Caio Augusto Carvalho Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1462865030541823
  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos (2011) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2016). Atualmente é pesquisador, professor mensalista e coordenador do curso de Pedagogia no Centro Universitário Senac campus Santo Amaro. Atua na Universidade de São Paulo, junto à Universidade Virtual de São Paulo. Pesquisa na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: saberes docentes, profissionalização docente, cotidiano escolar, avaliação e reformas educacionais (caioaca@yahoo.com.br). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Caio Augusto Carvalho Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, C. A. C.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Os saberes profissionais dos professores: formações, carreiras e experiências nas reformas da rede pública de ensino do estado de São Paulo., Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Vivian Batista da Silva.
Palavras-chave: Saberes docentes; Cotidiano Escolar; Táticas; Trabalho Docente; Reformas educacionais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência.
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulh, UNIFESP, Brasil.
Título: Táticas Docentes frente aos Efeitos do SARESP,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Rosário Silvana Genta Lugli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Táticas; Trabalho Docente; SARESP; Cotidiano Escolar.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Sociologia da Educação.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2008
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2002 - 2004
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Telecomunicações.
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Roberto Simonsen, SENAI BRÁS, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Telefonica, TEFONICA, Brasil.
2001 - 2003
Ensino Médio (2º grau).
Escola Tecnica Estadual Horácio Augusto da Silveira, E.T.E., Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Programa de Aperfeiçoamento Didático - PAD. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em O Mundo do Trabalho Através do Cinema.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mensalista, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenador da Graduação de Licenciatura em Pedagogia EAD

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mensalista - Revisor Técnico, Carga horária: 34
Outras informações
Revisões de conteúdos destinados ao curso de licenciatura em Pedagogia, referentes às disciplinas: Arte e Literatura Infantil - 36 horas Didática e Prática docente no Ensino Fundamental - 72 horas Educação Lúdica - 36 horas Leitura e Produção Textual - 72 horas Organização e Gestão do Ensino Fundamental - 36 horas Teorias de Ensino-Aprendizagem no Ensino Fundamental - 72 horas Revisões de conteúdos destinados ao curso de Pós-graduação em Gestão Escolar , referentes às disciplinas: Gestão de Pessoas - 32 horas Gestão Pedagógica e Avaliação - 32 horas Planejamento e Acompanhamento do Trabalho Escolar - 32 horas

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 18
Outras informações
Professor do curso de Pós-Graduação (Especialização) em Docência no Ensino Superior. Disciplinas ministradas: Pesquisa e Docência; Planejamento Didático; Novas Tecnologias Aplicadas à Educação; Projetos Educacionais; Fundamentos e Metodologia de Pesquisa; Atualização e Contextualização Temática; Fundamentos da Educação Superior.


Universidade Virtual de São Paulo, UNIVESP/USP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 6
Outras informações
Responsável pela curadoria de conteúdos da disciplina Políticas Educacionais, Estrutura e Organização da Educação Básica.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Encontros Presenciais, Carga horária: 4
Outras informações
Professor do Curso de Licenciatura em Ciências. Disciplinas ministradas: Didática; Políticas Educacionais Brasileiras


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Ensino Superior, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplinas de estágio: Didática; Coordenação do Trabalho na Escola; Educação Comparada.


Rede de Formação Docente da Universidade de São Paulo, REDEFOR - USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Tutor e Orientador em Curso EAD, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Gestão do Currículo para Professores-Coordenadores da Rede Pública de Ensino Estadual Paulista


Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, IOP/GRAACC/UNIFE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Hospitalar, Carga horária: 40


Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista


Prefeitura Municipal de Lins, P. M. LINS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Educador Social, Carga horária: 40


Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Agente Supervisor, Carga horária: 20


Externato São Rafael, ESF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Discurso socioambiental em ações de Educação Ambiental para a Sustentabilidade no Centro Universitário Senac - Santo Amaro
Descrição: Os diferentes discursos sobre as questões socioambientais, seja em instituições de ensino, como em empresas e instituições públicas, reflete a diversidade de abordagens possíveis que são consequência dos diversos interesses envolvendo a problemática socioambiental. Desta forma, propomos pesquisar como este(s) discurso(s) perpassa(m) ações de educação para a sustentabilidade integrantes de disciplinas presenciais e de Educação à Distância (EaD) de cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Senac - Santo Amaro (CAS). A metodologia envolve análise documental de literatura científica; análise conteúdo de produções textuais e de gravações em áudio de ações pedagógicas; realização de entrevistas semiestruturadas, análise de fóruns e outras produções no caso de disciplinas de EaD..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Caio Augusto Carvalho Alves - Coordenador / Valdir Lamim Guedes - Integrante / Alexandre Saron - Integrante.
2012 - 2016
Os saberes profissionais dos professores: formações, carreiras e experiências nas reformas da rede pública de ensino do estado de São Paulo.
Descrição: Podemos entender a relação dos professores estaduais com as políticas públicas como um dilema: ao mesmo tempo que necessitam delas e as invocam para que haja melhorias nas suas condições de trabalho, resistem às inúmeras iniciativas de mudança promovidas pelo governo. Este quadro, que ilustra uma situação constante em diversas escolas do estado de São Paulo, surgiu durante minha pesquisa de mestrado e destacou a seguinte questão: Como os professores vem se adaptando às mudanças de concepção educacional da rede pública de ensino? Houve resistências, permanências ou mudanças? A partir desta questão, elencamos o tema da indisciplina discente para investigar quais táticas docentes são criadas na tentativa de sobreviver às determinações institucionais que orientam as maneiras de lidar com a indisciplina dos alunos desde a década de oitenta até os dias de hoje, a fim de compreender um período de intensa transformação nas questões que tangem os direitos civis de crianças e adolescentes. Para tanto selecionaremos um grupo de professores que lecionam desde a década de oitenta, com o objetivo de resgatar uma memória coletiva que explicite eventos cotidianos referentes ao tema. Esses dados serão complementados por outros, vindos de uma busca aos documentos da Secretaria Estadual de Educação do estado de São Paulo. Este estudo relacionou os eventos cotidianos com os contextos históricos nos quais estão inseridos, o que nos permitirá perceber a perspicácia dos sujeitos envolvidos com o processo educacional frequentemente compreendidos como agentes passivos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Senac partilhando conhecimentos
Descrição: O presente projeto busca contemplar uma demanda cotidiana apresentada por inúmeras instituições com funções sociais: a necessidade de se resolução de problemas a partir de pesquisas e soluções fundamentadas. Por conta da própria imersão cotidiana, atingida pela sobrecarga que professores, colaboradores e demais agentes atuantes nessas instituições sofrem principalmente em contextos de crise, não há tempo nem recursos para pensar soluções fundamentadas, o que desconecta a prática da teoria, provocando atuações ineficientes e, em muitos casos, novos problemas. Assim, nossos alunos irão até essas instituições, levantarão as demandas específicas, farão uma análise sistemática e oferecerão soluções, reflexões e projetos para implementação, de modo muito democrático e participativo, onde as instituições atendidas possuem poder de veto e sanção, assim como podem demandar ajustes, adaptações e reformulações..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Caio Augusto Carvalho Alves - Coordenador / Alexandre Santos - Integrante / Lívia Toneto - Integrante.


Outros Projetos


2016 - Atual
Saberes docentes voltados à Educação Ambiental para a Sustentabilidade no Centro Universitário Senac ? Santo Amaro
Descrição: A proposta oferecida à Iniciação Científica se volta a pesquisar os diferentes saberes docentes (TARDIF, 2009) relacionados ao trato das questões socioambientais em ações educacionais desenvolvidas em disciplinas presenciais e de Educação à Distância (EaD) de cursos de graduação e pós‐graduação do Centro Universitário Senac ? Santo Amaro (CAS). Em conformidade com o projeto ao qual essa proposta se vincula, a metodologia envolve a análise documental de literatura científica; análise conteúdo de produções textuais e de gravações em áudio de ações desenvolvidas em atividades pedagógicas; e a realização de entrevistas semiestruturadas. Contudo, as ações educativas levantadas e discutidas serão analisadas à luz da discussão sobre os saberes docentes, o que nos permitirá validá‐la quanto ao seu contexto de uso, de construção e de significação por parte dos docentes. Desta forma, o conjunto de boas práticas em Educação Ambiental observado poderá servir de referência para a formação docente inicial ou continuada, assim como as iniciativas de capacitação dos profissionais vigentes e futuros dos cursos voltados a esse propósito..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Caio Augusto Carvalho Alves - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática, Práticas e Metodologias de Ensino.


Idiomas


Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, V. B. (Org.) ; ALVES, C. A. C. (Org.) . Entre a sala de aula e a escola: construções da excelência docente nos livros de formação pedagógica. In: Denice Barbara Catani; Décio Gatti Júnior. (Org.). O que a escola faz? Elementos para a compreensão da vida escolar.. 1. ed. Uberlândia: EDUFU, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
ALVES, C. A. C.. Dividir para controlar: o contexto de austeridade e controle sobre o currículo dos sistemas educacionais. In: Valdir Lamim-Guedes; Rafael de Araujo Arosa Monteiro. (Org.). Educação Ambiental na Educação Básica: Entre a disciplinarização e a transversalidade da temática socioambiental. 1ed.São Paulo: Perse, 2017, v. 1, p. 7-150.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CHANG, R. X. ; ALVES, C. A. C. ; SANTOS, A. . Práticas do Ensino a Distância: Um Ensaio Teórico-Comparativo entre Brasil e Portugal.. In: XV Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2018, Resende. XV Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Resende: SEGeT - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
GUEDES, V. L. ; SARON, A. ; ALVES, C. A. C. . Ambientalização no Ensino Superior Presencial e online no centro Universitário Senac - Santo Amaro, São Paulo, Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ALVES, C. A. C.. DIFERENÇAS ENTRE AS PERSPECTIVAS DOCENTES NO TRABALHO COM GRUPOS FOCAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ALVES, C. A. C.; BARBOSA, C. S. ; COVIC, A. N. . ALUNOS EVADIDOS: ATUAÇÕES A PARTIR DO ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR A CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM CÂNCER. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BARBOSA, C. S. ; ALVES, C. A. C. ; COVIC, A. N. . O atendimento escolar a alunos evadidos em tratamento de doença crônica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALVES, C. A. C.; CALADO, M. G. . Políticas Educacionais e Estrutura e Organização da Educação Básica - Questões raciais. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ALVES, C. A. C.. Revisão - Políticas Educacionais e Estrutura e Organização da Educação Básica. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
ALVES, C. A. C.. Políticas Educacionais e Estrutura e Organização da Educação Básica - Limites e possibilidades. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
ALVES, C. A. C.. Políticas Educacionais e Estrutura e Organização da Educação Básica - A realidade das políticas. 2018.

5.
VICENTINI, P. P. ; ALVES, C. A. C. ; BARBI, V. H. . Avaliações Externas e Conselho de Classe. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVES, C. A. C.. Organização e Gestão do Ensino Fundamental. 2015. (Revisão Técnica de Conteúdos).

2.
ALVES, C. A. C.. Organização e Gestão do Ensino Fundamental. 2015. (Revisão Técnica de Conteúdos).

3.
ALVES, C. A. C.. Gestão de Pessoas. 2015. (Revisão Técnica de Conteúdos).

4.
ALVES, C. A. C.. Gestão Pedagógica e Avaliação. 2015. (Revisão Técnica de Conteúdos).

5.
ALVES, C. A. C.. Conteúdos EAD. 2015. (Revisão Técnica de Conteúdos).

6.
ALVES, C. A. C.. Educação Lúdica. 2015. (Revisão Técnica de Contéudos).

7.
ALVES, C. A. C.. Arte e Literatura Infantil. 2014. (Revisão Técnica de Conteúdos).

8.
ALVES, C. A. C.. Didática e Prática Docente no Ensino Fundamental. 2014. (Revisão Técnica de Conteúdos).

9.
ALVES, C. A. C.. Leitura e Produção Textual. 2014. (Revisão Técnica de Contéudos).

10.
ALVES, C. A. C.. Teorias de Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental. 2014. (Revisão Técnica de Conteúdos).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALVES, C. A. C.. Participação em banca de Ana Paula Cardoso dos Santos. Projetos Escolares e Aprendizagem SIgnificativa: relaçao e importância. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo.

2.
ALVES, C. A. C.. Participação em banca de Karina Dias Venâncio Guimarães Nunes. Avaliação Escolar na E. E. "Dr. Genésio Cândido Pereira. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo.

3.
ALVES, C. A. C.. Participação em banca de Maria Célia Moreira. Relacionamento Professor-Aluno: Desafios na Sala de Aula. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo.

4.
ALVES, C. A. C.. Participação em banca de Maria Rita S. C. Pereira. A Estratégia Formativa da Temática da Prática: reflexões sobre a prática docente na formação continuada. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo.

5.
ALVES, C. A. C.. Participação em banca de Paula Maria Pinto da SIlva. O Currículo Estadual e a Proposta de Avaliação Formativa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo.

6.
ALVES, C. A. C.. Participação em banca de Renata Christina Bondioli de Souza. O trabalho com contextualização dos conteúdos programáticos envolvendo a interdisciplinaridade. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo.

7.
ALVES, C. A. C.. Participação em banca de Renata Regina dos Santos. A identidade multifacetada do professor coordenador da rede estadual de ensino e sua implicação na gestão do currículo. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo.

8.
ALVES, C. A. C.. Participação em banca de Ubirajara Coleto Junior. Democratização da educação X Qualidade de ensino. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo.

9.
ALVES, C. A. C.. Participação em banca de Werner José Lisboa Krapf. Tecnologias de informação e comunicação: Necessidade de novas práticas pedagógicas e atualização da formação docente. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo.

10.
ALVES, C. A. C.. Participação em banca de Rosa Maria Gonçalves Fraga de Oliveira. Que experiências são identificáveis no projeto de recuperação paralela?. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo.

11.
ALVES, C. A. C.. Participação em banca de Myrna Weruska Pereira de Souza. A postura docente diante das avaliações interna e externa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo.

12.
ALVES, C. A. C.. Participação em banca de Laiz Aparecida dos Santos. Interdisciplinaridade e Contextualização - Além das fronteiras, ou aquém da realidade cotidiana?. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo.

13.
ALVES, C. A. C.. Participação em banca de Janete Carneiro. O papel do coordenador pedagógico no processo de formação continuada de professores: estudo de casos em escolas da Rede Pública Estadual do Município de Itú/SP. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo.

14.
ALVES, C. A. C.. Participação em banca de Gisele de Almeida e Silva. Conselho de classe e série: momento de avaliação ou veredicto?. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo.

15.
ALVES, C. A. C.. Participação em banca de Dorival Cecilio da SIlva. Sequência didática: Instrumento de Planejamento em sala de aula. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo.

16.
ALVES, C. A. C.. Participação em banca de Aparecida de Fátima Domingues Oliveira Almeida. Da origem a evolução temática da avaliação. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo.

17.
ALVES, C. A. C.. Participação em banca de Andréia Ramos dos Santos Barbosa. SARESP: O que tem sido feito com os dados de matemática nas 1ªs séries do ensino médio em uma escola estadual. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo.

18.
ALVES, C. A. C.. Participação em banca de Samira Camargo Clemente. O processo de avaliação utilizado para promover a aprendizagem. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Alunos evadidos: atuações a partir do atendimento escolar hospitalar a crianças e adolescentes com câncer.. 2011. (Congresso).

2.
Conferência Mente e Cérebro: Vigotski e Problemas Contemporâneos - 4h, .. 2010. (Simpósio).

3.
I Encontro Educação e Saúde na Infância e Adolescência.O atendimento escolar a alunos evadidos em tratamento de doença crônica.. 2010. (Encontro).

4.
XV ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino "Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais". 2010. (Encontro).

5.
I Colóquio Internacional - Realidades e Perspectivas da Globalização. 2009. (Outra).

6.
Reunião Descentralizada da VIII Conferência Municipal da Assistência Social de Lins. 2009. (Encontro).

7.
7ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. 2008. (Seminário).

8.
VII Semana da Mulher "Educação, Direitos Humanos e Segurança Pública. 2008. (Seminário).

9.
V Seminário de Direitos Humanos no Século XXI. 2008. (Seminário).

10.
Seminário "13 de maio" - um convite à reflexão sobre o racismo no Brasil. 2006. (Seminário).

11.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 7 - Gêneros e Preconceitos. 2006. (Seminário).

12.
V Seminário do Trabalho: Trabalho e Educação no Século XXI.V Seminário do Trabalho: Trabalho e Educação no Século XXI. 2006. (Seminário).

13.
X Jornada de Ciências Sociais - Jornada de Estudo Celso Furtado. 2006. (Congresso).

14.
20 anos transitando para o Quê?. 2005. (Seminário).

15.
Ciências Sociais na Escola.Ciências Sociais na Escola: IV Jornada do Núcleo de Ensino de Marilia. 2005. (Oficina).

16.
III Semana de Relações Internacionais. III Semana de Relações Internacionais. 2005. (Congresso).

17.
I Semana de Debates sobre Movimentos Sociais.Seminário. 2005. (Seminário).

18.
IV Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. IV Jornada do Núcleo de Ensino de Marilia. 2005. (Congresso).

19.
Seminário Científico - Teoria Política do Socialismo.Seminário Científico - Teoria Politica do Socialismo. 2005. (Seminário).

20.
VI Simpósio de Filosofia e Ciência.VI Simpósio de Filosofia e Ciência. 2005. (Simpósio).

21.
XXVIII Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas. XXVIII Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Karine Leite Rocha. Impactos dos saberes docentes experienciais sobre a inclusão social. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Centro Universitário Senac. (Orientador).

2.
Joana Mendes de Almeida Brasileiro. Saberes docentes voltados à Educação Ambiental para a Sustentabilidade no Centro Universitário Senac ? Santo Amaro. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Centro Universitário Senac. (Orientador).

3.
Edna Aparecida Barbosa Castelli. Saberes docentes voltados à Educação. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Centro Universitário Senac. (Orientador).

4.
Mariana Muniz Nazima. A identificação cultural em sala de aula no Centro Universitário Senac ? Santo Amaro. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Centro Universitário Senac. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Maria de Aguiar. A Importância da Avaliação no Ensino Fundamental. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo. Orientador: Caio Augusto Carvalho Alves.

2.
Deliane Damião. As Produções Científicas entre a parceria Família e Escola. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo. Orientador: Caio Augusto Carvalho Alves.

3.
Elidiane Cristina Cezar Veloso. As Influências da Formação Continuada na Prática de Ensino. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo. Orientador: Caio Augusto Carvalho Alves.

4.
Maria de Fátima Gallo. As "Boas" Estratégias no Processo de Ensino-Aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo. Orientador: Caio Augusto Carvalho Alves.

5.
Marli Ferreira de Alcântara Presotto. Avaliação Formatica: Avaliar para quê?. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo. Orientador: Caio Augusto Carvalho Alves.

6.
Silvana Tonon. Avaliação Escolar: a Serviço da Exclusão ou da Aprendizagem?. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo. Orientador: Caio Augusto Carvalho Alves.

7.
Renata Maria da Silva Moro. Aprendendo com as Diversidades. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo. Orientador: Caio Augusto Carvalho Alves.

8.
Maura Cristina Martinez. Produções sobre a Relação entre Avaliação Formativa e o SARESP. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo. Orientador: Caio Augusto Carvalho Alves.

9.
Ana Maria Carriel de Lima Campos. Relações entre Práticas e Formação Docente. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação Docente) - Universidade de São Paulo. Orientador: Caio Augusto Carvalho Alves.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 18:30:18