Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7535129923838986
  • Última atualização do currículo em 27/08/2018


Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português/Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Especialização em Ensino de Alemão como Língua Estrangeira pela Universidade Federal da Bahia em convênio com a Universidade de Kassel e com o Instituto Goethe (2008), Mestrado (2008) e Doutorado (2014) em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Adjunta de Língua Alemã na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes ramos: formação de professores, ensino/aprendizagem de alemão como língua estrangeira, alemão para fins específicos, leitura em língua estrangeira, estratégias de aprendizagem, avaliação e motivação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke
Nome em citações bibliográficas
STANKE, R. C. S. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Letras.
Rua São Francisco Xavier 524 - 11o andar
Maracanã
20559-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23340165
URL da Homepage: http://www.institutodeletras.uerj.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em Friedrich-Schiller-Universität Jena (Orientador: Hermann Funk).
Título: Cultura e Interculturalidade na formação do professor de alemão no Rio de Janeiro, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Maria José Pereira Monteiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçomento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formação de professores; Ensino-aprendizagem de língua estrangeira; DaF; Cultura; Interculturalidade; Currículo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Ensino Aprendizagem de Língua Estrangeira.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2006 - 2008
Mestrado em Linguística Aplicada.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O ensino do alemão para o fim específico da leitura: conscientização, estratégias, compreensão,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Maria José Pereira Monteiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem; Ensino-aprendizagem de língua estrangeira; leitura em língua estrangeira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Ensino Aprendizagem de Língua Estrangeira.
2007 - 2008
Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Alemão como LE.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Die Förderung der Lernerautonomie und die Vermittlung von Lernstrategien.
Orientador: Fernando Gil de Andrade e Juliana Perez.
2005 - 2005
Especialização em Leitura, interpretação e produção textual. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Os Adjetivos na Publicidade.
Orientador: Agostinho Dias Carneiro.
2003 - 2004
Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português/Alemão.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1996 - 2004
Graduação em Bacharelado em Letras - Português/Alemão.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em 4o CINTEG - Curso Interinstitucional de Extensão em Estudos Germanísticos. (Carga horária: 10h).
UFRJ, UERJ, UFF, UFRJ, UERJ, UFF, Brasil.
2015 - 2015
Neurodidaktik: Wie funktioniert...?. (Carga horária: 4h).
Goethe-Institut Rio e Associação de Professores de Alemão do Rio de Janeiro, GI E APA-RIO, Brasil.
2014 - 2014
Lehrwerk Menschen. (Carga horária: 4h).
Goethe-Institut Rio e Associação de Professores de Alemão do Rio de Janeiro, GI E APA-RIO, Brasil.
2012 - 2012
Contos de fada na aula de LE. (Carga horária: 4h).
Goethe-Institut, GI, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de tradução literária. (Carga horária: 3h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2011 - 2011
Der Abschied von Methoden hin zu Prinzipien. (Carga horária: 5h).
Goethe-Institut, GI, Brasil.
2011 - 2011
Mündlichkeit: praktische Überlegungen zu drei .... (Carga horária: 5h).
Goethe-Institut, GI, Brasil.
2011 - 2011
Landeskunderecherche für das Grüne Diplom. (Carga horária: 120h).
Goethe-Institut München, GI, Alemanha.
2011 - 2011
Unterrichtsmaterialien DaF. (Carga horária: 1h).
Hueber Verlag München, HUEBER VERLAG, Alemanha.
2009 - 2009
Unterrichtsbeobachtung und kollegiale Beratung. (Carga horária: 4h).
Goethe-Institut, GI, Brasil.
2009 - 2009
Didaktik der Landeskunde des deutschsprach. Raums. (Carga horária: 3h).
Goethe-Institut, GI, Brasil.
2009 - 2009
Theaterpädagogische Übungen für den DaF-Unterricht. (Carga horária: 4h).
Goethe-Institut, GI, Brasil.
2009 - 2009
O livro didático 'Aspekte', tomos 2 e 3. (Carga horária: 3h).
Goethe-Institut, GI, Brasil.
2009 - 2009
Der gemeinsame europäische Referenzrahmen. (Carga horária: 3h).
Goethe-Institut, GI, Brasil.
2009 - 2009
Lernaktivierendes Unterrichten im DaF-Unterricht. (Carga horária: 4h).
Goethe-Institut, GI, Brasil.
2007 - 2007
Ziel: ein neues Mittelstufenlehrwerk. (Carga horária: 4h).
Goethe-Institut, GI, Brasil.
2007 - 2007
Die neuen Deutschprüfungen. (Carga horária: 19h).
Escola Alemã Corcovado, EAC, Brasil.
2006 - 2006
O material didático "studio d". (Carga horária: 4h).
Goethe-Institut, GI, Brasil.
2006 - 2006
III Immersionswochenende. (Carga horária: 20h).
Associação dos Professores de Alemão do Rio de Janeiro, APA-RIO, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Vivenciando a língua alemã através do lúdico.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2005 - 2005
Lehrwerkpräsentation: "Optimal A1 - A2". (Carga horária: 4h).
Goethe-Institut, GI, Brasil.
2005 - 2005
"Profile deutsch". (Carga horária: 4h).
Goethe-Institut, GI, Brasil.
2005 - 2005
Gesprochene Deutsch - Dialekte I: Berlinerisch.
Associação dos Professores de Alemão do Rio de Janeiro, APA - RIO, Brasil.
2005 - 2005
DaF und Internet.
Associação dos Professores de Alemão do Rio de Janeiro, APA-RIO, Brasil.
2005 - 2005
Die neue deutsche Rechtschreibung.
Associação dos Professores de Alemão do Rio de Janeiro, APA-RIO, Brasil.
2005 - 2005
Phonetik:Intonation und Satzmelodie.
Associação dos Professores de Alemão do Rio de Janeiro, APA-RIO, Brasil.
2004 - 2004
Präteritum und Perfekt.
Associação dos Professores de Alemão do Rio de Janeiro, APA-RIO, Brasil.
2004 - 2004
Einführung in die Phonetik des Deutschen.
Associação dos Professores de Alemão do Rio de Janeiro, APA-RIO, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Português para Estrangeiros.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2003 - 2003
Pronunciation Improvement / Colloquial English. (Carga horária: 12h).
Alternative Language Learning, ALL, Brasil.
1996 - 1996
Prática de tradução através de textos em inglês.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1996 - 1996
O Desencontro do Mundo na Lit. Alemã-séc.XV e XVI.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto de Língua Alemã, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa
Transculturalidade e ensino de literatura: aspectos teóricos e práticos
08/2013 - Atual
Ensino, Ensino de Alemão como Língua Estrangeira, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Seminário de Orientação de Monografia I, II
Tópicos Especiais em Didática de Alemão como Língua Estrangeira: Análise e Elaboração de Material Didático
Tópicos Especiais em Didática de Alemão como Língua Estrangeira: Desenvolvimento de Habilidades Comunicativas
Tópicos Especiais em Didática de Alemão como Língua Estrangeira: Planejamento de Aula e Produção de Material Didático
03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, .

10/2008 - Atual
Ensino, Letras: Português-Alemão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Alemã II
Estágio Supervisionado em Língua Alemã I, II, III, IV
Filologia Germânica I, II
Língua Alemã I, II, III, IV, V, VI, VII, IX, X
Prática de Ensino em Língua Alemã I (A diversidade de registros), II (O uso de novas tecnologias)
Práticas Metodológicas em Língua Alemã
08/2013 - 05/2017
Direção e administração, Instituto de Letras, .

Cargo ou função
Coordenadora do Setor de Alemão.

Goethe-Institut, GI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Alemã, Carga horária: 12

Atividades

03/2005 - 11/2005
Estágios , Goethe-Institut, .

Estágio realizado
Estágio para professores de alemão como língua estrangeira (Hospitation).

Universidade Federal da Bahia e Goethe-Institut Salvador, UFBA/GI SALVADOR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora de curso de especialização a distância, Carga horária: 10


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Substituto de Língua Alemã, Carga horária: 20

Atividades

03/2007 - 12/2008
Ensino, Letras - Português/Alemão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alemão II, III, V
Alemão Optativo A e B - Prática de Ensino
Alemão Optativo C
Alemão Optativo D
Alemão Optativo F
Alemão Optativo G

Baukurs - Curso de Alemão, BK, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de alemão, Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 12


Cursos de Línguas Abertos à Comunidade, CLAC, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora/Estagiária de língua alemã, Carga horária: 5

Atividades

07/2004 - 08/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Alemão 1
Alemão 2
Alemão 3
Alemão 4
Alemão 5


Linhas de pesquisa


1.
Formação de Professores
2.
Cultura, Interculturalidade e Transculturalidade
3.
Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras / Adicionais
4.
Estratégias de Aprendizagem
5.
Autonomia
6.
Motivação
7.
Material Didático e Material de Ensino


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Inclusão e Bilinguismo
Descrição: A questão da inclusão de pessoas com necessidades especiais já é uma realidade no contexto escolar brasileiro. Os objetivos principais deste projeto são: a realização de leituras e discussões sobre o tema; a organização de eventos e encontros com especialistas da área; a troca de informações e experiências com professores de língua estrangeira em escolas; a realização de pesquisa científica; e a formação de professores de língua estrangeira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .
Integrantes: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke - Coordenador / Gabriela Marques-Schäfer - Integrante / Tamires Alves Pequeno - Integrante / Jenifer Suellen Martins - Integrante / Jade Nunes Araújo - Integrante.
2014 - Atual
Ensino-aprendizagem de língua estrangeira / adicional e o material didático / de ensino
Descrição: O material didático é um dos instrumentos através do qual os objetivos de aprendizagem podem ser alcançados (BIMMEL, KAST, NEUNER, 2011). Dessa forma, a análise, adaptação e produção de material didático é um aspecto a ser contemplado na formação de professores e nas pesquisas na área de ensino-aprendizagem de língua estrangeira/adicional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke - Coordenador / Magali dos Santos Moura - Integrante / Gabriela Marques-Schäfer - Integrante / Anderson da Silva Santos - Integrante / Ebal Sant'Anna Bolacio Filho - Integrante / Stephanie Godiva Santana de Souza - Integrante / Ana Emanueli Viana Lopes - Integrante / Ana Luísa Gitirana Gomes - Integrante / Diogo Mathias Brum - Integrante / Iasmin Rocha da Luz Araruna de Oliveira - Integrante / Adriana Borgerth Vial Corrêa Lima - Integrante / Monique Siqueira de Andrade - Integrante.
2012 - 2014
Panorama da Língua alemã no Rio de Janeiro II
Descrição: A finalidade da presente pesquisa é delinear geograficamente a presença da língua alemã no Estado do Rio, tanto no sentido de ensino/aprendizagem da língua, como de centros culturais, através de uma pesquisa de campo. Num segundo momento, pretende-se promover um debate sobre as condições de ensino da língua alemã em nosso Estado, o que leva à proposição de estratégias que atendam às necessidades dos futuros professores de alemão. Além disso, o atual projeto objetiva detectar eventuais carências na formação de nossos alunos-mestres e também ajudará na estruturação de uma especialização lato-senso, curso que não é oferecido por qualquer Universidade sediada no Estado do Rio de Janeiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2015
Cultura e discurso científico - Língua Estrangeira para Fins Específicos
Descrição: No discurso científico sobre ensino-aprendizagem de LE é evidente, principalmente nas últimas décadas, o uso inflacionário de termos derivados do conceito de cultura. Freqüentemente, os mesmos são usados de tal forma que permitem o fomento, a fixação e a difusão de estereótipos e preconceitos. Este projeto de pesquisa se propõe a contribuir para a discussão e sistematização dos conceitos relacionados à cultura no discurso científico da didática e outras áreas de conhecimento relevantes para a formação de professores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2018
Oficina de Material Didático: Análise, Adaptação e Produção
Descrição: Partindo do pressuposto de que o material didático é um dos instrumentos através do qual os objetivos de aprendizagem podem ser alcançados (BIMMEL, KAST, NEUNER, 2011), justifica-se que a análise, adaptação e produção de material didático seja um aspecto a ser contemplado na formação de professores. Sendo assim, a proposta deste projeto é produzir material didático adequado para os diferentes (grupos de) aprendizes de alemão como língua estrangeira, contemplando seus objetivos, bem como contribuir para uma formação de qualidade dos graduandos em Letras - Português/Alemão da UERJ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke - Coordenador / Magali dos Santos Moura - Integrante / Ebal Bolacio Sant'Anna Filho - Integrante / Gabriela Marques-Schäfer - Integrante / Marianna Luiza da Costa Lima Queiroz - Integrante / Anna Carolina Magaro - Integrante / Alice Regina Vieira Guilherme - Integrante / Anderson da Silva Santos - Integrante / Anelise Gondar - Integrante / Tamires Alvez Pequeno - Integrante.
2015 - Atual
CALíC - Consultoria e Aprendizagem de Línguas e Culturas
Descrição: Os principais objetivos do Projeto CALIC são: ? Desenvolver as competências comunicativa, intercultural e de aprendizagem dos alunos; ? Desenvolver a capacidade de reflexão sobre aprendizagem de línguas e culturas; ? Orientar trabalho em Tandem/ E-Tandem; ? Conhecer, analisar e divulgar métodos e estratégias de aprendizagem de línguas; ? Elaborar objetivos e planos de trabalho personalizados para aprendizagem de línguas; ? Oferecer e realizar encontros de consultoria e eventos acadêmicos sobre aprendizagem de línguas e culturas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke - Coordenador / Gabriela Marques-Schäfer - Integrante / Anelise Gondar - Integrante / Kethlyn Lima Cavalcante - Integrante / Deborah Mello - Integrante / Leandra Marchezi - Integrante / Mayara Junger - Integrante.
2015 - Atual
A construção do ensino de alemão e da formação de professores para o contexto escolar
Descrição: Em parceria com o Consulado Geral da Alemanha, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), vem implantando, desde o corrente ano, o Ensino Médio Intercultural através do Programa Dupla Escola. Uniram-se a essa parceria o Goethe-Institut (instituição alemã de difusão de língua e cultura) e a universidade para a implantação desse projeto do ponto de vista pedagógico. O presente projeto tem o obetivo elaborar o projeto pedagógico para a implantação do Ensino Médio Intercultural Brasil-Alemanha no âmbito do Programa Dupla Escola no CE Horário de Macedo em 2016, implementar o curso-piloto de língua alemã em 2015 no referido colégio e proporcionar ao graduando em Letras - Português/Alemão a oportunidade de vivenciar o fazer pedagógico em uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro e de participar do processo de desenvolvimento de um projeto pedagógico e desenho de curso..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke - Coordenador / Ebal Bolacio Sant'Anna Filho - Integrante / Mergenfel Andromergena Vaz Ferreira - Integrante / Mônica Maria Guimarães Savedra - Integrante.
2014 - Atual
CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DEMOCRÁTICA E ALTERNATIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Descrição: O presente Projeto se propõe a estruturar, implantar, administrar academicamente e expandir, com base nos recursos humanos e materiais disponíveis na Faculdade de Letras da UFRJ, cursos de alemão como língua estrangeira em algumas escolas públicas no Estado do Rio de Janeiro, com vistas essencialmente à complementação prático-pedagógica dos graduandos que dele participem. Cada curso consistirá de quatro aulas semanais de 50 minutos cada, a serem ministradas por um graduando nas dependências disponibilizadas pela Direção de cada escola onde estiver implantado, em 8 turmas de até 20 alunos. O público-alvo discente serão alunos da primeira à terceira série do Ensino Médio.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) .
Integrantes: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke - Coordenador / Luiz Barros Montez - Integrante / Mergenfel Andromergena Vaz - Integrante / Karim Cristina Palheiros da Silva - Integrante / Ana Carolina Silva Kopezynski - Integrante / Flora Tarumim Torres de Almeida - Integrante / Diego Vieira do Nascimento - Integrante / Roberto d'Assumpção Junior - Integrante.
2009 - 2011
LICOM/LETI - Línguas Estrangeiras para a Terceira Idade - Alemão
Descrição: O Projeto LETI, vinculado ao Programa LICOM (Línguas para a Comunidade) tem como objetivos oferecer campo de estágio ao graduando em Letras Português-Alemão, através da ampliação de espaços de práticas docentes, nos quais esse estudante pode refletir sobre o processo ensino/aprendizagem de alemão como língua estrangeira, e oferecer ao público acima de 60 anos cursos de alemão de nível básico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke - Coordenador / Ebal Bolacio Sant'Anna Filho - Integrante.
2009 - Atual
LICOM/PLIC - Projeto Línguas para a comunidade - Alemão
Descrição: O Projeto PLIC (Projeto Línguas para a comunidade), vinculado ao Programa LICOM (Programa Línguas para a comunidade) tem como objetivos a formação do licenciando em Letras Português-Alemão, ampliando para esse estudante espaços de práticas docentes, e o oferecimento de cursos de alemão à comunidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke - Coordenador / Ebal Bolacio Sant'Anna Filho - Integrante.
2008 - Atual
LICOM/OLEE - Oficinas de Línguas Estrangeiras nas Escolas - Alemão
Descrição: O Projeto OLEE, vinculado ao Programa LICOM (Línguas para a comunidade) oferece ao estudante de Letras Português-Alemão a possibilidade de vivenciar o processo ensino/aprendizagem ao lecionar a língua alemã a alunos do Colégio de Aplicação da UERJ. Os estudantes tem ainda a oportunidade de discutir e refletir sobre questões teórico-metodológicos relativas ao ensino de alemão como língua estrangeira..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke - Coordenador.


Outros Projetos


2012 - 2013
Spielend Landeskunde lernen
Descrição: Para manter a motivação no processo ensino /aprendizagem de uma língua estrangeira é preciso não somente aprender o novo vocabulário, a pronúncia, a estrutura gramatical, mas também conhecer a vida, o cotidiano e a cultura do(s) país(es) da língua-alvo. Os meios lúdicos podem ser um suporte para a aprendizagem de aspectos sócio-culturais. Um meio possível é o jogo "Quartett". Os participantes deste projeto produzirão em conjunto um jogo "Quartett" com informações culturais dos países de língua alemã. A editora Cornelsen, a partir do material produzido no âmbito deste projeto, planeja apresentar o jogo "Quartett" no congresso internacional de professores de alemão (IDT), que acontecerá em Bolzano, na Itália, de 29/07/2013 a 03/08/2013..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke - Coordenador / Magali dos Santos Moura - Integrante / Eva Chen - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: FORMAÇÃO DE PROFESSORES.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior, CAPES.
2007
Bolsa-auxílio para participação do 16o InPLA, Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada (UFRJ).
2007
Bolsa-auxílio para participação do 6. Argentinischer Deutschlehrerkongress, APA - Rio (Associação de Professores de Alemão do Rio de Janeiro).
2006
Bolsa-auxílio para participação e apresentação de trabalho no VI Congresso Internacional de Professores de Alemão, ABraPA.
2005
Bolsa de Estudos de Língua Alemã no Goethe-Institut Berlin, Alemanha, Goethe-Institut Rio de Janeiro, Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
STANKE, R. C. S. F.2011 STANKE, R. C. S. F.. O papel do professor no ensino de alemão para o fim específico da leitura. Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso), v. 11, p. 935-961, 2011.

2.
STANKE, R. C. S. F.2008 STANKE, R. C. S. F.; FERREIRA DA SILVA, R. . Avaliação da Leitura na Sala de Aula de Língua Estrangeira: Tipologia de Exercícios e Questões. Intercâmbio (CD-ROM), v. XVII, p. 477-495, 2008.

3.
STANKE, R. C. S. F.2007 STANKE, R. C. S. F.. O Papel do Conhecimento de Mundo na Aula de Leitura em Língua Estrangeira. Cadernos de Letras (UFRJ), v. 23, p. 137-151, 2007.

4.
STANKE, R. C. S. F.2006STANKE, R. C. S. F.; SILVA, R. F. da . Avaliação na sala de aula de língua estrangeira: tipologia de exercícios e questões. Boletim Inter-Cultural (Rio de Janeiro), www.apario.com.br, v. 38, p. 1-8, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOURA, M. S. (Org.) ; BOLACIO FILHO, E. S. (Org.) ; STANKE, R. C. S. F. (Org.) ; SALIES, T. M. G. (Org.) . Ensino e aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. 1. ed. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2017. v. 1. 271p .

2.
MOURA, M. S. (Org.) ; SALIES, T. M. G. (Org.) ; STANKE, R. C. S. F. (Org.) ; BOLACIO FILHO, E. S. (Org.) . Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis - volume 2. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015. v. 1. 238p .

3.
MOURA, M. S. (Org.) ; SALIES, T. M. G. (Org.) ; STANKE, R. C. S. F. (Org.) ; SANTANNA FILHO, E. B. (Org.) . Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014. v. 1. 206p .

Capítulos de livros publicados
1.
STANKE, R. C. S. F.; BOLACIO FILHO, E. S. ; MARQUES-SCHAFER, G. ; MOURA, M. S. . A formação de professores de alemão na UERJ: uma análise sobre os impactos de projetos de extensão. In: Dörthe Uphoff; Luciane Leipnitz; Poliana Coeli Costa Arantes; Rogéria Costa Pereira. (Org.). O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2017, v. 1, p. 103-121.

2.
BOLACIO FILHO, E. S. ; VOERKEL, P. ; STANKE, R. C. S. F. . Material didático em cursos de alemão no contexto acadêmico brasileiro ? entre conceitos gerais e específicos. In: MOURA, M.; BOLACIO FILHO, E. S.; STANKE, R. C. S. F.; SALIÉS, T. M. G.. (Org.). Ensino e aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2017, v. 1, p. 15-37.

3.
MOURA, M. S. ; BOLACIO FILHO, E. S. ; SALIES, T. M. G. ; STANKE, R. C. S. F. . Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: o material didático e seus desafios. In: MOURA, M.; BOLACIO FILHO, E. S.; STANKE, R. C. S. F.; SALIÉS, T. M. G.. (Org.). Ensino e aprendizagem de alemão como língua S786 estrangeira: teoria e práxis. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2017, v. 1, p. 7-13.

4.
STANKE, R. C. S. F.; MOURA, M. S. . Interculturalidade e transculturalidade na era pós-método: lendas no processo ensino/aprendizagem de alemão como língua estrangeira. In: MOURA, M.; BOLACIO FILHO, E. S.; STANKE, R. C. S. F.; SALIÉS, T. M. G.. (Org.). Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis - volume 2. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015, v. 1, p. 157-182.

5.
MARQUES-SCHAFER, G. ; STANKE, R. C. S. F. . Possibilidades e limitações no trabalho com estereótipos a partir do livro didático. In: Magali Moura; Tânia Gastão Saliés; Roberta Sol Stanke; Ebal Bolacio. (Org.). Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014, v. 1, p. 129-149.

6.
STANKE, R. C. S. F.. Landeskunde na formação universitária do professor de alemão como língua estrangeira. In: Ebal Bolacio Sant'Anna Filho; Hermann Funk. (Org.). Kulturdidaktik im Unterricht Deutsch aos Fremdsprache - Deutsch lehrern und lernen kooperativ - kompetent - kreativ. 1ed.Rio de Janeiro: APA-Rio, 2014, v. 1, p. 201-218.

7.
STANKE, R. C. S. F.; SANTANNA FILHO, E. B. . Germanistik und DaF an der Universidade do Estado do Rio de Janeiro. In: Deutscher Akademischer Austauschdienst. (Org.). Germanistik in Brasilien: Herausforderungen, Vermittlungswege, Übersetzungen.. 1ed.Göttingen: Wallstein, 2014, v. 1, p. 127-129.

8.
MOURA, M. S. ; SALIES, T. M. G. ; STANKE, R. C. S. F. ; SANTANNA FILHO, E. B. . Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: Introdução. In: Magali Moura; Tânia Gastão Saliés; Roberta Sol Stanke; Ebal Bolacio. (Org.). Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014, v. 1, p. 7-11.

9.
STANKE, R. C. S. F.. Contos de fadas e o ensino de línguas adicionais. In: Magali Moura, Délia Cambeiro. (Org.). Magias, encantamentos e metamorfoses - fabulações modernas e suas expressões no imaginário contemporâneo. 1ed.Rio da Janeiro: De Letras, 2013, v. 1, p. 169-184.

10.
STANKE, R. C. S. F.. Landeskunde im Lehramtscurriculum der Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). In: MOURA, M. dos S.; CHEN, E. V.. (Org.). Kulturdidaktik im Unterricht Deutsch als Fremdsprache: Facetten der Vermittlung von Kultur und Landeskunde an Fremdsprachenlernende. 1ed.Rio de Janeiro: APA-Rio, 2013, v. 1, p. 85-102.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
STANKE, R. C. S. F.. Deutschlehren zum Lesezweck: Bewusstmachung, Strategien, Verständnis. In: VII. Brasilianischer Deutschlehrerkongress, 2009, Rio de Janeiro. Tagungsakten der VII. Brasilianischer Deutschlehrerkongresses, 2009.

2.
ROSIN, A.F. ; TINOCO, B.C.B. ; SILVA, R.F. ; STANKE, R. C. S. F. . O que é o Prjeto CLAC-UFRJ?. In: VI. Brasilianischer Deutschlehrerkongress / I. Lateinamerikanischer Deutschlehrerkongress: Deutsch in Südamerika: Neue Wege - Neue Perspektiven, 2008, São Paulo. Tagungsakten des VI. Brasilianischen Deutschlehrerkongresses / I. Lateinamerikanischen Deutschlehrerkongresses. São Paulo, 2008.

3.
PAES LEME, G. ; MARQUES, Gabriela de Oliveira ; STANKE, R. C. S. F. . A República de Weimar. In: XI Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos, 2007, Rio de Janeiro. Cânone e Dissidências. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras/UFRJ, 2003. p. 238-244.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
STANKE, R. C. S. F.. DaF, Kultur und interkulturelle Kompetenz in der universitären Deutschlehrerausbildung im Bundesland Rio de Janeiro. In: 15. Kongress des Lateinamerikanischen Germanistenverbandes, 2014, Curitiba. Germanistik und Romanistik im GesprÄch, Deutsch für Lateinamerika. Curitiba: Quadrioffice, 2014. v. 1. p. 318-318.

2.
STANKE, R. C. S. F.; SANTANNA FILHO, E. B. . Wege und Herausforderungen des Studiengangs 'Portugiesisch-Deutsch' an der Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). In: 15. Kongress des Lateinamerikanischen Germanistenverbandes, 2014, Curitiba. Germanistik und Romanistik im GesprÄch, Deutsch für Lateinamerika. Curitiba: Quadrioffice, 2014. v. 1. p. 360-360.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
STANKE, R. C. S. F.; MARQUES-SCHAFER, G. ; PEQUENO, T. A. . ?Inklusion im DaF-Unterricht: Herausforderungen für Schule und Lehrerausbildung?. In: IX Congresso Brasileiro de Professores de Alemão, 2015, São Leopoldo. Deutsch (Über)Brücken. São Leopoldo: Casa Leiria, 2015. v. 1. p. 54-55.

2.
STANKE, R. C. S. F.; SANTANNA FILHO, E. B. ; Couto, Juliana Oliveira do . Os cursos de alemão como língua estrangeira para a comunidade e a formação de professores na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. In: VIII Congresso Brasileiro de Professores de Alemão - 8. Brasilianischer Deutschlehrerkongress, 2011, Belo Horizonte. Übergänge, Transições, Durchgänge, 2011. p. 19-19.

3.
STANKE, R. C. S. F.. A formação de professores de alemão como língua estrangeira: autonomia, motivação, currículo. In: VI JEL - VI Jornada de Estudos da Linguagem, 2010, Rio de Janeiro. VI JEL - VI Jornada de Estudos da Linguagem, 2010. p. 76-76.

4.
STANKE, R. C. S. F.. Aprendendo a ler em alemão: o papel do professor na sala de aula de alemão para fins específicos. In: XVI Semana Intedisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos, 2009, Rio de Janeiro. XVI Semana Intedisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos: Línguas, Literaturas e Mídias, 2009. p. 12-12.

5.
STANKE, R. C. S. F.. Deutschlehren zum Lesezweck: Bewusstmachung, Strategien, Verständnis. In: VII. Brasilianischer Deutschlehrerkongress, 2008, Rio de Janeiro. Tagungsakten des VII. Brasilianischer Deutschlehrerkongresses, 2008.

6.
STANKE, R. C. S. F.; SILVA, R.F. . Leistungsmessung im DaF-Unterricht: Test- und Prüfkriterin. In: VII. Brasilianischer Deutschlehrerkongress, 2008, Rio de Janeiro. Tagungsakten des VII. Brasilianischer Deutschlehrerkongresses, 2008.

7.
STANKE, R. C. S. F.; PORTO, D. S. ; SILVA, R.F. . Sprachkurs für Fachleute: ein Erfahrungsbericht. In: VII. Brasilianischer Deutschlehrerkongress, 2008, Rio de Janeiro. Tagungsakten des VII. Brasilianischer Deutschlehrerkongresses, 2008.

8.
STANKE, R. C. S. F.; SILVA, R. F. da . A avaliação da leitura na sala de aula de língua estrangeira: tipologia de exercícios e questões. In: 16o InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007, São Paulo. 16o InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada: Linguagens em Atividades, 2007. v. 1. p. 484-485.

9.
STANKE, R. C. S. F.; SILVA, R. F. da . Prüfen und Testen im Unterricht Deutsch als Fremdsprache : Aufgabentypologie, Vorbereitung, Durchführung. In: 6. Argentinischer Deutschlehrerkongress, 2007, Argentina. 6. Argentinischer Deutschlehrerkongress - Zur Sprache bringen, 2007. v. 1. p. 23-23.

10.
STANKE, R. C. S. F.. O papel do conhecimento de mundo na aula de leitura em língua estrangeira. In: XV Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos -, 2007, Rio de Janeiro. XV Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos -. Rio de Janeiro, 2007. v. 1. p. 15-15.

11.
STANKE, R. C. S. F.; SILVA, R.F. . Avaliação na sala de aula de língua estrangeira: tipologia de exercícios e questões. In: XIV Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos - Fabricações discursivas: realidades em construção, 2006, Rio de Janeiro. XIV Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos - Fabricações discursivas: realidades em construção, 2006. v. 1. p. 18-18.

12.
STANKE, R. C. S. F.; SILVA, R.F. ; ROSIN, A.F. ; TINOCO, B.C.B. . O que é o Projeto CLAC - UFRJ?. In: VI. Brasilianischer Deutschlehrerkongress / I. Lateinamerikanischer Deutschlehrerkongress / 2. Lateinamerikanisches Delegiertentreffen des IDV, 2006, São Paulo. Ensinar Alemão: Novos Desafios - Novos Rumos / Deutsch in Südamerika: Neue Wege - Neue Perspektiven / Enseñar Alemán: Nuevos Desafios - Nuevos Rumbos, 2006. v. 1. p. 39-39.

13.
STANKE, R. C. S. F.; SILVA, R.F. ; TINOCO, B.C.B. . A afetividade e a aprendizagem de línguas estrangeiras. In: XIII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos: Texto, Contexto e Hipertexto, 2005, Rio de Janeiro. XIII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos: Texto, Contexto e Hipertexto, 2005. v. 01. p. 10-11.

14.
STANKE, R. C. S. F.; SILVA, R. F. da ; CARAUTA, F.C. ; CONCEICAO, R.C. . A Relação entre a Afetividade e o Processo Ensino-Aprendizagem. In: III Fórum CLAC, 2005, Rio de Janeiro. III Fórum CLAC - Descobertas do aprender através do papel de ensinar, 2005. p. 5-5.

15.
STANKE, R. C. S. F.. Maria Stuart: a heroína schilleriana. In: XIII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos: "Texto, Contexto e Hipertexto", 2005, Rio de Janeiro. XIII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos: "Texto, Contexto e Hipertexto", 2005. v. 1. p. 21-22.

Apresentações de Trabalho
1.
STANKE, R. C. S. F.. A especialização de professores de alemão na UERJ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
STANKE, R. C. S. F.; MARQUES-SCHAFER, G. ; PEQUENO, T. A. . Inklusion im DaF-Unterricht: Herausforderungen für Schule und Lehrerausbildung. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
STANKE, R. C. S. F.; SANTANNA FILHO, E. B. . Ensino de Alemão no ambiente Escolar e a Formação de Professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
STANKE, R. C. S. F.. As lendas dos Irmãos Grimm e o ensino de Alemão como Língua Estrangeira (ALE) - I. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
STANKE, R. C. S. F.; MARQUES-SCHAFER, G. . Estágio Supervisionado: um diálogo entre teoria e prática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
STANKE, R. C. S. F.; SANTANNA FILHO, E. B. . Wege und Herausforderungen dês Studiengangs 'Portugiesisch-Deutsch' an der Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
STANKE, R. C. S. F.. DaF, Kultur und Interkulturelle Kompetenz in der universitären Deutschlehrerausbildung im Bundesland Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
STANKE, R. C. S. F.; MARQUES-SCHAFER, G. . A Especialização em Ensino de Alemão como LE no Rio de Janeiro: o programa e novas perspectivas no modelo da UERJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
STANKE, R. C. S. F.. Landeskunde, Kultur und Interkulturalität in der universitären Deutschlehrerausbildung im Ausland. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
STANKE, R. C. S. F.; SANTANNA FILHO, E. B. . Germanistik und DaF an der Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
STANKE, R. C. S. F.. Língua e Cultura na Formação do Professor de Alemão com Língua Estrangeira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
STANKE, R. C. S. F.. A 'Landeskunde' na formação universitária do professor de alemão como LE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
STANKE, R. C. S. F.. Contos de fadas e o ensino de línguas adicionais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
STANKE, R. C. S. F.; SANTANNA FILHO, E. B. . O novo curso de pós-graduação em língua alemã lato sensu da UERJ a partir de 2013. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
STANKE, R. C. S. F.. Landeskunde im Lehramtscurriculum der UERJ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
STANKE, R. C. S. F.; SANTANNA FILHO, E. B. ; Couto, Juliana Oliveira do . Os cursos de alemão como língua estrangeira para a comunidade e a formação de professores na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
STANKE, R. C. S. F.. A Formação de Professores de Alemão como Língua Estrangeira: Autonomia, Motivação, Currículo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
STANKE, R. C. S. F.. A Formação do Professor de Alemão como Língua Estrangeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
STANKE, R. C. S. F.. Aprendendo a ler em alemão: o papel do professor na aula de alemão para fins específicos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
STANKE, R. C. S. F.. Deutschlehren zum Lesezweck: Bewusstmachung, Strategien, Verständnis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PORTO, D. S. ; SILVA, R. F. da ; STANKE, R. C. S. F. . Sprachkurs für Fachleute: ein Erfahrungsbericht. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
STANKE, R. C. S. F.; SILVA, R. F. da . Leistungsmessung im DaF-Unterricht: Testen- und Prüfkriterien. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
STANKE, R. C. S. F.; SILVA, R. F. da . A avaliação da leitura na sala de aula de língua estrangeira: tipologia de exercícios e questões. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
STANKE, R. C. S. F.; SILVA, R. F. da . Prüfen und Testen im Unterricht Deutsch als Fremdsprache: Aufgabentypologie, Vorbereitung, Durchführung. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
STANKE, R. C. S. F.. O papel do conhecimento de mundo na aula de leitura em língua estrangeira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
STANKE, R. C. S. F.; SILVA, R.F. ; ROSIN, A.F. ; TINOCO, B.C.B. . O que é o Projeto CLAC - UFRJ?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
STANKE, R. C. S. F.; SILVA, R.F. . Avaliação na sala de aula de língua estrangeira: tipologia de exercícios e questões. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
STANKE, R. C. S. F.; SILVA, R.F. ; CARAUTA, F.C. ; CONCEICAO, R.C. . A Relação entre a Afetividade e o Processo Ensino-Aprendizagem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
STANKE, R. C. S. F.; TINOCO, B.C.B. ; SILVA, R.F. . A afetividade e a aprendizagem de línguas estrangeiras. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
STANKE, R. C. S. F.. Maria Stuart: a heroína schilleriana. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
STANKE, R. C. S. F.; KESTLER, I. M. F. ; CASTRO, G.P.L. . República de Weimar: aspectos históricos e culturais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
STANKE, R. C. S. F.; KESTLER, I. M. F. ; CASTRO, G.P.L. ; MARQUES, Gabriela de Oliveira . República de Weimar - História, literatura e arte. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
STANKE, R. C. S. F.. O ensino de alemão para o fim específico da leitura: conscientização, estratégias, compreensão 2008 (Dissertação de Mestrado).

2.
STANKE, R. C. S. F.. O ensino do alemão para o fim específico da leitura: conscientização, estratégias, compreensão. Rio de Janeiro: APA-Rio, 2008 (Dissertação de Mestrado).


Demais tipos de produção técnica
1.
CHEN, E. ; STANKE, R. C. S. F. ; MOURA, M. S. . jogo Quartett 'Warst du schon mal in ...?'. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

2.
STANKE, R. C. S. F.; FERREIRA, A. B. ; REIS, A. C. S. dos . Zum Sprechen bringen: die Entwicklung der Fertigkeit Sprechen auf den Niveuas A1 und A2. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
STANKE, R. C. S. F.; FERREIRA, A. B. . Mit dem Internet Deutsch üben. 2007. .

4.
STANKE, R. C. S. F.; KESTLER, I. M. F. ; CASTRO, G.P.L. ; MARQUES, Gabriela de Oliveira ; SCHAEFER, W. . 60 Anos da Derrota Nazista: aspectos históricos e culturais da Alemanha entre 1933 e 1945. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
STANKE, R. C. S. F.; KESTLER, I. M. F. ; CASTRO, G.P.L. ; MARQUES, Gabriela de Oliveira . História, literatura e arte na Alemanha entre 1918 e 1933. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
STANKE, R. C. S. F.; KESTLER, I. M. F. ; CASTRO, G.P.L. ; MARQUES, Gabriela de Oliveira . Nacional-socialismo: horror e fascinação - aspectos históricos e sociais. 2004. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MEYER, R. M. B.; BOLACIO FILHO, E. S.; ALBUQUERQUE, A. F. S.; SAVEDRA, M. M. G.; STANKE, R. C. S. F.. Participação em banca de Cíntia Regina da Costa. Qualquer coisa, eu te aviso!? As culturas brasileira e alemã em contato, e sua relevância para o ensino de PL2E: uma perspectiva intercultural da paquera a partir do olhar feminino. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
CARDOSO, J. S.; SILVA, V. L. T.; STANKE, R. C. S. F.. Participação em banca de Juliana Veloso Coutinho. O ensino de língua estrangeira para crianças: o planejamento. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
STANKE, R. C. S. F.; BOLACIO FILHO, E. S.; SALIES, T. M. G.. Participação em banca de Cleyton Ferreira Dantas. Aplicações Pedagógicas: Práticas - A condição pós-método e o ensino de alemão como língua adicional. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Alemão como Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
STANKE, R. C. S. F.; MARQUES-SCHAFER, G.; ARANTES, P. C. C.. Participação em banca de Isabella Wapke Gomes Pereira. A Correção de Erro em Contexto Virtual de Aprendizagem de Língua Alemã. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Alemão como Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
STANKE, R. C. S. F.; MARQUES-SCHAFER, G.; ARANTES, P. C. C.. Participação em banca de Ana Paula de Souza Colatino. Planet A1: uma análise crítica de sua oferta digital. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Alemão como Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
STANKE, R. C. S. F.; BOLACIO FILHO, E. S.; ARANTES, P. C. C.. Participação em banca de Laísa da Costa Martins. Partículas modais no ensino de alemão: o papel do material didático e do professor. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Alemão como Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
STANKE, R. C. S. F.; BOLACIO FILHO, E. S.; ARANTES, P. C. C.. Participação em banca de Vitória do Carmo Pinto Leitão. Ensino de alemão como segunda língua para crianças/adolescentes e adultos: uma análise de material didático. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Alemão como Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
STANKE, R. C. S. F.; BOLACIO FILHO, E. S.; MARQUES-SCHAFER, G.. Participação em banca de Adriana Borgerth Vial Corrêa. O Fomento da Expressão Oral do Aluno Iniciante em Sala de Aula de Alemão como Língua Estrangeira. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Alemão como Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
STANKE, R. C. S. F.; BOLACIO FILHO, E. S.. Participação em banca de Bárbara Simões de Medeiros. A análise de exercícios do livro didático contemplando os estilos de aprendizagem. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Alemão como Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
STANKE, R. C. S. F.; BOLACIO FILHO, E. S.; MARQUES-SCHAFER, G.. Participação em banca de Karim Cristina Palheiro da Silva. Procedimentos indutivos de gramática: reflexos no material didático e papel do professor. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Alemão como Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
WELS, E. S.; STANKE, R. C. S. F.; BRAGANCA JUNIOR, A. A.. Concurso público para Professor Substituto de Língua Alemã. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
STANKE, R. C. S. F.; FERREIRA, M. A. V.; WELS, E. S.. Concurso público para Professor Substituto de Língua Alemã. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
STANKE, R. C. S. F.; SAVEDRA, M. M. G.; WELS, E. S.. Concurso público para professor adjunto de Língua Alemã. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
WELS, E. S.; FERREIRA, M. A. V.; STANKE, R. C. S. F.. Concurso público para professor substituto de Língua Alemã. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
STANKE, R. C. S. F.; SANTANNA FILHO, E. B.; MOURA, M. S.. Concurso público para Professor Substituto de Língua Alemã. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
STANKE, R. C. S. F.; MOURA, M. S.; SANTANNA FILHO, E. B.. Concurso público para Professor Substituto de Literatura Alemã. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
MOURA, M. S.; STANKE, R. C. S. F.. Concurso público para professor de língua alemã no estado do Rio de Janeiro. 2008. Fundação Escola do Serviço Público.

Outras participações
1.
SANTANNA FILHO, E. B.; STANKE, R. C. S. F.; MOURA, M. S.; MARQUES-SCHAFER, G.. Seleção para ingresso no curso de Especialização em. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4o CINTEG - Curso Interinstitucional de Extensão em Estudos Germanísticos. 2016. (Outra).

2.
XV Fórum da APA-Rio. 2016. (Encontro).

3.
II. Kolloquium Uerj - FSU Jena. A 'Landeskunde' na formação universitária do professor de alemão como LE. 2012. (Congresso).

4.
Magias, encantamentos e metamorfoses. Fabulações modernas e suas expressões no imaginário contemporâneo. Contos de fadas e o ensino de línguas adicionais. 2012. (Congresso).

5.
XI Forum APA-Rio / 4. Encontro de Germanistas do Rio de Janeiro. O novo curso de pós-graduação em língua alemã lato sensu da UERJ a partir de 2013. 2012. (Congresso).

6.
XVII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos - Linguagens e Práticas Sociais: Inclusão/Exclusão. Língua e cultura na formação do professor de alemão como língua estrangeira. 2012. (Congresso).

7.
8. Brasilianischer Deutschlehrerkongress: "Übergänge, Transições, Durchgänge" / 8. Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. Os cursos de alemão como língua estrangeira para a comunidade e a formação de professores na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2011. (Congresso).

8.
I Colóquio UERJ - FSU-Jena "A didática da cultura no ensino de alemão" - "Kulturdidaktik im DaF-Unterricht". Landeskunde im Lehramtscurriculum der UERJ. 2011. (Congresso).

9.
VI Fórum da APA-Rio. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
STANKE, R. C. S. F.. Coordenação de sessão no simpósio "O fantástico mundo das lendas alemães e brasileiras". 2015. (Congresso).

2.
STANKE, R. C. S. F.; SANTOS, N. A. . Oficina literária em língua alemã - evento de extensão. 2014. (Outro).

3.
STANKE, R. C. S. F.; VOERKEL, P. . O ensino de 'cultura' em Alemão como Língua Estrangeira (ALE) na Alemanha. 2014. (Outro).

4.
STANKE, R. C. S. F.; SANTANNA FILHO, E. B. ; MOURA, M. S. . Caminhos alternativos para o ensino de alemão - 3. Colóquio UERJ - FSU-Jena. 2013. (Congresso).

5.
Ribeiro, A. do A. ; STANKE, R. C. S. F. . II Fórum sobre Ensino de Línguas do LICOM/PLIC. 2012. (Outro).

6.
MOURA, M. S. ; SANTANNA FILHO, E. B. ; STANKE, R. C. S. F. . II. Kolloquium UERJ - FSU-Jena. 2012. (Congresso).

7.
MOURA, M. S. ; SANTANNA FILHO, E. B. ; STANKE, R. C. S. F. ; CAMBEIRO, D. ; MAAS, W. P. . Magias, encantamentos e metamorfoses. Fabulações modernas e suas expressões no imaginário contemporâneo. 2012. (Congresso).

8.
MOURA, M. S. ; SANTANNA FILHO, E. B. ; STANKE, R. C. S. F. . I Colóquio UERJ - FSU-Jena "A didática da cultura no ensino de alemão" - "Kulturdidaktik im DaF-Unterricht". 2011. (Congresso).

9.
MOURA, M. S. ; MONNERAT, M. J. C. ; STANKE, R. C. S. F. ; PORTO, D. S. ; CARVALHO, P. ; SILVA, R. F. da . VIII Fórum da APA-Rio. 2010. (Outro).

10.
MOURA, M. S. ; MONNERAT, M. J. C. ; STANKE, R. C. S. F. ; PORTO, D. S. ; CARVALHO, P. ; SILVA, R. F. da . II Encontro de Germanistas do Rio de Janeiro. 2010. (Congresso).

11.
STANKE, R. C. S. F.; Miranda, T. S. de ; Waldbach, B. . Apresentação do material didático "Ziel". 2009. (Outro).

12.
MONNERAT, M. J. C. ; MOURA, M. S. ; CARVALHO, P. ; PORTO, D. S. ; STANKE, R. C. S. F. ; SANTOS, H. M. A. ; GONÇALVES, M. A. . VII Fórum da APA-Rio. 2009. (Outro).

13.
STANKE, R. C. S. F.. Coordenação de Sessão do Centro de Letras e Artes na XXX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica Artística e Cultural da UFRJ. 2008. (Congresso).

14.
STANKE, R. C. S. F.. Membro da Comissão Organizadora da XV Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos - "Discursos, Linguagens, Culturas". 2007. (Congresso).

15.
STANKE, R. C. S. F.; FERREIRA, A. B. ; MELO, S. . Mini-curso "Mit dem Internet Deutsch üben". 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Marianna Luiza da Costa Lima Queiroz. Cultura, Interculturalidade e Estereótipo: Música como manifestação cultural no ensino de Alemão como Língua Estrangeira. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Monique Siqueira de Andrade. Letramento literário: um estudo de práticas de leitura literária na formação de cidadãos letrados. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Anna Carolina Magaro. A Construção do Ensino de Alemão e da Formação de Professores para o Contexto Escolar. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. CETREINA / UERJ. (Orientador).

2.
Alice Regina Vieira Guilherme. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fundação Noel Rosa. (Orientador).

3.
Stephnanie Godiva Santana de Souza. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fundação Noel Rosa. (Orientador).

4.
Leonardo Emidio Mendes. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. CETREINA / UERJ. (Orientador).

5.
Jeniffer Suelen Alexandre Martins. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fundação Noel Rosa. (Orientador).

6.
Tamires Alves Pequeno. ILE PRODOCÊNCIA: CONSOLIDANDO AS LICENCIATURAS DO INSTITUTO DE LETRAS DA UERJ. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. CETREINA / UERJ. (Orientador).

7.
Marianna Luiza da Costa Lima Queiroz. Monitoria em Estágio Supervisionado em Língua Alemã III. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. CETREINA / UERJ. (Orientador).

8.
Ana Emanueli Viana Lopes. Iniciação à Docência no LICOM/OLEE - Projeto Oficinas de Línguas Estrangeiras na Escola. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. CETREINA / UERJ. (Orientador).

9.
Anderson da Silva Santos. Iniciação à Docência no LICOM/OLEE - Projeto Oficinas de Línguas Estrangeiras na Escola. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. CETREINA / UERJ. (Orientador).

10.
Diogo Mathias Brum. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fundação Noel Rosa. (Orientador).

11.
Thayana de Souza Araujo. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

12.
Marianna Luiza da Costa Lima Queiroz. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marianna Luiza da Costa Lima Queiroz. Cultura e estereótipo: música como mediador cultural. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Alemão como Língua Estrangeira) - UFRJ, UERJ, UFF. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

2.
Daphne Avellar Azevedo. A habilidade de Hörsehverstehen na sala de aula. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Alemão como Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

3.
Alessandra Silva de Oliveira. O papel do plano de aula para o processo ensino-aprendizagem no ensino de alemão como língua estrangeira. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Alemão como Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

4.
Douglas Ramos da Silva. A Habilidade Falar do Aluno do Nível A1 em Aula de Alemão como Língua Estrangeira. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Alemão como Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

5.
Ingrid Bordignon Benites. Elaboração de Avaliações: Teoria e Análise. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Alemão como Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

6.
Adriana Borgerth Vial Corrêa. O Fomento da Expressão Oral do Aluno Iniciante em Sala de Aula de Alemão como Língua Estrangeira. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Alemão como Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

7.
Bárbara Simões de Medeiros. A análise de exercícios do livro didático contemplando os estilos de aprendizagem. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Alemão como Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

8.
Karim Cristina Palheiro da Silva. Procedimentos indutivos de gramática: reflexos no material didático e papel do professor. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Alemão como Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

Orientações de outra natureza
1.
Leonardo Emidio Mendes. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Noel Rosa. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

2.
Anna Carolina Magaro. Iniciação à Docência no LICOM/OLEE - Projeto Oficinas de Línguas Estrangeiras na Escola. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, CETREINA / UERJ. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

3.
Anderson da Silva Santos. A CONSTRUÇÃO DO ENSINO DE ALEMÃO E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O CONTEXTO ESCOLAR. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, CETREINA / UERJ. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

4.
Marianna Luiza da Costa Lima Queiroz. ?Música na aula de alemão como língua estrangeira?. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

5.
Anna Carolina Magaro. ?Da teoria à prática: atividades em sala de aula e suas formas sociais?. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

6.
Carolina Souto Maior Henrique. Ensino de alemão e a habilidade de compreensão oral. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

7.
Jade Nunes Araújo. O exercício do vocabulário na aula de alemão. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

8.
Maria Olívia de Faria e Silva. Materiais audiovisuais no ensino da língua estrangeira. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

9.
Amanda Souza Mello. Alemão além do livro didático - mangá em sala de aula. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

10.
Anderson da Silva Santos. Atividade cinestésica em aula de língua estrangeira. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

11.
Silvia Hufnagel. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Noel Rosa. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

12.
Rayanne Jorge Golçalves Lira Favacho. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Noel Rosa. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

13.
Carolina Souto Maior Henrique. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ / SR1 / Departamento de Bolsas e Estágios. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

14.
Anderson da Silva Santos. Iniciação à Docência no LICOM/OLEE - Projeto Oficinas de Línguas Estrangeiras na Escola. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, CETREINA / UERJ. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

15.
Deborah Marcelino de Mello. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ / SR1 / Departamento de Bolsas e Estágios. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

16.
Ceres Ferreira Carneiro. Estágio Interno Complementar - Prodocência (CAPES) - ILE/UERJ. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ / SR1 / Departamento de Bolsas e Estágios. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

17.
Anna Carolina Magaro. Monitoria em Estágio Supervisionado em Língua Alemã. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ / SR1 / Departamento de Bolsas e Estágios. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

18.
Ingrid Beatriz Gomes de Araújo. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

19.
Bruno da Silva Siqueira. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. 2014. Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

20.
Ceres Ferreira Carneiro. ILE PRODOCÊNCIA: CONSOLIDANDO AS LICENCIATURAS DO INSTITUTO DE LETRAS DA UERJ. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, CETREINA / UERJ. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

21.
Daniel Souto Rodrigues. Monitoria em Estágio Supervisionado em Língua Alemã III. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, CETREINA / UERJ. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

22.
Marianna Luiza da Costa Lima. Música no ensino de alemão. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

23.
Pedro Villalba Sgarbi Goulart. Trabalhando questões culturais nas aulas de alemão como LE. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

24.
Elke Liehhold de Belli. Aspectos da cultura alemã no primeiro dia de aula. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

25.
Jade Nunes Araújo. O uso da internet na sala de aula de alemão. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

26.
Vanessa Pereira Mavinier. Jogos no ensino de língua alemã. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

27.
Maria Olívia de Faria e Silva. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Noel Rosa. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

28.
Marianna Luiza da Costa Lima Queiroz. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

29.
Raphael dos Santos Miguelez Perez. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

30.
Amanda Souza Mello. Iniciação à Docência no LICOM/OLEE - Projeto Oficinas de Línguas Estrangeiras na Escola. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ / SR1 / Departamento de Bolsas e Estágios. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

31.
Daniel Souto Rodrigues. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Noel Rosa. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

32.
Anna Carolina Magaro. Iniciação à Docência no LICOM/OLEE - Projeto Oficinas de Línguas Estrangeiras na Escola. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ / SR1 / Departamento de Bolsas e Estágios. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

33.
Anna Carolina Magaro. Monitoria em Estágio Supervisionado em Língua Alemã III. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, CETREINA / UERJ. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

34.
Cleyton Ferreira Dantas. O Papel dos Jogos e Dinâmicas na Integração do Grupo na Sala de Aula de Língua Estrangeira. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

35.
Elke Liebhold de Belli. Primeiro Dia de Aula no CAp-UERJ. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

36.
Juliana Oliveira do Couto. O Trabalho com Leitura Global em uma Aula de ALE: um relato. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

37.
Elke Liebhold de Belli. Iniciação à Docência no LICOM/OLEE - Projeto Oficinas de Línguas Estrangeiras na Escola. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, CETREINA / UERJ. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

38.
Daphne Avellar de Azevedo. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Letras da UERJ. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

39.
Jade Nunes Araújo. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, CETREINA / UERJ. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

40.
Raphael Pereira Corrêa. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. 2012. Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Letras da UERJ. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

41.
Rodrigo Marins de Souza e Silva. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Noel Rosa. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

42.
Diego Dias Ribeiro. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, CETREINA / UERJ. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

43.
Elke Liebhold de Belli. OFICINAS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NAS ESCOLAS: AS OFICINAS DE ALEMÃO E DE ITALIANO NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UERJ. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, CETREINA / UERJ. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

44.
Jade Nunes Araújo. LICOM / PLIC: aprendendo e ensinando. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, CETREINA / UERJ. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

45.
Pedro V.S.G., Daphne A. A., Raphael P.C., Karim C. S.. LICOM / PLIC: aprendendo e ensinando. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Letras da UERJ. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

46.
Vanessa Pereira Mavinier. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Noel Rosa. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

47.
Julia Schmidt. Alemão como língua estrangeira na escola: oficinas de alemão no CAp/UERJ. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, CETREINA / UERJ. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

48.
Juliana Gomes, Diego Dias, Jade Nunes e Pedro Goulart. LICOM / PLIC: aprendendo e ensinando. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, CETREINA / UERJ. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

49.
Daphne Avellar Azevedo. LICOM/LETI: línguas estrangeiras para a terceira idade. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, CETREINA / UERJ. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

50.
Pedro Villalba Sgarbi Goulart. Iniciação à Docência no LICOM/PLIC - Projeto Línguas para Comunidade. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Letras da UERJ. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

51.
Julia Schmidt. Iniciação à Docência no LICOM/OLEE - Projeto Oficinas de Línguas Estrangeiras na Escola. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ / SR1 / Departamento de Bolsas e Estágios. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

52.
Daphne Azevedo e Egnaldo Medeiros. Línguas estrangeiras na UnATI-UERJ: quem são os alunos de alemão?. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

53.
J.Couto, F.Nascimento, C.Dantas, D.Dias, L.Martins, T.Cruz. LICOM / PLIC: aprendendo e ensinando. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

54.
Táina Jamile Cavalcanti da Cruz. Iniciação à Docência no LICOM/OLEE - Projeto Oficinas de Línguas Estrangeiras na Escola. 2010. Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ / SR1 / Departamento de Bolsas e Estágios. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

55.
Bolsistas de Iniciação à Docência. LICOM/PLIC - Projeto Línguas para a Comunidade. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, CETREINA / UERJ. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

56.
Mariana Blume. Línguas estrangeiras na UnATi-UERJ: quem são os alunos de alemão?. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ / SR1 / Departamento de Bolsas e Estágios. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

57.
Juliana Oliveira do Couto. A língua alemã na escola: "oficinas de alemão no CAp/UERJ". 2009. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ / SR1 / Departamento de Bolsas e Estágios. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

58.
Bolsistas de Iniciação à Docência. LICOM: aprendendo e ensinado. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ / SR1 / Departamento de Bolsas e Estágios. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

59.
Mariana Blume e Daphne Azevedo. LETI - Língua Estrangeira para a Terceira Idade. 2009. Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

60.
Bolsistas de Iniciação à Docência. LICOM/OLEE - Oficinas de Línguas Estrangeiras na Escola. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, CETREINA / UERJ. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

61.
Bolsistas de Iniciação à Docência. LICOM/LETI - Projeto Línguas Estrangeiras para a Terceira Idade. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, CETREINA / UERJ. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

62.
Monitores de língua alemã do Projeto CLAC. Processo Ensino/Aprendizagem de Alemão como Língua Estrangeira. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras - Português/Alemão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

63.
Giselli Santiago da Silva e Juliana de Abreu Corrêa Costa. Themen aktuell 1: a análise e avalição de um material didático. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras - Português/Alemão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

64.
Camilla N. R. Mello, Carla G. de Jesus e Rafaela F. Nocito. A importância do conhecimento prévio na leitura de textos no ensino de alemão como LE. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras - Português/Alemão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

65.
Juliana Oliveira do Couto. Oficina de Alemão no CAp/UERJ. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras: Português-Alemão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

66.
Monitores de língua alemã do Projeto CLAC. Processo Ensino/Aprendizagem de Alemão como Língua Estrangeira. 2007. Orientação de outra natureza. (Letras - Português/Alemão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.

67.
Érica Schlude Wels. A arte de conduzir saberes: por uma conscientização do papel do professor como orientador no ensino de Língua Estrangeira. 2007. Orientação de outra natureza - Faculdade de Letras UFRJ. Orientador: Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Outras informações relevantes


Certificados de proficiência linguística:
Grosses Deutsches Sprachdiplom - Goethe-Institut Rio de Janeiro (2009);
Kleines Deutsches Sprachdiplom - Goethe-Institut Rio de Janeiro (2007);
Zentrale Mittelstufenprüfung - Goethe-Institut Berlin (2005);
Zertifikat Deutsch - Goethe-Institut Rio de Janeiro (2004);
Certificate of Proficiency in English as a foreign language - The University of Michigan (2003);
Certificado de conclusão do nível avançado do curso Standard de inglês - IBEU (2003).

Offizielle Prüferzertifikate (Goethe-Institut):
Goethe-Zertifikat A1: Start Deutsch 1 (2011)
Goethe-Zertifikat A2: Start Deutsch 2 (2011)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 21:24:46