Larissa Leite Barboza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3711355902524377
  • Última atualização do currículo em 07/09/2018


Possui mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (2013), com ênfase em Processos Psicológicos e Saúde. Tem experiência na área de Avaliação Psicológica e Psicometria. Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, função executiva, inteligência, temperamento e caráter, terapia cognitivo comportamental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Larissa Leite Barboza
Nome em citações bibliográficas
BARBOZA, L.L.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Martha Falcão.
Rua Natal, 300
Adrianópolis
69057090 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (092) 21210900
URL da Homepage: www.faculdademarthafalcao.com.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Correlação entre o Nível Intelectual e Desempenho no Teste Wisconsin de Classificação de Cartas de Universitários da Cidade de Manaus,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Dr. José Humberto da Silva Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais.
2013 - 2014
Especialização em Avaliação Psicológica. (Carga Horária: 694h).
Faculdade Martha Falcão, FMF/IESA, Brasil.
Título: Proposta de Avaliação Qualitativa Estruturada para o Teste Wisconsin de Classificação de Cartas.
Orientador: José Humberto da Silva-Filho.
2005 - 2010
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Estudo Descritivo da Habilidade Cognitiva "Compreensão Verbal e Conhecimento" em Jovens Amazonenses (Subtestes da Bateria de Habilidades Cognitivas de Adultos).
Orientador: Prof. Dr. José Humberto da Silva-Filho.




Formação Complementar


2016 - 2016
Neuropsicologia Aplicada a Educação. (Carga horária: 8h).
Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, SBNP, Brasil.
2015 - 2015
Introduction to R Programming. (Carga horária: 12h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2014 - 2014
Aplicações do neurofeedback na reabilitação neuro. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, SBNp, Brasil.
2013 - 2013
Práticas de Avaliação Psicológica com Técnicas Inf. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2013 - 2013
Avaliação Criatividade Instrumentos Disponíveis. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2013 - 2013
Construção de Instrumentos Psicológicos. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2012 - 2012
Curso Introdutório de Estatística e SPSS. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2012 - 2012
Item Response Theory and Computerized Adaptive Tes. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2012 - 2012
Z-Teste Técnica de Zulliger - Forma Coletiva. (Carga horária: 25h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Capacitação do Teste PMK. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2010 - 2010
Treinamento na Técnica WISC-III. (Carga horária: 8h).
Laboratório de Avaliação Psicológica do Amazonas, LAP-AM, Brasil.
2010 - 2010
O Desenho da Figura Humana na Avaliação. (Carga horária: 4h).
Laboratório de Avaliação Psicológica do Amazonas, LAP-AM, Brasil.
2010 - 2010
Avaliação da Criatividade em Figuras e Palavras. (Carga horária: 4h).
Laboratório de Avaliação Psicológica do Amazonas, LAP-AM, Brasil.
2010 - 2010
Inovação em Gestão de Pessoas. (Carga horária: 4h).
Laboratório de Avaliação Psicológica do Amazonas, LAP-AM, Brasil.
2009 - 2009
Bateria Fatorial de Personalidade. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2009 - 2009
Avaliação e Testagem Cognitiva Assistida. (Carga horária: 8h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2009 - 2009
Transtorno Obsessivo-Compulsivo: Avaliação Clínica. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Programa de Treinamento Anti-Estresse. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2007 - 2007
Psicologia Jurídica. (Carga horária: 6h).
Conselho Regional de Psicologia 15ª Região, CRP15, Brasil.
2007 - 2007
Psicólogo Jurídico com as Famílias, Crianças. (Carga horária: 6h).
Conselho Regional de Psicologia 15ª Região, CRP15, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Martha Falcão, FMF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Neurociências e Neurologia
Avaliação Psicológica: Saúde e Direitos Humanos
Psicofarmacologia
08/2018 - Atual
Estágios , Faculdade de Psicologia, .

Estágio realizado
Estágio Específico II.
02/2018 - 06/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Psicológica
Bases Biológicas do Comportamento
Cognição e Neuropsicologia
Psicodiagnóstico
Psicofarmacologia
02/2018 - 06/2018
Estágios , Faculdade de Psicologia, .

Estágio realizado
Estágio Específico I.
07/2017 - 12/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Avaliação Psicológica - Testes Projetivos
Neurociências e Neurologia
Psicodiagnóstico
Psicofarmacologia
07/2017 - 12/2017
Estágios , Faculdade de Psicologia, .

Estágio realizado
Estágio Básico III.
02/2017 - 07/2017
Estágios , Faculdade de Psicologia, .

Estágio realizado
Estágio Específico I.
02/2017 - 06/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases Biológicas do Comportamento
Cognição e Neuropsicologia
Fundamentos da Avaliação Psicológica - Testes Psicométricos
Fundamentos da Avaliação Psicológica - Testes Projetivos
Psicodiagnóstico
07/2016 - 12/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Neurociências e Neurologia
Psicometria
Fundamentos da Avaliação Psicológica - Testes Psicométricos
Fundamentos da Avaliação Psicológica - Testes Projetivos
07/2016 - 12/2016
Estágios , Faculdade de Psicologia, .

Estágio realizado
Estágio Básico III.
02/2016 - 06/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases Biológicas do Comportamento
Neuropsicologia
Psicometria
Fundamentos da Avaliação Psicológica - Testes Psicométricos
Avaliação Psicológica
02/2016 - 06/2016
Estágios , Faculdade de Psicologia, .

Estágio realizado
Estágio Básico II.
07/2015 - 12/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Neuropsicologia
Psicometria
Testes Projetivos
Avaliação Psicológica
07/2015 - 12/2015
Estágios , Faculdade de Psicologia, .

Estágio realizado
Estágio Específico I.
07/2015 - 07/2015
Ensino, Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Doenças cerebrais e traumatismo Cranioencefálico (TCE): O papel do neuropsicólogo.
02/2015 - 06/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Neuropsicologia
Testes Psicológicos
Testes Projetivos
Avaliação Psicológica
02/2015 - 06/2015
Estágios , Faculdade de Psicologia, .

Estágio realizado
Estágio Específico I.
07/2014 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Psicológica
Testes Projetivos
Testes Psicológicos
Psicologia da Educação II
07/2014 - 12/2014
Estágios , Faculdade de Psicologia, .

Estágio realizado
Estágio Específico I.
09/2014 - 09/2014
Ensino, Psicologia Sociojurídica e Criminologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Elaboração de Pareceres e Laudos: Psicossocial e Jurídico
02/2014 - 06/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Humano - Adolescência e Juventude
Neuropsicologia
Testes Projetivos
Testes Psicológicos
Psicologia da Educação I
02/2014 - 06/2014
Estágios , Faculdade de Psicologia, .

Estágio realizado
Estágio Básico III.
07/2013 - 12/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Psicológica
Neuropsicologia
Psicologia nos Processos de Promoção de Saúde
Tendências Atuais em Psicologia
Testes Psicológicos
Psicologia da Educação II
07/2013 - 12/2013
Estágios , Faculdade de Psicologia, .

Estágio realizado
Estágio Básico II.
02/2013 - 06/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Atípico
Neuropsicologia
Psicologia nos Processos de Promoção de Saúde
Psicologia da Educação I
02/2013 - 06/2013
Estágios , Faculdade de Psicologia, .

Estágio realizado
Estágio Específico III.

Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria de Orientação de Trabalho Final 1, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Voluntário - PIBEX, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista - PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Voluntário - PIBEX, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista - PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fenômenos Psicológicos
Psicofarmacologia
Testes Projetivos Não-Gráficos
Estágio Básico III
05/2018 - 07/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Básico II
Neuropsicologia
Psicofarmacologia

Escola Superior Batista do Amazonas, ESBAM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

08/2014 - 09/2014
Ensino, Psicologia do Trânsito, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Peritagem e Elaboração de Documentos
Normas e Procedimentos da Avaliação Psicológica III
Normas e Procedimentos da Avaliação Psicológica IV

Centro Universitário do Norte, UNINORTE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

04/2018 - 04/2018
Ensino, Engenharia de Segurança, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento


Projetos de pesquisa


2011 - 2013
Correlação entre o Nível Intelectual e o Desempenho no Teste Wisconsin de Classificação de Cartas em Universitários da Cidade de Manaus
Descrição: A investigação sobre a inteligência perpassa uma série de autores que postularam diferentes formas de entender seu funcionamento. Uma das teorias amplamente aceitas acerca desse construto foi proposta por Charles Spearman, sendo essa embasada na existência de um fator geral ou g, o qual seria necessário para a execução de tarefas intelectuais e caracterizaria a base do comportamento inteligente. Estudos demonstram que o fator ?g? de Spearman estaria relacionado com as funções executivas, as quais são consideradas habilidades de organização cognitiva necessárias para lidar com as situações mutantes da vida cotidiana de maneira apropriada e efetiva. Por abranger diversos fatores, as funções executivas apresentam uma dificuldade inerente em sua definição operacional e mensuração, contudo, o Teste Wisconsin de Classificação de Cartas possui boas propriedades avaliativas das mesmas, visto que é utilizado para avaliar a capacidade de modificação das estratégias cognitivas mediante a alteração das contingências ambientais. Com vistas a identificar a relação apresentada entre as funções executivas e a inteligência, o presente estudo verificou a existência de correlações entre o padrão de respostas no Teste Wisconsin de Classificação de Cartas e o nível intelectual apresentado no Teste das Matrizes Progressivas de Raven numa amostra de 272 universitários da cidade de Manaus..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
Estudo Descritivo da Habilidade Cognitiva "Compreensão Verbal e Conhecimento" em jovens amazonenses (Subtestes da Bateria de Habilidades Cognitivas de Adultos)
Descrição: A investigação sobre a inteligência perpassa uma série de autores que postularam diferentes formas de entender seu funcionamento. Atualmente, o modelo psicométrico utilizado como base de pesquisas e construção de instrumentos é o Cattell-Horn-Carroll, caracterizado por 70 habilidades específicas que se agrupam em 10 fatores amplos. No Brasil, existem várias falhas no que concerne à avaliação psicológica, visto que poucas investigações são realizadas na área. De forma a suprir essa lacuna, o Laboratório de Avaliações e Medidas Psicológicas desenvolve estudos de adaptação, validação e normatização da bateria Woodcock-Johnson III a fim de desenvolver a Bateria de Habilidades Cognitivas de Adultos. Os testes verbais desta bateria sofrem grande influência de aspectos culturais, tornando-se prioritária a realização de verificações acerca dos mesmos. Para isso, desenvolveu-se um trabalho em parceria com o Laboratório de Avaliação Psicológica do Amazonas, o qual realizou uma pesquisa descritiva e analítica dos testes de compreensão verbal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Avaliação das Funções Executivas em Idosos na Cidade de Manaus
Descrição: O crescimento da população idosa é um fenômeno mundial e impõe novas exigências acerca da identificação dos fatores preditivos das doenças associadas a esse período do desenvolvimento humano, bem como de métodos avaliativos que permitam diagnósticos e intervenções específicas para esse grupo. As alterações mais notáveis se relacionam aos aspectos físicos e cognitivos. O declínio da capacidade cognitiva pode decorrer de processos fisiológicos do envelhecimento normal ou de um estágio de transição para as demências. As áreas pré-frontais são responsáveis pelas principais funções intelectuais superiores que distinguem a espécie humana das demais, são as chamadas funções executivas. Os declínios nessas tarefas neuropsicológicas ocorrem, principalmente, relacionados a déficits no processamento da informação, nos processos atencionais, nos processos inibitórios e na flexibilidade cognitiva. O Teste Wisconsin revela uma relação de vantagem frente aos outros instrumentos de análise das funções executivas devido à quantidade de indicadores avaliativos. Com o intuito de avaliar as funções executivas de idosos saudáveis na cidade de Manaus foi realizada uma pesquisa de campo utilizando-se testes psicológicos, dentre eles MEEM, Teste de Stroop, Teste do Relógio e WCST. Os participantes da pesquisa foram 69 indivíduos residentes em Manaus e atendidos pelo sistema municipal de saúde, com idade entre 60 e 77 anos. Os resultados apontaram dificuldades dos idosos frente às tarefas, sugerindo declínio cognitivo associado ao envelhecimento normal, no entanto devem ser avaliados outros fatores como a escolaridade para determinar esses achados. Foi possível elaborar normas referenciais preliminares do WCST, de forma a produzir um parâmetro psicométrico comparativo para futuras avaliações desta população, nesse instrumento. Desta forma o presente trabalho atingiu os objetivos propostos favorecendo aos profissionais locais uma maior segurança em suas avaliações e conclusões..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Larissa Leite Barboza - Integrante / José Humberto da Silva Filho - Coordenador / Dannielle Pâmela de Sousa Pieri - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal do Amazonas - Cooperação.
2007 - 2008
Prevalência do Declínio Cognitivo em Idosos na Cidade de Manaus Assistidos no Sistema de Saúde Pública
Descrição: Estudo da prevalência do declínio cognitivo em idosos assistidos nos CAIMIs (Centro de Atendimento Integral a Melhor Idade) - Secretaria da Saúde. Metodologia: Aplicação de baterias de testes cognitivos de rastreio de demências. Atualmente, a proporção de idosos está crescendo em função do aumento da expectativa de vida, que provém da promoção de saúde e da diminuição das taxas de natalidade ao redor do mundo. Esta mudança no perfil da população implica na necessidade de atendimento especializado na área de saúde, uma vez que os aspectos físicos e cognitivos entram em declínio pelo processo de envelhecimento. Porém, existem poucas referências para identificação da diferença entre o declínio natural e os casos de demência, os quais possuem cunho patológico e carecem de acompanhamento. Visando validar e normatizar um método de identificação de declínio cognitivo em idosos, esta pesquisa foi realizada utilizando uma bateria de 13 testes em uma amostra de 199 idosos que freqüentam os Centros de Atendimento Integrado a Melhor Idade (CAIMIs) de Manaus, sendo 78,9% do sexo feminino e 21,1% do masculino, com idade entre 60 e 97 anos. A média de escolaridade é de 5,28 anos. A classificação socioeconômica mostra que 49,7% do total pertence à classe Baixa Superior, 35,7% à Baixa Inferior, 14,1% à Média Inferior e 0,5% à Média. A avaliação dos resultados através de procedimentos estatísticos específicos propiciou o avanço no processo de validação dos testes, assim como o desenvolvimento de normas específicas para Manaus. Nestes instrumentos, a faixa média ficou definida entre os percentis 20-80. Um percentil superior a esta faixa mostra um desempenho superior, enquanto, abaixo dela, um desempenho inferior indicativo de declínio cognitivo, que deve ser melhor investigado em relação a possibilidade de demências ou fatores pessoais que possam ter propiciado este resultado. O presente trabalho trouxe uma contribuição social de relevância, oferecendo aos psicólogos dos CAIMIs um re.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Larissa Leite Barboza - Integrante / Francisco de Assis Carvalho do Vale - Integrante / Ari Pedro Balieiro Júnior - Integrante / José Humberto da Silva Filho - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal do Amazonas - Cooperação.


Projetos de extensão


2010 - 2010
Curso de Capacitação para Psicólogo Perito Examinador de Trânsito
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Larissa Leite Barboza - Integrante / José Humberto da Silva Filho - Coordenador / Luciana Chaves Cavalcante - Integrante / André Luíz de Carvalho Braule Pinto - Integrante / Rosimeire de Carvalho Martins - Integrante / Eduardo Jorge Sant'Ana Honorato - Integrante / Giselly de Carvalho Martins - Integrante / Consuelena Lopes Leitão - Integrante.
2009 - 2010
Programa de Treinamento Anti-Estresse para a Comunidade
Descrição: Esse projeto visou à implementação de um método de controle do estresse, através do treinamento dos usuários em 06 sessões. Durante essas sessões foram utilizados: técnicas de biofeedback, áudios de relaxamento e questionários avaliativos do estresse, bem como uma avaliação do programa ao final do mesmo. A amostra teve média de 40,55 anos. Predominantemente, participaram do programa mulheres, funcionários e nativos do estado do Amazonas, todos ligados à Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Durante as sessões foram gerados gráficos e médias do estresse dos usuários, que demonstraram o benefício dos participantes do programa ao longo de cada sessão, bem como no decorrer do processo de treinamento. Esse benefício foi minimizado, porém, na sexta (última) sessão, quando os usuários passaram a ter um desempenho reduzido quando comparado às demais sessões, devido à expectativa de se desligarem do programa ou fator proveniente dessa expectativa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Larissa Leite Barboza - Integrante / José Humberto da Silva Filho - Coordenador / Luciana Chaves Cavalcante - Integrante / Marcelo Augusto Silva das Dores - Integrante / André Luíz de Carvalho Braule Pinto - Integrante / Paula Tatiana de Oliveira Costa - Integrante / Karla da Silva Nunes - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Bolsa.
2008 - 2009
Programa de Treinamento Anti-Estresse para a Comunidade Acadêmica Interna da UFAM
Descrição: Os objetivos do programa foram fornecer de um serviço de psicologia aplicada à comunidade, identificar dos níveis individuais e grupais de estresse, treinar individualmente visando o controle do estresse, comparar os níveis de estresse pré e pós treinamento, ensinar técnicas de controle do estresse aos participantes, promover melhorias na qualidade de vida dos usuários e capacitar futuros profissionais da psicologia. Os participantes foram pessoas da comunidade que espontaneamente buscam este serviço. O treinamento dos usuários ocorria em 06 sessões. Os colaboradores da UFAM foram maioria dos interessados, dentre eles a média foi de 40,55 anos, com predominância para mulheres, funcionários e nativos do estado do Amazonas. Durante as sessões foram gerados gráficos e médias do estresse dos usuários, que demonstraram o benefício dos participantes do programa ao longo de cada sessão, bem como no decorrer do processo de treinamento. Na última sessão, foi percebida diminuição desse benefício, quando os usuários passavam a ter um desempenho reduzido quando comparado às demais sessões, devido à expectativa de se desligarem do programa ou fator proveniente dessa expectativa. Além disso, foi evidenciado através do questionário de avaliação do programa que as pessoas assistidas por ele se sentiram satisfeitas com o mesmo em seus vários aspectos, tais como: esclarecimento de dúvidas, agendamentos, local de realização do treinamento, experiência com a nova tecnologia, aproveitamento dos ensinamentos do programa, benefícios futuros, relevância social, porém, foi possível constatar que o relacionamento com o treinador foi o aspecto mais satisfatório do programa. Com isso, pode-se perceber que o Programa de Treinamento Antiestresse é bastante relevante para a comunidade interna da UFAM, bem como há grande importância da implementação do mesmo para a sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Larissa Leite Barboza - Integrante / José Humberto da Silva Filho - Coordenador / Luciana Chaves Cavalcante - Integrante / Marcelo Augusto Silva das Dores - Integrante / André Luíz de Carvalho Braule Pinto - Integrante / Paula Tatiana de Oliveira Costa - Integrante / Karla da Silva Nunes - Integrante / Alessandra dos Santos Pereira - Integrante.
2007 - 2007
Programa de Treinamento Anti-Estresse para a Comunidade Acadêmica Interna da UFAM
Descrição: Oferecer à comunidade um serviço de psicologia aplicada; Identificar inicialmente os níveis individuais de estresse dos participantes;Oferecer treinamento individual de controle das respostas autonômicas do organismo ao estresse;Comparar níveis individuais de estresse pré e pos treinamento;Transferir aos participantes estratégias de controle do estresse;Capacitar os futuros profissionais da psicologia para o manejo clinica do estresse..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Larissa Leite Barboza - Integrante / José Humberto da Silva Filho - Coordenador / Luciana Chaves Cavalcante - Integrante / Monique da Silva Gomes - Integrante / Marcelo Augusto Silva das Dores - Integrante / André Luíz de Carvalho Braule Pinto - Integrante / Paula Tatiana de Oliveira Costa - Integrante / Karla da Silva Nunes - Integrante / Alessandra dos Santos Pereira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Academic Star 2017, Adtalem Educacional do Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA-FILHO, J. H.2013SILVA-FILHO, J. H. ; PASIAN, S. R. ; BARBOZA, L.L. . Potencial informativo e desafios técnicos do Teste Wisconsin de classificação de cartas. Revista da SPAGESP, v. 14, p. 102-113, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GATO, J. P. ; COSTA, I. T. M. ; BATISTA, E. R. A. ; SOARES, D. F. ; SANTOS, G. L. ; BARBOZA, L.L. . Avaliação do Potencial Cognitivo e Criativo de Crianças: Evidências de Validade e Precisão. In: Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017, 2017, Manaus. Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017, 2017.

2.
OLIVEIRA, E. C. ; BARBOZA, L.L. . Avaliação da Criatividade por Figuras em Crianças na Cidade de Manaus. In: VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil, 2016, Manaus. VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil, 2016.

3.
FREITAS, I. D. S. ; BARBOZA, L.L. . Mensuração da Personalidade a Partir de Comportamentos Associados a Ambientes Virtuais. In: VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil, 2016, Manaus. VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil, 2016.

4.
ALENCAR, L. M. ; BARBOZA, L.L. . Importance of Neuropsychological Rehabilitation in a Clinical School of Manaus, Amazonas State, Brazil. In: II International Health Symposium, 2016, Fortaleza, CE. II International Health Symposium, 2016.

5.
OLIVEIRA, E. C. ; BARBOZA, L.L. . Avaliação da Criatividade por Palavras em Crianças na Cidade de Manaus. In: VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil, 2016, Manaus. VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil, 2016.

6.
FERREIRA, N.K.L ; BARBOZA, L.L. ; SILVA-FILHO, J. H. . Estudo Comparativo entre Funções Executivas e Criatividade em Universitários da Cidade de Manaus. In: VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015, São Paulo. VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015.

7.
FERREIRA, N.K.L ; Pinto, A. L. C. B. ; BARBOZA, L.L. . Avaliação Psicológica no Levantamento do Perfil Criminal em Estudos Brasileiros. In: VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015, São Paulo. VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015.

8.
BARBOZA, L.L.; SILVA-FILHO, J. H. . Teste WCST: Desenvolvimento de Normas para Interpretação de Resultados em Universitários da Cidade de Manaus. In: VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015, São Paulo. VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015.

9.
BARBOZA, L.L.; SILVA-FILHO, J. H. . Teste Raven: Desenvolvimento de Normas para Interpretação de Resultados em Universitários da Cidade de Manaus. In: VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015, São Paulo. VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015.

10.
SILVA-FILHO, J. H. ; Pinto, A. L. C. B. ; BARBOZA, L.L. . Bateria Fatorial de Personalidade (BFP): Equivalência entre Versão Impressa e Versão Eletrônica. In: VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015, São Paulo. VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015.

11.
FREITAS, I. D. S. ; SILVA, C. C. ; BARBOZA, L.L. . Formação em Avaliação Psicológica no Brasil: Uma análise histórica. In: VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015, São Paulo. VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015.

12.
UEMURA, M. P. ; BARBOZA, L.L. ; SILVA-FILHO, J. H. . Questionário Desiderativo: Revisão Sistemática de Estudos Realizados no Brasil. In: VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015, São Paulo. VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015.

13.
BARRETO, R. C. ; BARBOZA, L.L. ; SILVA-FILHO, J. H. . Avaliação da Atenção Concentrada em Profissionais Vigilantes da Cidade de Manaus. In: VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015, São Paulo. VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015.

14.
BARBOZA, L.L.. Impacto de Novas Tecnologias na Mensuração de Características Atencionais: Parâmetro de Avaliação. In: XII Semana de Psicologia da Faculdade Martha Falcão, 2014, Manaus. Anais da XII Semana de Psicologia da FMF.. Manaus: Faculdade Martha Falcão, 2014. p. 1-19.

15.
BARBOZA, L.L.. Mensuração da Personalidade a Partir de Comportamentos Associados a Ambientes Virtuais. In: XII Semana de Psicologia da Faculdade Martha Falcão, 2014, Manaus. Anais da XII Semana de Psicologia da FMF.. Manaus: Faculdade Martha Falcão, 2014. p. 1-19.

16.
BARBOZA, L.L.; Pinto, A. L. C. B. . Avaliação da Inteligência em Contextos Diferenciados de Atuação do Profissional Psicólogo. In: XI Semana de Psicologia, 2013, Manaus. Anais da 11a. Semana de Psicologia. Manaus: Faculdade Martha Falcão, 2013. p. 01-26.

17.
BARBOZA, L.L.. Avaliação Neuropsicológica através do Teste Wisconsin de Classificação de Cartas. In: XI Semana de Psicologia, 2013, Manaus. Anais da 11a. Semana de Psicologia. Manaus: Faculdade Martha Falcão, 2013. p. 01-26.

18.
BARBOZA, L.L.; Cavalcante, L. C. . Programa de Treinamento para Redução e Controle do Estresse. In: XI Semana de Psicologia, 2013, Manaus. Anais da 11a. Semana de Psicologia. Manaus: Faculdade Martha Falcão, 2013. p. 01-26.

19.
Pinto, A. L. C. B. ; BARBOZA, L.L. . Percepção de Emoções em Expressões Faciais na Pesquisa em Psicologia. In: XI Semana de Psicologia, 2013, Manaus. Anais da 11a. Semana de Psicologia. Manaus: Faculdade Martha Falcão, 2013. p. 01-26.

20.
SILVA-FILHO, J. H. ; TRENTINI, C. M. ; ARGIMON, I. I. L. ; MONEGO, B. ; BARBOZA, L.L. . Novas Tecnologias para o Uso do WCST em Pesquisas Brasileiras. In: VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2013, Maceió. VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Porto Alegre: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2013. p. 01-116.

21.
BARBOZA, L.L.; SILVA-FILHO, J. H. . Correlação entre o Nível Intelectual e Desempenho no WCST em Universitários da Cidade de Manaus. In: VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2013, Maceió. VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Porto Alegre: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2013. p. 01-281.

22.
BARBOZA, L.L.; SILVA-FILHO, J. H. ; WECHSLER, S. M. . Estudo Descritivo sobre Inteligência Verbal em Universitários da Cidade de Manaus. In: VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2013, Maceió. VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Porto Alegre: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2013. p. 01-281.

23.
BARBOZA, L.L.; SILVA-FILHO, J. H. ; WECHSLER, S. M. . Estudo Descritivo da Habilidade Cognitiva Compreensão Verbal e Conhecimento em Jovens Amazonenses (Subtestes da Bateria de Habilidades Cognitivas de Adultos). In: I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação, 2011, Manaus. I Congresso Internacional de criatividade.inovação: visão e prática em diferentes contextos. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas - EDUA, 2011.

24.
BARBOZA, L.L.; SILVA-FILHO, J. H. . Avaliação das Funções Executivas em Idosos na Cidade de Manaus. In: I Mostra Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Manaus. I MIEPEX, 2010.

25.
Pieri, D. P. S. ; SILVA-FILHO, J. H. ; BARBOZA, L.L. ; SILVA, M. O. . Avaliação das Funções Executivas em Idosos na Cidade de Manaus. In: IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica / V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos / XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos / Avaliação Psicológica: Formação, Atuação e Interfaces., 2009, Campinas. IBAP, 2009.

26.
SANTOS, J. S. ; SILVA-FILHO, J. H. ; Cavalcante, L. C. ; BARBOZA, L.L. . Avaliação do Raciocínio Abstrato de Jovens Universitários Manauenses por Meio da Escala Avançada de Raven.. In: IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica / V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos / XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos / Avaliação Psicológica: Formação, Atuação e Interfaces., 2009, Campinas. IBAP, 2009.

27.
SILVA-FILHO, J. H. ; BARBOZA, L.L. ; Cavalcante, L. C. . Estudo Comparativo entre a Versão Breve e Completa do WCST (WISCONSIN) Aplicado a Idosos na Cidade de Manaus. In: IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica / V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos / XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos / Avaliação Psicológica: Formação, Atuação e Interfaces., 2009, Campinas. IBAP, 2009.

28.
BARBOZA, L.L.; SILVA-FILHO, J. H. ; VALE, Francisco A. C. ; BALIEIRO JUNIOR, Ari Pedro ; Cavalcante, L. C. . Prevalência do Declínio Cognitivo em Idosos Assistidos no Sistema de Saúde Pública da Cidade de Manaus. In: IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica / V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos / XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos / Avaliação Psicológica: Formação, Atuação e Interfaces., 2009, Campinas. IBAP, 2009.

29.
Cavalcante, L. C. ; SILVA-FILHO, J. H. ; BARBOZA, L.L. ; COSTA, P. T. O. ; Pinto, A. L. C. B. ; DORES, M. A. S. ; NUNES, K. S. ; PEREIRA, A. S. . Técnicas de Biofeedback e Treinamento Anti-Estresse. In: IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica / V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos / XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos / Avaliação Psicológica: Formação, Atuação e Interfaces., 2009, Campinas. IBAP, 2009.

30.
BARBOZA, L.L.; Leão, L. A. ; Cavalcante, L. C. ; VALE, Francisco A. C. ; BALIEIRO JUNIOR, Ari Pedro ; SILVA-FILHO, J. H. . Declínio Cognitivo Natural na Terceira Idade: Avaliação da Memória de Curto Prazo. In: II Mostra dos Trabalhos da FACED: Saberes e Fazeres da Pedagogia e Psicologia, 2007, Manaus. Dialógica vol.1 n.4 2008 - Psicologia. Manaus: Revista Eletrônica da FACED Dialógica, 2007. v. 1.

31.
Cavalcante, L. C. ; BARBOZA, L.L. ; Best, M. S. ; VALE, Francisco A. C. ; BALIEIRO JUNIOR, Ari Pedro ; SILVA-FILHO, J. H. . Declínio Natural na Terceira Idade: Avaliação da Capacidade de Recordação Tardia. In: II Mostra dos Trabalhos da FACED: Saberes e Fazeres da Pedagogia e Psicologia, 2007, Manaus. Dialógica vol.1 n.4 2008 - Psicologia. Manaus: Revista Eletrônica da FACED Dialógica, 2007. v. 1.

32.
Leão, L. A. ; BARBOZA, L.L. ; Best, M. S. ; VALE, Francisco A. C. ; BALIEIRO JUNIOR, Ari Pedro ; SILVA-FILHO, J. H. . Declínio Cognitivo Natural na Terceira Idade: Avaliação das Funções Frontais. In: II Mostra dos Trabalhos da FACED: Saberes e Fazeres da Pedagogia e Psicologia, 2007, Manaus. Dialógica vol.1 n.4 2008 - Psicologia. Manaus: Revista Eletrônica da FACED Dialógica, 2007. v. 1.

Outras produções bibliográficas
1.
BARBOZA, L.L.. Como o Cérebro Aprende?. São Paulo, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA-FILHO, J. H. ; BARBOZA, L.L. ; Cavalcante, L. C. . Coleta de dados para Teste de Memória Visual de Rostos - MVR. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
BARBOZA, L.L.. Avaliação Neuropsicológica do Idoso para Identificação de Demências ou Declínios Cognitivos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BARBOZA, L.L.; SILVA-FILHO, J. H. ; VALE, Francisco A. C. ; BALIEIRO JUNIOR, Ari Pedro . Prevalência do Declínio Cognitivo em Idosos na Cidade de Manaus Assistidos no Sistema de Saúde Pública. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BARBOZA, L.L.; SILVA-FILHO, J. H. . Oligofrenia: Técnicas de Avaliação Neuropsicológica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SILVA-FILHO, J. H. ; BARBOZA, L.L. ; Cavalcante, L. C. . II MOSTRA DOS TRABALHOS DA FACED. 2007. (Editoração/Anais).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARVALHO, G. P.; BARBOZA, L.L.; Cavalcante, L. C.. Participação em banca de Franciele Maklia Santana Alves.Avaliação do grau de ansiedade, depressão, estresse e qualidade de vida entre participantes com Lúpus em um serviço de saúde em Manaus. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
BARBOZA, L.L.; Cavalcante, L. C.; SILVA-FILHO, J. H.. Participação em banca de Ciloni Eduardo Filgueiras e Ottoni.Desenvolvimento de Instrumento de Medida de Avaliação por Competências nas Organizações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas.

3.
UBIALI, W. A.; SILVA-FILHO, J. H.; BARBOZA, L.L.. Participação em banca de Sandra Carla Hayashi.Adesão ao Tratamento Antirretroviral e Traços de Personalidade de Pessoas Convivendo com HIV/AIDS no Amazonas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas.

4.
SILVA-FILHO, J. H.; BARBOZA, L.L.; FERREIRA, J. G.. Participação em banca de Ingrid de Souza Sampaio.Construção do Teste de Memória - Aspectos Teóricos e Metodológicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas.

5.
UBIALI, W. A.; SILVA-FILHO, J. H.; BARBOZA, L.L.. Participação em banca de Julyanne Garcez Ferreira.Prevalência do Declínio de Memória em Idosos Assistidos no Ambulatório de Neurologia Comportamental na Cidade de Manaus. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas.

6.
CARVALHO, G. P.; SILVA-FILHO, J. H.; BARBOZA, L.L.. Participação em banca de Igor Samuel Falcão Silva.O Uso Abusivo da Internet e a Fobia Social em uma amostra de Adolescentes de Escolas Particulares de Manaus. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2o. Congresso Amazônico de Iniciação Científica: Ensinando e Aprendendo Ciência. Neurônios espelho e empatia: importância do processamento cerebral nas relações sociais. 2017. (Congresso).

2.
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017.Pegadas Digitais - Exposição do Indivíduo a Partir de Ambientes Virtuais. 2017. (Outra).

3.
XV Congresso da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. 2016. (Congresso).

4.
II Congresso de Neuropsicologia do Envelhecimento e Demências. 2015. (Congresso).

5.
VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. 2015. (Congresso).

6.
XIII Semana de Psicologia.Pegadas Digitais: mensuração de personalidade a partir de comportamentos associados a ambientes virtuais. 2015. (Outra).

7.
XIV Congresso Brasileiro da SBNp. 2015. (Congresso).

8.
XIII Congresso Brasileiro da SBNp. 2014. (Congresso).

9.
VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. 2013. (Congresso).

10.
X Conferência Amazônica para Educação - CONAED.Introdução ao SPSS (Banco de dados e Análise). 2013. (Outra).

11.
XI Semana de Psicologia. 2013. (Outra).

12.
Item Response Theory and Computerized Adaptive Testing. 2012. (Outra).

13.
XIV SIMPÓSIO ANPEPP - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia.GT - PROCESSOS AVALIATIVOS EM PSICOLOGIA. 2012. (Simpósio).

14.
I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação. 2011. (Congresso).

15.
I Mostra Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2010. (Outra).

16.
IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica / V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos / XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos / Avaliação Psicológica: Formação, Atuação e Interfaces. 2009. (Congresso).

17.
VII Mostra Regional de Práticas em Psicologia. 2008. (Outra).

18.
II Mostra dos Trabalhos da FACED: Saberes e Fazeres da Psicologia. 2007. (Outra).

19.
V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA-FILHO, J. H. ; COHEN, J. ; GARCEZ, J. R. ; SARAIVA, E. G. ; BARBOZA, L.L. ; Cavalcante, L. C. ; COLOMBAROLLI, M. S. ; Pinto, A. L. C. B. . I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação: visão e prática em diferentes contextos. 2011. (Congresso).

2.
SILVA-FILHO, J. H. ; BARBOZA, L.L. ; HAYASHI, S. C. ; Cavalcante, L. C. ; COHEN, J. ; COLOMBAROLLI, M. S. ; SILVA, I. S. F. ; GARCEZ, J. R. ; Pinto, A. L. C. B. ; SARAIVA, E. G. ; SILVA, S. R. E. ; SANTOS JUNIOR, L. C. M. ; SIMOES, L. M. . Ciclo de Atividades em Avaliação Psicológica. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Camila Miranda Lopes. Avaliação da Incidência de Depressão em alunos de universidades brasileiras: revisão de literatura. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Faculdade Martha Falcão. (Orientador).

2.
Lívia Pereira Lindoso. Associação entre o funcionamento encefálico e os transtornos alimentares: revisão sistemática da literatura. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Faculdade Martha Falcão. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Aline Oliveira Mota. Avaliação do perfil psicológico de pacientes com a Doença de Huntington a partir dos níveis de qualidade de vida, funções cognitivas, ansiedade, estresse e depressão. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Jamile Gato Paiva. Avaliação do Potencial Cognitivo e Criativo de Crianças: Evidências de Validade e Precisão. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Faculdade Martha Falcão. Orientador: Larissa Leite Barboza.

2.
Edvania da Costa Oliveira. A expressão da criatividade por meio de figuras e palavras em crianças do nível fundamental da cidade de Manaus. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Faculdade Martha Falcão. Orientador: Larissa Leite Barboza.

3.
Izabela D'Ângelo da Silva Freitas. Mensuração da Personalidade a Partir de Comportamentos Associados a Ambientes Virtuais. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Faculdade Martha Falcão. Orientador: Larissa Leite Barboza.

4.
Rayane Curico Barreto. Avaliação da Atenção Concentrada em Profissionais Vigilantes da Cidade de Manaus. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Faculdade Martha Falcão. Orientador: Larissa Leite Barboza.

5.
Natyenne Kelly Lopes Ferreira. Estudo comparativo entre funções executivas e criatividade em universitários da cidade de Manaus. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Faculdade Martha Falcão. Orientador: Larissa Leite Barboza.

6.
Márcio do Prado Uemura. Questionário Desiderativo: revisão sistemática de estudos realizados no Brasil. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Faculdade Martha Falcão. Orientador: Larissa Leite Barboza.

7.
Geraldo Augusto Vieiralves Donato Lopes. Estudos Normativos de Características de Personalidade Aferidas por Meio do Teste de Zulliger em Profissionais Vigilantes da Cidade de Manaus. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Faculdade Martha Falcão. Orientador: Larissa Leite Barboza.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 18:20:54