Aline Miguela Barcelos Teles

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1215235962855925
  • Última atualização do currículo em 14/07/2016


Possui formação em Pedagogia-Docência nos Anos Iniciais - Formação Pedagógica do Profissional Docente - Gestão Educacional pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI, Campus de Erechim. (2007). Especialização em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Mental pela IDEAU (Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai - Getúlio Vargas), 2011. Possui Capacitação de Professores na Área da Surdez (2008) e Capacitação Profissional de Tradutor e Intérprete de LIBRAS e Língua Portuguesa (2011) pela URI, Campus de Erechim. Atualmente cursando Especialização em Docência em LIBRAS e Tradução e Interpretação. Tem experiência na Educação Infantil e Anos Iniciais onde atuou como professora alfabetizadora. Atuou como professora bolsista no Programa de Formação de Professores - PARFOR, na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim (2014). Atualmente é professora da Secretaria de Estado da Educação do RS, onde atua na Educação Especial - Deficiência Auditiva e como Coordenadora Pedagógica, na Faculdade Anglicana de Erechim-FAE- como docente da disciplina de LIBRAS no curso de Pedagogia e como Tradutora e Intérprete de Libras do DETRAN. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Miguela Barcelos Teles
Nome em citações bibliográficas
TELES, A. M. B.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Agostinho, SEDUC.
Silveira Martins, 434
Centro
99700000 - Erechim, RS - Brasil
Telefone: (54) 35224522


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2009
Especialização em Educação Especial com ênfase em DM. (Carga Horária: 450h).
Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai, IDEAU, Brasil.
Título: O DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO: um olhar sobre a educação escolar do aluno com necessidades educacionais especiais no contexto histórico brasileiro.
Orientador: Gisele Maria Tonin da Costa.
2010 - 2011
Aperfeiçoamento em Capacitação de Tradutor e Intérprete de LIBRAS. (Carga Horária: 600h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Título: não exigida. Ano de finalização: 2011.
2010 - 2011
Aperfeiçoamento em Capacitação de Tradutor e Intérprete de LIBRAS. (Carga Horária: 600h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Título: não exigida. Ano de finalização: 2011.
2008 - 2009
Aperfeiçoamento em Capacitação de RH para atuar com Deficiência Menta. (Carga Horária: 420h).
Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai, IDEAU, Brasil.
Título: não exigida. Ano de finalização: 2009.
2008 - 2008
Aperfeiçoamento em Capacitação de Professores na área da surdez. (Carga Horária: 495h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Título: não exigida. Ano de finalização: 2008.
2003 - 2007
Graduação em Pedagogia anos Iniciais.
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Título: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR: um estudo de caso na rede municipal de ensino de Erechim.
Orientador: Mara Rúbia Bispo Orth.
Bolsista do(a): Prefeitura Municipal de erechim, PM ERECHIM, Brasil.




Atuação Profissional



Faculdade Anglicana de Erechim, FAE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora da disciplina de LIBRAS, Carga horária: 4
Outras informações
Professora da Disciplina de LIBRAS no Curso de Pedagogia.


Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora da disciplina de LIBRAS, Carga horária: 4


Secretaria Estadual de Educação do RS, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutária, Carga horária: 40
Outras informações
Iniciou atividades como servidora pública estadual no ano de 2000, onde atuou em diferentes funções (professora de anos iniciais, Coordenadora Pedagógica, professora Comunitária do Programa Mais Educação) e atualmente atua como professora de Educação Especial- Deficiência Auditiva.


Escola Estadual de Ensino Médio Helvética Rotta Magnabosco, EEEMHRM, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20


Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Agostinho, EEEF SA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Educação Especial, Carga horária: 40
Outras informações
Professora Da Rede Estadual de Educação do RS, desde 2006, atualmente trabalhando na Educação Especial- Deficiência Auditiva, junto a classes bilíngues.


Departamento de Estadual de Trânsito, DETRAN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador eventual, Enquadramento Funcional: Intérprete de LIBRAS, Carga horária: 20
Outras informações
Atuo como Intérprete de LIBRAS, com cadastro junto ao DETRAN-RS, sempre q houver um surdo fazendo a CNH.


Centro Educacional São José, CE SJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20


Escola municipal de Ensino Fundamental Luíz Badalotti, EMEF LB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20



Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TELES, A. M. B.; Lipsch, Verenice; BRUSTOLIN, Fabrício José. Participação em banca de Marilice de Lima.Educação de surdos nos anos iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anglicana de Erechim.

2.
TELES, A. M. B.; Lipsch, Verenice; BRUSTOLIN, Fabrício José. Participação em banca de Ana Paula Lazzari.Educação e infância: uma proposta pedagógica de iniciação para o pensar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anglicana de Erechim.

3.
SPONCHIADO, Denise Aparecida Martins; MARQUES, F. F.; TELES, A. M. B.. Participação em banca de Veranice Fátima Galli.A inter-relação (intérprete -professor) professor-aluno surdo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
.III Congresso Internacional das Linguagens. 2006. (Seminário).

2.
.I Simpósio Internacional de Educação-reflexões sobre Inclusão educativa das NEEs. 2006. (Simpósio).

3.
.Curso de Atualização Profissional IV. 2006. (Encontro).

4.
.Curso Básico de Filosofia para crianças. 2006. (Outra).

5.
.I Seminário de Educação Especial. 2005. (Seminário).

6.
.3° simpósio internacional de Educação Infantil e 2° Seminário Nacional de Ensino fundamental. 2005. (Simpósio).

7.
.Curso de Atualização Profissional III. 2005. (Encontro).

8.
.Curso de Extensão " II Ciclo de Estudos Pedagógicos"-A Pedagogia enquanto processo de vida. 2005. (Outra).

9.
.Jornada Pedagógica. 2004. (Encontro).

10.
.Curso de Formação: "Vivendo os valores na Escola". 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TELES, A. M. B.. PAINEL SOBRE VIOLÊNCIA E SEGURANÇA PÚBLICA. 2009. (Outro).

2.
TELES, A. M. B.. I Seminário Regional de Segurança Pública e Direitos Humanos- Segurança e participação: uma equação possível à gestão democrática. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marilice de Lima. Educação de surdos nos anos iniciais: um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anglicana de Erechim. Orientador: Aline Miguela Barcelos Teles.

Iniciação científica
1.
Tatiane da Cruz Ribeiro. Tecnologia e Surdez: Novos Conceitos para a Acessibilidade Comunicativa. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Anglicana de Erechim. Orientador: Aline Miguela Barcelos Teles.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/02/2019 às 22:17:59