Maria Flávia Soares Pinto Carvalho

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  • Última atualização do currículo em 28/05/2018


Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). É mestre em Ciências do Esporte pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (2011). É doutora em Ciências do Esporte pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (2017). Membro do Grupo de estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM/UFMG). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Aprendizagem Motora, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem motora conhecimento de performance, conhecimento de resultado e voleibol (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Flávia Soares Pinto Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, M. F. S. P.;CARVALHO, MARIA FLÁVIA S. P.;Maria Flávia Soares Pinto Carvalho;M.F.S.P. Carvalho


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Ciências do Esporte.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Efeitos do nível de estabilização do desemepnho no aumento de complexidade no processo adaptativo em aprendizagem Motora, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Herbert Ugrinowitsch.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Processo Adaptativo; Nível de estabilização; Complexidade.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Comportamento Motor.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Aprendizagem Motora.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2008 - 2011
Mestrado em Ciências do Esporte.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Efeitos da faixa de amplitude de Conhecimento de Resultados na adaptação em uma tarefa de força isométrica,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Herbert Ugrinowitsch.
Palavras-chave: Aprendizagem Motora; Adaptação; Amplitude de feedback.
Grande área: Ciências da Saúde
2002 - 2007
Graduação em Educação Física.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Efeitos da Frequência de Conhecimento de Performance na Aquisição de Habilidades Esportivas.
Orientador: Herbert Ugrinowitsch.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, IFC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBBT, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


E.M. José Augusto Resende, E.M. JOSÉ AUGUST, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 20


Ministério do Esporte, ME, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Avaliadora Administrativa e Pedagógica do PST, Carga horária: 20


ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ KALIL, E.M. MOYSÉS KALI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Efeitos do nível de estabilização do desempenho no aumento de complexidade do sistema adquirida ao longo dos ciclos de instabilização-estabilização-instabilização no processo adaptativo em Aprendizagem Motora

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Herbert Ugrinowitsch em 04/02/2015.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Efeitos da amplitude de feedback como fator de incerteza no processo adaptativo em aprendizagem motora em uma tarefa complexa de timing coincidente
Descrição: Os efeitos da faixa de amplitude de conhecimento de resultados (CR) têm sido investigados na aprendizagem de habilidades motoras através da utilização de testes de retenção ou transferência. Entretanto, seus efeitos na adaptação à perturbações imprevisíveis ainda não são conhecidos. O objetivo desse estudo foi investigar os efeitos da faixa de amplitude de CR na adaptação à perturbações imprevisíveis em uma tarefa de força isométrica. Vinte e dois estudantes universitários (25,14 ± 3,59 anos) inexperientes na tarefa participaram desse estudo. Eles foram divididos em dois grupos: Grupo faixa (GF), que recebeu CR em magnitude e direção apenas quando o erro ultrapassou 5% em relação à porcentagem de força máxima solicitada; e o Grupo controle (GC), que recebeu CR em magnitude e direção sempre que houve discrepância entre a força solicitada e a força realizada. O experimento consistiu de duas fases: pré-exposição e exposição e a tarefa tinha como objetivo alcançar um determinado percentual de força máxima em três segundos. Na pré-exposição, a meta era manter 40% da força máxima em 81 tentativas, e o CR foi fornecido de acordo com o grupo. Durante a exposição, conduzida no dia seguinte, foram realizadas 126 tentativas da mesma tarefa. Porém, foram inseridas 18 tentativas com perturbação imprevisível, caracterizadas por novas magnitudes de força a serem alcançadas. Havia duas magnitudes diferentes de perturbação: Com a meta de 60% da força máxima (PI) e com a meta de 20% da força máxima (PII), com nove tentativas em cada. Ambos os grupos diminuíram o %RMSE, do início para o final da pré-exposição (p < 0,05), com nível similar de desempenho. Ainda, o GF aumentou o tempo de permanência dentro da faixa de tolerância (p < 0,05). Na fase de exposição, na análise intragrupo das magnitudes, foi verificado que no GC, a PI apresentou menor %RMSE que a PII (p > 0,05). Foi verificado, também, que o GC aumentou a consistência ao longo da fase para lidar com as perturbações (p < 0,05). Para o GF, não houve efeito das magnitudes (p > 0,05). Foi detectada, no entanto, diferença entre os blocos, demonstrando uma maior consistência do grupo para lidar com as perturbações ao longo da exposição (p < 0,05). A análise intergrupo conduzida para verificar o efeito de cada magnitude entre o GC e o GF verificou que, na PI, o GC apresentou maior %RMSE que o GF (p < 0,05). Houve, ainda, diferença entre os blocos, demonstrando aumento da consistência dos grupos para lidar com a PI ao longo da exposição (p < 0,05). Na PII, não foi verificada diferença entre os grupos (p > 0,05). Foi verificado, no entanto, aumento da consistência dos grupos para lidar com a PII ao longo da exposição (p < 0,05). Conclui-se que a faixa de amplitude de CR influencia na adaptação, conforme maior consistência do GF ao lidar com a PI..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Aprendizagem Motora.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
JUNQUEIRA, A. H. M.2015JUNQUEIRA, A. H. M. ; BENDA, R. N. ; SANTOS, S. P. ; LAGE, G. M. ; VEIRA, M. M. ; CARVALHO, M. F. S. P. ; UGRINOWITSCH, H. . Thin Bandwidth Knowledge of Results (KR) Improves Performance Consistency on Motor Skill Acquisition. American Journal of Sports Science, v. 3, p. 115-119, 2015.

2.
1VEIRA, M. M.2014VEIRA, M. M. ; UGRINOWITSCH, H. ; GALLO, L. G. ; CARVALHO, M. F. S. P. ; FONSECA, M. A. ; BENDA, R. N. . Effects of summary knowledge of results in motor skills acquisition. Revista de Psicología del Deporte, v. 23, p. 9-14, 2014.

3.
2UGRINOWITSCH, HERBERT2014UGRINOWITSCH, HERBERT ; LAGE, GUILHERME MENEZES ; SANTOS-NAVES, SUZIANE P. DOS ; DUTRA, LEANDRO N. ; CARVALHO, MARIA FLÁVIA S. P. ; UGRINOWITSCH, ALESSANDRA AGUILAR COCA ; BENDA, RODOLFO N. . Transition I efficiency and victory in volleyball matches. Motriz : Revista de Educação Física (Online), v. 20, p. 42-46, 2014.

4.
3LEITE, C. M. F.2013LEITE, C. M. F. ; UGRINOWITSCH, H. ; CARVALHO, M. F. S. P. ; BENDA, R. N. . Distribution of Practice Effects on Older and Younger Adults? Motor-Skill Learning Ability. Human Movement, v. 14, p. 20-26, 2013.

5.
NUNES, L. M.2012NUNES, L. M. ; UGRINOWITSCH, H. ; CARVALHO, M. F. S. P. ; BENDA, R. N. . Elaboração de uma lista de checagem para o tiro com arco. Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV), v. esp, p. 349-357, 2012.

6.
4UGRINOWITSCH, H.2011 UGRINOWITSCH, H. ; FONSECA, F. S. ; CARVALHO, M. F. S. P. ; PROFETA, V. L. S. ; BENDA, R. N. . Efeitos de faixas de amplitude de CP na aprendizagem do saque tipo tênis do voleibol.. Motriz : Revista de Educação Física (Online), v. 17, p. 82-92, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
CARVALHO, M. F. S. P.; UGRINOWITSCH, H. . Aprendizagem Motora e Treinamento Esportivo: A amplitude de feedback e a melhora da técnica.. In: Emerson Silami Garcia; Kátia Lúcia Moreira Lemos.. (Org.). Temas Atuais XII: Educação Física e Esporte. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2010, v. XII, p. 51-66.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, M. F. S. P.; LUCAS, M. H. S. ; LAGE, G. M. ; UGRINOWITSCH, H. . Efeitos da faixa de amplitude de conhecimento de resultados (CR) sobre os componentes na aprendizagem de uma habilidade motora seriada. In: VIII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2016, João Pessoa. Brazilian Journal of Motor Behavior - VIII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2016. v. 1. p. 94-94.

2.
VEIRA, M. M. ; CARVALHO, M. F. S. P. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA, R. N. . The effects of bandwidth KR in two tasks with different demands. In: North American Society for the Psychology of Sport and Physical Activity, 2014, MINNEAPOLIS. JOURNAL OF SPORT & EXERCISE PSYCHOLOGY. Champaign: Human Kinetics, 2014. v. 36. p. S53-S53.

3.
CARVALHO, M. F. S. P.; MIGUEL, A. H. ; BENDA, R. N. ; UGRINOWITSCH, H. . EFEITO DA MAGNITUDE DA PERTRUBAÇÃO NO MECANISMO DE CONTROLE UTILIZADO PARA ADAPTAÇÃO EM UMA TAREFA DE APONTAMENTO. In: VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2014, Belo Horizonte. VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Belo Horizonte-MG, 2014. p. 27-27.

4.
CARVALHO, M. F. S. P.; FONSECA, M. A. ; VEIRA, M. M. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA, R. N. . Efieitos do conhecimento de resultados (CR) autocontrolado na aquisição de uma habilidade motora de posicionamento. In: VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2012, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2012. v. 7. p. 16-16.

5.
CARVALHO, M. F. S. P.; BENDA, R. N. ; ANDRADE, A. G. P. ; PROFETA, V. L. S. ; UGRINOWITSCH, H. . Effects of bandwidth knowledge of results in adaptation to unpredictable perturbations in an isometric task force. In: NASPSPA, 2012, Honolulu. Journal of Sport and Exercise Psychology. Illions: Human Kinetics, 2012. v. 34. p. S74-S74.

6.
CARVALHO, M. F. S. P.; ALVES, G. M. ; PROFETA, V. L. S. ; Veloso, A.L. ; BENDA, R. N. ; UGRINOWITSCH, H. . The effects of bandwidth feedback in adaptation to unpredictable perturbations in an isometric task force. In: NASPSPA, 2011, BURLINGTON. Journal of Sport & Exercise Psychology.. Illions: Human Kinetics, 2011. v. 33. p. 60-61.

7.
LEITE, C. M. F. ; CARVALHO, M. F. S. P. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA, R. N. . Effects of distribution of practice on young adults in a complex coincident timing task.. In: Naspspa 2009 Conference, 2009, Austin. Journal of Sport & Exercise Psychology. Illions: Human Kinetics, 2009. v. 31. p. 82-83.

8.
LEITE, C. M. F. ; CARDOSO, S.H. ; FIGUEIREDO, L. S. ; CARVALHO, M. F. S. P. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA, R. N. . Efeitos da distribuição da prática sobre a aquisição de habilidade motora por adultos jovens e idosos. In: IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2008, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior. Rio Claro: Mundo Color, 2008. v. 3. p. 7-7.

9.
LEITE, C. M. F. ; CARDOSO, S.H. ; FIGUEIREDO, L. S. ; CARVALHO, M. F. S. P. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA, R. N. . Efeito da distribuição da prática e da idade sobre os efeitos posteriores em tarefas sensório-motoras. In: IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2008, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior. Rio Claro, 2008. v. 3.. p. 7-8.

10.
CARVALHO, M. F. S. P.; FONSECA, F. S. ; BENDA, R. N. ; UGRINOWITSCH, H. . Efeito da frequência relativa de conhecimento de performance (CP) na aquisição do saque tipo tênis do voleibol. In: IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2008, Sâo Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior. Rio Claro, 2008. v. 3. p. 48-48.

11.
UGRINOWITSCH, H. ; FONSECA, F. S. ; CARVALHO, M. F. S. P. ; PROFETA, V. L. S. ; BENDA, R. N. . Bandwidth feedback in the learning of a volleyball serve. In: Naspspa 2008 Conference, 2008, Niagara Falls. Journal of Sport & Exercise Psychology. Illions: Human Kinetics, 2008. v. 30. p. 135-136.

12.
CARVALHO, M. F. S. P.; LIMA, P. S. ; UGRINOWITSCH, H. . Efeitos da amplitude de feedback como um fator de incerteza no processo adaptativo em aprendizagem motora numa tarefa complexa de timing coincidente. In: XVI Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2007, Belo Horizonte. XVI Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2007.

13.
CARVALHO, M. F. S. P.; FONSECA, F. S. ; FIALHO, J. V. A. P. ; BENDA, R. N. ; UGRINOWITSCH, H. . Efeitos da Frequência Relativa de Conhecimento de Performance (CP) na Aquisição do Saque por Cima do Voleibol. In: III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2006, Rio Claro. Anais do III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2006.

14.
FONSECA, F. S. ; CARVALHO, M. F. S. P. ; GOMES, T. V. B. ; PROFETA, V. L. S. ; LIMA, P. S. ; MEDEIROS, L. K. . Frequência Decrescente de Conhecimento de Resultados (CR) na Aquisição de uma Habilidade Motora de Posicionamento. In: III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2006, Rio Claro. Anais do III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2006.

15.
UGRINOWITSCH, H. ; FONSECA, F. S. ; OLIVEIRA, T. C. ; CARVALHO, M. F. S. P. ; FIALHO, J. V. A. P. ; LIMA, P. S. . Amplitude de Conhecimento de Performance como um Fator de Incerteza na Aprendizagem do Saque Tipo Tênis do Voleibol: Um Estudo Piloto. In: III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2006, Rio Claro. Anais do III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2006.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARVALHO, M. F. S. P.; APOLINARIO-SOUZA, TERCIO. Participação em banca de Lucas Xavier Lopes.Efeitos do feedback autocontrolado na aprendizagem de uma tarefa de interceptação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Efeitos do conhecimento de resultados (CR) autocontrolado na aquisição de uma habilidade motora de posicionamento. 2012. (Congresso).

2.
V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. 2010. (Congresso).

3.
V Seminário Mineiro de Comportamento Motor. 2009. (Seminário).

4.
IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Efeito da frequência relativa de conhecimento de performance (CP) na aquisição do saque tipo tênis do voleibol. 2008. (Congresso).

5.
IV Seminário Mineiro de Comportamento Motor. 2008. (Seminário).

6.
III Seminário Mineiro de Comportamento Motor. 2007. (Seminário).

7.
III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Efeitos da Frequência Relativa de Conhecimento de Performance (CP) na Aquisição do Saque por Cima do Voleibol. 2006. (Congresso).

8.
II Seminário Mineiro de Comportamento Motor. 2006. (Seminário).



Outras informações relevantes


Artigos em fase preparação: "Efeitos da freqüência relativa de Conhecimento de Performance na aquisição do saque tipo tênis do voleibol" e "Efeitos do estabelecimento de metas de curto e longo prazo na aprendizagem do dardo de salão"



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