Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2842083950983908
  • Última atualização do currículo em 04/05/2018


Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Brasília (1996) e mestrado em Administração pela Universidade de Brasília (2001). Atualmente é professor assistente da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: publicidade, marketing, marca, marketing social e propaganda. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu
Nome em citações bibliográficas
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade.
Universidade de Brasília (UnB)
Asa Norte
70910900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 33071925
URL da Homepage: http://www.unb.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2001
Mestrado em Administração.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Gestão e Processo de Ensino Superior em Administração: uma análise da satisfação sob o ponto de vista discente,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Tomas de Aquino Guimarães.
Palavras-chave: Administração; Estratégias Empresariais; Gestão de marketing; comportamento do consumidor; educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda / Especialidade: Marketing.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional / Especialidade: Planejamento Ambiental e Comportamento Humano.
Setores de atividade: Assessoria Ou Consultoria em Publicidade; Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Outro.
1998 - 1998
Especialização em Mba Em Marketing. (Carga Horária: 360h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
1993 - 1996
Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda.
Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
Título: Parques: Brasília na mira da diversão - Uma abordagem mercadológica -.
Orientador: Marco Antonio Albuquerque.




Formação Complementar


2017 - 2017
Branding criando e mantendo o principal ativo da empresa. (Carga horária: 30h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2016 - 2016
Estratégia de Mídias Sociais e Marketing de Conteúdo. (Carga horária: 16h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2015 - 2015
Ingles. (Carga horária: 156h).
Instituto de Línguas Européias, ILE, Brasil.
1998 - 1998
MBA em Mba Em Marketing. (Carga Horária: 360h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil. Ano de obtenção: 1999.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, .

5/2005 - Atual
Ensino, Comunicação Social Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Publicitário
Marketing para publicidade
Mídia
Pesquisa em Comunicação
Administração Publicitária
Gerenciamento de Contas
05/2006 - 05/2008
Direção e administração, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, .

Cargo ou função
Coordenadora de Graduação.

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

2/2001 - 4/2005
Ensino, Comunicação Social Propaganda e Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gerência de Produtos, Estratégias de Preço, Marca e Embalagem
Projetos Experimentais
1/1998 - 4/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário de Brasília, .

1/1998 - 4/2005
Ensino, Comunicação Social Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mercadologia e Gerência de Produtos
Projetos Experimentais
monografia academica
Estágio Supervisionado
1/2002 - 7/2004
Serviços técnicos especializados , Centro Universitário de Brasília, .

Serviço realizado
projeto de Relacionamento com o mercado.
1/2000 - 1/2002
Ensino, Comunicação Social Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing
1/2001 - 12/2001
Direção e administração, Centro Universitário de Brasília, .

Cargo ou função
Professor assistente da coordenação.
1/2001 - 12/2001
Ensino, Comunicação Social Propaganda e Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Linguagem Publicitária
1/2000 - 12/2001
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Estratégico
3/1997 - 1/1998
Ensino, Comunicação Social Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criatividade em Publicidade e Propaganda

Conjunto Nacional de Brasília, CNB, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de marketing, Carga horária: 40

Atividades

7/1997 - 3/1998
Serviços técnicos especializados , Departamento de Marketing, .

Serviço realizado
Assessoria em marketing.

Empresa Brsileira de Correios e Telegráfos, ECT, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

7/1996 - 3/1997
Estágios , Assessoria de Comunicação Social, Agencia Central.

Estágio realizado
Assessoria de Imprensa.

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/RJ, SENAC/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: autonomo, Enquadramento Funcional: Professora de Etica e orient. para o trabalho, Carga horária: 2

Atividades

4/1996 - 4/1996
Treinamentos ministrados , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/RJ, .

Treinamentos ministrados
Etica e orientação para o trabalho - projeto Top Model

Empresa Brasil de Comunicação, EBC, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 20

Atividades

1/1996 - 12/1996
Estágios , Tv Nacional, Produção.

Estágio realizado
Produção para TV.

Policia do Exercito, PE, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: autonoma, Enquadramento Funcional: Professora de Etiqueta Social, Cerimonial e, Carga horária: 1

Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: autonoma, Enquadramento Funcional: Professora de Etiqueta Social, Cerimonial e, Carga horária: 1

Atividades

4/1996 - 4/1996
Treinamentos ministrados , Policia do Exercito, .

Treinamentos ministrados
etiqueta
cerimonial
protocolo
4/1995 - 4/1995
Treinamentos ministrados , Policia do Exercito, .

Treinamentos ministrados
etiqueta
cerimonial
protocolo

Mpm Lintas Comunicação, MPM LINTAS, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Estágio remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Atividades

9/1994 - 10/1994
Estágios , Mpm Lintas Comunicação, .

Estágio realizado
Atendimento publicitário.

Giceci Cursos, GICECI, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1996
Vínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Professora de Etiqueta Social, Cerimonial e, Carga horária: 20

Atividades

1/1989 - 12/1996
Treinamentos ministrados , Giceci Cursos, .

Treinamentos ministrados
Eiqueta social
cerimonial
protocolo


Linhas de pesquisa


1.
Nucleo de Estudos sobre Branding
2.
publicidade
3.
Estratégias Empresariais

Objetivo: Estuda as áreas de marketing e gestão associadas a área da Comunicação e da Publicidade e Propaganda além dos temas relacionados a Gestão e Ética empresarial.
Palavras-chave: Conceito e evolução do Marketing.
4.
Estratégias de Marketing


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
BRANDING: CONSTRUÇÃO, POSICIONAMENTO, IMAGEM E IDENTIDADE DE MARCA
Descrição: Há algum tempo, a construção de marca vem sendo abordada entre os autores mais consagrados do marketing, como uma atribuição quase que exclusiva do marketing. Mas isto não é verdade. Além do marketing, o branding abrange diversas áreas do conhecimento, como o design, por exemplo, e a comunicação, em especial a comunicação publicitária. Um dos assuntos mais estudados nos dias atuais, o branding passou a ocupar espaço em diversos setores das ciências sociais aplicadas, haja vista sua importância na contribuição para a consolidação do posicionamento, da imagem e da identidade de marcas no mercado competitivo. Entretanto, a produção acadêmica sobre o tema, pelo menos no Brasil, ainda nos parece tímida no campo da comunicação. Apenas para se ter uma ideia, fizemos uma pesquisa rápida nos sites da Compós, da Intercom e do ProPesq-PP, buscando artigos que tratavam do assunto: encontramos apenas cerca de 30 artigos que abordavam branding, construção de marca e comunicação de marca. Como tudo o que chama atenção por seu nome, mantido em inglês ? talvez pelo fato de uma tradução não conseguir expressar exatamente seu significado original, o branding, a exemplo do que acontece com o marketing, parece, portanto, que vem sendo usado para designar uma série de coisas, o que, de certo modo, deturpa e banaliza seu conceito e, somente por isso, já mereceria ser estudado, principalmente no meio acadêmico, mais a fundo. Se isso é verdade ou não, o fato é que o branding, juntamente com o retorno financeiro das redes e mídias sociais, é um dos assuntos que mais se estuda atualmente em marketing nas universidades estrangeiras. Curiosamente, porém, quando entramos no âmbito da publicidade, o branding ainda parece ?passar batido?, apesar do fato praticamente incontestável de que sem uma boa estratégia publicitária nenhuma marca se constrói, se posiciona ou se reposiciona. Como, então, trabalhar a percepção da marca sem a comunicação? Esta e outras perguntas nos instigam a pensar por que, no Brasil, ainda se estuda de forma tão tímida o branding nas escolas de comunicação que oferecem a habilitação de publicidade e propaganda, quando, no fundo, tudo o que se faz nessa área é o planejamento da comunicação focado no posicionamento e construção de marcas. Entendemos que estudos ligados à expressividade e sensorialidade da marca, que contemplariam, entre outras coisas, o entendimento da marca como entidade perceptual, o nome da marca, a sua forma e design, a embalagem e o rótulo, as cores, o slogan, o som e o jingle, a personalidade e os mascotes a ela associados, o aroma e a fragrância, o sabor, a textura, seriam de grande importância para o entendimento do branding. Aliados a tais estudos, poderíamos pensar na real importância da publicidade para a construção de marcas e sua contribuição no processo de formação do valor da marca. Estenderíamos também esses estudos a questões ligadas à semiótica da marca, buscando entender a imagem e a produção simbólica e a utilização do método semiótico na construção de marcas, como partes do branding. Diante do exposto, apresentamos este projeto de pesquisa à linha de Imagem e Som do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação, com a certeza de que a incorporação desse campo de estudo à linha atrairá grande interesse por parte, principalmente, de profissionais das áreas de publicidade, marketing, design, administração, tecnologia e ciência da informação, psicologia, estatística, direito, engenharia, apenas para citar alguns, haja vista seu caráter interdisciplinar. Lembramos que o branding extrapola o âmbito apenas das empresas, aplicando-se a qualquer tipo de organização, seja ela com ou sem fins lucrativos...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Workshop de Branding e Customer Experience
Descrição: Workshop sobre construção de marcas e experiência do consumidor.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu - Coordenador / Edmundo Brandao Dantas - Integrante.
2016 - 2016
Oficina de Branding
Descrição: Worshop de Branding.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Mesa redonda Collab
Descrição: mesa redonda realizada com os promotores do TED UNB.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (35) .
Integrantes: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu - Coordenador / Joao Victor Maciel da Silva - Integrante.


Outros Projetos


2017 - 2017
Palestra de Branding e Cultura Digital
Descrição: Palestra no campus sobre o tema Branding e Cultura Digital.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu - Coordenador.
2017 - 2017
Grupo de Educadores Google
Descrição: Formação para professores.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Marketing.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Branding.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende PoucoLê Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Profissionais de Verdade, Uniceub.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim2003 ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Satisfação do Discente com o Ensino Superior de Administração: uma Análise em Instituições Privadas de Ensino no Distrito Federal. Anais do Enanpad, Atibaia, 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim; Dantas, Edmundo Brandao . O argumento Publicitário como forma de possível enfraquecimento de posicionamento de marca. In: IV Branding Congress, 2017, Leiria. IV Branding Congress, 2017.

2.
Dantas, Edmundo Brandao ; ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim . Posicionamento: Questão central para o correto entendimento do marketing.. In: PRO PESQ PP, 2013, SAO PAULO. ebook_IV_Propesq_pp. SAO PAULO: USP, 2013. v. 1. p. 1470-1484.

3.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Satisfação do Discente com o Ensino Superior de Administração: uma Análise em Instituições Privadas de Ensino no Distrito Federal. In: Enanpad, 2003, Atibaia. anais do Enapad, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim; Edmundo Brandao Dantas . A repetição do argumento publicitário como possibilidade de enfraquecimento de marca. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Palestra marketing de Relacionamento no 3° Encontro Rede de Notícias Sistema Fenacon Sescap/Sescon. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim; Dantas, Edmundo Brandao . Patrocinio Esportivo- Mesa redonda TCU/DF. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Um pouco de Branding na Prática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. O visível atua no invisível da propaganda, 1999. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Polepar Empeendimentos Imobiliários. 2001.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Publicidade Infantil. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Marketing imobiliário. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - educação a distância).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CARVALHO, E. F.; FALCAO, F. V.; LOPES, M. E.; NOBRE, J. A. R.; ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Cristiane Braga Pereira. Satisfação do Cliente Pessoa Jurídica com o Gerenciador Financeiro. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em MBA Consórcio UNB/INEPAD/CEAD) - Universidade de Brasília.

2.
VINKLER, M. A.; MARINHO, M. A. T.; ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Rinaldo da Silva Soares. Pesquisa de Satisfação dos Clientes Pessoa Física do Segmento Exclusivo e Preferencial B.B.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em MBA Consórcio UNB/INEPAD/CEAD) - Universidade de Brasília.

3.
SOUZA, D. G.; ROGINOL, H. V.; CORDEIRO, S. M.; ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Clessia Maria Pereira. Satisfação do Cliente com Atendimento no Ambiente Bancário. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em MBA Consórcio UNB/INEPAD/CEAD) - Universidade de Brasília.

4.
MARTINS, Z. C. A.; MONTEIRO, F.; TEIXEIRA, M. N. R.; ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Eunice B. R. Gonçalves. O Marketing de Relacionamento como Elemento de Fidelização do Segmento Micro e Pequenas Empresas Perspectivas do gerente de Contas BB. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em MBA Consórcio UNB/INEPAD/CEAD) - Universidade de Brasília.

5.
SOARES, E. A.; MARTINS, F. A.; OLIVEIRA, R. A. S.; ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Cluber R. do Nascimento. Um Estudo Sobre Tres Estratégicas de Marketing Bancário: O Caso do Banco do Brasil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em MBA Consórcio UNB/INEPAD/CEAD) - Universidade de Brasília.

6.
LIMA JUNIOR, L. P.; SANTINI, P. C.; ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Jarbas Todeschini. Novos Comportamentos de Consumo na Pós-Modernidade e as Oportunidades de Negócios para as Instituições Financeiras Brasileira. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em MBA Consórcio UNB/INEPAD/CEAD) - Universidade de Brasília.

7.
RABELO, C. A. V.; CARVALHO, J. M.; CASTRO, J. M.; MESQUITA, M. C. N.; ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Arnaldo José Ferreira. As Micro e Pequenas Empresas (MPEs): Dificuldades Enfrentadas para o Acesso ao Credito Bancário em Divinópolis/MG. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em MBA Consórcio UNB/INEPAD/CEAD) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Carla M. Barnasque.A cidade como uma marca :um estudo de casa da cidade de Sevillha. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

2.
RIZZO, W. A.; VIDAL, D. M. M.; MACHADO, F. O. C.; ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Ana Carolina Seganfredo.A emoção do bem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

3.
RIZZO, W. A.; VIDAL, D. M. M.; MACHADO, F. O. C.; ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Ana Carolina Seganfredo.A emoção do bem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

4.
Coutinho, Gustavo L; Dantas, Edmundo Brandao; ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Gustavo Leuzinger Coutinho.A era dos smartphones. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Brasília.

5.
Dantas, Edmundo Brandao; RIZZO, W. A.; ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Carolyne Maryane Cardoso Santos.Promessa de Marca e Construção do Marketing de valores: O caso do supermercado Pão de Açucar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

6.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Verônica Lacerda Arão.Revele - Empresa Prestadora de Serviços para Elaboração de projetos de Livros de Fotografia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

7.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Luciana Brandão Pereira Bittar Couto.O retorno do Investimento em Marketing Cultural para a Caixa Econômica Federal: Benefícios da Manutenção de um Espaço Cultural em Brasília. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

8.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de André Luis de Camargos.Evento como Ferramenta de Divulgação da Marca caso Claro Park Fashion. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

9.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Murilo Queiroz Bastos.Responsabilidade Civil dos Autores de Publicidade Abusiva e Enganosa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

10.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Carolina Guedes Camelo de Jorge.A Telenovela da rede Globo de Televisão como Produto: Concepção, Desenvolvimento e Venda no Mercado Nacional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

11.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Vitor Figueiredo de Vasconcelos.O aquecimento Global na Sociedade do Espetáculo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

12.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Susana Lyra Dorissio.Patrocínio Esportivo: Uma Estratégia de Marketing para Posicionamento de Empresas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

13.
CHAVES, S. C. S.; ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Danila Maria da Silveira Galvão.Marketing Cultural - Análise dos Resultados de Projetos Culturais Realizados na CCBB de Brasília Aliado à Estratégia de Posicionamento do Banco do Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

14.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Thales Alves Oliver.O Planejamento da Mídia Exterior no Distrito Federal - Análise dos Critérios Utilizados e a Importância der Pesquisas na Elaboração dos Mesmos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

15.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Isabele Cavalcante de Macedo e Marcela Tonello Mendes Ferre.Uma análise mercadológica dos eventos promocionais : O Caso Sandy e Júnior. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

16.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Lorena Ribeiro Garcia de Sousa.A aplicação do endomarketing no Laboratório Sabin, uma comunicação interna de sucesso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Propaganda e Marketing) - Centro Universitário de Brasília.

17.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Guilherme dos Reis Rodrigues.A imagem das Organizações que praticam divulgação não permitida pelos consumidores. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Propaganda e Marketing) - Centro Universitário de Brasília.

18.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Giuliano Giotto Soares Trigueiro.A Evolução das ferramentas de Controle do desmpenho em Marketing. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Propaganda e Marketing) - Centro Universitário de Brasília.

19.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Guilherme Barroso de Queirós.A aplicação domarketing direto no mercado de tunning do Distrito Federal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Propaganda e Marketing) - Centro Universitário de Brasília.

20.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Ronaldo Lasmar Coimbra.Caracteristicas presentes nos jogos da Nintendo of America que tem maior influência para o consumidor no momento da compra. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Propaganda e Marketing) - Centro Universitário de Brasília.

21.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Bárbara Marcela Reis Marques de Velasco.Se voce quiser experimentar sei que vai gostar Jovem guarda e consumismo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Propaganda e Marketing) - Centro Universitário de Brasília.

22.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Liliane Chaves Murta de Lima.Auditoria em marketing. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Propaganda e Marketing) - Centro Universitário de Brasília.

23.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Júlio Cesár Borges Macêdo.Marketing Neopentecostal. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília.

24.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Juliana de Moraes Xavier Costa.Havaianas a trajetória de um estilo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília.

25.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Pablo Abbdo Bueno.Gestão de Marca- O DNA da marca Honda. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília.

26.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Marli Ferreira.Marketing e sobrevivência Empresarial. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Propaganda e Marketing) - Centro Universitário de Brasília.

27.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Roberto de araújo Loureiro.Marketing Digital. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília.

28.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Participação em banca de Stella Maris silveira Araújo.Marca como mito- A substituta do produto na mente do consumidor. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Professor substituto para fac UNb. 2005. Universidade de Brasília.

2.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Professor substituto para área de adminsitração publicitária. 2005. Universidade de Brasília.

Outras participações
1.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Premio Dom Helder Camara da CNBB. 2005. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

2.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Validação de Diploma. 2005. Universidade de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PROPESQ -PP.Posicionamento: Questão central para o correto entendimento do marketing.. 2013. (Encontro).

2.
Encontro de marketing -Ema. 2004. (Encontro).

3.
Enanpad.Enanpad 2003. 2003. (Encontro).

4.
2nd Marketing in the era of total competition -.2nd Marketing in the era of total competition -. 2001. (Seminário).

5.
SBPC -52ª Reunião do SBPC. 2000. (Congresso).

6.
1st Marketing in the era of total competition. 1999. (Seminário).

7.
7º Reciclo de Marketing. 1997. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria fernanda Dangelo Valentim Abreu. Patrocinio Criativo de Eventos na construção de marca. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em comunicação social) - Universidade de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carla M Barnasque. A cidade como marca: um estudo de caso da cidade de Sevillha. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

2.
Débora Cristiane de Paula Carvalhêdo. O estudo de caso do posicionamento e composto de marketing do Sporting Clube Braga de portugal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

3.
Érica Cael. Scytl:plano de marketing. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

4.
Andrea Abdala Souza. Tendências da Pós modernidade: desafios para a publicidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

5.
Bábinton Sancler Alves Vale. Cartilha de publicidade para micro e pequenas Empresas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

6.
André Luis de Camargos. Evento como ferramenta de divylgação da marca: O caso Claro Park Fashin. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

7.
Luciana Brandão Pereira Bittencourt. O retorno do investimento em marketing cultural para a caixa Economica federal: Benefícios da manutenção de um espaço cultural em Brasília. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

8.
Veronica lacerda Leão. Revele - Empresa prestadora de serviços para elaboração de projetos de livros de fotografia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

9.
Murilo Queiroz Bastos. A responsabilidade civil dos autores de publicidade abusiva e enganosa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

10.
Anna Aimé Codeço. A publicidade online e sua aplicação na campanha de lançamento da Brasil Telecom GSM. 2004. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

11.
Roberto Ervilha Filippelli. Mídia Exterior X responsabilidade social. 2004. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

12.
Maíra Montalvão Lima. televisão digital, merchandising e formatos comerciais. 2004. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

13.
Marcus Vinícius Menezes Barbosa. Fidelização de Clientes e marketing de relacionamento usando banco de dados, direcionado a clientes de bares de Brasília. 2004. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

14.
Marcela Brown Bastos. A influencia que os personagens infantis exercem no comportamento do consumidor mirim. 2004. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Propaganda e Marketing) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

15.
Kariny de Castro Gonçalves. Marketing de Relacionamento em supermercados : O caso Pão de Açúcar. 2004. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

16.
Fabiana Alcantara. Marketing Esportivo e Cultural no reforço da imagem da empresa de Correios e Telégrafos. 2004. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Propaganda e Marketing) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

17.
Flávia Álvares Pacheco. Perfil do atendimento das agências de publicidade e propaganda de Brasília. 2004. 141 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

18.
Carolina Bazzi Morales. Cinema como ferramenta de persuasão do governo Hitler no período da segunda guerra mundial. 2004. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

19.
Daniel Nogueira Mendes de Oliveira. A música como linguagem publicitária. 2003. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Propaganda e Marketing) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

20.
Tatieny de Castro Fontenele. Brincar - o verbo que a tv escondeu das crianças. 2003. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Propaganda e Marketing) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

21.
Thiago Januzzi Nogueira Batista. Apelo Sexual como estratégia de divulgação de produtos e serviços: O caso das cervejas. 2003. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Propaganda e Marketing) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

22.
Marcela Ferreira de Souza. Magia e sedução: O vitrinismo como fator influenciador de compra. 2003. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Propaganda e Marketing) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

23.
Rafael Mesquita Lopes. O CASO UniCEUB A MARCA COMO FATOR DE DECISÃO NA ESCOLHA DE UMA IES. 2003. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Propaganda e Marketing) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

24.
Cecília Viotti. Plano de Marketing -Ortotrauma. 2003. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

25.
Nathascha Martinelli. Ligth Eventos e Comunicação. 2003. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

26.
Claudia Rodrigues. Hemocentro. 2003. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

27.
Carolina Goulart Simas Gomes. A estratégias eleitorais persuasivas no marketing político. 2002. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

28.
Juliana Oliveira de Oliveira. Etnomarketing - Um estudo comparativo Brasil X Japão. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

29.
Juliana de Oliveira Carmo. Estrangeirismo na publicidade. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

30.
Rafael Ferreira Lessa. Marketing de relacionamento na Brasil Telecom. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

31.
Rejane de Sá Gonçalves. A importância das cores nas embalagens de preservativos. 2002. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

32.
Vanessa Rodrigues. Loira gelada: construção da marca Kaiser colocando a mulher como objeto do desejo. 2002. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

33.
Morvan Rodrigues. O cigarro Free e seus arquétipos emocionais. 2002. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

34.
Tatiana Soares Fabrino. Aeroshopping: um novo espaço de compras. 2001. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

35.
Fernanda Yuri Shimojo. Comunicação visual como ferramenta de marketing : o caso Pátio Brasil Shopping na divulgação de eventos. 2001. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

36.
José Hevaldo Rabello Mendes Júnior. Marketing social como vantagem competitiva. 2001. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

37.
Jamille Daiha de Silva Reis. Iogurte light Molico- 0% de gordura : ética, credibilidade e dieta na medida certa.. 2001. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

38.
Reiner Araújo Fonseca. Esse frasco é um cosmético de personalidade : um estudo da marca natura. 2001. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

39.
Maria Eduarda Silva Guedes Amorim. A interferência da audiência na televisão brasileira. 2001. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

40.
Sílvia Augusto Ludwig. Marketing experimental. 2001. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

41.
Maria Fernanda Sousa Rocha. Os anúncios de cigarro Hollywood : A contradição entre esporte e cigarro. 2001. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

42.
Maria Resende Caetano. O uso do Corpo na publicidade. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

43.
Fabrício Costa Coppi. A indústria do lazer sob a ótica da publicidade. 2001. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

44.
Ana Raquel de Campos Dutra. Intranet : A ferramenta do futuro do endomarketing. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

45.
André Dantas de Araújo Maia. Marketing Cultural vale a pena ? O caso da Brasil Telecom. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

46.
Isabela de Macedo Britto. Marketing social ou esportivo: o caso das paraolimpíadas. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

47.
Fernanda Cintra Gomes. A importância da publicidade na construção de marcas fortes. 2000. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

48.
Wendy Tiemy Katayose. A utilização do Marketing esportivo como alavanca para o desenvolvimento dos clubes brasileiros de Futebol. 1998. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

49.
Manuela Rolim Coelho. A Internet e o seu potencial como ferramenta de Marketing um a um. 1998. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

50.
Luciana Moojen Mangoni. Responsabilidade Social Empresarial : O caso Telefônica. 1998. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

51.
Helio Dolher da Silva Júnior. O mercado fonográfico e a chegada do MP3. 1998. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

Orientações de outra natureza
1.
Maíra Montalvão Lima. Atendimento ao cliente na Record Brasília. 2004. 26 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

2.
Ana Cristina de Jesus. Qualidade no atendimento: Um estudo de Caso da Central de atendimento ao assinante e leitor do Correio Braziliense. 2004. 41 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

3.
Márcio Shiguemi Fujikawa. O site da Ouvidoria do TJDFT. 2004. 25 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

4.
Juliana Tresinari Bernardes. Análise do Atendimento realizado na Agendia de Comunicação do Ceub. 2004. 33 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

5.
Núbia Albuquerque Costa. Analise do site da Corretora Seguros BRB. 2004. 21 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

6.
Míriam Lima dos Santos. Orientação para o mercado. 2004. 37 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

7.
Marinete Moreira de Araújo Nunes. Manual de Identidade Visual Pijama e Cia. 2004. 20 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

8.
André Luiz Oliveira Gomes de Almeida. Sistema de Informação de Marketing. 2004. 16 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

9.
Daniela Marques Brito. Força de vendas e Atendimento BSB Administradora e Corretora de Seguros. 2004. 82 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

10.
Aurea Cristina Arruda. Plano de Comunicação Zoologico. 2004. 20 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

11.
Juliana de Moraes Xavier Costa. Processo de construção da marca O2. 2003. 43 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

12.
Camila C. de M. Monteiro. Conteúdo para internet Banda Larga. 2003. 42 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

13.
Mayra Gonçalves de Souza Resende. O administrador web como facilitador da comunicação interna e externa -Aneel. 2003. 39 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

14.
Márcio César Souza Leite. O varejo e o império da propaganda. 2003. 53 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

15.
Márcio Aboudib Assad. Auto-atendimento sua importância para a fidelização do cliente. 2003. 32 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

16.
Andréa Barbosa Moris. Site eficaz como ferramenta de divulgação. 2003. 38 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

17.
Gisele Castello Branco Portes. Internete como ferramenta de Marketing. 2003. 50 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

18.
Maria Bredt de Menezes. Agenda Cultural -Instrumento de Divulgação Cultural. 2003. 40 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

19.
Luciana Gomes de Oliveira Burnett. comunicação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente E dos Recursos Naturais Renováveis -Ibama. 2003. 37 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

20.
Shari Torres Franci. Marca Uniceub. 2003. 40 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

21.
Marconi Siqueira Melo. Atendimento em agencia de propaganda : o caso da agencia Comunica. 2003. 42 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

22.
Daniel Nogueira Mendes de Oliveira. Plano de Negócios 9 e meio Eventos. 2003. 15 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

23.
Marcela Ferreira de Souza. Plano de Negócios Blend Multimarcas. 2003. 15 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

24.
Eduardo Malgueiro. Plano de Negócios Portal b2b. 2003. 15 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

25.
Denise Dias Chalita. Plano de Negócios World Study. 2003. 20 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

26.
LisleY Pinheiro Santana. Plano de Marketing Made in Brazil. 2003. 15 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

27.
Tatieny de Castro Fontenele. Projeto C´mon Music & Fun. 2003. 17 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

28.
Patricia Santiago dos Santos. Plano de Marketing Jack Walker. 2003. 27 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

29.
Denise Morais. Plano de Marketing - Grande Sol Central. 2003. 25 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

30.
Juliana de Moraes Xavier Costa. Plano de Comunicação Efatec. 2003. 50 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

31.
Andréa Barbosa Moris. Planejamento estratégico Tricogaster. 2003. 23 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

32.
Claudio Abreu Martins de Lima. Plano de Marketing Os pioneiros da Borracha. 2003. 52 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

33.
Leonardo Meneses de Lima. Plano de Marketing Laboratorio Pasteur. 2003. 30 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

34.
Aldenia Morais. Plano de Marketing Drogaria Minas Gerais. 2003. 10 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

35.
Marli Ferreira. Plano de Negócios Grafiart. 2003. 42 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

36.
Rafael Mesquita Lopes. plano de negócios Mustache´s Café. 2003. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

37.
Juliana Borges. Plano de Marketing MKT Consultoria. 2003. 15 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

38.
Elaine Fonseca de Andrade. Direcionamento de revistinha em quadrinhos ao público do Projeto Visite o Senado. 2002. 40 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

39.
Luiz Augusto Curado Júnior. Merchandising uma alavanca de Vendas e Marketing. 2002. 38 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

40.
Fabrício Costa Coppi. A criação Publicitária. 2002. 58 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

41.
Júlia de Oliveira Botelho. O projeto Visite o Senado. 2002. 43 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

42.
Andréa Cristina de Carvalho Souza Wirz de Amorim. A análise da Campanha Plástico do Banco do Brasil. 2002. 53 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

43.
Erica Cristina. Marketing Institucional da Cultura Hispânica. 2002. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

44.
Ana Rita de Aguiar e Murça. O posicionamento do Banco do Brasil. 2002. 35 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

45.
Marianne Morais Alcantara. As Ações de Fidelização do Cliente da Brasil Telecom. 2002. 45 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

46.
Stella Mares Silveira Araújo. Marketing Cultural no Banco do Brasil agregando valor a marca. 2002. 48 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

47.
Denise Dias Chalita. Atendimento da Gráfica do Senado. 2002. 30 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

48.
Liara Castro de Souza. Marketing de serviços como estratégia de sobrevivência. 2002. 45 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

49.
Andressa Paulista de Oliveira. O atendimento e o tráfego em uma agência de publicidade. 2002. 39 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

50.
Ana Carolina Castro Nunes. Marketing estratégico Regional da General Motors do Brasil. 2002. 36 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

51.
Gisele Dias Tavares Rehem. Marketing de relacionamento - A estratégia das grandes empresas. 2002. 35 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

52.
Lucíola Godoy Semoto. A criação de mídia virtual na agência de Comunicação do Ceub. 2002. 43 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

53.
Inaê da Cunha Sampaio. Publicidade do Uniceub integração entre as agências e a sinergia dos esforços para uma linha de comunicação definida e alcance de identidade visual. 2002. 36 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

54.
Ulisses Garcia Mesquita. Construção da imagem do Ministério da Integração Nacional junto ao Congresso Nacional. 2002. 42 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

55.
Thais Helena Marchesoni. Atendimento e qualidade na unidade de relações com o mercado do departamento Nacional do Senai. 2002. 37 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

56.
Caroline Henriques Mota Balduino Santos. O uso da Tipografia no processo de criação publicitária. 2002. 51 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

57.
Thaís Lucena de Oliveira. A comunicação como ferramenta de endomarketing na secretaria de recursos humanos. 2002. 44 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

58.
Juliana Araújo Cruvinel. Relatório de Estágio Supervisionado. 2002. 59 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

59.
Samuel Costa Neto. A comunicação interna na área de tecnologia de informação do Banco do Brasil. 2002. 37 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

60.
João Luiz de Miranda Leão Toribio. As negociações de mídia da Fischer America Sette Graal e sua Importância no processo publicitário. 2002. 35 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

61.
Roberto de Araújo Loureiro. Plano de Marketing Rumbora. 2002. 44 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

62.
Andréa Cristina de Carvalho Souza Wirz de Amorim. Plano de Marketing Centro Cultural Banco do Brasil Recife. 2002. 31 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

63.
Débora de Azevedo da Costa. Excelência no atendimento publicitário ao mercado automobilístico Fiat. 2001. 36 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

64.
Christina Habli Brandão Dutra. Atendimento:A relação entre os livros e a realidade. 2001. 39 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

65.
Jamille Daiha de Silva Reis. O marketing integrado do colégio militar de Brasília. 2001. 50 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

66.
Pamella Guimarães Flores. Endomarketing: Atitude que faltava na Radiobrás. 2001. 36 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

67.
Fernanda Yuri Shimojo. Marketing de Relacionamento no Pátio Brasil Shopping. 2001. 57 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

68.
Samanta Gonçalves de Andrade. A divulgação interna do projeto Aeroshopping. 2001. 45 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

69.
Fabiani Pignata Vieira. O processo de criação na Agência ACC. 2001. 46 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

70.
Maria Eduarda Silva Guedes Amorim. A importância do atendimento publicitário. 2001. 40 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

71.
Daniela Brizolim. A importância do Briefing para a criação publicitária. 2001. 41 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

72.
Fabrício Costa Coppi. Processo Criativo: A área de criação na ACC. 2001. 63 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

73.
Helio Dolher da Silva Júnior. Uma maior participação da Marca SBT na comunidade visando o aumento da audiência. 2000. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

74.
Fernanda Matos de Souza. Operação de vendas pelo telefone - televendas. 2000. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

75.
Thyana Maria de Azevedo. Comunicação audiovisual - O projeto Dicklóremi. 2000. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

76.
José Hevaldo Rabello Mendes Júnior. Marketing de Relacionamento com CRM. 2000. 40 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

77.
Rafael Ferreira Lessa. Lançamento de um novo produto - SAC online. 2000. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

78.
Jovania de Biase de Souza. A importância da mídia para a publicidade legal. 2000. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

79.
Isabela de Macedo Britto. Projeto Vóleibrasil, o marketing esportivo de sucesso do Banco do Brasil. 2000. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

80.
Lina Aredes Coutinho. A descentralização física do departamento de marketing para a otimização de resultados. 2000. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

81.
André Dantas de Araújo Maia. Cultura ao meio-dia. 2000. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

82.
Patrícia Vellasco Vassalo. Uma visão sob arquitetura de marcas do Banco do Brasil. 2000. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

83.
Mariana Teixeira Coelho. A importância do Briefing. 2000. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

84.
Eduardo Reis Xavier. O planejamento estratégico de comunicação e a criação do diferencial de serviços: O caso da academia Runway. 2000. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

85.
Otavio Moreira de Castro Neves. Marketing na Internet: Definindo estratégias para um Website de serviços. 2000. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

86.
Ana Paula Chedid de Oliveira Lima. Radiobrás: uma opção de agência no mercado. 2000. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

87.
Luciana Moojen Mangoni. Relatório final de estágio supervisionado das atividades desenvolvidas na DM9DDB Institucional -. 2000. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

88.
Eraldo José de Queiroz Junior. A Importância do Departamento de mídia na agência de publicidade. 1999. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

89.
Ana Laura Reis Beckert. Supermercados e Correio Braziliense Uma parceria que pode dar certo. 1999. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

90.
Lavinia Maria maia Teixeira. A linguagem visual da mídia impressa do Ceub interferindo na construção e no reforço da imagem da Instituição. 1999. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

91.
Marcus vinicius de Oliveira Hermeto. A identidade visual como meio de construção da imagem de uma empresa. 1999. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

92.
Luciana Moreno Couto. O desenvolvimento da criatividade como solução de problemas na empresa. 1999. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

93.
Fernanda Buralli Costa. A importância do clipping e da assessoria de imprensa do STJ. 1999. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

94.
Celso Holanda Gomes. Endornarketing: Urna oportunidade para o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios -. 1999. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

95.
Poliana Amancio do Vale. A importância do Cliente para a Rádio Nacional FM. 1999. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

96.
Francisco de Assis Peixoto Mendes. Braspress Transportes Urgentes Ltda. 1999. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

97.
Virginia de campos Moreira. Como organizar o processo de criação publicitária. 1999. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

98.
Fernando Ramos Lopes. Estágio Supervisionado: poderia ser bem melhor. 1999. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

99.
Anabelle Lisbet Rojas Rodrigues. A mudança como oportunidade de Marketing. 1999. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

100.
Erica Regina Hayakawa. Campanha Publicitária Interna por uma vida saudável. 1999. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

101.
Carolina Gomide Balduino. A importância do Casting. 1999. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

102.
Alessandra Régis de Paiva. A D&M. 1998. 36 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

103.
Fabiana Coelho de Castro. VSI Comunicação de Cinema e Vídeo. 1998. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

104.
Juliana Casilha Andrigueto. Mobilização através do Marketing Social. 1998. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

105.
Wendy Tiemy Katayose. Uma visão geral da sobre o departamento de publicidade legal da Radiobrás. 1998. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

106.
Flavia Tuxi dos Santos. Endomarketing na Telebrasília. 1998. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

107.
Jorgemar Radaelli. Rome feiras e promoções. 1998. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

108.
Vinicuis Wagner Gomes. Manual da Identidade visual da Marca do BRB. 1998. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

109.
Fernanda de Queiroz Requena. Empresa Brasileira de Comunicação. 1998. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.

110.
Jana Luize de Freitas Passos. Publicidade Legal no Brasil. 1998. 0 f. Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ABREU, Maria Fernanda Dangelo Valentim. Publicidade Infantil. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 2:09:06