organização de eventos
Projeto IV - Styling para desfiles de moda.
TCC: Trabalho de Conclusão de Curso
Teoria e Técnica de Consultoria de Moda

Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Particular, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação, Carga horária: 6

Atividades

02/2008 - 12/2011
Ensino, Design de Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Moda e da Indumentária
Styling - construção de imagem de moda.
Teoria da Moda

Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Particular, Enquadramento Funcional: Professor Graduação, Carga horária: 12

Atividades

02/2008 - 06/2010
Ensino, Design de Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação, Arte e Cultura
Desenvolvimento de Coleção
Estamparia
História da Moda e da Indumentária

Espaço de Crescimento Integral do Ser., ECIS., Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de lingua inglesa

Atividades

2004 - 2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Escola Municipal Sonho Meu, EMSM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Artística

Atividades

2005 - 2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
Educação Artística


Linhas de pesquisa


1.
A aparência como ativismo político.
2.
Processos criativos atrelado aos estudos de gênero e raça para execução das coleções de moda na Dakar Fashion Week - Senegal e no Dragão Fashion Brasil - Fortaleza - CE
3.
Gênero, Cultura e Arte.
4.
Moda, Aparência,corpo, sexualidade e relações étnico-raciais.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Narrativas da aparência: a materialização do discurso sobre gênero/sexualidade e raça/etnia na história da moda.
Descrição: Este trabalho visa tecer considerações acerca das relações entre os Estudos de Gênero e História, construindo por meio da Análise da Imagem e da Análise do Discurso Crítica (ADC) uma averiguação acerca dos processos de documentação empreendidos na elaboração e registro presentes em obras artísticas e didáticas, no tocante à expressão das identidades de gênero/sexualidade e raça/etnia. Para construção dos dados e da análise proposta, se pretende investigar imagens de ilustração e fotografias do século XIX, que compõem o acervo Iconográfico do Museu do Traje e do Têxtil, localizado em Salvador - BA e compará-los aos registros referentes à história das aparências no século XIX no Brasil, no tocante à expressão da diversidade étnico/racial e de gênero/sexualidade presentes na bibliografia de História da Moda e da Indumentária publicada no Brasil na atualidade. O plano de trabalho consiste no aprofundamento teórico e análise crítica dos estudos sobre gênero, mulheres e feminismos, sexualidades, relações étnico-raciais e design de moda, através de pesquisa bibliográfica sobre o tema e, suas possíveis relações e aplicações nos estudos sobre moda e aparência e sobre a construção do arcabouço teórico de nossa pesquisa, especificamente. Elaboração de pesquisa no acervo iconográfico da Museu do Traje e do Têxtil; Elaboração de pesquisa no acervo de vestuário da Museu do Traje e do Têxtil; Seleção e registro das imagens e pesquisa quantitativa; Análise das fichas de documentação; Aplicação da metodologia ADC; Descrição interpretativa das imagens; Pesquisa sobre as publicações com a temática de história da moda e da indumentária no Brasil e na Bahia desde o século XIX até a atualidade; Produção de textos sobre os eixos temáticos gerais da pesquisa: moda, indumentária, aparência, gênero, mulheres, feminismos, sexualidade e relações étnico-raciais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Caroline Barreto de Lima - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa.
2013 - Atual
As Expressões de Raça/Etnia e Gênero/Sexualidade na Moda: a aparência como ativismo político
Descrição: Esta pesquisa visa elaborar uma análise acerca das relações entre os Estudos de Gênero e os Processos Criativos empreendidos na criação de obras artísticas e de design, no tocante à expressão das identidades, construção de pensamento político e reconhecimento da materialidade das linguagens escolhidas ao compor narrativas que, a partir de um pensamento contra-hegemônico, componham de modo estratégico, outras representações. Elegendo como ícones de padrões de sofisticação e beleza as linguagens do Desfile e do Editorial de Moda como um Processo de criação de imagens e performance artística relacionadas a um conceito canônico que reproduz em moda padrões recorrentes - comumente conhecidos e criticados por produzir modelos de beleza hegemônicos, eurocentrados e estereotipados (BARRETO & ROSA, 2012), o Projeto de pesquisa consiste na análise da produção e dos processos criativos envolvidos no design de moda, considerando sua presença como um suplemento ao corpo e à materialidade do gênero em suas várias posicionalidades. A análise visa demonstrar ainda como o engajamento performático possibilitado pela moda atribui novos usos para o sentido comum imposto ao vestuário, deslocando sua funcionalidade enquanto produto para ser consumido para o do espaço (des)articulador de noções sobre corpo, identidade, arte e indústria cultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Caroline Barreto de Lima - Coordenador / Laila Andresa Cavalcante Rosa - Integrante / Leandro Soares da Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 5


Projetos de extensão


2014 - 2014
Sobre Corpos, Paisagens e Sonoridades: Desconstruindo Estereótipos de Nordeste com Moda e Música.
Descrição: Contribuindo para a desconstrução do Homem como categoria universal, construiremos um debate que aponta para descolonização criativa dos nossos corpos e ações. Mapeando as materializações discursivas (nas falas, gestos, escritas e instituições) que cerceiam nossos corpos ou contribuem à subversão dos padrões por meio da moda e da música, de forma a reconhecer e respeitar as diferenças dos vários grupos sociais: negros, quilombolas, pessoas com deficiência, povos indígenas, trabalhadores do campo, mulheres, LGBTTIQ, entre outros. Por meio da criação artística como forma de expressão de outras identidades, visamos contribuir ao combate das muitas manifestações de discriminação e preconceito. O curso está fundamentado em um conjunto de conceitos e teorias pró-equidade (feministas e pós-coloniais), tendo como referências as práticas vivenciadas pelas docentes e discentes no reforço das formas de enfrentamento ao preconceito e discriminação de pessoas e grupos subalternizados por meio das artes. O curso contará com a participação de duas professoras da UFBA - Coordenadora: Prof. Ma. Caroline Barreto de Lima, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas FFCH - UFBA e segunda professora: profa. Dra. Laila Andresa Cavalcante Rosa. Profa Adjunta da Escola de Música/Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA, Escola de Música/Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA - que, além de suas carreiras acadêmicas, investem na carreira artística produzindo performances com as temáticas em questão, e, juntas têm produzido escritas sobre processos criativos atrelados aos estudos de gênero, raça e sexualidades. Num caráter interdisciplinar entre as artes, a literatura, a música e a moda em interação com os marcadores sociais supracitados e a práticas artísticas, esperamos abrir um espaço de troca de experiências, considerando a multiplicidade possível dentre o público integrante do curso como parte central para o debate sobre diversidade e interdisciplinaridade no fazer artístico enquanto campo do político e das subjetividades múltiplas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Caroline Barreto de Lima - Coordenador / Laila Andresa Cavalcante Rosa - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa.
2013 - 2014
Abrindo a Roda: toda a Escola pela Diversidade
Descrição: O Projeto: Abrindo a Roda: toda a Escola pela Diversidade está fundamentado em um conjunto de conceitos e teorias, tendo como referências as práticas vivenciadas e as formas de enfrentamento de pessoas e grupos ao preconceito e discriminação. Este projeto de cunho pedagógico não pretende só diagnosticar a presença de preconceitos e discriminação nas escolas. Seu objetivo é tentar compreender como são abordadas as diversidades nas escolas, identificar a existência da homofobia, racismo e discriminação à mulher nas escolas, e apontar as causas que originam e permitem a sua reprodução. Além de localizar as políticas públicas voltadas para o combate dessas práticas e as causas que fazem com que essas políticas não apresentem o efeito esperado de reduzir a homofobia, a discriminação e preconceito. Neste sentido o Projeto Abrindo a Roda: toda a Escola pela Diversidade é um projeto interdisciplinar, envolve profissionais de área do conhecimento diversas, como Sociologia, Ciência Política, Gênero e Diversidade, História, Pedagogia. A sua natureza interdisciplinar desenvolve várias etapas de atividades que articulam ensino programa de cursos e oficinas, capacitação da equipe -, pesquisa - diagnóstico, banco de dados, investigação científica e bibliográfica, e atividades de extensão criação de grupos de debates, montagem da Feira da Diversidade, criação da rede de cooperação, elaboração de materiais didáticos e de divulgação. .
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Caroline Barreto de Lima - Coordenador / Mariangela Moreira Nascimento - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.
2013 - 2013
POSSÍVEIS ICONOGRAFIAS DA DIÁSPORA: UM DIÁLOGO ENTRE AS ARTES VISUAIS, MODA E MÚSICA.
Descrição: A presente proposta traz à tona a problematização das identidades, da produção da diferença no contexto de nação e também transnacional, tomando como referência a abordagem de Stuart Hall sobre tais questões e de pensadoras feministas negras pós-coloniais que debatem sobre os marcadores sociais como raça/etnia, gênero, identidade sexual/sexualidade, geração, classe social, não somente por meio dos debates teóricos como também no olhar e fazer da arte contemporânea. Desse modo, propomos novos modos de ver e experimentar as fronteiras entre o ativismo político e A arte, a partir da reflexão sobre O Por que e como fazer novas formas de vida articulando estes marcadores numa perspectiva que une arte e política. Em módulos, o curso pretende trazer para a prática do fazer artístico as linguagens das artes visuais, da moda (pensando no corpo como território identitário, político e cultural primeiro) e da música. O que nos interessa é a possibilidade de provocar práticas criadoras por meio da desconstrução e análise dos discursos hegemônicos e das representações sociais dominantes ao experimentar uma variedade de práticas artísticas interdisciplinares interagindo com as artes visuais, moda e música, através de exploração da maneira como as idéias se tornam forma de visualização de imagens juntamente à leitura de textos teóricos, históricos e contemporâneos de artistas, críticos e jornalistas que informam sobre a evolução da arte contemporânea e o debate feminista, antiracista, não-sexista e LGBTTIQ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Caroline Barreto de Lima - Coordenador / Laila Andresa Cavalcante Rosa - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2013 - Atual
A Cor da Bahia: Programa de Pesquisa e Formação em Relações Raciais, Cultura e Identidade Negra na Bahia. UFBA
Descrição: A Cor da Bahia: Programa de Pesquisa e Formação em Relações Raciais, Cultura e Identidade Negra na Bahia. Projeto Pró- equidade na pós-graduação, fruto da parceria da Universidade Federal da Bahia com a Fundação Carlos Chagas e financiamento da Fundação Ford, que visa a implementação de um curso de formação pré-acadêmica, buscando a preparação para a seleção aos programas de pós-graduação das universidades públicas e privadas brasileiras. Este projeto está registrado junto a Pró-reitoria de Extensão da UFBA sob o número 4862. Como docente do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade, integro o quadro de tutoras/preceptoras, que tem como função orientar discentes na confecção do anteprojeto de pesquisa para os exames de seleção nos programas de mestrado da UFBa e/ou universidades brasileiras..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Caroline Barreto de Lima - Coordenador / Cloves Luiz Pereira Oliveira - Integrante / Maria Salete Souza de Amorim - Integrante / Paula Cristina da Silva Barreto - Integrante / Rosangela Janja Araújo - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Estudos Feministas e de Gênero.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Estudos Culturais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Design de Moda.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Artes.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Concursos Novos Talentos da Moda, Shopping Barra.
2005
1º lugar no concurso Novos Criadores da Moda"., VL Pontes Organização de eventos..


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Lima, Caroline Barreto de.  Data: 01/01/2014

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARRETO; ROSA, L. A. C. ; JACKSON, D. . Possíveis Iconografias da Diáspora: Diálogos entre as Artes Visuais Moda e Música.. Revista Contorno - Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador - BA, , v. 01, p. 21 - 33, 13 jan. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARRETO; SILVA, L. S. . Gênero, cultura e linguagem: narrativas da aparência. In: ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2014, SALVADOR. X ENECULT, 2014. v. 1-2014.

2.
BARRETO; SILVA, L. S. . Narrativas da Aparência: a materialização do gênero no design de moda. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 10: Desafios Atuais dos Feminismos, 2013, Santa Catarina - Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero 10: Desafios Atuais dos Feminismos, 2013.

3.
BARRETO. Modelando a Aparência: Corpo e Redesenho no Universo das Travestis. In: V Colóquio de Moda, 2009, Recife-PE. V Colóquio de Moda, 2009.

4.
BARRETO. Redesenho e Construção da Aparência dentre o Grupo das Travestis de Salvador. In: IV Colóquio de Moda, 2008, Novo Hamburgo-RS. IV Colóquio de Moda, 2008.

5.
OLIVEIRA, A. L. ; SILVEIRA, C. S ; BARRETO . Moda socialmente correta: a ergonomia aplicada às roupas das deficientes cadeirantes. In: IV Colóquio de Moda, 2008, Novo Hamburgo-RS. IV Colóquio de Moda, 2008.

6.
BARRETO. Travestilidade: o vestir como desenho e registro de uma mulher idealizada. In: III Colóquio de Moda, 2007, Belo Horizonte - MG. III Colóquio de Moda, 2007.

7.
BARRETO. Moda e Expressão Sexual: o vestir como desenho e registro de uma mulher idealizada.. In: III ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2007, Salvador-BA. III ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2007.

8.
BARRETO. Aparência travesti: redesenho, comportamento e vestimenta.. In: GRAPHICA'2007. XVIII Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e VII Internacional Conference on Graphics Engineering for Arts and Design., 2007, Curitiba-PR. GRAPHICA'2007., 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARRETO; ROSA, L. A. C. . Raça, gênero, sexualidade e moda no corpo: performances, escutas e linguagens .. In: XVII Simpósio Baiano de Pesquisadoras/es sobre Mulheres e Relações de Gênero - Os Estudos Feministas e de Gênero e as matrizes da desigualdade: sexismo, racismo e lesbo-homofobia., 2012, Salvador - BA. XVII Simpósio Baiano de Pesquisadoras/es sobre Mulheres e Relações de Gênero - Os Estudos Feministas e de Gênero e as matrizes da desigualdade: sexismo, racismo e lesbo-homofobia., 2012.

2.
BARRETO. Moda e Expressão Sexual: um redesenho de si mesmo. In: II Colóquio de Moda, 2006, Salvador-BA. II Colóquio de Moda, 2006.

3.
BARRETO. Moda e Expressão Sexual. In: II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade., 2006, Feira de Santana. II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade., 2006.

4.
BARRETO. A história da moda e sua tendência para customização e vintage.. In: VIII Seminário UEFS de Iniciação Científica, 2004, Feira de Santana-BA. VIII Seminário UEFS de Iniciação Científica, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
BARRETO; SILVA, L. S. . Gênero, cultura e linguagem: narrativas da aparência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BARRETO. Conferência de Abertura do I Seminário e Workshop Trançados, Torços e Turbantes da Cultura Afrobrasileira : Estética, Moda, Arte e Religião. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BARRETO. Registros imagéticos: a moda na produção do conhecimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BARRETO. Moda e Identidade afro-brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BARRETO; SILVA, L. S. . Narrativas da Aparência: a materialização do gênero no design de moda.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BARRETO. Mulheres e Homens na Construção de uma História de Igualdade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BARRETO. Moda e Expressão Identitária: a Aparência como Ativismo Político. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BARRETO; JACKSON, D. ; ROSA, L. A. C. ; SILVA, S. M. . Os Processos Criativos e Artísticos atrelados aos Estudos de Gênero e Diversidade: outras faces do ativismo político. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BARRETO. Painel Brasilidade e Baianidade traduzidos para a Economia Criativa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BARRETO; ROSA, L. A. C. . Raça, gênero, sexualidade e moda no corpo: performances, escutas e linguagens. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BARRETO. Moda e Identidade afro-brasileira: apresentações das coleções da marca Carol Barreto e suas relações com as representações identitárias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BARRETO. Travestilidade e Cultura na Bahia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
BARRETO. Pele, Cartografias do Tempo sobre a Pele: gênero, raça e sexualidades na moda. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
BARRETO. Gênero e Cultura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
BARRETO. Travestilidade.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
BARRETO. III Colóquio de Moda. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
BARRETO. III ENECULT Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
BARRETO. Redesenho: moda com responsabilidade sócio-ambiental.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
BARRETO. Moda e Expressão Sexual: o vestir como desenho e registro de uma mulher idealizada.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
BARRETO. Moda e Expressão Sexual: um redesenho de si mesmo .. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
BARRETO. Releitura de Roupas - Moda e Meio Ambiente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
BARRETO. A História da Moda e sua tendência para Customização e Vintage .. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
BARRETO. A História da Moda e sua tendência para Customização e Vintage .. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
BARRETO. "A História da Moda e sua tendência para Customização e Vintage".. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
BARRETO. Curso e Oficina Permanente de Moda Customizada e Vintage .. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VANIN, I. M. ; BARRETO . III Plano Estadual de Políticas para as Mulheres . 2013.

Trabalhos técnicos
1.
BARRETO. Parecerista do Corpo de Especialistas da Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, examinando e emitindo parecer da obra intitulada: A moda numa perspectiva compreensiva , submetida ao Conselho Editorial com vistas à publicação pela EDUFRB.. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARRETO. Dragão Fashion Brasil - conceito. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BARRETO. Dragão Fashion Brasil - resultado. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
BARRETO. Tendências de Moda para inverno 2010. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
BARRETO. Sexualidade. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BARRETO. Carol Barreto Designer de Moda. 2014; Tema: Criação em Design de Moda e Ativismo Político. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARRETO; VANIN, I. M. . Gênero e Diversidade na Escola - GDE. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BARRETO; ROSA, L. A. C. . Reflexões sobre Gênero, Raça e Sexualidades na Cultura a partir da Experiência de Híbrida _performance . 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BARRETO. Reflexões sobre Feminismo, Gênero e Diversidade. tema: Gênero, Cultura e Linguagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BARRETO. Gênero, Estudos Feministas e Sexualidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
BARRETO. Teoria da Moda: Conceito e História. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
BARRETO. Produção de Moda. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
BARRETO. Moda, Artes e Contemporaneidade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
BARRETO. Semana de Moda Center Lapa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
BARRETO. Oficina de Criatividade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
BARRETO. Oficina de Estamparia em Tecido. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
BARRETO. Oficina de Estamparia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
BARRETO. Moda e Expressão Sexual: um redesenho de si mesmo .. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

13.
BARRETO. Oficina de Moda com Responsabilidade Social. 2005. .

14.
BARRETO. Oficina Poesia Pintada. 2004. .

15.
BARRETO. Oficina de Moda com Responsabilidade Social.. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
BARRETO. Oficina de Leitura e Produção Textual: Moda Customizada e Vintage.. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
BARRETO. A história da moda e sua tendência para customização e vintage. . 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Resumo).

18.
BARRETO. Oficina permanente de assistência à comunidades carentes.. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
BARRETO. Oficina Poesia Pintada . 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
BARRETO. Barbies estilizadas .. 2003. (Exposição de Moda).

21.
BARRETO. Curso de Moda Customizada e Vintage.. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
BARRETO. Oficina Poesia Pintada .. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
BARRETO. Semana de Moda Iguatemi Collection . 2002. (Oficina de customização de camisetas.).

24.
BARRETO. Oficina Poesia Pintada .. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
BARRETO. Gestão do diretório acadêmico de Letras e Artes, José Jerônimo de Morais.. 2001. (.Assessoria de Imprensa).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
BARRETO. Moda Híbrida - desfile performace.. 2008. Teatral.

Artes Visuais
1.
BARRETO. Trans, registros de um redesenho mutuo. 2009. Fotografia.

2.
BARRETO. Trans; registros de um redesenho mútuo.. 2008. Fotografia.

3.
BARRETO. Trans; registros de um redesenho mutuo.. 2008. Fotografia.

Outras produções artísticas/culturais
1.
BARRETO. Coleção Fluxus - Dragão Fashion Brasil. 2014 (Semana de Moda Nacional).

2.
BARRETO. Coleção Linhas Vivas - Dakar Fashion Week. 2013 (Semana de Moda Internacional).

3.
BARRETO. Coleção Kalakuta V13. 2013 (Desfile de Moda).

4.
BARRETO. Coleção Gender Trouble Inverno/2013. 2013 (Editorial e coleção de moda).

5.
BARRETO; BRITO, M. S. . Gender Trouble - performance. 2012 (Performance - intervenção urbana).

6.
BARRETO. Coleção Híbrida. 2012 (Desfile de Moda).

7.
BARRETO; ROSA, L. A. C. ; CARVALHO, R. . Híbrida - Performance. 2012 (Performance).

8.
BARRETO. Constelação de Orion - coleção inverno 2011. 2011 (Editorial de Moda).

9.
BARRETO. Coleção do Espiritual na Arte. 2011 (Desfile de Moda).

10.
BARRETO. Cidade Fashion Day. 2010 (Desfile de Moda).

11.
BARRETO. Metamorfoses do Cacau. 2010 (Desfile de Moda).

12.
BARRETO. Salvador - Hamburgo: Passado e Presente da Globalização. 2010 (Desfile de Moda).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BARRETO; SOUZA FILHO, A. A.; GARCIA, R. A. S.. Participação em banca de Kenessy Mnemosyne Souza Moreira. Pelo Cabelo: uma poética sobre o uso do cabelo como expressão da personalidade e de identidade cultural em diversas etnias. . 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Artes Visuais: Cultura) - Rede EAD SENAC.

2.
BARRETO; SOUZA FILHO, A. A.; LOLATA, P. V.. Participação em banca de Bruno Ferreira Pataro. DUO Música e Imagem: natureza em movimento. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Artes Visuais: Cultura) - Rede EAD SENAC.

3.
BARRETO; SOUZA FILHO, A. A.; LOLATA, P. V.. Participação em banca de Célia Maria Lima de Aguiar. Tempo redescoberto: uma reflexão sobre o autorretrato. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Artes Visuais: Cultura) - Rede EAD SENAC.

4.
BARRETO; SOUZA FILHO, A. A.; LOLATA, P. V.. Participação em banca de Manuela Ramos Pereira. Videoclipe da música 'Amor de Carnaval (Decisão)' de Gilberto Gil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Artes Visuais: Cultura) - Rede EAD SENAC.

5.
BARRETO; SOUZA FILHO, A. A.; GARCIA, R. A. S.. Participação em banca de Valmar dos Santos Oliveira. A representação da queda de um Ser Celestial na Arte Sequencial . 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Artes Visuais: Cultura) - Rede EAD SENAC.

6.
BARRETO; SOUZA FILHO, A. A.; LOLATA, P. V.. Participação em banca de Theodomiro Araújo de Souza. Inspiração Retrô e Minimalista na criação de cartazes cinematográficos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Artes Visuais: Cultura) - Rede EAD SENAC.

7.
BARRETO; SOUZA FILHO, A. A.; LOLATA, P. V.. Participação em banca de Sidney Santos Silva. Redesign de peças gráficas observadas sob a ótica da subjetividade: a desconstrução do sentido implícito. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Artes Visuais: Cultura) - Rede EAD SENAC.

8.
SOUZA FILHO, A. A.; BARRETO; LOLATA, P. V.. Participação em banca de Lígia Eugênia Marques Mota. Gil Mário: da figuração à abstração. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Artes Visuais: Cultura) - Rede EAD SENAC.

9.
BARRETO. Participação em banca de Tatiana Oliveira Carvalho. Centro Cultural dos Barris: uma proposta de gestão. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Cultural) - Rede EAD SENAC.

10.
BARRETO. Participação em banca de Iandra Oliveira Haum Mota. Política Cultural do Banco do Nordeste. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Cultural) - Rede EAD SENAC.

11.
BARRETO. Participação em banca de Gina Dourado Rocha Leite. Gestão de Equipamento Cultural: Estudo de Caso do Teatro Vila Velha. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Cultural) - Rede EAD SENAC.

12.
BARRETO. Participação em banca de Telma Maria Delmondes Freitas de Santana. Desenvolvimento integral do Gestor Cultural: um processo em construção. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Cultural) - Rede EAD SENAC.

13.
BARRETO; SOUZA FILHO, A. A.; LOLATA, P. V.. Participação em banca de Ismael Jacob Dal Zot Junior. Um olhar sobre o acúmulo das construções desordenadas na cidade de Salvador. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Artes Visuais: Cultura) - Rede EAD SENAC.

14.
LOLATA, P. V.; SOUZA FILHO, A. A.; BARRETO. Participação em banca de Karen Vieira Ramos. Metamorfoseando Imagens: O exercício de construção de fotografias abstratas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Artes Visuais: Cultura) - Rede EAD SENAC.

15.
Trinchão, Glaucia M. C.; Santana, Robson; BARRETO. Participação em banca de Analívia Lessa de Oliveira. Roupas para deficientes cadeirantes: o redesenho da embalagem como alternativa de usabilidade.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenho.) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

16.
BARRETO; Santana, Robson; Trinchão, Glaucia M. C.. Participação em banca de Eliana de Azevedo Mello. Desenho Corporal: a tatuagem como registro da escolha profissional.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenho.) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERNANDES, F. B. M.; BOURCIER, M.; BARRETO. Participação em banca de FABIANA ELOI DE AMORIM.AS CONCEPÇÕES DE CONJUGALIDADE E AS CONVENÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE DE NEGRA/O(S) HOMOSSEXUAIS SOTEROPOLITANA/O(S). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudo de Gênero e Diversidade) - Universidade Federal da Bahia.

2.
FERNANDES, F. B. M.; MESSEDER, S. A.; BARRETO. Participação em banca de VICTORIA MARIA ZACCONI AQUINO.MULHERES MASCULINIZADAS: UM ESTUDO DE GÊNERO E SEXUALIDADE SOBRE CORPORALIDADES E ESTÉTICA EM SALVADOR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudo de Gênero e Diversidade) - Universidade Federal da Bahia.

3.
BONETTI, A. L.; BARRETO; ARRUDA, J. S.. Participação em banca de Cristiane Martins Reis.Novos Olhares, Novos Caminhos: As concepções e as práticas da sexualidade entre pessoas com deficiência física. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudo de Gênero e Diversidade) - Universidade Federal da Bahia.

4.
BARRETO; Cidreira, Renata P.. Participação em banca de Vanhise da Silva Ribeiro.Vestes Vibrantes, mulheres fascinantes.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

5.
BARRETO; Cidreira, Renata P.. Participação em banca de Roberta Roseane Santos Costa..A moda nas telenovelas: o lançamento de tendências de moda a partir da teledramaturgia da Rede Globo de Televisão.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

6.
BARRETO; Souza, Paulo; COUTO, F.. Participação em banca de Iana Paim.O movimento romântico como inspiração para o design de moda: planejamento e desenvolvimento de coleção. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal da Bahia.

7.
BARRETO; Sodré, Jaime; Rebello, L.C.. Participação em banca de Ramona Bezerra da Costa.Moda feminina francesa através da fotografia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador.

8.
BARRETO; PORTELA, M.R.; COSTA, D.. Participação em banca de Ana Carolina Leão.Sapatos inspirados em Carmem Miranda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador.

9.
BARRETO. Participação em banca de Jaqueline Santos Damasceno.Da mortalha ao abadá: história do carnaval. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador.

10.
BARRETO. Participação em banca de Sandra Mara Ozorio Gontark.Editorial de Moda na Baixa dos Sapateiros. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador.

11.
BARRETO; SABACK, V.. Participação em banca de Ana Amélia Ferreira.Projeto de Coleção de Moda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador.

12.
BARRETO; SABACK, V.. Participação em banca de Ana Maria de Souza Andrade.Projeto de Coleção de Moda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador.

13.
BARRETO; SABACK, V.. Participação em banca de Ana Paula da Silva Santos.Projeto de Coleção de Moda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador.

14.
BARRETO. Participação em banca de rebeca Bomfim de Mello.A influência da música no processo de criação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador.

15.
BARRETO. Participação em banca de Carmélia Binderl Gasparde Miranda; Normali Fernandes Alves.Silhueta soteropolitana: modelagens diferenciadas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador.

16.
BARRETO. Participação em banca de Eliandro França.Oitenta em foco: coleção de bolsas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador.

17.
BARRETO. Participação em banca de Juliana Jerolamo.Acessório com apelo sustentável. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador.

18.
BARRETO. Participação em banca de Mariela Souza França.A gestão de design aplicada aos negócios de moda: o caso da grife Josefina Atelier.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador.

19.
BARRETO. Participação em banca de Tâmara Maria Lopes Santos Cunha.Uma análise sobre a importância do calçado dos trabalhadores da área de saúde.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador.

20.
BARRETO. Participação em banca de Eliana Maria Meneses Santos; Maria Emília Dettogni da Silva.Vestuário infantil na segunda metade do século XX.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador.

21.
BARRETO. Participação em banca de Eunice Ferreira de Moura.Feito à mão: estética, manualidade e sustentabilidade na cosntrução de vestidos de noiva.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador.

22.
BARRETO. Participação em banca de Aryadna Ferreira.Coleção Op Up! A técnica Op-Art traduzir em abordagens acerca do mercado criativo.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador.

23.
BARRETO. Participação em banca de Mariana Araujo Teixeira.Diamantina, um breve apanhado sobre seu patrimônio histórico, cultural e natural como tema para elaboração de uma coleção de jóias femininas.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador.

24.
BARRETO. Participação em banca de Cássio Vinicius da Silva.Moda, Masculinidade e Contemporaneidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BARRETO; SILVA, S. M.; WRIGHT, S. J.. Seleção de Professor Temporário para a área: Relações de Gênero e Poder Edital n. 11/13. 2013. Universidade Federal da Bahia.

2.
BARRETO; ROSA, L. A. C.; BONETTI, A. L.. Seleção docente por tempo determinado, Edital UFBA no.03/12 para a área de Gênero, Cultura e Linguagem. 2012. Universidade Federal da Bahia.

3.
BARRETO; VANIN, I. M.; COSTA, A. A. A.. Seleção docente por tempo determinado: Edital Interno n 01/2012 Área de conhecimento: Gênero, Cultura e Linguagem. 2012. Universidade Federal da Bahia.

4.
BARRETO; VANIN, I. M.; COSTA, A. A. A.. Seleção para docente temporária. Edital Interno n 01/2012 Área de conhecimento: Gênero e Estado.. 2012. Universidade Federal da Bahia.

5.
BARRETO; ROSA, L. A. C.; ALVES, I. I. D.. Seleção docente por tempo determinado: Edital Interno n 04/2012 Área de conhecimento: Gênero, Cultura e Linguagem. 2012. Universidade Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Narrativas da Aparência: a materialização do gênero no design de moda.. 2014. (Congresso).

2.
I Seminário e Workshop Trançados, Torços e Turbantes da Cultura Afrobrasileira : Estética, Moda, Arte e Religião , realizado pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias - (CCPI) / Secretaria de Cultura do Estado da Bahia,. História da Estética Afro-Brasileira e o Simbólico . 2014. (Seminário).

3.
V Colóquio Internacional sobre Desenho & X Seminário do Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade da UEFS. As expressões de raça/etnia e gênero/ sexualidade na moda: a aparência como ativismo político. 2014. (Congresso).

4.
A Estética Afro no Brasil... e Além: Explorando a Beleza e Negritude Transnacional.nal.Moda e Expressão Identitária: a Aparência como Ativismo Político.. 2013. (Seminário).

5.
Aula inaugural do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade (BEGD) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos (PPGNEIM)..Os Processos Criativos e Artísticos atrelados aos Estudos de Gênero e Diversidade: outras faces do ativismo político.. 2013. (Outra).

6.
Ciclo Permanente de Palestras Subjetividades, Sexualidades e Culturas, realizado na sede do Conselho Regional de Psicologia, ca. 2013. (Outra).

7.
Ciclo Permanente de Palestras Subjetividades, Sexualidades e Culturas. 2h.. 2013. (Outra).

8.
Encontro Novembro negro das artes: diálogos sobre raça, gênero e sexualidade em artes visuais, educação, literatura, moda e música. Escola de Música - UFBA.A aparência como Ativismo Político. 2013. (Encontro).

9.
Expressões Artísticas e as Questões de Gênero..Gênero e Arte: Processos criativos e artísticos atrelados aos estudos de gênero, raça/etnia e sexualidade.. 2013. (Seminário).

10.
Feira do Empreendedor, SEBRAE, Centro de Convenções,.Brasilidade e Baianidade traduzidos para a Economia Criativa.. 2013. (Outra).

11.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 10: Desafios Atuais dos Feminismos..Narrativas da Aparência. 2013. (Seminário).

12.
Curso de Design de Moda.Pele, Cartografias do Tempo sobre a Pele: gênero, raça e sexualidades na moda.. 2012. (Outra).

13.
- Programa de Estudos Cultural Encounters in Brazil, organizado por Spelman College - Atlanta, Georgia, United States em parceria com Brazil Cultural Bahia, Brasil..Georgia, United States em parceria com Brazil Cultural Bahia, Brasil. Palestra Moda e Beleza Negra na Bahia, dentro do bloco temático Cultural Encounters and Conflicts . Brazil Cultural: Education and Cultural Travel.. 2012. (Seminário).

14.
Programa de Estudos da Spelman College em Bahia, Brazil Cultural: Education and Cultural Travel..Travestilidade e Cultura na Bahia.. 2012. (Seminário).

15.
Programa de Estudos Spelman College em Bahia, Brazil Cultural: Education and Cultural Travel..Moda e Identidade afro-brasileira: apresentações das coleções da marca Carol Barreto e suas relações com as representações identitárias.. 2012. (Seminário).

16.
XVII Simpósio Baiano de Pesquisadoras/es sobre Mulheres e Relações de Gênero - O.Os Estudos Feministas e de Gênero e as matrizes da desigualdade: sexismo, racismo e lesbo-homofobia.. 2012. (Simpósio).

17.
VII Seminário do Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade..Corpo, desenho e travestilidades. 2011. (Seminário).

18.
Seminário sobre Metodologia Científica.Metodologia do Trabalho Científico. 2010. (Seminário).

19.
2 Modo de ver a Moda.Modos de ver Moda. 2009. (Outra).

20.
5 Colóquio de Moda. Modelano a aparência: corpo e redesenho no universo das travestis.. 2009. (Congresso).

21.
5 Colóquio de Moda. 2009. (Congresso).

22.
5 Encontro de Design Uneb.Metodoligia do Projeto em design de Moda. 2009. (Encontro).

23.
Ciclo de palestra de Design da Faculdade da Cidade do Salvador. 2009. (Seminário).

24.
Ciclo de palestra de Design da Faculdade da Cidade do Salvador.França e Brasil sob a ótica da Moda. 2009. (Seminário).

25.
Ciclo de paletras de Design: França e Brasil sob a ótica da Moda..França e Brasil sob a ótica da Moda.. 2009. (Outra).

26.
Corpo, Moda e Performance - Universidade Federal do Recôncavo Baiano..Corpo e Gênero no Universo das Travestis.. 2009. (Seminário).

27.
Encontro de Design da Universidade Estadual da Bahia.Moda e Consumo na Contemporaneidade.. 2009. (Encontro).

28.
Modos de Ver a Moda.Teoria da Moda. 2009. (Outra).

29.
10ª Semana de Design. Mesa redonda sobre Empreendedorismo na área de Design..Mediação da mesa redonda: Empreendedorismo na área de Design.. 2008. (Outra).

30.
3 Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação do Centro Universitário Jorge Amado - INTERCULT. 2008. (Outra).

31.
3 Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação do Centro Universitário Jorge Amado - INTERCULT. Mini-curso: Pintura com Aquarela.. 2008. (Oficina).

32.
3 Seminário do Programa de Pós-graduação em Desenho, Cultura e Interatividade da UEFS..Travestilidade.. 2008. (Seminário).

33.
Empreendedorismo na área de design.Empreendedorismo na área de design. 2008. (Outra).

34.
Encontro de Mobilização Pedagogica - "Construindo saberers integrativos".. 2008. (Encontro).

35.
Encontros de Mobilização Pedagógica - Construindo saberes integrativos.. 2008. (Encontro).

36.
IV Colóquio de Moda. Redesenho e construção da aparência no grupo das travestis de Salvador.. 2008. (Congresso).

37.
Jorge na Moda.Mesa redonda: Vivências na Moda. 2008. (Outra).

38.
Mesa redonda sobre Moda e Mídia. 9ª Semana de Design.Palestra sobre Corpo e Moda. 2008. (Outra).

39.
Palestra sobre o Dia Mundial da Ecologia..Palestra sobre redesenho e moda com responsabilidade social.. 2008. (Outra).

40.
Vivências na Moda.Moda e design. 2008. (Outra).

41.
V Seminário sobre Diversidade Sexual: Identidades, equidades e sociabilidades.O que é um ser TRANS?. 2008. (Seminário).

42.
V Seminário sobre Diversidade Sexual: Identidades, equidades e sociabilidades..Palestra sobre Identidade Travesti e apresentação de trabalho de fotografia.. 2008. (Seminário).

43.
Fashion Foward. Encontro Nacional de Estudantes de Pós - Graduação em Moda da Anhembi Morumbi. 2005. (Encontro).

44.
III Seminário de Moda, Estilo e Tecnologia.. 2005. (Seminário).

45.
III Seminário de Moda, Estilo e Tecnologia.. 2005. (Seminário).

46.
III Seminário de Moda, Estilo e Tecnologia. SENAC-BA. 2005. (Seminário).

47.
Lançamento da Revista Verão Iguatemi 2006 .. 2005. (Outra).

48.
Made in Bahia: Feira de Moda Pronta Entrega.. 2005. (Outra).

49.
Made in Recife: Feira de Moda Pronta Entrega.. Fevereiro em Santo Amaro Coleção de Moda. 2005. (Outra).

50.
São Paulo Fashion Week.. 2005. (Outra).

51.
Seminário: Cultura de Moda. 2005. (Seminário).

52.
Seminário: Styling e Imagem de Moda Masculina. 2005. (Seminário).

53.
Styling e Imagem de Moda Masculina.. 2005. (Seminário).

54.
V Seminário do Programa Institucional Bolsa Extensão.. 2004. (Seminário).

55.
XXV Encontro Nacional de Estudantes de Letras.. 2004. (Encontro).

56.
I Curso de Qualificação em Cultura para Funcionários da SECULT B.Palestra sobre Gênero e Cultura, na mesa Culturas Identitárias. 2003. (Seminário).

57.
Teatro de Cabo a Rabo. 2003. (Oficina).

58.
V Semana de Letras da UEFS. 2003. (Outra).

59.
V Semana de Letras da UEFS. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROSA, L. A. C. ; CARDOSO, C. P. ; BARRETO ; WERNECK, J. P. ; BOTELHO, D. M. . I Congresso Internacional sobre o Pensamento das Mulheres Negras no Brasil e na Diáspora Africana e I Workshop Mulheres Negras Pensando as Práticas Sociais, Culturais e Políticas.. 2014. (Congresso).

2.
BARRETO. Seminário Nacional Mulher e Cultura. 2014. (Congresso).

3.
BARRETO. Organizadora do VII Seminário do Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade.. 2011. (Outro).

4.
BARRETO. VII Seminário do Programa de Pós-Graduação em Desenho,. 2011. (Outro).

5.
BARRETO. Semana de Moda do Shopping Center Lapa. 2009. (Exposição).

6.
BARRETO. VI Cidade Fashion Day 2009.1. 2009. (Exposição).

7.
BARRETO. Quem tem medo do Pós-Moderno ? .. 2005. (Outro).

8.
BARRETO. A Arte Valoriza a Moda - A Moda Valoriza a Arte .. 2005. (Exposição).

9.
BARRETO. Demodeè : Desfile de Moda Alternativa. 2005. (Outro).

10.
BARRETO. Desfile de Moda. 2004. (Outro).

11.
BARRETO. DéJa Vù? : Desfile de Moda Alternativa.. 2003. (Outro).

12.
BARRETO. DéJa Vù? Desfile de Moda Alternativa.. 2002. (Outro).

13.
BARRETO. DéJa Vù? Exposição de arte e instalação.. 2002. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alane de Araújo Silva. Identidades Trans e Religiosidade: a experiência da identidade de gênero e raça de travestis e transexuais negras nos Terreiros de Candomblé em Salvador na Contemporaneidade .. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudo de Gênero e Diversidade) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

2.
Paulo Victor Santos Goetze Nunes. Branquitude, Heteronormatividade e Mídia: a produção das Masculinidades. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudo de Gênero e Diversidade) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

3.
Grasiele Paz Vieira. Representação da violência doméstica e familiar contra mulher na mídia: uma análise das publicações da Revista Veja sobre a violência doméstica e familiar contra mulher no período de setembro 1968 a maio de 2013.. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudo de Gênero e Diversidade) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

4.
Edna da Silva Pinho de Oliveira. O Trabalho das Mulheres na Rifa de Bicho no Subúrbio Ferroviário de Salvador: interseccionalidades entre Gênero, Raça e Sexualidade.. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudo de Gênero e Diversidade) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Thiago Farias Andrade. Fotografia: arte e imagem como registro da memória coletiva em Ilhéus, Bahia. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Artes Visuais: Cultura) - Rede EAD SENAC. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

2.
GEORGE LUÍS CRUZ SILVA. O LIVRO INFANTIL COMO MEIO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Artes Visuais: Cultura) - Rede EAD SENAC. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

3.
Kenessy Mnemosyne Souza Moreira. Pelo Cabelo: uma poética sobre o uso do cabelo como expressão da personalidade e de identidade cultural em diversas etnias. . 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Artes Visuais: Cultura) - Rede EAD SENAC. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

4.
Sandra Maria Farias Loureiro de Souza. O Desenho na arte contemporânea: derivações e atravessamentos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Artes Visuais: Cultura) - Rede EAD SENAC. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

5.
Bruno Ferreira Pataro. DUO Música e Imagem: natureza em movimento.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais, Cultura e Criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

6.
Célia Maria Lima de Aguiar. Tempo redescoberto: uma reflexão sobre o autorretrato.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais, Cultura e Criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

7.
Analívia Lessa de Oliveira. Roupas para deficientes cadeirantes: o redesenho da embalagem como alternativa de usabilidade.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenho.) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Suria Neiva Seixas. "Repente Punk: Moda Cangaceira. Projeto Experimental em Design de Moda". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Estudo de Gênero e Diversidade) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

2.
Gleice Quele Lopes Correia. A Mística masculina: Moda X Androginia . 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

3.
Marcio Santos Silva Medeiros. Maracatú Nação: uma referência para o processo criativo no design de moda.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

4.
Luciana Xavier dos Santos. Moda como instrumento de arte educação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

5.
Lívia Braga Teixeira. A história da camiseta na moda de rua. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

6.
Madalena Maria Bispo da Silva. Em busca da diferenciação: projeto de coleção de moda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

7.
Renata Fróes Souto Maior. Caminhantes- Elementos Culturais em Calçados. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

8.
Analívia Lessa de Oliveira. Moda socialmente correta: A ergonomia aplicada às roupas das deficientes cadeirantes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

9.
Alexandre Guimarães. Lego como forma de vestir: uma proposta de moda versátil.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

10.
Diane Sousa da Silva Lima. Reflexões sobre o desenvolvimento da cadeia têxtil baiana como fator principal para a ascensão do mercado de moda.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

11.
Maria das Graças Rangel dos Santos. Moda, criança e memória: o resgate da ludicidade na moda infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

12.
Jaqueline Bueno Santos Ferreira. Design de Estamparia: o começo e o fim do mundo à luz da bíblia.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

13.
Valéria Intagliata. Das pinturas as costuras: uma discussão do graffite e da moda na contemporaneidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

14.
Ana Jaqueline Souza Nunes. No caminho de Cosme e Damião: a história para criança dos santos meninos.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

15.
Mariana Rehem Nunes Silva e Verena Melanie Schultz Magem. As mil personalidades de Madonna.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

16.
Ana Maria Branco de Santanna. A moda das negras e suas influências no terreiro de Gantois.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

17.
Valdir Macário. Cabelos volumosos brasileiros: as diversas estéticas e estilos.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

18.
Itacira Gonzaga Tavares; Sullivan Almeida Xavier.. Modos e moda dentre as mulheres testemunhas de Jeová: um planejamento de coleção.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

19.
Inês de Oliveira Martins; Carolina Castro Fernandes.. Orquestra do Caos: processo criativo de joalheria de arte, consumado em um editorial de moda.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

20.
Ana Jaqueline Souza Nunes. No caminho de Cosme e Damião: a historia para criança dos santos meninos.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

21.
Nádia Bomfim Teixeira Moreira. Estética Afro-Brasileira aplicada ao desenvolvimento de uma coleção de vestuário: exemplo da marca Naif. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

22.
Tatiana Oliveira Santos, João Paulo Rodavalho Góes, Viviane. Design de Jóias - do Lixo ao Luxo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Faculdade da Cidade do Salvador. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

Orientações de outra natureza
1.
Blythe Winger. As interpretações visuais de africanidades, com base no traje festivo e religioso de matriz africana. 2014. Orientação de outra natureza. (Residência Artística: UNCF Mellon Faculty Residenc) - Spelman College. Orientador: Caroline Barreto de Lima.

2.
Duron Jackson. Pesquisa de Residência Artística: Raízes Africanas nas práticas da Arte Contemporânea na Diáspora, com foco no Brasil . 2013. Orientação de outra natureza. (Residência Artística) - Fulbright Comissão para o Intercâmbio entre os Estados Unidos e o Brasil. Orientador: Caroline Barreto de Lima.



Outras informações relevantes


Como Designer, assina a marca que leva seu nome, tendo representado o Brasil na Dakar Fashion Week (Senegal), que reúne criadores de diversas nacionalidades. Atualmente tem uma produção artística atrelada aos seus interesses na pesquisa acadêmica.

Aprovada em 1o lugar na seleção do Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade da UEFS - Bolsista Capes.

Bolsista de estágio em Projeto de Extensão do Projeto: Curso de Moda Customizada e Vintage" sob a orientação da Professora Dr. Gláucia Maria Costa Trinchão. Docente e organizadora do curso no período compreendido entre  01/09/2002 a 30/08/2005.

Coordenadora de projetos e organizadora do Evento Cidade Fashion Day da Faculdade da Cidade do Salvador desde o semestre de 2009.1.



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