Lidiane Pereira Raposo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9761000494430274
  • Última atualização do currículo em 30/10/2018


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2008) e pós-graduação lato sensu em Exercício Físico Como Terapia para Demências e Doenças Psiquiátricas, pela Universidade Gama Filho (2013). Especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (2016). Áreas de interesse: Psicologia clínica, Psicologia clínico-institucional, Saúde do Trabalhador, Prevenção e Posvenção do Suicídio. Atua em Psicologia Clínica no consultório e como Psicóloga do Quadro de Oficiais de Saúde da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro desde dezembro de 2010. Colaboradora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção - GEPeSP, vinculado ao Laboratório de Análise da Violência (LAV-UERJ). Integrante da Rede Psi Solidária, do Núcleo de Apoio a Perdas e Luto. Atuou como psicóloga no Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ary Parreiras, de maio de 2009 a março de 2014. Participou do projeto de pesquisa "Suicídio entre profissionais de segurança no Brasil: uma análise institucional", financiado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça- SENASP/MJ, em 2016. É co-autora do livro "Por que Policiais se Matam?: diagnóstico e prevenção do comportamento suicida na Polícia Militar do Rio de Janeiro" (2016). Atua em cursos de capacitação, workshop e palestras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lidiane Pereira Raposo
Nome em citações bibliográficas
RAPOSO, L. P.;MENEZES, L. P. R.


Formação acadêmica/titulação


2014
Especialização em andamento em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. (Carga Horária: 410h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2012 - 2013
Especialização em Exercício físico como terapia para demências e doe. (Carga Horária: 360h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: Benefícios do exercício físico para pacientes com depressão.
Orientador: Ricardo Cardoso Cassilhas.
2003 - 2008
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Pela Inflexão das Práticas Psi na Saúde: Experimentando Outros Fazeres.
Orientador: Cláudia Abbês Baeta Neves.




Formação Complementar


2015 - 2015
Fundamentos da atenção psicossocial AD. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2014 - 2014
Aperfeiçoamento em crack, álcool e outras drogas. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2012 - 2012
Workshop de Psicofarmacologia. (Carga horária: 8h).
Centro de Psicologia Aplicada e Formação, CPAF, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Encomendas de orientação vocacional em análise. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Modos de interferir no contemporâneo. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em O grupo e seus processos terapêuticos. (Carga horária: 54h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.


Atuação Profissional



Ministério da Justiça, MJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro participante


Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, PMERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20


Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ary Parreiras, IETAP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Contratação temporária, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 24


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Graduando Bolsista pelo CNPq

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Monitoria



Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Suicídio e Ocupação ? Análise das publicações no Brasil
Descrição: Pesquisa realizada para elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Suicídio entre profissionais de segurança pública no Brasil: uma análise institucional
Descrição: Esse projeto tem como objetivo central investigar a gravidade e as dimensões do problema do suicídio em instituições de segurança pública, focalizando nas ações e estratégias de prevenção..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lidiane Pereira Raposo - Coordenador / Dayse de Assunção Miranda - Integrante / Doriam Borges - Integrante / Ignacio Cano - Integrante / Fernanda Novaes - Integrante / Alexandra Vicente - Integrante / Carmen Côrtes Furtado - Integrante / Pablo Nunes - Integrante / Tatiana Guimarães - Integrante / Marcela dos Santos Reis - Integrante / Barbara Sá - Integrante.
2013 - Atual
GEPeSP - Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção
Descrição: Esse grupo é formado por psicólogos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e pesquisadores do Laboratório de Violência (LAV/UERJ). Nosso objetivo é produzir conhecimento acadêmico e aplicado no que concerne à prevenção do comportamento suicida entre os policiais militares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Histórias anônimas do cotidiano carioca. Narrativas urbanas de moradores que vivem só
Descrição: Este projeto objetiva investigar as narrativas urbanas de moradores que vivem só no Rio de Janeiro, no intuito de fazer destas narrações instrumentos que possam colocar em análise as políticas das subjetividades no contemporâneo. O projeto visa detectar resistências afirmativas de modos de operar sobre si que enfrentem, nas lutas minúsculas do dia-a-dia, o anestesiante torpor político da atualidade o qual nos lega a indiferença por tudo aquilo que não seja eu ou a impermeável comunidade dos iguais. Especificamente, investigaremos modalidades de criação de sentido à existência do homem comum, o anônimo na grande cidade, por meio das suas narrativas sobre o viver só no Rio de Janeiro. Pretendemos destacar, dessas narrativas, artes impessoais, astúcias e táticas no combate às forças políticas que poderiam enfraquecê-las remetendo-as à particularização da diferença. Desse homem anônimo, desejamos a inconclusividade daquilo que é narrado, para que as cidades estejam permanentemente ocupadas por misturas de histórias disponíveis a todos; do homem "sem qualidades", das suas narrações sobre dores e artes na cidade, da precariedade aparente do seu viver só, pretendemos extrair experimentações de modos de operar a existência que tensionem projetos e fracassos alheios ao conflitivo e inacabado mundo da cotidianidade. Operacionalizaremos nossos objetivos através das narrativas de homens e mulheres de diferentes idades, etnias, práticas sexuais, religiosas, tipos de trabalho, escolaridade, entre outras particularidades, que vivem sozinhos em um prédio da zona sul do Rio de Janeiro, o qual possui 782 apartamentos conjugados e aproximadamente 3500 moradores. Queremos convidá-los a falar sobre os seguintes temas, objeto de nossas análises: a cidade (como é viver sozinho no Rio de Janeiro), as dores (obstáculos ou agruras de uma pessoa que vive só), as artes (artimanhas, astúcias, inventadas no dia-a-dia)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Intervenção Terapêutica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NEVES, C. E. A. B.2009NEVES, C. E. A. B. ; RAPOSO, L. P. ; MUDJALIEB, A. ; COSTA, G. ; PROCESSI, V. ; RAMOS, J. F. C. . Construção de uma metodologia de acompanhamento do cuidado na Emergência de um Hospital Universitário. Revista Médica de Minas Gerais (Belo Horizonte), v. 19, p. 53, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
NEVES, C. E. A. B. ; RAPOSO, L. P. ; RAMOS, J. F. C. ; MUDJALIEB, A. ; COSTA, G. ; PROCESSI, V. . Construção de uma metodologia de acompanhamento do cuidado na Emergência de um Hospital Universitário. Construção de uma metodologia de acompanhamento do cuidado na Emergência de um Hospital Universitário. 1ed.: , 2011, v. , p. 163-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, C. E. A. B. ; LEMOS, M. ; RAPOSO, L. P. ; MUDJALIEB, A. ; CARVALHO, J. . De quando num Hospital se produz um coletivo. In: V Conpsi Congresso Norte nordeste de Psicologia.Produção na Diversidade. Compromissos ëticos e políticos em psicologia, 2007, Maceió. V Conpsi Congresso Norte nordeste de Psicologia.Produção na Diversidade. Compromissos ëticos e políticos em psicologia., 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Baptista, L. A. ; RAPOSO, L. P. ; PIRES, V. R. . Narrativas Inconclusas sobre Morar Só no Rio de Janeiro. In: XVII Seminário de Iniciação Científica - Prêmio UFF Vasconcelos Torres, 2007, 2007, Niterói. Anais do XVII Seminário de Iniciação Científica - Prêmio UFF Vasconcelos Torres, 2007., 2007.

2.
Baptista, L. A. ; RAPOSO, L. P. . Histórias anônimas do cotidiano carioca. Narrativas urbanas de moradores que vivem só. In: VII Encontro Clio-Psyché Psicologia, História, Alteridade, 2006, Rio de Janeiro. VII Encontro Clio-Psyché, 2006, 2006.

3.
Baptista, L. A. ; RAPOSO, L. P. . Histórias anônimas do cotidiano carioca. Narrativas urbanas de moradores que vivem só. In: 16 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2006, 2006, Niterói. 16 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2006, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
MENEZES, L. P. R.. Suicídio: Conhecendo para prevenir. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MENEZES, L. P. R.. Doenças Emocionais e Prevenção do Suicídio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MENEZES, L. P. R.. Compulsão alimentar, fome emocional e papel da família. Autossabotagem, pensamentos sabotadores e estratégias pela Psicologia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MENEZES, L. P. R.. Mudança de Hábitos, Autocuidado e Autorresponsabilidade na construção de uma vida mais saudável. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MENEZES, L. P. R.. Suicídio: É Possível Prevenir!. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MENEZES, L. P. R.. Percepções do Suicídio na Polícia Militar do Estado da Bahia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
MENEZES, L. P. R.. Recomendações para a abordagem do profissional de saúde diante da pessoa em risco de suicídio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MENEZES, L. P. R.; ANTUNES, E. J. F. . Suicídio na Polícia Militar: Como estamos lidando com isso?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
RAPOSO, L. P.. Direitos dos usuários. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
RAPOSO, L. P.. Os desafios para a desconstrução da subjetividade privatizada. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
MENEZES, L. P. R.. Lidiane Raposo. 2018. (Rede social).

2.
MENEZES, L. P. R.. Lidiane Raposo. 2018. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MENEZES, L. P. R.. Prevenção e Posvenção do Suicídio Para Profissionais de Saúde da PMERJ. 2018. .

2.
MENEZES, L. P. R.. Workshop de Prevenção e Posvenção do Suicídio Para Profissionais de Saúde. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MENEZES, L. P. R.. Prevenção e Posvenção do Suicídio Para Profissionais de Saúde da PCERJ. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MENEZES, L. P. R.. Capacitação em prevenção do suicídio dirigida a profissionais de saúde. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NEVES, C. E. A. B. ; MUDJALIEB, A. ; COSTA, G. ; CARVALHO, J. ; RAPOSO, L. P. ; RENAULT, L. . Curso de extensão O SUS como política pública de saúde: construindo redes de conversações sobre práticas em saúde. 2007. (Outro).

2.
SERRA, M. ; RAPOSO, L. P. . I Semana Pedagógica do Curso de Psicologia. 2006. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 6:40:18