Janira Feliciano Pohlmann

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  • Última atualização do currículo em 14/11/2018


Pós-doutoranda em História pela Universidade Estadual Paulista, campus de Franca. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo no Brasil nº 2016/20942-9, processo BEPE-Espanha nº 2017/26939-2, processo BEPE-Itália nº 2018/03187-8. Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná, na Linha Cultura e Poder, em 2016. Durante o Doutorado, realizou estágio no exterior na Universidade de Salamanca (Espanha), com bolsa CAPES, processo BEX 7105/13-4. Mestra (2012), Bacharel e Licenciada (2009) em História também pela Universidade Federal do Paraná. Bolsista CAPES durante o Mestrado e o Doutorado; bolsista CNPq durante a Iniciação Científica. Realiza pesquisas acerca das transformações ocorridas entre os séculos III e V no Ocidente Romano, período que considera inserido na História Tardo Antiga. Atuou como professora de História (nível técnico) nos cursos da Escola Técnica da Pontifícia Universidade Católica de Curitiba. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Janira Feliciano Pohlmann
Nome em citações bibliográficas
POHLMANN, J. F.;POHLMANN, JANIRA FELICIANO

Endereço


Endereço Profissional
Associação Paranaense de Cultura APC - Centro Educ. Irmão Mário Cristóvão, Curso Integrado - Curitiba.
Rua Imaculada Conceição, n. 1
Rebouças
80215030 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 88356898
URL da Homepage: http://www.tecpuc.com.br/index.php


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
com período sanduíche em Universidad de Salamanca (Orientador: María José Hidalgo de la Vega).
Título: Uma identidade cristã-nicena: Graciano e Valentiniano II sob a pena de Ambrósio, bispo de Milão (374-392 d.C.), Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Renan Friguetto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ambrósio, bispo de Milão; identidades; cristianismo niceno.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval / Especialidade: Antiguidade Tardia.
2010 - 2012
Mestrado em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Alianças entre a retórica e o poder: um estudo sobre as orationes de Quinto Aurélio Símaco Eusébio (século IV),Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Renan Friguetto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Nobreza; Panegírico; Teoria política; Neoplatonismo; Quinto Aurélio Símaco Eusébio.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval / Especialidade: Antigüidade Tardia.
2002 - 2004
Especialização em Marketing.
Faculdades Bom Jesus, FAE, Brasil.
Título: A INFLUÊNCIA DA LOCALIZAÇÃO E DA EXPOSIÇÃO DO PRODUTO NO SEU DESEMPENHO DE VENDAS.
Orientador: Douglas Zela.
2006 - 2009
Graduação em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: O ilustre diálogo de Quinto Aurélio Símaco Eusébio com a tradição pagã e com homens públicos cristãos.
Orientador: Renan Friguetto.
1996 - 2000
Graduação em Ciências Contábeis.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual Paulista - campus Franca, UNESP-FRANCA, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval / Especialidade: Antiguidade Tardia.


Formação Complementar


2018 - 2018
Late Antiquity and the dawn of a new world. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual Paulista - campus Franca, UNESP-FRANCA, Brasil.
2016 - 2016
La Alhambra: historia, arte y patrimonio.
Universidad de Granada, UGR, Espanha.
2013 - 2014
Doutorado Sanduíche no Exterior (Bolsista CAPES).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2009 - 2009
Extensão universitária em Projeto de Extensão Recriando Histórias. (Carga horária: 378h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2007 - 2009
Iniciação Científica.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Globalizing Roman Culture. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em PET - Programa de Educação Tutorial.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Básico de Espanhol. (Carga horária: 30h).
Instituto Sol Miró - Associação Cultural Brasil-Espanha, SOLMIRO, Brasil.
2005 - 2005
Taller de Producción de Textos en Español. (Carga horária: 3h).
Instituto Sol Miró - Associação Cultural Brasil-Espanha, SOLMIRO, Brasil.
2005 - 2005
Taller de Música Hispanoamericana. (Carga horária: 3h).
Instituto Sol Miró - Associação Cultural Brasil-Espanha, SOLMIRO, Brasil.
2005 - 2005
Taller de Gastronomía Española y Latinoamericana. (Carga horária: 3h).
Instituto Sol Miró - Associação Cultural Brasil-Espanha, SOLMIRO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista - campus Franca, UNESP-FRANCA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutoranda em História

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Docente - pós-graduação, Enquadramento Funcional: Pofessora, Carga horária: 4
Outras informações
Docente da disciplina "Introdução à Antiguidade Tardia" no primeiro semestre de 2018, no curso de Graduação em História da UNESP/Franca. Carga horária total de 60 horas.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora convidada
Outras informações
Professora convidada para ministrar aulas na disciplina "História Antiga II" nos dias 12 de setembro, 26 de setembro e 31 de outubro de 2017, cumprindo uma carga horária de 12 horas no período matutino e 12 horas no período noturno. As aulas ocorreram no 1º ano de graduação em História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP, campus de Franca.


Núcleo de Estudos Mediterrânicos - UFPR, NEMED - UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Membro docente, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Membro discente, Enquadramento Funcional: Pesquisadora e organizadora de eventos


Colégio Estadual do Paraná - Curitiba PR, CEP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Substituto - PSS, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação na Disciplina de História com alunos do Ensino Médio.


Santa Mônica Clube de Campo, SMCC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Auxiliar administrativa e secretária, Carga horária: 40
Outras informações
Secretária do Gerente Geral e do Conselho Fiscal do Clube

Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Auxiliar administrativa e secretária, Carga horária: 20
Outras informações
Secretária do Gerente Administrativo do Clube


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Bolsista - CAPES, Enquadramento Funcional: Discente - Doutorado
Outras informações
Bolsista CAPES. Membro discente do Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do grupo de estudos (oficina) Labirinto, realizado no NEMED-UFPR. Organizadora e apoiadora de eventos realizados pelo NEMED-UFPR.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista - CAPES, Enquadramento Funcional: Discente - Mestrado
Outras informações
Bolsista CAPES. Membro discente do Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal do Paraná.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista - Vonluntária, Enquadramento Funcional: Bolsista - Voluntária
Outras informações
Atuei como bolsista voluntária no Projeto de Extensão Recriando Histórias, coordenado pelo Núcleo de Pesquisas em Publicações Didáticas (Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino da universidade Federal do Paraná) desde abril de 2009. O Projeto é voltado, entre outros objetivos, à produção de livros didáticos de História para uso em escolas municipais. Sob a orientação das Profa. Dra. Tânia Maria F. Braga Garcia e Profa. Dra. Maria Auxiliadora Schmidt, selecionei documentos para organização de materiais didáticos (livros, arquivo virtual, orientações aos professores), desenvolvi pesquisas históricas e produzi textos relacionados a pesquisa. Estas atividades tiveram como um de seus resultados a publicação do livro didático "Recriando Histórias de São José dos Pinhais", no ano de 2012. Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas no site: www.recriandohistorias.ufpr.br

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista - CNPq, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica
Outras informações
Bolsista - CNPq. Desenvolvimento de pesquisas na área de História Antiga e Medieval, especialmente no período Tardo-Antigo. Participação e organização de atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos Mediterrânicos da Universidade Federal do Paraná (NEMED-UFPR) (www.nemed.he.com.br). Desenvolvimento de tarefas burocráticas e administrativas relativas ao funcionamento deste Núcleo de Estudos e atendimento ao público

Atividades

03/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Estudos Mediterrânicos-NEMED, .

03/2007 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Estudos Mediterrânicos-NEMED, Núcleo de Estudos Mediterrânicos-NEMED.

Atividade realizada
Participação em atividades e projetos do Núcleo de Estudos Mediterrânicos.

Assoc. Paran. Cultura-Centro Educ. Irmão Mario, TECPUC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor - nível técnico, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de História dos cursos técnico-integrados da Escola Técnica da Pontifícia Universidade Católica, com sede em Curitiba.



Linhas de pesquisa


1.
Poder e Sociedade

Objetivo: Esta linha de pesquisa objetiva analisar as relações sócio-políticas desenvolvidas em regiões alcançadas pelo imperium romanorum, nos reino hispano-visigodo de Toledo e nas monarquias medievais ibéricas. O estudo das fontes históricas desse lapso cronológico (séculos III/XV) estará centrado nas relações entre o governante e a instituição administrada, tanto eclesiástica como laica, assim como entre os uiri sancti e os detentores do poder político e social locais. No âmbito metodológico a abordagem será de cunho prosopográfico.
2.
Historiografia, cultura e poder na Antiguidade e na Idade Média

Objetivo: Analisar a elaboração do conceito de História, incluindo seus objetivos básicos, bem como a forma de redigi-la a partir da leitura das fontes históricas e cronísticas da Antiguidade Clássica, da Antiguidade Tardia e da Idade Média.
3.
Cultura e Poder

Objetivo: Este grupo de pesquisa tem como objetivo a apreensão da História em sua relação com o tempo e o acontecimento e a sua interação com o político e o cultural. Para isso, fazem-se necessários os aportes de outros saberes, como a Sociologia, a Antropologia, a Filosofia e a Literatura que, rigorosamente interligados, potencializam a análise histórica.
4.
As concepções dos poderes imperial e régio na Antiguidade Tardia Mediterrânica

Objetivo: Analisar as diversas perspectivas teóricas encontradas nas fontes tardo-antigas (séculos III-VIII) sobre o poder soberano (imperial e régio), verificando as suas conexões com o passado clássico em busca da legitimidade do poder, observando se as construções teóricas e idealizadoras encontravam eco no campo da praxis política do mundo mediterrânico tardo-antigo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A construção da imagem do imperador Graciano em documentos oficiais (369-383 d.C.)
Descrição: Nesta pesquisa examinaremos algumas imagens imputadas ao imperador Graciano (359-383). Interessa-nos entender quais eram as imagens oficiais aceitas e proclamadas por Graciano para legitimar a prática de seu poder. E, ainda, quais ações e valores estas imagens destacavam ao delinear Graciano como líder secular dos romanos. Sugerimos que esta imagem de Graciano era nutrida por discursos de natureza variada e que exaltava a superioridade e a centralidade de seu poder em um contexto de contestações do imperium agenciadas por possíveis usurpadores e por aqueles com quem compartilhava este poder, Valentiniano II e Teodósio. Para desenvolver esta pesquisa, selecionamos testemunhos escritos por dois significativos homens públicos do século IV d.C.: o senador neoplatônico Quinto Aurélio Símaco Eusébio, sobre quem analisaremos Laudação ao augusto Graciano, Por seu pai e Por Trigetio; e o bispo cristão-niceno Ambrósio, de quem escolhemos examinar os tratados Sobre a fé e Sobre o Espírito Santo. Acrescentamos a este novo desafio historiográfico a análise de trinta e duas moedas de Graciano que estão sob a guarda do Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro (MHN/RJ). Através do estudo de diferentes elaborações discursivas, tentaremos reinterpretar aquele que foi um dos parceiros de imperium de Teodósio e que esteve à altura desta distinção..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2016
Virtudes e Valores: poder e legitimação política nos panegíricos latinos itálicos (século IV d.C.).
Descrição: Nos propomos a verificar de que maneira os discursos de cunho panegirístico edificavam e sustentavam a imagem imperial no universo romano tardo-antigo e ocidental. Neste caminho, também analisamos aproximações e distanciamentos entre algumas teorias políticas desenvolvidas neste momento. Neste ínterim, nossa hipótese é de que, assim como ocorrera na Gália, o estudo em conjunto dos panegíricos selecionados para esta pesquisa poderá nos demonstrar a existência de um movimento voltado à escrita panegirísca na Península Itália tardo-antiga, rica em formulações próprias. Para tanto, nosso recorte temporal abrange, especialmente, a segunda metade do século IV d.C., momento em que o senador neoplatônico Quinto Aurélio Símaco Eusébio e o bispo Aurélio Ambrósio colocaram suas penas a serviço da elaboração de panegíricos em louvor ao imperador Valentiniano I..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
A humanitas imperial propagada nas orationes de Quinto Aurélio Símaco
Descrição: Através da análise contextual e da linguística histórica, essa pesquisa pretende investigar a construção de uma humanitas romana e pagã através de um discurso de cunho panegirístico e legitimador do poder do governante do imperium romanorum frente ao usurpador. A literatura panegirística, recorrente entre autores pagãos, desempenhava o papel de fundamentar a comunicação e a propaganda imperial, por isso, era considerada um instrumento de poder. Para se manter atuante neste círculo de poder e imbuído da missão de legitimar o imperator romanorum como sendo o homo (homem) ideal para governar, o senador pagão Quinto Aurélio Símaco Eusébio lançou mão de sua oratória e elaborou cinco Panegíricos nos quais exalta as virtudes que transformavam o imperator em um cidadão especial. Neste ínterim, o recorte espacial dessa pesquisa refere-se, especialmente, à cidade de Roma - na qual residia o autor dos documentos -, e também a outros contextos pertinentes a regiões em que os imperatores Valentiniano I e Graciano exerceram influências. Quanto ao recorte temporal, compreende a segunda metade do século IV d.C., com ênfase nos anos da produção dos textos de Quinto Aurélio Símaco Eusébio.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
O ilustre diálogo de Quinto Aurélio Símaco Eusébio (340-402?) com a tradição pagã e com homens públicos cristãos
Descrição: Através da análise contextual e da linguística histórica, esta pesquisa estuda a interação do senador pagão Quinto Aurélio Símaco Eusébio em um cenário tardo-antigo de intensas mudanças e que recebe novos personagens, uma vez que os cristãos passaram a integrar o quadro político-administrativo romano. Neste ínterim, analisaremos algumas estratégias utilizadas pelos homens públicos desta época para perpetuar o imperium romanorum e preservar a grandiosidade dos princípios norteadores daquela sociedade; examinaremos as semelhanças e distinções nos discursos de pagãos e cristãos, a fim de verificar de que maneira o diálogo fomentando no interior deste universo político e religioso defendia a manutenção da eternidade da hegemonia da res publica Romae; analisaremos possíveis interações culturais entre estes dois universos religiosos, em contrapartida ao discurso que salienta o conflito entre os representantes destas crenças. Para tanto, o recorte espacial dessa pesquisa refere-se, especialmente, à cidade de Roma - na qual residia Quinto Aurélio Símaco Eusébio -, e também a outros contextos pertinentes a regiões destacadas em seus escritos. Quanto ao recorte temporal, compreende a segunda metade do século IV d.C., com ênfase nos anos da produção dos textos do autor em questão.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2007
A História no Cinema: a problematização do passado pelo cinema
Descrição: A atividade de pesquisa e de extensão desenvolvida pelo grupo PET-História teve como objetivo discutir as formas através das quais o cinema aborda o passado, bem como analisar a construção do discurso histórico através das imagens e da narrativa cinematográficas. Nosso objetivo, com essa pesquisa, foi o de compreender como a linguagem do cinema produz um discurso sobre o passado. Entendemos que a produção de sentidos e significados do passado e da memória histórica não é exclusividade da disciplina histórica, com seus métodos e arsenal conceitual, pois a literatura e o cinema constroem narrativas históricas e, como tais, interpretações do passado que não podem ser contrapostas como discursos ficcionais ao discurso científico da disciplina histórica. Interessa aos historiadores entender as diversas formas de construção do discurso histórico e de que maneira estas obras cinematográficas constroem uma determinada visão do passado, influenciada por diversos fatores, como valores, esteriótipos, visões de mundo e ideologias, por exemplo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .
Integrantes: Janira Feliciano Pohlmann - Integrante / Pérola de Paula Sanfelice - Integrante / Daniele Cristine Starck - Integrante / Daniel A. Orta - Integrante / Dayane R. Lobo Hessmann - Integrante / Rogério P. da Cunha - Integrante / Sandro Aramis - Integrante / Ana Paula Vosnes Martins (coord.) - Coordenador.Financiador(es): Secretaria de Ensino Superior (MEC) - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2013 - 2016
Projeto Pandora: produção de materiais paradidáticos digitais
Descrição: Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Chamada Universal MCTI/CNPq 014/2013 Universidade Federal do Paraná (UFPR) / Núcleo de Estudos Mediterrânicos (NEMED) Identidades e Fronteiras perspectivas historiográficas para o estudo das relações políticas e culturais no medievo ibérico Subprojeto Pandora: desenvolvimento de materiais paradidáticos pelos doutorandos para uso dos professores de ensino médio para divulgação e potencial capacitação e atualização de materiais para docentes e discentes interessados do ensino público e privado. Disponibilização destes materiais no site do NEMED a todos que o acessarem. http://nemed.he.com.br/projetopandora/.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (6) .
Integrantes: Janira Feliciano Pohlmann - Integrante / Elaine Cristina Senko - Integrante / Eliane Veríssimo Santana - Integrante / Fátima Regina Fernandes - Coordenador / Carlos Eduardo Zlatic - Integrante / Eduardo Luiz de Medeiros - Integrante / Danilo Medeiros Gazzotti - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
Número de produções C, T & A: 2
2009 - 2009
Projeto de Extensão Recriando Histórias
Descrição: O projeto de Extensão Recriando Histórias parte de pressupostos teóricos que têm como objetivo tomar os conteúdos culturais como referência no processo de ensino e aprendizagem (FREIRE, 1982), e com o objetivo de contextualizar as tarefas de aprendizagem dentro da cultura da comunidade, mediante uma participação ativa dos alunos na determinação desses conteúdos (PÉREZ GÓMEZ, 1998). Este Projeto, desenvolvido com escolas de ensino fundamental, inicia-se sempre com um processo de ?captação de conteúdos? a serem ensinados, por meio de um conjunto de provas voltadas à coleta de dados e informações sobre a história das pessoas comuns da comunidade. O foco principal do trabalho é o levantamento de fontes mantidas ?em estado de arquivo familiar?, expressão utilizada para identificar documentos que são encontrados nas casas, guardados pelas pessoas em caixas de papelão ou esquecidas temporariamente em algum lugar de suas casas, como parte de suas vidas e de suas experiências pessoais e coletivas (ARTIÈRES, 1998). Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas no site:www.recriandohistorias.ufpr.br.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Janira Feliciano Pohlmann - Integrante / Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt - Integrante / Tânia M. F. Braga Garcia - Coordenador / Anne Cacielle da Silva - Integrante / Alexandre Böing - Integrante / Jussara Braga - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2


Membro de comitê de assessoramento


2014 - 2015
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval/Especialidade: Antiguidade Tardia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Latim
Lê Razoavelmente.
Grego
Lê Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
POHLMANN, J. F.2018POHLMANN, J. F.. Louvar um imperador e legitimar uma identidade cristã-nicena a partir da morte: um estudo da Consolação sobre a morte de Valentiniano, de Ambrósio (392 d.C.). Revista Diálogos Mediterrânicos, v. 14, p. 247-262, 2018.

2.
POHLMANN, J. F.2018POHLMANN, J. F.. Aclamação e eleição imperial imperiais como elementos legitimadores do exercício de poder no século IV d.C.. Scripta Medieavalia - Revista de pensiero medieval, v. 11, p. 71-96, 2018.

3.
POHLMANN, J. F.2018POHLMANN, J. F.. Os hinos de Ambrósio e a formação de uma identidade cristã-nicena. MOSAICO (GOIÂNIA), v. 11, p. 111-122, 2018.

4.
POHLMANN, JANIRA FELICIANO2017POHLMANN, JANIRA FELICIANO. Concílio de Aquileia de 381: propagação da fé nicena e da unidade imperial pela pena de Ambrósio, bispo de Milão. TOPOI (ONLINE): REVISTA DE HISTORIA, v. 18, p. 116-136, 2017.

5.
POHLMANN, J. F.2017POHLMANN, J. F.. O JOVEM IMPERADOR GRACIANO E A ESPERANÇA DE UM NOVO SÉCULO NA LAUDAÇÃO AO AUGUSTO GRACIANO, DE QUINTO AURÉLIO SÍMACO (369 D.C.). Phoînix, v. 23, p. 112-123, 2017.

6.
POHLMANN, J. F.;POHLMANN, JANIRA FELICIANO2015POHLMANN, J. F.. Os inimigos dos romanos sob o Imperium de Graciano no tratado De fide de Ambrósio, bispo de Milão (séc. IV d.C.). Revista Cantareira, v. 1, p. 148-161, 2015.

7.
POHLMANN, J. F.;POHLMANN, JANIRA FELICIANO2014POHLMANN, J. F.. Nobility, Ascetic Christianity and Martyrdom: A Family's Identity in the Writings of Ambrose of Milan. Netwoks and Neighbours, v. 2, p. 325-346, 2014.

8.
POHLMANN, J. F.;POHLMANN, JANIRA FELICIANO2014POHLMANN, J. F.. A descoberta dos corpos de Gervásio e de Protásio como comparação das assertivas de Ambrósio, bispo de Milão (séc. IV). ROMANITAS - REVISTA DE ESTUDOS GRECOLATINOS, v. 3, p. 171-198, 2014.

9.
POHLMANN, J. F.;POHLMANN, JANIRA FELICIANO2013POHLMANN, J. F.; SANTANA, E. V. ; SCHIAVINATO, R. B. ; SENKO, E. C. . Auerbach revisitado pela crítica historiográfica: o caso do Dom Quixote. Revista Litteris, v. 11, p. 265-283, 2013.

10.
POHLMANN, J. F.;POHLMANN, JANIRA FELICIANO2013POHLMANN, J. F.. Ambrósio, bispo de Milão: algumas contextualizações e conceituações (séc. IV d. C.). Roda da Fortuna. Revista Eletrônica sobre Antiguidade e Medievo, v. 2, p. 43-64, 2013.

11.
POHLMANN, J. F.;POHLMANN, JANIRA FELICIANO2013POHLMANN, J. F.. O lugar da leitura silenciosa e da leitura oral na vida de Ambrósio, bispo de Milão, (século IV d.C.). História e Cultura, v. 2, p. 268-284, 2013.

12.
POHLMANN, J. F.;POHLMANN, JANIRA FELICIANO2011POHLMANN, J. F.; DEUS, Andrea Dal Pra de ; PETERS, A. P. ; SENKO, E. C. ; PINTO, Otávio Luiz Vieira . A História é uma arte com Georges Duby. Mosaico (Goiânia), v. 4, p. 10-20, 2011.

13.
POHLMANN, J. F.;POHLMANN, JANIRA FELICIANO2010POHLMANN, J. F.. A construção de uma tradição familiar para Constâncio II. Revista Ars Histórica, v. 2, p. 60-70, 2010.

14.
POHLMANN, J. F.;POHLMANN, JANIRA FELICIANO2008POHLMANN, J. F.; PINTO, Otávio Luiz Vieira . Senatus et ecclesia: a transladação da auctoritas entre uma aristocracia senatorial e uma aristocracia episcopal. Revista Vernáculo, v. 21; 22, p. 170-183, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GARCIA, T. M. F. B. ; BRAGA, J. ; POHLMANN, J. F. ; et alii . Recriando Histórias de São José dos Pinhais. 1. ed. Curitiba: Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas, Universidade Federal do Paraná, 2012. v. 1. 208p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
POHLMANN, J. F.. Uma imagem do imperator Teodósio I. In: III Encontro Nacional de Estudos sobre o Mediterrâneo Antigo - X Jornada de História Antiga, 2012, Rio de Janeiro. Estudos em CD do NEA/Enae do III Encontro Nacional de Estudos sobre o Mediterrâneo Antigo - X Jornada de História Antiga. Rio de Janeiro: Núcleo de Estudos da Antiguidade, 2011. p. 133-143.

2.
POHLMANN, J. F.. A Heresia Prisciliana na "Crônica" de Sulpício Severo. In: Septimas jornadas internacionales de Historia de España, 2011. Fundación (Buenos Aires). Buenos Aires: Fundación para la Historia de España. v. X. p. 8-14.

3.
POHLMANN, J. F.. O poder da oratória preservado e desejado no diálogo entre paganismo e cristianismo durante a Antiguidade Tardia Ocidental. In: VIII Semana de Estudos Medievais, 2010, Rio de Janeiro. Atas da VIII Semana de Estudos Medievais do Programa de Estudos Medievais da UFRJ. Rio de Janeiro: Ítaca Comunicações, 2010. p. 236-245.

4.
POHLMANN, J. F.. As relações sócio-políticas de Quinto Aurélio Símaco na época do imperator Valentiniano I (século IV). In: V Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em História & XVI Semana de História da UEM, 2010, Maringá. Anais do V Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em História (CD-Rom). Maringá: UEM, 2010. p. 379-407.

5.
POHLMANN, J. F.. O ilustre diálogo de Quinto Aurélio Símaco Eusébio (340-402?) com a tradição pagã e com homens públicos cristãos: primeiros apontamentos. In: XIX Encontro Regional de História: Poder, violência e exclusão, 2008, São Paulo. Anais - XIX Encontro Regional de História: Poder, violência e exclusão. São Paulo: Associação Nacional de História - Seção São Paulo, 2008. p. 1-8.

6.
POHLMANN, J. F.. O vir illustre nos escritos de Quintus Aurelius Symmachus Eusebius. In: VII Semana de estudos Medievais, 2007, Rio de Janeiro - RJ. Atas da VII Semana de Estudos Medievais (versão impressa). Rio de Janeiro-RJ: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007. p. 76-82.

7.
POHLMANN, J. F.. O vir illustre nos escritos de Quintus Aurelius Symmachus Eusebius. In: VII Semana de estudos Medievais, 2007, Rio de Janeiro - RJ. Atas da VII Semana de Estudos Medievais (versão em CD). Rio de Janeiro-RJ: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007. p. 191-198.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
POHLMANN, J. F.. A 'idade de ouro' promovida por Graciano nos panegíricos de Quinto Aurélio Símaco Eusébio (séc. IV d.C.). In: I Ciclo Internacional e II Ciclo Nacional do GTHA-RS & Jornada de Estudos do GEMAM/UFMS: Corrupção, crimes e crises na Antiguidade, 2018, Santa Maria. Caderno de Programação e Resumos. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2018. p. 21-22.

2.
POHLMANN, J. F.. O jovem imperador Graciano e a esperaça de um novo século na 'Laudação ao augusto Graciano', de Quinto Aurélio Símaco Eusébio (século IV d.C.). In: VII Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da UNESP - Assis/Franca - Brasil, 2017, Franca. Caderno de Programação e Resumos, 2017. p. 33-33.

3.
POHLMANN, J. F.. Graciano e Ambrósio, bispo de Milão: poder imperial e autoridade episcopal em favor da fé nicena (séc. IV d.C.). In: IV Colóquio Internacional e VI Colóquio Nacional do LEIR (Laboratório de Estudos sobre o Império Romano) - Imperadores e governantes da Antiguidade Clássica e Tardia: estratégias bélicas, políticas e culturais, 2015, Franca - SP. Caderno de resumos e Programação. Franca - SP, 2015. p. 36.

4.
POHLMANN, J. F.. Uma imagem do imperator Teodósio I. In: III Encontro Nacional de Estudos sobre o Mediterrâneo Antigo / X Fórum de Debates em História Antiga da UERJ, 2011, Rio de Janeiro. Novas perscpectivas sobre as práticas imperialistas na Antiguidade: Caderno de resumos. Rio de Janeiro: NEA/UERJ, 2011. p. 35-36.

5.
POHLMANN, J. F.. Acamatio Imperii de Valentiniano pela tinta de Quinto Aurélio Símaco. In: 18º Evento de Iniciação Científica (18º EVINCI) da Universidade Federal do Paraná, 2010, Curitiba. Caderno de Resumos do 18º Evento de Iniciação Científica (18º EVINCI) da Universidade Federal do Paraná, 2010. p. 588-588.

6.
POHLMANN, J. F.. A heresia prisciliana na "Crônica" de Sulpício Severo. In: VII Jornadas Internacionales de Historia de España, 2010, Buenos Aires. Prácticas socioculturales. Espacios económicos. Diversidad. Buenos Aires: Fundación para la Historia de España, 2010. p. 27-27.

7.
POHLMANN, J. F.. As relações sócio-políticas de Quinto Aurélio Símaco na época do imperator Valentiniano I (século IV). In: V Fórum de pesquisa e pós-graduação em História e XVI Semana de História, 2010, Maringá. V Fórum de pesquisa e pós-graduação em História e XVI Semana de História - Caderno de Resumos. Maringá: Clichetec, 2010. p. 56-57.

8.
POHLMANN, J. F.. A arte da oratio pagã enaltecida por cristãos em tempos de fortalecimento do cristianismo. In: 17º Evento de Inicianção Científica (17º EVINCI) da Universidade Federal do Paraná, 2009, Curitiba. Livro de Resumos - 17º EVINCI e 2º EINTI. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2009. p. 550-550.

9.
POHLMANN, J. F.. O poder da oratória preservado e desejado no diálogo entre paganismo e cristianismo durante a Antiguidade Tardia ocidental. In: VIII Semana de Estudos Medievais, 2009, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da VIII Semana de Estudos Medievais da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009. p. 29-30.

10.
POHLMANN, J. F.; BOING, A. ; SILVA, A. C. da . Aprendendo a produzir materiais de ensino de História a partir da cultura local: Projeto "Recriando histórias". In: VI Seminário de Teoria e Prática de Ensino: olhares sensíveis na Universidade e na Escola, 2009, Curitiba. Anais do VI Seminário de Teoria e Prática de Ensino e XV Seminário de Encerramento da Disciplina de Prática de Ensino de Educação Física. Curitiba: UFPR, 2009. p. 44-44.

11.
POHLMANN, J. F.. A construção de tiranos para a preservação da ordem romana: a tirania sob o olhar de Sexto Aurélio Victor. In: III Semana Acadêmica de História da UFPR: História e Violência, 2009, Curitiba. Caderno de Resumos. Curitiba: CAHIS, 2009. p. 18-18.

12.
POHLMANN, J. F.. Uma História escrita por alunos do Ensino Médio. In: Os desafios da Educação Histórica na sociedade do século XXI, 2009, Curitiba. Resumo das comunicações: Os desafios da Educação Histórica na sociedade do século XXI, 2009.

13.
POHLMANN, J. F.; BOING, A. ; SILVA, A. C. da . Aprendendo a ler e a escrever em História: a experiência do Projeto Recriando Histórias. In: Os desafios da Educação Histórica na sociedade do século XXI, 2009, Curitiba. Resumo das comunicações: Os desafios da Educação Histórica na sociedade do século XXI. Curitiba: Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica do Programa de Pós-graduação em Educação - UFPR, 2009.

14.
POHLMANN, J. F.. O ilustre diálogo de Quinto Aurélio Símaco Eusébio (340 - 402?) com a tradição pagã e com homens públicos cristãos. In: 16º Evento de Iniciação Científica (16º EVINCI) da Universidade Federal do Paraná, 2008, Curitiba. Livro de Resumos - 16º EVINCI e 1º EINTI. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2008.

15.
POHLMANN, J. F.. O ilustre diálogo de Quinto Aurélio Símaco Eusébio (340 - 402?) com a tradição pagã e com homens públicos cristãos: primeiros apontamentos. In: XIX Encontro Regional de História - ANPUH - São Paulo, 2008, São Paulo. Caderno de resumos do XIX Encontro Regional de História: poder, violência e exclusão. São Paulo: Associação Nacional de História - Seção São Paulo, 2008. p. 333-333.

16.
POHLMANN, J. F.. A defesa do mos maiorum em tempos de fortalecimento do cristianismo: o caso de Symmachus (século IV). In: III Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais e X Ciclo de Estudos Antigos e Medievais, 2008, Assis-SP. Migrações e imigrações em religiões na Antiguidade e Medievalidade: Programação e Resumos. Assis-SP: Faculdade de Ciências e Letras de Assis - UNESP, 2008. p. 31-32.

17.
POHLMANN, J. F.; PINTO, Otávio Luiz Vieira . Senatus et Ecclesia: a transladação da auctoritas entre uma aristocracia senatorial e uma aristocracia episcopal. In: Fontes, Saberes e Tradições - I Semana de Estudos Antigos e Medievais do NEMED, 2008, Curitiba. Caderno de Resumos: Fontes, Saberes e Tradições - I Semana de Estudos Antigos e Medievais do NEMED. Curitiba: NEMED - UFPR, 2008.

18.
POHLMANN, J. F.. O vir illustre nos escritos de Quintus Aurelius Symmachus Eusebius. In: VII Semana de estudos Medievais, 2007, Rio de Janeiro - RJ. Caderno de Resumos da VII Semana de Estudos Medievais. Rio de Janeiro-RJ: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007. p. 25-25.

19.
POHLMANN, J. F.; et alii . A História do Cinema: a problematização do passado pelo cinema. In: 15º Evinci, 2007, Curitiba. Livro de Resumos. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2007. p. 381-381.

Apresentações de Trabalho
1.
POHLMANN, J. F.. A 'idade de ouro' promovida por Graciano nos panegíricos de Quinto Aurélio Símaco Eusébio (séc. IV d.C.). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
POHLMANN, J. F.. Imagens oficiais do imperador Graciano (367-383 d.C.): documentos e abordagens metodológicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
POHLMANN, J. F.. A proteção senatorial garantida por Graciano e louvada por Quinto Aurélio Símaco Eusébio (376 d.C.). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
POHLMANN, J. F.. Símaco e Ambrósio: documentos e abordagens metodológicas para pesquisas sobre políticas no Império Romano Ocidental (séc. IV d.C.). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
POHLMANN, J. F.. O jovem imperador Graciano e a esperaça de um novo século na 'Laudação ao augusto Graciano', de Quinto Aurélio Símaco Eusébio (século IV d.C.). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
POHLMANN, J. F.. Graciano: um imperador em luta contra alamanos e godos (séc. IV d.C.). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
POHLMANN, J. F.. Graciano e Ambrósio, bispo de Milão: poder imperial e autoridade episcopal em favor da fé nicena (séc. IV d.C.). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
POHLMANN, J. F.. A Identidade Cristã de Ambrósio, bispo de MIlão, a partir de seus escritos sobre ascetismo feminino (séc. IV). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
POHLMANN, J. F.. O lugar da leitura silenciosa e da leitura oral na vida de Ambrósio, bispo de Milão, (século IV d.C.). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
POHLMANN, J. F.; TRENTINI, R. S. . Tróia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
POHLMANN, J. F.; SENKO, E. C. ; SCHIAVINATO, R. B. . Auerbach avaliado pela história: o caso do Quixote. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
POHLMANN, J. F.. Uma imagem do imperato Teodósio I. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
POHLMANN, J. F.. A heresia priscilianista na Crônica de Sulpício Severo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
POHLMANN, J. F.. Aclamatio Imperii de Valentiniano pela tinta de Quinto Aurélio Símaco Eusébio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
POHLMANN, J. F.. As relações sócio-políticas de Quinto Aurélio Símaco na época do imperator Valentiniano I (século IV). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
POHLMANN, J. F.. A arte da oratio pagã enaltecida por cristãos em tempos de fortalecimento do cristianismo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
POHLMANN, J. F.. O poder da oratória preservado e desejado no diálogo entre paganismo e cristianismo durante a Antiguidade Tardia ocidental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
POHLMANN, J. F.. A construção de tiranos para a preservação da ordem romana: a tirania sob o olhar de Sexto Aurélio Victor. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
POHLMANN, J. F.. Uma história escrita por alunos do Ensino Médio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
POHLMANN, J. F.; BOING, A. ; SILVA, A. C. da . Aprendendo a ler a escrever em História: a experiência do Projeto Recriando Histórias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
POHLMANN, J. F.. Painel: O ilustre diálogo de Quinto Aurélio Símaco Eusébio (340-402?) com a tradição pagã e com homens públicos cristãos: primeiros apontamentos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
POHLMANN, J. F.. A defesa do mos maiorum em tempos de fortalecimento do cristianismo: o caso de Symmachus (século IV). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
POHLMANN, J. F.. O ilustre diálogo de Quinto Aurélio Símaco Eusébio (340-402?) com a tradição pagã e com homens públicos cristãos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
POHLMANN, J. F.; PINTO, Otávio Luiz Vieira . Senatus et Ecclesia: a transladação da auctoritas entre uma aristocracia senatorial e uma aristocracia episcopal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
POHLMANN, J. F.; SANFELICE, P. P. ; STARCK, D. C. . Debate sobre a Ditadura no Chile através do filme "Machuca". 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
POHLMANN, J. F.. O vir illustre nso escritos de Quintus Aurelius Symmachus Eusebius. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
POHLMANN, J. F.. Diferentes percepções da pesquisa histórica. Vitória: Romanitas ? Revista de Estudos Grecolatinos, 2017 (Resenha).

2.
POHLMANN, J. F.. Diálogo sobre o tempo: entre a Filosofia e a História 2016 (Resenha).

3.
POHLMANN, J. F.. Uma identidade cristã-nicena: Graciano e Valentiniano II sob a pena de Ambrósio, bispo de Milão (374-392 d.C.) 2016 (Tese).

4.
POHLMANN, J. F.. SILVA, Gilvan Ventura da; SILVA, Érica Cristhyane Morais da. Fronteiras e identidades no Império Romano: aspectos sociopolíticos e religiosos. Vitória, ES: GM Editora, 2015, 210p.. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2015 (Resenha).

5.
POHLMANN, J. F.. STADLER, THIAGO DAVID. (2013). O Império Romano em cartas: glórias romanas em papel e tinta. Plínio o jovem e Trajano 98/113 d.C.. Buenos Aires: Universidad Católica Argentina, 2014 (Resenha).

6.
POHLMANN, J. F.. Alianças entre a Retórica e o Poder: um estudo sobre as orationes de Quinto Aurélio Símaco Eusébio (século IV). Curitiba-PR: Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná, 2012 (Dissertação).

7.
POHLMANN, J. F.. A Antiguidade Tardia balizada por aspectos políticos e institucionais. Ouro Preto: Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto, 2012 (Resenha).

8.
POHLMANN, J. F.. Paideia e retórica no Séc. IV D.C.: a construção da imagem do imperador Juliano segundo Gregório Nazianzeno. Curitiba-PR: Núcleo de Estudos Mediterrânicos - UFPR, 2012 (Resenha).

9.
POHLMANN, J. F.. O ilustre diálogo de Quinto Aurélio Símaco Eusébio (340-402?) com a tradição pagã e com homens públicos cristãos 2009 (Monografia).

10.
POHLMANN, J. F.; PINTO, Otávio Luiz Vieira . Hereges e pagãos: uma análise das definições sócio-religiosas nos séculos IV e V 2009 (Artigo completo (revista sem ISSN)).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
POHLMANN, J. F.. Coordenadora de Mesa de Comunicações no XXVII Ciclo de Debates em História Antiga - Etnicidades. 2017.

2.
POHLMANN, J. F.. Parecerista ad hoc - Revista História Questões e Debates. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
POHLMANN, J. F.; FRIGUETTO, R. . Identidade cristã. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
POHLMANN, J. F.. Diversas representações de poderes no Império Romano do Oriente. 2015. (Texto paradidático publicado em sitio de Internet).

2.
POHLMANN, J. F.. Algumas relações entre pagãos e cristãos durante o século IV d.C. 2015. (Texto paradidático publicado em sitio de Internet).

3.
POHLMANN, J. F.. Labirinto: História, historiografia e metodologia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
POHLMANN, J. F.. Atividades desenvolvidas durante o processo de Bolsa Sanduíche no exterior - PDSE - Processo BEX 7105/13-4. 2014. (Relatório de pesquisa).

5.
POHLMANN, J. F.. Labirinto. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
POHLMANN, J. F.. Labirinto: História e historiografia - 1ª parte. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
POHLMANN, J. F.. Labirinto: História e historiografia - 2ª parte. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
POHLMANN, J. F.. O ilustre diálogo de Quinto Aurélio Símaco Eusébio (340 ? 402?) com a tradição pagã e com homens públicos cristão. 2010. (Relatório de pesquisa).

9.
POHLMANN, J. F.; et alii ; MARTINS, A.P.V. . O cinema na sala de aula: Uma abordagem didática. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para professores do Ensino Fundamental e Médio).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FRIGUETTO, R.; POHLMANN, J. F.; Mocelim, A.. Participação em banca de Natália de Medeiros Costa. De Bellum Catilinae: a guerra em Salústio. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
FRIGUETTO, R.; POHLMANN, J. F.; Mocelim, A.. Participação em banca de Natália de Medeiros Costa. De Bellum Catilinae: a guerra em Salústio. 2017.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Ciclo Internacional e II Ciclo Nacional do GTHA-RS & Jornada de Estudos do GEMAM/UFMS: Corrupção, crimes e crises na Antiguidade. A "idade de ouro" promovida por Graciano nos panegíricos de Quinto Aurélio Símaco Eusébio (séc. IV d.C.). 2018. (Congresso).

2.
I Seminário Internacional do Grupo do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano da UNESP/Franca: Formas de confeccionar Histórias sobre a Antiguidade Clássica e Tardia.A proteção senatorial garantida por Graciano e louvada por Quinto Aurélio Símaco Eusébio (376 d.C.). 2018. (Seminário).

3.
As mulheres na História, na Literatura e nas Artes: entre práticas e representações. 2017. (Seminário).

4.
Fórum de Pesquisa em História: Fontes Históricas e Abordagens Metodológicas.Símaco e Ambrósio: documentos e abordagens metodológicas para pesquisas sobre políticas no Império Romano Ocidental (séc. IV d.C.). 2017. (Outra).

5.
I Ciclo internacional de palestras Labeca-Larp: Arqueologia das ilhas gregas - as escavações em Despotiko. 2017. (Seminário).

6.
Narrativas de mulheres e cultura material - I Roda de Conversa com a artista plástica Malu de Almeida. 2017. (Outra).

7.
Narrativas de mulheres e cultura material - Oficina temática com Profa. Dra. Ana Paula Vosne Martins. 2017. (Oficina).

8.
Narrativas de mulheres e cultura material - Oficina temática sobre memória e patrimônio com Profa. Dra. Roseli Boschila. 2017. (Oficina).

9.
VII Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da UNESP - Assis/Franca - Brasil. O jovem imperador Graciano e a esperaça de um novo século na "Laudação ao augusto Graciano", de Quinto Aurélio Símaco Eusébio (século IV d.C.). 2017. (Congresso).

10.
XXVII Ciclo de Debates em História Antiga: Etnicidades. Graciano: um imperador em luta contra alamanos e godos (séc. IV d.C.). 2017. (Congresso).

11.
A organização política romana na República: a campanha eleitoral e o delito da compra de votos. 2015. (Oficina).

12.
O exílio voluntário em Roma: um direito dos cidadãos romanos para evitar a condenação à morte. 2015. (Seminário).

13.
Una introducción a la historia económica y monetaria de la Roma Republicana. 2015. (Oficina).

14.
Projeto Pandora: produção de materiais paradidáticos digitais.Projeto Pandora: produção de materiais paradidáticos digitais. 2014. (Oficina).

15.
Diálogos Mediterrânicos IV: cultura, tradição e discurso de poder. 2013. (Encontro).

16.
Exilio y destierro en el Mediterráneo. 2013. (Seminário).

17.
Diálogos Mediterrânicos III. 2012. (Encontro).

18.
Diálogos Mediterrânicos II. 2011. (Encontro).

19.
I Seminário Franco-Brasileiro Identidades e Fronteiras na Península Ibérica Medieval. 2011. (Seminário).

20.
Diálogos Mediterrânicos 2010. 2010. (Seminário).

21.
Semana de Estudos do Medievo Oriental. Origens do monacato egípcio no século IV.. 2010. (Oficina).

22.
Semana de Estudos do Medievo Oriental. Textos apocalípticos na Antiguidade Tardia - Bizâncio e Islã. 2010. (Oficina).

23.
V Fórum de Pesquisa e pós-graduação e XVI Semana de História da UEM. 2010. (Congresso).

24.
8º Encontro de Extensão e Cultura da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2009. (Encontro).

25.
Ação Educativa em Museus - O kit didático pedagógico do MAE (8º Encontro de Extensão e Cultura da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão). 2009. (Oficina).

26.
Diálogos Mediterrânicos 2009. 2009. (Seminário).

27.
III Semana Acadêmica de História da UFPR. 2009. (Congresso).

28.
Arquitetura ao longo da História: permanências e rupturas. 2008. (Outra).

29.
Feira de Cursos e Profissões - UFPR.Atuação como monitora. 2008. (Outra).

30.
Fontes, Saberes e Tradições. 2008. (Congresso).

31.
III Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais e X Ciclo de Estudo Antigos e Medievais. 2008. (Congresso).

32.
Merovigian and Caroligian Gaul - Researches. 2008. (Encontro).

33.
Subjetividade e Pluralidade: reflexão e sentimento na História. 2008. (Congresso).

34.
Transferências culturais ao longo da História - conceituação e estudo de casos. 2008. (Outra).

35.
XIX Encontro Regional de História - ANPUH São Paulo. 2008. (Encontro).

36.
A História no Cinema. 2007. (Outra).

37.
Cinema e Literatura. 2007. (Outra).

38.
Feira de Cursos e Profissões-UFPR.Atuação como Monitora do Curso de História. 2007. (Outra).

39.
I Seminário Argentina-Brasil-Chile de História Antiga e Medieval "Instituições, Poderes e Jurisdições". 2007. (Seminário).

40.
Facetas do Império na História: Conceitos e Métodos. 2006. (Outra).

41.
Feira de Cursos e Profissões-UFPR.Atuação como Monitora do Curso de História. 2006. (Outra).

42.
História das Guerras. 2006. (Outra).

43.
Nos caminhos da rota de seda - o testemunho dos relatos de viajantes medievais. 2006. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, M. M. ; POHLMANN, J. F. . I Seminário Internacional do Grupo do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano da UNESP/Franca: Formas de confeccionar Histórias sobre a Antiguidade Clássica e Tardia. 2018. (Outro).

2.
POHLMANN, J. F.; MENDES, A. L. . Seminário As mulheres na História, na Literatura e nas Artes: entre práticas e representações. 2017. (Outro).

3.
ZAERA, A. B. ; POHLMANN, J. F. ; SENKO, E. C. . Oficina de estudo e pesquisa - A organização política romana na República: a campanha eleitoral e o delito da compra de votos. 2015. (Outro).

4.
GUIMARAES, M. L. ; POHLMANN, J. F. ; et alii . Evento de Extensão História no Cinema: encontro de análise e crítica historiográfica na produção fílmica ? semana de História Antiga e Medieval. 2012. (Outro).

5.
GUIMARAES, M. L. ; POHLMANN, J. F. ; et alii . Evento de Extensão História no Cinema: encontro de análise e crítica historiográfica na produção fílmica ? semana de História Moderna e Contemporânea. 2012. (Outro).

6.
Professores convidados ; POHLMANN, J. F. . Diálogos Mediterrânicos III. 2012. (Outro).

7.
Professores convidados ; POHLMANN, J. F. . Diálogos Mediterrânicos II. 2011. (Outro).

8.
POHLMANN, J. F.; SENKO, E. C. ; PINTO, Otávio Luiz Vieira ; BASSI, R. J. ; LOSSIO JR., Walter . Fontes, Saberes e Tradições. 2008. (Outro).




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