Carla Gorni

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5817603514076744
  • Última atualização do currículo em 27/03/2018


Possui graduação, Bacharelado (Piano, 1999) e Licenciatura (Música, 2010), mestrado (Práticas Interpretativas, 2007) e doutorado (Linguagem e Estruturação, 2013) em Música pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO. É professora de ensino superior (de Teoria e Percepção Musical, História da Música, Harmonia e Análise Musical), editora chefe da Revista Científica Interdisciplinar (ISSN 1516-4071) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Música e Cognição no Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, instituição onde também coordena o Curso de Licenciatura em Música desde 2015. É também professora de Educação Musical na Escola Municipal Penedo, Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carla Gorni
Nome em citações bibliográficas
GORNI, C.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário de Barra Mansa.
Rua Vereador Pinho de Carvalho
Centro
27330550 - Barra Mansa, RJ - Brasil
Telefone: (24) 33250222
URL da Homepage: http://web.ubm.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: A arte da técnica, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Dr. Silvio Merhy.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Técnica, Interpretação, Heidegger,Horowitz,Richter.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2005 - 2007
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: A PROLE DO BEBÊ Nº 2 DE VILLA-LOBOS: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE MUSICAL E DO IMAGINÁRIO PARA SUA INTERPRETAÇÃO ? UM ESTUDO DE CINCO GRAVAÇÕES.,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Salomea Gandelman.
Palavras-chave: Interpretação, Prole do Bebê n. 2, Villa-Lobos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2010
Graduação em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: A validade da experiência estética.
Orientador: Prof. Dr. Paulo José Moraes Pinheiro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1995 - 1999
Graduação em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Curso de Editoração Científica. (Carga horária: 30h).
Associação Brasileira de Editores Científicos, ABEC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Pedagogia do Piano, Proa. Dra. Ingrid Barancoski. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Oficina de Performance. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Oficina de Performance. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2006 - 2006
Master-Class com Mauricy Martin.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2006 - 2006
Master-class com Fanny Solter. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2001 - 2001
Master-cless com José Feghali, Harold Martina e Jo.
Texas Christian University, TCU, Estados Unidos.
2001 - 2001
Van Cliburn Institute. (Carga horária: 60h).
Texas Christian University, TCU, Estados Unidos.
1998 - 1998
Master-Class de Piano com Rudolf Kerher. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
1997 - 1997
Master-Class com Ludmila Lazar. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
1997 - 1997
Curso de Verão, Oficina de Música. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Cultura de Curitiba, SC, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Teoria e Percepção Musical. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
1996 - 1996
Curso de Verão, Oficina de Música. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Cultura de Curitiba, SC, Brasil.
1990 - 1990
Master-class com Antônio Guedes Barbosa. (Carga horária: 6h).
Secretaria de Cultura de Bauru, SC, Brasil.


Atuação Profissional



Projeto Música nas Escolas, OSBM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8


Escola Municipal Penedo, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Efetiva, Carga horária: 16


Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplinas de Percepção Musical - níveis I, II e III História da Música (Renascimento, Barroco, Classicismo e Romantismo) Harmonia - nível I Análise Musical - níveis I e II


Seminários de Música, ProArte, Laranjeiras, PROARTE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professora Percepção Musical, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 4


Escola de Dança Maria Olenewa, EEDMO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Pianista acompanhadora, Enquadramento Funcional: Pianista acompanhadora, Carga horária: 12


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professora, Curso de Extensão, Enquadramento Funcional: Professora de percepção e teoria, Carga horária: 6



Projetos de extensão


2015 - 2015
Projeto em Teoria e Percepção Musical
Descrição: Curso semestral que oferece conhecimentos básicos ou avançados de Teoria e Percepção Musicais para iniciantes bem como para músicos com experiência profissional (turmas formadas a partir do nível dos alunos).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: EDUCAÇÃO MUSICAL.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: FILOSOFIA DA ARTE.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1998
6º Lugar no Concurso Internacional de Piano ?Guiomar Novaes?, .
1992
1º lugar no Concurso Sul Americano de Piano ?Guiomar Novaes?, .
1990
Finalista no Concurso Nacional de Piano ?Arnaldo Estrela?, .
1989
1º lugar no Concurso Nacional de Piano ?Arthur Moreira Lima?, .
1989
1º lugar e melhor interpretação de bach no Concurso Nacional de Piano ?Guiomar Novaes?, .
1988
3º Lugar no Concurso Estímulo de Piano Villa-Lobos, .


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS
Total de trabalhos:5
Total de citações:38
GORNI, C.; Carla Gorni  Data: 21/07/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
GORNI, C.2012GORNI, C.. A arte da técnica. Anais do II SIMPOM, v. 2, p. http://www.seer, 2012.

2.
GORNI, C.2006GORNI, C.. Prole do Bebê no.2, breve contextualização e análise dos efeitos sonoros de ?A baratinha de papel? e ?O gatinho de papelão?. Cadernos do Colóquio (Online), v. 8, p. http://www.seer, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
GORNI, C.. A arte da técnica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
GORNI, C.. A arte da técnica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GORNI, C.. Prole do Bebê no.2, breve contextualização e análise dos efeitos sonoros de ?A baratinha de papel? e ?O gatinho de papelão?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GORNI, C.. Em teoria, percepção musical e leitura de música, no Projeto Música nas Escolas, em Barra Mansa. 2012.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
GORNI, C.; VIEIRA, M. S. ; LAGE, S. O. ; SILVA JUNIOR, N. S. . Comissão de Avaliação Multidisciplinar. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Avaliação Multidisciplinar).

2.
GORNI, C.. Editoração da Revista Científica do UBM. 2017. (Editoração/Periódico).

3.
GORNI, C.. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música. 2017. (Pedagógica).

4.
GORNI, C.; SILVA JUNIOR, N. S. ; LAGE, S. O. ; VIEIRA, M. S. ; PADULA, G. . Comissão de Avaliação Multidisciplinar. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Avaliação Multidisciplinar).

5.
GORNI, C.. Editoração da Revista Científica do UBM. 2016. (Editoração/Periódico).

6.
GORNI, C.; VIEIRA, M. S. ; SILVA JUNIOR, N. S. ; LAGE, S. O. . Comissão de Avaliação Multidisciplinar. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Avaliação Multidisciplinar).

7.
GORNI, C.. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Música. 2015. (Pedagógica).

8.
GORNI, C.. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música. 2015. (Pedagógica).

9.
GORNI, C.. Comissão de Avaliação Multidisciplinar. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Avaliação Multidisciplinar).

10.
GORNI, C.. Estágio Docente em Ensino de Piano. 2010. (Relatório de pesquisa).

11.
GORNI, C.. Estágio em Educação Musical. 2009. (Relatório de pesquisa).

12.
GORNI, C.; José Nunes Fernandes . Monitoria de Flauta Doce. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
GORNI, C.. Curso preparatório para THE do vestibular para música. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
GORNI, C.. Estágio em Educação Musical. 2008. (Relatório de pesquisa).

15.
GORNI, C.; BERING, C. ; REQUIÃO, L. ; SANTIAGO, G. . Teoria e Percepção Musical. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
GORNI, C.. Curso de Piano, Festival de Inverno Sesc, Nova Friburgo. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
GORNI, C.; SANTIAGO, G. ; REQUIÃO, L. ; BERING, C. . Monitoria de Teoria e Percepção. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
GORNI, C.. Estágio Docente em Ensino de Piano. 2006. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Música
1.
GORNI, C.. Recital de piano. 2006. Interpretação.

2.
GORNI, C.. Recital de piano. 2006. Interpretação.

3.
GORNI, C.. Recital de piano. 2004. Interpretação.

4.
GORNI, C.. Recital de Piano. 2003. Interpretação.

5.
GORNI, C.. Recital de Piano. 2002. Interpretação.

6.
GORNI, C.. Recital de Piano. 2001. Interpretação.

7.
GORNI, C.; GUALDA, F. ; PEROTTO, J. ; MEDEIROS, E. ; LOBO, L. . Recital de Música de Câmara. 2001. Interpretação.

Demais trabalhos
1.
GORNI, C.. Preparação para vestibular de música. 2013 (Aula preparatória para THE de Vestibular em Música) .

2.
GORNI, C.. Aula particular de piano. 2013 (Aulas de instrumento) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GORNI, C.. Participação em banca de Ana Aline de Carvalho Valentim.Recital de Formatura, Bacharelado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Centro Universitário de Barra Mansa.

2.
GORNI, C.. Participação em banca de Kaynan Lisbôa Koslowsky Caviquiole.Recital de Formatura, Bacharelado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Centro Universitário de Barra Mansa.

3.
GORNI, C.. Participação em banca de Ildefonso Inácio de Barros Júnior.Recital de Formatura, Bacharelado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Centro Universitário de Barra Mansa.

4.
GORNI, C.. Participação em banca de Hércules Alves de Melo.Recital de Formatura, Bacharelado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Centro Universitário de Barra Mansa.

5.
GORNI, C.. Participação em banca de Renan Leite Peron.Recital de Formatura, Bacharelado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Centro Universitário de Barra Mansa.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
GORNI, C.; PADULA, G.. Banca de Concurso Vestibular, SOBEU. 2011.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIEIRA, M. S. ; SILVA JUNIOR, N. S. ; LAGE, S. O. ; GORNI, C. . Encontro de Práticas Pedagógicas da Licenciatura em Música do UBM. 2015. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
GORNI, C.; VIEIRA, M. S. ; SILVA JUNIOR, N. S. ; LAGE, S. O. . Comissão de Avaliação Multidisciplinar. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Avaliação Multidisciplinar).

2.
GORNI, C.; SILVA JUNIOR, N. S. ; LAGE, S. O. ; VIEIRA, M. S. ; PADULA, G. . Comissão de Avaliação Multidisciplinar. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Avaliação Multidisciplinar).

3.
GORNI, C.. Comissão de Avaliação Multidisciplinar. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Avaliação Multidisciplinar).

4.
GORNI, C.; VIEIRA, M. S. ; LAGE, S. O. ; SILVA JUNIOR, N. S. . Comissão de Avaliação Multidisciplinar. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Avaliação Multidisciplinar).



Outras informações relevantes


Estudou piano com Linda Bustani por 13 anos. Participou de Master-classes com: José Feghali, Harold Martina, Antônio Guedes Barbosa, Luiz Carlos de Moura Castro, Ciro Gonçalves Dias, Rosário Mastrosério, Homero Magalhães, Mauricy Martin e Fanny Solter, Rudolf Kherer, Ludmila Lazar, Yoheved Kaplinsk, Jon Nakamatsu, John Owings, Menahem Pressler, Andrew Litton, Tamás Ungár, Zhou Guangren, Claude Frank, Andrezje Jasinski.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 9:47:31