Claudia Eboli Corrêa dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8893043313517528
  • Última atualização do currículo em 22/11/2018


Bacharel em Musicoterapia e Bacharel em Piano formada pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM). Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2008). Doutora em Música (UNIRIO, 2018), desenvolveu pesquisa na linha de ensino e aprendizagem. Integrante do grupo de pesquisa - Estudos Interdisciplinares sobre Plasticidade no Desenvolvimento e na Aprendizagem Humana (UERJ/UFF/UFRJ/UNIRIO/CNPq). Integrante do grupo de pesquisa - Talento e Capacidade Humana na Sociedade e na Educação na linha 'Dupla Excepcionalidade e Neurociências: AH/SD com SA (UFF/CNPq). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudia Eboli Corrêa dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, C. E. C.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: A música como ferramenta de desenvolvimento para crianças autistas: um estudo na interface da musicoterapia com a educação musical à luz dos conceitos de Vigotski, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Mônica de Almeida Duarte.
Coorientador: Marly Chagas Pinto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Autismo; Desenvolvimento; Musicoterapia; Educação Musical; Teoria Histórico-Cultural.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: MUSICOTERAPIA.
2006 - 2008
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: A Educação Musical Especial: aspectos históricos, legais e metodológicos,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: José Nunes Fernandes.
1988 - 1989
Graduação em Piano.
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
Título: Recital de Piano.
Orientador: Maria Tereza Soares.
1984 - 1988
Graduação em Musicoterapia.
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
Título: Uma metodologia de musicoterapia para pacientes afásicos.
Orientador: Marco Antônio Carvalho Santos.
1975 - 1977
Curso técnico/profissionalizante.
Fundação Educacional Brasileiro de Almeida, FEBA, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Extensão universitária em Pedagogia Dalcroze. (Carga horária: 30h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Neurociências e Música: interfaces com a musicoter.
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Neurociências e Música: interfaces com a musicoter. (Carga horária: 15h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2004 - 2004
Música urbana e canção popular na educação musical. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2002 - 2002
O ensino musical da música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Improvisação musical em Musicoterapia. (Carga horária: 30h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Introdução à música e medicina. (Carga horária: 30h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Pesquisa Qualitativa para Musicoterapeutas. (Carga horária: 20h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
1986 - 1986
Extensão universitária em O autismo, a família, a instituição e a musicotera. (Carga horária: 30h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.


Atuação Profissional



Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora da pós-graduação em Musicoterapia, Carga horária: 30


Escola Parque, ESCOLA PARQUE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de música, Carga horária: 12


Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação, ABBR, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Musicoterapeuta, Carga horária: 30


Fundação Educacional Brasileiro de Almeida, FEBA, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 1979
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professora auxiliar, Carga horária: 8


Consultório particular, ECPMM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: autônoma, Enquadramento Funcional: Musicoterapeuta e professora de música


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Dupla excepcionalidade e Neurociências: AH/SD com SA
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Estudos Interdisciplinares sobre Plasticidade no Desenvolvimento e na Aprendizagem Humana
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Desenvolvimento de habilidades musicais em crianças autistas
Descrição: Projeto de extensão universitária.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Claudia Eboli Corrêa dos Santos - Coordenador.


Outros Projetos


2015 - 2015
Desenvolvimento de habilidades musicais em crianças autistas
Descrição: Projeto de extensão universitária aberto à comunidade.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO MUSICAL.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: MUSICOTERAPIA.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende PoucoLê Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, C. E. C.2015SANTOS, C. E. C.. Desenvolvimento de habilidades musicais em crianças autistas: um projeto de extensão, pesquisa e ensino. REVISTA NUPEART, v. 14, p. 74-90, 2015.

2.
SANTOS, C. E. C.2014SANTOS, C. E. C.. Potencialidades e Talento: um estudo sobre as habilidades musicais em crianças com transtornos do espectro autista. Cadernos do Colóquio (Online), v. 20, p. 37, 2014.

3.
SANTOS, C. E. C.2009 SANTOS, C. E. C.. A Educação Musical para alunos com necessidades especiais e as possíveis influencias da musicoterapia na prática dos educadores. Espaço (Rio de Janeiro. 1990), v. semestral, p. 68-79, 2009.

4.
SANTOS, C. E. C.2006 SANTOS, C. E. C.. Um olhar sobre as diferenças: cidadania, música e a escola inclusiva. Cadernos do Colóquio (Online), v. 8, p. 156-162, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FERREIRA, B. K. (Org.) ; SANTOS, C. E. C. (Org.) . Índice de Autores e Assuntos. 1. ed. Rio de Janeiro: UNIRIO/PPGM, 2006. v. 1. 62p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, C. E. C.. A PEDAGOGIA DE KANT E A EDUCAÇÃO PARA TODOS: uma análise dos conceitos pedagógicos de Kant em conformidade com a educação musical na escola inclusiva. In: José Nunes Fernandes. (Org.). Educação Musical e Filosofia: aproximações com as ideias de Kant, Hegel e Nietzsche. 1ed.Rio de Janeiro: UNIRIO/PPGM, 2013, v. , p. 94-119.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, C. E. C.. A Educação musical para alunos com necessidades especiais e as possíveis contribuições da musicoterapia na prática dos educadores. Espaço - INES, Rio de Janeiro, p. p.1 - p.128, 01 jan. 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, C. E. C.. Desenvolvimento de habilidades musicais em crianças autistas: um projeto de pesquisa, ensino e extensão.. In: XXI Colóquio do programa de pós-graduação em música da UNRIO, 2015, Rio de Janeiro. Caderno de resumos do XXI Colóquio, 2015.

2.
SANTOS, C. E. C.. Potencialidades e Talento: um estudo sobre as habilidades musicais em crianças com trantornos do espectro autista.. In: III Simpósio Braslieiro de pós-graduandos em música, 2014, Rio de Janeiro. Caderno de resumo, 2014.

3.
SANTOS, C. E. C.. Um olhar sobre as diferenças: cidadania, música e a escola inclusiva. In: XI Colóquio do PPGM-UNIRIO, 2006, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2006.

4.
SANTOS, C. E. C.. Musicoterapia com pacientes afásicos - apresentação de um método. In: II Encontro Latino-americano de Musicoterapia, 1998. II Encontro Latino-americano de Musicoterapia.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, C. E. C.. As pistas das neurociências para um melhor entendimento da relação do autista com a música. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SANTOS, C. E. C.. Análise microgenética de processos psicológicos de crianças autistas em um contexto de interação musical na interface da musicoterapia com a educação musical. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SANTOS, C. E. C.. Desenvolvendo talentos específicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANTOS, C. E. C.. Desenvolvimento de habilidades musicais em crianças autistas: um Projeto de extensão e pesquisa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, C. E. C.. Desenvolvimento de habilidades musicais em crianças autistas: um projeto de pesquisa, ensino e extensão.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, C. E. C.. Potencialidades e Talento: um estudo sobre as habilidades musicais em crianças com transtornos do espectro autista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SANTOS, C. E. C.. Musicoterapia e Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS, C. E. C.. A interface entre musicoterapia e educação musical. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTOS, C. E. C.. As práticas em Educação Musical Especial: possíveis contribuições da Musicoterapia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, C. E. C.. Desafios do Ensino especial de Música. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SANTOS, C. E. C.. Um olhar sobre as diferenças: cidadania, música e a escola inclusiva. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS, C. E. C.. Programas infantis televisivos e suas possíveis influências na educação de crianças e jovens: o caso das bruxas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, C. E. C.. Estrutura e funcionamento do setor de musicoterapia da ABBR. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, C. E. C.. Musicoterapia com pacientes afásicos - apresentação de um método. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANTOS, C. E. C.. Musicoterapia e Reabilitação - 30 anos. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SANTOS, C. E. C.. A Musicoterapia na saúde do diabético. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, C. E. C.. Desenvolvimento de habilidades musicais em crianças autistas.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Música
1.
SANTOS, C. E. C.. Coral da ABBR. 2000. Diversas.

2.
SANTOS, C. E. C.; RODOLFO, M. ; TOSTES, P. ; CEZAR, D. ; FARIA, A. ; MACARTHY, J. . Por Prazer-Grupo Vocal. 1994. Interpretação.

3.
SANTOS, C. E. C.. Recital. 1982. Interpretação.

4.
SANTOS, C. E. C.. Recital. 1981. Interpretação.

5.
SANTOS, C. E. C.. Recital. 1980. Interpretação.

6.
SANTOS, C. E. C.. Recital. 1979. Interpretação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Simpósio Brasileiro de Pós-graduandos em Música. 2018. (Simpósio).

2.
XVI Simpósio Brasileiro de Musicoterapia. 2018. (Simpósio).

3.
1ª jornada de psiquiatria crítica do Rio de Janeiro. 2017. (Seminário).

4.
IV Simpósio Brasileiro de pós-graduandos em Música.Desenvolvimento de habilidades musicais em crianças autistas: um projeto de extensão.. 2016. (Simpósio).

5.
XV Simpósio Brasileiro de Musicoterapia.Desenvolvimento de habilidades musicais em crianças autistas: um projeto de extensão universitária. 2015. (Simpósio).

6.
XV Simpósio Brasileiro de Musicoterapia. 2015. (Simpósio).

7.
XXI colóquio do programa de pós graduação em música da UNIRIO.Desenvolvimento de habilidades musicais em crianças autistas: um projeto de pesquisa, ensino e extensão. 2015. (Seminário).

8.
III Simpósio Braslieiro de pós-graduandos em música.Potencialidades e Talento: um estudo sobre as habilidades musicais de crianças com transtornos do espectro do autismo. 2014. (Simpósio).

9.
XX Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO. 2014. (Seminário).

10.
II Colóquio Internacional de Educação e Inclusão. 2013. (Seminário).

11.
II Colóquio Internacional de Educação e Inclusão. 2013. (Outra).

12.
XVII Fórum Estadual de Musicoterapia. 2011. (Seminário).

13.
VIII Jornada científica de musicoterapia. 2010. (Seminário).

14.
XVI Forum Estadual de Musicoterapia. 2010. (Outra).

15.
XVI Fórum Estadual de Musicoterapia. 2010. (Seminário).

16.
III Jornada de Musicoterapia da ABBR.Musicoterapia e Educação. 2008. (Outra).

17.
Congresso Regional da ISME. As Práticas em educação musical Especial: possíveis contribuições da musicoterapia. 2007. (Congresso).

18.
Forum de Pedagogia da Música do IVL.Interface entre Musicoterapia e Educação Musical. 2007. (Outra).

19.
II Simpósio de Educação musical da UFRJ.Desafios no Ensino Especial da Música. 2007. (Simpósio).

20.
XVI Encontro Anual da ABEM.As Práticas em educação musical Especial: possíveis contribuições da musicoterapia. 2007. (Encontro).

21.
XI Colóquio do PPGM-UNIRIO.Um olhar sobre as diferenças: cidadania, música e a escola inclusiva. 2006. (Encontro).

22.
XIII Encontro Anual da Abem.Programas infantis televisivos e suas possíveis influencias na educação de crianças e jovens. 2004. (Encontro).

23.
Seminário Música na Educação Fundamental. 2003. (Seminário).

24.
Seminário Música na Educação Fundamental.musica na educação fundamental. 2003. (Seminário).

25.
III Jornada científica de Musicoterapia.A Pesquisa em Muiscoterapia no Rio de Janeiro. 2001. (Outra).

26.
II Semana do Servidor Público da UFRRJ.Musicoterapia na saúde do Trabalhador. 1999. (Encontro).

27.
IX Congresso Mundial de Musicoterapia. 1999. (Congresso).

28.
II Encontro Latinoamericano de Musicoterapia.Musicoterapia na Afasia. 1998. (Encontro).

29.
II Encontro Latino-Americano de Musicoterapia. 1998. (Encontro).

30.
VIII Simpósio Brasileiro de Musicoterapia.Musicoterapia e Reabilitação - 30 anos. 1995. (Simpósio).

31.
I Encontro de Artes e Cultura do Diabético - Inst. Est. de Diabetes.Musicoterapia na Diabetes. 1989. (Encontro).

32.
I Encontro de Artes e Cultura do Diabético no Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia.A Musicoterapia na saúde do diabético. 1989. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, C. E. C.. IV Seminário de Musicoterapia da Associação de Musicoterapia Do Estado do Rio de Janeiro (AMT-RJ). 2018. (Congresso).

2.
SANTOS, C. E. C.. VIII Forum Estadual de Musicoterapia. 2002. (Outro).

3.
SANTOS, C. E. C.. VII Forum Estadual de Musicoterapia. 2001. (Outro).

4.
SANTOS, C. E. C.. I Jornada Científica de Musicoterapia. 2000. (Outro).

5.
SANTOS, C. E. C.. VI Forum Estadual de Musicoterapia. 2000. (Outro).

6.
SANTOS, C. E. C.. V Forum Estadual de Musicoterapia. 1999. (Outro).

7.
SANTOS, C. E. C.. IV Forum Estadual de Musicoterapia. 1998. (Outro).

8.
SANTOS, C. E. C.. Forum Estadual de Musicoterapia. 1997. (Outro).

9.
SANTOS, C. E. C.; Conde, C. . XXV Congresso Mundial de Educação Através da Arte. 1984. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rejane Cunha de Assis. A MÚSICA EM HOSPITAIS: EXPERIÊNCIAS QUE VÃO ALÉM DA HUMANIZAÇÃO DO AMBIENTE HOSPITALAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Claudia Eboli Corrêa dos Santos.

2.
Gabriela Diniz. AS METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO AUXÍLIO DA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Claudia Eboli Corrêa dos Santos.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Musica
1.
SANTOS, C. E. C.. Coral da ABBR. 2000. Diversas.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 7:12:14