Laíse Miolo de Moraes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3818181513635278
  • Última atualização do currículo em 04/09/2017


Professora de Design e Multimídia do ensino básico, técnico e tecnológico, do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Campus Palhoça Bilíngue. Doutoranda em Design, na Universidade Federal de Santa Catariana (Pós Design UFSC). Mestre em Design pelo Programa de Pós Graduação em Design e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - (PGDesign - UFRGS), 2011. Graduada em Desenho Industrial - Habilitação Programação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 2008. Atualmente, é docente no Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual e do Tecnólogo em Produção Multimídia e desenvolve atividades de Pesquisa no Grupo de "Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Bilíngue" - CNPq. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Laíse Miolo de Moraes
Nome em citações bibliográficas
MORAES, Laíse Miolo de;MORAES, L. M.;MORAES, LAÍSE


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em PPGDesign - Design e Tecnologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Sistematização de procedimentos do design para a sustentabilidade ambiental para aplicação no ensino de metodologia de projeto,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Júlio Carlos de Souza van der Linden.
Palavras-chave: Design para a Sustentabilidade; Metodologia de Projeto; Educação; Design Social.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design e Sustentabilidade.
2004 - 2008
Graduação em Desenho Industrial Habilitação Programação Visual.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Projeto Gráfico Editorial para Revista do Curso de Desenho Industrial.
Orientador: Mario Lúcio Bonotto Rodrigues.




Formação Complementar


2016
Capacitação em Libras (Avançado). (Carga horária: 120h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2016
Capacitação para professores bilíngues (Libras/Português). (Carga horária: 40h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2014 - 2014
Capacitação em Libras (Intermediário). (Carga horária: 120h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação em Libras (Básico). (Carga horária: 120h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2009 - 2009
Eventos, Design gráfico, sustentabilidade. (Carga horária: 4h).
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2007 - 2007
Standard 20 English Auckland. (Carga horária: 80h).
Language Studies International, LSI, Nova Zelândia.
2000 - 2007
Desenho Figura Humana, Aquarela e Pintura à óleo. (Carga horária: 500h).
Atelier Marília Chartune, AMC, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Tipocracia: curso introdutório. (Carga horária: 9h).
Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino básico e tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2015 - Atual
Ensino, Produção Multimídia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Design e Arte Contemporâena - Curso de Produção Multimídia
Projeto Multimídia Bilíngue I - Curso de Produção Multimídia
Fundamentos do Design - Curso de Produção Multimídia
Design de Interfaces - Curso de Produção Multimídia
02/2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Design da Informação - Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual
Introdução à Comunicação Visual - Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual
Fundamentos do Design - Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual
Projeto de Identidade Visual - Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual
12/2013 - Atual
Direção e administração, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Palhoça Bilíngue, .

Cargo ou função
Coordenadora dos Cursos do Itinerário Multimídia.
07/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Palhoça Bilíngue, .

03/2014 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Palhoça Bilíngue, .

Cargo ou função
Grupo de Trabalho - Estruturação do Projeto Pedagógico do Curso Tecnólogo em Multimídia. Portaria nº 017/2014/CPB. 4 horas/semana.
07/2013 - 07/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Câmera Fotográfica - Curso Proeja Fundamental Bilíngue - Fotografia Digital
03/2012 - 07/2014
Serviços técnicos especializados , Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Palhoça Bilíngue, .

Serviço realizado
Criação e Desenvolvimento do Site Bilíngue do Campus Palhoça - Instituto Federal de Santa Catarina. Portarias: 010/2012, 07/2013GD, 025/2013..
05/2014 - 05/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Palhoça Bilíngue, .

Cargo ou função
Comissão de Avaliação dos candidatos em relação ao Edital 21/2014/PROPPI - Edital de Apoio à Qualificação: Classificação dos Docentes para Fins de Afastamento Integral. Portaria nº 031/2014/CPB. 4 horas.
08/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Palhoça Bilíngue, .

Cargo ou função
Participante do Grupo de Trabalho para Estruturação do PPC "Pós-Especialização em Tecnologias e Educação de Surdos". Portaria nº 027/2013. 2 horas/semana..
03/2012 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Projeto Integrador II - Curso Técnico Subsequênte em Materiais Didáticos Bilíngue
03/2013 - 08/2013
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Palhoça Bilíngue, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Palhoça Bilíngue.

Atividade realizada
Coordenação do Grupo de Trabalho de Reestruturação do Site do Campus Palhoça Bilíngue. Portaria 07/2013GD. 10 horas/semana..
08/2012 - 08/2013
Ensino, FIC - Formação Inicial e Continuada em Animação, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Animação
Projeto Integrador
Produção Multimídia
08/2012 - 08/2013
Ensino, FIC - Edição de Imagens - Fotografia Digital, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Composição Visual
Edição de Imagens - Photoshop
03/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Palhoça Bilíngue, .

Cargo ou função
Integrante do Grupo de Trabalho de Estruturação do Projeto Pedagógico do Curso PROEJA Fundamental Bilíngue - Fotografia Digital. Portaria nº 009/2012 com 4 horas/semana e Portaria nº 32/2012/CPB com 3 horas/semana..

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docência como requisito do curso de mestrado. Planejamento, aulas expositivas e assessoramento aos alunos. Participação na disciplinas de Metodologia de Projeto do curso de Design/UFRGS em 2010/I.


Verdi Design, VERDI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Designer Gráfica, Enquadramento Funcional: Designer Gráfica, Carga horária: 40
Outras informações
Proejtos de Identidade Visual, apresentação de trabalhos, design de embalagens, design editorial, atendimento técnico com cliente.


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Designer Gráfica da Editora UFSM, Carga horária: 12
Outras informações
Trabalho com projeto gráfico de livros e catálogos. Projetos de comunicação visual da Editora. Participação em Feiras do Livro.


R4 Design Integral, R4, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Designer Gráfica, Enquadramento Funcional: Designer Gráfica, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalho com branding, embalagem, design editorial e gestão do design.


Curso de Desenho Industrial - UFSM, DI-UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora da disciplina de Estudo da Cor do Curso de Desenho Industrial - UFSM.


Tríade - Agência de Publicidade e Propaganda, TRÍADE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Designer Gráfica, Carga horária: 15
Outras informações
Trabalhos de publicidade e propaganda e identidade visual.



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Bilíngues (Libras/Português)

Objetivo: Pesquisar, Desenvolver e Testar Objetos de Aprendizagem Bilíngues (Libras/Português).
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design.
Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem; bilinguismo; interface digital.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Ferramenta web colaborativa para a construção de um glossário na Língua Brasileira de Sinais
Descrição: Projeto aprovado pelo Edital do CNPq - SETEC/MEC nº 17/2014 - Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Laíse Miolo de Moraes - Integrante / Bruno Panerae Velloso - Integrante / Fabiana Paula Bubniak - Integrante / Douglas Kaminski - Coordenador.
2013 - 2014
Diretrizes para o Design de Sites bilíngues (Libras-Português)
Descrição: A partir da experiência com a educação de surdos no Campus Palhoça Bilíngue (Libras-Português), sabe-se que o principal problema encontrado por esse público refere-se ao acesso à comunicação e informações em diversos meios de interface com a Língua Portuguesa, a saber, televisão, aulas, atendimentos públicos e websites. Assim, após o trabalho de desenvolvimento do site bilíngue deste campus, visualizou-se a oportunidade de pesquisa na área de Design de Interfaces, questionando como propor diretrizes para o design de sites bilíngues (Libras/Português). Para tanto, é possível avaliar a interface e a usabilidade do site já existente juntamente ao usuário surdo. O objetivo é gerar diretrizes para sites bilíngues que venham a contribuir com a área do design gráfico e com a área da linguagem, a partir de desta proposta bilíngue. Metodologicamente se articulará as áreas de conhecimento a partir de pesquisa bibliográfica. A avaliação da interface será feita com método específico da área de Interação Humano Computador, possíveis entrevistas e questionários aplicados com o usuário. Isto será feito a partir do estudo de caso realizado com o atual site bilíngue do Campus Palhoça. Por fim, visa-se contribuir com a comunidade surda, com o desenvolvimento da educação bilíngue e com o desenvolvimento do design e das tecnologias acessíveis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Laíse Miolo de Moraes - Coordenador / Diego Max da Silva - Integrante.
Financiador(es): Programa Institucional de Apoio a Proj. de Pesq. Científica e Inovação - Bolsa.
2012 - 2013
Projeto piloto de tradução de livro didático do Português para Libras: contribuições do Design no contexto da Educação Bilíngue
Descrição: A educação de surdos no IFSC - Campus Palhoça Bilíngue, conta a atuação de profissionais da área, sejam surdos ou ouvintes, e com a presença de tradutores/intérpretes. No entanto, o problema encontrado é a falta de materiais didáticos específicos para esse público, que tem o direito de ser instruído por meio de sua cultura e língua ? a Libras. Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um projeto piloto de Livro Digital, traduzindo-se um assunto do livro ?Novos Fundamentos do Design? para a Língua de Sinais. A metodologia utilizada relaciona a demanda de tradução/interpretação com o design, nas seguinte fases: Análise do Problema, Conceituação, Geração de Alternativas, Produção e Avaliação. Os resultados apontam para a contribuição da linguagem visual do Design aliada ao processo de tradução da língua oral-escrita para a língua gestual viso-espacial. No projeto de Design, desenvolveu-se ilustrações, imagens e grafismos aliados ao conteúdo dos vídeos em Libras, o que proporcionou o enriquecimento a tradução, organização da leitura e familiarização do usuário surdo com a interface didática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Laíse Miolo de Moraes - Coordenador / Sérgio Henrique Prado Scolari - Integrante / Malú Milani de Paula - Integrante.
Financiador(es): Programa Institucional de Apoio a Projetos de Pesq. Cient. e Inovaç - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2010 - Atual
Design no RS: uma contribuição para a história
Descrição: A partir desta experiência e do estudo dos temas relacionados à história do design, constata-se que há uma lacuna na bibliografia específica sobre o design concebido, produzido e consumido no RS e, além disso, o design realizado no Estado ainda não é devidamente reconhecido na sociedade. Diante desta problemática a pesquisa se propõe a promoção do design num enfoque educacional, que visa despertar uma consciência sobre o design concebido, produzido, consumido e/ou usado localmente a fim de favorecer sua valorização pela comunidade acadêmica e sociedade riograndense..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Laíse Miolo de Moraes - Integrante / Gustavo Cossio - Integrante / Maria do Carmo Goncalves Curtis - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 1
2009 - 2011
Design para a Sustentabilidade: integração de princípios, diretrizes e técnicas em métodos de projeto.
Descrição: O projeto de pesquisa de mestrado visa integrar ao ensino de metodologia de projeto, os conceitos do design para a sustentabilidade, bem como princípios e ferramentas para a realização das análises ambientais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Laíse Miolo de Moraes - Coordenador / Julio Carlos de Souza van der Linden - Integrante / Airton Cattani - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2013 - 2013
Contação de Histórias em Libras na biblioteca
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Laíse Miolo de Moraes - Coordenador / marcia dilma felício - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2007 - 2007
Projeto Gráfico Editorial para revista do Desenho Industrial
Descrição: Pesquisa sobre as publicações contemporâneas e o design gráfico editorial. Produção de layout de revista para o curso de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Laíse Miolo de Moraes - Coordenador / Máucio - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Revista Vértices


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Surdos.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Educação Bilíngue (Libras-Português).
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria da Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Melhor trabalho apresentado na modalidade Artigo Completo - Área: Educação e Ensino, 4 SICT sul - Simpósio de Integração Científica do Sul Catarinense - - IFSC Criciúma.
2010
Melhor projeto gráfico - Prêmio Bornancini (equipe Verdi Design), ApDesign.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MORAES, Laíse Miolo de2010MORAES, Laíse Miolo de. Cultura material, consumo e sustentabilidade: um olhar sobre os novos caminhos do Design. Mouseion (Unilasalle), v. 9, p. 32-49, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BÄR, Eliana ; MASUTTI, Mara ; MORAES, L. M. . Educação Bilíngue (Libras/Português): Ensino e Fazer Educativo. 1. ed. Florianópolis: Publicações IFSC, 2015. 147p .

Capítulos de livros publicados
1.
MORAES, Laíse Miolo de; GONÇALVES, F.R. . AS TRÊS CATEGORIAS PEIRCEANAS APLICADAS AO PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA EM DESIGN. In: Ana Lúcia M. R. Poltronieri; Martins Darcilia M. P. Simões; Maria Noêmi F. da Costa Freitas. (Org.). Diálogos Intersemióticos - V. 2. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts Publicações, 2011, v. 2, p. 40-49.

2.
COSSIO, G. ; MORAES, Laíse Miolo de ; GONÇALVES, F.R. . DESIGN E EDUCAÇÃO: CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL. In: Ana Lúcia M. R. Poltronieri; Martins Darcilia M. P. Simões; Maria Noêmi F. da Costa Freitas. (Org.). Diálogos Intersemióticos - V. 2. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts Publicações, 2011, v. 2, p. 374-389.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BUBNIAK, FABIANA ; MORAES, LAÍSE ; VELLOSO, BRUNO PANERAI ; SCANDOLARA, DANIEL ; FIGUEIREDO, SAIONARA . FILM PRODUCTION TEACHING METHODOLOGIES FOR THE DEAF: THE PALHOÇA BILINGUAL CAMPUS EXPERIENCE. In: International Technology, Education and Development Conference, 2017, Valencia. org.crossref.xschema._1.Title@25cb820. Valencia, 2017. p. 2459-2466.

2.
MORAES, LAÍSE; SCANDOLARA, DANIEL ; VELLOSO, BRUNO PANERAI ; BUBNIAK, FABIANA ; FIGUEIREDO, SAIONARA . INTERFACE DESIGN AND ACCESSIBILITY. In: International Technology, Education and Development Conference, 2017, Valencia. org.crossref.xschema._1.Title@971d267. Valencia, 2017. p. 7439-7444.

3.
SCANDOLARA, DANIEL ; VELLOSO, BRUNO PANERAI ; BUBNIAK, FABIANA ; MORAES, LAÍSE ; FIGUEIREDO, SAIONARA . ACCESSIBILITY IN BILINGUAL VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS (BRAZILIAN SIGN LANGUAGE/PORTUGUESE) THROUGH VISUALITY AND SIGN LANGUAGE. In: International Technology, Education and Development Conference, 2017, Valencia. org.crossref.xschema._1.Title@5ef86089. Valencia, 2017. p. 6305-6311.

4.
VELLOSO, BRUNO PANERAI ; BUBNIAK, FABIANA ; MORAES, LAÍSE ; SCANDOLARA, DANIEL ; FIGUEIREDO, SAIONARA . COMMUNITIES OF PRACTICE IN A BRAZILIAN SIGN LANGUAGE GLOSSARY: DESIGN OF AN ONLINE SYSTEM STRONGLY INTEGRATED WITH SOCIAL MEDIA. In: International Technology, Education and Development Conference, 2017, Valencia. org.crossref.xschema._1.Title@45aad5d5. Valencia, 2017. p. 7423-7429.

5.
MORAES, Laíse Miolo de; GONÇALVES, BERENICE SANTOS ; SCANDOLARA, DANIEL . DESIGN E ACESSIBILIDADE EM INTERFACES: ENSAIO DE INTERAÇÃO EM UM SITE BILÍNGUE (LIBRAS-PORTUGUÊS). In: 16° Ergodesign - Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica, 2017, Santa Catarina. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2017. p. 2514.

6.
SCANDOLARA, DANIEL ; MORAES, L. M. ; BUBNIAK, FABIANA ; VELLOSO, BRUNO PANERAI ; SANTOS, S. F. . ACESSIBILIDADE EM INTERFACES: PESQUISA DE INTERAÇÃO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM BILÍNGUE (LIBRAS/PORTUGUÊS). In: CINAHPA | 2017 ? Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2017, Florianópolis. Design Proceedings - CINAHPA 2017 - Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. São Paulo: Blusher, 2017. v. 3. p. 301-312.

7.
VELLOSO, BRUNO ; BUBNIAK, FABIANA ; DOS SANTOS, SAIONARA ; MORAES, LAÍSE ; KAMINSKI, DOUGLAS . DEVELOPMENT OF ATTENTION METRICS AND EVALUATION OF VIRTUAL LEARNING OBJECTS IN A BILINGUAL CONTEXT (BRAZILIAN SIGN LANGUAGE / PORTUGUESE). In: International Technology, Education and Development Conference, 2016, Valencia. org.crossref.xschema._1.Title@2f2e39eb, 2016. v. Unico. p. 6723-6728.

8.
BUBNIAK, FABIANA ; SANTOS, SAIONARA ; VELLOSO, BRUNO ; MORAES, LAÍSE ; KAMINSKI, DOUGLAS . DEAF FILM CLUB: AESTHETICS EXPRESSION AND SUBJECTIVITY IN DEAF FILMS. In: International Technology, Education and Development Conference, 2016, Valencia. org.crossref.xschema._1.Title@1532c59a, 2016. v. Unico. p. 6760-6767.

9.
VELLOSO, B. P. ; BUBNIAK, F. P. ; MORAES, Laíse Miolo de ; BECK, C. ; SANTOS, S. F. ; KAMINSKI, D. . Processo de Design Instrucional no Desenvolvimento de Objetos de Ensino e Aprendizagem Bilíngues. In: Conahpa, 2015, São Luis - MA. Hipermídia e Interdisciplinaridade na geração de conhecimento, 2015.

10.
SANTOS, S. F. ; BUBNIAK, F. P. ; VELLOSO, B. P. ; MORAES, Laíse Miolo de ; KAMINSKI, D. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO FILME A GANGUE : REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE OS SURDOS. In: VII EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, 2015, Rio Grande. Anais, 2015.

11.
VELLOSO, B. P. ; BUBNIAK, F. P. ; MORAES, Laíse Miolo de ; SANTOS, S. F. ; KAMINSKI, D. . LEARNING OBJECTS LABORATORY: THE INSTRUCTIONAL DESIGN PROCESS AS A METHOD TO PRODUCE BILINGUAL LEARNING OBJECTS FOR THE DEAF. In: 9th International Technology, Education and Development Conference, 2015, Madri. INTED2015 Proceedings. Madri: IATED, 2015., 2015, MAdri. INTED2015 Proceedings. Madri: IATED, 2015.

12.
BUBNIAK, F. P. ; SANTOS, S. F. ; VELLOSO, B. P. ; KAMINSKI, D. ; MORAES, Laíse Miolo de . CINECLUBE SURDO: EXPRESSÃO ESTÉTICA E POLÍTICA DE UMA MINORIA LINGUÍSTICA. In: II Seminário Línguas em contato: Onde estão as fronteiras?, 2015, Pelotas. Anais, 2015.

13.
BUBNIAK, F. P. ; SANTOS, S. F. ; VELLOSO, B. P. ; KAMINSKI, D. ; MORAES, Laíse Miolo de . EXPRESSÃO ESTÉTICA E SUBJETIVIDADE EM FILMES SURDOS: UM ESTUDO DE CASO. In: 4º SICT-SUL - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2015, Campus Santa Rosa do Sul. Anais, 2015.

14.
MORAES, Laíse Miolo de; CONSONI, D. P. G. ; LAPOLLI, E. M. . Design Thinking aplicado na Educação Bilíngue: estudo de caso no Campus Palhoça Bilíngue (Libras/Português). In: V Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação, 2015, Joinvile - SC. Anais do 5º. Congresso Internacional de Conhecimento e Invoação (ciKi) (12 e 13 de novembro de 2015, Joinville, Santa Catarina, Brasil), 2015. v. 1. p. 789-802.

15.
MORAES, Laíse Miolo de; BUBNIAK, F. P. ; VELLOSO, B. P. ; KAMINSKI, D. . Design de interface: análise de site bilíngue (libras/português). In: II Congresso Internacional e XIX Seminário Naiconal do INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2014, Rio de Janeiro - RJ. Anais do Congresso: Instituições seculares de educação de surdos: trajetórias e atuais desafios, 2014. p. 195-205.

16.
MORAES, Laíse Miolo de; VELLOSO, B. P. ; BUBNIAK, F. P. ; KAMINSKI, D. . Laboratório de material didático: o processo de design instrucional como método para produção de material didático bilíngue LIBRAS-PORTUGUÊS. In: XIII Congresso Internacional XIX Seminário Nacional do INES, 2014, Rio de Janeiro. Anais, 2014.

17.
MORAES, Laíse Miolo de. Design e Educação de Surdos: Projeto de Livro traduzido do Português para Libras. In: 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2014, Gramado - RS. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher Proceedings, 2014. v. 1. p. 1552-1563.

18.
MORAES, L. M.; VAN DER LINDEN, J. C. S. ; CATTANI, A. . Procedimentos do Design para a Sustentabilidade ambiental aplicados no ensino de Metodologia de Projeto. In: 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luís - MA. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012.

19.
MORAES, Laíse Miolo de; BERNARDES, Maurício . Jogo Deadline, um estudo exploratório em simulação e aprendizado em gestão de projetos de design. In: Desenhando o Futuro: Congresso Nacional de Design, 2011, Bento Gonçalves. Anais Desenhando o Futuro - Gestão e metodologia de design, 2011. v. 1.

20.
MORAES, Laíse Miolo de; VAN DER LINDEN, J. C. S. ; PAULA, I. C. . Processo de desenvolvimento e integração de análises ambientais em metodologias de projeto. In: 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Desenvolvimento de Produtos - CBGDP, 2011, Porto Alegre - RS. Anais do 8º CBGDP, 2011, 2011.

21.
MORAES, Laíse Miolo de; VAN DER LINDEN, J. C. S. ; CATTANI, A. . Design para a Sustentabilidade e Metodologias de Projeto: um estudo sobre a integração de princípios e ferramentas aos métodos de projeto. In: Simpósio Brasileiro de Design Sustentável - SBDS, 2011, Recife. Anais do III SBDS, 2011.

22.
MORAES, Laíse Miolo de. Cenários para a Sustentabilidade: A educação ambiental na formação de novos Designers. In: 6º Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2011, Lisboa - Portugal. Anais do 6º CIPED, 2011.

23.
CURTIS, M.C.G. ; COSSIO, G. ; MORAES, Laíse Miolo de . Verdi Design, uma referência em gestão.. In: 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010, São Paulo. 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo : AEND-BR, 2010, 2010.

24.
MORAES, Laíse Miolo de; GONÇALVES, F.R. . As três categorias Peirceanas aplicadas ao projeto de pesquisa científica em design. In: 3o Colóquio de Semiótica - Diálogos Intersemióticos, 2010, Rio de Janeiro - RJ. 3o Colóquio de Semiótica - Diálogos Intersemióticos, 2010.

25.
COSSIO, G. ; MORAES, Laíse Miolo de ; GONÇALVES, F.R. . Design e Educação: construção de sentido para o desenvolvimento sociocultural. In: 3º Colóquio de Semiótica: diálogos intersemióticos, 2010, Rio de Janeiro - RJ. 3º Colóquio de Semiótica: diálogos intersemióticos, 2010.

26.
MORAES, Laíse Miolo de; VAN DER LINDEN, J. C. S. . Do nascimento da Sociedade de Consumo ao Desenvolvimento Sustentável. In: 9o P&D - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010, São Paulo. 9o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blücher e Universidade Anhembi Morumbi, 2010, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, Laíse Miolo de; SCOLARI, S. H. P. ; PAULA, M. M. . Projeto piloto de tradução de livro didático do Português para Libras: contribuições do Design no contexto da Educação Bilíngue. In: SEPEI - Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC, 2013, Lages. Anais Sepei 2013 - Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação. Florianópolis: IFSC, 2013. v. 1.

2.
COSSIO ; ARABITES, M. A. ; MORAES, Laíse Miolo de ; FARIAS . Notas sobre metodologia científica: problema, hipótese e variáveis.. In: 6o Salão de Ensino UFRGS, 2010, Porto Alegre. 6o Salão de Ensino UFRGS, 2010, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VELLOSO, B. P. ; BUBNIAK, F. P. ; MORAES, Laíse Miolo de ; SANTOS, S. F. ; KAMINSKI, D. . LEARNING OBJECTS LABORATORY: THE INSTRUCTIONAL DESIGN PROCESS AS A METHOD TO PRODUCE BILINGUAL LEARNING OBJECTS FOR THE DEAF. In: 9th International Technology, Education and Development Conference, 2015, Madri. INTED2015 Proceedings. Madri: IATED, 2015., 2015, Madri. INTED2015 Proceedings.. Madri: IATED, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
MORAES, Laíse Miolo de. Educação Inclusiva: desafios e perspectivas no ensino bilíngue. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MORAES, Laíse Miolo de. Tecnologia e Educação de Surdos: a experiência do IFSC Palhoça Bilíngue (Libras/Português). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MORAES, Laíse Miolo de. A experiência do campus Palhoça Bilíngue no desenvolvimento de materiais digitais bilíngues (Libras/ Português). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MORAES, Laíse Miolo de; CONSONI, D. P. G. ; LAPOLLI, E. M. . Design Thinking aplicado na Educação Bilíngue: estudo de caso no Campus Palhoça Bilíngue (Libras/Português) do Instituto Federal de Santa Catarina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MORAES, Laíse Miolo de; SILVA, D. M. . Design de Interfaces: recomendações para o projeto de sites bilíngues (Libras-Português). 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
MORAES, Laíse Miolo de. DESIGN E EDUCAÇÃO DE SURDOS: projeto de livro traduzido do Português para Libras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BUBNIAK, F. P. ; VELLOSO, B. P. ; KAMINSKI, D. ; MORAES, Laíse Miolo de . Laboratório de material didático: o processo de design instrucional como método para produção de material didático bilíngue - LIBRAS-PORTUGUÊS.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MORAES, Laíse Miolo de. Design e Educação de Surdos: Projeto de Livro traduzido do Português para Libras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MORAES, Laíse Miolo de. Cenários para a Sustentabilidade: A educação ambiental na formação de novos Designers. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MORAES, Laíse Miolo de; BERNARDES, Maurício . Jogo Deadline, um estudo exploratório em simulação e aprendizado em gestão de projetos de design. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MORAES, Laíse Miolo de. Identidade Visual e Marcas: casos da Verdi Design. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MORAES, Laíse Miolo de. Áreas de atuação do Design Gráfico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
COSSIO, G. ; ARABITES, M. A. ; MORAES, Laíse Miolo de ; FARIAS . Notas sobre metodologia científica: problema, hipótese e variáveis.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
MORAES, Laíse Miolo de. As três categorias Peirceanas aplicadas ao projeto de pesquisa científica em design. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MORAES, Laíse Miolo de. Do nascimento da sociedade de consumo ao desenvolvimento sustentável. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MORAES, Laíse Miolo de. Portifólio de Design. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
CURTIS, M.C.G. ; COSSIO, G. ; MORAES, Laíse Miolo de . Verdi Design, uma referência em gestão.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MORAES, Laíse Miolo de. Cultura material, consumo e sustentabilidade: um olhar sobre os novos caminhos do design. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
COSSIO, G. ; MORAES, Laíse Miolo de . Design e Educação: construção de sentido para o desenvolvimento sociocultural.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MORAES, Laíse Miolo de; Marcio Soriano ; Bruno Thurner . Experiências Profissionais em Design. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MORAES, Laíse Miolo de. Sistematização de procedimentos do design para a sustentabilidade ambiental para aplicação no ensino de metodologia de projeto 2011 (Dissertação de Mestrado).

2.
MORAES, Laíse Miolo de. Projeto Gráfico Editorial para Revista do Curso de Desenho Industrial 2007 (Monografia).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MORAES, Laíse Miolo de; Verdi Design . Projeto Gráfico do 3o Ciclo de Decisões da Amcham Brasil - equipe Verdi Design. 2010.

2.
MORAES, Laíse Miolo de. Arquitetos e Construtores rio-Grandenses na Colônia e no Império. 2006.

3.
MORAES, Laíse Miolo de. Equações Algébricas. 2006.

4.
MORAES, Laíse Miolo de. Virologia Veterinária. 2006.

5.
MORAES, Laíse Miolo de. O Minimalismo e sua Influência na Composição Musical Brasileira e Contemporânea. 2005.


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MORAES, Laíse Miolo de. 3º Encontro dos Cartunistas Gaúchos. 2006 (Programação Visual de Evento).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º SEPEI - Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação. 2012. (Seminário).

2.
Fórum PROEJA do IFSC. 2012. (Seminário).

3.
Palestra: Acompanhamento didático em matemática de alunos surdos na escola. 2012. (Encontro).

4.
Palestra: A tradução/interpretação e o Design: desafios na produção de materiais didáticos bilíngues (Libras/Português). 2012. (Encontro).

5.
Palestra: Materiais didáticos bilíngues (Libras/português) e livros infantis. 2012. (Encontro).

6.
Palestra: Objetos de Aprendizagem bilíngue para Ensino à Distância. 2012. (Encontro).

7.
Reunião de Trabalho: Primeiros passos para a construção do Curso de Pedagogia Bilíngue a Distância. 2012. (Outra).

8.
6º Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Cenários para a Sustentabilidade: A educação ambiental na formação de novos Designers. 2011. (Congresso).

9.
Bilinguísmo na California School for the Deaf. 2011. (Seminário).

10.
Desenhando o futuro - Congresso Nacional de Design. Jogo Deadline, um estudo exploratório em simulação e aprendizado em gestão de projetos de design. 2011. (Congresso).

11.
19º N Design. 2010. (Encontro).

12.
3o Colóquio de Semiótica.AS TRÊS CATEGORIAS PEIRCEANAS APLICADAS AO PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA EM DESIGN. 2010. (Outra).

13.
6o Salão de Ensino da UFRGS.Notas sobre metodologia científica: problema, hipótese e variáveis.. 2010. (Encontro).

14.
9o P&D - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Do nascimento da Sociedade de Consumo ao Desenvolvimento Sustentável. 2010. (Congresso).

15.
2º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável - SBDS, e 2o International Symposium on Sustainable Design - ISSD. 2009. (Simpósio).

16.
5º Marcas com Design - APDesign. 2009. (Congresso).

17.
5º Prêmio Gaúcho de Exelência Gráfica.Membro do Júri - Avaliação de Criação. 2009. (Outra).

18.
Projeto Aperitivo Mini-Palestras.Palestrante. 2009. (Seminário).

19.
R Design Sul. 2009. (Encontro).

20.
18º N Design - Encontro Nacional de Estudantes de Design. 2008. (Encontro).

21.
17º N Design - Encontro Nacional de Estudantes de Design. 2007. (Encontro).

22.
16º N Design - Encontro Nacional de Estudantes de Design. 2006. (Encontro).

23.
Projeto Recriar - Carrinhos de Lomba.Projetista de Carrinho de Lomba. 2005. (Outra).

24.
14º N Design - Encontro Nacional dos Estudantes de Design. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAES, Laíse Miolo de. 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.. 2010. (Congresso).

2.
MORAES, Laíse Miolo de. 2º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável - SBDS, e 2º International Symposium on Sustainable Design - ISSD. 2009. (Congresso).

3.
RODRIGUES, Máucio ; MORAES, Laíse Miolo de . 3º Encontro dos Cartunistas Gaúchos. 2006. (Outro).

4.
MORAES, Laíse Miolo de. 14º N Design - Encontro Nacional de Estudantes de Design. 2004. (Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MORAES, Laíse Miolo de; CONSONI, D. P. G. ; LAPOLLI, E. M. . Design Thinking aplicado na Educação Bilíngue: estudo de caso no Campus Palhoça Bilíngue (Libras/Português) do Instituto Federal de Santa Catarina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Aprovado em 3o lugar no concurso público para professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), regime de 40 horas, área Design e Multimídia (Pág. 147, Seção 3 do Diário Oficial da União, número 123, de 30/06/2010).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 14:50:41