Luiz Alexandre da Silva Rosado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1967525251066948
  • Última atualização do currículo em 24/12/2018


Doutor em Ciências Humanas (Educação) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2012), com parte da pesquisa desenvolvida na Universitá Cattolica del Sacro Cuore (UCSC - Milão). Mestre em Educação na linha de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação em Processos Educacionais na Universidade Estácio de Sá (UNESA, 2008). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (2004) com habilitação em Publicidade e Propaganda. Foi professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá (UNESA) e da pós-graduação em Educação com Aplicação de Informática na UERJ (2007-2012). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ensino Superior do INES, na área de Educação e TICs (2014-). Integrou o Diretório de Pesquisas Jovens em Rede (JER) na PUC-Rio (Departamento de Educação) de 2008 a 2015. Atualmente é colaborador da linha de pesquisa TICPE do PPGE UNESA (2014-) e um dos líderes do Grupo de Pesquisa Educação, Mídias e Comunidade Surda no DESU/INES. É um dos organizadores da série "Educação e tecnologia: parcerias" da UNESA (volumes 2, 3 e 4) e do livro bilíngue (inglês-português) "Educação e tecnologia: abordagens críticas". Foi orientador de alunos do curso de especialização em Mediação Pedagógica na CCEAD/PUC-Rio e co-orienta, atualmente, alunos da linha de pesquisa TICPE UNESA. Atua principalmente nos seguintes temas: mídia-educação, juventude e mídia, novas tecnologias da informação e comunicação, letramento visual, autoria digital emergente, autoria acadêmica, processos de construção, transições e transformações tecnológicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Alexandre da Silva Rosado
Nome em citações bibliográficas
ROSADO, Alexandre;ROSADO, ALEXANDRE;ROSADO, LUIZ ALEXANDRE DA SILVA

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Nacional de Educação de Surdos, DESU - Departamento de Ensino Superior.
Rua das Laranjeiras 232
Laranjeiras
22240003 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22857546
Ramal: 1532
URL da Homepage: http://ines.gov.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
com período sanduíche em Universita Cattolica del Sacro Cuore di Milano (Orientador: Pier Cesare Rivoltella).
Título: Quando os doutorandos visitam o ciberespaço: o uso de suportes digitais na produção acadêmica em um período de transições, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Maria Apparecida Campos Mamede Neves.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Ensino Superior; Autoria; Mídias digitais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
2006 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: Autoria textual coletiva fora do âmbito acadêmico e institucional: análise da comunidade virtual Wikipédia e suas contribuições para a Educação,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Estrella D´alva Benaion Bohadana.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Construtivismo; Comunidades virtuais; Groupware; Autoria coletiva; Wiki.
2000 - 2004
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: A Comunicação via Internet e sua Utilização como Ferramenta para a Coesão de Grupo: Um Estudo de Caso.
Orientador: Paulo Passos de Oliveira.




Formação Complementar


2016 - 2016
Introdução à teoria a mídia alemã. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2013 - 2013
Cibercultura e ´produção científica. (Carga horária: 3h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2013 - 2013
Os professores e as mídias no contexto europeu. (Carga horária: 6h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2012 - 2012
O Ensino de Escrita na Universidade. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2009 - 2009
Tecnologia Assistiva. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2009 - 2009
Cérebro, Corpo e Modernidade. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2007 - 2007
Autogestão Existencial. (Carga horária: 5h).
Associação Internacional de Programação Existencial, APEX, Brasil.
2003 - 2003
Curso para Formação de Autores. (Carga horária: 16h).
Centro de Altos Estudos da Conscienciologia, CEAEC, Brasil.
2002 - 2002
Curso para Formação do Pesquisador - Módulo I. (Carga horária: 78h).
Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, IIPC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
DESU - Departamento de Ensino Superior - Área de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias de Informação e Comunicação II
05/2016 - Atual
Direção e administração, DESU - Departamento de Ensino Superior, .

Cargo ou função
Coordenação de Pós-graduação do Departamento de Ensino Superior.
06/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , DESU - Departamento de Ensino Superior, .

03/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, DESU - Departamento de Ensino Superior, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para implantação do Mestrado Profissional Interdisciplinar no INES DESU.
03/2018 - 07/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias de Informação e Comunicação I
08/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias de Informação e Comunicação II
08/2017 - 10/2017
Ensino, Educação de surdos: uma perspectiva bilíngue em construção, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Mídias e Educação de Surdos
03/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias de Informação e Comunicação I
09/2016 - 02/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias de Informação e Comunicação II
11/2015 - 12/2016
Extensão universitária , DESU - Departamento de Ensino Superior, .

Atividade de extensão realizada
Curso de extensão ?Criação e produção de mídia: imagem, vídeo e publicação digital?.
04/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias de Informação e Comunicação I
01/2016 - 05/2016
Ensino, Educação de surdos: uma perspectiva bilíngue em construção, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tecnologias na educação de surdos
05/2015 - 04/2016
Outras atividades técnico-científicas , DESU - Departamento de Ensino Superior, DESU - Departamento de Ensino Superior.

Atividade realizada
Conteudista/autor da disciplina Tecnologias de Informação e Comunicação II (EaD) no NEO.
08/2015 - 03/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias de Informação e Comunicação II
11/2014 - 10/2015
Outras atividades técnico-científicas , DESU - Departamento de Ensino Superior, DESU - Departamento de Ensino Superior.

Atividade realizada
Membro do Núcleo de Educação Online do INES DESU.

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40

Atividades

7/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-graduação em Educação PPGE UNESA, .

03/2014 - 06/2014
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação:perspectiva histórico-filosófica (com a Profº Estrella Bohadana)
Prática de Pesquisa TICPE
02/2014 - 06/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Prática em Educação VI
08/2013 - 12/2013
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Pesquisa em TICPE
Seminário de Pesquisa (com as Profas. Alda Judith Alves-Mazzotti e Lúcia Regina Goulart Vilarinho)

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 5
Outras informações
Projetos do Diretório de Pesquisas Jovens em Rede.

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de pós-graduação, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aluno do curso de Doutorado Ciências Humanas - Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa Jovens em Rede.

Atividades

11/2012 - 08/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação, .

08/2009 - 12/2009
Estágios , Departamento de Educação, .

Estágio realizado
Disciplina "Mídia, Tecnologia e Educação" do curso de Pedagogia da PUC-Rio.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação, Carga horária: 3

Atividades

04/2012 - 05/2012
Ensino, Educação com aplicação da Informática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Escrita colaborativa
08/2009 - 09/2009
Ensino, Educação com aplicação da Informática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Escrita colaborativa
8/2008 - 10/2008
Ensino, Educação com aplicação da Informática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Escrita colaborativa
10/2007 - 12/2007
Ensino, Educação com aplicação da Informática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Informática prática

Centro Musical Montanha Studio, CMMS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Sócio-investidor, Enquadramento Funcional: Publicitário / Administrador, Carga horária: 4
Outras informações
Elaboração de materiais gráficos e audiovisuais. Elaboração de materiais pedagógicos junto a equipe de professores.


Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, IIPC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Atendimento de palestras, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação de Comunicação - Assinvéxis, Carga horária: 6
Outras informações
Atuação como voluntário na coordenação da comunicação do departamento que tratava de assuntos relacionados à juventude no Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia.

Atividades

07/2004 - 12/2008
Ensino, Curso Integrado de Projeciologia, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Projeciologia


Linhas de pesquisa


1.
Tecnologias da Informação e Comunicação
2.
Construção do conhecimento
3.
Processos culturais, instâncias de socialização e educação
4.
Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais
5.
Educação Bilíngue de/para Surdos
6.
Letramento visual
7.
Mídia-educação


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
PRODUÇÃO VISUAL NA COMUNIDADE SURDA: prática pedagógica, comunicação e linguagens

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cristiane Correia Taveira em 07/11/2015.
Descrição: O objetivo geral desta pesquisa é mapear e aperfeiçoar didáticas específicas desenvolvidas por professores surdos e não-surdos em contextos de Educação Bilíngue no INES, tendo como predominância os processos de letramento ou alfabetismo visual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Luiz Alexandre da Silva Rosado - Integrante / Cristiane Correia Taveira - Coordenador / Tatiana Bolivar Lebedeff - Integrante.
2014 - 2017
JOVENS EM JOGO: uso de jogos eletrônicos digitais na construção do pensamento reflexivo

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Apparecida Campos Mamede Neves em 29/01/2014.
Descrição: Estudar as relações da juventude com o universo cultural das mídias tem sido o campo das investigações conduzidas pelo Diretório de pesquisa Jovens em Rede (JER) do Departamento de Educação da PUC-Rio, há 17 anos apoiado e certificado pelo CNPq. Como mais um desdobramento do tema central das investigações do JER a juventude o projeto propõe uma grande investigação que tem como meta a inserção de jovens na cultura digital usando o jogo eletrônico digital como elemento disparador desse processo. Pra tal, se desdobra em quatro propostas inovadoras, não necessariamente sucessivas, e adotando os procedimentos de uma pesquisa iluminativa, nos termos de Parllet e Hamilton: 1) uma ação investigativa com jovens da região de Tinguá, Estado do Rio de Janeiro; 2) com jovens de uma cidade do circuito do ouro em Minas Gerais ainda a ser escolhida (provavelmente São João Del Rei ); 3) com jovens da República de São Tomé e Príncipe (África); 4) um trabalho integrado com jovens dos três lugares ligados em rede pela internet. A pesquisa tem o apoio do CNPq ( 2013-2017) e se acha em fase inicial, em princípio estudando as três regiões escolhidas, o contexto sociocultural de cada uma, as possibilidades de realização da proposta. Já constituiu um acervo consistente de conhecimento de duas regiões, Tinguá ( Brasil) e São Tomé e Príncipe (África), contando em Tinguá com a parceria da disciplina DSG1002 Projeto Planejamento da graduação em Design e do Laboratório Interdisciplinar Design Educação (LIDE) do departamento de Artes e Design da PUC-Rio, sob a coordenação da Prof. Dra. Rita Couto. Para a realização em São Tomé e Príncipe, além da colaboração do grupo de Design, o projeto se desenvolve com o apoio e a chancela da UNICEF, na pessoa de Tanya Radosavljevic, Deputy Representative UNICEF na República de São Tomé e Príncipe. A coordenação geral será feita pelo Diretório Jovens em rede, também certificado pelo CNPq, sob a coordenação da Professora Emérita Maria Apparecida Mamede-Neves..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Luiz Alexandre da Silva Rosado - Integrante / Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro - Integrante / Maria Apparecida Campos Mamede Neves - Coordenador / Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa - Integrante / Ana Valéria de Figueiredo - Integrante / Tatiane Marques de Oliveira Martins - Integrante / Rita Couto - Integrante / Agenor Pereira da Costa - Integrante / Arlena Maria Cruz de Carvalho - Integrante.
2014 - 2017
ITINARÁRIOS PEDAGÓGICOS da Concepção de Materiais Didáticos Digitais

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa em 15/01/2015.
Descrição: As redes digitais permitem uma nova distribuição dos conhecimentos, disponibilizando-os por diferentes formas de acesso. Assim, reduz-se a necessidade da memorização e amplia-se o leque de informações acessíveis. Esse cenário, que favorece a circulação de informações, requer novas formas de organização. Tendo como ponto de partida a concepção de Itinerários Pedagógicos desenvolvida por Pedrosa e Tortori, a pesquisa buscará compreender a concepção de materiais didáticos autorais de curta duração, sob uma perspectiva interdisciplinar, ou seja, identificando e integrando relações entre os elementos a partir de saberes de diferentes áreas. A pesquisa encontra-se no cruzamento da pesquisa-ação e da etnografia, de acordo com Barbier, Thiollent, Stake e Yin, tendo como referencial o Modelo Dramatúrgico de Goffman, a Teoria Ator-Rede (TAR) de Bruno Latour e a Antropologia Interpretativa de Geertz. Para o tratamento de dados específicos poderão ser consideradas a Análise de Conteúdo inspirada em Bardin e Bauer, a Análise Imagética de Santaella e a Semiótica da Cultura de Lotman..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Luiz Alexandre da Silva Rosado - Integrante / Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa - Coordenador / Sandro de Paiva Carvalho - Integrante / Anderson de Oliveira Vallejo - Integrante / Monique da Silva de Araujo - Integrante / Daniela Punaro Baratta de Faria - Integrante.
2011 - 2014
MÍDIAS SOCIAIS E RELACIONAMENTO PAIS E FILHOS: determinantes psicossociais e estratégias educativas
Descrição: O presente projeto inaugura um novo momento na parceria internacional que o Diretório de Pesquisa Jovens em Rede (JER) do Departamento de Educação da PUC-Rio vem desenvolvendo, em pesquisas anteriores, com o CREMIT Centro de Pesquisas em Mídia, Educação e Novas Tecnologias, da Università Cattolica Del Sacro Cuore di Milano - Itália, coordenado pelo Professor Doutor Píer Cesare Rivoltella. Agora, estes dois diretórios estarão realizando concomitantemente uma única pesquisa dentro da mesma temática, metodologia e período de realização, com jovens de mesma faixa etária, configurando-se, portanto, uma parceria internacional plena. A pesquisa terá como campo de estudo as formas de educação que estão presentes hoje entre os pais, no momento em que as mídias sociais exercem um grande fascínio em pré-adolescentes e adolescentes, delimitando as possibilidades de seu exercício. Toma como questão disparadora saber o que representam, no mundo de pais e filhos, o uso dos novos espaços de socialização via internet, tendo como eixo principal a convergência de mídias através das redes sociais, avançando para outra questão igualmente importante: como esses pais trabalham essa utilização dos novos espaços de socialização via internet no âmbito dos sistemas formativos. Os objetivos pretendidos são, portanto: investigar as representações dos pais sobre os novos espaços de socialização via internet, a partir de sua relação com os filhos, em especial o uso (ou o não-uso) de redes sociais; investigar, em contrapartida, as representações dos filhos sobre os espaços de socialização via internet a partir de sua relação com os pais, tendo como eixo principal a sua inserção e uso de redes sociais dentro ou fora da escola. E finalmente, compreender como os novos espaços de socialização via internet são trabalhados na relação entre pais e filhos, quando tais espaços envolvem e reconfiguram os sistemas formativos e proporcionam maior convergência de mídias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luiz Alexandre da Silva Rosado - Integrante / Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro - Integrante / Maria Apparecida Campos Mamede Neves - Coordenador / Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa - Integrante / Ana Valéria de Figueiredo - Integrante / Tatiane Marques de Oliveira Martins - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - 2011
MESTRES NA WEB:representação e significação da Internet por professores de ensino médio
Descrição: A investigação institucional MESTRES NA WEB: representação e significação da Internet por professores de Ensino Médio, tem como objeto de estudo a relação do professor de ensino médio com a mídia digital, em confronto com o perfil relacionado também à midia digital de jovens universitários que foram seus alunos no ensino médio e que se constituíram o foco de atenção da pesquisa Jovens em Rede, terminada em março de 2008.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) .

Integrantes: Luiz Alexandre da Silva Rosado - Integrante / Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro - Integrante / Maria Apparecida Campos Mamede Neves - Coordenador / Ernani Ferraz - Integrante / Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa - Integrante / Ana Valéria de Figueiredo - Integrante / Marcela Afonso Fernandez - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2005 - 2008
JOVENS EM REDE: representação e significação da Internet pelo olhar de jovens universitários
Descrição: A pesquisa institucional que se pretende desenvolver a partir de março de 2005 está ligada a um conjunto de pesquisas realizadas sobre a construção do Campo de Problematização Moral dos Jovens, pesquisas essas reunidas no Diretório de pesquisa "Campos de problematização moral do jovem e a Mídia", do Departamento de Educação da PUC-Rio, certificado e consolidado pelo CNPq. Tendo como tema central de estudo a relação do jovem universitário com a Internet e a possível influência desse poderoso canal de comunicação sobre suas próprias posições diante do mundo, a pesquisa ora em projeto pretende, como objetivo central, identificar, no universo de jovens universitários, os campos de representação da Internet e seus significados; verificando, mais especificamente, que expressão tem, para esses jovens universitários, o jornal on line. Como desdobramento deste objetivo central, os objetivos específicos são: verificar as possíveis articulações entre as apropriações e interações desses jovens no uso da Internet e os campos de representação que fazem dela; verificar o posicionamento dos jovens em relação à possibilidade de influência da Internet como um todo e do conteúdo das matérias veiculadas nos jornais on line na construção dos campos deproblematização da juventude atual. Esta investigação vai ter como contraponto uma pesquisa sobre temática semelhante e que seguirá os mesmos passos metodológicos, coordenada pelo Prof. Dr. Píer Cesare Rivoltella da Universidade Católica de Milão, universidade com a qual a PUC-Rio já tem celebrado um convênio de cooperação acadêmica.".
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Luiz Alexandre da Silva Rosado - Integrante / Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro - Integrante / Maria Apparecida Campos Mamede Neves - Coordenador / Fernando Vidal - Integrante / Ernani Ferraz - Integrante / Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa - Integrante / Ana Valéria de Figueiredo - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2017 - Atual
Criação e produção de Informes bilíngues para o DESU
Descrição: Atividade de caráter permanente em que o professor orientador e o aluno colaborador alimentam com novos informativos os Informes bilíngues do DESU. O aluno colaborador desenvolverá habilidades de síntese jornalística, técnicas de gravação e técnicas de criação de mídia com uso de PPT..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Luiz Alexandre da Silva Rosado - Coordenador / Claudia Pimentel - Integrante.
2015 - 2016
Criação e produção de mídia: imagem, vídeo e publicação digital
Descrição: O aluno das oficinas terá acesso a conceitos e práticas visando se tornar criador e produtor de mídias digitais para a educação de surdos de acordo com os princípios da Mídia-educação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Luiz Alexandre da Silva Rosado - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Espaço (Rio de Janeiro. 1990)
2013 - Atual
Periódico: Educação e Cultura Contemporânea


Revisor de periódico


2000 - 2003
Periódico: Gestações Conscienciais
2012 - Atual
Periódico: UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação
2013 - Atual
Periódico: Educação On-Line (PUCRJ)
2015 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação
2015 - Atual
Periódico: Leitura. Teoria & Prática
2015 - Atual
Periódico: Revista História Hoje


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Mídias digitais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA2018TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA ; ROSADO, LUIZ ALEXANDRE DA SILVA . Monografar em Libras: buscando padrões de escrita em vídeo-registros acadêmicos. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 6, p. 498-529, 2018.

2.
TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA2017TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA ; ROSADO, ALEXANDRE . O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez. Revista Pedagógica (Unochapecó. Impresso), v. 18, p. 174, 2017.

3.
CARVALHO, S. P.2017CARVALHO, S. P. ; PEDROSA, S. M. P. A. ; ROSADO, Alexandre . A produção de jogos eletrônicos para a educação: investigando os bastidores. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE), v. 21, p. 374-386, 2017.

4.
ROSADO, ALEXANDRE2017ROSADO, ALEXANDRE; SOUSA, A. M. ; NEJM, V. C. B. . A produção de vídeo no contexto da surdez: relato de uma experiência mídia-educativa na disciplina TICs do curso bilíngue de Pedagogia do INES. ESPAÇO (RIO DE JANEIRO. 1990), v. 48, p. 197-217, 2017.

5.
ROSADO, Alexandre;ROSADO, ALEXANDRE;ROSADO, LUIZ ALEXANDRE DA SILVA2015ROSADO, Alexandre; BOHADANA, Estrella. ; LEMGRUBER, M. S. ; FERREIRA, Giselle . De Metrópolis a Matrix: arte e filosofia na formação de pesquisadores em educação. Leitura. Teoria & Prática, v. 33, p. 97-110, 2015.

6.
ROSADO, LUIZ ALEXANDRE DA SILVA2015ROSADO, LUIZ ALEXANDRE DA SILVA; TOMÉ, VITOR MANUEL NABAIS . As redes sociais na internet e suas apropriações por jovens brasileiros e portugueses em idade escolar. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, v. 96, p. 11-25, 2015.

7.
ROSADO, Alexandre;ROSADO, ALEXANDRE;ROSADO, LUIZ ALEXANDRE DA SILVA2015ROSADO, Alexandre; MARTINS, T. M. O. . Redes sociais na internet e visões polarizadas de pais de alunos. Educação e Cultura Contemporânea, v. 27, p. 341-367, 2015.

8.
ROSADO, Alexandre;ROSADO, ALEXANDRE;ROSADO, LUIZ ALEXANDRE DA SILVA2014ROSADO, Alexandre. Escrita acadêmica, uso de suportes digitais e cartografia de brechas: por uma autoria disruptiva em cursos de pós-graduação. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. VIII, p. 2145-2148, 2014.

9.
TAVEIRA, Cristiane C.2013TAVEIRA, Cristiane C. ; ROSADO, Alexandre . Por uma compreensão do letramento visual e seus suportes: articulando pesquisas sobre letramento, matrizes de linguagem e artefatos surdos.. Espaço (Rio de Janeiro. 1990), v. 20, p. 27-42, 2013.

10.
MAMEDE-NEVES, M. A. C. M.2013 MAMEDE-NEVES, M. A. C. M. ; ROSADO, Alexandre ; MARTINS, T. M. O. . Mídias digitais na escola: A 'eterna' fase de transição? Apropriações e perspectivas encontradas entre estudantes e professores.. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 11, p. 515-536, 2013.

11.
ROSADO, Alexandre;ROSADO, ALEXANDRE;ROSADO, LUIZ ALEXANDRE DA SILVA2012 ROSADO, Alexandre; MAMEDE-NEVES, M. A. C. M. . Lendo o mundo com antigas e novas mídias: o que os professores pensam a respeito do livro, da TV, da internet e do computador. Leitura. Teoria & Prática, v. 30, p. 2207-2221, 2012.

12.
ROSADO, Alexandre;ROSADO, ALEXANDRE;ROSADO, LUIZ ALEXANDRE DA SILVA2012ROSADO, Alexandre; TAVEIRA, Cristiane C. . Formando professores para a Educação Inclusiva: a experiência de criação do site 'IHA Informa' a partir de demandas e práticas docentes. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 1-10, 2012.

13.
ROSADO, Alexandre;ROSADO, ALEXANDRE;ROSADO, LUIZ ALEXANDRE DA SILVA2010ROSADO, Alexandre; TAVEIRA, Cristiane C. . Tecnologia Assistiva (TA) e alunos com deficiência visual: Um recorte sobre representações na disputa entre Braille e Dosvox. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, p. 1-13, 2010.

14.
ROSADO, Alexandre;ROSADO, ALEXANDRE;ROSADO, LUIZ ALEXANDRE DA SILVA2008 ROSADO, Alexandre. O outro lado da moeda na autoria textual coletiva: o perfil dos construtores da Wikipédia. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, p. 1-10, 2008.

15.
ROSADO, Alexandre;ROSADO, ALEXANDRE;ROSADO, LUIZ ALEXANDRE DA SILVA2002ROSADO, Alexandre. Adolescente Teofílico (Intrafisicologia). Conscientia, v. 6, p. 10-21, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FERREIRA, Giselle (Org.) ; ROSADO, Alexandre (Org.) ; CARVALHO, Jaciara de Sá (Org.) . Educação e Tecnologia: abordagens críticas [Education and Technology: critical approaches]. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Universidade Estácio de Sá, 2017. v. 1. 663p .

2.
ROSADO, Alexandre; FERREIRA, Giselle (Org.) . Educação e Tecnologia: Parcerias volume 4. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Estácio de Sá, 2015. v. 1. 355p .

3.
ROSADO, Alexandre; FERREIRA, Giselle (Org.) ; LEMGRUBER, M. S. (Org.) ; BOHADANA, Estrella. (Org.) . Educação e Tecnologia: Parcerias 3.0. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Universidade Estácio de Sá, 2014. v. 1. 432p .

4.
ROSADO, Alexandre; BOHADANA, Estrella. (Org.) ; FERREIRA, Giselle (Org.) . Educação e Tecnologia: Parcerias 2.0. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Universidade Estácio de Sá, 2013. v. 1. 400p .

Capítulos de livros publicados
1.
ROSADO, Alexandre; FERREIRA, Giselle ; CARVALHO, Jaciara de Sá . Educação e Tecnologia na literatura acadêmica on-line em português. In: FERREIRA, G. M. S.; ROSADO, L. A. S.; CARVALHO, J. S. (Org.). Educação e Tecnologia: abordagens críticas [ Education and Technology: critical approaches]. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Universidade Estácio de Sá, 2017, v. 1, p. 208-254.

2.
ROSADO, Alexandre; FERREIRA, Giselle ; CARVALHO, Jaciara de Sá . Education and Technology in online academic literature in Portuguese. In: FERREIRA, G. M. S.; ROSADO, L. A. S.; CARVALHO, J. S. (Org.). Educação e Tecnologia: abordagens críticas [Education and Technology: critical approaches]. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Universidade Estácio de Sá, 2017, v. 1, p. 256-299.

3.
TAVEIRA, Cristiane C. ; ROSADO, Alexandre . O letramento visual como chave de leitura das práticas pedagógicas e da produção de artefatos no campo da surdez. In: Tatiana Bolivar Lebedeff. (Org.). Letramento visual e surdez. 1ed.Rio de Janeiro: Wak, 2017, v. , p. 17-47.

4.
TAVEIRA, Cristiane C. ; ROSADO, Alexandre ; LEMOS, Glauber de S. ; FURRIEL, Maria de F. S. . O vídeo digital na produção de monografias em língua de sinais: novas tecnologias para o acesso de surdos ao texto acadêmico. In: PEDRO, N. et al. (Org.). Digital Technologies & Future School. 1ed.Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016, v. 1, p. 409-424.

5.
TAVEIRA, Cristiane C. ; ROSADO, Alexandre ; LEMOS, Glauber de S. ; FURRIEL, Maria de F. S. . Novas tecnologias na produção de monografias em Libras com alunos do INES: língua de sinais, performance surda e o uso do vídeo digital. In: Luiz Alexandre da Silva Rosado; Giselle Martins dos Santos Ferreira. (Org.). Educação e Tecnologia: Parcerias volume 4. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Estácio de Sá, 2015, v. 1, p. 142-186.

6.
FERREIRA, Giselle ; BOHADANA, Estrella. ; ROSADO, Alexandre . On the use of Facebook in higher education: three emerging themes. In: Vitor Nabais Tomé; Evelyne Bévort; Vitor Reia-Baptista. (Org.). Research on social media: a glocal view.. 1ed.Lisboa: RVJ-Editores, Lda., Science and Technology Portuguese Foundation and CIAC-Algarve University, 2015, v. , p. 91-101.

7.
BIANCO, P. H. ; ROSADO, Alexandre . Autoria e autonomia em uma experiência de formação continuada online de docentes militares. In: Luiz Alexandre da Silva Rosado et al.. (Org.). Educação e Tecnologia: Parcerias 3.0. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Universidade Estácio de Sá, 2014, v. 3, p. 213-239.

8.
TAVEIRA, Cristiane C. ; ROSADO, Alexandre . Tecnologia Assistiva (TA) e Alunos com deficiência Visual: um Recorte Sobre Representações da disputa entre Braille e Dosvox.. In: MANZINI, E. J.; MARQUEZINE, M. C.; BUSTO, R. M.. (Org.). Questões de Linguagem na Educação Especial.. 1ed.São Carlos: ABPEE: Marquezine & Manzini, 2014, v. , p. 79-96.

9.
TAVEIRA, Cristiane C. ; ROSADO, Alexandre . Tecnologia Assistiva (TA) e Alunos com deficiência Visual: um Recorte Sobre Representações da disputa entre Braille e Dosvox.. In: MARQUEZINE, M. C.; BUSTO, R. M. & MANZINI, E. J.. (Org.). Surdo, Cego e Surdocego frente às questões da inclusão escolar. 1ed.São Carlos: Marquezine & Manzini, 2014, v. , p. 97-114.

10.
ROSADO, Alexandre; MAMEDE-NEVES, M. A. C. M. . Jovens alunos em tempos de redes sociais na internet: coletando pistas sobre o lugar da família e da escola. In: Luiz Alexandre da Silva Rosado; Estrella D´Alva Benaion Bohadana; Giselle Martins dos Santos Ferreira. (Org.). Educação e Tecnologia: Parcerias 2.0. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Universidade Estácio de Sá, 2013, v. 2, p. 328-376.

11.
ROSADO, Alexandre. Projetos de autoria coletiva em ambientes educacionais on-line: propondo alguns princípios norteadores.. In: Maria Apparecida Mamede-Neves; Antonio Maurício Castanheira das Neves. (Org.). As coisas são coisas até que os jovens em rede provem o contrário.. 1ed.Rio de Janeiro: Arara Azul, 2008, v. 1, p. 305-342.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TAVEIRA, Cristiane C. ; ROSADO, Alexandre ; LEMOS, Glauber de S. ; FURRIEL, Maria de F. S. . O vídeo digital na produção de monografias em língua de sinais: novas tecnologias para o acesso de surdos ao texto acadêmico. In: IV Congresso Internacional das TIC na Educação, 2016, Lisboa. Atas do IV Congresso Internacional das TIC na Educação. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016. v. 1. p. 753-768.

2.
LEMGRUBER, M. S. ; BOHADANA, Estrella. ; ROSADO, Alexandre . Tecnologia e educação: utopias e distopias a partir da filosofia e da arte. In: VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014, Rio de Janeiro. Anais do VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação: O que pode a escola hoje em nossa América?. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014. p. 1-16.

3.
BIANCO, P. H. ; ROSADO, Alexandre . Autoria e autonomia de docentes militares em um curso de formação continuada a distância: três tendências encontradas nos fóruns de discussão. In: 4º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia, 2014, Rio de Janeiro. 4º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia: Culturas: Encontros e Desencontros. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2014. v. 1. p. 759-765.

4.
ROSADO, Alexandre. Academic authorship of newly-graduated doctors in Education and the use of digital technologies in their courses: looking for a more complete learning. In: 37th Annual Conference of the Association for Teacher Education in Europe, 2013, Eskisehir. Proceedings of the 37th Annual Conference of ATEE. Bruxelas: ATEE, 2012. p. 285-308.

5.
ROSADO, Alexandre; MARTINS, T. M. O. . As redes sociais na internet e as visões polarizadas de pais de alunos: um estudo exploratório e qualitativo. In: VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias, 2013, Rio de Janeiro. As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na Atualidade. Rio de Janeiro: UERJ, 2013. v. 1. p. 1-17.

6.
ROSADO, Alexandre; MARTINS, T. M. O. . What do the parents of students think about online social networks? Polarized visions about the uses of connected digital support. In: Winter Conference of the Association for Teacher Education in Europe, 2013, Gênova. Learning & Teaching with Media & Technology - ATEE-SIREM Winter Conference Proceedings. Bruxelas: ATEE, 2013. v. 1. p. 511-521.

7.
ROSADO, Alexandre; TOMÉ, V. M. N. . As redes sociais na internet e suas apropriações por jovens brasileiros e portugueses em idade escolar: analisando resultados de duas pesquisas convergentes.. In: VII Simpósio Nacional da ABCiber, 2013, Curitiba. Anais VII Simpósio Nacional da ABCiber - Compartilhamento e a Criptografia de Informações. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), 2013. p. 1-15.

8.
ROSADO, Alexandre; TAVEIRA, Cristiane C. . Formando professores para a educação inclusiva: a experiência de criação do site ?IHA INFORMA? a partir das demandas e práticas docentes.. In: VII Conferência Internacional de TIC na Educação, 2011, Braga. Actas da VII Conferência Internacional de TIC na Educação. Braga: Universidade do Minho, 2011. v. 7.

9.
MAMEDE-NEVES, M. A. C. M. ; ROSADO, Alexandre ; MARTINS, T. M. O. . Digital medias in school: the ?everlasting? transitional phase? Appropriation and perspectives found among students and teachers. In: 15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching, 2011, Braga. Proceedings of the 15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching. Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2011. v. 1. p. 840-848.

10.
ROSADO, Alexandre; TAVEIRA, Cristiane C. . Formando professores para a educação inclusiva: a experiência de criação do site ?IHA Informa? a partir das demandas e práticas docentes. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Rio de Janeiro: Anped, 2011. v. 1. p. 1-15.

11.
TAVEIRA, Cristiane C. ; ROSADO, Alexandre . Formando professores para a Educação Inclusiva: a experiência de criação do site IHA Informa a partir das demandas e práticas docentes. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010, São Carlos. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. São Carlos: UFSCar / ABPEE, 2010. v. 1. p. 3249-3265.

12.
TAVEIRA, Cristiane C. ; ROSADO, Alexandre . Tecnologia Assistiva (TA) e Alunos com deficiência visual: um recorte sobre barreiras de comunicação e suas representações. In: V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2009, Londrina. Anais do V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2009. v. V.

13.
TAVEIRA, Cristiane C. ; ROSADO, Alexandre . Tecnologia assistiva (TA) e alunos com deficiência visual: um recorte sobre representações na disputa entre braille e Dosvox. In: 7º Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação, 2009, Rio de Janeiro. 7º Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2009. v. VII.

14.
ROSADO, Alexandre. A Wikipédia e suas contribuições para a aprendizagem cooperativa através da autoria textual coletiva. In: XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Porto Alegre: ediPUCRS, 2008.

15.
ROSADO, Alexandre. Escrevendo juntos no ciberespaço: autoria textual coletiva em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: VI E-TIC - 6º Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação, 2008, Rio de Janeiro. VI E-TIC - 6º Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2008. v. 1.

16.
ROSADO, Alexandre; BOHADANA, Estrella. . Análise da produção textual na Wikipédia: novos rumos da inteligência coletiva fora do âmbito acadêmico e institucional. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. Desafios da Educação Básica, a Pesquisa em Educação. Vitória: UFES - Universidade Federal do Espírito Santo, 2007. p. 383-384.

17.
ROSADO, Alexandre; BOHADANA, Estrella. . Autoria textual coletiva fora do âmbito acadêmico: delineando o perfil dos wikipedistas. In: 1º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia, 2007, Rio de Janeiro. 1º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia: diálogo entre culturas. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2007. v. 1.

18.
ROSADO, Alexandre; BOHADANA, Estrella. . Autoria coletiva na educação: análise da ferramenta wiki para cooperação e colaboração no ambiente virtual de aprendizagem moodle. In: V E-TIC - 5º Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação, 2007, Rio de Janeiro. 5º Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2007. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TAVEIRA, Cristiane C. ; ROSADO, Alexandre . The production of visual digital resources by deaf teachers: using new technologies in teaching practices with sign language. In: ATEE Winter Conference ?Learning & Teaching with Media & Technology?, 2013, Gênova. ATEE Winter Conference ?Learning & Teaching with Media & Technology?. Gênova: University of Genoa, 2013. v. 1. p. 64-66.

2.
MARTINS, T. M. O. ; ROSADO, Alexandre . What do schoolchildren´s parents think about social networks? Polarized opinions about the use of networked digital supports.. In: ATEE Winter Conference ?Learning & Teaching with Media & Technology?, 2013, Gênova. ATEE Winter Conference ?Learning & Teaching with Media & Technology?. Gênova: University of Genoa, 2013. v. 1. p. 142-143.

3.
ROSADO, Alexandre. Academic authorship of newly-graduated doctors in Education and the use of digital technologies in their courses: looking for a more complete learning. In: 37th Annual Conference of the Association for Teacher Education in Europe, 2012, Eskisehir. Teacher Education, Policies and Professionalisation. Eskisehir: Anadolu University, 2012. v. 1. p. 178-180.

4.
TAVEIRA, Cristiane C. ; ROSADO, Alexandre . Training teachers in Rio de Janeiro, Brazil: biennium of the experience of 'IHA Informa' website creation. In: 37th Annual Conference of the Association for Teacher Education in Europe, 2012, Eskisehir. Teacher Education, Policies and Professionalisation. Eskisehir: Anadolu University, 2012. v. 1. p. 180-182.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROSADO, Alexandre. Escrita acadêmica, uso de suportes digitais e cartografia de brechas: por uma autoria disruptiva em cursos de pós-graduação. In: 19º Congresso de Leitura do Brasil, 2014, Campinas. Caderno de Atividades e Resumos - 19º COLE Leituras sem margens. Campinas: ALB, 2014. v. 19. p. 500-500.

2.
ROSADO, Alexandre. Entre a tradição e a inovação no curso de doutorado em Educação: a formação dos pós-graduandos vista através da apropriação e uso de suportes digitais na escrita de suas teses. In: VIII Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria y de Nivel Superior, 2014, Rosario. Libro de Resúmenes: VIII Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria y de Nivel Superior. Rosario: H. y A. Ediciones, 2014. p. 115-115.

3.
ROSADO, Alexandre; BOHADANA, Estrella. ; LEMGRUBER, M. S. . De Metrópolis a Matrix: pensando a educação com a tecnologia por meio da arte. In: XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014, Fortaleza. Encontro Nacional de Didática e Prética de Ensino: A didática e a prática de ensino nas relações entre a escola, a formação de professores e a sociedade. Fortaleza: EdUECE, 2014. v. 1. p. 406-406.

4.
NOGUEIRA, A. S. ; ROSADO, Alexandre . Autoria no processo de ensino-aprendizagem de lógica de programação com o auxílio da linguagem LOGO. In: VI Seminário de Pesquisa da Estácio e II Jornada de Iniciação Científica da UNESA, 2014, Rio de Janeiro. Anais do VI Seminário de Pesquisa da Estácio e II Jornada de Iniciação Científica da UNESA, 2014. v. VI.

5.
ROSADO, Alexandre; MAMEDE-NEVES, M. A. C. M. . Lendo o mundo com antigas e novas mídias: o que os professores pensam a respeito do livro, da TV, da internet e do computador. In: 18° Congresso de Leitura do Brasil (COLE), 2012, Campinas. Caderno de atividades e resumos. Campinas: ALB / UNICAMP, 2012. v. 18. p. 240-240.

6.
ROSADO, Alexandre. Autoria coletiva de textos on-line: o uso de wikis na prática de leitura e escrita.. In: 17º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Caderno de resumos e programação do Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: ALB / Unicamp, 2009. v. 17. p. 468-468.

7.
GRINVEX, Equipe ; ROSADO, Alexandre . Técnica da apresentação da trajetória de vida. In: VII Congresso Internacional de Inversão Existencial, 2008, Foz do Iguaçu. VII Congresso Internacional de Inversão Existencial. Foz do Iguaçu: CEAEC, 2008. v. 11. p. 306-306.

Apresentações de Trabalho
1.
TAVEIRA, Cristiane C. ; ROSADO, Alexandre . Aquilo que eu olho é tudo que eu vejo? contribuições da arte, da mídia-educação e da gramática visual no campo da surdez. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROSADO, Alexandre; MAMEDE-NEVES, M. A. C. M. . Lendo o mundo com antigas e novas mídias: o que os professores pensam a respeito do livro, da TV, da internet e do computador. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MAMEDE-NEVES, M. A. C. M. ; ROSADO, Alexandre ; MARTINS, T. M. O. . Digital medias in school: the ?everlasting? transitional phase? Appropriation and perspectives found among students and teachers. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TAVEIRA, Cristiane C. ; ROSADO, Alexandre . Tecnologia Assistiva (TA) e alunos com deficiência visual: Um recorte sobre representações na disputa entre Braille e Dosvox. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ROSADO, Alexandre. Aspectos constitutivos da invéxis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
ROSADO, Alexandre; GRINVEX, Equipe . Técnica da apresentação da trajetória de vida. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ROSADO, Alexandre. O outro lado da moeda na autoria textual coletiva: o perfil dos construtores da Wikipédia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ROSADO, Alexandre. Ambientes da cibercultura e a formação de professores - Autoria textual coletiva na educação.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ROSADO, Alexandre; GRINVEX, Equipe . Técnica da apresentação da trajetória de vida. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
ROSADO, Alexandre; FREIRE, L. A. C. . Trinômio Autopesquisa-heteropesquisa-cosmanálise. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ROSADO, Alexandre. Binômio adolescente-mesologia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
ROSADO, Alexandre. Indústria cultural e invexologia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
FERREIRA, Giselle ; ROSADO, Alexandre ; CARVALHO, Jaciara de Sá . Resistência Híbrida [Hybrid Resistance]. Rio de Janeiro, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
ROSADO, Alexandre; FERREIRA, Giselle . Apresentação. Rio de Janeiro, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
ROSADO, Alexandre. A teoria das representações sociais: do nascimento ao seu desenvolvimento mais recente. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2014. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ROSADO, Alexandre; SOARES, W. . Produção de Materiais Pedagógicos para Surdos. 2018.

Trabalhos técnicos
1.
ROSADO, ALEXANDRE. Parecer ad hoc para a Revista Docência e Cibercultura #33282. 2018.

2.
ROSADO, ALEXANDRE. Parecer ad hoc para a Revista Cadernos de Pesquisa #5393. 2018.

3.
ROSADO, ALEXANDRE. Parecer ad hoc para a Revista Pesquisa Qualitativa #239. 2018.

4.
ROSADO, LUIZ ALEXANDRE DA SILVA. Parecer ad hoc para Revista Educação e Cultura Contemporânea #3433. 2018.

5.
ROSADO, LUIZ ALEXANDRE DA SILVA. Parecer ad hoc para Revista Educação e Cultura Contemporânea #5251. 2018.

6.
ROSADO, LUIZ ALEXANDRE DA SILVA. Parecer ad hoc para Revista Educação e Cultura Contemporânea #5804. 2018.

7.
ROSADO, LUIZ ALEXANDRE DA SILVA. Parecer ad hoc para a Revista Brasileira de Educação Especial #0163. 2018.

8.
ROSADO, ALEXANDRE. Parecer ad hoc para Revista Educação e Cultura Contemporânea #3368. 2018.

9.
ROSADO, Alexandre. Parecer ad hoc para a Revista Leitura: Teoria & Prática - ALB #299. 2016.

10.
ROSADO, Alexandre. Parecer ad hoc para Revista Educação e Cultura Contemporânea #1385. 2016.

11.
ROSADO, Alexandre. Parecer ad hoc para a Revista UNOPAR Científica. 2016.

12.
ROSADO, Alexandre. Parecer ad hoc para Revista Educação e Cultura Contemporânea #1208. 2016.

13.
ROSADO, Alexandre. Parecer ad hoc para Revista Educação e Cultura Contemporânea #1887. 2016.

14.
ROSADO, Alexandre. Parecer ad hoc para Revista Educação e Cultura Contemporânea #1921. 2016.

15.
ROSADO, Alexandre. Parecer ad hoc para Revista Educação e Cultura Contemporânea #2310. 2016.

16.
ROSADO, Alexandre. Parecer ad hoc para a Revista Inclusão Social #1843. 2016.

17.
ROSADO, Alexandre. VII Seminário de Pesquisa da Estácio e III Jornada de Iniciação Científica da UNESA. 2015.

18.
ROSADO, Alexandre. Parecer ad hoc para Revista Brasileira de Educação #146877. 2015.

19.
ROSADO, Alexandre. Parecer ad hoc para Revista Educação e Cultura Contemporânea #915. 2015.

20.
ROSADO, Alexandre. Parecer ad hoc para a Revista História Hoje - ANPUH/Brasil #190. 2015.

21.
ROSADO, Alexandre. Parecer ad hoc para a Revista Leitura: Teoria & Prática - ALB #286. 2015.

22.
ROSADO, Alexandre. Parecer ad hoc para a Revista UNOPAR Científica. 2015.

23.
ROSADO, Alexandre. VI Seminário de Pesquisa da Estácio e II Jornada de Iniciação Científica da UNESA. 2014.

24.
ROSADO, Alexandre. Parecer ad hoc para Revista Educação e Cultura Contemporânea #731. 2014.

25.
ROSADO, Alexandre. Parecer ad hoc para Revista Educação e Cultura Contemporânea #757. 2014.

26.
ROSADO, Alexandre. Parecer ad hoc para a Revista UNOPAR Científica. 2013.

27.
ROSADO, Alexandre. Parecer ad hoc para Revista Educação Online PUC-Rio #30. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
ROSADO, Alexandre; TAVEIRA, Cristiane C. . Oficina Princípios básicos de edição de vídeo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
TAVEIRA, Cristiane C. ; ROSADO, Alexandre ; FERNANDES, S. S. ; RAMOS, M. I. B. B. . Minicurso 'Da história impressa ao vídeo: a produção de materiais didáticos na surdez?. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ROSADO, Alexandre. Criação e produção de mídia: Módulo 1 Design gráfico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
ROSADO, Alexandre. Criação e produção de mídia: Módulo 2 Fotografia e edição de imagem. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ROSADO, Alexandre. Criação e produção de mídia: Módulo 3 Roteiro e edição de vídeo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
ROSADO, Alexandre. Edição de vídeo do Edital de seleção 'Vestibular Pedagogia Bilíngue INES 2017'. 2016. (Edição de vídeo).

7.
ROSADO, Alexandre. Edição de vídeo do Edital de seleção 'Pós-graduação Educação de Surdos: uma perspectiva bilíngue em construção'. 2016. (Edição de vídeo).

8.
ROSADO, Alexandre. Edição do vídeo (monografia em LIBRAS) 'Conto e reconto de histórias na educação infantil'. 2016. (Edição de vídeo).

9.
TAVEIRA, Cristiane C. ; ROSADO, Alexandre . Oficina 'Produção Acadêmica em Libras: Roteirização, direção e edição de vídeos.'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
ROSADO, Alexandre. Edição do vídeo (monografia em LIBRAS) 'Tipos de vídeo e de leitores na Educação Bilíngue de Surdos.'. 2015. (Edição de vídeo).

11.
ROSADO, Alexandre; TAVEIRA, Cristiane C. . Edição do vídeo 'Aula sobre a tese ´Por uma didática da invenção surda´ de Cristiane Correia Taveira'. 2015. (Edição de vídeo).

12.
ROSADO, Alexandre. Edição do vídeo (monografia em LIBRAS) 'Letramento visual e práticas pedagógicas surdas em animação.'. 2015. (Edição de vídeo).

13.
ROSADO, Alexandre; FERREIRA, Giselle ; LEMGRUBER, M. S. ; BOHADANA, Estrella. . Educação e Tecnologia: Parcerias 3.0. 2014. (Editoração/Livro).

14.
ROSADO, Alexandre. Oficina de Blogs para a Educação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
ROSADO, Alexandre. Blogs e Wikis no cotidiano escolar: a autoria através de ferramentas digitais da Web 2.0. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
TAVEIRA, Cristiane C. ; ROSADO, Alexandre . Por uma compreensão do letramento visual e seus suportes. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
ROSADO, Alexandre. Oficina de cosmograma e Mapas mentais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
ROSADO, Alexandre; BOHADANA, Estrella. ; FERREIRA, Giselle . Educação e Tecnologia: Parcerias 2.0. 2013. (Editoração/Livro).

19.
TAVEIRA, Cristiane C. ; ROSADO, Alexandre . Carta da Terra Bilíngue. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo educacional).

20.
ROSADO, Alexandre. Editoração do livro "Orientações para a inclusão de alunos nas escolas do município do Rio de Janeiro". 2011. (Editoração de Livro).

21.
ROSADO, Alexandre. Oficina de criação de blogs. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
ROSADO, Alexandre. Website do Diretório de Pesquisas Jovens em Rede. 2010. (Website).

23.
ROSADO, Alexandre; TAVEIRA, Cristiane C. . Website do Instituto Municipal Helena Antipoff - IHA Informa. 2010. (Website).

24.
ROSADO, Alexandre; RIBEIRO, Flavia-Nizia F. . Oficina de Criação em Power Point 2003. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
ROSADO, Alexandre. CD-ROM 6º Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação. 2008. (Editoração/Anais).

26.
ROSADO, Alexandre. Site 5º Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação. 2007. (Editoração/Anais).

27.
ROSADO, Alexandre. CD-ROM 5º Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação. 2007. (Editoração/Anais).

28.
ROSADO, Alexandre. Técnica do Cosmograma. 2005. .

29.
ROSADO, Alexandre. Curso Teoria e Prática do Cosmograma. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso para estudantes da Cosmanálise).

30.
Assinvéxis, Equipe ; ROSADO, Alexandre . Curso de Invexologia. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso para estudandes da Invexologia).

31.
IIPC, Equipe de Pesquisadores do ; ROSADO, Alexandre . Curso para Formação do Conscienciólogo Pesquisador da Consciência. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso para Pesquisadores).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PEDROSA, S. M. P. A.; ROSADO, Alexandre; CARVALHO, Jaciara de Sá; FAISSAL, F.; SCHIRMER, C. R.. Participação em banca de Keles Firmina Rosa Soares. O uso de tecnologias móveis por jovens surdos e suas implicações na educação. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

2.
CARVALHO, Jaciara de Sá; LEMGRUBER, M. S.; ROSADO, Alexandre; YAMASAKI, A. A.. Participação em banca de Rita de Cássia Martins Costa Brito. Da janelinha para o janelão: relevância da primeira web TV bilíngue Português/Libras - TV INES - para o acesso à informação e à criticidade dos surdos. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

3.
FERREIRA, Giselle; LEMGRUBER, M. S.; ROSADO, Alexandre. Participação em banca de Adalberto de Paiva Rocha. Imagens em materiais didáticos da educação a distância: um estudo das recomendações de manuais de elaboração. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

4.
PEDROSA, S. M. P. A.; ROSADO, LUIZ ALEXANDRE DA SILVA; FERREIRA, Giselle; COUTO, R. M. S.. Participação em banca de Fabiano Guimarães da Rocha. As concepções pedagógicas dos professores surdos na produção de materiais didáticos digitais com uso de imagens. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

5.
MISSAGIA JUNIOR, M. J.; DOMINICK, R. S.; PRADO, R.; ROSADO, LUIZ ALEXANDRE DA SILVA. Participação em banca de Gabriela dos Santos Leire Boechat. Celular, sala de aula e QR Code: o conflito cotidiano colocado a serviço da inclusão. 2017. Dissertação (Mestrado em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

6.
BOHADANA, Estrella.; LEMGRUBER, M. S.; ROSADO, Alexandre. Participação em banca de Leila de Souza Marins. Qualidade e educação superior a distância: os referenciais e a palavra do gestor. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

7.
PEDROSA, S. M. P. A.; FERREIRA, Giselle; NEVES, Antonio M. C.; ROSADO, Alexandre. Participação em banca de Sandro de Paiva Carvalho. Jogos eletrônicos: como são "etiquetados" de educacionais. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

8.
BOHADANA, Estrella.; ROSADO, Alexandre; SANTOS, Nilton Bahlis dos. Participação em banca de Joyce Serpa Medeiros. Ensino de língua inglesa com recursos tecnológicos em disciplina online na modalidade semipresencial.. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

9.
LEMGRUBER, M. S.; ROSADO, Alexandre; TORNAGHI, A. J. C.; SOUZA, G. G.. Participação em banca de Pedro Henrique Bianco. A formação continuada de docentes militares e a questão da autonomia. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

Teses de doutorado
1.
LEMGRUBER, M. S.; LIMA, R. C. P.; PEDROSA, S. M. P. A.; OLIVEIRA, R. J.; ROSADO, ALEXANDRE. Participação em banca de Aline Lombello Ferreira Campos. A educação está quebrada? Massive Open Online Courses (MOOC): análise argumentativa de seus discursos fundantes. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

2.
LEMGRUBER, M. S.; FERREIRA, Giselle; MAZZOTTI, T. B.; OLIVEIRA, R. J.; ROSADO, ALEXANDRE. Participação em banca de Rosa Maria Cardoso dos Santos. Entre o feijão e o sonho: retóricas ciberativistas acerca da meritocracia na educação pública do Rio de Janeiro. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

3.
FERREIRA, Giselle; LEMGRUBER, M. S.; MOREIRA, L. C. P.; SANTOS, S. R. M.; ROSADO, Alexandre. Participação em banca de Rejane Cunha Freitas. Práticas docentes no ensino superior e as tecnologias de informação e comunicação: um estudo de caso. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

Qualificações de Doutorado
1.
SILVA, M. V.; MELLO, M. G. S.; SILVA, N. E. K. E.; ROSADO, Alexandre. Participação em banca de Henrique de Albuquerque Carvalho. O uso pelos surdos de mídias eletrônicas como tecnologias assistivas na comunicação interpessoal no acesso à saúde: um estudo exploratório no município do Rio de Janeiro. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
MISSAGIA JUNIOR, M. J.; ROSADO, Alexandre; ARAGON, G. T.. Participação em banca de Gabriela dos Santos Leite Boechat. Celular, sala de aula e QR Code: o conflito cotidiano colocado a serviço da inclusão. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ROSADO, Alexandre; TAVEIRA, Cristiane C.. Participação em banca de Márcio Murta dos Santos. Acessibilidade através de recursos tecnológicos: a promoção da inclusão e autonomia dos surdos.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de surdos: uma perspectiva bilíngue em construção) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

2.
CAMPELLO, A. R. S.; ROSADO, Alexandre. Participação em banca de Lúcio Lugão de Macedo. Política linguística: instrução em Libras dos professores ouvintes.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TAVEIRA, Cristiane C.; ROSADO, LUIZ ALEXANDRE DA SILVA; PINHEIRO, V. M.. Participação em banca de Larissa Santos Cascardo.O tema sexualidade na Educação de Surdos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

2.
TAVEIRA, CRISTIANE CORREIA; ROSADO, Alexandre; SILVEIRA, L. C.. Participação em banca de Michele de Azeredo Nascimento Robers.Letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

3.
TAVEIRA, Cristiane C.; FELIPE, Tanya; ROSADO, Alexandre. Participação em banca de Samuel Rodrigo Baptista Uchôa.A trajetória de alunos surdos do DESU/INES em leitura e escrita da língua portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FERREIRA, Giselle; PEDROSA, S. M. P. A.; ROSADO, Alexandre. Professor Adjunto 40 horas - Linha de Pesquisa TICPE. 2015. Universidade Estácio de Sá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Internacional de Comunicação e Educação e VIII Encontro Brasileiro de Educomunicãção. Gramática visual dos vídeos digitais didáticos, acadêmicos e culturais em Libras: por uma análise da produção da surdo-memória.. 2018. (Congresso).

2.
III Semana do Letras-Libras.Aquilo que eu olho é tudo que eu vejo? Contribuições da arte, da mídia-educação e da gramática visual no campo da surdez. 2018. (Outra).

3.
Fórum Bilíngue do INES.Monografar em Libras: buscando lógicas de escrita para a Libras em vídeo-registros.. 2017. (Seminário).

4.
III Jornada de Iniciação Científica do INES/DESU.Elementos da gramática visual no conto de histórias para crianças surdas: questões emergentes e resultados parciais. 2017. (Outra).

5.
VIII Semana Pedagógica do INES.Princípios básicos de edição de vídeo. 2017. (Outra).

6.
XVI Congresso Internacional e XXII Seminário Nacional do INES. Visualidade na surdez: intersecções entre arte, educação e gramática visual. 2017. (Congresso).

7.
Fórum Bilíngue do INES - Pensando a pessoa surda e a sociedade em Libras.Concepções pedagógicas de professores surdos na produção de materiais didáticos digitais com uso de imagem. 2016. (Outra).

8.
IV Congresso Internacional TIC e Educação. O vídeo digital na produção de monografias em língua de sinais: novas tecnologias para o acesso de surdos ao texto acadêmico. 2016. (Congresso).

9.
V Workshop do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão. 2016. (Outra).

10.
XV Congresso Internacional do INES e XXI Seminário Nacional do INES. Minicurso "Da história impressa ao vídeo: a produção de materiais didáticos na surdez?. 2016. (Congresso).

11.
11º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância.Se você disponibilizar, eles construirão? A educação capturada pelo ideário da cultura hacker e algumas reflexões sobre os modelos contemporâneos de EaD. 2015. (Seminário).

12.
1º Jornada de Iniciação Científica do DESU/INES. 2015. (Outra).

13.
A vida secreta dos objetos: ecologias da mídia. 2015. (Seminário).

14.
I Encontro de Pesquisas do DESU INES.Tecnologias assistivas digitais para a escrita da língua brasileira de sinais. 2015. (Encontro).

15.
Integrando saberes no INES: "Desobedecer a linguagem na educação de surdos". 2015. (Seminário).

16.
Integrando saberes no INES: "Educar como travessia". 2015. (Seminário).

17.
Simpósio Caminhos da Inclusão.Sistematizando os bastidores de produção de monografias em Libras com alunos de graduação do INES. 2015. (Simpósio).

18.
VII Seminário de Pesquisa da Estácio e III Jornada de Iniciação Científica da UNESA.Sistematizando Os Bastidores de Produção de Monografias Em Libras com Alunos de Graduação do INES. 2015. (Seminário).

19.
VI Semana Pedagógica do INES. Oficina de Produção Acadêmica em Libras: Roteirização, direção e edição de vídeos.. 2015. (Congresso).

20.
XIV Congresso Internacional do INES e XX Seminário Nacional do INES. 2015. (Congresso).

21.
11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Filosofia Logo e aprendizagem de lógica de programação em curso superior de Informática. 2014. (Encontro).

22.
19º Congresso de Leitura do Brasil (COLE). Escrita acadêmica, uso de suportes digitais e cartografia de brechas: por uma autoria disruptiva em cursos de pós-graduação. 2014. (Congresso).

23.
4º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia. Autoria e autonomia de docentes militares em um curso de formação continuada a distância: três tendências encontradas nos fóruns de discussão. 2014. (Congresso).

24.
VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. Tecnologia e educação: utopias e distopias a partir da filosofia e da arte. 2014. (Congresso).

25.
XVII ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Propostas de inovação pedagógica com o uso da arte: a Literatura e o Cinema em contextos educacionais. 2014. (Encontro).

26.
ATEE Winter Conference ?Learning & Teaching with Media & Technology?. The production of visual digital resources by deaf teachers: using new technologies in teaching practices with sign language. 2013. (Congresso).

27.
ATEE Winter Conference ?Learning & Teaching with Media & Technology?. What do schoolchildren´s parents think about social networks? Polarized opinions about the use of networked digital supports.. 2013. (Congresso).

28.
III Encontro de Educação Bilíngue.Minicurso "Por uma compreensão do letramento visual e seus suportes". 2013. (Encontro).

29.
IX Jornada de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia.Pesquisas sobre a apropriação das TICs em contextos educacionais presenciais e a distância. 2013. (Encontro).

30.
Seminário de 15 anos de Pesquisas do Grupo Jovens em Rede. 2013. (Seminário).

31.
VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias.As redes sociais na internet e as visões polarizadas de pais de alunos: um estudo exploratório e qualitativo. 2013. (Seminário).

32.
VII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber).As redes sociais na internet e suas apropriações por jovens brasileiros e portugueses em idade escolar: analisando resultados de duas pesquisas convergentes. 2013. (Simpósio).

33.
V Seminário de Pesquisa da Estácio e I Jornada de Iniciação Científica. 2013. (Seminário).

34.
V Seminário Nacional "Tecnologias, linguagens, subjetividades: desafios atuais para a Educação". 2013. (Seminário).

35.
18° Congresso de Leitura do Brasil (COLE). Lendo o mundo com antigas e novas mídias: o que os professores pensam a respeito do livro, da TV, da internet e do computador.. 2012. (Congresso).

36.
37th Annual Conference of the Association for Teacher Education in Europe. Academic authorship of newly-graduated doctors in Education and the use of digital technologies in their courses: looking for a more complete learning / Training teachers in Rio de Janeiro, Brazil: biennium of the experience of "IHA Informa" website creat. 2012. (Congresso).

37.
II Encontro de Educação Bilíngue no Município do Rio. 2012. (Encontro).

38.
XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.O entrelace de políticas públicas, práticas pedagógicas e culturas no campo da inclusão da pessoa com deficiência.. 2012. (Encontro).

39.
XX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação.Formando professores para a Educação Inclusiva: a experiência de criação do site "IHA Informa" a partir das demandas e práticas docentes. 2012. (Encontro).

40.
15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching. Digital medias in school: the ?everlasting? transitional phase? Appropriation and perspectives found among students and teachers. 2011. (Congresso).

41.
1º Congresso Nacional Literacia, Media e Cidadania. 2011. (Congresso).

42.
9° E-TIC Encontro de Tecnologias de Informação e Comunicação. 2011. (Encontro).

43.
I Encontro de Educação Bilíngue no Município do Rio. 2011. (Encontro).

44.
Seminário Geomag entra in classe. 2011. (Seminário).

45.
VII Conferência Internacional de TIC na Educação. Formando professores para a educação inclusiva: a experiência de criação do site ?IHA INFORMA? a partir das demandas e práticas docentes.. 2011. (Congresso).

46.
X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Formando professores para a educação inclusiva: a experiência de criação do site ?IHA Informa? a partir das demandas e práticas docentes. 2011. (Encontro).

47.
Convegno Nazionale Rapporto scuola-famiglia: istanze sociali e questioni educative. 2010. (Seminário).

48.
Seminário Internacional sobre inovação e educação. 2010. (Seminário).

49.
Seminário Teniamoci per mouse 2010. 2010. (Encontro).

50.
XV Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação.Tecnologia Assistiva (TA) e alunos com deficiência visual: Um recorte sobre representações na disputa entre Braille e Dosvox. 2010. (Outra).

51.
17º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Autoria coletiva de textos on-line: o uso de wikis na prática de leitura e escrita.. 2009. (Congresso).

52.
7º Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação.Tecnologia assistiva (TA) e alunos com deficiência visual: um recorte sobre representações na disputa entre braille e Dosvox.. 2009. (Encontro).

53.
7º SENAED - Seminário Nacional ABED de Educação a Distância.Construção e edição colaborativas de verbetes na Wikipedia. 2009. (Seminário).

54.
I Colóquio de Educação a Distância.Autoria coletiva no ciberespaço: a Web 2.0 na Educação on line.. 2009. (Outra).

55.
V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Tecnologia Assistiva (TA) e Alunos com deficiência visual: um recorte sobre barreiras de comunicação e suas representações. 2009. (Congresso).

56.
VI E-TIC - 6º Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação.Autoria textual coletiva na Educação. 2008. (Encontro).

57.
XI Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. O outro lado da moeda na autoria textual coletiva: o perfil dos construtores da Wikipédia.. 2008. (Congresso).

58.
XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A Wikipédia e suas contribuições para a aprendizagem cooperativa através da autoria textual coletiva. 2008. (Encontro).

59.
1º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia.Autoria textual coletiva fora do âmbito acadêmico: delineando o perfil dos wikipedistas. 2007. (Outra).

60.
V E-TIC - 5º Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação.Autoria coletiva na educação: análise da ferramenta wiki para cooperação e colaboração no ambiente virtual de aprendizagem moodle. 2007. (Encontro).

61.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.análise da produção textual na wikipédia: novos rumos da inteligência coletiva fora do âmbito acadêmico e institucional. 2007. (Encontro).

62.
IV E-TIC - 4º Encontro de Tecnologias da Informação e Comunicação.Wikipédia e as comunidades virtuais: contribuições à análise da produção textual coletiva fora do âmbito acadêmico e institucional.. 2006. (Encontro).

63.
10º Encontro de Webdesign. 2005. (Encontro).

64.
III Congresso Internacional de Inversão Existencial. 2004. (Congresso).

65.
III Jornada de Autopesquisa Conscienciológica. Trinômio autopesquisa-heteropesquisa-cosmanálise. 2004. (Congresso).

66.
II Congresso Internacional de Inversão Existencial. 2003. (Congresso).

67.
XI Simpósio do Grinvex - Nacional.Binômio adolescente-mesologia.. 2002. (Simpósio).

68.
VII Simpósio do Grinvex.Indústria cultural e invexologia. 2001. (Simpósio).

69.
II Congresso Internacional de Terapia de Vida Passada. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JER, Equipe ; ROSADO, Alexandre . Seminário de 15 anos de Pesquisas do Grupo Jovens em Rede. 2013. (Congresso).

2.
Equipe IHA ; ROSADO, Alexandre . III Encontro de Educação Bilíngue no Município do Rio. 2013. (Outro).

3.
Equipe IHA ; ROSADO, Alexandre . II Encontro de Educação Bilíngue no Município do Rio. 2012. (Outro).

4.
Equipe IHA ; ROSADO, Alexandre . I Encontro de Educação Bilíngue no Município do Rio. 2011. (Outro).

5.
JER, Equipe ; ROSADO, Alexandre . Sábado Digital - Oficina, Palestra e Resultados de pesquisa do Grupo Jovens em Rede. 2009. (Outro).

6.
UNESA, M. E. E. ; ROSADO, Alexandre . VI E-TIC - 6º Encontro de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação. 2008. (Outro).

7.
UNESA, M. E. E. ; ROSADO, Alexandre . V E-TIC - 5º Encontro de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação. 2007. (Outro).

8.
Assinvéxis, Equipe ; ROSADO, Alexandre . II Congresso Internacional de Inversão Existencial e I Semana da Invéxis. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marcelo Monteiro. Metodologias de ensino de língua estrangeira para surdos. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de surdos: uma perspectiva bilíngue em construção) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. (Orientador).

2.
Kelly de Souza Vieira Coelho. Educação de surdos mediada pelas tecnologias. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de surdos: uma perspectiva bilíngue em construção) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. (Orientador).

3.
Daniele Santana Moreira. Escrita de sinais. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de surdos: uma perspectiva bilíngue em construção) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. (Orientador).

4.
Vivian Pereira Novaes Rodrigues. Os surdos e os vídeos em língua de sinais nas mídias sociais. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de surdos: uma perspectiva bilíngue em construção) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Viviane Santos de Souza. Visitando a surdez através da análise de fotografias. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. (Orientador).

2.
Henrique Carvalho. Tecnologias e educação de surdos. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. (Orientador).

3.
Thiago Moret. Avaliação e o uso de vídeos em Língua de sinais. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Keles Firmina Rosa Soares. O uso das tecnologias móveis por jovens surdos e suas implicações na educação. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá, . Coorientador: Luiz Alexandre da Silva Rosado.

2.
Fabiano Guimarães da Rocha. A produção e o uso de imagens em materiais didáticos digitais por professores surdos. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá, . Coorientador: Luiz Alexandre da Silva Rosado.

3.
Sandro de Paiva Carvalho. Jogos eletrônicos: como são "etiquetados" de educacionais. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá, . Coorientador: Luiz Alexandre da Silva Rosado.

4.
Pedro Henrique Bianco. A formação continuada de docentes militares e a questão da autonomia. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá, . Coorientador: Luiz Alexandre da Silva Rosado.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marcio Murta dos Santos. Acessibilidade através de recursos tecnológicos: a promoção da inclusão e autonomia dos surdos.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de surdos: uma perspectiva bilíngue em construção) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luiz Alexandre da Silva Rosado.

2.
Vicente Willians Nunes. Projeto tablet em sala de aula: uma proposta de inovação acadêmica. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com aplicação da Informática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Alexandre da Silva Rosado.

3.
Raquel Silva Barros. Utilização do ambiente Wiki em aulas de língua inglesa: limites e possibilidades. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com aplicação da Informática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Alexandre da Silva Rosado.

4.
Flora de Jesus. Blog: a construção de uma enunciação digital em sala de aula de língua estrangeira.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com aplicação da Informática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Alexandre da Silva Rosado.

5.
Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho. Mediação Pedagógica na Disciplina de Inclusão e Tecnologias Assistivas com Ênfase na Deficiência Auditiva no Curso de Pós Graduação de Tecnologias da Educação/PUCRIO. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mediação pedagógica em EAD) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Alexandre da Silva Rosado.

6.
Bernardo Pereira Nunes. Marcador: Uma ferramenta de apoio em EAD. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mediação pedagógica em EAD) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Alexandre da Silva Rosado.

7.
Delmo Mattos da Silva. A função pedagógica do distanciamento: Considerações acerca do diálogo e autonomia na mediação em EaD. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mediação pedagógica em EAD) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Alexandre da Silva Rosado.

8.
Elizabeth Haier Maia Melo. O mediador em EAD: a construção da sua autonomia e a de seus alunos. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mediação pedagógica em EAD) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Alexandre da Silva Rosado.

9.
Flávio Brito. Modelagem Sistêmica do Processo de Mediação Pedagógica em Ambientes de Ensino a Distância baseada na Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner para Alunos Videntes e Deficientes Visuais. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mediação pedagógica em EAD) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Alexandre da Silva Rosado.

10.
Carlos Frederico de Araujo Salgado. Caso dos alunos deficientes visuais da Educação a Distância da UniverCidade. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mediação pedagógica em EAD) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Alexandre da Silva Rosado.

11.
Maurici Alexandrina da Silva Rocha. Ferramentas midiáticas e a interação do mediador no Curso Tecnologias em Educação. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mediação pedagógica em EAD) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Alexandre da Silva Rosado.

12.
Romulo de Castro de Freitas. MediAção ? O jogo como complemento da formação de mediadores pedagógicos. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mediação pedagógica em EAD) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Alexandre da Silva Rosado.

13.
Paulo Batista da Silva. A interatividade fora da sala de aula: por uma escrita sem traumas.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com aplicação da Informática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Alexandre da Silva Rosado.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MAMEDE-NEVES, M. A. C. M.2013 MAMEDE-NEVES, M. A. C. M. ; ROSADO, Alexandre ; MARTINS, T. M. O. . Mídias digitais na escola: A 'eterna' fase de transição? Apropriações e perspectivas encontradas entre estudantes e professores.. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 11, p. 515-536, 2013.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 23:44:46