Fabiola Aparecida Ferreira Damacena

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1442471964502111
  • Última atualização do currículo em 18/05/2018


Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia/UFPA (2010); Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia/UFPA ( 2013). Integrante do Grupo de Estudos Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia- GEPERUAZ/ICED/UFPA e do Fórum Paraense de Educação do Campo. Professora Assistente no Curso de Licenciatura em Educação do Campo e presidente da Comissão de Estágio Supervisionado da Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará - Campus de Altamira. Professora Formadora do PARFOR. Atua nas seguintes áreas de educação diferenciada; educação do campo; Educação Infantil; estudos auto(biográficos); memória/história de vida; Prática pedagógica; linguagens e saberes culturais de populações tradicionais na Amazônia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiola Aparecida Ferreira Damacena
Nome em citações bibliográficas
DAMACENA, Fabíola. A. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira.
Rua Coronel José Porfírio - 2515
São Sebastião
68372040 - Altamira, PA - Brasil
Telefone: (093) 21220574


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: HISTÓRIA DE VIDA DE PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO NA VILA DO TREME EM BRAGANÇA ? PARÁ.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Salomão Antônio Mufarrej Hage.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História de vida; Formação docente; Prática pedagógica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2010
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: TRILHA DE SONHOS E UTOPIAS: a realidade do ensino multisseriado em Portel/PA.
Orientador: Salomão Antonio Mufarrej Hage.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora da Faculdade de Letras-Inglês e da Faculdade de Etnodesenvolvimento da UFPA, no Campus Universitário de Marajó-Soure.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 75
Outras informações
Ministrou a Disciplina Filosofia da Educação, no período de 07/07 a 12/07/2014 no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia - PARFOR, da UFPA, no município de Capitão Poço.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico-CNPq, no Projeto de Pesquisa: Investigando a realidade das escolas multisseriadas do campo no município de Portel-Pará.

Atividades

08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina de Metodologia do Trabalho Cientifico
Política Educacional
Psicologia da Educação
Didática Aplicada a Formação Docente
05/2016 - 05/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
'Estagio Supervisionado da Educação Infantil
01/2015 - 02/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação do Campo e Desenvolvimento da Amazônia
Didática e Formação Docente
05/2014 - 05/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação ( Polo de Capitão Poço)
Filosofia da Educação (Campus de Bragança)

Instituto Pobres Servos da Divina Providẽncia E.R.C.E.I Creche Paz, IPSDP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professorde Educação Geral, Carga horária: 200, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2008 - 2011
"Politicas de Nucleação e transporte Escolar: Construindo Indicadores de qualidade da Educação Básica nas Escolas do Campo da Amazônia"

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Natalina Mendes Freitas em 03/12/2017.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fabiola Aparecida Ferreira Damacena - Integrante / Salomão Antônio Mufarrej Hage - Coordenador.
2006 - 2007
?Currículo e Inovação: transgredindo o paradigma multisseriado nas escolas do campo?
Descrição: O Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia ? GEPERUAZ, vinculado ao Instituto de Ciências da Educação da UFPA, desenvolveu com o apoio do CNPq a pesquisa ?Currículo e Inovação: transgredindo o paradigma multisseriado nas escolas do campo?, tendo como objeto de investigação o município de Portel, no Pará, no período de 2006 a 2007. Foram realizadas quatro Oficinas Pedagógicas de Formação Continuada com todos os educadores/as do campo do município, e durante as atividades, emergiu o processo de construção do Projeto Político-Pedagógico com o desejo de superar as limitações enfrentadas no dia-a-dia dessas escolas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Fabiola Aparecida Ferreira Damacena - Integrante / HAGE, S. A. M - Coordenador / Oscar Ferreira Barros - Integrante / Maria Natalina Mendes Freitas - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
MARAJOCULTURARTS: CULTURA, ARTESANATO E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE SALVATERRA-PA
Descrição: As atividades extensionistas do projeto visam promover ações de preservação, valorização e divulgação da cultura das comunidades quilombolas de Salvaterra-Pa, por meio da realização de atividades como captação em suporte audiovisual das manifestações culturais para divulgação na mídia..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Fabiola Aparecida Ferreira Damacena - Integrante / Maria Páscoa Sarmento de Sousa - Coordenador / Waldeci Pena Miranda - Integrante / Alice Rodrigues de Freitas - Integrante / Lirian de Páscoa Brito - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Éstudos (auto)biográficos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Linguagens e Saberes na Amazônia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Memória.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Etnodesenvolvimento.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
HAGE ; DAMACENA, Fabíola. A. F. . Trilha de atitudes e utopias: multisseriado em Portel-PA. Revista Maré: Memórias, imagens e saberes do campo, http://educampoparaense.org/re, p. 1 - 4, 01 fev. 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
DAMACENA, Fabíola. A. F.. Cultura, Memória e Identidade: uma análise no contexto da educação no campo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
DAMACENA, Fabíola. A. F.. TRILHA DE ATITUDES E UTOPIAS: ensino multisseriado no municipio de Portel -PA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GOMES, Vera Solange P. ; HAGE ; DAMACENA, Fabíola. A. F. . Maré de Quebra Maré de Lança: o ensino multisseriado entre rios e florestas ribeirinha marajoara amazônica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DAMACENA, Fabíola. A. F.; HAGE, Salomão A. Mufarrej . Projeto político-Pedagógico para as escolas do campo: análise de uma experiência em construção no município de Portel/PA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
DAMACENA, Fabíola. A. F.; GUIMARÃES ; HAGE . 59 Reunião Anual da SBPC. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DAMACENA, Fabíola. A. F.. As Contribuições de Paulo Freire na Construção do Projeto Politico Pedagógico das Escolas do Campo no municipio de Portel/Pará. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
DAMACENA, Fabíola. A. F.; SILVA, Gillys Vieira da . Investigando a realidade educacional das escolas inseridas em comunidades remanescentes de quilombos no Estado do Pará. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ABREU, W. F. ; OLIVEIRA, D. B. ; SILVA, E. S. ; DAMACENA, Fabíola. A. F. . Educação Ribeirinha: Saberes. vivencias e formação no campo.. Belém - Pará: GEPEIF-UFPA, 2013 (Livro).


Demais tipos de produção técnica
1.
DAMACENA, Fabíola. A. F.. Psciclologia da Educação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
HAGE ; DAMACENA, Fabíola. A. F. . Projeto Político-Pedagógico para as escolas do campo: análise de uma experiência em construção no município de Portel/PA. 2007. (Relatório de pesquisa).

3.
HAGE ; DAMACENA, Fabíola. A. F. . Educação do Campo na Amazônia: retrato de realidade das escolas multisseriadas no Pará. 2005. (Livro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MENESES, A. S.; LOPES, R. S.; DAMACENA, Fabíola. A. F.. Participação em banca de Eneida de Melo. Educação Diferenciada em Unidades de Conservação: a experiencia com a cartografia social Resex Riozinho do Anfrizio, Terra do Meio-Estado do Pará.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Latu Sensu, Educação, Diversidade, Sociedade) - Universidade Federal do Pará.

2.
LOPES, R. S.; DAMACENA, Fabíola. A. F.; SOUZA, Ana P. S.. Participação em banca de Alice Pinheiro de Andrade da Silva. Dificuldades de Aprendizagem em Leitura e Escrita: o que pensam os estudantes de uma turma de 6º ano da E.M.E.F. José Edson Burlamaqui de Miranda. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Educação, Diversidade Sociedade) - UFPA.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GOMES. Felipe B. R.; SOUZA, A. P. S.; DAMACENA, Fabíola. A. F.. Participação em banca de Erica Neves da Cruz.Proposta de sequencia didática e caderno de atividades para trabalho na disciplina de ciencia para o 6 ano do ensino fundamental em uma escola.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará.

2.
GOMES. Felipe B. R.; MILEO, I. S. O.; DAMACENA, Fabíola. A. F.. Participação em banca de Eric Schmidt Zeferino.Uso da Tecnica Agricola de Enxertia como Ferramenta Didáticana Disciplina de Ciencias.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará.

3.
GOMES. Felipe B. R.; MILEO, I. S. O.; DAMACENA, Fabíola. A. F.. Participação em banca de Eunice de Macedo Lopes.Os impactos da população no rio Uruará: memórias, usos e costumes, uma visão histórica e fotográfica.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará.

4.
MENEZES, A. S.; DAMACENA, Fabíola. A. F.; SOUZA, A. P. S.. Participação em banca de Silviane Carneiro da Silva.Desafios da prática docente na area de linguagens e sua relaçao com o curriculo escolar.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará.

5.
MENESES, A. S.; DAMACENA, Fabíola. A. F.; SOUZA, A. P. S.. Participação em banca de Renata dos Santos Xavier Sales.A atuação socioeducativa e politica do professor do campo e as repercussões de usas ações nas relações escolaree extra-escolares.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará.

6.
FORMIGOSA, M. M.; DAMACENA, Fabíola. A. F.; GOMES. Felipe B. R.. Participação em banca de Maria Aparecida Gomes Santana.Memorial de Formação Academica do Curso de Educaçap do Campo.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará.

7.
HENCHEN, M. J.; DAMACENA, Fabíola. A. F.; SILVA, M. R.. Participação em banca de Valdilene Costa Rodrigues.Os riscos do consumo de agrotoxico nas lavouras da agricultura familiar dos camponeses da Gleba 55-PDS Esperança.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará.

8.
HENCHEN, M. J.; DAMACENA, Fabíola. A. F.; SILVA, M. R.. Participação em banca de Gardenia dos Santos Lima.A horta escolar no processo de ensino aprendizagem na escola Antonio Tozetti, Vila Bom Jardim, Pacajá-Pará.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará.

9.
HENCHEN, M. J.; DAMACENA, Fabíola. A. F.; SILVA, M. R.. Participação em banca de Rosiangela de Jesus Brito.A formação continuada e a prática pedagogica no processo de educação na escola Antonio Tozetti.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará.

10.
FORMIGOSA, M. M.; DAMACENA, Fabíola. A. F.; GOMES. Felipe B. R.. Participação em banca de Suziane Pereira de Freitas.Desafio docente na complementação do curriculo escolar em uma turma multiano (8º e 9º) ano:escola municipal de ensino fundamental Nossa Senhora dos Remédios, Pacajá-Pará.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXIV Seminário de Formação Humanistica e Pedagógica.Comunicação do Século XXI. 2016. (Seminário).

2.
III Colóquio de Pesquisa da Linha Educação, Cultura e Socieade: A Produção do Conhecimento em Educação Educação na Amazônia Cultura e Sociedade. 2015. (Encontro).

3.
V Seminário de Educação Infantil do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil-IPE e VI Econtro Estadual de Educação Infantil do Fórum de Educação Infantil do Pará-FEIPA. 2015. (Seminário).

4.
V Seminário de Educação Infantil do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil-IPE e VI Econtro Estadual de Educação Infantil do Fórum de Educação Infantil do Pará-FEIPA. 2015. (Seminário).

5.
Aula Inaugural 2014 do Programa de Pós-Graduação em Educação, Tema: DESAFIOS PARA A PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NO NORTE E NORDESTE: EXPANSÃO, CONSOLIDAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO. 2014. (Outra).

6.
I Jornada Acadêmica sobre Humanização, Formação e Práticas em Saúde. Tema: Construindo Coletivamente a Memória do SUS. 2014. (Outra).

7.
I Jornada Acadêmica sobre Humanização, Formação e Práticas em Saúde. Tema: Construindo Coletivamente a Memória do SUS.A Pastoral da Saúde como Elemento de Humanização. 2014. (Outra).

8.
IV Seminário Nacional das Licenciaturas em Educação do Campo. 2014. (Seminário).

9.
Seminário 'Povos Indigenas na Atualidade". 2014. (Seminário).

10.
XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo - e I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores.Memória e história de vida de professores: implicações na prática pedagógica. 2014. (Seminário).

11.
XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo - e I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores. 2014. (Seminário).

12.
'Por uma Infância sem Hanseníase". 2013. (Seminário).

13.
Gincana Solidária 2013.Gincana Solidária 2013. 2013. (Outra).

14.
II Simpósio Nacional de Linguagens e Saberes na Amazônia-SLINS.História de Vida de Professores e suas Implicações na Prática Pedagógica: um estudo na Vila do Treme em Bragança-Pará. 2013. (Simpósio).

15.
II Simpósio Nacional de Linguagens e Saberes na Amazônia-SLINS. 2013. (Simpósio).

16.
I Seminário da Licenciatura em Educação do Campo do Pará e Amapá III Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará.Trilha de Fotografia: um estudo na Vila do Treme. 2012. (Encontro).

17.
I SLINS - Simpósio Nacional de Linguagens e Saberes da Amazônia. 2011. (Simpósio).

18.
I SLINS - Simpósio Nacional de Linguagens e Saberes da Amazônia - Mercados Globais Saberes Locais.Cultura, Memória e Identidade: uma análise no contexto da educação no campo. 2011. (Simpósio).

19.
I Congresso Amazonico de Desenvolvimento Sustentavel. 2010. (Congresso).

20.
II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará. 2010. (Encontro).

21.
II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará: Os usos Politicos, sociais e acadêmicos dos conhecimentos, suas tensões e contribuições para a participação e controle social.Trilha de Atitudes e Utopias: ensino multisseriado no municipio de Portel-PA. 2010. (Encontro).

22.
III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo; III Seminário sobre Educação Superior e as Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro e I Encontro Internacional de Educação do Campo.Maré de Quebra Maré de Lança: o ensino multisseriado entre rios e florestas ribeirinha marajoara amazônica. 2010. (Encontro).

23.
I Módulo de Capacitação Sobre os Marcos Legais das Politicas Púbicas para a Infância e Adolescência. 2010. (Outra).

24.
IV Seminário Estadual de Educação do Campo e II Seminário Estadual de Juventude do Campo lde. 2010. (Seminário).

25.
Fórum Social Mundial, integrando a equipe da Secretaria de Saúde Pública do Pará, nas ações de saúde. 2009. (Outra).

26.
Forum Social Mundial - Por entre Trilhas e Sonhos: pororoca de saberes, sabores e ritmos da Amazônia (atividade auto-gestionada como parte do Fórum Social Mundial, ocorrido no dia 31 de janeiro de 2009. 2009. (Outra).

27.
II Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação. 2009. (Outra).

28.
I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará.Projeto político-Pedagógico para as escolas do campo: análise de uma experiência em construção no município de Portel/PA. 2008. (Encontro).

29.
I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará e Pesquisa na Amazônia: mudando paradigmas e afirmando direitos. 2008. (Encontro).

30.
II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo e II Seminário sobre Educação Superior e as Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro.Projeto Politico Pedagógico: análise de uma experiencia em Portel- Pará. 2008. (Encontro).

31.
59 Reunião Anual da SBPC. 2007. (Outra).

32.
59ª Reunião Anual da SBPC.Pedagogia da Alternância:Desafios para a Implantação do Currículo nas Casas Familiares Rurais do estado do Pará.. 2007. (Outra).

33.
I Colóquio de História da Educação e Política Educacional do Campo da UFPA e FPEC.Projeto Político-Pedagógico para as escolas do campo no Município de Portel: por um movimento de construção coletiva. 2007. (Outra).

34.
III Seminário Estadual de Educação do Campo. 2007. (Seminário).

35.
I Seminário Estadual de Juventude do Campo. 2007. (Seminário).

36.
IV Forpexp -Fórum de Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-Graduação da UEPA.As Contribuições de Paulo Freire na Construção do Projeto Politico Pedagógico das Escolas do Campo no Municipio de Portel/Pa. 2007. (Outra).

37.
Jornada de Educação Continuada de Professores do Campo da SEDUC. 2007. (Outra).

38.
VI Colóquio Internacional Paulo Freire. 2007. (Outra).

39.
VI Colóquio Internacional Paulo Freire.As contribuiçoes de Paulo Freire na Construção do Projeto Político Pedagógico das Escolas do Campo no Municipio de Portel-Pará. 2007. (Outra).

40.
XIV Seminário Nacional Universitas/Br-Intercambio do GT Politicas de Educação Superior- ANPEd. 2007. (Seminário).

41.
"Polifonias no Campo da Educação". 2006. (Seminário).

42.
"Seminário Internacional de Avaliação Educacional". 2006. (Seminário).

43.
58 Reunião Anual da SBPC.Investigando a realidade das escolas existentes nas comunidades remanescentes de quilombos do Pará. 2006. (Outra).

44.
Circuito de Educação do Campo- "Tecendo Redes Político-Pedagógicas. 2006. (Seminário).

45.
II Seminário da Linha de Pesquisa Curriculo e Formaçãoo de professores. 2006. (Seminário).

46.
II Simpósio da Biota Amazônia: 40 anos de avanços científicos e transformações socio-ambientais. 2006. (Simpósio).

47.
Nona Jornada de Extensão Universitária. 2006. (Outra).

48.
Polifonias no Campo da Educação: O curso de Pedagogia da UFPA à luz da produção academica resultante das pesquisas em educação. 2006. (Oficina).

49.
Seminário Amazônia e Defesa Nacional. 2006. (Seminário).

50.
V Seminário de Politicas Educacionais e Curríulo. 2006. (Seminário).

51.
XXX Encontro Nacional de Casas de Estudantes. 2006. (Encontro).

52.
"I Encontro Pan-Amazônico de Educação Ambietal- I Reunião Ciea's do Norte- II Encontro Estadual de Educação Ambiental. 2005. (Encontro).

53.
IV Seminário de Políticas Públicas Educacionais e Curriculo. 2005. (Seminário).

54.
Semana Acadêmica de Pedagogia. 2005. (Outra).

55.
Semana do TCC de Curso de Pedagogia. 2005. (Outra).

56.
Seminário internacional Proteção Social aos Conhecimentos das Sociedades Tradicionais ? CNPq- Programa Sul /Eventos. 2005. (Seminário).

57.
VIII Jornada de Extensão Universitária: "Multiresponsabilidades para inclusão social na região Amazônica". 2005. (Outra).

58.
XVII Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará:"Educação Pública de Qualidade Social, Compromisso de Luta, Sempre!. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DAMACENA, Fabíola. A. F.. IV Seminário Nacional das Licenciaturas em Educação do Campo. 2014. (Outro).

2.
DAMACENA, Fabíola. A. F.; HAGE, Salomão A. Mufarrej . I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Simone Futuoso de Sousa. Estágio Supervisionado e a Formação Docente na Educação do Campo.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Fabiola Aparecida Ferreira Damacena.

2.
Edna Maria Pamplona Araújo. Um estudo nas escolas multisseriadas da comunidade Anajás Mirim em Santa Cruz do Arari. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Fabiola Aparecida Ferreira Damacena.

3.
Izabel Cristina Oliveira Nascimento. Memória e experiencia docente na educação multisseriada na vila do Caju-Una em Soure-Pa.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Fabiola Aparecida Ferreira Damacena.

4.
Marcilene Nogueira Bandeira. Memorial de meu percurso formativo e profissional na escola multisseriada da comunidade de Miritizal em Santa Cruz do Arari. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Fabiola Aparecida Ferreira Damacena.

5.
Sonia Regina Sales. No rastro da memória: trajetória de vida e desafios na educação infantil na Vila do Pesqueiro em Soure-Pa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Fabiola Aparecida Ferreira Damacena.

6.
Alaice Silva Sarmento. Memória Docente: o Processo de Ensino e Aprendizagem Multisseriado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Fabiola Aparecida Ferreira Damacena.

7.
Lidilene Ferreira da Silva. Memória, Cultura e Identidade Afrodescendente: um estudo a partir de história de vida de negros em Soure-Pará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Fabiola Aparecida Ferreira Damacena.

8.
Luciana Cruz Guimarães. Os Desafios da Educação Escolar Quilombola e o Currículo Escolar Histórico-Cultural: olhares sobre as práticas educativas de um quilombo em Salvaterra-Pa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Fabiola Aparecida Ferreira Damacena.

9.
Rosana Vasconcellos Gonçalves. Educação Infantil do Campo: um olhar sobre a escola multisseriada na comunidade de Cuieiras em Soure Pará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Fabiola Aparecida Ferreira Damacena.

10.
Joelma Gonçalves Silva. As relações raciais na educação infantil: reflexões a partir da lei 10.639/03. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Fabiola Aparecida Ferreira Damacena.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
HAGE ; DAMACENA, Fabíola. A. F. . Trilha de atitudes e utopias: multisseriado em Portel-PA. Revista Maré: Memórias, imagens e saberes do campo, http://educampoparaense.org/re, p. 1 - 4, 01 fev. 2011.


Cursos de curta duração ministrados
1.
DAMACENA, Fabíola. A. F.. Psciclologia da Educação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia ? GEPERUAZ/ICED/UFPA, cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq, atuou como Bolsista de Apoio Técnico do CNPq no Projeto de Pesquisa intitulado: Currículo e Inovação: construindo ações inclusivas e multiculturais na Amazônia, voltado ao currículo das escolas multisseriadas do campo em Portel/PA, no período de 2007 a 2007.


Classificação em segundo lugar no PPS-TEMA: EDUCAÇÃO E ETINODESENVOLVIMENTO (EDITAL Nº 39, DE 21 DE JANEIRO DE 2015), da Universidade Federal do Pará. Publicado no Diário Oficial da União, Nº 74, de 19 de abril de 2016. (seção 3).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 16:58:26