Ana Amélia de Paula Laborne

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2282649767551231
  • Última atualização do currículo em 22/06/2015


Atualmente é Professora Substituta do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. É pesquisadora do Observatório da Juventude e do Ações Afirmativas na UFMG. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e neste período iniciou seus estudos sobre Gênero e Raça, em especial no que diz respeito à temática educacional. Desenvolveu seus estudos de Mestrado e Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais e integrava a Linha de Pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas, com bolsa do CNPq e CAPES, respectivamente. Sua pesquisa de Mestrado analisa os percursos identitários de Professores (as) Negros (as) na UFMG e seus discursos e práticas sobre ações afirmativas. No Doutorado buscou compreender, a partir de experiências sociais e trajetórias acadêmicas, as percepções de pesquisadoras e pesquisadores classificados como brancos sobre ser branco no Brasil e no campo da produção de conhecimento sobre relações raciais (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Amélia de Paula Laborne
Nome em citações bibliográficas
LABORNE, A. A. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Avenida Antônio Carlos, 6627 Campus Pampulha
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34096188


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Branquitude em foco: análises sobre a construção da identidade branca de intelectuais no Brasil, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Nilma Lino Gomes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Branquitude; Conhecimento e Relações Raciais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Relações raciais e Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2006 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: "Por essa porta estar fechada, outras tiveram que se abrir": Identidade Racial e Trajetórias de Docentes da Universidade Federal de Minas Gerais,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Profa. Dra. Nilma Lino Gomes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2001 - 2005
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: "Mobilidade Educacional: um estudo a partir de trajetórias educacionais de mulheres negras".
Orientador: Profa. Dra. Marlise Matos.




Formação Complementar


2010 - 2010
Cosmovisão Africana. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPED, Brasil.
2009 - 2009
A questão racial na pesquisa estatística. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPED, Brasil.
2005 - 2005
Introdução ao MapInfo. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2004
Programa Intensivo de Metodologia Quantitativa. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2004
Raça e Gênero. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Professora Substituta do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora colaboradora, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisadora colaboradora da pesquisa financiada pela FAPEMIG "Juventude e escola: Diagnóstico da condição juvenil e o Ensino Médio da região Metropolitana de Belo Horizonte".

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Conteudista e Formadora, Carga horária: 10
Outras informações
Professora Conteudista e Formadora do Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola do Programa Ações Afirmativas. Faculdade de educação/ UFMG em parceria com o Ministério da Educação.

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora do Ações Afirmativas na UFMG, Carga horária: 20
Outras informações
Integrante do Programa Ações Afirmativas na UFMG - Faculdade de Educação. Trata-se de uma proposta de Ação Afirmativa que busca a articulação entre atividades de ensino, pesquisa e extensão, em torno de temas como educação, cultura, políticas públicas, formação de professores e relações raciais.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Conteudista e Formadora
Outras informações
Professora Conteudista e Formadora do Curso de Atualização à distância "EJA e Juventude Viva" do Observatório da Juventude. Faculdade de educação/ UFMG em parceria com o Ministério da Educação.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Tutora
Outras informações
Professora Tutora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais pela Universidade Aberta do Brasil no polo de Campos Gerais.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Visitante
Outras informações
Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação - Programa de Ensino, Extensão e Pesquisa em Educação e Sustentabilidade - Curso de Especialização em Educação do Campo.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor bolsista REUNI, Enquadramento Funcional: Professor bolsista REUNI, Carga horária: 8
Outras informações
Professor Bolsista do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) com pagamento pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CPAES). Trabalho orientado e acompanhado pelo Prof. Dr. João Valdir Alves de Souza que privilegiou duas frentes de ação: 1) A participação em atividades acadêmicas nos cursos de graduação, exclusivamente ligados ao projeto de reestruturação e expansão homologado no Programa Reuni, via ações de auxílio à docência e em colaboração com o professor efetivo responsável pela disciplina Sociologia da Educação. 2) A participação em projeto de estudo e de investigação junto ao Colegiado Especial de Licenciaturas na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (COLICEN/FaE/UFMG). Campus Pampulha, em Belo Horizonte/MG.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Tutora
Outras informações
Professora Tutora do Curso de Atualização à distância "Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador" do Observatório da Juventude. Faculdade de educação/ UFMG em parceria com o Ministério da Educação

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Visitante, Carga horária: 8
Outras informações
Professora visitante do curso Especialização Lato Sensu em Docência na Educação Básica nas áreas de concentração Juventude e Escola e Educação e Relações Étnico-Raciais.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Professora Substituta do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação/ UFMG

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Monitoria de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora de Pós Graduação da disciplina Escola e Diversidade: Interfaces políticas e sociais ministrada pela Profa. Nilma Lino Gomes para o Curso de Pedagogia da FAE/UFMG.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professora Formadora, Enquadramento Funcional: Professora Formadora
Outras informações
Programa Ações Afirmativas na UFMG - Projeto A Cor da Cultura - Formação de Professores da Educação Básica.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Pós-Graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiária de Pós-Graduação de Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP) como Técnica Social do Projeto Mulheres da Paz no município de Santa Luzia.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Visitante
Outras informações
Professora Visitante do curso de História da África e das Culturas Afro-brasileiras UNIAFRO- FaE/UFMG.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Técnico, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Apoio Técnico da pesquisa "A situação do Ensino Médio em Belo Horizonte.".

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Monitoria de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência
Outras informações
Monitora de Pós Graduação da disciplina Questões da Diversidade II: Interfaces da Questão Racial e Educação ministrada pela Profa. Dra. Miriam Lúcia dos Santos Jorge para o Curso de Pedagogia da FAE/UFMG.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contratada, Carga horária: 12
Outras informações
A influência da família no desempenho da Geração Escolar 2005 - Observatório Sociológico Família-Escola - UFMG.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria de Pós-Graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Ação Conexões de Saberes + Escola Aberta - Observatório da Juventude e Ações Afirmativas na UFMG ? UFMG.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência no Ensino Médio, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio de Docência em Sociologia - Prática de Ensino em Sociologia no Ensino Médio - Escola Municipal Dom Orione. Belo Horizonte/MG.

Atividades

04/2015 - 06/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização do Ensino Fundamental - ADE 047
08/2014 - 10/2014
Ensino, Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Racismo e Anto-Racismo no Brasil
07/2013 - 07/2014
Ensino, Especialização em Educação do Campo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tendências do Pensamento Educacional I e Tendências do Pensamento Educacional II
02/2014 - 06/2014
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação - CAE 001
02/2009 - 11/2012
Ensino, Docência na Educação Básica - LASEB, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação, desigualdades sociais e raciais
04/2010 - 05/2010
Ensino, História da África e das Culturas Afro-brasileiras, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Relações Étnico-Raciais e a sala de aula I

Governo do Estado de Minas Gerais, GOVERNO/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Empreendedor Público, Carga horária: 40
Outras informações
Funcionária do Escritório de Prioridades Estratégicas na área de Educação. Desenvolvimento de atividades relacionadas ao monitoramento e avaliação de políticas públicas educacionais no âmbito da Secretaria Estadual de Minas Gerais.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnica Social, Carga horária: 30
Outras informações
Técnica Social do Programa Fica Vivo!, Superintendência de Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Estado de Defesa Social/ Instituto ELO (atendimento e acompanhamento de oficineiro/ educadores e jovens).


Assessoria Social e Pesquisa, ASP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Técnica Social e Assistente de Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Técnica Social e Assistente de Pesquisa da Empresa Assessoria Social e Pesquisa (ASP) desenvolvendo projetos de acompanhamento da entrega de moradias populares.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Juventudes e Escola: diagnóstico da condição juvenil e o ensino médio na região metropolitana de Belo Horizonte

Descrição: Esta pesquisa se propõe a investigar, nas escolas participantes do Projeto Reinventando o Ensino Médio, as múltiplas dimensões da condição juvenil, tais como a relação com o trabalho, as diferentes formas de sociabilidade, as questões étnico-raciais, religiosidades, gênero e sexualidades, as vivências em diferentes territórios como o campo e a cidade, a participação política, a apropriação e uso das tecnologias digitais dentre outras, buscando compreender especificamente como tais dimensões se expressam e se relacionam com a experiência escolar cotidiana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Ana Amélia de Paula Laborne - Integrante / Juarez Tarcísio Dayrell - Integrante / Licínia Maria Correa - Coordenador.
2009 - 2010
A situação do Ensino Médio em Belo Horizonte

Descrição: A pesquisa pretende analisar a realidade do Ensino Médio na rede estadual em Belo Horizonte, a partir de dados relativos à cobertura, qualidade, perfil dos alunos e de seus professores. Para tal, busca-se mapear a situação do Ensino Médio em Belo Horizonte, a partir dos dados existentes os bancos de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e dos dados disponíveis na Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais SEE/MG. A partir desses dados pretende-se levantar e analisar o perfil sócio econômico do professor ou professora do Ensino Médio e do aluno que frequenta o Ensino Médio em Belo Horizonte ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Ana Amélia de Paula Laborne - Integrante / Juarez Tarcísio Dayrell - Integrante / Simone Grace de Paula - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2002 - 2004
A exclusão de jovens adolescentes de 15 a 17 anos no ensino médio no Brasil: desafios e perspectivas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Tarcisio Dayrell em 23/06/2015.

Descrição: O projeto A exclusão de jovens adolescentes de 15 a 17 anos no ensino médio no Brasil: desafios e perspectivas se propõe a desenvolver uma pesquisa de caráter qualitativo com jovens de 15 a 17 anos, já excluídos e/ou em processo de exclusão do ensino médio público, levantando dados empíricos para complementar a investigação Estudo sobre a exclusão de jovens no Ensino Médio que vem sendo desenvolvida pela UNICEF no Brasil em parceria com o MEC/Secretaria de Educação Básica no contexto de uma ampla pesquisa internacional intitulada Iniciativas para lidar com a exclusão de adolescentes na Educação de Ensino Médio (Addressing the exclusion of adolescents in Upper Secondary Education Iniciative- EUASI), implementada pela UNICEF e o Instituto de Estatísticas da UNESCO..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Ana Amélia de Paula Laborne - Integrante / Juarez Tarcísio Dayrell - Coordenador / Francisco André Silva Martins - Integrante / Rodrigo Ednilson de Jesus - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2014 - 2014
JUVIVA - EJA e Juventude Viva

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Tarcisio Dayrell em 30/03/2015.

Descrição: O JUVIVA é um curso de atualização destinado a professoras/es que atuam na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) em escolas públicas localizadas nos municípios do Plano Juventude Viva. O Plano é uma iniciativa do governo federal coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude, pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e tem como objetivo promover ações de prevenção à violência letal em territórios onde a juventude enfrenta maiores situações de vulnerabilidade. O curso JUVIVA é uma iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC). Ele tem como objetivo desenvolver um processo formativo que sensibilize os professores para as questões que afetam em especial a juventude negra e refletir sobre o papel da escola no enfrentamento às violências contra a juventude. Busca-se ainda discutir possibilidades de atuação da escola na composição de uma rede mais ampla de sujeitos e instituições envolvidos no enfrentamento dessas questões..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (15) Doutorado: (10) .

Integrantes: Ana Amélia de Paula Laborne - Integrante / Juarez Tarcísio Dayrell - Integrante / Francisco André Silva Martins - Integrante / Licínia Maria Correa - Coordenador.
2012 - 2013
JUBEMI - Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Tarcisio Dayrell em 30/03/2015.

Descrição: O curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador - JUBEMI é um curso de atualização, desenvolvido pelo Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais e o Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense em parceria com o Ministério da Educação. Seu objetivo principal é oferecer informações e elementos para que o professor inscrito no curso possa refletir sobre o Ensino Médio e, mais especificamente, sobre os temas que remetam aos sujeitos, jovens alunos com os quais atua. Outra intenção nossa é de que essa formação ofereça a/ao professora/a inscrito, instrumental teórico e metodológico para o trabalho cotidiano como articulador/a do Programa Ensino Médio Inovador.. Situação: Concluído; Natureza: Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (15) Doutorado: (10) .

Integrantes: Ana Amélia de Paula Laborne - Integrante / Juarez Tarcísio Dayrell - Integrante / Francisco André Silva Martins - Integrante / Licínia Maria Correa - Coordenador.
2006 - 2007
Conexões de Saberes + Escola Aberta

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Tarcisio Dayrell em 09/10/2014.

Descrição: O Programa Conexões de Saberes se destina a promover atividades de ensino, pesquisa e extensão com universitários de origem popular, que deverão desenvolver ações afirmativas em escolas públicas, através da realização de ações induzidas que tratam de temas transversais, tais como, direitos humanos, leituração, educação patrimonial e ambiental, em articulação com o Programa Escola Aberta..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Ana Amélia de Paula Laborne - Integrante / Juarez Tarcísio Dayrell - Coordenador / Nilma Lino Gomes - Integrante / Analise Jesus da Silva - Integrante / Michele Lopes da Silva - Integrante.
2006 - Atual
Programa Observatório da Juventude da UFMG

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Tarcisio Dayrell em 30/03/2015.

Descrição: O Programa Observatório da Juventude da UFMG, iniciado em 2003, situa-se no contexto das políticas de ações afirmativas, apresentando uma proposta de extensão articulada com ações de pesquisa e ensino em torno da temática educação, cultura e juventude. Se propõe a realizar estudos, análises e reflexões sobre a condição juvenil para conhecer, compreender e contribuir, através das mais diversas ações de extensão voltadas tanto para jovens quanto para educadores, na transformação da realidade dos jovens na Região Metropolitana de Belo H orizonte bem como no interior de Minas Gerais. Para 2010, o Observatório se propõe a estimular a sinergia de pesquisadores, educadores e gestores públicos em torno da questão da juventude, estimulando o desenvolvimento de políticas públicas e de projetos orientados para esse segmento da população;promover um processo de formação de educadores e de outros profissionais, possibilitando-lhes um maior conhecimento sobre a realidade juvenil e a construção de metodologias de trabalho adequadas a essa fase da vida; promover a formação de jovens inseridos em projetos sociais e movimentos juvenis como educadores socioculturais, em especial os oficineiros do Programa Escola Integrada da SMED-PBH; ampliar e potencializar as ações desenvolvidas por meio do Portal EMdiálogo, fomentando o diálogo entre alunos, professores e estudiosos da juventude, bem como ampliando a produção do conhecimento sobre os jovens e a relação com a escola. Tais objetivos se concretizam nos seguintes projetos: Projeto Estudos e Pesquisas em Juventudes, o Projeto Diálogos Juvenis no Campo; o Projeto Formação Docente: desafios da educação de jovens e o Projeto Formação de Jovens como Educadores Sociais....
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) .

Integrantes: Ana Amélia de Paula Laborne - Integrante / Juarez Tarcísio Dayrell - Integrante / Francisco André Silva Martins - Integrante / Licínia Maria Correa - Coordenador / Juliana Batista dos Reis - Integrante.
2006 - Atual
Programa Ações Afirmativas na UFMG

Descrição: O Programa Ações Afirmativas na UFMG existe desde 2002 e está sediado na Faculdade de Educação. O Programa conta com a participação de docentes da Faculdade de Educação, da Escola de Ciência da Informação e da escola de Educação Básica e Profissional da UFMG - Centro Pedagógico - e de estudantes de graduação e de pós-graduação da UFMG, procedentes de diferentes áreas do conhecimento. Trata-se de uma proposta de Ação Afirmativa (retirar a expressão marcada) que busca a articulação entre atividades de ensino, pesquisa e extensão, em torno de temas como educação, cultura, políticas públicas, formação de professores e relações raciais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (6) .

Integrantes: Ana Amélia de Paula Laborne - Integrante / Nilma Lino Gomes - Integrante / Rodrigo Ednilson de Jesus - Coordenador / Shirley Aparecida de Miranda - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Relações raciais e Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Honra ao Mérito, Fundação Educacional de Oliveira - FEOL.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LABORNE, A. A. P.2015LABORNE, A. A. P. ; VASCONCELOS, F. ; NEVES, A. . EJA, Juventude Negra e Formação de Professores. Presença Pedagogica, v. 21, p. 26-32, 2015.

2.
LABORNE, A. A. P.2014LABORNE, A. A. P. . Branquitude e colonialidade do saber. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 6, p. 148-161, 2014.

3.
MARTINS, Francisco André Silva2010MARTINS, Francisco André Silva ; LABORNE, A. A. P. . Significados e possibilidades da participação juvenil : uma experiência construída à céu aberto. Paidéia (Belo Horizonte), v. 1 n 8, p. 103-114, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LABORNE, A. A. P. . Por essa porta estar fechada, outras tiveram que se abrir. 1. ed. Belo Horizonte: Nandyala, 2014. v. 1. 156p .

Capítulos de livros publicados
1.
LABORNE, A. A. P. ; GOMES, N. L. . Raça, miscigenação e branquitude como elementos constitutivos da identidade nacional brasileira. sujeitos da educação. 1ed.Belo Horizonte: Mazza, 2015, v. 1, p. 1-21.

2.
GOMES, N. L. ; LABORNE, A. A. P. . Identidade racial e docência no ensino superior: vivências e desafios de professores pretos e pardos da UFMG. In: Isabel de Oliveira e Silva; Geraldo Leão. (Org.). Título: Educação e seus atores: experiências, sentidos e identidades. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2011, v. 1, p. 1-13.

3.
LABORNE, A. A. P. . Trajetórias de Docentes do Ensino Superior: ações afirmativas no contexto da Universidade Federal de Minas Gerais. In: Maria Angela Aguiar. (Org.). Educação e Diversidade: estudos e pesquisas. 1ed.Recife: UFPE, 2009, v. 1, p. 40-59.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LABORNE, A. A. P. . Identidade racial e trajetórias de docentes do Ensino Superior. In: 35a Reunião Anual da ANPED, 2012, Porto de Galinhas. Anais 35a ANPED, 2012. v. 1.

2.
LABORNE, A. A. P. ; GOMES, N. L. . Professores universitários, classificação e identidade racial: limites e possibilidades. In: 32a ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2010, Caxambu. Anais ANPED 2010, 2010.

3.
LABORNE, A. A. P. ; GOMES, N. L. . 'Por essa porta estar fechada, outras tiveram que se abrir': identidade racial e trajetórias de docentes da Universidade Federal de Minas Gerais. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos. Pesquisa em educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI, 2009.

4.
LABORNE, A. A. P. . 'Por essa porta estar fechada, outras tiveram que se abrir': identidade racial e trajetórias de docentes da Universidade Federal de Minas Gerais. In: I Encontro dos Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Belo Horizonte, 2009, Belo Horizonte. Anais I Encontro dos Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação de Pós-Graduação em Belo Horizonte, 2009.

5.
LABORNE, A. A. P. . Mobilidade educacional:um estudo a partir de trajetórias educacionais de mulheres negras. In: VI Encontro Nacional da rede Brasileira de Estudos e Pesquisas Feministas, II Encontro Internacional Política e Feminismo e II Seminário Internacional: Enfoques Feministas e o Século XXI - Feminismo e Universidade na América Latina, 2008, Belo Horizonte. Enfoques Feministas e os Desafios Contemporâneos, 2008.

6.
LABORNE, A. A. P. . Professores(as) negros(as): percursos e identidades. In: II Seminário Racismo e Educação e II Seminário de Gênero, Raça e Etnia, 2007, Uberlândia. Programa formação continuada para docentes, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PAULA, S. G. ; DAYRELL, J. T. ; LABORNE, A. A. P. ; ALVARES, Raquel ; BARROS, M. G. P. . Jovens e Ensino Médio: um olhar sobre a realidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. In: SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente, 2009, Mariana. Anais SIMPOED 2010, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LABORNE, A. A. P. . Branquitude e colonialidade do saber. In: Anais VII COPENE, 2012, Florianópolis. Anais VII Copene, 2012.

2.
LABORNE, A. A. P. ; CARVALHO, Fernanda de Paula . Programa Fica Vivo no Palmital: os jovens atendidos e suas percepções. In: IV JUBRA, 2010, Balo Horizonte. Anais JUBRA, 2010.

3.
LABORNE, A. A. P. . Mobilidade Educacional: um estudo á partir de trajetórias de mulheres negras. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7 - Gênero e Preconceitos, 2006, Florianópolis. Gênero e Preconceitos, 2006.

4.
LABORNE, A. A. P. . Professores (as) Universitários (as) Negros (as): percursos identitários. In: IV Congresso de Pesquisadores (as) Negros (as), 2006, Salvador. Programação Geral e Caderno de Resumos - CDD 001.40981, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
LABORNE, A. A. P. . Identidade racial e trajetórias de docentes do Ensino Superior. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LABORNE, A. A. P. . Branquitude e colonialidade do saber. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CARVALHO, Fernanda de Paula ; LABORNE, A. A. P. . Programa Fica Vivo no Palmital: os jovens atendidos e suas percepções. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
LABORNE, A. A. P. . Professores universitários, classificação e identidade racial: limites e possibilidades. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
LABORNE, A. A. P. . Trajetórias de docentes do ensino superior: ações afirmativas e o contexto da Universidade Federal de Minas Gerais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
LABORNE, A. A. P. . 'Por essa porta estar fechada, outras tiveram que se abrir': identidade racial e trajetórias de docentes da Universidade Federal de Minas Gerais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
PAULA, S. G. ; DAYRELL, J. T. ; LABORNE, A. A. P. ; BARROS, M. G. P. . Jovens e Ensino Médio: um olhar sobre a realidade da RMBH. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
LABORNE, A. A. P. ; GOMES, N. L. . 'Por essa porta estar fechada, outras tiveram que se abrir': identidade racial e trajetórias de docentes da Universidade Federal de Minas Gerais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
LABORNE, A. A. P. . Mobilidade Educacional: um estudo à partir de trajetórias educacionais de mulheres negras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
LABORNE, A. A. P. . Professores Universitários Negros: percursos identitários. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
LABORNE, A. A. P. . Professores (as) universitários (as) negros (as): percursos identitários. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
LABORNE, A. A. P. . Professores (as) negros (as): percursos identitários. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
LABORNE, A. A. P. . Professores (as) Negros (as): percursos identitários. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
LABORNE, A. A. P. . Mobilidade educacional: um estudo à partir de trajetórias educacionais de mulheres negras. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
LABORNE, A. A. P. . Professores(as) negros(as): percursos identitários. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LABORNE, A. A. P. . Parecer sobre Artigo - Revista Teoria & Sociedade. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
LABORNE, A. A. P. . Juventude Negra: articulações entre racismo e violência. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para Curso de Atualização ELA e Juventude Viva - JUVIVA).

2.
DAYRELL, J. T. ; JESUS, R. E. ; MARTINS, Francisco André Silva ; LABORNE, A. A. P. . 10 desafios do ensino médio no Brasil. 2014. (Relatório de pesquisa).

3.
LABORNE, A. A. P. . Aula Inaugural do Curso de atualização EJA e Juventude Viva - JUVIVA. 2014. (Aula Inaugural).

4.
LABORNE, A. A. P. . Palestra: Desigualdades educacionais e raça no Brasil - Faculdade Pedro II. 2013. (Palestra).

5.
LABORNE, A. A. P. . Professora Formadora do I Seminário JUBEMI - Curso de Atualização Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. 2013. (Seminário).

6.
PAULA, S. G. ; DAYRELL, J. T. ; LABORNE, A. A. P. ; ALVARES, Raquel ; BARROS, M. G. P. . A realidade do Ensino Médio em Belo Horizonte. 2010. (Relatório de pesquisa).

7.
LABORNE, A. A. P. . Palestra: Relações raciais e educação - Escola Municipal Ignácio de Andrade Melo. 2010. (Palestra).

8.
LABORNE, A. A. P. . Mini-curso: Educação para as relações étnico-raciais: desafios e perspectivas - SIMPOED/UFOP. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
LABORNE, A. A. P. . Mini-curso: Educação para as relações étinco-raciais: desafios e perspectivas - NEAB/UFVJM. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
LABORNE, A. A. P. . Palestra: Desigualdades em Seminário de Oficineiros do Programa Fica Vivo!. 2009. (Palestra).

11.
LABORNE, A. A. P. . Palestra: Cultura Afro-brasileira na escola - Escola Municipal Cordelina Silveira Mattos. 2009. (Palestra).

12.
LABORNE, A. A. P. . Palestra: A questão Racial na Escola - Disciplina Sociologia da Educação - Profa. Renata Bergo - Fae/UFMG. 2008. (Palestra).

13.
LABORNE, A. A. P. . Palestra: Relações Raciais e Educação - Disciplina Sociologia da Educação - Profa. Renata Bergo. 2007. (Palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
CUNHA, M. A. A.; CORREA, L. M.; LABORNE, A. A. P.. Participação em banca de Leonardo Antônio da Costa Neto. Nova Contagem, a cidade fora da cidade: desigualdades socioespaciais e injusta na distribuição dos saberes: produção do fracasso escolar na periferia. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Faculdade de Educação UFMG.

2.
CUNHA, M. A. A.; CORREA, L. M.; LABORNE, A. A. P.. Participação em banca de Rosana Cecília Pereira. Reinventado o Ensino Médio: participação e formação docente. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Faculdade de Educação UFMG.

3.
CUNHA, M. A. A.; CORREA, L. M.; LABORNE, A. A. P.. Participação em banca de Luzia Maria Alves da Silva. Um estudo de caso das práticas de socialização das mulheres negras. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Faculdade de Educação UFMG.

4.
CORREA, L. M.; CUNHA, M. A. A.; LABORNE, A. A. P.. Participação em banca de Marcos Antônio da Silva. Da escola para o mundo: As práticas de ensino de Sociologia para o Ensino Médio em diálogo com os Movimentos Sociais. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Faculdade de Educação UFMG.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LABORNE, A. A. P.; NONATO, S. P.. Participação em banca de Islaine Natália Demétrio. Escola e Conselho Tutelar: uma parceria possível?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Docência na Educação) - Faculdade de Educação UFMG.

2.
LABORNE, A. A. P.; NONATO, S. P.. Participação em banca de Maria Angélica de Barros Costa. Hip Hop: uma ferramenta de desenvolvimento crítico da identidade racial e de gênero de jovens da zona leste de Belo Horizonte. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Docência na Educação) - Faculdade de Educação UFMG.

3.
LABORNE, A. A. P.; SILVA, R. R.. Participação em banca de Maria Nazaret Teles Silva. Alimentação, Educação e suas interfaces no contexto escolar da Rede Municipal de Belo Horizonte em 2014. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Docência na Educação) - Faculdade de Educação UFMG.

4.
LABORNE, A. A. P.; ALVES, M. L. S.. Participação em banca de Faraildes Suely Gomes de Araújo. Escola regular e Escola integrada: tensões e possibilidades de trabalho em uma Escola Municipal de Belo Horizonte. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Docência na Educação) - Faculdade de Educação UFMG.

5.
LABORNE, A. A. P.; ALVES, M. L. S.. Participação em banca de Ana Maria de Souza Almeida. África em mim: Histórias que o vovô gosta de ouvir e de contar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Docência na Educação) - Faculdade de Educação UFMG.

6.
LABORNE, A. A. P.; CAMPOS, R. C. P. R.. Participação em banca de Luciana Catalão de Albuquerque. As construções das representações sociais de gênero e raça na literatura infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Docência na Educação) - Faculdade de Educação UFMG.

7.
LABORNE, A. A. P.; VASCONCELOS, F.. Participação em banca de Patrícia Aparecida Borges. Diversidade Cultural e relações étnico-raciais na prática escolar: uma análise crítica de ações realizadas em uma escola municipal de Belo Horizonte. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Docência na Educação) - Faculdade de Educação UFMG.

8.
LABORNE, A. A. P.; VASCONCELOS, F.. Participação em banca de Alberto Lopes de Oliveira. A educação para as relações étnico-raciais em turmas de EJA do Ensino Fundamental em Belo Horizonte: possibilidades e desafios. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Docência na Educação) - Faculdade de Educação UFMG.

9.
LABORNE, A. A. P.; VASCONCELOS, F.. Participação em banca de Rosana da Silva Santos. Currículo e diversidade: uma interlocução necessária no cotidiano escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Docência na Educação) - Faculdade de Educação UFMG.

10.
LABORNE, A. A. P.; VASCONCELOS, F.. Participação em banca de Evando Reis Guimarães. Gênero, Sexualidade e Educação Infantil na Rede Municipal de Belo Horizonte: desafios e perspectivas.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Docência na Educação) - Faculdade de Educação UFMG.

11.
MIRANDA, S. A.; LABORNE, A. A. P.; BRITO, J. E.. Participação em banca de Ilza Marina Rehfeld Santos. Identidade racial à partir do Censo Escolar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Básica - LASEB) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
MIRANDA, S. A.; LABORNE, A. A. P.; COSTA, J.R.L.. Participação em banca de Cláudio Antônio de Oliveira. O processo de (re)construção da identidade racial de jovens estudantes: uma proposta de trabalho com uso de filmes em sala de aula. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Básica - LASEB) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Nacional Ensino Médio no Brasil: sujeitos, tempos, espaços e saberes. 2015. (Seminário).

2.
Encontro de Capacitação do curso de Pedagogia - UAB/UFMG. 2014. (Outra).

3.
Dez anos de políticas, projetos e Ações Afirmativas na UFMG: limites e concontradições. 2013. (Seminário).

4.
VII COPENE - Congresso Brasileiros de Pesquisadores/ as negros / as. Branquitude e colonialidade do saber. 2012. (Congresso).

5.
35a Reunião Anual da ANPED. Identidade racial e trajetórias docentes do ensino superior. 2012. (Congresso).

6.
Programa de Liderança Transformadora. 2011. (Outra).

7.
VI Congresso de Pesquisadores (as) Negros (as). Trajetórias de docentes do ensino superior: ações afirmativas e o contexto da Universidade Federal de Minas Gerais. 2010. (Congresso).

8.
IV Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira.Programa Fica Vivo no Palmital: os jovens atendidos e suas percepções. 2010. (Simpósio).

9.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. 2010. (Encontro).

10.
Palestra: Juventude (s) em Debate - Juventude e práticas educativas. 2010. (Outra).

11.
Conferência - África: histórias, culturas e perspectivas. 2010. (Outra).

12.
33º Reunião Anual da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Professores universitários, classificação e identidade racial: limites e possibilidades. 2010. (Outra).

13.
SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente.Jovens e Ensino Médio: um olhar sobre a realidade Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2009. (Simpósio).

14.
I Encontro de Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Educação de Belo Horizonte.Identidade racial e trajetórias de docentes da Universidade Federal de Minas Gerais. 2009. (Encontro).

15.
IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Por essa porta estar fechada, outras tiveram que se abrir: identidade racial e trajetórias de docentes da Universidade Federal de Minas Gerais. 2009. (Encontro).

16.
Conferência Epistemologias do Sul: o papel dos movimentos sociais. 2009. (Outra).

17.
32º Reunião Anual da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2009. (Outra).

18.
Colóquio Internacional sobre Juventude: laço social e criminalidade. 2009. (Outra).

19.
II Seminário Internacional: Enfoques Feministas e o Século XXI - Feminismo e Universidade na América Latina.Mobilidade Educacional: um estudo à partir de trajetórias educacionais de mulheres negras. 2008. (Seminário).

20.
VI Encontro Nacional da Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas Feministas.Mobilidade Educacional: um estudo á partir de trajetórias educacionais de mulheres negras. 2008. (Encontro).

21.
II Encontro Internacional Política e Feminismo.Mobilidade Educacional: um estudo à partir de trajetórias educacionais de mulheres negras. 2008. (Encontro).

22.
Ciclo de Debates: Autoridade, violência e políticas públicas - relações e conflitos na sociedade contemporânea e seus reflexos na escola - PROEX - FAE/UFMG. 2008. (Outra).

23.
Palestra: Juventudes e Cidade - Uso e Mobilidade Urbana - Observatório da Juventude - UFMG. 2008. (Outra).

24.
Palestra: Juventude(s) em Debate - Juventude e Raça: as implicações de ser jovem negro/a na sociedade brasileira - Observatório da Juventude - UFMG. 2008. (Outra).

25.
Mesa Redonda: Geografia, espaço e relações raciais: reflexões a partir da Lei 10.639/03 - Ações Afirmativas na UFMG. 2008. (Outra).

26.
I Congresso Baiano de Pesquisadores Negros. Professores Universitários Negros: percursos identitários. 2007. (Congresso).

27.
II Seminário de Gênero, Raça e Etnia.Professores (as) Negros (as): percursos identitários. 2007. (Seminário).

28.
III Seminário de Educação, Relações raciais e Multiculturalismo.Professores (as) universitários (as) negros (as): percursos identitários. 2007. (Seminário).

29.
III Seminário Racismo e Educação.Professores (as) negros (as): percursos identitários. 2007. (Seminário).

30.
Palestra: Juventude(s) em Debate - ProJovem: limites e possibilidades de uma política pública de juventude - Observatório da Juventude - UFMG. 2007. (Outra).

31.
IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. Professores (as) Universitários (as) Negros (as): percursos identitários. 2006. (Congresso).

32.
II Seminário Nacional - Ingresso e Permanência de estudantes de origem popular na Universidade Pública. 2006. (Seminário).

33.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 7 - Gênero e Preconceitos.Mobilidade Educacional: um estudo a partir de trajetórias de mulheres negras. 2006. (Seminário).

34.
Seminário Temático: Estudos de gênero - Semana de Ciências Sociais - UFMG. 2006. (Seminário).

35.
XII Congresso Brasileiro de Sociologia. 2005. (Congresso).

36.
Seminário Juventude e Participação: O que os jovens têm a nos dizer? - Observatório da Juventude - UFMG. 2005. (Seminário).

37.
Palestra: História da África e da Cultura Afro-brasileira nas escolas da educação básica: uma conquista do movimento negro brasileira - Prof. Dr. Kabengele Munanga USP - Ações Afirmativas na UFMG. 2005. (Outra).

38.
Conferência: A Informação como Componente Estratégico da Avaliação - Aplicações do Sistema de Informação MDS - Núcleo de Avaliação de Políticas Públicas - DCP/ UFMG. 2005. (Outra).

39.
XXVIII Encontro Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 2004. (Encontro).

40.
Palestra: Teorias raciais como teorias da diferença - Ações Afirmativas na UFMG. 2004. (Outra).

41.
Seminário Bolsa Escola: Grupos Sociais, comunidade e a arte nas relações. 2003. (Seminário).

42.
I Jornada de Ciências Sociais da FAFICH/ UFMG. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LABORNE, A. A. P. ; DAYRELL, J. T. . Seminário Nacional Ensino Médio no Brasil: sujeitos, tempos, espaços e saberes. 2015. (Outro).

2.
LABORNE, A. A. P. . Coordenação Sessão de Pôsters - XV Encontro nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Islaine Natália Demétrio. Escola e Conselho Tutelar: uma parceria possível?. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Docência na Educação) - Faculdade de Educação UFMG. Orientador: Ana Amélia de Paula Laborne.

2.
Faraildes Suely Gomes de Araújo. Escola regular e Escola integrada: tensões e possibilidades de trabalho em uma Escola Municipal de Belo Horizonte. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Docência na Educação) - Faculdade de Educação UFMG. Orientador: Ana Amélia de Paula Laborne.

3.
Maria Angélica de Barros Costa. Hip Hop: uma ferramenta de desenvolvimento crítico da identidade racial e de gênero de jovens da zona leste de Belo Horizonte. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Docência na Educação) - Faculdade de Educação UFMG. Orientador: Ana Amélia de Paula Laborne.

4.
Luciana Catalão de Albuquerque. As construções das representações sociais de gênero e raça na literatura infantil. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Docência na Educação) - Faculdade de Educação UFMG. Orientador: Ana Amélia de Paula Laborne.

5.
Ana Maria de Souza Almeida. África em mim: Histórias que o vovô gosta de ouvir e de contar. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Docência na Educação) - Faculdade de Educação UFMG. Orientador: Ana Amélia de Paula Laborne.

6.
Maria Nazaret Teles Silva. Alimentação, Educação e suas Interfaces no Contexto Escolar da Rede Municipal de Belo Horizonte em 2014. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Docência na Educação) - Faculdade de Educação UFMG. Orientador: Ana Amélia de Paula Laborne.

7.
Alberto Lopes de Oliveira. A educação para as relações étnico-raciais em turmas de EJA do Ensino Fundamental em Belo Horizonte: desafios e perspectivas. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Docência na Educação) - Faculdade de Educação UFMG. Orientador: Ana Amélia de Paula Laborne.

8.
Rosana da Silva Santos. Currículo e diversidade: uma interlocução necessária no cotidiano escolar. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Docência na Educação) - Faculdade de Educação UFMG. Orientador: Ana Amélia de Paula Laborne.

9.
Evando Reis Guimarães. Gênero e Sexualidade na Educação Infantil na Rede Municipal de Belo Horizonte: desafios e perspectivas. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Docência na Educação) - Faculdade de Educação UFMG. Orientador: Ana Amélia de Paula Laborne.

10.
Patrícia Aparecida Borges. Diversidade cultural e relações étnico-raciais na prática escolar: uma análise crítica de ações realizadas em uma escola municipal de Belo Horizonte. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Docência na Educação) - Faculdade de Educação UFMG. Orientador: Ana Amélia de Paula Laborne.

11.
Fernanda de Paula Carvalho. Programa Fica Vivo no Palmital: os jovens atendidos e suas percepções sobre o Programa. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ana Amélia de Paula Laborne.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 02/07/2015 às 23:35:09