Vanessa Costa de Macêdo

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  • Última atualização do currículo em 04/09/2018


Possui graduação em Bacharelado em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2009), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Atualmente é bolsista de gestão em ciência e tecnologia II da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: intelectuais, memória, impressos, sociabilidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanessa Costa de Macêdo
Nome em citações bibliográficas
MACÊDO, Vanessa Costa.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Orientador: Angela Maria de Castro Gomes).
Título: O INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS E A EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA NACIONAL. RIO DE JANEIRO (1937-1944), Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Luciano Mendes de Faria Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Intelectuais; educação; Memória.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Intelectual.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Museu Histórico em Campina Grande: Ação Político-cultural do Patrimônio e da Memória (1980-1983),Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Carlos Augusto de Amorim Cardoso.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Museu; Intelectuais; Política Cultural.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
2007 - 2009
Graduação em Bacharelado em História.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: Educando a Memória: Práticas Pedagógicas Patrimôniais.
Orientador: Regina Coelli Gomes Nascimento.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Inglês Básico Inicial. (Carga horária: 156h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Formação em Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Documentação Museológica. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Seminário Arte e Museu. (Carga horária: 12h).
Museu Inimá de Paula, MIP, Brasil.
2007 - 2007
Cinema e História: molduras dispositivas do cinema. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2006 - 2006
Metodologia de produção de textos acadêmicos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2004 - 2004
Enfrentamento à violência sexual de crianças e ado. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2003 - 2003
Usos da literatura e do cinema no ensino e na pesq. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2003 - 2003
Aprendendo a ensinando Direitos Humanos. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2003 - 2003
Construindo a Cidadania. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Gestão em Ciência e Tecnologia II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação do Seminário do PEPB, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Pesquisador em Treinamento, Enquadramento Funcional: Estudante de pós-graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Técnico, Carga horária: 20
Outras informações
A produção científica em História da Educação: um balanço da produção do GEPHE/UFMG

Atividades

02/2018 - Atual
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação/DECAE, .

Serviço realizado
Editoria Executiva da RBEB.
03/2013 - 10/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

Linhas de pesquisa
História da Educação
08/2012 - 02/2013
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Atividades de Secretaria.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado Regular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2013 - 10/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação FaE/UFMG, .

Linhas de pesquisa
história da educação
03/2009 - 09/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPB, .

Linhas de pesquisa
História da Educação

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Gestão em Ciência e Tecnologia II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Editoria Executiva da Revista Brasileira de Educação Básica


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Pesquisador em Treinamento, Enquadramento Funcional: Mestrado em Educação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estudante do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPB; linha de pesquisa: História da Educação; Bolsista de mestrado CAPES.

Atividades

07/2009 - 01/2011
Estágios , Centro de Educação - Campus I, Departamento de Metodologia da Educação.

Estágio realizado
Estágio Docência.

Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria da Disc. Moderna Ocidental, Carga horária: 14

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria Disc. Introdução à Antropologia, Carga horária: 14



Linhas de pesquisa


1.
História da Educação
2.
história da educação
3.
História da Educação


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
O Instituto de Estudos Brasileiros: Revista, Sociabilidade Intelectual e Projetos de Brasil, Rio de Janeiro (1938-1944)
Descrição: Desenvolvido em nível de doutoramento, este projeto tem como objetivo compreender o lugar de atuação do Instituto de Estudos Brasileiros entre 1938 a 1944 no Rio de Janeiro, especificando este lugar em sua contribuição à constituição do espaço público brasileiro a partir do debate educacional que promove por meio de conferências publicadas em sua revista. Buscamos alcançar este objetivo com a análise historica dos sujeitos sociais, aqui entendidos como intelectuais e vinculados às atividades do instituto, em suas relações que constituem redes de sociabilidades, assim como nas trajetórias e nos projetos políticos vinculados. Com isto nos aproximamos do IEB enquanto sujeito social coletivo em suas ações de estabelecimento do debate educacional através da realização de conferências e de produção de uma revista..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Emergência do Instituto Histórico em Campina Grande na Paraíba: Intelectuais, escritos e formação da memória (1940-1950)
Descrição: Projeto desenvolvido enquanto doutoramento em Educação pela UFMG. Destina-se a pesquisar acerca da primeira tentativa de criação do Instituto Histórico e Geográfico de Campina Grande no Estado da Paraíba..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Vanessa Costa de Macêdo - Coordenador.
2012 - Atual
Moderno, modernidade, moderização:a educação nos projetos de Brasil séc. XIX e XX
Descrição: Este projeto de pesquisa reúne objetos de investigação que se organizam em torno do interesse em problematizar processos históricos de gestação de projetos de Brasil, elaborados pela intelectualidade brasileira no período compreendido entre 1820 e 1970. Interessa-nos sistematizar e interrogar conceitos, argumentos e intencionalidades presentes em discursos e ações que atribuíram à educação escolar o lugar de instância mediadora dos processos de construção da cultura nacional e racionalização de manifestações culturais diversificadas. Pretendemos por intermédio da pesquisa fazer avançar a elaboração de uma teoria sobre o lugar da intelectualidade brasileira na construção da esfera pública e produzir entendimentos sobre as noções de moderno, modernidade e modernização, presentes nesses projeto.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Vanessa Costa de Macêdo - Integrante / Luciano Mendes Faria Filho - Coordenador / Matheus da Cruz e Zica - Integrante / Marcus Aurélio Taborda de Oliveira - Integrante / Juliana Cesário Hamdan - Integrante / Maria do Carmo Xavier - Integrante / Marcus Vinicius Corrêa Carvalho - Integrante / Rosana Areal de Carvalho - Integrante / Eduardo José Fereira Maia - Integrante.
2009 - 2012
Ciência, Educação e Sociedade - GPCES
Descrição: Temos como atividade central a da formação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação e divulgar os resultados das pesquisas, através da produção de artigos e comunicações para apresentação em congressos científicos e publicação em revistas especializadas. Afora subsidiar pesquisas de graduação e pós-graduação, promovendo o intercâmbio entre as áreas de Geografia, História, Pedagogia e Arquitetura, o Grupo pretende contribuir para a melhoria do ensino de história e geografia nas escolas de ensino fundamental e médio da Paraíba. Em projeto denominado ESCOLA E MODERNIDADE NA PARAÍBA foi elaborado um CD-ROMs com as imagens catalogadas na pesquisa e estamos criando um Ambiente Virtual de Estudo, baseados no banco de dados produzido, para uso de escolas, instituições e pesquisadores. O banco de dados, documentos e objetos recolhidos pelo projeto, pretende ser o gérmen da futura constituição de um Museu Pedagógico. Através do Projeto de Pesquisa MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO PRIMÁRIO E NORMAL DA PARAÍBA (1886-1930), o Grupo, acompanhando as tendências internacionais (Emmanuelle na França e o Livres no Brasil), tem direcionado as suas investigações para o exame dos usos dos materiais didáticos, dos seus modos de leitura e operação, a partir das indicações deixadas pelo autor e das marcas de leitura. Este trabalho objetiva pesquisar os livros e materiais didáticos utilizados no ensino primário e normal da Paraíba, desde entre os anos de 1886 até 1930. Dando continuidade a esse trabalho, estamos iniciando o desenvolvimento do Projeto ENSINO DE GEOGRAFIA: materiais didáticos, autores e práticas escolares (1860 a 1940), que visa fazer um levantamento dos livros didáticos de Geografia nos Institutos Históricos e Geográficos do Nordeste. O objetivo é montar um catálogo para orientar pesquisas sobre as disciplinas escolares, em especial a Geografia e compreender a contribuição de autores de livros didáticos na constituição dessa disciplina escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
MUSEU HISTÓRICO EM CAMPINA GRANDE: Ação Político-cultural do Patrimônio e da Memória (1980-1083)
Descrição: Este trabalho tem como objetivo discutir sobre o processo de produção do Museu Histórico de Campina Grande entre os anos de 1980 a 1983 que compreendem a Promulgação da Lei que possibilita a criação do Departamento de Patrimônio Cultural e a Inauguração do Museu, que corresponde a uma das ações do Departamento. Buscamos estabelecer três condições e possibilidades de criação do Museu: a Demanda Político-Cultural elaborada nos órgãos deliberativos do Patrimônio Histórico e consubstanciada na Fundação Nacional Pró-Memória; a Demanda Memorialista representada pelas tentativas por parte de um determinado grupo de intelectuais da criação do Instituto Histórico e Geográfico de Campina Grande e; o Protagonismo Intelectual de William Ramos Tejo, responsável pela criação do MHCG e diretor do Departamento de Patrimônio Cultural nos primeiros anos de sua criação. Buscamos trabalhar a forma como cada uma dessas condições foi importante para a definição do Projeto Museal que formata diretrizes e cria a possibilidade da ação museal. Procuramos também problematizar através destas três condições de existência do Museu a prática discursiva que abre caminho para o estabelecimento da narrativa histórica elaborada através da exposição do MHCG sobre a história da cidade de Campina Grande à época. Esta prática discursiva é também vista enquanto uma ação que busca educar para o reconhecimento da memória oficial, elaborada por indivíduos localizados numa sociabilidade intelectual e cultural interessada. Procuramos com este trabalho ajudar a recriar o contexto de entrada das Ações do Patrimônio Histórico na cidade, assim como a sua operacionalização através da criação do Departamento de Patrimônio Cultural em 1980. Com este propósito destacam-se a necessidade em historicizar os lugares que promovem a memória e reconfigurá-los a partir das ações empreendidas através de agentes localizados nos locais para onde são direcionadas as demandas de Ação do Patrimônio. Compondo desta forma, um estudo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2009
EDUCANDO A MEMÓRIA: Práticas Pedagógicas Patrimoniais
Descrição: Políticas patrimoniais que fazem uso de recursos pedagógicos. Estabelecer uma leitura contextualizada acerca das políticas patrimoniais no Brasil a partir da década de 1930, problematizando as práticas que fizeram uso de recursos pedagógicos visualizadas a partir da década de 1980. Questionar sobre os endereçamentos dessas práticas e as concepções históricas que utilizam, atentando para o sentido histórico de suas concepções e a relação que estabelecem com a cidade enquanto representação de memória, a relação temporal e a construção de uma memória social..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2007 - 2008
Pedagogia Multicultural: Em cena os (des)encontros intergeracionais na familia e na escola
Descrição: O projeto "Pedagogia Multicultural: Em cena os (des)encontros intergeracionais na familia e na escola" tem como foco de pesquisa-ação as familias e escolas publicas municipais de Campina Grande Pb, objetivando fazer levantamento quantitativo dos alunos criados/providos por avós e identificação do perfil sócio-economico das famílias envolvidas. Propondo, ainda, desnaturalizar os conceitos de família, escola, idoso, trabalho, educação, infância, adolescência e implementar a melhoria das relações intergeracionais. O projeto pretende itensificar as açoes extensionistas, mediante a elaboração de oficinas pedagógicas nas escolas, visando qualificar a discussão sobre a educação intergeracional nos currículos escolares e implementar a educação continuada dops professores através da pedagogia multicultural..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Vanessa Costa de Macêdo - Integrante / Keila Queiroz e Silva Ramos - Coordenador / Silêde Leila Oliveira Cavalcanti - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Campina Grande - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 2


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação Básica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Contemporânea.


Idiomas


Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MACÊDO, Vanessa Costa.; FARIA FILHO, L. M. . Mediação e sociabilidades intelectuais: uma análise da constituição e da atuação do instituto de Estudos Brasileiros IEB-RJ (1937 - 1944). In: Marcus Vinicius Corrêa Carvalho; Rita Cristina Lima Lages; Vera gaspar. (Org.). Moderno, modernidade e modernização a educação nos projetos de Brasil - séculos XIX e XX. 1ed.Belo Horizonte: Mazza Edições LTDA, 2016, v. 4, p. 245-266.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MACÊDO, Vanessa Costa.. Debate com as chapas candidatas à reitoria da UFMG. Pensar a Educação Pensar o Brasil, Belo Horizonte, 29 set. 2017.

2.
MACÊDO, Vanessa Costa.. O direito a cidade entre o debate e a ação. Pensar a Educação Pensar o Brasil, Belo Horizonte, 01 set. 2017.

3.
MACÊDO, Vanessa Costa.. Ação cultural e a universidade na cidade. Pensar a Educação Pensar o Brasil, Belo Horizonte.

4.
MACÊDO, Vanessa Costa.. As infâncias e cidades. Pensar a Educação Pensar o Brasil, Belo Horizonte.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MACÊDO, Vanessa Costa.. EDIÇÃO E SOCIABILIDADES INTELECTUAIS: UMA ANÁLISE DA CONSTITUIÇÃO E DA ATUAÇÃO DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS (1937-1944). In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Anais Anpuh, 2015.

2.
MACÊDO, Vanessa Costa.. Estudos Brasileiros em Revista e Instituto: Possibilidades de Análise. In: X COLUBHE, 2014, Curitiba. Percursos e desafios na História da Educação Luso-Brasileira, 2014.

3.
MACÊDO, Vanessa Costa.. Ações intelectuais de formação da memória: A produção de materialidade pedagógica sobre a história da cidade de Campina Grande, 1948 - 1998.. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013.

4.
MACÊDO, Vanessa Costa.. Cultura Patrimonial em Enunciados: análise arqueológica dos discurso no Guia Básico de Educação Patrimonial. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luis - MA. Anais do VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010.

5.
MACÊDO, Vanessa Costa.. Educando a memória, práticas públicas em Educação Patrimonial. In: 9ª SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CH - UFCG, 2008, Campina Grande. Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades. Campina Grande: Centro de Humanidades UFCG, 2008. v. 1. p. 1101-1104.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MACÊDO, Vanessa Costa.; FARIA FILHO, L. M. . Edição e sociabilidades intelectuais: uma análise da constituição e da atuação do Instituto de Estudos Brasileiros (1938 - 1944). In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2015, Maringá. Caderno de Resumos, 2015. p. 135-135.

2.
MACÊDO, Vanessa Costa.. A cidade enquanto fonte: espaço educativo, recortes de passado e ações patrimoniais. In: III Encontro Norte e Nordeste de História da Educação, 2009, Salvador. Anais III Encontro Norte e Nordeste de História da Educação, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
MACÊDO, Vanessa Costa.. Estudos Brasileiros em Revista e Instituto: Possibilidades de Análise. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MACÊDO, Vanessa Costa.. Ações intelectuais de formação da memória: A produção de materialidade pedagógica sobre a história da cidade de Campina Grande, 1948 - 1998.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MACÊDO, Vanessa Costa.. Museu Histórico em Campina Grande: O uso da exposição museal como fonte de pesquisa na História da Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MACÊDO, Vanessa Costa.. Educando a Memória: Práticas Públicas em Educação Patrimonial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MACÊDO, Vanessa Costa.. Museu Histórico em Campina Grande: Ação politico cultural do Patrimônio e de Memória (1980-1983). João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2011 (Dissertação de Mestrado).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
APOLINÁRIO, J. R.; LUIZ, J. M.; MACÊDO, Vanessa Costa.. Participação em banca de Gabriela Barbosa Souto.Nas Tramas da História Recente da Associação das Crocheteiras de Areial: Artes do saber, fazer e valorizar a identidade do Artesanato local. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. Edição e sociabilidades intelectuais: uma análise da constituição e da atuação do Instituto de Estudos Brasileiros (1938 - 1944). 2015. (Congresso).

2.
XXVIII Simpósio Nacional de História.EDIÇÃO E SOCIABILIDADES INTELECTUAIS: UMA ANÁLISE DA CONSTITUIÇÃO E DA ATUAÇÃO DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS (1937-1944). 2015. (Simpósio).

3.
X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Estudos Brasileiros em Revista e Instituto: Possibilidades de Análise. 2014. (Congresso).

4.
Arquivos, Bibliotecas Especializadas e Museus Universitáriosrios. 2013. (Seminário).

5.
Colóquio de Verão "Contribuições de Hannah Arendt". 2013. (Outra).

6.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Ações intelectuais de formação da memória: A produção de materialidade pedagógica sobre a história da cidade de Campina Grande, 1948 - 1998.. 2013. (Congresso).

7.
VII Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais- COPEHE. Museu Histórico em Campina Grande: O uso da exposição museal como fonte de pesquisa na História da Educação. 2013. (Congresso).

8.
XI Encontro Intergrupos de Pesquisa em História da Educação. 2013. (Encontro).

9.
XXVII Simpósio Nacional de História. 2013. (Simpósio).

10.
Patrimônio Imaterial - Novos desafios, novas inspirações. 2012. (Seminário).

11.
8º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular. 2011. (Seminário).

12.
Colóquio "Cultura Agora". 2011. (Outra).

13.
II Encontro Cidade e Cultura: Rebatimentos no Espaço Público Contemporâneo. 2011. (Encontro).

14.
VIII Jornada Formadora/LEME/UFMG "Experiências Educativas em Museus". 2011. (Encontro).

15.
VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Cultura Patrimonial em Enunciados: análise arqueológica dos discurso no Guia Básico de Educação Patrimonial. 2010. (Congresso).

16.
VIII Jornada Formadora/LEME/FaE/UFMG "Ação educativa em Museus: entre o formal e o não formal". 2010. (Encontro).

17.
III Encontro Norte e Nordeste de História da Educação & X Colóquio de História da Educação na Bahia.A cidade enquanto fonte: espaço educativo, recortes de passado e ações patrimoniais. 2009. (Encontro).

18.
Envelhecimento e Fragilidade. 2008. (Simpósio).

19.
Encontro de Gerações. 2007. (Seminário).

20.
Metodologia de Produção e Análise de Texto Acadêmico. 2006. (Oficina).

21.
Curso de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. 2004. (Oficina).

22.
XI Encontro Estadual de Professores de História. 2004. (Encontro).

23.
IV Encontro de História Oral Do Nordeste. 2003. (Encontro).



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MACÊDO, Vanessa Costa.. O direito a cidade entre o debate e a ação. Pensar a Educação Pensar o Brasil, Belo Horizonte, 01 set. 2017.

2.
MACÊDO, Vanessa Costa.. Debate com as chapas candidatas à reitoria da UFMG. Pensar a Educação Pensar o Brasil, Belo Horizonte, 29 set. 2017.

3.
MACÊDO, Vanessa Costa.. Ação cultural e a universidade na cidade. Pensar a Educação Pensar o Brasil, Belo Horizonte.

4.
MACÊDO, Vanessa Costa.. As infâncias e cidades. Pensar a Educação Pensar o Brasil, Belo Horizonte.




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