Maria da Glória Calado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3757867939400040
  • Última atualização do currículo em 09/03/2018


Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade São Marcos (1987), mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (2007) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professor horista do Centro Universitário Senac. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: lei 10.639, racismo, educação, intervenção curricular e racismo e educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria da Glória Calado
Nome em citações bibliográficas
CALADO, M. G.;CALADO, MARIA DA GLÓRIA


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Escola e Enfrentamento do racismo: as experiências das professoras ganhadoras do prêmio educar para a igualdade racial, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Maria Cecília Cortez Christiano de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formação, Educação, Relações étnico-raciais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Mestrado em Psicologia.
Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
Título: Como uma Faculdade voltada para a população negra pode favorecer o enfrentamento da discriminação racial, o aumento da escolaridade e a inserção no mercado de trabalho desta população,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Dr Jose Roberto Montes Heloani.
1982 - 1987
Graduação em PSICOLOGIA.
Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Pedagogia. (Carga horária: 360h).
Faculdade da Aldeia de Carapicuíba, FALC, Brasil.
2012 - 2012
Curso avançado de implementação da LDB. (Carga horária: 8h).
Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, CEERT, Brasil.
2012 - 2012
Educação, Relações Raciais e Direitos Humanos. (Carga horária: 48h).
Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação, AE, Brasil.
2011 - 2012
Programa de Intercâmbio Internacional de alunos.
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
2010 - 2010
Extensão universitária em FRANCÊS NÍVEL 1.
Universiade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em IX CURSO DE DIFUSÃO CULTURAL CEA/USP. (Carga horária: 360h).
Universiade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em IX CURSO DE DIFUSÃO CULTURAL CEA/USP:Introduação a.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2005
Capacitação de prestadores de serviços. (Carga horária: 20h).
Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves, SENAI, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 18


Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, FUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: autonoma, Enquadramento Funcional: autonoma, Carga horária: 14
Outras informações
Curso de Especialização: Ética, Valores e Saúde na Escola Modalidade semi-presencial Oferecido pelo Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional (NASCE USP LESTE) da Universidade de São Paulo (USP), dentro do contexto do Programa UNIVESP da Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo Função: Supervisora


Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP, FAFE/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: autonoma, Enquadramento Funcional: autonoma, Carga horária: 12
Outras informações
Curso de Capacitação Profissional Para Professores Coordenadores: Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos Local: Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo Funções: - responsável pela tutoria de projetos composta por aproximadamente 40 estudantes, organizada em 6 grupos; - contribuição de conhecimentos acadêmico-científicos para que os estudantes desenvolvam habilidades e competências relacionadas a: a) análise dos problemas estudados; b) resolução dos problemas investigados; c) produção de relatórios científicos escritos.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio no Programa de aperfeiçoamento ao Ensino. Realizado na disciplina "Antropologia da sociedade multirracial brasileira: segmento negro. Realizado na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - USP. Disciplina ministrada aos alunos de graduação com supervisão do professor doutor Kabengele Munanga.


Conselho Regional de Psicologia, CRP/06, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Outro (voluntária), Enquadramento Funcional: voluntária, Carga horária: 6



Outros Projetos


2005 - 2005
Apoio a familiarea de egressos dos sistema penitenciário
Descrição: Atendimento em grupo a familiares de egressos do sistema prisional..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Publicação de artigo científico: "A premiação de práticas educacionais exemplares na implementação da Lei 10.639/03", Coordenadoria dos assuntos da população negra - CONE.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PACHECO, JOÃO ALVES2017PACHECO, JOÃO ALVES ; CALADO, MARIA DA GLÓRIA ; SOUZA, MARIA CECÍLIA CORTEZ CHRISTIANO DE . Contribuições de professoras paulistas no enfrentamento do racismo no contexto escolar. EXTRAPRENSA (USP), v. 11, p. 222, 2017.

2.
PACHECO, J. A.2016PACHECO, J. A. ; CALADO, M. G. . Efeitos da Lei 10639/2003: Uma análise preliminar sobre o combate ao racismo nas escolas. Revista V@rvItu ? Revista de Ciência, Tecnologia e Cultura da FATEC Itu, v. 1, p. 69-78, 2016.

3.
CALADO, M. G.;CALADO, MARIA DA GLÓRIA2011CALADO, M. G.; SILVA JUNIOR, J. A. ; Silva, P. E. . A premiação de práticas educacionais exemplaes na implementação da Lei 10.639/03. Entrelaçando: Revista Eletrônica de Culturas e Educação, v. 04, p. 54-74, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
CALADO, M. G.; BARBARIC, S. . Desafios no combate ao racismo na educação. In: Dennis de Oliveira. (Org.). A luta contra o racismo no Brasil. 1ªed.São Paulo: Edições Fórum, 2017, v. , p. 161-178.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CALADO, M. G.. Importância da Socialização na construção da Identidade étnico-racial negra. In: IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: Antropologia e Educação - Pessoa e Instituição, 2009, São Paulo. Anais do IX Seminário Internacional: Filosofia e Educação: Antropologia e Educação - Pessoa e Instituições. São Paulo: Factash Editora, 2009. v. 1. p. 179-193.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CALADO, M. G.; Paula Nascimento Silva . Os entraves no acesso ao ensino superior: relatos de estudantes e professores pobres e negros brasileiros. In: VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as), 2014, Belém - Pa. ANAIS DO VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES(AS) NEGROS(AS): Ações Afirmativas: Cidadania e Relações Étnico-Raciais, 2014. v. v1. p. 157-158.

2.
CALADO, M. G.. Estágio, identidade docente e diversidade. In: IX ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE: pesquisa em educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI, 2009, São Carlos. Livro de resumos do IX ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE: pesquisa em educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI, 2009. p. 477-478.

Apresentações de Trabalho
1.
JOÃO ALVES PACHECO ; CALADO, M. G. . O combate ao racismo por meio da intervenção curricular: o caso da Lei 10639/2003l. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CALADO, M. G.; SILVA, P.N (Paula Nascimento Silva) . Os entraves no acesso ao ensino superior: relatos de estudantes e professores pobres e negros brasileiros. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
CALADO, M. G.; Silva, P. E. ; SILVA, P.N. (Paula Nascimento Silva) . Escola para quê? Experiências de resistência cultural de jovens da escola pública. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CALADO, M. G.. A Importância da Socialização na Formação da Identidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CALADO, M. G.; SILVA, P.N. (Paula Nascimento Silva) . As Dificuldades de Acesso e Permanência no Ensino Superior: Relatos de Estudantes Pobres e Negros Brasileiros.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CALADO, M. G.; SOUZA, M. C. C. ; SILVA, P.N (Paula Nascimento Silva) . Artur Ramos e o combate à violência na escola.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CALADO, M. G.; SILVA, P.N. (Paula Nascimento Silva) . As dificuldades de acesso e permanência no ensino superior. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CALADO, M. G.. Importância da Socialização na Construção da Identidade Étnico-racial negra.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CALADO, M. G.; Silva, P. E. . Formação continuada da educação infantil: os desafios da Lei 10.639/03. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CALADO, M. G.. Desafios dos jovens estudantes de Psicologia: a inserção no mercado de trabalho e possibilidades de atuação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
CALADO, M. G.. Racismo no contexto escolar. 2011. (Curso de Formação/ Capacitação).

2.
CALADO, M. G.. ? Curso de Capacitação Profissional Para Professores Coordenadores: Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos. 2010. (Curso de Formação/ Capacitação).

3.
CALADO, M. G.. Ética, Valores e Saúde na Escola Modalidade semi-presencial. 2010. (? Curso de Especialização: Ética, Valores e Saúde na Escola Modalidade semi-presencial.).

4.
CALADO, M. G.. "Identidade Pessoal e Profissional, estigma e preconceito, qualidade de vida no trabalho". 2010. (Curso de Formação/ Capacitação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, D.; ALMEIDA, S. L.; BORGES, R. S.; CALADO, M. G.. Participação em banca de Tâmara Pacheco. Desconstruindo estereótipos: narrativas da mulher no batuque de umbigada paulista. 2017. Dissertação (Mestrado em Mudança Social e Participação Política) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

2.
CALADO, M. G.; OLIVEIRA, D.; ALMEIDA, S. L.; NOGUEIRA, S.. Participação em banca de Claudia Rosalina Adão. Territórios de morte: homicídios, raça e vulnerabilidade social na cidade de São Paulo. 2017. Dissertação (Mestrado em Mudança Social e Participação Política) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CALADO, M. G.; JOÃO ALVES PACHECO; JOSÉ ROBERTO M. HELOANI. Participação em banca de FERNANDA DE ANDRADE SALOMÃO E MAYRA FERNADA DE SOUZA."Construção de sentido: um debate sobre a felicidade". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade São Marcos.

2.
CALADO, M. G.; JOÃO ALVES PACHECO; JOSÉ ROBERTO M. HELOANI. Participação em banca de VANESSA GUERINO SILVÉRIO."A moticação como elemento fundamental e necessário no âmbito profissional". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade São Marcos.

3.
CALADO, M. G.; JOSÉ ROBERTO M. HELOANI. Participação em banca de DANIELA TRAMUJAS E PATRICIA F. DEO. CHAGAS."Relacionamento virtual: catalisador de solidão ou ampliador da dimensão social?". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade São Marcos.

4.
CALADO, M. G.; JOSÉ ROBERTO M. HELOANI; Adriana Rodrigues Domingues. Participação em banca de Daniela Borro de Campos e Sandra Beariz R. Hendrikx." Quem é o Psicólogo que atua no PSF mas não pertence oficialmente á equipe?". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade São Marcos.

5.
CALADO, M. G.; Prof. Dr. Antonio da Costa Ciampa; Dra. Elizabeth Franco Cruz. Participação em banca de Sonia C. Cunha."Os processos de identidade de um ex-interno e atual funcionário de uma instituição total". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade São Marcos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Internacional Culturas jovens - Afro-Brasil América: encontros e desencontros.Escola para quê? Experiências de resistência cultural de jovens da escola pública. 2012. (Outra).

2.
Encontro com professores no Museu Afro Brasil 2012. 2012. (Encontro).

3.
Processos de socialização na formação da identidade humanaana.Processos de socialização na formação da identidade humanaana. 2012. (Encontro).

4.
10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. O Impacto dos Processos de Socialização na Formação da Identidade Étnico-Racial Negra?;. 2011. (Congresso).

5.
Coloquio Internacional Desigualdades e Políticas de Gênero. 2011. (Outra).

6.
Encontro do grupo de trabalho de Pedagogia para a Autonomia.Encontro do grupo de trabalho de pedagogia para a autonomia. 2011. (Encontro).

7.
Jornadas "A roda da brincadeira". 2011. (Outra).

8.
Terceira edição do Congresso Brasileiro de Educação ? Formação de professores: Compromissos e Desafios da Educação Pública,. As dificuldades de acesso e permanência no Ensino Superior: relatos de estudantes pobres e negros brasileiros. 2011. (Congresso).

9.
XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Arthur Ramos e o Combate à Violência na Escola. 2011. (Congresso).

10.
Évoluation et curriculum: rôle des politiques, effets des dispositifs et des programmes, liens avex les aprrentissages. 2010. (Outra).

11.
Formação Continuada de Profissionais da Educação Infantil do CEI Maria José de Souza.Relações énico-raciais na Escola. 2009. (Oficina).

12.
IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste: Pesquisa em Educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI.Poster. 2009. (Encontro).

13.
IX Seminário Internacional: Filosofia e Educação - Antropologia e Educação - Pessoas e Instituições..IX Seminário Internacional: Filosofia e Educação - Antropologia e Educação - Pessoas e Instituições.. 2009. (Seminário).

14.
Palestra Percorrendo a pedagogia do século XX, para entrar no século XXI. 2009. (Outra).

15.
Seminário de preparação pedagógica. 2009. (Seminário).

16.
Curso: Auxiliar administrativo, operador de telemarketing e recepção.Palestra Tendências atuais no mercado de trabalho e como se dar bem no processo seletivo. 2006. (Outra).

17.
Apoio a Familiares e Egressos do Sistema Penitenciário.Banco Social de Serviços em Psicologia. 2005. (Encontro).

18.
I Congresso Latino-Americano da Psicologia - ULAPSI. Cobgresso Latino Americano de Psicologia. 2005. (Congresso).

19.
Palestra.Desafios dos jovens estudantes de Psicologia: A inserção no mercado de trabalho e possibilidade de atual.. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CALADO, M. G.. I Seminário Universidade e Escola Pública: desafios e perspectivas da educação pública no Estado de São Paulo. 2011. (Outro).



Outras informações relevantes


Acompanhamento de reuniões de estágios pedagógicos em âmbito do Mestrado em Ciências de Artes Visuais no segundo ciclo do ensino básico e no ensino secundário pelas Faculdades de Psicologia e de Ciências de Educação e de Artes da Universidade do Porto - PT. Realizado entre 09/11/2011, 05/12/2011 e 13/12/2011 na cidade do Porto - Portugal.

Encontros de Discussão de "Prática Pedagógica Supervisionada" (estágio) de estudantes do segundo ano do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do primeiro ciclo. Realizados no dia 28/11/2011 na Universidade do Minho - Braga - Portugal.

Estágio de observação na escola básica da Ponte, em Vila das Aves, Portugal, durante os meses de novembro e dezembro de 2011.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 11:37:33