Célia Patrícia Sampaio Bandeira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5604505771054689
  • Última atualização do currículo em 17/10/2018


Professora do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ). Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo com bolsa FAPES-CAPES, possui especialização em Letras Vernáculas - Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com habilitação em português/inglês. Doutoranda no PPGM da EM-UFRJ na área de Poéticas da Criação Musical. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Célia Patrícia Sampaio Bandeira
Nome em citações bibliográficas
BANDEIRA, C. P. S.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Doutorado em Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O DRAMA MUSICAL NA OBRA DE ARIANO SUASSUNA OU A MÚSICA COMO INSTÂNCIA DESVELANTE DA DRAMATICIDADE,
Orientador: Antonio José Jardim e Castro.
Palavras-chave: Literatura Brasileira; Literatura e Filosofia; Literatura, música e filosofia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2009
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Título: Con-fusões Patéticas na Composição Dramática do Qorpo,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Fernando Mendes Pessoa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Literatura Brasileira; Drama Moderno; Qorpo Santo; Teatro brasileiro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Setores de atividade: Educação; Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais.
1999 - 2000
Especialização em Literaturas de Expressão Portuguesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Erotismo na Poesia de Virgílio de Lemos.
Orientador: Carmen Lucia Tindo Ribeiro Secco.
2003 interrompida
Graduação interrompida em 2005 em Graduação Em Filosofia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Ano de interrupção: 2005
1992 - 1997
Graduação em Graduação Em Letras.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Formação continuada para avaliadores das redações do ENEM 2013. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação de Colaboradores. (Carga horária: 16h).
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, CESPE/UNB, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prof. do Ensino Básico, técnico e tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Redistribuida para o Colégio de Aplicação da UFRJ em março de 2016


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnol, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Exercício Provisório, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecno, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio de Aplicação, .

07/2013 - Atual
Serviços técnicos especializados , Colégio de Aplicação, .

Serviço realizado
Elaboradora do BNI.
06/2013 - Atual
Serviços técnicos especializados , Colégio de Aplicação, .

Serviço realizado
Avaliadora do ENEM.
02/2013 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura
02/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura
02/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura

Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Carga horária: 16

Atividades

08/2007 - 12/2007
Estágios , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Línguas e Letras.

Estágio realizado
Literatura Portuguesa - Do Arcadismo ao Simbolismo.

Centro Educacional Rosa Chamma, CERC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 30

Atividades

1/2003 - 3/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Redação
Literatura

Colégio Meira Lima, MEIRA LIMA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 30

Atividades

2/1998 - 3/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura
Redação
2/2000 - 1/2003
Direção e administração, Colégio Meira Lima, .

Cargo ou função
Coordenador da área de língua portuguesa.

Colégio Ateneu, ATENEU, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 12

Atividades

1/2001 - 3/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Redação
Literatura

Instituto de Educação Rangel Pestana, IERP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 16
Outras informações
Exoneração a pedido.

Atividades

02/2005 - 08/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
LÍngua Portuguesa
Literatura

Prefeitura Municipal de Vila Velha, PM/VilaVelha, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental, Carga horária: 16
Outras informações
Escola Municipal Prof. Luiz Malizeck Exonerada a pedido para assumir o cargo de professora EBTT do CEFET-ES

Atividades

08/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Associação Universidade para Todos, AUPT, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

07/2007 - 09/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
07/2007 - 09/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Linguagem no Texto
Produção de Texto


Linhas de pesquisa


1.
Teoria Literária
2.
Literatura Brasileira


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Educação Musical, Poética e Filosofia - reuniões originárias e indispensáveis
Descrição: O projeto que se intitula "Educação, Poética e Filosofia - uma reunião originária", além de disponibilizar material que sirva de fundamento às áreas compreendidas pelas disciplinas ligadas à áreas Educação Musical, Filosofia, Poética, Composição, Musicologia e afins, no domínio da Escola de Música da UFRJ. Este trabalho pretende promover o resgate de uma dimensão originária com âmbito pedagógico, presente em praticamente tudo e o musical. A música e a filosofia, se encontram de modo que fique demonstrado o relacionamento intrínseco entre essas possibilidades de constituição de saber. Tanto o que hoje entendemos por música, quanto o que entendemos como música e a própria filosofia, de certo modo, têm seu ponto de partida relacionado à atividade do músico, do aedo, do cantor, nas primevas culturas marcadas pela oralidade, este relacionamento desde muito cedo foi escamoteado por uma modalidade de pensamento que instituiu o saber em bases outras. Hoje, quando qualquer um inicia suas incursões em qualquer desses domínios, aprendemos que todas essas possibilidades de articulação de saber e de mundo passam necessariamente por encaminhamentos que, de um modo ou de outro, passam pela via da textualidade. No caso da filosofia, desde muito cedo, é sempre dito que a palavra filosofia é originada pela palavra grega φιλοσοφία (philosophia) e que esta é uma palavra composta por dois termos, a saber, φίλος (philos) e σοφία (sophia). A primeira seria um adjetivo que diria amigo, e a segunda um substantivo que diria saber. Assim, filosofia diria simplesmente da amizade pela sabedoria. No entanto, por razões variadas, essa etimologia não diz, na verdade, o que realmente, em sua origem, dizem essas duas palavras. Ainda que elas não deixem de dizer o que aprendemos tradicionalmente, essas significações não são originárias, quer dizer, existem significados anteriores para essas duas palavras, significados esses que se ocultaram ao longo da trajetória do desenvolvimento histórico dos termos. É verdade que filosofia é composta por φίλος e por σοφία, mas φίλος é originariamente um pronome possessivo que diz do que é próprio, e do que é de tal forma próprio que não pode deixar de sê-lo, como por exemplo nos é próprio o nosso joelho, ou a nossa mão. Por outro lado, σοφία nos diz não de um saber genérico, a σοφία é na verdade um saber específico, não é, portanto o saber, mas um saber. Este saber dito pelo termo sofiva é o saber do bardo, do aedo, do poeta, do músico. Assim filosofia inicialmente não era qualquer modalidade de saber, mas o saber específico do músico. Para nós, talvez possa parecer estranho que o saber do poeta, do músico, fosse considerado como ponto culminante do saber a ponto de se transformar de um saber específico em um saber genérico, no entanto essa estranheza é proveniente do modo como nos foi encaminhada a questão, ou as questões relacionadas ao saber ou aos saberes. Não podemos nos esquecer que somos uma civilização na qual a escrita tem desempenhado um papel decisivo. Se fizermos um esforço para compreender os mecanismos de conhecimento e, principalmente, de transmissão do conhecimento nas culturas ágrafas talvez possamos entender a importância que a poesia e o canto tiveram na constituição dessas culturas. Na cultura ocidental não se deu diferentemente. Nas articulações com os saberes a memória desempenhou e, de certo modo, ainda desempenha um papel decisivo. Nas articulações do memorável, a poesia e a música sempre tiveram um papel importante, e, de alguma maneira ainda é assim. O projeto pretende restabelecer este vínculo numa dimensão marcada pela poeticidade. Educação, isto é, formação humana, música e filosofia vivem hoje uma grande dissociação, este projeto pretende reaproximá-las....
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Célia Patrícia Sampaio Bandeira - Coordenador / Celso Garcia de Araújo Ramalho - Integrante / Antonio José Jardim e Castro - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2011 - 2013
Linguagem, música e literatura: composições da memória em ficções escritas
Descrição: Compreender os lugares de convergência da linguagem que se apresentam na cultura como possibilidades de composições da memória na extensão do corpo constituído pela presença poética real. Investigaremos os instrumentos que oferecem a emancipação da palavra, do gesto e da sonoridade, isto é da presença da coisa que é e se transcreve no quê e como ?para ser re-presentado? em ficções escritas. Do nome que cede lugar às onomatopéias inventadas pelos instrumentos extensores e re-presentacionais nas diversas, formas, formatos e suportes das escritas: literaturas e partituras. Nosso ponto de partida é o mesmo de chegada, o círculo interpretativo que reúne poesia e música como poéticas inaugurais da habitação humana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Música e Linguagem
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Célia Patrícia Sampaio Bandeira - Integrante / Celso Garcia de Araújo Ramalho - Coordenador.


Projetos de extensão


2011 - 2011
A Biblioteca vai à Escola
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Célia Patrícia Sampaio Bandeira - Coordenador.


Outros Projetos


2012 - 2012
Roda de Leitura
Descrição: Prática de leitura em Rodas com os alunos da 8a série e os licenciandos estagiários dos cursos de letras da UFRJ. A abordagem metodológica está dividida em fases de planejamento, conhecimento teórico, circuito livre de leitura, leitura de caráter recreativo e educativo, convite à leitura dos livros do projeto Roda de Leitura e exposição dos livros lidos para a turma durante as Rodas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BANDEIRA, C. P. S.2008BANDEIRA, C. P. S.. Acordes adversos: a harmonia de "Eu sou a vida, eu não sou a morte". Terra Roxa e Outras Terras, v. 14, p. 47-55, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
BANDEIRA, C. P. S.. Água viva: a escritura do instante-já. In: Junia Zaidan; Penha Lins; Wilberth Salgueiro. (Org.). Série Letras por dentro 5. 1ed.Vitória: Departamento de Línguas e Letras/ UFES, 2008, v. V, p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BANDEIRA, C. P. S.. Ariano Suassuna e a música como instância desvelante da poeticidade. In: VII Encontro do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea, 2017, Rio de Janeiro. Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017. v. 17.

2.
BANDEIRA, C. P. S.. A Transfiguração do Corpo na Epifania Poética. In: IIas Jornadas Internacionais Interdisciplinares, 2007, Vitória. IIas Jornadas Científicas Multidisciplinares, 2007.

3.
BANDEIRA, C. P. S.. Água Viva: A Escritura do Instante-já. In: V Semana de Pesquisa em Letras, 2007, Vitória. V Semana de Pesquisa em Letras, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BANDEIRA, C. P. S.; RAMALHO, C. G. A. . Trans-(con-)figurações na poética de Ariano Suassuna: por uma performance musical da cultura brasileira. In: IX Encontro do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea, 2018, Rio de Janeiro. IX Encontro do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018. v. 1.

2.
BANDEIRA, C. P. S.. A escuta poético - musical de : Uma Mulher Vestida de Sol literatura e música em unidade performática na obra de Ariano Suassuna. In: PERFORMA'17 - V Congresso ABRAPEM, 2017, São João Del-Rei. PERFORMA?17 ? V CONGRESSO DA ABRAPEM. São João Del-Rei: Universidade Federal de São João Del-Rei, 2017. v. 1. p. 33-33.

Apresentações de Trabalho
1.
BANDEIRA, C. P. S.; RAMALHO, C. G. A. . Trans-(con-)figurações na poética de Ariano Suassuna: por uma performance musical da cultura brasileira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BANDEIRA, C. P. S.. Comunicação oral: A escuta poético - musical de : Uma Mulher Vestida de Sol literatura e música em unidade performática na obra de Ariano Suassuna. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BANDEIRA, C. P. S.. Comunicação Oral: Ariano Suassuna e a música como instância desvelante da poeticidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BANDEIRA, C. P. S.. A Transfiguração do Corpo na Epifania Poética. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BANDEIRA, C. P. S.. Água Viva: A Escritura do Instante-já. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BANDEIRA, C. P. S.. Avaliadora na 9a Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2018.

2.
BANDEIRA, C. P. S.. Avaliadora de resumos na 8a Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2017.

3.
BANDEIRA, C. P. S.. Revisora de encarte do CD Serrear das Cordas. 2011.

4.
JESUS, Beatriz Oliveira de ; BANDEIRA, C. P. S. . Elaboração de questões de língua portuguesa no simulado ENEM estadual. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
RODRIGUES, C. H. M. ; BANDEIRA, C. P. S. ; PERINI, L. R. ; APOLINARIO, F. B. ; CALUDINO, G. P. ; MARQUARDT, F. C. ; PERIM, A. M. F. . Comissão para avaliar e propor mudanças no projeto didático-pedagógico dos cursos técnicos integrado e subsequente de química. 2009. (Avaliação).

2.
BANDEIRA, C. P. S.. Revisora dos projetos do curso técnico de mecânica. 2009. (Revisão).

3.
BANDEIRA, C. P. S.. Apostila de Língua Portuguesa. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TORRES, M. G.; BANDEIRA, C. P. S.. Participação em banca de Rennan Furtado.Politicamente (In)correto: humor ou horror nos textos de stand-up. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GOMES, M. C. A. P.; BANDEIRA, C. P. S.; FONSECA, R. S.. Participação na comissão para seleção de professor substituto no sertor de língua portuguesa. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
BANDEIRA, C. P. S.; FONSECA, R. S.; GOMES, M. C. A. P.. Participação na comissão para seleção de professor substituto no sertor de língua portuguesa. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
BANDEIRA, C. P. S.; RAMALHO, C. G. A.; SILVA, R. M. B.; COCCARO, L. M.. Avaliadora na Sessão "Educação e Sociedade + Criação e Dança" durante a 9a SIAC - UFRJ. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
BANDEIRA, C. P. S.; CALZOLARI, T. P.; MAYOR, A. L. S.. Processo Seletivo Simplificado para professor de Língua Portuguesa do CAP-UFRJ. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Encontro do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.Trans-(con-)figurações na poética de Ariano Suassuna: por uma performance musical da cultura brasileira.. 2018. (Outra).

2.
PERFORMA'17 - V Congresso ABRAPEM. A escuta poético - musical de : Uma Mulher Vestida de Sol literatura e música em unidade performática na obra de Ariano Suassuna. 2017. (Congresso).

3.
VII Encontro do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.Ariano Suassuna e a música como instância desvelante da poeticidade. 2016. (Encontro).

4.
IIas Jornadas Internacionais Multidisciplinares.A Transfiguração do Corpo na Epifania Poética. 2007. (Outra).

5.
Seminários SENTIDOS NA/DA ARTE CONTEMPORÂNEA. 2007. (Seminário).

6.
V Semana de Pesquisa em Letras.Água Viva: A Escritura do Instante-já. 2007. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BANDEIRA, C. P. S.. Coordenadora da sessão de apresentação musical no evento pedagógico do CAp Literário. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovada no Concurso para professor substituto de Literatura Brasileira e Portuguesa na UFES em 2007.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 24:25:05