Wanderley Paulo Gonçalves Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8753773860609256
  • Última atualização do currículo em 04/05/2018


Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com graduação em Licenciatura em Física e Especialização em Ensino de Ciências com ênfase em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, atua como professor efetivo do Colégio de Aplicação da UFRJ e desenvolve pesquisa na área de ensino e aprendizagem de Física com foco na área de Avaliações em Larga Escala. Atualmente cursando o Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências na Universidade Federal da Bahia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wanderley Paulo Gonçalves Junior
Nome em citações bibliográficas
GONÇALVES JR, WANDERLEY P.;GONÇALVES JR, W. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Colégio de Aplicação.
Rua JJ Seabra, S/N
Lagoa
22470130 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25115382


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em PPGEFHC.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: A EVOLUÇÃO DO ENTENDIMENTO SOBRE O CONCEITO DE FORÇA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: O EFEITO DO USO DA PROGRAMAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS FORMAIS,
Orientador: Amanda Amantes Neiva.
2009 - 2012
Mestrado profissional em Pós Graduação do instituto de física da UFRJ.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Avaliação de Larga Escala e o Professor de Física, Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Marta Feijó Barroso.
Palavras-chave: Ensino de Física; Avaliação de Larga Escala; ENEM.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2002
Especialização em Ensino de Ciências com ênfase em Física. (Carga Horária: 390h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A Imagem como Facilitadora no Ensino de Cinemática.
Orientador: Arnaldo M. Vaz.
1994 - 1998
Graduação em Licenciatura em Física.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A História da Ciência no Ensino de Física.
Orientador: Orlando Aguiar.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Colégio de Aplicação da UFRJ, CAP UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Coordenador de Área, Enquadramento Funcional: Coordenador de Ciências da Natureza BNI/UFRJ


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Comissão Técnico-Pedagógica DAEB/INEP

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador Banco Nacional de Itens DAEB/INEP


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20


Instituto Gaylussac, GAYLUSSAC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


Colégio Notre Dame Ipanema, ND, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Colégio Santa Rosa de Lima, CSRL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 12


A. Liessin Scholem Aleichem, LIESSIN, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 8


Colégio Pequena Cruzada, CPC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 6


Grupo Perspectiva Integral, GPI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 8


Instituto Pitágoras de Educação, IP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2005
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24


Sistema Pré-Vestibular, SISTEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Monitor de Física, Carga horária: 20


Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, CIAAR, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Sargento da Aeronáutica - Esp Comunicações, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Ensino Baseado na Evidência: Um Estudo Comparativo da Eficácia do Ensino por Investigação e do Ensino por Transmissão
Descrição: O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de experimentos capazes de avaliar os efeitos da utilização do ensino por investigação na aprendizagem de Ciências. Seguindo o caminho metodológico da busca por evidências, o intuito é o de comparar a aprendizagem de um conceito de Física (Energia) por meio do ensino por investigação e pelo ensino por transmissão direta, entretanto considerando estas abordagens de maneira correta, em total acordo com décadas de pesquisas construtivistas. Com isso, busca-se evidências de possíveis efeitos na aprendizagem dos alunos e verificar se tais efeitos podem ser atribuídos especificamente ao uso de uma determinada metodologia didático-pedagógica... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Wanderley Paulo Gonçalves Junior - Integrante / Charbel Niño El-Hani - Coordenador / Amanda Amantes Neiva - Integrante / Guilherme Brockington - Integrante / Madaya dos Santos Figueiredo de Aguiar - Integrante / Agamenon Pereira Xavier - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2009 - Atual
Avaliações Educacionais e o Ensino de Ciências e Matemática
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Wanderley Paulo Gonçalves Junior - Integrante / Marta F. Barroso - Coordenador / Marcelo Shoey de Oliveira Massunaga - Integrante / Tatiana da Silva - Integrante / EDUARDO GAMA - Integrante / LUIZ CARLOS GUIMARÃES - Integrante / GUSTAVO RUBINI - Integrante / Francisco P. Mattos - Integrante.


Outros Projetos


2014 - Atual
Media: Medidas Educacionais e Desenvolvimento de Instrumentos de Avaliação
Descrição: O MEDIA é um grupo interdisciplinar por integrar Professores/ Pesquisadores de diferentes Universidades da área de Ensino de Ciências, da Engenharia e da Psicologia. O grupo desenvolve pesquisas com foco no desenvolvimento e validação de instrumentos para a construção de medidas com intuito de investigar questões relacionadas à mudança de atributos latentes dos sujeitos ao longo do tempo, efeitos de intervenções educacionais na aprendizagem dos estudantes, dentre outras questões relevantes da área educacional e psicológica..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (6) .
Integrantes: Wanderley Paulo Gonçalves Junior - Integrante / Amanda Amantes Neiva Ribeiro - Integrante / Cristiano Moura de Assis Gomes - Integrante / Elizabeth Vieira Maia - Coordenador / Geide Rosa Coelho - Integrante / Simone Aparecida Fernandes - Integrante / Terezinha Ribeiro Alvin - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: LICENCIATURA.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Aprovação em Concurso Público para Professor do Quadro de Efetivos - 1º lugar, Colégio de Aplicação da UFRJ.
2010
Aprovação em Concurso Público para Professor Substituto - 1º lugar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GONÇALVES JR, WANDERLEY P.2014GONÇALVES JR, WANDERLEY P.; BARROSO, MARTA F. . As questões de física e o desempenho dos estudantes no ENEM. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 36, p. 1-16, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
XAVIER, A. P. ; NEIVA, A. A. ; GONÇALVES JR, W. P. . Uso de simulações computacionais no ensino de física: um misto de expectativa e cautela. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017, São Carlos - SP. XXII SNEF, 2017.

2.
GONÇALVES JR, W. P.; BARROSO, M. F. . Identificando as Concepções Não Científicas que Dificultam a Compreensão do Fenômento de Mudança de Fase. In: XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014, Maresias. XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014.

3.
DUARTE, L. P. A. A. ; BARROSO, M. F. ; GONÇALVES JR, W. P. . Estudo de um item quantitativo na prova de Física do ENEM 2009. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, Maresias. XX Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2013.

4.
GONÇALVES JR, W. P.; BARROSO, M. F. . ENEM: Os Itens e o Desempenho dos Estudantes em 2009. In: XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2012, Maresias. XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2012.

5.
GONÇALVES JR, W. P.; BARROSO, M. F. . O que alunos entendem a respeito de conceitos básicos da física térmica. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011, Manaus. XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GONÇALVES JR, W. P.; BARROSO, M. F. . Conceitos de Física Térmica: Estudo por meio de um questionário. In: XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2011, Foz de Iguaçu. XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2011.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GONÇALVES JR, W. P.. Parecer dado a artigo da REVISTA CIÊNCIA EM TELA. 2013.

2.
GONÇALVES JR, W. P.. Parecer dado a artigo da REVISTA CIÊNCIA EM TELA. 2011.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LIMA, I.V.; GONÇALVES JR, WANDERLEY P.; ARAUJO, Luiggia G. B. R.. Participação em banca de Ludimilla Moraes Caron. Análise dos Conteúdos de Biologia Molecular nas Provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GONÇALVES JR, W. P.. Participação em banca de Thiago Nascimento Higino da Silva.Vídeos Didáticos no Ensino de Física: Critérios Para a Escolha e a Utilização como Organizadores Prévios nas Aulas de Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
BARROSO, M. F.; GONÇALVES JR, WANDERLEY P.; GASPAR, M. B.; SOARES, V.. Participação em banca de Lucas de Porto Alegre de Almeida Duarte.Estudo de um Item do ENEM 2009. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PENHA, S. P.; GONÇALVES JR, W. P.; REBEQUE, R.. Banca Examinadora da Seleção de docente por tempo determinado. 2013. Colégio de Aplicação da UFRJ.

2.
ABREU, Rozana Gomes de; COUTO, M. A. P. G.; GONÇALVES JR, W. P.. Banca Examinadora da Seleção de docente por tempo determinado. 2012. Colégio de Aplicação da UFRJ.

3.
GONÇALVES JR, W. P.; PENHA, S. P.; WEID, L. H. V. D.. Banca Examinadora da Seleção de docente por tempo determinado. 2011. Colégio de Aplicação da UFRJ.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Internacional Devolutivas das Avaliações de Larga Escala. 2014. (Seminário).

2.
XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.IDENTIFICANDO AS CONCEPÇÕES NÃO CIENTÍFICAS QUE DIFICULTAM A COMPREENSÃO DO FENÔMENO DE MUDANÇA DE FASE. 2014. (Encontro).

3.
XX Simpósio Nacional de Ensino de Física.Estudo de um item quantitativo na prova de física do ENEM 2009. 2013. (Simpósio).

4.
XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.ENEM: os itens e o desempenho dos estudantes em 2009. 2012. (Encontro).

5.
XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Conceitos de Física Térmica: Estudo por meio de um questionário. 2011. (Encontro).

6.
XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física.O que os alunos entendem a respeito de conceitos básicos de física térmica. 2011. (Simpósio).

7.
VII Reunião Latino-Americana sobre Ensino de Física. 2009. (Outra).

8.
? III Encontro Internacional de Linguagens e Mediações na Educação em Ciências.Verbete: Multimodalidade. 2006. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernando Luiz Leite da Silva. A Prática Interdisciplinar em Livros Didáticos de Física do Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Wanderley Paulo Gonçalves Junior.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 24:25:48