Adriano Medeiros de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4262555271544327
  • Última atualização do currículo em 11/03/2018


Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente está no doutorado vinculado a Universidade Federal da Paraíba, com o projeto "O que os opiliões têm a contar sobre a Mata Atlântica? Filogeografia, Modelagem de Nicho e Biogeografia de Eventos revelando processos biogeográficos na Mata Atlântica." (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriano Medeiros de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, A. M.;de Souza, Adriano M.;DeSouza, A. M.;SOUZA, ADRIANO M.;DESOUZA, ADRIANO MEDEIROS;DESOUZA, A.M.;DESOUZA, ADRIANO M.;SOUZA, ADRIANO MEDEIROS DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e da Natureza - Campus I, Departamento de Sistemática e Ecologia.
Universidade Federal da Paraíba - Campus I
Castelo Branco
58051900 - João Pessoa, PB - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Ciências Biológicas (Zoologia).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: O que os opiliões têm a contar sobre a Mata Atlântica? Filogeografia, Modelagem de Nicho e Biogeografia de Eventos revelando processos biogeográficos na Mata Atlântica.,
Orientador: Marcio Bernardino da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Biogeografia de Eventos; Modelagem de Nicho; Refúgios; Pleistoceno; Floresta Atlântica; Biogeografia Histórica.
2011 - 2013
Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: As áreas de endemismo para Opiliones (Arachnida) da Mata Atlântica o norte do Rio São Francisco.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Márcio Bernardino da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Arachnida; Biogeografia; Análise Parcimoniosa de Endemismo (PAE); NDM/VNDM.
Grande área: Ciências Biológicas
2006 - 2009
Graduação em Ciências Biológicas/ Bacharelado.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: DESENVOLVIMENTO ONTOGÊNICO NO ESCORPIÃO Tityus stigmurus (THORELL, 1876) (SCORPIONES, BUTHIDAE).
Orientador: Cleide Maria Ribeiro de Albuquerque.




Formação Complementar


2016 - 2016
Filogeografia. (Carga horária: 51h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2010 - 2010
Biogeografia. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2010 - 2010
Técnicas do Discurso Biológico. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Biogeografia e sistemática dos opiliões da Mata Atlântica
Descrição: Os opiliões têm se demonstrado um ótimo objeto para o estudo de biogeografia histórica, especialmente na Mata Atlântica, bioma com maior diversidade do grupo no mundo. O uso das distribuições de suas espécies e as filogenias de seus grupos supra específicos ajudam a inferir a complexa história geológica, climática, geomorfológica, entre outros aspectos abióticos, que produziu as impressionantes diversidade e endemismo da Mata Atlântica...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Adriano Medeiros de Souza - Integrante / Marcio Bernardino da Silva - Coordenador.
2009 - 2011
Diversidade de Araneae e Scorpiones de solo de um fragmento de Mata Atlântica de Pernambuco em diferentes estágios sucessionais.
Descrição: Crescimento populacional e desenvolvimento humano são as principais causas da redução da biodiversidade global. Esse fato gera a necessidade de criação de indicadores biológicos que orientem a aquisição de respostas rápidas sobre o estado de conservação de diferentes áreas, permitindo a preservação dos recursos naturais. A Mata Atlântica é considerada o bioma de maior diversidade do planeta, sendo considerada como a quinta área mais ameaçada e rica em espécies endêmicas do mundo. A Mata do CIMNC constitui o maior fragmento da Mata Atlântica de Pernambuco sendo, desta forma, uma área de extrema importância biológica e prioritária para a conservação. Isto implica em uma necessidade maior de conhecimento sobre sua biodiversidade. O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento da fauna de escorpiões e aranhas da Mata Atlântica do CMNIC e avaliar o seu potencial bioindicador para regeneração de habitat..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Adriano Medeiros de Souza - Integrante / Cleide Maria Ribeiro de Albuquerque - Coordenador / André Felipe de Araújo Lira - Integrante / Arthur Alvaro Costa Silva Filho - Integrante.
2009 - 2011
Biologia Reprodutiva: Desenvolvimento e Aspectos Comportamentais do Escorpião Tityus stigmurus (Thorell, 1876) (Scorpiones : Buthidae).
Descrição: Nos últimos dez anos, tem-se observado um aumento significativo de acidentes por escorpiões no país. Em Pernambuco, acidentes escorpiônicos graves têm sido atribuídos a espécie Tityus stigmurus cuja biologia reprodutiva ainda é pouco conhecida. Isoladamente ou em conjunto, fatores como variação de temperatura, pluviometria, freqüência de crias, número de indivíduos por cria e duração do ciclo de vida afetam de forma significante a dinâmica populacional de uma espécie. As informações escassas sobre esses aspectos no que concerne a T. stigmurus e a importância epidemiológica desse escorpião no Estado são fundamentais para a realização de estudos que visem suprir essa lacuna. Nesse sentido, o presente trabalho visa conhecer o potencial reprodutivo das fêmeas do escorpião T. stigmurus, determinando o período do ano de maior taxa de nascimento de filhotes, a influencia da sazonalidade sobre o período reprodutivo e a dispersão da cria do dorso da mãe. Além disso, propomos a elaboração de uma tabela do ciclo de vida dessa espécie. O trabalho será realizado no Laboratório de Invertebrados Terrestres do Departamento de Zoologia da UFPE, onde existe um núcleo de estudos sobre escorpiões e toda a infraestrutura para o desenvolvimento do projeto. As análises serão realizadas em espécimes criados em laboratório e provenientes de campo. Os resultados obtidos podem contribuir no estabelecimento de medidas de prevenção de acidentes e complementar atividades de educação e comunicação ambiental. Desse modo, o conhecimento resultante desse estudo pode ser usado no cotidiano da comunidade, particularmente nas áreas mais afetadas pelo escorpionismo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Adriano Medeiros de Souza - Integrante / Pedro de Lima Santana Neto - Integrante / Cleide Maria Ribeiro de Albuquerque - Coordenador / André Felipe de Araújo Lira - Integrante / Sarah Maria Nigro Sarmento - Integrante.
2006 - 2009
Aspectos Reprodutivos de Tityus stigmurus (Thorell 1876) e Rophalurus rochai (Borelli 1910) em Cativeiro
Descrição: No Brasil, acidentes por escorpiões são considerados de importância médico-sanitária, não só pela incidência, mas também pela potencialidade do veneno de algumas espécies em determinar quadros clínicos graves, às vezes fatais, principalmente em crianças. Todos os escorpiões de interesse médico no país estão agrupados no gênero Tityus e, dentre eles, as três espécies mais importantes são T. serrulatus, T. bahiensis e T. stigmurus. Nos últimos dez anos, tem-se observado um aumento significativo de acidentes por escorpiões no país. Além disso, os acidentes que antes, eram típicos da área rural, vem aumentando gradativamente na área urbana, contribuindo ainda mais nos riscos à saúde. No Nordeste, com exceção feita a notificações casuais das Secretarias Estaduais de Saúde, o problema do escorpionismo ainda é pouco conhecido e Tityus stigmurus é sempre referido como o principal agente etiológico na região. As medidas de controle escorpiônico envolvem diferentes estratégias, embora, até o presente, nenhuma delas tenha apresentado eficiência significativa. Estudos comportamentais sobre a espécie predominante no nordeste poderiam contribuir no estabelecimento de medidas de prevenção de acidentes. Outra espécie frequente no agreste pernambucano é Rhopalurus rocai sobre a qual pouco se conhece da biologia reprodutiva. O presente projeto envolve vários subprojetos que propõem obter informações sobre a biologia, comportamento e controle do T.stigmurus e R. rocahi através da realização de experimentos em laboratório..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Adriano Medeiros de Souza - Integrante / Pedro de Lima Santana Neto - Integrante / Cleide Maria Ribeiro de Albuquerque - Coordenador.


Revisor de periódico


2017 - 2017
Periódico: Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas da Natureza


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Comportamento Animal.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Taxonomia dos Grupos Recentes.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIRA, A.F.A.2017LIRA, A.F.A. ; DESOUZA, A.M. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Intraguild predation and cannibalism in Scorpions (Scorpiones: Buthidae) in the Brazilian Atlantic Forest. North-Western Journal of Zoology (Print), v. 13, p. 356-358, 2017.

2.
LIRA, A.F.A.2016LIRA, A.F.A. ; DESOUZA, A.M. . Microhabitat use of harvestmen (Arachnida: Opiliones) assemblage in the highland Brazilian Atlantic rainforest. Canadian Journal of Zoology (Print), v. 94, p. 323-327, 2016.

3.
LIRA, ANDRÉ F. A.2016 LIRA, ANDRÉ F. A. ; DE ARAÚJO, VICTOR L. N. ; DESOUZA, ADRIANO M. ; REGO, FELIPE N. A. A. ; ALBUQUERQUE, CLEIDE M. R. . The effect of habitat fragmentation on the scorpion assemblage of a Brazilian Atlantic Forest. JOURNAL OF INSECT CONSERVATION, v. 20, p. 457-466, 2016.

4.
SOUZA, ADRIANO MEDEIROS DE2016SOUZA, ADRIANO MEDEIROS DE; SANTANA NETO, PEDRO DE LIMA ; LIRA, ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO ; ALBUQUERQUE, CLEIDE MARIA RIBEIRO DE . Growth and developmental time in the parthenogenetic scorpion Tityus stigmurus (Thorell, 1876) (Scorpiones: Buthidae). Acta Scientiarum. Biological Sciences, v. 38, p. 85-90, 2016.

5.
DeSouza, A. M.2015DeSouza, A. M.; LIRA, A. F. A. . First record of Stenochrus portoricensis Chamberlin, 1922 (Schizomida: Hubbardiidae) for the Pernambuco state, Brazil.. Brazilian Journal of Biology (Impresso), v. 73, p. 766-767, 2015.

6.
DASILVA, MARCIO BERNARDINO2015 DASILVA, MARCIO BERNARDINO ; PINTO-DA-ROCHA, RICARDO ; DESOUZA, ADRIANO MEDEIROS . A protocol for the delimitation of areas of endemism and the historical regionalization of the Brazilian Atlantic Rain Forest using harvestmen distribution data. Cladistics (Westport. Print), v. 1, p. n/a-n/a, 2015.

7.
LIRA, A. F. A.2014LIRA, A. F. A. ; SARINHO, N. M. S. ; SOUZA, A. M. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Metasomal Autotomy in Ananteris mauryi Lourenço, 1982 (Scorpiones: Buthidae). Journal of Insect Behavior, v. 27, p. 279-282, 2014.

8.
LIRA, A. F. A.2014LIRA, A. F. A. ; DeSouza, A. M. . Microhabitat use by scorpion species (Arachnida: Scorpiones) in the montane Atlantic Rain Forest, Brazil.. Revista de Aracnología, v. 24, p. 107-108, 2014.

9.
LIRA, ANDRÉ F.A.2013LIRA, ANDRÉ F.A. ; SOUZA, ADRIANO M. ; SILVA FILHO, ARTHUR A.C. ; ALBUQUERQUE, CLEIDE M.R. . Spatio-temporal microhabitat use by two co-occurring species of scorpions in Atlantic rainforest in Brazil. Zoology (Jena), v. 116, p. 182-185, 2013.

10.
Sarmento, Sarah M. N.2008Sarmento, Sarah M. N. ; SOUZA, A. M. ; Meiado, Marcos Vinicius ; de Albuquerque, Cleide M. R. . Notes on the life history traits of Rhopalurus rochai (Scorpiones, Buthidae) under different feeding regimes. JOURNAL OF ARACHNOLOGY, v. 36, p. 476-479, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
DESOUZA, ADRIANO MEDEIROS; DaSILVA, M. B. ; Carvalho, L. S. . Opiliões Laniatores do semiárido: grandes achados taxonômicos com o pouco que se conhece. In: Freddy Bravo. (Org.). Artrópodes do Semiárido II: biodiversidade e conservação. 2ed.São Paulo: Métis Produção Editorial, 2017, v. , p. 7-27.

2.
DASILVA, MARCIO BERNARDINO ; PINTO-DA-ROCHA, RICARDO ; DESOUZA, ADRIANO MEDEIROS . História Biogeográfica da Mata Atlântica | Opiliões (Arachnida) como Modelo para sua Inferência. In: Claudio J. B. de Carvalho; Eduardo A. B. Almeida. (Org.). Biogeografia Da América Do Sul: Análise De Tempo, Espaço E Forma. 2a.ed.Rio de Janeiro: Roca, 2016, v. , p. 227-244.

3.
DeSouza, A. M.; DaSILVA, M. B. ; Carvalho, L. S. ; Oliveira, U. . Opiliões Laniatores do Semiárido.. In: Freddy Bravo; Adolfo Calor. (Org.). Artrópodes do Semiárido: biodiversidade e conservação.. 1a.ed.Feira de Santana: Printmídia, 2014, v. , p. 47-56.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Lorenzo, E. P. ; Araujo-Silva, L. P. ; DeSouza, A. M. ; DaSILVA, M. B. . ESTUDO PRELIMINAR DA DIVERSIDADE DE OPILIÕES (ARACHNIDA) EM BREJOS DE ALTITUDE DO CEARÁ. In: X Congresso de Ecologia do Brasil, 2011, São Lourenço. Anais do X Congresso de Ecologia do Brasil, 2011.

2.
LIRA, A. F. A. ; BARBOSA, F. S. ; DeSouza, A. M. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Assesment of discrimination capacity and preference for prey resources in Argiope argentata (Fabricius, 1775) (Araneae, Araneidae). In: I Congresso Nacional de Ciências Biológicas, 2011, Recife. Anais do Congressista I CONABIO - IV SIMCBIO, 2011.

3.
BARBOSA, F. S. ; LIRA, A. F. A. ; DeSouza, A. M. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Litter size in four species of Brazilian scorpions (Arachnida, Buthidae). In: I Congresso Nacional de Ciências Biológicas, 2011, Recife. Anais do Congressista I CONABIO - IV SIMCBIO, 2011.

4.
LIRA, A. F. A. ; SOUZA, A. M. . INVENTÁRIO PRELIMINAR DA ESCORPIOFAUNA E OPILIOFAUNA DE UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA. In: III Simpósio Nordestino de Ciências Biológicas, 2010, Recife. III Simpósio Nordestino de Ciências Biológicas, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIRA, ANDRÉ F.A. ; DESOUZA, A.M. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Variações ambientais e sazonais como elemento chave para a distribuição espacial e atividade de forrageio de escorpiões em florestas neotropicais. In: V Congresso Latino-Americano de Aracnologia, 2017, Caeté. Livro de resumos do V CLA. Caeté, 2017.

2.
ANDRADE, A. R. S. ; LIRA, A.F.A. ; DESOUZA, A.M. ; RESENDE, L. P. A. . Uso de microhabitat pelo amblipígeo Trichodamon froesi Mello-Leitão, 1940 em uma área de Floresta Atlântica (Bahia, Brasil). In: V Congresso Latino-Americano de Aracnologia, 2017, Caeté. Livro de resumos do V CLA. Caeté, 2017.

3.
DASILVA, M. B. ; PINTO-DA-ROCHA, R. ; DESOUZA, A.M. ; ARAUJO-DA-SILVA, L. P. . Barreiras reiterativas com congruência espacial em tempos múltiplos: um modelo de diversificação baseado nos estudos de biogeografia dos opiliões da Mata Atlântica. In: V Congresso Latino-Americano de Aracnologia, 2017, Caeté. Livro de resumos do V CLA. Caeté, 2017.

4.
DASILVA, M. B. ; DESOUZA, A.M. ; PERES, E. A. ; PINTO-DA-ROCHA, R. . Padrões filogeográficos de opiliões Pickeliana (Stygnidae) e Pseudopucrolia (Gonyleptidae): resultados preliminares. In: V Congresso Latino-Americano de Aracnologia, 2017, Caeté. Livro de resumos do V CLA. Caeté, 2017.

5.
ANDRADE, A. R. S. ; DESOUZA, A.M. ; DELABIE, J. H. C. . Efeito da estrutura ambiental sobre a assembleia de opiliões (Arachnida: Opiliones) em duas áreas de Mata Atlântica (Bahia-Brasil). In: V Congresso Latino-Americano de Aracnologia, 2017, Caeté. Livro de resumos do V CLA. Caeté, 2017.

6.
DASILVA, M. B. ; ARAUJO-DA-SILVA, L. P. ; DESOUZA, A.M. . Nova subfamília, gênero e espécie de Gonyleptidae para as florestas relictuais de altitude da Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. In: V Congresso Latino-Americano de Aracnologia, 2017, Caeté. Livro de resumos do V CLA. Caeté, 2017.

7.
ALVES, J. S. ; DASILVA, M. B. ; FABIANO-DA-SILVA, W. ; SILVA, J. G. G. ; SANTANA, J. ; TELES, D. M. ; ARAUJO-DA-SILVA, L. P. ; PONTES, I. M. ; SOUZA, P. ; DESOUZA, A.M. ; SILVINO, A. C. S. ; SARAIVA, N. E. V. ; SALES, T. S. . Coleção de Aracnídeos e Miriápodes da Universidade Federal da Paraíba: biodiversidade regional e formação de pesquisadores. In: V Congresso Latino-Americano de Aracnologia, 2017, Caeté. Livro de resumos do V CLA. Caeté, 2017.

8.
DESOUZA, ADRIANO MEDEIROS; DASILVA, MARCIO BERNARDINO . AS ÁREAS DE ENDEMISMO DOS OPILIONES (ARACHNIDA) DA MATA ATLÂNTICA AO NORTE DO RIO SÃO FRANCISCO. In: XXXI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2016, Cuiabá. Livro de Resumos do XXXI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2016.

9.
SARINHO, N. M. S. ; DESOUZA, ADRIANO MEDEIROS ; DASILVA, MARCIO BERNARDINO . A MORFOLOGIA E O STATUS TAXONÔMICO DO GÊNERO Ananteris THORELL, 1891 NO NORDESTE BRASLEIRO (SCORPIONES, BUTHIDAE). In: XXXI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2016, Cuiabá. Livro de Resumos do XXXI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2016.

10.
DaSILVA, M. B. ; DeSouza, A. M. ; Araujo-Silva, L. P. ; Lorenzo, E. P. . Biogeografia Histórica da Mata Atlântica: um enfoque multidisciplinar usando os opiliões (Arachnida) como modelo.. In: XXX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2014, Porto Alegre. XXX Congresso Brasileiro de Zoologia - Caderno de Resumos, 2014.

11.
Lorenzo, E. P. ; Araujo-Silva, L. P. ; DaSILVA, M. B. ; SOUZA, A. M. . Estudo preliminar da fauna de opiliões e escorpiões em Brejos de Altitude e matas secas no norte da Floresta Atlântica,Ceará, Brasil - integração entre estudos de diversidade e Biogeografia Histórica. In: XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012, Salvador. Anais XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012.

12.
Araujo-Silva, L. P. ; SOUZA, A. M. ; DaSILVA, M. B. . Modelagem de nicho de Pickeliana pickeli (Opiliones; Laniatores; Stygnidae) como ferramenta para Biogeografia Histórica. In: XXIX Congresso Brasileiro de Zoologi, 2012, Salvador. Anais XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012.

13.
DaSILVA, M. B. ; SOUZA, A. M. ; PINTO-DA-ROCHA, R. . Atualizações e avanços na delimitação de áreas de endemismo da Mata Atlântica com as distribuições de opiliões. In: III Congresso Latinoamericano de Aracnología, 2011, Montenegro. III Congresso Latinoamericano de Aracnología - Memrorias y Resúmenes, 2011.

14.
Lorenzo, E. P. ; Araujo-Silva, L. P. ; DaSILVA, M. B. ; SOUZA, A. M. . Estudo preliminar da fauna de opiliões e escorpiões em Brejos de Altitude e matas secas no norte da Floresta Atlântica,Ceará, Brasil - integração entre estudos dediversidade e Biogeografia Histórica. In: III Congresso Latinoamericano de Aracnología, 2011, Montenegro (Quindío). Memorias y Resémenes, 2011.

15.
SILVA FILHO, A. A. C. ; LIRA, A. F. A. ; de Souza, Adriano M. ; Santana Neto, P. L. ; SARMENTO, S. M. N. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . DETERMINAÇÃO DO NÚMERO DE ÍNSTARES DO ESCORPIÃO Tityus stigmurus (THORELL, 1876) (SCORPIONES: BUTHIDAE). In: XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2010, Belém. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2010.

16.
LIRA, A. F. A. ; de Souza, Adriano M. ; BARBOSA, F. S. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . ASPECTOS DA REPRODUÇÃO EM Tityus pusillus, POCOCK, 1893 (SCORPIONES, BUTHIDAE). In: III Simpósio de Inovação em Ciências Biológicas, 2010, Recife. III Simpósio de Inovação em Ciências Biológicas, 2010.

17.
de Souza, Adriano M.; Santana Neto, P. L. ; Porto, T. J. ; Amorim, L. P. ; de Albuquerque, Cleide M. R. . RELATO DE CASO DE ESCORPIONISMO POR TITYUS PUSILLUS POCOCK, 1893 (SCORPIONES; BUTHIDAE) EM PERNAMBUCO, BRASIL. In: 45 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2009, Olinda. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2009. v. 42.

18.
SARMENTO, S. M. N. ; SOUZA, A. M. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Aspects of the first instar development of Rhopalurus rochai (Scorpiones Buthidae) in laboratory. In: 17th International Congress of Arachnology, 2007, São Pedro. 17th International Congress of Arachnology, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
LIRA, A.F.A. ; DESOUZA, A.M. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Environmental variation and seasonal changes as determinants of the spatial distribution of scorpion (Arachnida: Scorpiones) in Neotropical forests. CANADIAN JOURNAL OF ZOOLOGY, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
DESOUZA, A.M.. Opiliões Laniatores do Semiárido: Ilustres desconhecidos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DESOUZA, A.M.; DASILVA, MARCIO BERNARDINO . AS ÁREAS DE ENDEMISMO DOS OPILIONES (ARACHNIDA) DA MATA ATLÂNTICA AO NORTE DO RIO SÃO FRANCISCO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
DaSILVA, M. B. ; SOUZA, A. M. ; PINTO-DA-ROCHA, R. . Atualizações e avanços na delimitação de áreas de endemismo da Mata Atlântica com as distribuições de opiliões. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
de Souza, Adriano M.; LUNA, A. C. M. ; Santana Neto, P. L. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Animais Peçonhentos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
de Souza, Adriano M.; Santana Neto, P. L. ; de Albuquerque, Cleide M. R. ; Porto, T. J. ; Amorim, L. P. . Relato de Caso de Escorpionismo por Tityus pussilus Pocock, 1893 (Scorpiones; Buthidae) em Pernambuco, Brasil.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
DeSouza, A. M.. Origem e Ancestralidade de Arthropoda. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
OLIVEIRA, J. B. ; de Souza, Adriano M. ; LIMA, K. R. ; SILVA, C. E. S. ; TENORIO, G. B. ; SOUSA, H. R. T. ; SANTOS, J. S. ; MOURA, P. H. M. ; PADOVAN, I. P. ; BASSOLI, A. C. D. G. ; PADOVAN, P. A. . Citologia: Aulas Práticas Para Estudantes de Escolas Públicas do Recife e Região Metropolitana. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
de Souza, Adriano M.; PADOVAN, P. A. . Exposição de Recursos Didáticos para o Ensino de Biologia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIRA, A. F. A. ; DESOUZA, ADRIANO MEDEIROS . Aracnídeos: Métodos de coleta, identificação e ecologia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
DESOUZA, A.M.; ARAUJO-DA-SILVA, L. P. . Biologia e ecologia de aracnídeos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
DESOUZA, ADRIANO MEDEIROS; Araujo-Silva, L. P. ; SARAIVA, N. E. V. ; SANTANA, J. ; SOUZA, P. ; FABIANO-DA-SILVA, W. . Diversidade, Ecologia e Introdução a Sistemática de Aracnídeos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
DeSouza, A. M.. Metazoários Celomados Não Deuterostomados. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade de Monitoria).

5.
DeSouza, A. M.. Invertebrados Superiores I. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade de Monitoria).

6.
DeSouza, A. M.. Biologia Celular. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade de Monitoria).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIRA, A. F. A.; ALBUQUERQUE, CLEIDE M. R.; DESOUZA, ADRIANO MEDEIROS. Participação em banca de Gabriela Cavalcanti Silva de Gusmão Santos.Distribuição Espaço-Temporal de Escorpiões de Liteira de Floresta Atlântica de Pernambuco. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas/ Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
ALBUQUERQUE, CLEIDE M.R.; DESOUZA, A.M.; PONTES, W. J. T.. Participação em banca de Welton Dionisio da Silva.Plasticidade fenotípica em proles partenogenéticas de Tityus stigmurus (Thorell, 1876)(Scorpiones: Buthidae). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas/ Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
de Souza, Adriano M.. Mostra Jarbas de Tecnologia e Ciência 4. 2009. Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Latinoamericano de Aracnología. Atualizações e avanços na delimitação de áreas de endemismo da Mata Atlântica com as distribuições de opiliões. 2011. (Congresso).

2.
IV SIPATMA - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente.Animais Peçonhentos. 2009. (Outra).

3.
XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Relato de caso de escorpionismo por Tityus pusillus Pocock, 1893 (Scorpiones; Buthidae) em Pernambuco, Brasil.. 2009. (Congresso).

4.
Semana de Biologia Animal. 2008. (Encontro).

5.
II Encontro de Extensão e Pesquisas Discentes em Ciências Biológicas.Citologia: Aulas Práticas Para Estudantes de Escolas Públicas do Recife e Região Metropolitana. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Santana Neto, P. L. ; de Souza, Adriano M. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Uma Abordagem Alternativa no Estudo das Aranhas, Aplicada ao Ensino Fundamental e Médio. 2009. (Exposição).

2.
de Souza, Adriano M.; Santana, F. S. ; de Albuquerque, Cleide M. R. . II Exposição de Invertebrados para Alunos do Ensino Básico. 2008. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Victoria Yolanda Lourenço de Souza. Oportunista ou generalista? Inferências sobre o hábito alimentar do opilião Pseudopucrolia discrepans (Roewer, 1943). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas/ Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Adriano Medeiros de Souza.

2.
Nathália Medeiros de Souza Sarinho. A Morfologia e o Status Taxonômico do Gênero Ananteris Thorell, 1891 (Scorpiones, Buthidae). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Adriano Medeiros de Souza.

3.
Everton Prates Lorenzo. Diversidade de opiliões e escorpiões da floresta de planície paraibana e sua posição biogeográfica na Mata Atlântica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Adriano Medeiros de Souza.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
DeSouza, A. M.. Origem e Ancestralidade de Arthropoda. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DESOUZA, A.M.. Opiliões Laniatores do Semiárido: Ilustres desconhecidos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
LIRA, A. F. A. ; DESOUZA, ADRIANO MEDEIROS . Aracnídeos: Métodos de coleta, identificação e ecologia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
DESOUZA, A.M.; ARAUJO-DA-SILVA, L. P. . Biologia e ecologia de aracnídeos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
DESOUZA, ADRIANO MEDEIROS; Araujo-Silva, L. P. ; SARAIVA, N. E. V. ; SANTANA, J. ; SOUZA, P. ; FABIANO-DA-SILVA, W. . Diversidade, Ecologia e Introdução a Sistemática de Aracnídeos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
DeSouza, A. M.. Biologia Celular. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade de Monitoria).

2.
DeSouza, A. M.. Metazoários Celomados Não Deuterostomados. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade de Monitoria).

3.
DeSouza, A. M.. Invertebrados Superiores I. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade de Monitoria).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 13:30:32