Ana Amélia de Paula Laborne

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2282649767551231
  • Última atualização do currículo em 10/10/2014


É pesquisadora do Observatório da Juventude e do Ações Afirmativas na UFMG. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e neste período iniciou seus estudos sobre Gênero e Raça, em especial no que diz respeito à temática educacional. Desenvolveu seus estudos de Mestrado e Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais e integrava a Linha de Pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas, com bolsa do CNPq e CAPES, respectivamente. Sua pesquisa de Mestrado analisa os percursos identitários de Professores (as) Negros (as) na UFMG e seus discursos e práticas sobre ações afirmativas. No Doutorado buscou compreender, a partir de experiências sociais e trajetórias acadêmicas, as percepções de pesquisadoras e pesquisadores classificados como brancos sobre ser branco no Brasil e no campo da produção de conhecimento sobre relações raciais (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Amélia de Paula Laborne
Nome em citações bibliográficas
LABORNE, A. A. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Avenida Antônio Carlos, 6627 Campus Pampulha
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34096188


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Branquitude em foco: análises sobre a construção da identidade branca de intelectuais no Brasil, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Nilma Lino Gomes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Branquitude; Conhecimento e Relações Raciais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Relações raciais e Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2006 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: "Por essa porta estar fechada, outras tiveram que se abrir": Identidade Racial e Trajetórias de Docentes da Universidade Federal de Minas Gerais,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Profa. Dra. Nilma Lino Gomes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
2001 - 2005
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: "Mobilidade Educacional: um estudo a partir de trajetórias educacionais de mulheres negras".
Orientador: Profa. Dra. Marlise Matos.




Formação Complementar


2010 - 2010
Cosmovisão Africana. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação.
2009 - 2009
A questão racial na pesquisa estatística. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação.
2005 - 2005
Introdução ao MapInfo. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2004
Programa Intensivo de Metodologia Quantitativa. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professora Formadora, Enquadramento Funcional: Professora Formadora
Outras informações
Programa Ações Afirmativas na UFMG - Projeto A Cor da Cultura - Formação de Professores

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora do Ações Afirmativas na UFMG, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisadora do Programa Ações Afirmativas na UFMG, onde trabalha também com ensino e extensão. Professora do Curso de Aperfeiçoamento em História da África e das Culturas Afro-brasileiras UNIAFRO- FaE/UFMG.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professora Tutora, Enquadramento Funcional: Professora Tutora
Outras informações
Professora Tutora no Curso de Atualização Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador realizado pelo Observatório da Juventude da UFMG em parceria com a Universidade Federal Fluminense e o Ministério da Educação.

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 30
Outras informações
Ministrou disciplina "Educação, desigualdades sociais e raciais" na Especialização Lato Sensu em Docência na Educação Básica.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Monitoria de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplina Obrigatória: Escola e Diversidade: Interfaces políticas e sociais (ministrada pela Profa. Nilma Lino Gomes para o Curso de Pedagogia da FAE/UFMG)

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Técnico, Carga horária: 20
Outras informações
A situação do Ensino Médio em Belo Horizonte

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Formador, Enquadramento Funcional: Professor Formador
Outras informações
GDE - Gênero e Diversidade na Escola - Formação de professores à distância nas temáticas de gênero, raça/etnia e orientação sexual.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Monitoria de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência
Outras informações
Disciplina Optativa: Questões da Diversidade II: Interfaces da Questão Racial e Educação (ministrada pela Profa. Dra. Miriam Lúcia dos Santos Jorge para o Curso de Pedagogia da FAE/UFMG)

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Aplicador de questionários
Outras informações
A influência da família no desempenho da Geração Escolar 2005 - Observatório Sociológico Família-Escola - UFMG.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria de Pós-Graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Ação Conexões de Saberes + Escola Aberta - Observatório da Juventude e Ações Afirmativas na UFMG UFMG.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de graduação da Pesquisa de Avaliação e Monitoramento do Programa Sentinela vínculada ao Departamento de Ciência Política - FAFICH/ UFMG.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência
Outras informações
Estágio de Docência em Sociologia - Prática de Ensino em Sociologia no Ensino Médio - Escola Municipal Dom Orione.


Governo do Estado de Minas Gerais, GOVERNO/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnica Social do Programa Fica Vivo!, Carga horária: 30


Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública/ UFMG, CRISP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Técnica Social do Projeto Mulheres da Paz, Carga horária: 12


Assessoria Social e Pesquisa, ASP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Técnica Social e Assistente de Pesquisa, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2009 - 2010
A situação do Ensino Médio em Belo Horizonte

Descrição: Objetivo geral Analisar a realidade do Ensino Médio na rede estadual em Belo Horizonte, a partir de dados relativos à cobertura, qualidade, perfil dos alunos e de seus professores. 3.1. Objetivos Específicos a) mapear a situação do Ensino Médio em Belo Horizonte, a partir dos dados existentes os bancos de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais SEE/MG; b) levantar e analisar o perfil sócio econômico do professor ou professora do Ensino Médio em Belo Horizonte; c) levantar e analisar o perfil do aluno que freqüenta o ensino médio em Belo Horizonte . .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Ana Amélia de Paula Laborne - Integrante / simone grace de paula - Coordenador / Juarez Tarcísio Dayrell - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.


Projetos de extensão


2006 - 2007
Conexões de Saberes + Escola Aberta

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Tarcisio Dayrell em 09/10/2014.

Descrição: O Programa Conexões de Saberes se destina a promover atividades de ensino, pesquisa e extensão com universitários de origem popular, que deverão desenvolver ações afirmativas em escolas públicas, através da realização de ações induzidas que tratam de temas transversais, tais como, direitos humanos, leituração, educação patrimonial e ambiental, em articulação com o Programa Escola Aberta..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Ana Amélia de Paula Laborne - Integrante / Juarez Tarcísio Dayrell - Coordenador / Nilma Lino Gomes - Integrante / Analise Jesus da Silva - Integrante / Michele Lopes da Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Relações raciais e Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Honra ao Mérito, Fundação Educacional de Oliveira - FEOL.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTINS, Francisco André Silva2010MARTINS, Francisco André Silva ; LABORNE, A. A. P. . Significados e possibilidades da participação juvenil : uma experiência construída à céu aberto. Paidéia (Belo Horizonte), v. 1 n 8, p. 103-114, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
GOMES, N. L. ; LABORNE, A. A. P. . Identidade racial e docência no ensino superior: vivências e desafios de professores pretos e pardos da UFMG. In: Isabel de Oliveira e Silva; Geraldo Leão. (Org.). Título: Educação e seus atores: experiências, sentidos e identidades. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2011, v. 1, p. 1-13.

2.
LABORNE, A. A. P. . Trajetórias de Docentes do Ensino Superior: ações afirmativas no contexto da Universidade Federal de Minas Gerais. In: Maria Angela Aguiar. (Org.). Educação e Diversidade: estudos e pesquisas. 1ed.Recife: UFPE, 2009, v. 1, p. 40-59.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LABORNE, A. A. P. . Identidade racial e trajetórias de docentes do Ensino Superior. In: 35a Reunião Anual da ANPED, 2012, Porto de Galinhas. Anais 35a ANPED, 2012. v. 1.

2.
LABORNE, A. A. P. ; ALVARES, Raquel ; Paula, S.G. ; BARROS, Manrina . Juventude, Escola e Desigualdades Educacionais. In: IV JUBRA, 2010, BELO HORIZONTE. Anais JUBRA, 2010.

3.
LABORNE, A. A. P. ; GOMES, N. L. . Professores universitários, classificação e identidade racial: limites e possibilidades. In: ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2010, Caxambu. Anais ANPED 2010, 2010.

4.
LABORNE, A. A. P. . Por essa porta estar fechada, outras tiveram que se abrir: identidade racial e trajetórias de docentes da Universidade Federal de Minas Gerais. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos. Pesquisa em educação no Brasil, 2009.

5.
LABORNE, A. A. P. ; DAYRELL, J. T. ; Paula, S.G. ; BARROS, Manrina ; ALVARES, Raquel . Jovens e Ensino Médio: um olhar sobre a realidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2009. In: SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente, 2009, Mariana. Anais SIMPOED 2010, 2009.

6.
LABORNE, A. A. P. . 'Por essa porta estar fechada, outras tiveram que se abrir': identidade racial e trajetórias de docentes da Universidade Federal de Minas Gerais. In: I Encontro dos Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Belo Horizonte, 2009, Belo Horizonte. Anais I Encontro dos Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação de Pós-Graduação em Belo Horizonte, 2009.

7.
LABORNE, A. A. P. . Mobilidade educacional:um estudo a partir de trajetórias educacionais de mulheres negras. In: II Encontro Internacional Política e Feminismo, 2008, Belo Horizonte. Enfoques Feministas e os Desafios Contemporâneos, 2008.

8.
LABORNE, A. A. P. . Professores universitários negros: percursos e identidades. In: II Seminário Racismo e Educação, 2007, Uberlândia. Programa formação continuada para docentes, 2007.

9.
LABORNE, A. A. P. . Mobilidade Educacional: um estudo á partir de trajetórias de mulheres negras. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7 - Gênero e Preconceitos, 2006, Florianópolis. Gênero e Preconceitos, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LABORNE, A. A. P. . Branquitude e colonialidade do saber. In: Anais VII COPENE, 2012, Florianópolis. Anais VII Copene, 2012.

2.
LABORNE, A. A. P. ; CARVALHO, Fernanda de Paula . Programa Fica Vivo no Palmital: os jovens atendidos e suas percepções. In: IV JUBRA, 2010, Balo Horizonte. Anais JUBRA, 2010.

3.
LABORNE, A. A. P. . Professores (as) Universitários (as) Negros (as): percursos identitários. In: IV Congresso de Pesquisadores (as) Negros (as), 2006, Salvador. Caderno de Resumos, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
LABORNE, A. A. P. . Identidade racial e trajetórias de docentes do Ensino Superior. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LABORNE, A. A. P. . Branquitude e colonialidade do saber. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CARVALHO, Fernanda de Paula ; LABORNE, A. A. P. . Programa Fica Vivo no Palmital: os jovens atendidos e suas percepções. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
LABORNE, A. A. P. ; DAYRELL, J. T. ; Paula, S.G. ; BARROS, Manrina ; ALVARES, Raquel . Juventude, Escola e Desigualdades Educacionais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
LABORNE, A. A. P. . Trajetórias de docentes do ensino superior: ações afirmativas e o contexto da Universidade Federal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
LABORNE, A. A. P. . Professores universitários, classificação e identidade racial: limites e possibilidades. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
LABORNE, A. A. P. . 'Por essa porta estar fechada, outras tiveram que se abrir': identidade racial e trajetórias de docentes da Universidade Federal de Minas Gerais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
LABORNE, A. A. P. ; DAYRELL, J. T. ; Paula, S.G. . Jovens e Ensino Médio: um olhar sobre a realidade da RMBH. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
LABORNE, A. A. P. ; GOMES, N. L. . 'Por essa porta estar fechada, outras tiveram que se abrir': identidade racial e trajetórias de docentes da Universidade Federal de Minas Gerais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
LABORNE, A. A. P. . Mobilidade Educacional: um estudo à partir de trajetórias educacionais de mulheres negras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
LABORNE, A. A. P. . Mobilidade Educacional: um estudo à partir de trajetórias educacionais de mulheres negras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
LABORNE, A. A. P. . Professores Universitários Negros: percursos identitários. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
LABORNE, A. A. P. . Professores (as) universitários (as) negros (as): percursos identitários. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
LABORNE, A. A. P. . Professores (as) negros (as): percursos identitários. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
LABORNE, A. A. P. . Professores (as) Negros (as): percursos identitários. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
LABORNE, A. A. P. . Mobilidade educacional: um estudo à partir de trajetórias educacionais de mulheres negras. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LABORNE, A. A. P. . Parecer sobre Artigo - Revista Teoria & Sociedade. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
LABORNE, A. A. P. . Juventude Negra: articulações entre racismo e violência. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para Curso de Atualização ELA e Juventude Viva - JUVIVA).

2.
LABORNE, A. A. P. . Aula Inaugural do Curso de atualização EJA e Juventude Viva - JUVIVA. 2014. (Aula Inaugural).

3.
LABORNE, A. A. P. . Palestra: Desigualdades educacionais e raça no Brasil - Faculdade Pedro II. 2013. (Palestra).

4.
LABORNE, A. A. P. . I Seminário JUBEMI - Curso de Atualização Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. 2013. (Seminário).

5.
LABORNE, A. A. P. ; DAYRELL, J. T. ; Paula, S.G. ; BARROS, Manrina ; ALVARES, Raquel . A realidade do Ensino Médio em Belo Horizonte. 2010. (Relatório de pesquisa).

6.
LABORNE, A. A. P. . Palestra: Relações raciais e educação - Escola Municipal Ignácio de Andrade Melo. 2010. (Palestra).

7.
LABORNE, A. A. P. . Mini-curso: Educação para as relações étinco-raciais: desafios e perspectivas - NEAB/UFVJM. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
LABORNE, A. A. P. . Mini-curso: Educação para as relações étnico-raciais: desafios e perspectivas - SIMPOED/UFOP. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
LABORNE, A. A. P. . Palestra: Desigualdades em Seminário de Oficineiros do Programa Fica Vivo!. 2009. (Palestra).

10.
LABORNE, A. A. P. . Palestra: Cultura Afro-brasileira na escola - Escola Municipal Cordelina Silveira Mattos. 2009. (Palestra).

11.
LABORNE, A. A. P. . Projeto Espaço FAFICH - MEIOS: Empresa Júnior de Ciências Sociais/ UFMG - Consultoria. 2008. (Relatório de pesquisa).

12.
LABORNE, A. A. P. . Palestra: A questão Racial na Escola - Disciplina Sociologia da Educação - Profa. Renata Bergo - Fae/UFMG. 2008. (Palestra).

13.
LABORNE, A. A. P. . Palestra: Relações Raciais e Educação - Disciplina Sociologia da Educação - Profa. Renata Bergo. 2007. (Palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LABORNE, A. A. P.. Participação em banca de Ilza Marina Rehfeld Santos. Identidade racial à partir do Censo Escolar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Básica - LASEB) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
LABORNE, A. A. P.. Participação em banca de Cláudio Antônio de Oliveira. O processo de (re)construção da identidade racial de jovens estudantes: uma proposta de trabalho com uso de filmes em sala de aula. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Básica - LASEB) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de Capacitação do curso de Pedagogia - UAB/UFMG. 2014. (Outra).

2.
Dez anos de políticas, projetos e Ações Afirmativas na UFMG: limites e concontradições. 2013. (Seminário).

3.
35a Reunião Anual da ANPED. Identidade racial e trajetórias docentes do ensino superior. 2012. (Congresso).

4.
VII COPENE - Congresso Brasileiros de Pesquisadores/ as negros / as. Branquitude e colonialidade do saber. 2012. (Congresso).

5.
Programa de Liderança Transformadora. 2011. (Outra).

6.
VI Congresso de Pesquisadores (as) Negros (as). Trajetórias de docentes do ensino superior: ações afirmativas e o contexto da Universidade Federal de Minas Gerais. 2010. (Congresso).

7.
IV Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira.Programa Fica Vivo no Palmital: os jovens atendidos e suas percepções. 2010. (Simpósio).

8.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. 2010. (Encontro).

9.
Palestra: Juventude (s) em Debate - Juventude e práticas educativas. 2010. (Outra).

10.
33º Reunião Anual da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Professores universitários, classificação e identidade racial: limites e possibilidades. 2010. (Outra).

11.
Conferência - África: histórias, culturas e perspectivas. 2010. (Outra).

12.
SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente.Jovens e Ensino Médio: um olhar sobre a realidade Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2009. (Simpósio).

13.
IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Por essa porta estar fechada, outras tiveram que se abrir: identidade racial e trajetórias de docentes da Universidade Federal de Minas Gerais. 2009. (Encontro).

14.
I Encontro de Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Educação de Belo Horizonte.Identidade racial e trajetórias de docentes da Universidade Federal de Minas Gerais. 2009. (Encontro).

15.
32º Reunião Anual da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2009. (Outra).

16.
Conferência Epistemologias do Sul: o papel dos movimentos sociais. 2009. (Outra).

17.
Colóquio Internacional sobre Juventude: laço social e criminalidade. 2009. (Outra).

18.
II Seminário Internacional: Enfoques Feministas e o Século XXI - Feminismo e Universidade na América Latina.Mobilidade Educacional: um estudo à partir de trajetórias educacionais de mulheres negras. 2008. (Seminário).

19.
II Encontro Internacional Política e Feminismo.Mobilidade Educacional: um estudo à partir de trajetórias educacionais de mulheres negras. 2008. (Encontro).

20.
VI Encontro Nacional da Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas Feministas.Mobilidade Educacional: um estudo á partir de trajetórias educacionais de mulheres negras. 2008. (Encontro).

21.
Palestra: Juventudes e Cidade - Uso e Mobilidade Urbana - Observatório da Juventude - UFMG. 2008. (Outra).

22.
Mesa Redonda: Geografia, espaço e relações raciais: reflexões a partir da Lei 10.639/03 - Ações Afirmativas na UFMG. 2008. (Outra).

23.
Palestra: Juventude(s) em Debate - Juventude e Raça: as implicações de ser jovem negro/a na sociedade brasileira - Observatório da Juventude - UFMG. 2008. (Outra).

24.
Ciclo de Debates: Autoridade, violência e políticas públicas - relações e conflitos na sociedade contemporânea e seus reflexos na escola - PROEX - FAE/UFMG. 2008. (Outra).

25.
I Congresso Baiano de Pesquisadores Negros. Professores Universitários Negros: percursos identitários. 2007. (Congresso).

26.
III Seminário de Educação, Relações raciais e Multiculturalismo.Professores (as) universitários (as) negros (as): percursos identitários. 2007. (Seminário).

27.
III Seminário Racismo e Educação.Professores (as) negros (as): percursos identitários. 2007. (Seminário).

28.
II Seminário de Gênero, Raça e Etnia.Professores (as) Negros (as): percursos identitários. 2007. (Seminário).

29.
Palestra: Juventude(s) em Debate - ProJovem: limites e possibilidades de uma política pública de juventude - Observatório da Juventude - UFMG. 2007. (Outra).

30.
IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. Professores (as) Universitários (as) Negros (as): percursos identitários. 2006. (Congresso).

31.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 7 - Gênero e Preconceitos.Mobilidade Educacional: um estudo a partir de trajetórias de mulheres negras. 2006. (Seminário).

32.
Seminário Temático: Estudos de gênero - Semana de Ciências Sociais - UFMG. 2006. (Seminário).

33.
II Seminário Nacional - Ingresso e Permanência de estudantes de origem popular na Universidade Pública. 2006. (Seminário).

34.
XII Congresso Brasileiro de Sociologia. 2005. (Congresso).

35.
Seminário Juventude e Participação: O que os jovens têm a nos dizer? - Observatório da Juventude - UFMG. 2005. (Seminário).

36.
Palestra: História da África e da Cultura Afro-brasileira nas escolas da educação básica: uma conquista do movimento negro brasileira - Prof. Dr. Kabengele Munanga USP - Ações Afirmativas na UFMG. 2005. (Outra).

37.
Conferência: A Informação como Componente Estratégico da Avaliação - Aplicações do Sistema de Informação MDS - Núcleo de Avaliação de Políticas Públicas - DCP/ UFMG. 2005. (Outra).

38.
Oficina de Raça e Gênero - III Semana de Ciências Sociais da UFMG. 2004. (Oficina).

39.
XXVIII Encontro Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 2004. (Encontro).

40.
Palestra: Teorias raciais como teorias da diferença - Ações Afirmativas na UFMG. 2004. (Outra).

41.
Seminário Bolsa Escola: Grupos Sociais, comunidade e a arte nas relações. 2003. (Seminário).

42.
I Jornada de Ciências Sociais da FAFICH/ UFMG. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LABORNE, A. A. P. . Coordenação Sessão de Pôsters - XV Encontro nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fernanda de Paula Carvalho. Programa Fica Vivo no Palmital: os jovens atendidos e suas percepções sobre o Programa. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ana Amélia de Paula Laborne.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2014 às 14:35:07