Tatiana Silva Santos Soares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8522619994905029
  • Última atualização do currículo em 01/11/2018


" Tudo posso Naquele que Me fortalece" Fp 4.13 Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2007), com especialização em Educação Matemática pela mesma instituição (2010). Aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, nível mestrado, pela Universidade Federal da Bahia (2010). Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (2014). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, nível mestrado acadêmico , pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ( Bolsista FAPESB 2015-2017). Defino-me professora, pesquisadora e aprendiz. Linhas de pesquisa: Psicologia da Educação, História do Ensino da Matemática e Formação de Professor.Integrante do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM) desde 2004 e do projeto de extensão ACCE/UESB (Ações Colaborativas e Cooperativas em Educação). Sócia da SBEM -Sociedade Brasileira de Educação Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tatiana Silva Santos Soares
Nome em citações bibliográficas
Soares, T.S.S


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: UMA HISTÓRIA DO ENSINO DE ARITMÉTICA EM JEQUIÉ, POÇÕES E VITÓRIA DA CONQUISTA-BAHIA (1936-1980): INTER-RELAÇÕES ENTRE A CULTURA ESCOLAR, POLÍTICA EDUCACIONAL E PRÁTICA EDUCATIVA ( Título modificado após as sugestões da banca),Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Claudinei de Camargo Sant'Ana.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Palavras-chave: Aritmética.; Grupo Escolar.; História do Ensino..
Grande área: Ciências Humanas
2012 - 2014
Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica. (Carga Horária: 600h).
Faculdade de Guanambi, CESG, Brasil.
Título: Psicopedagogia Clínica: um estudo de caso.
Orientador: Dulcinéia da Silva Adorni.
2008 - 2010
Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 420h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: Livro Didático e o Movimento da Matemática Moderna : Uma relação intrínseca no período de 1950 a 1970..
Orientador: Claudinei de Camargo Sant'Ana.
2003 - 2007
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: As influências dos professores das séries iniciais no aprendizado dos alunos em matemática.
Orientador: Claudinei de Camargo Sant'Ana.




Atuação Profissional



Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Jequié, UESB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora


Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora da Pesquisa


Instituto de Educaçao Cecilia Meireles, IECEM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: carteira assinada, Enquadramento Funcional: titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio


Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Docente estagiário, Enquadramento Funcional: estagiaria


Escola municipal Claudio Manoel da Costa, EMCMC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Substituiçao, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do Ensino Fundamental II.


Escola Municipal Frei Serafim do Amparo, EMFSA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Seleção Pública, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do Ensino Fundamental II


Escola Municipal Arthur Seixas, EMAS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do ensino fundamental II, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do ensino fundamental II



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
UMA HISTÓRIA DO ENSINO DE ARITMÉTICA EM JEQUIÉ, POÇÕES E VITÓRIA DA CONQUISTA-BAHIA (1936-1980): INTER-RELAÇÕES ENTRE A CULTURA ESCOLAR, POLÍTICA EDUCACIONAL E PRÁTICA EDUCATIVA
Descrição: No momento da defesa o título era: Uma história do Ensino da Aritmética de grupos escolares de Jequié, Poções e Vitória da Conquista - Bahia ( 1936- 1980). O ensino da infância no Brasil passa pelos Grupos Escolares, inseridos como modelos de organização do cenário educacional no período da República brasileira. O objetivo desta pesquisa foi construir uma história do ensino da Aritmética de três Grupos Escolares de Jequié, Poções e Vitória da Conquista ? Bahia (1936?1980). Justifica-se o recorte temporal pela inauguração do primeiro Grupo Escolar instituído em Vitória da Conquista no ano de 1936, o Barão de Macaúbas, e abarca a década de 1980 pela catalogação de fontes do Grupo Escolar Pedro Alves Cunha, em Poções. Os documentos encontrados em arquivos escolares e arquivos pessoais como: documentos oficiais, leis, normas; livros didáticos e avaliações do período, bem como fontes orais, obtidas por intermédio de entrevistas semiestruturadas com ex-diretores, ex-professores e ex-alunos, permitiram-nos a realização da pesquisa, servindo como fontes para análises. No que concerne aos pressupostos teorico-metodológicos, fundamentou-se em: ?História das Disciplinas Escolares?, de André Chervel (1990); ?A cultura escolar como objeto histórico?, de Dominique Julia (2001); e o conceito de apropriação segundo a História Cultural, de Roger Chartier (1990). Uma história do ensino da Aritmética, inerente à dimensão cultural, se constituiu demarcada por conteúdos que perpassaram décadas, com interpretações de seus personagens (ex-diretores, ex-professores e ex-alunos). E assim, inferimos que operações fundamentais (Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão), tabuada, prova real, prova dos noves-fora, livros de Antônio Trajano, Matemática Moderna, conjuntos, prova oral, correções com caneta vermelha, provas envolvendo conceitos, constituíram a Aritmética de Grupos Escolares baianos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tatiana Silva Santos Soares - Coordenador / Claudinei C. SantAna - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
2013 - 2016
A constituição dos saberes elementares matemáticos no curso primário no estado da Bahia.
Descrição: A constituição dos saberes elementares matemáticos no curso primário no estado da Bahia. O presente trabalho compõe um projeto de investigação mais amplo intitulado A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970 que envolve pesquisadores do Brasil e também do exterior, cujo propósito é analisar a trajetória de constituição do ensino dos saberes elementares da matemática (aritmética, geometria e desenho) que foram componentes do então chamado grupo escolar , modelo de instituição escolar presente em todo o país. Nosso foco se aterá ao estado da Bahia, principalmente no período de 1890 a 1970..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Tatiana Silva Santos Soares - Integrante / Claudinei C. SantAna - Coordenador / Irani Parolin Santana - Integrante / Aparecida Rodrigues Silva Duarte - Integrante / Ana Karine Dias Caires Brandão - Integrante / Márcio de Oliveira D'esquivel - Integrante / Tarcísio Luiz Leão e Souza - Integrante / Emanuel Silva Santos - Integrante / Rosemeire dos Santos Amaral - Integrante / Diogo Franco Rios - Integrante / Ivanete Batista dos Santos - Integrante.


Projetos de extensão


2010 - Atual
Atividades Colaborativas e Cooperativas em Educação
Descrição: Após vários anos com a realização do projeto, obtivemos como consequência o envolvimento dos professores da escola básica, nesta nova versão o projeto conta com as diversas sugestões e ampliações das ações por parte dos professores das escolas, que se materializaram para além da continuidade de participação anterior. Agora os professores também sugerem e executam cursos e oficinas que serão ministradas pelos próprios, como os Cursos: Produção de material Didático usando o Geogebra; PROFMATHEAD formação de professores do Ensino Básico de Matemática e História na modalidade EaD; SOFTCAL uso de softwares no ensino de Cálculo Diferencial.E também oficinas: Aplicabilidade da etnomatemática no contexto de sala de aula; Calculadora, instrumento de brincadeira e aprendizagem; Vivências matemáticas; Com os softwares Geogebra e Winplot no ensino de matemática; O uso de objetos de aprendizagem nas práticas docentes. Cabe ressaltar que tais ações não excluem as atividades anteriores que tradicionalmente eram desenvolvidas pelo projeto. Assim acreditamos que a participação dos professores em projetos de extensão/pesquisa, favorece as mudanças em sala de aula. Este caminho, baseado na reflexão sobre/na prática, conduz o desenvolvimento do trabalho, privilegiando as ações reflexivas dos professores, bem como a formação do grupo cooperativo e colaborativo. O desenvolvimento ocorrerá junto às escolas da rede pública na Bahia, contando com a participação de professores doutores, mestres e especialistas; alunos do Programa de Mestrado Ensino de Ciências da UESB/Jequié, professores das escolas públicas, também compõem a equipe alunos da graduação e especialização da UESB, professores pesquisadores da Unicamp, UFRN, UNIR, UNEB e UFBA...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2009 - 2010
Um estudo sobre o domínio das estruturas aditivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental no Estado da Bahia
Descrição: A presente pesquisa trata de uma proposta interinstitucional envolvendo os oito núcleos de pesquisa da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Bahia SBEM-BA, sediadas nas universidades baianas, a saber: Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, com o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências GPEMEC, que coordena a pesquisa e atua na região de Ilhéus-Itabuna; Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS, com Núcleo de Pesquisas em Modelagem Matemática NUPEMM; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB, com o Grupo de Estudos em Educação Matemática GEEM em Vitória da Conquista e o Grupo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática, Cultura e Contemporaneidade em Jequié; Universidade do Estado da Bahia UNEB, com o Grupo Representações Sociais, Imaginário e Educação Contemporânea, do Campus VII de Senhor de Bomfim, com o Núcleo de Pesquisa de Barreiras, Campus IX, e de Paulo Afonso, Campus VII; e a Universidade Católica de Salvador UCSAL, com o núcleo EmFoco, na cidade de Salvador. Além de contarmos com uma pesquisadora colaboradora Dra. Sandra Magina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo do Grupo de Pesquisa Programas de Estudos e Pesquisas no Ensino da Matemática PROEM Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
Soares, T.S.S. Formação Docente : mapeando conceitos e construindo significados. In: Claudinei de Camargo Sant'Ana; Irani Parolin Santana; Rosemeire dos Santos Amaral.. (Org.). Grupo de Estudos em Educação Matemática: ações cooperativas e colaborativas constituídas por várias vozes.. 1ªed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2015, v. , p. 227-243.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Soares, T.S.S; SANTANA, C. C. . Os fatos fundamentais no Caderno de Provas de 1958: construindo uma história. In: XV Seminário Temático Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990;, 2017, Pelotas. XV Seminário Temático Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990;, 2017.

2.
Soares, T.S.S; SANTOS, E. S. ; SANTANA, C. C. . A geometria no manual do ensino primário (1938): livro didático, legislações e jornais como fontes de pesquisa. In: XI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2016, Porto ´Portugal". Fontes, Métodos e Técnicas de Investigação, 2016.

3.
Soares, T.S.S; SANTANA, C. C. . RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ?PRIMEIRO LIVRO DE ARITMÉTICA?: uma tradução e adaptação do ?COURS PRÉPARATOIRE D?ARITHMÉTIQUE, par une réunion de professeurs?. In: 3º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2016, São Mateus -ES. 3º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2016.

4.
Soares, T.S.S; SANTANA, C. C. . Resolução de Problemas no Livro de Theobaldo Miranda Santos: Exercícios de Linguagem e Matemática (1952). In: XIV Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares?, 2016, Natal. XIV Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares?, 2016.

5.
Soares, T.S.S; AMARAL, R. S. . A Aritmética nas Revistas de Ensino (1902-1906):um breve mapeamento. In: XII Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): o que dizem as revistas pedagógicas?, 2015, Curitiba. XII Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): o que dizem as revistas pedagógicas?, 2015.

6.
Soares, T.S.S; SANTANA, I. P. ; SANTANA, C. C. . A Matemática Escolar no Curso Colegial na Região de Vitória da Conquista-Bahia (1970-1990): interpretações baseadas nas análises de documentos e depoimento de professores. In: I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos e I Jornada de Estudos do Geem: 10 Anos, 2014, Vitória da Conquista. I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos e I Jornada de Estudos do Geem: 10 Anos, 2014.

7.
Soares, T.S.S. Formação de professores: questões a serem definidas. In: I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e I Jornada de Estudos do GEEM, 2014, Vitória da Conquista. I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e I Jornada de Estudos do GEEM, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Soares, T.S.S; SANTANA, I. P. ; SANTANA, C. C. . A Matemática do Ensino Secundário na Região Sudoeste da Bahia: A prática de professores ( 1960-1980). In: II Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2014, Bauru. Anais do 2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática : fontes, temas, metodologias e teorias : a diversidade na escrita da história da educação matemática no Brasil., 2014. p. 1124-1130.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Soares, T.S.S; SANTANA, I. P. ; BRITO, L. V. . Transformações geométricas : entre tintas e pincéis. In: V SHIAM- Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/ em Aulas de Matemática, 2015, Campinas. Os sentidos do ensinar aprender matemática na escola e na formação docente, 2015. p. 67.

2.
Soares, T.S.S; SANTANA, C. C. ; SANTANA, I. P. . O Ensino de Aritmética no Primeiro Grupo Escolar de Vitória da Conquista. In: 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Ilhéus. 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015. p. 746-751.

Apresentações de Trabalho
1.
Soares, T.S.S; SANTANA, C. C. . Os fatos fundamentais no Caderno de Provas de 1958: construindo uma história. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
Soares, T.S.S; SANTANA, C. C. . Resolução de Problemas no Livro de Theobaldo Miranda Santos: Exercícios de Linguagem e Matemática (1952). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
Soares, T.S.S; SANTOS, E. S. ; SANTANA, C. C. . A geometria no manual do ensino primário (1938): livro didático, legislações e jornais como fontes de pesquisa.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Soares, T.S.S; SANTANA, C. C. . RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ?PRIMEIRO LIVRO DE ARITMÉTICA?: uma tradução e adaptação do ?COURS PRÉPARATOIRE D?ARITHMÉTIQUE, par une réunion de professeurs?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
Soares, T.S.S. II Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos e da II Jornada de Estudos do GEEM: Discutindo a constituição dos saberes elementares matemáticos no curso Primário no Estado da Bahia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Soares, T.S.S; AMARAL, R. S. . A Aritmética nas Revistas de Ensino (1902-1906) : um breve mapeamento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Soares, T.S.S; SANTANA, C. C. ; SANTANA, I. P. . O Ensino de Aritmética no primeiro grupo escolar de Vitória da Conquista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Soares, T.S.S; SANTANA, I. P. ; BRITO, L. V. . Transformações geométricas : entre tintas e pincéis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Soares, T.S.S; SANTANA, C. C. . PRIMEIRO LIVRO DE ARITMÉTICA: ANÁLISE DE PROBLEMAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Soares, T.S.S; SANTANA, C. C. . O ensino da Aritmética nos Grupos Escolares de Jequié, Poções e Vitória da Conquista- Bahia ( 1936-1986): construindo uma história. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Soares, T.S.S; SANTOS, E. S. ; SANTANA, C. C. ; AMARAL, R. S. . Fontes históricas: o que, como e onde utilizá-las?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
Soares, T.S.S. O ensino da Aritmética nos Grupos Escolares de Jequié, Poções e Vitória da Conquista- Bahia ( 1936-1986): construindo uma história. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SANTANA, C. C. ; SANTANA, I. P. ; DESQUIVEL, M. O. ; AMARAL, R. S. ; Soares, T.S.S . La constitution des savoirs mathématiques élementaires à l'école primare dans l'état de Bahia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
Soares, T.S.S. I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos e da I Jornada de Estudos do GEEM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
Soares, T.S.S. Formação de Professores: questões a serem definidas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
Soares, T.S.S; SANTANA, I. P. ; SANTANA, C. C. . A Matemática do Ensino Secundário na Região Sudoeste da Bahia: A prática de professores ( 1960-1980). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
Soares, T.S.S; SANTANA, I. P. ; SANTANA, C. C. . A matemática escolar no curso colegial na região de Vitória da Conquista-Bahia( 1970-1990): interpretações baseadas nas análises de documentos e depoimento de professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
Soares, T.S.S; ALMEIDA, M. M. B. . Contextualização histórica do conteúdo matemático: ferramenta para uma aprendizagem significativa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
Soares, T.S.S; Silva , Adriana Cardoso ; SANTANA, C. C. . Influência dos professores das séries iniciais no aprendizado dos alunos em matemática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
Soares, T.S.S. As Licenciaturas em Matemática ba UESB, na UESC e na UEFS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
Soares, T.S.S; CAMPOS, S. O. ; SANTANA, C. C. . Influência dos Professores das Séries Iniciais no Aprendizado dos Alunos em Matemática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Soares, T.S.S. Parecerista do II Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos e da II Jornada de Estudos do GEEM.. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Soares, T.S.S. II Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos e da II Jornada de Estudos do GEEM: Discutindo a constituição dos saberes elementares matemáticos no curso Primário no Estado da Bahia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
Soares, T.S.S. I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos I Jornada de Estudos do GEEM: 10 anos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática..RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ?PRIMEIRO LIVRO DE ARITMÉTICA?: uma tradução e adaptação do ?COURS PRÉPARATOIRE D?ARITHMÉTIQUE, par une réunion de professeurs?. 2016. (Encontro).

2.
XI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação.. A geometria no manual do ensino primário (1938): livro didático, legislações e jornais como fontes de pesquisa.. 2016. (Congresso).

3.
XIV Seminário Temático ? Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares?.Resolução de Problemas no Livro de Theobaldo Miranda Santos: Exercícios de Linguagem e Matemática (1952). 2016. (Seminário).

4.
4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2015. (Simpósio).

5.
II Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos e da II Jornada de Estudos do GEEM: Discutindo a constituição dos saberes elementares matemáticos no curso Primário no Estado da Bahia. 2015. (Simpósio).

6.
IV Seminário Binacional Brasil-Argentina e do IV Colóquio do Programa de Pós-Graduação pr. 2015. (Seminário).

7.
V Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática (SHIAM). 2015. (Seminário).

8.
XII Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): o que dizem as revistas pedagógicas ?. 2015. (Seminário).

9.
Curso de Aperfeiçoamento em Dificuldade de Aprendizagem. 2014. (Outra).

10.
I"Simpósio"de"Pesquisa"e"Extensão"em"Grupos"Colabora:vos"e"Coopera:vos" e"da"I"Jornada"de"Estudos"do"GEEM. 2014. (Simpósio).

11.
II ENAPHEM_ II Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática,. 2014. (Encontro).

12.
Avaliação Psicopedagógica Clínica. 2013. (Outra).

13.
3º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Simpósio).

14.
I ENAPHEM_ I Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. 2012. (Encontro).

15.
I Semana Acadêmica de Filosofia -UESB. 2012. (Outra).

16.
Mini curso Geometria e Arte -Workshop GEEM -Projeto. 2012. (Oficina).

17.
Minicurso O PAPEL DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS = 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Simpósio).

18.
Oficina DISCALCULIA E MATEMÁTICA ADAPTADA = 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Simpósio).

19.
Workshop do GEEM ( Grupo de Estudos em Educação Matemática). 2012. (Outra).

20.
Projeto : Atividade Colaborativas e Cooperativas em Educação. 2011. (Outra).

21.
II Semana de Educação da UESB :Discutindo as Tendências no Ensino da Matemática. 2010. (Outra).

22.
Projeto de Extensão UESB : atividades colaborativas e cooperativas em educação. 2010. (Outra).

23.
Curso de Formação de Professores para uma Educação Emocional em Matematica. 2009. (Outra).

24.
II Seminário da Série Alfabetização Matemática, Estatística e Científica: referenciais teóricos-metodológicos da pesquisa em Educação Matemática e Estatística.. 2009. (Seminário).

25.
II Workshop Projeto das estruturas aditivas -Aspectos metodológicos do tratamento e análise de dados quali-quantitativos. 2009. (Encontro).

26.
I Semana de Educação Matematica : Discutindo o trabalho docente aliado às novas tendencias educacionais. 2009. (Outra).

27.
Minicurso Formatação de Trabalhos Acadêmicos - I Semana de Educação Matematica : Discutindo o trabalho docente aliado às novas tendencias educacionais. 2009. (Outra).

28.
VIII Colóqio Nacional e I Colóquio Internacional do Museu Pedagógico -UESB :. 2009. (Outra).

29.
II Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática-Tema: ?(Re) definindo os rumos para a Formação de Professores de Matemática na Bahia.. 2008. (Outra).

30.
Semana Moderna de Formação. Tema: Educação global: Professor Global. 2008. (Outra).

31.
1ªJornada de Estudos: A Pesquisa na graduação. 2007. (Outra).

32.
Minicurso Geometria Sagrada VI Semana de Matemática da UESC. 2007. (Outra).

33.
Minicurso Pesquisa em Educação Matemática : Perspectivas para Investigação da Sala de Aula. 2007. (Outra).

34.
Palestra de Jose Roberto Bonjorno .Matemática e física: Uma Proposta de Ensino. 2007. (Outra).

35.
VI Semana de Matemática da UESC-A importância da matemática na sociedade e na comunidade cientifica. 2007. (Outra).

36.
X Congresso de Pesquisa e Extensão -UESB. 2007. (Congresso).

37.
I Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática. 2006. (Outra).

38.
II semana de matemática da UESB. 2006. (Outra).

39.
Introdução à Teoria de Singularidades-V semana de matemática da UESC. 2006. (Outra).

40.
Minicurso Software Modellus - V semana de matemática da UESC.. 2006. (Outra).

41.
V Semana de matemática da UESC. 2006. (Outra).

42.
IX CONPEX-Congresso de Pesquisa e Extensão/IX Seminário de Iniciação Científica da UESB. 2005. (Outra).

43.
Minicurso Aplicações de Derivadas e equações diferenciais no cotidiano ?. 2005. (Outra).

44.
Atividades de modelagem Matemática utilizando o Software Modellus. 2004. (Outra).

45.
I semana de matemática I SEMAT - UESB. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Soares, T.S.S. II Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos e da II Jornada de Estudos do GEEM: Discutindo a constituição dos saberes elementares matemáticos no curso Primário no Estado da Bahia. 2015. (Outro).

2.
Soares, T.S.S. II Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos e da II Jornada de Estudos do GEEM: Discutindo a constituição dos saberes elementares matemáticos no curso Primário no Estado da Bahia. 2015. (Outro).

3.
Soares, T.S.S. II Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos e da II Jornada de Estudos do GEEM: Discutindo a constituição dos saberes elementares matemáticos no curso Primário no Estado da Bahia. 2015. (Outro).

4.
SANTANA, C. C. ; SANTOS, E. S. ; SANTANA, I. P. ; AMARAL, R. S. ; Soares, T.S.S ; MEIRA, M. C. A. ; SANTOS, M. R. . Jornada de Estudos do GEEM: discutindo a Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos no Curso Primário no Estado da Bahia. 2015. (Outro).

5.
Soares, T.S.S. I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos e da I Jornada de Estudos do GEEM. 2014. (Outro).

6.
Soares, T.S.S. I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos e da I Jornada de Estudos do GEEM.. 2014. (Outro).

7.
Soares, T.S.S. I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos e da I Jornada de Estudos do GEEM. 2014. (Outro).

8.
Soares, T.S.S. I ENAPHEM-I Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. 2012. (Outro).

9.
Soares, T.S.S. Modelagem & Tecnologia. 2012. (Outro).

10.
Soares, T.S.S. II semana de matemática - Monitora. 2006. (Outro).



Outras informações relevantes


Participante do Grupo de Estudos em Educação Matemática(GEEM) . Coordenação Professor Claudinei de Camargo Sant'Ana
Bolsista da FAPESB .

Aluna Especial do Programa de Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores ANEXO ÚNICO DA PORTARIA N° 1442 /2012- disciplina : PESQUISA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.


Aluna Especial do Programa de Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores ANEXO ÚNICO DA PORTARIA N° 0401/2012 -disciplina : DISCIPLINA: DIMENSÕES COGNITIVA, METACOGNITIVA E AFETIVA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.


Aluna Especial do Programa de Mestrado em História e Filosofia da Ciência - Disciplina : História da Matemática (2010)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 20:01:05