Jislene Brito Matos Queiroz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1013403882912415
  • Última atualização do currículo em 21/05/2014


Doutoranda em Recursos Biológicos da Zona Costeira Amazônica na Universidade Federal do Pará, é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará e Mestre em Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Ambiental, da Universidade Federal do Pará. Atualmente é pesquisadora e colaboradora no Laboratório de Plâncton e Cultivo de Microalgas e tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Biológica, especificamente com Taxonomia e Ecologia de Fitoplâncton de regiões costeiras, tais como praias, baías e estuários, principalmente de ecossistemas amazônicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jislene Brito Matos Queiroz
Nome em citações bibliográficas
MATOS, J. B.;MATOS, JISLENE BRITO;MATOS, JISLENE B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança.
Alameda Leandro Ribeiro, s/n
Aldeia
68600-000 - Braganca, PA - Brasil
Telefone: (91) 34251209
Fax: (91) 34251593


Formação acadêmica/titulação


2012
Doutorado em andamento em Biologia Ambiental.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA DE PRAIAS, BAÍAS E REGIÕES PORTUÁRIAS DO LITORAL MARANHENSE: DOMINÍO DE ESPÉCIES AUTÓCTONES OU EVIDÊNCIAS DE BIOINVASÃO?,
Orientador: Rauquírio Marinho da Costa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
2009 - 2011
Mestrado em Biologia Ambiental.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: VARIAÇÃO TEMPORAL DO FITOPLÂNCTON DE TRÊS PRAIAS DO LITORAL AMAZÔNICO,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Rauquírio André Albuquerque Marinho da Costa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2005 - 2008
Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Composição e variação espaço-temporal da comunidade fitoplanctônica do estuário do rio Caeté (Bragança-Pará).
Orientador: Rauquírio Marinho da Costa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Formação Complementar


2008 - 2008
Fotografia Digital e Processamento de Imagem. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2008 - 2008
Forma, Função e Estilo de Vida dos Animais. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2007 - 2007
Diatomáceas Marinhas: Ecologia e Taxonomia. (Carga horária: 10h).
Associação Brasileira de Oceanografia.
2006 - 2006
Biologia Baseada em Evidências. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2006 - 2006
Vetores da Malária:Bioecologia,Dinâmica e Genética. (Carga horária: 3h).
Sociedade Brasileira de Genética.
2006 - 2006
Genética e Conservação. (Carga horária: 3h).
Sociedade Brasileira de Genética.
2006 - 2006
Variabilidade do Genoma Humano. (Carga horária: 3h).
Sociedade Brasileira de Genética.
2005 - 2005
Desenho Amostral Ecológico. (Carga horária: 34h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2006 - 01/2007
Estágios , Campus Universitário de Bragança, .

Estágio realizado
Taxonomia e ecologia do fitoplâncton.

Instituto de Estudos Costeiros, IECOS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2011 - 2014
MONITORAMENTO DA ÁGUA NA ÁREA DO TERMINAL MARÍTIMO DE PONTA DA MADEIRA E DE LASTRO DE EMBARCAÇÕES PARA PREVENIR A DISSEMINAÇÃO DE DOENÇAS E A INTRODUÇÃO DE ESPÉCIES INVASORAS

Descrição: Esse projeto de pesquisa faz parte da rede REALF e tem como objetivo formar uma rede multidisciplinar para investigar a água da região portuária e de lastro de navios mercantes que atracam no Terminal marítimo de Ponta da Madeira (MA) a fim de minimizar os impactos ambientais advindos da disseminação de doenças e da introdução de espécies exóticas transportadas pelas embarcações na Amazônia Oriental.. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Jislene Brito Matos Queiroz - Integrante / Kelli Garboza da Costa - Integrante / Rauquírio Marinho da Costa - Integrante / Zelia Maria Pimentel Nunes - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
Transporte de Carbono Orgânico Total e sua interação com os processos de acidificação marinha em ambientes oceânicos e estuarino-costeiro, nas regiões norte e nordeste do Brasil.

Descrição: Os oceanos têm um papel muito importante no ciclo global do carbono e no sistema climático da terra. Existe estreita relação entre mudanças nas condições oceânicas (o que inclui o pH) e mudanças no clima global e química atmosférica. Diversos estudos têm seu foco na elucidação dos aspectos do ciclo global do carbono, dos quais têm se apresentando dois temas importantes: como distinguir entre as modificações antrópicas e a variabilidade natural nos ciclos biogeoquímicas e climáticos e como estas modificações poderão alterar o desenvolvimento de algumas espécies de organismos calcários e não-calcários. O objetivo da presente proposta é realizar um estudo sobre o transporte de Carbono Orgânico Total (COT) em estuários de diferentes áreas do litoral brasileiro, sua influencia no equilíbrio do sistema carbonato e prováveis processos de acidificação marinha, uma vez que esta fração orgânica é fonte importante de CO2. As áreas costeiras objeto deste estudo serão os estados de Pernambuco, Pará e Arquipélago de Fernando de Noronha. Será também determinado o grau de correlação entre os teores de COT e suas relações com os aportes estuarinos dos principais nutrientes dissolvidos (N,P, Si e Fe), a biomassa primária e comunidades fitoplanctônicas, de modo a estabelecer o nível de qualidade ambiental dos ecossistemas, para realizar um diagnóstico dos processos que controlam o sistema carbonato em cada área. As regiões costeiras pernambucana e paraense, requerem de mais estudos para criar uma base de discussão sobre a direção e magnitude das mudanças climáticas globais e regionais, que venham a ocorrer por causa do aumento das emissões e aportes de carbono, pelo qual é necessária a realização de estudos que atualizem a qualidade ambiental nestas regiões..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Jislene Brito Matos Queiroz - Integrante / Rauquírio Marinho da Costa - Integrante / Luci Cajueiro Carneiro Pereira - Integrante / Maria Luise Koening - Integrante / Manuel Flores Monte - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Integração dos processos costeiros em duas praias turísticas do Estado do Pará: Subsídio para o Gerenciamento Costeiro Integrado

Descrição: ste trabalho visa o estudo de forma integrada dos processos hidrodinâmicos, geológicos, hidrológicos, biológicos, socioeconômicos, recreacionais e de uso e ocupação territorial em praias turísticas do litoral paraense. Propostas de medidas de gestão serão elaboradas, buscando parceria com o poder público, visando minimizar os danos ao meio ambiente e à sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Jislene Brito Matos Queiroz - Integrante / Rauquírio Marinho da Costa - Integrante / Luci Cajueiro Carneiro Pereira - Coordenador.
2006 - Atual
Projeto PIATAm mar II - Potencias Impactos Ambientais no Transporte de Petróleo e Derivados na Zona Costeira Amazônica

Descrição: : O Projeto PIATAM mar - Potenciais Impactos Ambientais do Transporte de Petróleo e Derivados na Zona Costeira Amazônica - é uma ampla rede multidisciplinar e interinstitucional de pesquisa mantida com apoio do Cenpes, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras - empresa financiadora do projeto. Atualmente, soma cerca de 230 pesquisadores e técnicos envolvidos em pesquisas sócio-ambientais sobre o litoral amazônico, em instituições científicas do Pará, Amapá, Maranhão - entre elas a Universidade Federal do Pará, a Universidade Federal Rural da Amazônia, o Instituto Evandro Chagas, o Museu Paraense Emílio Goeldi, o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá, a Universidade Federal do Maranhão e a Universidade Estadual do Maranhão -, além do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o próprio Cenpes - Petrobras. Com atividades previstas para 2006 e 2007, a segunda fase do projeto PIATAM mar será marcada por ações focadas em terminais de abastecimento e unidades de conservação do Pará, Amapá e Maranhão. Além dos primeiros seis grandes grupos temáticos de pesquisadores ligados ao PIATAM mar - o grupo Abiótico; o Biótico; o Socioeconômico; o de Modelagem e Sensoriamento Remoto; o de Doenças Tropicais e o de Arqueologia , a segunda fase do projeto ampliou seu leque disciplinar, incorporando novas linhas de investigação e mais pesquisadores, bolsistas e técnicos. Os novos grupos de pesquisa são os de Tecnologia da Informação e Comunicação, o de Biotecnologia e o de Mamíferos Aquáticos, subgrupo ligado ao grande grupo Biótico. Esta equipe é responsável pelo Plâncton..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Jislene Brito Matos Queiroz - Integrante / Kelli Garboza da Costa - Integrante / Taísa Rabelo Bezerra - Integrante / Natália da Rocha Leite - Integrante / Samara Cristina Campelo Pinheiro - Integrante / Rauquírio Marinho da Costa - Coordenador / André Magalhães - Integrante / Denise Kelly Lima Sodré - Integrante / Lorena Carvalho dos Santos - Integrante.


Projetos de extensão


2005 - Atual
CTA-gro - Análise e Monitoramento das Condições Ambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Caeté, NE do Pará: Ferramentas para Ação Educativa e Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Ribeirinhas.

Descrição: As bacias hidrográficas revelam-se como unidades básicas de planejamento e gestão ambiental, mostrando-se como uma unidade operacional prática para o desenvolvimento de atividades relacionadas à educação ambiental, uma vez que possibilita uma visão integrada e interdisciplinar de um sistema natural submetido a impactos e a múltiplos usos. De uma forma geral, as bacias hidrográficas do estado do Pará têm sofrido grande perda da biodiversidade, em especial a bacia hidrográfica do rio Caeté, através da sobre-exploração dos recursos pesqueiros, das práticas rudimentares de manejo de solo, da atividade de mineração e da poluição hídrica provinda das sedes urbanas e da zona rural. O presente projeto pretende analisar as condições ambientais da bacia hidrográfica do Caeté e trabalhar ações de educação ambiental integrada em seis comunidades ribeirinhas, com enfoque metodológico participativo, realizando ações de caráter multidisciplinar destinadas a estabelecer um modelo de gestão que contribua na recuperação e na preservação do ambiente, melhorando a qualidade de vida das populações tradicionais. Para a análise das condições ambientais da bacia do Caeté a pesquisa será segmentada em três etapas: levantamento de informações bibliográficas e cartográficas, trabalhos de campo e análises laboratoriais. Paralelamente às atividades de pesquisa serão desenvolvidas as ações comunitárias, baseando-se na dinâmica integradora e participativa, e priorizando-se a interação entre o conhecimento técnico-científico e o saber popular. Durante o programa de educação ambiental integrada serão desenvolvidas atividades que abordem os temas "educação ambiental e saneamento básico" e "desenvolvimento sustentável e qualidade de vida", sendo obedecidas as seguintes etapas: i) divulgação do programa de atividadAnálise e Monitoramento das Condições Ambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Caeté, NE do Pará: Ferramentas para Ação Educativa e Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Ribeirinhas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Jislene Brito Matos Queiroz - Integrante / Rauquírio Marinho da Costa - Integrante / Luci Cajueiro Carneiro Pereira - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica/Especialidade: Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, R. M.2013COSTA, R. M. ; MATOS, J. B. ; PINTO, K. S. T. ; PEREIRA, L. C. C. . Phytoplankton of a dynamic Amazon sandy beach. Journal of Coastal Research, v. 65, p. 1751-1756, 2013.

2.
MATOS, JISLENE BRITO2012MATOS, JISLENE BRITO ; SILVA, NAYRA IRIS SOZINHO DA ; PEREIRA, LUCI CAJUEIRO CARNEIRO ; COSTA, RAUQUÍRIO MARINHO DA . Caracterização quali-quantitativa do fitoplâncton da zona de arrebentação de uma praia amazônica. Acta Botanica Brasílica (Impresso), v. 26, p. 979-990, 2012.

3.
MATOS, J. B.2011 MATOS, J. B. ; SODRE, D. K. L. ; COSTA, K. G. ; PEREIRA, L. C. C. ; COSTA, R. M. . Spatial and temporal variation in the composition and biomass of phytoplankton in an Amazonian estuary. Journal of Coastal Research, v. SI 64, p. 1525-1529, 2011.

4.
SODRE, D. K. L.2011SODRE, D. K. L. ; MATOS, J. B. ; COSTA, K. G. ; PEREIRA, L. C. C. ; COSTA, R. M. . Tide-induced Changes in the Phytoplankton Communities of three Amazon Estuaries (Pará Northern Brazil). Journal of Coastal Research, v. SI 64, p. 1574-1578, 2011.

5.
PEREIRA, L. C. C.2010PEREIRA, L. C. C. ; MONTEIRO, M.C. ; GUIMARÃES, D.O. ; MATOS, J. B. ; COSTA, R. M. . Seasonal effects of wastewater to the water quality of the Caetà river estuary, Brazilian Amazon. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso), v. 82, p. 467-478, 2010.

6.
PEREIRA, L. C. C.2008PEREIRA, L. C. C. ; COSTA, R. M. ; GUIMARÃES, D.O. ; MONTEIRO, M.C. ; MATOS, J. B. ; SANTOS, L. C. . Effect os wastewater on Caeté Estuary water quality (northeast coast of Pará), Brazilian Amazon litoral. Marine Environmental Research, v. 66, p. 201-201, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MATOS, J. B. ; SODRE, D. K. L. ; OLIVEIRA, T. S. ; CARDOSO, E. H. N. ; PEREIRA, L. C. C. ; COSTA, R. M. . ESTUDO QUALITATIVO DO FITOPLÂNCTON DA ILHA DE ALGODOAL (ZONA COSTEIRA AMAZÔNICA). In: IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande. Anais do IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010.

2.
SODRE, D. K. L. ; MATOS, J. B. ; PARDAL, E.C. ; PEREIRA, L. C. C. ; COSTA, R. M. . MICROFITOPLÂNCTON DO ESTUÁRIO DA BAÍA DE GUAJARÁ. In: IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande. Anais IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010.

3.
MATOS, J. B. ; SODRE, D. K. L. ; OLIVEIRA, T. S. ; CARDOSO, E. H. N. ; PEREIRA, L. C. C. ; COSTA, R. M. . MICROFITOPLÂNCTON DA ZONA DE ARREBENTAÇÃO DE UMA PRAIA AMAZÔNICA. In: IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande. Anais do IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010.

4.
SODRE, D. K. L. ; MATOS, J. B. ; PEREIRA, L. C. C. ; COSTA, R. M. . Composição do Fitoplâncton do Estuário do rio Paracauari (Golfão Marajoara-Norte do Brasil). In: II Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2009, Búzios. Anais do II Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2009.

5.
MATOS, J. B. ; SODRE, D. K. L. ; PEREIRA, L. C. C. ; COSTA, R. M. . Variação Temporal da Densidade e Biomassa Fitoplanctônica (clorofila-a) de um Estuário Amazônico (Pará-Brasil). In: II Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2009, Búzios. Anais do III Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2009.

6.
MATOS, J. B. ; SODRE, D. K. L. ; SANTOS, L. C. ; PEREIRA, L. C. C. ; COSTA, R. M. . Diatomáceas Cêntricas de Estuário Amazônico. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008, Fortaleza. III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008.

7.
MATOS, J. B. ; SODRE, D. K. L. ; SANTOS, L. C. ; PEREIRA, L. C. C. ; COSTA, R. M. . Estudo Qualitativo do Microfitoplâncton do Estuário do rio Caeté (Bragança-Pará). In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008, Fortaleza. III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008.

8.
SODRE, D. K. L. ; MATOS, J. B. ; SANTOS, L. C. ; PEREIRA, L. C. C. ; COSTA, R. M. . Composição e variação espaço-temporal do microfitoplâncton em um estuário do nordeste paraense. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008, Fortaleza. III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008.

9.
SANTOS, L. C. ; MATOS, J. B. ; SODRE, D. K. L. ; PEREIRA, L. C. C. ; COSTA, R. M. . Variação temporal do microfitoplâncton de um estuário tropical. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008, Fortaleza. III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008.

10.
SANTOS, L. C. ; MATOS, J. B. ; SODRE, D. K. L. ; PEREIRA, L. C. C. ; COSTA, R. M. . Microfitoplâncton do Estuário do rio Caeté (Bragança- Pará - Brasil). In: VIII Workshop Ecolab, 2007, Macapá. Boletim de Resumos Expandidos do VIII Workshop Ecolab, 2007. p. 128-132.

11.
MATOS, J. B. ; SANTOS, L. C. ; PEREIRA, L. C. C. ; COSTA, R. M. . Variação Temporal do Microfitoplâncton da Vila dos Pescadores (Bragança - Pará - Brasil). In: VIII Workshop Ecolab, 2007, Macapá. Boletim de Resumos Expandidos do VIII Workshop Ecolab. Macapá, 2007. p. 82-86.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, A. R. G. ; MATOS, J. B. ; PEREIRA, L. C. C. ; COSTA, R. M. . Composição e variação espaço-temporal do fitoplâncton em um estuário amazônico (Pará, Brasil). In: 4º Congresso de Brasileiro de Biologia Marinha, 2013, Florianópolis. Anais do 4º Congresso de Brasileiro de Biologia Marinha, 2013.

2.
PEREIRA, L. C. C. ; MONTEIRO, M.C. ; GUIMARÃES, D.O. ; MATOS, J. B. ; COSTA, R. M. . Effect of Wastewater on Phytoplankton Community in the Caeté Estuary, Brazilian Amazon Littoral. In: The 13th International Conference on Harmful Algae, 2008, Hong Kong. The 13th International Conference on Harmful Algae, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
MATOS, J. B. . Dinâmica Populacional do Fitoplâncton do estuário do rio Caeté. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MATOS, J. B. ; COSTA, R. M. . Dinâmica Populacional do Fitoplânton do Estuário do rio Caeté. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, R. M.; MATOS, J. B.. Participação em banca de Tatiana Soares de Oliveira.Variação espaço-temporal do fitoplâncton do estuário do Taperaçu (Pará, Brasil). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Brasileiro de Oceanografia. Diatomáceas Cêntricas de um Estuário Amazônico. 2008. (Congresso).

2.
III Congresso Brasileiro de Oceanografia. Estudo Qualitativo do Microfitoplâncton do estuário do rio Caeté (Bragança-Pará). 2008. (Congresso).

3.
XIX Seminário de Iniciação Científica da UFPA.Dinâmica Populacional do Fitoplâncton do estuário do rio Caeté. 2008. (Seminário).

4.
XII Congresso Latino - Americano de Ciências do Mar. 2007. (Congresso).

5.
XVIII Seminário de Iniciação Científica da UFPA.Dinâmina Populacional do Fitoplâncton do Estuário do Rio Caeté. 2007. (Seminário).

6.
VIII Workshop Ecolab.Variação Temporal do Microfitoplâncton da Vila dos Pescadores (Bragança - Pará - Brasil).. 2007. (Outra).

7.
52º Congresso Brasileiro de Genética. 2006. (Congresso).

8.
II Encontro de Genética do Norte. 2006. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Antonio Rafael Gomes de Oliveira. Composição e distribuição espaço-temporal do fitoplâncton amazônico. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/07/2014 às 7:42:26