Ana Amélia de Paula Laborne

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2282649767551231
  • Última atualização do currículo em 09/03/2013


Atualmente desenvolve os estudos de Doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais tendo como tema da pesquisa os estudos sobre Branquitude e Conhecimento. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e neste período iniciou seus estudos sobre Gênero e Raça, em especial no que diz respeito à temática educacional. Em sua pesquisa de conclusão de curso analisou a escolarização de mulheres negras, pensando em uma situação de mobilidade educacional. Em 2008 concluiu seu Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais e integrava a Linha de Pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas, com bolsa do CNPq. Sua pesquisa de Mestrado analisa os percursos identitários de Professores (as) Negros (as) na UFMG e seus discursos e práticas sobre ações afirmativas. É pesquisadora do Observatório da Juventude e do Ações Afirmativas na UFMG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Amélia de Paula Laborne
Nome em citações bibliográficas
LABORNE, A. A. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Avenida Antônio Carlos, 6627 Campus Pampulha
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34096188


Formação acadêmica/titulação


2010
Doutorado em andamento em doutorado em educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Relações Raciais, Conhecimento e Branquitude,
Orientador: Nilma Lino Gomes.
Palavras-chave: Branquitude; Conhecimento e Relações Raciais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Relações raciais e Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2006 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: "Por essa porta estar fechada, outras tiveram que se abrir": Identidade Racial e Trajetórias de Docentes da Universidade Federal de Minas Gerais,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Profa. Dra. Nilma Lino Gomes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
2001 - 2005
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: "Mobilidade Educacional: um estudo a partir de trajetórias educacionais de mulheres negras".
Orientador: Profa. Dra. Marlise Matos.


Formação Complementar


2010 - 2010
Cosmovisão Africana. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação.
2009 - 2009
A questão racial na pesquisa estatística. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação.
2005 - 2005
Introdução ao MapInfo. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2004
Programa Intensivo de Metodologia Quantitativa. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública/ UFMG.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Técnica Social do Projeto Mulheres da Paz, Carga horária: 12


Governo do Estado de Minas Gerais.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnica Social do Programa Fica Vivo!, Carga horária: 30


Assessoria Social e Pesquisa.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Técnica Social e Assistente de Pesquisa, Carga horária: 20


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor formador, Enquadramento Funcional: Professor Formador
Outras informações
Programa Ações Afirmativas na UFMG - Projeto A Cor da Cultura - Formação de Professores

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora do Ações Afirmativas na UFMG, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisadora do Programa Ações Afirmativas na UFMG, onde trabalha também com ensino e extensão. Professora do Curso de Aperfeiçoamento em História da África e das Culturas Afro-brasileiras UNIAFRO- FaE/UFMG.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 30
Outras informações
Ministrou disciplina "Educação, desigualdades sociais e raciais" na Especialização Lato Sensu em Docência na Educação Básica.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Monitoria de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplina Obrigatória: Escola e Diversidade: Interfaces políticas e sociais (ministrada pela Profa. Nilma Lino Gomes para o Curso de Pedagogia da FAE/UFMG)

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Técnico, Carga horária: 20
Outras informações
A situação do Ensino Médio em Belo Horizonte

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Formador, Enquadramento Funcional: Professor Formador
Outras informações
GDE - Gênero e Diversidade na Escola - Formação de professores à distância nas temáticas de gênero, raça/etnia e orientação sexual.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Monitoria de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência
Outras informações
Disciplina Optativa: Questões da Diversidade II: Interfaces da Questão Racial e Educação (ministrada pela Profa. Dra. Miriam Lúcia dos Santos Jorge para o Curso de Pedagogia da FAE/UFMG)

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Pesquisa sobre os Médicos da atenção primária à saúde em Minas Gerais - Observatório de Recursos Humanos em Saúde SUS-SES/MG

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
A influência da família no desempenho da Geração Escolar 2005 - Observatório Sociológico Família-Escola - UFMG.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria de Pós-Graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Ação Conexões de Saberes + Escola Aberta - Observatório da Juventude e Ações Afirmativas na UFMG UFMG.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de graduação da Pesquisa de Avaliação e Monitoramento do Programa Sentinela vínculada ao Departamento de Ciência Política - FAFICH/ UFMG.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência
Outras informações
Estágio de Docência em Sociologia - Prática de Ensino em Sociologia no Ensino Médio - Escola Municipal Dom Orione.



Projetos de pesquisa


2009 - 2010
A situação do Ensino Médio em Belo Horizonte

Descrição: Objetivo geral Analisar a realidade do Ensino Médio na rede estadual em Belo Horizonte, a partir de dados relativos à cobertura, qualidade, perfil dos alunos e de seus professores. 3.1. Objetivos Específicos a) mapear a situação do Ensino Médio em Belo Horizonte, a partir dos dados existentes os bancos de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais SEE/MG; b) levantar e analisar o perfil sócio econômico do professor ou professora do Ensino Médio em Belo Horizonte; c) levantar e analisar o perfil do aluno que freqüenta o ensino médio em Belo Horizonte . .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Ana Amélia de Paula Laborne - Integrante / simone grace de paula - Coordenador / Juarez Tarcísio Dayrell - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Honra ao Mérito, Fundação Educacional de Oliveira - FEOL.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LABORNE, A. A. P.2011LABORNE, A. A. P. ; MARTINS, Francisco André Silva . Significados e possibilidades da participação juvenil : uma experiência construída à céu aberto. Paidéia (Belo Horizonte), v. 1 n 8, p. 103-114, 2011.

2.
MARTINS, Francisco André Silva2010MARTINS, Francisco André Silva ; LABORNE, A. A. P. . Significados e possibilidades da participação juvenil : uma experiência construída à céu aberto. Paidéia (Belo Horizonte), v. 1 n 8, p. 103-114, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
GOMES, N. L. ; LABORNE, A. A. P. . Identidade racial e docência no ensino superior: vivências e desafios de professores pretos e pardos da UFMG. In: Isabel de Oliveira e Silva; Geraldo Leão. (Org.). Título: Educação e seus atores: experiências, sentidos e identidades. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2011, v. 1, p. 1-13.

2.
LABORNE, A. A. P. . Trajetórias de Docentes do Ensino Superior: ações afirmativas no contexto da Universidade Federal de Minas Gerais. In: Maria Angela Aguiar. (Org.). Educação e Diversidade: estudos e pesquisas. 1ed.Recife: UFPE, 2009, v. 1, p. 40-59.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LABORNE, A. A. P. ; ALVARES, Raquel ; Paula, S.G. ; BARROS, Manrina . Juventude, Escola e Desigualdades Educacionais. In: IV JUBRA, 2010, BELO HORIZONTE. Anais JUBRA, 2010.

2.
LABORNE, A. A. P. ; CARVALHO, Fernanda de Paula . Programa Fica Vivo no Palmital: os jovens atendidos e suas percepções. In: IV JUBRA, 2010, Balo Horizonte. Anais JUBRA, 2010.

3.
LABORNE, A. A. P. ; DAYRELL, J. T. ; Paula, S.G. ; BARROS, Manrina ; ALVARES, Raquel . Jovens e Ensino Médio: um olhar sobre a realidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2009. In: SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente, 2009, Mariana. Anais SIMPOED 2010, 2009.

4.
LABORNE, A. A. P. . Mobilidade educacional:um estudo a partir de trajetórias educacionais de mulheres negras. In: II Encontro Internacional Política e Feminismo, 2008, Belo Horizonte. Enfoques Feministas e os Desafios Contemporâneos, 2008.

5.
LABORNE, A. A. P. . Professores universitários negros: percursos e identidades. In: II Seminário Racismo e Educação, 2007, Uberlãndia. Programa formação continuada para docentes, 2007.

6.
LABORNE, A. A. P. . Mobilidade Educacional: um estudo á partir de trajetórias de mulheres negras. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7 - Gênero e Preconceitos, 2006, Florianópolis. Gênero e Preconceitos, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LABORNE, A. A. P. . Por essa porta estar fechada, outras tiveram que se abrir: identidade racial e trajetórias de docentes da Universidade Federal de Minas Gerais. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos. Pesquisa em educação no Brasil, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LABORNE, A. A. P. . Identidade racial e trajetórias docentes do ensino superior. In: 35a Reunião Anual da ANPED, 2012, Porto de Galinhas. Anais 35a ANPED, 2012. v. 1.

2.
LABORNE, A. A. P. . Branquitude e colonialidade do saber. In: Anais VII COPENE, 2012, Florianópolis. Anais VII Copene, 2012.

3.
LABORNE, A. A. P. . Trajetória de docentes do ensino superior: ações afirmativas e o contexto da Universidade Federal de Minas Gerais. In: VI Congresso de Pesquisadores (as) Negros (as), 2010, Rio de Janeiro. Anais COPENE 2010, 2010.

4.
LABORNE, A. A. P. ; GOMES, N. L. . Professores universitários, classificação e identidade racial: limites e possibilidades. In: ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2010, Caxambu. Anais ANPED 2010, 2010.

5.
LABORNE, A. A. P. . Professores (as) Universitários (as) Negros(as): percursos identitários. In: IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, 2006, Salvador. Caderno de Resumos, 2006.

Artigos aceitos para publicação
1.
LABORNE, A. A. P. ; GOMES, N. L. . Profesores universitários, classificação e identidade racial: limites e possibilidades. Revista Brasileira de Educação (Impresso), 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, Fernanda de Paula ; LABORNE, A. A. P. . Programa Fica Vivo no Palmital: os jovens atendidos e suas percepções. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LABORNE, A. A. P. ; DAYRELL, J. T. ; Paula, S.G. ; BARROS, Manrina ; ALVARES, Raquel . Juventude, Escola e Desigualdades Educacionais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LABORNE, A. A. P. . Trajetórias de docentes do ensino superior: ações afirmativas e o contexto da Universidade Federal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LABORNE, A. A. P. . Professores universitários, classificação e identidade racial: limites e possibilidades. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LABORNE, A. A. P. . Identidade racial e trajetórias de docentes da Universidade Federal de Minas Gerais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LABORNE, A. A. P. ; DAYRELL, J. T. ; Paula, S.G. . Jovens e Ensino Médio: um olhar sobre a realidade da RMBH. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LABORNE, A. A. P. . Mobilidade Educacional: um estudo à partir de trajetórias educacionais de mulheres negras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LABORNE, A. A. P. . Mobilidade Educacional: um estudo à partir de trajetórias educacionais de mulheres negras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LABORNE, A. A. P. . Professores Universitários Negros: percursos identitários. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LABORNE, A. A. P. . Professores (as) universitários (as) negros (as): percursos identitários. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LABORNE, A. A. P. . Professores (as) negros (as): percursos identitários. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LABORNE, A. A. P. . Professores (as) Negros (as): percursos identitários. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LABORNE, A. A. P. . Vitimização e Raça: a influência da auto-percepção de cor ou raça de vítimas de roubo e agressão física sobre a classificação racial do agressor. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LABORNE, A. A. P. . "Por essa porta estar fechada outras tiveram que se abrir": identidade racial e trajetórias de docentes da Universidade Federal de Minas Gerais 2008 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LABORNE, A. A. P. . Parecer para Artigo - Revista Teoria & Sociedade. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
LABORNE, A. A. P. . Palestra: Relações raciais e educação - Escola Municipal Ignácio de Andrade Melo. 2011. (Palestra).

2.
LABORNE, A. A. P. ; DAYRELL, J. T. ; Paula, S.G. ; BARROS, Manrina ; ALVARES, Raquel . A realidade do Ensino Médio em Belo Horizonte. 2010. (Relatório de pesquisa).

3.
LABORNE, A. A. P. . Coordenação de sessão de pôster: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE - FAE/UFMG. 2010. (Coordenação de sessão de pôster).

4.
LABORNE, A. A. P. . Mini-curso: Educação para as relações étinco-raciais: desafios e perspectivas - NEAB/UFVJM. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
LABORNE, A. A. P. . Mini-curso: Educação para as relações étnico-raciais: desafios e perspectivas - SIMPOED/UFOP. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
LABORNE, A. A. P. . Palestra: "Desigualdades raciais e de gênero" (Programa Fica Vivo! - SEDS/ MG). 2009. (Palestra).

7.
LABORNE, A. A. P. . Palestra: Diversidade cultural: as imbricações entre desigualdade e diferença. 2009. (Palestra).

8.
LABORNE, A. A. P. . Palestra: Cultura Afro-brasileira na escola. 2009. (Palestra).

9.
LABORNE, A. A. P. . Palestra: Desigualdade (Programa Fica Vivo! - SEDS/MG). 2009. (Palestra).

10.
LABORNE, A. A. P. . Projeto Espaço FAFICH - MEIOS: Empresa Júnior de Ciências Sociais/ UFMG - Consultoria. 2008. (Relatório de pesquisa).

11.
LABORNE, A. A. P. . Palestra: A questão Racial na Escola - Disciplina Sociologia da Educação - Profa. Renata Bergo - Fae/UFMG. 2008. (Palestra).

12.
LABORNE, A. A. P. . Palestra: Relações Raciais e Educação - Disciplina Sociologia da Educação - Profa. Renata Bergo. 2007. (Palestra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
35a Reunião Anual da ANPED. Identidade racial e trajetórias docentes do ensino superior. 2012. (Congresso).

2.
VII COPENE - Congresso Brasileiros de Pesquisadores/ as negros / as. Branquitude e colonialidade do saber. 2012. (Congresso).

3.
VI Congresso de Pesquisadores (as) Negros (as). Trajetórias de docentes do ensino superior: ações afirmativas e o contexto da Universidade Federal de Minas Gerais. 2010. (Congresso).

4.
IV Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira.Programa Fica Vivo no Palmital: os jovens atendidos e suas percepções. 2010. (Simpósio).

5.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. 2010. (Encontro).

6.
Palestra: Juventude (s) em Debate - Juventude e práticas educativas. 2010. (Outra).

7.
33º Reunião Anual da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Professores universitários, classificação e identidade racial: limites e possibilidades. 2010. (Outra).

8.
Conferência - África: histórias, culturas e perspectivas. 2010. (Outra).

9.
SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente.Jovens e Ensino Médio: um olhar sobre a realidade Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2009. (Simpósio).

10.
IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Por essa porta estar fechada, outras tiveram que se abrir: identidade racial e trajetórias de docentes da Universidade Federal de Minas Gerais. 2009. (Encontro).

11.
I Encontro de Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Educação de Belo Horizonte.Identidade racial e trajetórias de docentes da Universidade Federal de Minas Gerais. 2009. (Encontro).

12.
32º Reunião Anual da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2009. (Outra).

13.
Conferência Epistemologias do Sul: o papel dos movimentos sociais. 2009. (Outra).

14.
Colóquio Internacional sobre Juventude: laço social e criminalidade. 2009. (Outra).

15.
II Seminário Internacional: Enfoques Feministas e o Século XXI - Feminismo e Universidade na América Latina.Mobilidade Educacional: um estudo à partir de trajetórias educacionais de mulheres negras. 2008. (Seminário).

16.
II Encontro Internacional Política e Feminismo.Mobilidade Educacional: um estudo à partir de trajetórias educacionais de mulheres negras. 2008. (Encontro).

17.
VI Encontro Nacional da Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas Feministas.Mobilidade Educacional: um estudo á partir de trajetórias educacionais de mulheres negras. 2008. (Encontro).

18.
Palestra: Juventudes e Cidade - Uso e Mobilidade Urbana - Observatório da Juventude - UFMG. 2008. (Outra).

19.
Mesa Redonda: Geografia, espaço e relações raciais: reflexões a partir da Lei 10.639/03 - Ações Afirmativas na UFMG. 2008. (Outra).

20.
Palestra: Juventude(s) em Debate - Juventude e Raça: as implicações de ser jovem negro/a na sociedade brasileira - Observatório da Juventude - UFMG. 2008. (Outra).

21.
Ciclo de Debates: Autoridade, violência e políticas públicas - relações e conflitos na sociedade contemporânea e seus reflexos na escola - PROEX - FAE/UFMG. 2008. (Outra).

22.
I Congresso Baiano de Pesquisadores Negros. Professores Universitários Negros: percursos identitários. 2007. (Congresso).

23.
III Seminário de Educação, Relações raciais e Multiculturalismo.Professores (as) universitários (as) negros (as): percursos identitários. 2007. (Seminário).

24.
III Seminário Racismo e Educação.Professores (as) negros (as): percursos identitários. 2007. (Seminário).

25.
II Seminário de Gênero, Raça e Etnia.Professores (as) Negros (as): percursos identitários. 2007. (Seminário).

26.
Palestra: Juventude(s) em Debate - ProJovem: limites e possibilidades de uma política pública de juventude - Observatório da Juventude - UFMG. 2007. (Outra).

27.
IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. Professores (as) Universitários (as) Negros (as): percursos identitários. 2006. (Congresso).

28.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 7 - Gênero e Preconceitos.Mobilidade Educacional: um estudo a partir de trajetórias de mulheres negras. 2006. (Seminário).

29.
Seminário Temático: Estudos de gênero - Semana de Ciências Sociais - UFMG. 2006. (Seminário).

30.
II Seminário Nacional - Ingresso e Permanência de estudantes de origem popular na Universidade Pública. 2006. (Seminário).

31.
XII Congresso Brasileiro de Sociologia. 2005. (Congresso).

32.
Seminário Juventude e Participação: O que os jovens têm a nos dizer? - Observatório da Juventude - UFMG. 2005. (Seminário).

33.
Palestra: História da África e da Cultura Afro-brasileira nas escolas da educação básica: uma conquista do movimento negro brasileira - Prof. Dr. Kabengele Munanga USP - Ações Afirmativas na UFMG. 2005. (Outra).

34.
Conferência: A Informação como Componente Estratégico da Avaliação - Aplicações do Sistema de Informação MDS - Núcleo de Avaliação de Políticas Públicas - DCP/ UFMG. 2005. (Outra).

35.
V Seminário de Iniciação Científica - Universidade Federal de Uberlândia.Vitimização e Raça: a influência da auto-percepção de cor ou raça de vítimas de roubo e agressão física sobre a classificação racial do agressor. 2004. (Seminário).

36.
Oficina de Raça e Gênero - III Semana de Ciências Sociais da UFMG. 2004. (Oficina).

37.
XXVIII Encontro Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 2004. (Encontro).

38.
Palestra: Teorias raciais como teorias da diferença - Ações Afirmativas na UFMG. 2004. (Outra).

39.
Seminário Bolsa Escola: Grupos Sociais, comunidade e a arte nas relações. 2003. (Seminário).

40.
I Jornada de Ciências Sociais da FAFICH/ UFMG. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LABORNE, A. A. P. . Coordenação Sessão de Pôsters - XV Encontro nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fernanda de Paula Carvalho. Programa Fica Vivo no Palmital: os jovens atendidos e suas percepções sobre o Programa. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ana Amélia de Paula Laborne.



Outras informações relevantes


Aprovada em 1º lugar em Concurso Público do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais para o cargo de Professor Substituto em 17 de junho de 2010



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 25/04/2014 às 1:33:26