Francisco Alexandre Andrade de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3632624688494162
  • Última atualização do currículo em 25/09/2018


Atualmente é pesquisador pós-doutorado no Insituto de Sistemas e Robótica, Coimbra, Portugal, onde trabalha com o desenvolvimento de sistemas de análise de dados para a industria. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação, com ênfase em Eletrônica Industrial, Sistemas Embarcados, Inteligência Artificial, Maquinas de Aprendizado, Reconhecimento de Padrões e Análise Multivariada de Dados. Possui experiência no desenvolvimento de projetos de P&D em diversas áreas. Também possui vasta publicação cientifica em revistas qualis A1 e A2, como também em conferências internacionais. Também contribui na revisão de artigos em revistas qualis A1 e A2. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco Alexandre Andrade de Souza
Nome em citações bibliográficas
Francisco Souza;Souza, Francisco;Souza, F. A. A;SOUZA, FRANCISCO A.A.;Francisco Alexandre A. Souza;SOUZA, FRANCISCO ALEXANDRE A.;Souza, Francisco A.;SOUZA, FRANCISCO A. A.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores.
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
Título: Computational Intelligence Methodologies for Soft Sensors Development in Industrial Processes, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Prof. Dr. Rui Alexandre de Matos Araújo.
Bolsista do(a): Fundação para Ciência e a Tecnologia, FCT, Portugal.
2004 - 2008
Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Monitoramento Wireless para uma Estação de Tratamento de Efluentes.
Orientador: Ricardo Silva Thé Pontes.


Pós-doutorado


2016
Pós-Doutorado.
Instituto de Sistemas e Robótica - Universidade de Coimbra, ISR-UC, Portugal.
Bolsista do(a): Fundação para Ciência e a Tecnologia, FCT, Portugal.


Atuação Profissional



Control Inovações Tecnológicas, CONTROL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Instituto de Sistemas e Robótica - Universidade de Coimbra, ISR-UC, Portugal.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador de pós doutorado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador - Estudante de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador contratado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Integrante do projeto SINCACI.


Centro de Pesquisa e Qualificação Tecnológica, CPQT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Engenheiro, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40


Synapsis Brasil Ltda., SYNAPSIS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de TI, Carga horária: 30


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: Eletrotécnica (teoria), Eletrotécnica (laboratório), Eletrônica Analógica (laboratório)

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Cientifica, Carga horária: 16


Companhia Energética do Ceará, COELCE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Sistemas de Aterramento Percorridos por Correntes Impulsivas
Descrição: Na avaliação dos sistemas de aterramento (SA) das concessionárias, o método atual é feito de forma tradicional, medindo-se a resistência de terra dos mesmos, que demanda tempo elevado e necessita de grande espaço físico no entorno dos SA. Esta última condição nem sempre é possível, notadamente nas linhas de distribuição de Alta Tensão e Média Tensão (LDAT e LDMT) em centros urbanos, onde não há espaço para a medição. Uma forma alternativa de verificar os SA de LDMT é pela visualização dos eletrodos e suas conexões, demandando novos serviços para as empresas, com aumento de custos, comprometendo uma melhor avaliação dos sistemas de aterramento. Outra dificuldade das Concessionárias é em identificar se as hastes, os eletrodos, dos aterramentos foram fixadas da forma correta, no solo correto. Os inspetores de obras que aferem se as equipes de campo aplicaram da forma correta as hastes, atualmente, não possuem tecnologias que verificam se as hastes foram totalmente fixadas, sem ter que desterrar as mesmas. O equipamento suprirá o mercado nacional de tecnologia, hoje possível apenas no exterior e não adequado às características da resistividade dos solos brasileiros, além de proporcionar uma nacionalização, com ganhos competitivos. Também será possível, com a avaliação dos SA por meio de processamento computacional inteligente e adaptado ao solo brasileiro, dar condições especiais ao equipamento proposto. O projeto permitirá, de acordo com a literatura técnico-científica, o desenvolvimento de novas soluções de engenharia no segmento. Estão previstos artigos técnicos e uma solicitação de patente, o que agregará como contribuição no desenvolvimento de tecnologias brasileiras, para suprir necessidades do mercado nacional. Estão previstas bolsas de mestrado e graduação, aonde se almeja ter produções científicas oriundas do projeto. Estão previstos investimentos, na ordem de 100 mil reais, em infraestrutura dos laboratórios dos Centros de Pesquisa Proponentes (ICPs)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Sistema de Detecção de Desalinhamento Rotor-Estator para proteção de Aerogeradores
Descrição: O presente projeto tem como principal objetivo pesquisar e desenvolver um sistema capaz de realizar, com a maior brevidade possível, a detecção do desalinhamento no conjunto rotor-estator de geradores síncronos em aerogeradores (desbalanceamento), atuando de forma precoce na interrupção do giro do rotor, evitando assim a ocorrência de acidentes e reduzindo os elevados prejuízos financeiros causados por este tipo de falha. O sistema será composto por sensores de desbalanceamento e um software supervisor que monitorará, em tempo real, os sinais enviados pelos sensores. O sensor não deverá ser influenciado pelo campo magnético, deverá operar em uma larga faixa de temperatura e deverá ser de fácil e rápida instalação. Ao detectar qualquer anomalia capturada pelos sensores, o sistema atuará de forma preventiva, interrompendo o giro do rotor e informando qual a torre defeituosa. No mesmo sistema, será possível acompanhar informações operacionais e gerenciais, tais como disponibilidade do sistema, tempo médio entre falhas (mean time between fails), tempo médio para falhar (mean time to fail), tempo médio para reparos (mean time to repair), dentre outros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2007
Desenvolvimento de conversores CC-CC para utilização em energias renováveis
Descrição: Este projeto tem como o desenvolvimento de novas tecnologias para conversão DC-DC para aplicação em energias renovavéis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Sistema de monitoramento automático para uma estação de tratamento de efluentes
Descrição: Este projeto busca soluções na área de meio ambiente através do monitoramento automático com ênfase no controle automático de estação de tratamento de esgoto (ETE) com finalidade de reúso. O objetivo é desenvolver um protótipo de um sistema digital de aquisição de dados voltado para o monitoramento e controle de um sistema de tratamento de esgoto constituído principalmente por um reator anaeróbio de manta de lodo de fluxo ascendente - UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket), conectado em série com um reator de lodo ativado. O monitoramento contínuo através de um sistema de aquisição de dados pode minimizar o lançamento indesejável de cargas poluidoras no meio ambiente, aplicando-se desta forma uma vigilância constante e ininterrupta das plantas de tratamento de esgoto e de seus efluentes. Assim, a pesquisa visa mudar o atual paradigma de operação e controle destas plantas de tratamento de esgoto, buscando desenvolver soluções de automação com baixo custo de implantação, facilidade de operação e confiabilidade na qualidade dos efluentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Francisco Alexandre Andrade de Souza - Integrante / Alcidney Valério Chaves - Integrante / Carlos Alberto Belchior - Coordenador / Ricardo Silva Thé Pontes - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Journal of Intelligent & Fuzzy Systems
2013 - Atual
Periódico: Engineering Applications of Artificial Intelligence
2014 - Atual
Periódico: Neural Computing & Applications (Print)
2014 - Atual
Periódico: IEEE Transactions on Systems, Man, and Cybernetics, Part B (Cybernetics)
2015 - Atual
Periódico: IEEE Transactions on Industrial Informatics
2015 - Atual
Periódico: IEEE Transactions on Industrial Electronics
2015 - Atual
Periódico: IEEE Transactions on Industrial Electronics
2015 - Atual
Periódico: IEEE Transactions on Neural Networks and Learning Systems
2016 - Atual
Periódico: Frontiers of Information Technology & Electronic Engineering
2016 - Atual
Periódico: Journal of Process Control


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2007
Menção Honrosa no Prêmio Jovem Cientista Germana Amaral de Moraes, PRPPG da Universidade Federal do Ceará e o Instituto Claude Bernard.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, FRANCISCO ALEXANDRE A.2016SOUZA, FRANCISCO ALEXANDRE A.; NETO, TOBIAS R. ; MAGALHAES, FRANCISCO RODRIGO P. ; SILVA, FELIPE BANDEIRA ; PONTES, RICARDO SILVA . Predicting the Grounding Topology Based on Grounding Impedance and the Pattern Recognition Framework: A case study on one to four ground rods in straight line. IEEE TRANSACTIONS ON POWER DELIVERY, v. 32, p. 1-1, 2016.

2.
GOMES, LEONALDO SILVA2015GOMES, LEONALDO SILVA ; SOUZA, FRANCISCO ALEXANDRE A. ; PONTES, RICARDO SILVA THÉ ; FERNANDES NETO, TOBIAS R. ; ARAÚJO, RUI ALEXANDRE M. . Coagulant Dosage Determination in a Water Treatment Plant Using Dynamic Neural Network Models. International Journal on Computational Intelligence and Applications, v. 14, p. 1550013, 2015.

3.
SOUZA, FRANCISCO A.A.2015SOUZA, FRANCISCO A.A.; Araújo, Rui . Review of Soft Sensors Methods for Regression Applications. Chemometrics and Intelligent Laboratory Systems (Print), v. 152, p. 69-79, 2015.

4.
Matias, Tiago2015Matias, Tiago ; Souza, Francisco ; Araújo, Rui ; Gonçalves, Nuno ; BARRETO, JOÃO P. . On-line sequential extreme learning machine based on recursive partial least squares. Journal of Process Control, v. 27, p. 15-21, 2015.

5.
CASTRO, T. N.2013CASTRO, T. N. ; Francisco Souza ; ALVES, J. M. B. ; PONTES, R. S. T. ; REIS, L. L. N. ; Sérgio Daher . Neo-fuzzy neuron model for seasonal rainfall forecast: A case study of Ceara's eight homogenous regions. Journal of Intelligent & Fuzzy Systems, v. 25, p. 389-394, 2013.

6.
Mendes, Jérôme2013Mendes, Jérôme ; Araújo, Rui ; Souza, Francisco . Adaptive fuzzy identification and predictive control for industrial processes. Expert Systems with Applications, v. 40, p. 6964-6975, 2013.

7.
Souza, Francisco2013Souza, Francisco; Araujo, Rui . Online Mixture of Univariate Linear Regression Models for Adaptive Soft Sensors. IEEE Transactions on Industrial Informatics, v. PP, p. 1-1, 2013.

8.
SOUZA, FRANCISCO A.A.2013SOUZA, FRANCISCO A.A.; Araújo, Rui ; Matias, Tiago ; Mendes, Jérôme . A multilayer-perceptron based method for variable selection in soft sensor design. Journal of Process Control, v. 23, p. 1371-1378, 2013.

9.
Matias, Tiago2013Matias, Tiago ; Souza, Francisco ; Araújo, Rui ; ANTUNES, CARLOS HENGGELER . Learning of a single-hidden layer feedforward neural network using an optimized extreme learning machine. Neurocomputing (Amsterdam), v. 129, p. 428-436, 2013.

10.
SOUZA, FRANCISCO A.A.2013SOUZA, FRANCISCO A.A.; Araújo, Rui . Mixture of Partial Least Squares Experts and Application in Prediction Settings with Multiple Operating Modes. Chemometrics and Intelligent Laboratory Systems (Print), v. 130, p. 192-202, 2013.

11.
Mendes, Jérôme2012Mendes, Jérôme ; Souza, Francisco ; Araújo, Rui ; Gonçalves, Nuno . Genetic fuzzy system for data-driven soft sensors design. Applied Soft Computing (Print), v. 12, p. 3237-3245, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
PREMEBIDA, CRISTIANO ; SOUZA, FRANCISCO A. A. ; FARIA, DIEGO R. . Dynamic Bayesian Network for Time-Dependent Classification Problems in Robotics. Bayesian Inference. 1ed.: InTech, 2017, v. , p. 299-310.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, VASCO ; SOUZA, FRANCISCO A. A. ; Araujo, Rui . Semi-supervised soft sensor and feature ranking based on co-regularised least squares regression applied to a polymerization batch process. In: 2017 IEEE 15th International Conference on Industrial Informatics (INDIN), 2017, Emden. 2017 IEEE 15th International Conference on Industrial Informatics (INDIN), 2017. p. 257.

2.
MENDES, JEROME ; Souza, Francisco ; Araujo, Rui . Online evolving fuzzy control design: An application to a CSTR plant. In: 2017 IEEE 15th International Conference on Industrial Informatics (INDIN), 2017, Emden. 2017 IEEE 15th International Conference on Industrial Informatics (INDIN), 2017. p. 218.

3.
GOMES, LEONALDO DA SILVA ; Souza, Francisco ; MENEZES, THIAGO ; PONTES, RICARDO SILVA THÉ ; ALMEIDA, OTACÍLIO DA MOTA . Modelo Neural NARX Aplicado à Inferência Dos Sinais De Controle De Dosagem De Coagulantes Principal E Auxiliar No Processo De Tratamento De Água Por Filtração Direta. In: 10. Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional, 2016, Fortaleza. Anais do 10. Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional. p. 1.

4.
PREMEBIDA, CRISTIANO ; FARIA, DIEGO R. ; Souza, Francisco A. ; NUNES, URBANO . Applying probabilistic Mixture Models to semantic place classification in mobile robotics. In: 2015 IEEE/RSJ International Conference on Intelligent Robots and Systems (IROS), 2015, Hamburg. 2015 IEEE/RSJ International Conference on Intelligent Robots and Systems (IROS). p. 4265.

5.
Cícero M. T. Cruz ; PONTES, R. S. T. ; FERNANDES NETO, T. R. ; Souza, F. A. A ; SILVA, F. B. ; CASTRO, J. A. . Avaliação de Sistemas de Aterramento Utilizando Tensões Impulsivas. In: CITENEL, 2015, Costa do Sauípe. CITENEL'15, 2015.

6.
SOUZA, FRANCISCO A.A.; FERNANDES NETO, T. R. ; SILVA, F. B. ; RODRIGUES, E. M. ; PONTES, R. S. T. . Exploiting the impulse response of grounding systems for automatic classification of grounding topologies. In: nternational Conference on Grounding and Earthing & 6th International Conference on Lightning Physics and Effects, 2014, Manaus. nternational Conference on Grounding and Earthing & 6th International Conference on Lightning Physics and Effects, 2014.

7.
Tiago Matias ; Francisco Souza ; Rui Araújo ; Saeid Rastegar ; Jérôme Mendes . Adaptive identification and predictive control using an improved on-line sequential extreme learning machine. In: Annual Conference of the IEEE Industrial Electronics Society, 2014, Dallas, TX. 40th Annual Conference of the IEEE Industrial Electronics Society, 2014.

8.
Matias, Tiago ; GABRIEL, DULCE ; Souza, Francisco ; Araujo, Rui ; PEREIRA, J. COSTA . Fault detection and replacement of a temperature sensor in a cement rotary kiln. In: 2013 IEEE 18th Conference on Emerging Technologies & Factory Automation (ETFA), 2013, Cagliari. 2013 IEEE 18th Conference on Emerging Technologies & Factory Automation (ETFA). p. 1.

9.
Souza, Francisco; Araujo, Rui . An online variable selection method using recursive least squares. In: 2012 IEEE 17th Conference on Emerging Technologies & Factory Automation (ETFA 2012), 2012, Krakow. Proceedings of 2012 IEEE 17th International Conference on Emerging Technologies & Factory Automation (ETFA 2012), 2012. p. 1.

10.
MENDES, JEROME ; PINTO, SAMUEL ; Araujo, Rui ; Souza, Francisco . Evolutionary fuzzy models for nonlinear identification. In: 2012 IEEE 17th Conference on Emerging Technologies & Factory Automation (ETFA 2012), 2012, Krakow. Proceedings of 2012 IEEE 17th International Conference on Emerging Technologies & Factory Automation (ETFA 2012), 2012. p. 1.

11.
Souza, Francisco; Matias, Tiago ; Araujo, Rui . Co-evolutionary genetic Multilayer Perceptron for feature selection and model design. In: Factory Automation (ETFA 2011), 2011, Toulouse. ETFA2011.

12.
Soares, Symone ; Araujo, Rui ; Sousa, Pedro ; Souza, Francisco . Design and application of Soft Sensor using Ensemble Methods. In: Factory Automation (ETFA 2011), 2011, Toulouse. ETFA2011.

13.
de Castro, Thiago N. ; Souza, Francisco ; Alves, Jose M. B. ; Pontes, Ricardo S. T. ; Firmino, Mosefran B. M. ; de Pereira, Thiago M. . Seasonal rainfall forecast using a Neo-Fuzzy Neuron Model. In: 2011 9th IEEE International Conference on Industrial Informatics (INDIN), 2011, Lisbon. 2011 9th IEEE International Conference on Industrial Informatics.

14.
Souza, Francisco; Araujo, Rui . Variable and time-lag selection using empirical data. In: Factory Automation (ETFA 2011), 2011, Toulouse. ETFA2011.

15.
Francisco Souza; Rui Araújo . Variable Selection Based on Mutual Information for Soft Sensors Applications. In: 9th Portuguese Conference on Automatic Control, Controlo'2010, 2010, Coimbra. Controlo'2010, 2010.

16.
Jérôme Mendes ; Rui Araújo ; Francisco Souza . Adaptive Fuzzy Generalized Predictive Control Based on Discrete-Time T-S Fuzzy Model. In: IEEE Conference on Emerging Technologies and Factory Automation (ETFA), 2010, Bilbao. ETFA-2010, 2010.

17.
Francisco Souza; Pedro Santos ; Rui Araújo . Variable and delay selection using neural networks and mutual information for data-driven soft sensors. In: IEEE Conference on Emerging Technologies and Factory Automation (ETFA), 2010, Bilbao. ETFA-2010, 2010.

18.
Francisco Souza; BELCHIOR, C. A. C ; PONTES, R. S. T. ; ALBERTO JUNIOR, C. . Low Cost Remote Automatic Monitoring System of a Wastewater Treatment Plant. In: Sixth International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation, 2009, Bridgeport, CT, USA. REV - Remote Engineering and Virtual Instrumentation, 2009.

19.
René P. Torrico-Bascopé ; Grover V. Torrico-Bascopé ; Carlos G. C. Branco ; Ferreira, D. L. ; Francisco Souza . Analysis and Proposal of an Isolated DC/AC System Using Three-State Switching Cell. In: Brazilian Power Electronics Conference, 2009, Bonito-Ms. The 10th Brazilian Power Electronics Conference, 2009.

20.
René P. Torrico-Bascopé ; Carlos G. C. Branco ; Grover V. Torrico-Bascopé ; Cícero M. T. Cruz ; Francisco Souza ; Luiz H. C. Barreto . A new isolated DC-DC boost converter using three-state switching cell. In: Twenty Third Annual IEEE Applied Power Electronics Conference and Exposition, 2008, Austin, TX. Proccedings of Twenty Third Annual IEEE Applied Power Electronics Conference and Exposition, 2008. v. 1. p. 607-613.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Francisco Souza. Sistema de Monitoramento Automatico aplicado a uma Estação de Tratamento de Efluentes. Parte 2. In: Encontro de Iniciação Cientifica, 2007, Fortaleza. Universidade Federal do Ceará, 2007.

2.
Francisco Souza; MAIA, E. R. S Q. ; INNECCO, H. R. . Experimento Prático de Controle Convencional Aplicado a Graduação. In: Encontro de Iniciação Cientifica, 2007, Fortaleza. Universidade Federal do Ceará, 2007.

3.
CHAVES, A. V. ; Francisco Souza . Sistema de Monitoramento Automatico para uma Estação de Tratamento de Efluentes. Parte 1.. In: Encontro de Iniciação Cientifica, 2006, Fortaleza. Universidade Federal do Ceará, 2006.

Artigos aceitos para publicação
1.
BELCHIOR, CARLOS ALBERTO C. ; ARAÚJO, RUI ALEXANDRE M. ; SOUZA, FRANCISCO ALEXANDRE A. ; LANDECK, JORGE AFONSO C. . Sensor-fault tolerance in a wastewater treatment plant by means of ANFIS-based soft sensor and control reconfiguration. NEURAL COMPUTING & APPLICATIONS, 2017.

2.
Mendes, Jérôme ; Souza, Francisco ; Araújo, Rui ; RASTEGAR, SAEID . Neo-fuzzy neuron learning using backfitting algorithm. NEURAL COMPUTING & APPLICATIONS, 2017.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOUZA, FRANCISCO A.A.. Consultoria no desenvolvimento de um metódo computacional aplicado em sistemas de aterramento - Projeto PD-0039-0045/2011. 2014.

Trabalhos técnicos


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
TORRICO, B. C.; SOUZA JUNIOR, A. B.; REIS, L. L. N.; NOGUEIRA, F. G.; Souza, F. A. A. Participação em banca de Marcos Uchoa Cavalcante. Controle Robusto para Sistemas com Atraso. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Ceará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CITENEL. Avaliação de Sistemas de Aterramento Utilizando Tensões Impulsivas. 2015. (Congresso).

2.
2012 IEEE 17th Conference on Emerging Technologies & Factory Automation (ETFA 2012). An online variable selection method using recursive least squares. 2012. (Congresso).

3.
2011 9th IEEE International Conference on Industrial Informatics (INDIN). Seasonal rainfall forecast using a Neo-Fuzzy Neuron Model. 2011. (Congresso).

4.
9th Portuguese Conference on Automatic Control, Controlo'2010. Variable Selection Based on Mutual Information for Soft Sensors Applications. 2010. (Congresso).

5.
IEEE Conference on Emerging Technologies and Factory Automation (ETFA). Co-evolutionary genetic Multilayer Perceptron for feature selection and model design. 2010. (Congresso).

6.
IEEE Conference on Emerging Technologies and Factory Automation (ETFA). Variable and delay selection using neural networks and mutual information for data-driven soft sensors. 2010. (Congresso).

7.
XXVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA. Monitoramento Automatico para uma Estação de Tratamento de Efluentes. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Souza, F. A. A. Special Section on INDIN'18: Advances in Soft Sensors, Methods, Practices, and Applications. 2018. (Congresso).

2.
PREMEBIDA, C. ; Francisco Souza ; RIBEIRO, B. . Workshop on Applied Machine Learning. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rui Alexandre de Matos Araujo. Algoritmo do Tipo Filter-Wrapper de Seleção de Features para Utilização na Seleção de Genes. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) - Instituto de Sistemas e Robótica - Universidade de Coimbra, . Coorientador: Francisco Alexandre Andrade de Souza.

2.
Rui Alexandre de Matos Araujo. Semi-Supervised Learning and Feature Ranking/Selection Techniques Applied to Soft Sensor Modeling. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) - Instituto de Sistemas e Robótica - Universidade de Coimbra, . Coorientador: Francisco Alexandre Andrade de Souza.

3.
Paulo Rui Pereira Susana. Sensores virtuais utilizando aprendizado online para processos industriais. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) - Universidade de Coimbra, . Coorientador: Francisco Alexandre Andrade de Souza.

4.
Tiago Ferreira Matrias. MLP Co-evolucionária para Definição do Modelo e Seleção de Entradas para Aplicação em Sensores Virtuais. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) - Universidade de Coimbra, . Coorientador: Francisco Alexandre Andrade de Souza.

5.
Pedro Miguel Campos Silva Santos. Selecção de Variáveis e Atrasos Utilizando Redes Neuronais e Informação Mútua para Desenvolvimento de Soft Sensors Baseados em Dados. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) - Universidade de Coimbra, . Coorientador: Francisco Alexandre Andrade de Souza.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Souza, F. A. A. Special Section on INDIN'18: Advances in Soft Sensors, Methods, Practices, and Applications. 2018. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 14:08:02