Nilcimar dos Santos Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5758984159711367
  • Última atualização do currículo em 09/04/2018


Possui doutorado em Ciências, área de Ensino de Química, pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (2017). É mestre em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) (2012) e graduado em Licenciatura em Química pela UENF (2009), além de graduado em Desenvolvimento de Software pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) (2007). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé (desde 2013). Atuou como professor de Química no IFF no período de 2008-2009 em turma de jovens e adultos e como tutor em disciplinas da Licenciatura em Química à distância da UENF/CEDERJ de 2009 a 2012. Tem experiência na área de Ensino de Química, com ênfase em tecnologias digitais de informação e comunicação na educação. Suas linhas de pesquisa estão voltadas ao Ensino de Química, desenvolvimento e avaliação de Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem e seus usos em sala de aula. Orienta 3 projetos de mestrado no Programa de Educação em Ciências e Saúde, do NUTES/UFRJ. Orientou 3 alunos em trabalho de final de curso. Possui 5 capítulos de livro, 9 artigos em periódicos nacionais e internacionais e 48 trabalhos em congressos (21 completos, 1 resumo expandido e 26 resumos), tendo interagido com mais de duas dezenas de colaboradores em coautoria. Em seu currículo os termos mais frequentes são Ensino de Química, PROEJA, Estudo de Caso, Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem, Fórum de Discussões, Questões Sociocientíficas e Argumentação Científica. É presidente da Rede Rio de Ensino de Química, Coordenador Geral de Extensão do Campus UFRJ-Macaé e membro do Grupo de Pesquisa Linguagens no Ensino de Ciências. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nilcimar dos Santos Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, Nilcimar dos Santos;SOUZA, N dos S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé.
Avenida Aluízio da Silva Gomes, 50
Granja dos Cavaleiros
27930560 - Macaé, RJ - Brasil
Telefone: (22) 27962500
Ramal: 2545
URL da Homepage: http://www.macae.ufrj.br/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2017
Doutorado em Química (Química Analítica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Argumentação Colaborativa Mediada por Computador no Ensino Superior de Química, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Salete Linhares Queiroz.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em Ciências Naturais.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: Tecnologias de Informação e Comunicação em Aulas de Química: uma Pesquisa-ação com Estudantes do PROEJA,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Marília Paixão Linhares.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2005 - 2009
Graduação em Licenciatura Em Química.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: Ensino de química no PROEJA: uma proposta integradora das relações entre a sala de aula e o espaço virtual de aprendizagem - EVA.
Orientador: Marília Paixão Linhares.
Bolsista do(a): Universidade Estadual do Norte Fluminense, UENF, Brasil.
2003 - 2007
Graduação em Tecnologia em Desenvolvimento de Software.
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
Título: Desenvolvimento do Espaço Virtual de Aprendizagem - EVA Utilizando o Sistema Gerenciador de Conteúdo XOOPS.
Orientador: Ernesto Macedo Reis.
Bolsista do(a): Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2004 - 2004
Curso técnico/profissionalizante em Esp. em Fluidos de Perfu. e comple. em Poços de P..
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2002 - 2004
Curso técnico/profissionalizante em Análise de processos químicos.
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Buracos negros e corpos escuros. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Física, SBF, Brasil.
2009 - 2009
Seminário dialogando o PROEJA: desafios e possibil. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2008 - 2008
A inserção de novos conhecim. no ensino de Química. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.
2006 - 2006
Estratégias pedagógicas em ambientes de aprendizag. (Carga horária: 4h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Macaé, .

Cargo ou função
(Portaria Nº 5597, Boletim 25/16) Coordenador Geral de Extensão do Colegiado de Ensino de Graduação - Macaé.
01/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Macaé, .

07/2014 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Macaé, .

Cargo ou função
(Portaria 5015 Boletim UFRJ 28/14) Membro Suplente da Comissão do Plano de Desenvolvimento Institucional do Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira.
10/2015 - 02/2016
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
IQWX02 Projeto Final de Curso
IQWY02 Química na Escola II
IQWY04 Química na Escola IV
IQWY10 Química na Escola X
IQW101 Laboratório para a produção e avaliação de materiais didáticos para o ensino da Química
11/2014 - 01/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Macaé, .

Cargo ou função
(Portaria 10699 Boletim UFRJ 46/14) Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Química.
07/2014 - 01/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Macaé, .

Cargo ou função
(Portaria 5003 Boletim UFRJ 28/14) Membro da Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA) do curso de Licenciatura em Química.
02/2015 - 10/2015
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
IQWX02 Projeto Final de Curso
IQWY01 Química na Escola I, IQWY03 Química na Escola III
IQWY05 Química na Escola V
IQWY09 Química na Escola IX
IQWY10 Química na Escola X
IQW100 Instrumentação para Química do Cotidiano
IQW101 Laboratório para a produção e avaliação de materiais didáticos para o ensino da Química
08/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
IQWX02 Projeto Final de Curso
IQWY06 Química na Escola VI
IQWY09 Química na Escola IX
IQWY10 Química na Escola X
IQW100 Instrumentação para Química do Cotidiano
IQW101 Laboratório para a produção e avaliação de materiais didáticos para o ensino da Química
IQWY02 Química na Escola II, IQWY04 Química na Escola IV
02/2014 - 07/2014
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
IQWY01 Química na Escola I
IQWY03 Química na Escola III
IQWY05 Química na Escola V
IQWY09 Química na Escola IX
IQWY10 Química na Escola X
IQW100 Instrumentação para Química do Cotidiano
IQW101 Laboratório para a produção e avaliação de materiais didáticos para o ensino da Química

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Apoio ao Ensino, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de pós-graduação (mestrado), Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de Extensão, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de universidade aberta, Carga horária: 20

Atividades

10/2011 - 03/2012
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Novas Tecnologias para o Ensino de Física
08/2008 - 01/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciência e Tecnologia, Campos dos Goytacazes.

04/2006 - 07/2008
Extensão universitária , Centro de Ciências e Tecnologias, .

Atividade de extensão realizada
Otimização, manutenção, suporte e utilização do Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA).
04/2005 - 03/2006
Extensão universitária , Centro de Ciência e Tecnologia, Campos dos Goytacazes.

Atividade de extensão realizada
Desenvolvimento do Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA).

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: tutor à distância, Enquadramento Funcional: Tutor de disciplina, Carga horária: 10

Atividades

02/2011 - 07/2012
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química B
02/2010 - 01/2012
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química G
02/2010 - 01/2011
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química F
02/2009 - 01/2010
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Suplementos de Matemática e Química
02/2009 - 01/2010
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Suplementos de Matemática e Química

Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Atividades

04/2008 - 07/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Química geral
08/2006 - 07/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Ensino, Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação.


Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert, ISEPAM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor voluntário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Atividades

04/2007 - 07/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Química

Federação Xadrez do Estado do Rio de Janeiro, FEXERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 6

Atividades

6/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teória e Prática de Xadrez

Rede Rio de Ensino de Química, REQ-RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Presidente



Linhas de pesquisa


1.
Ambientes Vituais de Ensino-Aprendizagem

Objetivo: Desenvolvimento de tecnologias Internet no formato de ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino de ciências..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Palavras-chave: Informática Educativa.
2.
Ensino de Ciências/Química

Objetivo: Produção de materiais didáticos, no formato eletrônico e experimental-laboratório voltados para o ensino de Ciências/Química. Foco especial para o contexto interdisciplinar de Ciências no PROEJA.
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Educação Científica de Jovens e Adultos.
3.
Desenvolvimento e Avaliação de Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem

Objetivo: Aplicar práxis da engenharia de software na integração de sistemas de gerenciamento de conteúdo com análise, modelagem e desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Palavras-chave: Engenharia de Software; Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.
4.
Desenvolvimento do portal de memória da pesquisa em Ensino de Ciências - Projeto Guaipira


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Projeto Guaipira de memória do ensino de ciências
Descrição: As investigações de como tornar mais eficaz o ensino de Química gera anualmente uma expressiva quantidade de teses em vários níveis de pós-graduação e artigos em periódicos e congressos. Nem sempre é fácil o acesso a esses trabalhos. Assim, em nosso grupo de pesquisa tem sido desenvolvido um sistema para armazenamento, organização e disponibilização de trabalhos em congressos com o propósito de aproximar a produção científica acadêmica do cotidiano dos professores de Química, especialmente os da educação básica. O sistema Guaipira, produzido no projeto homônimo, tem como propósito armazenar e divulgar todos os trabalhos apresentados em congressos nacionais, regionais e estaduais de ensino de ciências, além de teses e dissertações. Nesse sentido, busca-se produzir pesquisas estado da arte e projetos de extensão capazes de levar ao professor da educação básica a produção acadêmica, muitas vezes dele afastada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Argumentação Colaborativa Mediada por Computador no Ensino Superior de Química
Descrição: (FAPESP: Processo 2012/05437-5). Trabalhos recentes têm mostrado que os estudantes fazem mais progressos na construção do conhecimento quando argumentam em torno de um determinado tópico de forma colaborativa. Dessa forma, podem considerar diferentes pontos de vista, fazer questionamentos uns aos outros, de maneira a alcançar um entendimento mais amplo sobre o tópico em foco. Durante a realização do projeto investigaremos questões que permeiam o desenvolvimento e a análise de atividades didáticas potencialmente favoráveis à construção de argumentos científicos, a partir de interações colaborativas entre os alunos. Estas serão realizadas em um ambiente ancorado em um modelo de Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador, que construiremos e denominaremos de EDUQUI.INFO. Assim, temos como objetivo inicial, além do desenvolvimento do ambiente virtual, a elaboração de atividades que desencadeiem e sustentem a argumentação em contextos colaborativos. Para tanto, tarefas serão ministradas no EDUQUI.INFO a alunos de graduação em química e se pautarão na solicitação da resolução de estudos de caso de caráter sócio-científico. Durante a execução do projeto percorreremos com os estudos de caso 2 ciclos de planejamento, ação e análise no sentido de investigarmos a qualidade da argumentação produzida pelos estudantes a partir da resolução dos casos. Em cada ciclo, o planejamento envolve a elaboração de estudos de caso direcionados para a promoção de argumentação; a ação envolve a aplicação dos estudos de caso junto aos estudantes; e a análise envolve a interpretação dos dados coletados, ou seja, do material textual produzido no ambiente virtual. Para investigarmos a qualidade dos argumentos gerados no EDUQUI.INFO, lançaremos mão do Quadro Analítico Rainbow e do Quadro Analítico proposto por Clark e Sampson, descritos no tópico Referenciais Teóricos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Nilcimar dos Santos Souza - Coordenador / Salete Linhares Queiroz - Integrante.
2007 - 2012
Educando jovens e adultos para a ciência com tecnologias de informação e comunicação
Descrição: Assegurar uma formação científica de qualidade e criar processos de difusão e popularização do saber científico é contribuir para a elevação dos níveis de desenvolvimento humano e melhoria da qualidade de vida da população. Neste sentido, é necessário empreender grandes esforços para garantir a todos uma educação adequada. A escola é o espaço privilegiado de aprendizagem em que se deve assegurar uma formação científica e tecnológica pertinente. Nesta perspectiva o presente Projeto de Pesquisa trabalha com duas dimensões essenciais do ensino de Ciências implementando ações educativas através da utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): em Cursos de Licenciatura em Ciências/Física e na educação profissional técnica integrada ao ensino médio na modalidade de jovens e adultos. O trabalho de investigação é realizado nas Licenciaturas de Ciências (UENF e CEFET-Campos) e na ação dos licenciandos desses Cursos junto aos estudantes do Programa da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA no CEFET-Campos, que conta com cursos que atendem regularmente a maior concentração de jovens e adultos das escolas da região norte fluminense. A formação do professor prevê ações de acompanhamento e orientação no contexto da aula. A metodologia adotada é a Aprendizagem Baseada em Casos (ABC), que favorece a reflexão sobre a prática, o aprofundamento de conhecimentos pedagógicos específicos de Física e o contato com materiais inovadores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Nilcimar dos Santos Souza - Integrante / Maria Helena Pamplona - Integrante / Marília Paixão Linhares - Coordenador / Ernesto Macedo Reis - Integrante / Renata Lacerda Caldas Martins - Integrante / Ronaldo de Paula Bastos Filho - Integrante / Aline Marcelino dos Santos Silva - Integrante / Cassiana Barreto Hygino - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2005 - 2007
Desenvolvimento e Avaliação de um Espaço Virtual de Aprendizagem na Formação de Professores de Física e Matemática
Descrição: Desenvolvimento e avaliação de um espaço virtual de aprendizagem na formação de professores de física e matemática.A modelagem conceitual do ambiente de aprendizagem a distância com características construtivistas, que denominamos Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA) está sendo desenvolvida com base em pesquisa bibliográfica, levantamento do estado da arte (cursos já desenvolvidos e pesquisa realizada) e definição dos objetivos do Curso voltado a formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza.A etapa seguinte é a do desenvolvimento do ambiente, com base em estruturas já testadas e aplicadas, na condição de uma versão beta. Sua utilização será feita junto a uma amostra da população-alvo para aperfeiçoamento (avaliação formativa) do Curso que queremos validar, e que estará voltado para a formação de professores de Física e de Matemática que atuam nas salas de aula de Física do Ensino Médio. Uma versão final deste Curso será validada a partir de modificações que se fizerem necessárias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Nilcimar dos Santos Souza - Integrante / Marília Paixão Linhares - Coordenador / Ernesto Macedo Reis - Integrante / David Vasconcelos Corrêa da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: Revista Virtual de Química
2017 - Atual
Periódico: REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
2018 - Atual
Periódico: REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: ENSINO DE QUÍMICA/Especialidade: Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas no Ensino de Ciências.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática Educativa/Especialidade: Desenvolvimento e análise de Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências/Especialidade: Ensino de Ciências em turmas da Educação de Jovens e Adultos.


Idiomas


Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Menção honrosa em reconhecimento ao esforço e dedicação empenhados para viabilizar a realização da VII Semana Acadêmica de Química, Universidade Estadual do Norte Fluminense.
2007
Menção honrosa pela destacada apresentação de pôster do projeto intitulado "Educando jovens e adultos para a ciência com tecnologia de informação e comunicação", Universidade Estadual do Norte Fluminense.
2006
Menção honrosa pela apresentação de pôster do projeto "Educando para a Ciência"., Universidade Estadual do Norte Fluminense.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CABRAL, Patrícia Fernanda de Oliveira2017 CABRAL, Patrícia Fernanda de Oliveira ; SOUZA, Nilcimar dos Santos ; QUEIROZ, Salete Linhares . Casos investigativos para a promoção da CSCL no Ensino Superior de Química. QUIMICA NOVA, p. 1121-1129, 2017.

2.
CABRAL, Patrícia Fernanda de Oliveira2017CABRAL, Patrícia Fernanda de Oliveira ; SOUZA, Nilcimar dos Santos ; QUEIROZ, Salete Linhares . Ensino Baseado em Casos Aliado à Aprendizagem Online em Disciplina de Comunicação Científica. REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 25, p. 1-17, 2017.

3.
SOUZA, Nilcimar dos Santos2015SOUZA, Nilcimar dos Santos; PIRES, Cherrine Kelce ; LINHARES, Marília Paixão . Chemistry Teaching in PROEJA: An Integrative Proposal of the Relations between the Classroom and a Virtual Forum. Revista Virtual de Química, v. 7, p. 992-1006, 2015.

4.
SOUZA, Nilcimar dos Santos2015SOUZA, Nilcimar dos Santos; CABRAL, Patrícia Fernanda de Oliveira ; QUEIROZ, Salete Linhares . Argumentação de Graduandos em Química sobre Questões Sociocientíficas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Química Nova na Escola (Impresso), v. 37, p. 95-109, 2015.

5.
SOUZA, Nilcimar dos Santos2014SOUZA, Nilcimar dos Santos; QUEIROZ, Salete Linhares . Gêmeos, genéricos e quirais: um estudo de caso sobre a relação entre estereoquímica e atividade farmacológica. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 7, p. 1-12, 2014.

6.
SOUZA, Nilcimar dos Santos2014SOUZA, Nilcimar dos Santos; LINHARES, Marília Paixão . EVA: um ambiente virtual de ensino-aprendizagem para a formação de professores e a educação básica em ciências. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 4, p. 3-27, 2014.

7.
HYGINO, Cassiana Barreto2013HYGINO, Cassiana Barreto ; SOUZA, Nilcimar dos Santos ; LINHARES, Marília Paixão . Episódios da história da ciência em aulas de física com alunos jovens e adultos: uma proposta didática articulada ao método de estudo de caso. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 12, p. 1-23, 2013.

8.
QUEIROZ, Salete Linhares2013QUEIROZ, Salete Linhares ; SOUZA, Nilcimar dos Santos . Argumentação colaborativa no ensino de química: uso do quadro analítico Rainbow na avaliação do aprofundamento e da extensão. Enseñanza de las Ciencias, v. 31, p. 2871-2877, 2013.

9.
HYGINO, Cassiana Barreto2012HYGINO, Cassiana Barreto ; SOUZA, Nilcimar dos Santos ; LINHARES, Marília Paixão . Reflexões sobre a natureza da ciência em aulas de Física: estudo de um episódio histórico do Brasil Colonial. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 7, p. 14-24, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Estudo de caso: de galão em galão, a prainha vai para o ralo. In: Salete Linhares Queiroz, Erasmo Moisés dos Santos Silva. (Org.). Estudos de caso para o ensino de química. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. , p. 117-134.

2.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; QUEIROZ, Salete Linhares . Casos Sociocientíficos Estruturados e Mal Estruturados na Promoção da Argumentação Colaborativa Apoiada por Computador. In: Bruno Ferreira dos Santos; Luciana Passos Sá. (Org.). Linguagem e Ensino de Ciências: Ensaios e Investigações. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2014, v. , p. 50-.

3.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Tecnologias de Informação e Comunicação integradas às práticas de ensino no PROEJA: relato da experiência de um professor de Química. In: Linhares, M. P. e Moura, S. A. de. (Org.). Investigação e Ensino de Ciências: experiências em sala de aula do PROEJA. 1ed.Campos dos Goytacazes: EDUENF, 2012, v. 1, p. 45-63.

4.
MARTINEZ, Silvia Alicia ; SOUZA, Nilcimar dos Santos . Pesquisa-ação no ensino de ciências: percurso metodológico de experiências no PROEJA. In: Linhares, M. P. e Moura, S. A. de. (Org.). Investigação e Ensino de Ciências: experiências em sala de aula do PROEJA. 1ed.Campos dos Goytacazes: EDUENF, 2012, v. 1, p. 103-.

5.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Cal + Água com Gás: Conhecendo os Óxidos. In: Sociedade Brasileira de Química. (Org.). A Química Perto de Você: Experimentos de Baixo Custo para a Sala de Aula do Ensino Fundamental e Médio. 1ed.São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010, v. , p. 103-110.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, Soledad Mureb ; SOUZA, Nilcimar dos Santos . Promoção da argumentação em aulas experimentais de química: olhar sobre os relatórios investigativos. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI ENPEC, 2017.

2.
CABRAL, Patrícia Fernanda de Oliveira ; SOUZA, Nilcimar dos Santos ; QUEIROZ, Salete Linhares . Resolução de caso investigativo por graduandos em química: habilidades de comunicação em foco. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI ENPEC, 2017.

3.
CABRAL, Patrícia Fernanda de Oliveira ; SOUZA, Nilcimar dos Santos ; QUEIROZ, Salete Linhares . Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional no Ensino de Ciências: panorama das pesquisas (1996 - 2012). In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Anais do XVIII ENEQ, 2016.

4.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; QUEIROZ, Salete Linhares . Análise de interações colaborativas em ambiente virtual de aprendizagem: foco na argumentação de graduandos em química.. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Anais do XVIII ENEQ, 2016.

5.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; QUEIROZ, Salete Linhares . Uma análise de textos argumentativos de graduandos em química. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X ENEPC, 2015.

6.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; CABRAL, Patrícia Fernanda de Oliveira ; QUEIROZ, Salete Linhares . Using case studies to promote collaborative argumentation in undergraduate chemistry. In: IV Congreso Internacional de Docencia Universitaria, 2015, Vigo. Proceedings of IV CINDU, 2015.

7.
CABRAL, Patrícia Fernanda de Oliveira ; SOUZA, Nilcimar dos Santos ; QUEIROZ, Salete Linhares . Análise das interações discursivas entre graduandos em química durante atividade colaborativa em ambiente virtual de aprendizagem. In: VIII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2015, Sorocaba. Caderno de Resumos do VIII EPPEQ, 2015.

8.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; QUEIROZ, Salete Linhares . Gêmeos, genéricos e quirais: estudo de caso sociocientífico no ensino superior de química. In: IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do ambiente, 2014, Niterói. Anais do IV ENECiências, 2014.

9.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; QUEIROZ, Salete Linhares . Questões sociocientíficas na promoção da argumentação colaborativa no ensino superior de química. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. Ata do XVII ENEQ, 2014.

10.
CABRAL, Patrícia Fernanda de Oliveira ; SOUZA, Nilcimar dos Santos ; QUEIROZ, Salete Linhares . Análise de movimentos discursivos em argumentação colaborativa de graduandos em química sobre questões sociocientíficas. In: XII Evento de Educação em Química, 2014, Araraquara. Anais do XII EVEQ, 2014.

11.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; QUEIROZ, Salete Linhares . Estudo de caso na promoção da argumentação colaborativa no ensino superior de química. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Anais do IX ENPEC, 2013.

12.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; LINHARES, Marília Paixão . Ensino de física na educação de jovens e adultos: o que foi publicado em nossas revistas durante a primeira década do século XXI?. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, São Paulo. Anais do XX SNEF, 2013.

13.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; LINHARES, Marília Paixão . EVA: um sistema para o ensino-aprendizagem de ciências na licenciatura e na educação básica. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2012, Rio de Janeiro. Anais do VI EREBIO, 2012.

14.
SILVA, Aline Marcelino dos Santos ; SOUZA, Nilcimar dos Santos ; LINHARES, Marília Paixão . Aproximações entre alunos do PROEJA e de licenciatura em ciências: relato de uma experiência pedagógica mediada pelas tecnologias. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2012, Rio de Janeiro. Anais do VI EREBIO, 2012.

15.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; LINHARES, Marília Paixão . Participação de estudantes da EJA em atividades de ensino em um ambiente virtual de ensino-aprendizagem: fatores que influenciam quantitativamente. In: IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, 2011, Sorocaba. Anais do IV Hipertexto, 2011.

16.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; LINHARES, Marília Paixão . Uso de tecnologias de Informação e comunicação no ensino de Ciências da Natureza: uma experiência com alunos do PROEJA. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Anais do VIII ENPEC, 2011.

17.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; SEPULVIDA, Lucas Manhães ; LINHARES, Marília Paixão ; REIS, Ernesto Macedo . EVA: Um ambiente virtual de aprendizagem orientado à organização de conhecimentos no ensino de ciências naturais desenvolvido a partir do sistema gerenciador de conteúdo XOOPS. In: Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2009, Florianópolis. Anais do IV CONAHPA, 2009.

18.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; REIS, Ernesto Macedo ; LINHARES, Marília Paixão . Ensino de química no PROEJA: integrando o espaço virtual de aprendizagem às ações de sala de aula. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais do VII ENPEC, 2009.

19.
MARTINS, Renata Lacerda Caldas ; SOUZA, Nilcimar dos Santos ; PAMPLONA, Maria Helena ; BASTOS FILHO, Ronaldo de Paula ; PEIXOTO, Karla Cynthia Quintanilha da Costa ; LINHARES, Marília Paixão . Mapas conceituais em aulas de biologia, física e Química: uma abordagem integrada do conceito energia. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009, Florianopólis. Anais do VII ENPEC, 2009.

20.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; LINHARES, Marília Paixão ; SEPULVIDA, Lucas Manhães ; REIS, Ernesto Macedo . Uma Experiência sobre Avaliação de Conteúdo com Fórum no Ensino de Física. In: VII Encuentro Internacional Virtual Educa, 2007, São José dos Campos. Anais do VII Encuentro Internacional Virtual Educa, 2007.

21.
PAMPLONA, Maria Helena ; DUTRA, Marília Gonçalves ; LINHARES, Marília Paixão ; SOUZA, Nilcimar dos Santos ; REIS, Ernesto Macedo . Análise de avaliação: contribuição de uma ferramenta de fórum para o ensino de física no nível médio. In: XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006, Brasília. Anais do XVII SBIE, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; LINHARES, Marília Paixão . Avaliação estatística da evolução da participação de estudantes jovens e adultos em atividades de ensino em um ambiente virtual de ensino-aprendizagem. In: I Encontro da Rede Rio de Ensino de Química, 2017, Macaé. Anais de I EREQ-RJ, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Isabela Segundo ; SOUZA, Nilcimar dos Santos ; MILANEZ, Juliana . Paisagens e espaços físicos escolares: visões de uma aluna pibidiana de uma escola pública de Macaé-RJ participantes. In: 9ª Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé, 2017, Macaé. Anais da 9ª JPE, 2017.

2.
CABRAL, Patrícia Fernanda de Oliveira ; SOUZA, Nilcimar dos Santos ; QUEIROZ, Salete Linhares . Operações de retextualização no ensino superior de química. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Anais do XVIII ENEQ, 2016.

3.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; CABRAL, Patrícia Fernanda de Oliveira ; QUEIROZ, Salete Linhares . Natureza e qualidade conceitual de argumentos em um ambiente virtual de aprendizagem. In: 39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2016, Goiânia. Anais da 39ª RASBQ, 2016.

4.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; CABRAL, Patrícia Fernanda de Oliveira ; QUEIROZ, Salete Linhares . Avaliação da qualidade de argumentos produzidos em contexto de aprendizagem colaborativa com suporte computacional. In: 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2015, São Carlos. 67ª Reunião Anual da SBPC, 2015.

5.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; LINHARES, Marília Paixão . Avaliação da participação de alunos jovens e adultos em atividades de ensino na Internet. In: 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2015, São Carlos. 67ª Reunião Anual da SBPC, 2015.

6.
MENEGAT, Clara Cicília ; SOUZA, Nilcimar dos Santos . A área ?Tecnologia da Informação e Comunicação? nos Encontros Nacionais de Ensino de Química entre 2006 e 2012: uma revisão. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. Ata do XVII ENEQ, 2014.

7.
MADEIRA, L. P. O. ; SOUZA, Nilcimar dos Santos . Projeto Jovem Cientista Macaense: Pesquisa universitária e educação básica: possíveis aproximações. In: VI Jornada de Pesquisa e Extensão, 2014, Macaé. Atas da VI JPE e VI SIA, 2014.

8.
CABRAL, Patrícia Fernanda de Oliveira ; SOUZA, Nilcimar dos Santos ; QUEIROZ, Salete Linhares . Aprendizagem colaborativa com suporte computacional no ensino superior de Química. In: 37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2014, Natal. Anais da 37ª RASBQ, 2014.

9.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; CABRAL, Patrícia Fernanda de Oliveira ; QUEIROZ, Salete Linhares . Aprendizagem colaborativa com suporte computacional na educação em química. In: 2d International Congress of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Proceedings of 2d ICSE, 2014.

10.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; QUEIROZ, Salete Linhares . Quadro analítico Rainbow na avaliação de argumentação colaborativa no ambiente virtual de ensino-aprendizagem eduqui.info. In: 36ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2013, Águas de Lindóia. Anais da 36ª RASBQ, 2013.

11.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; LINHARES, Marília Paixão . Fórum de discussão online e ensino de Química: uma experiência com alunos da Educação de Jovens e Adultos. In: VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos. Anais do VI EPPEQ, 2011.

12.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; LINHARES, Marília Paixão . Experimentação problematizadora para trabalhar com medidas em aulas de química na educação de jovens e adultos. In: VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos. Anais do VI EPPEQ, 2011.

13.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; SILVA, Aline Marcelino dos Santos ; LINHARES, Marília Paixão . Abordagem Problematizadora na integração de ambientes virtual e presencial de aprendizagem em aulas de Química. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. Anais da 33ª Reunião Anual da SBQ, 2010.

14.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; OLIVEIRA, Vanessa Leandro de ; REIS, Ernesto Macedo ; LINHARES, Marília Paixão . Linha do tempo como instrumento facilitador da aprendizagem em aulas de ciênicas no PROEJA. In: II Congresso Scientiarum História - Encontro Luso-brasileiro de história da ciência, 2009, Rio de Janeiro. Anais do II Scientiarum Historia, 2009.

15.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; REIS, Ernesto Macedo ; LINHARES, Marília Paixão . Integração entre ambientes virtual e presencial de aprendizagem no ensino de química: uma breve análise. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2009, Manaus. Anais/Resumos da 61ª Reunião Anual da SBPC, 2009.

16.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; LINHARES, Marília Paixão . Abordagem Problematizadora nas aulas de química no PROEJA: utilização de experimentos e tecnologias. In: 14º Encontro de Iniciação Científica da UENF, 2009, Campos dos Goytacazes. Anais do 14º Encontro de Iniciação Científica da UENF, 2009.

17.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; SEPULVIDA, Lucas Manhães ; LINHARES, Marília Paixão ; REIS, Ernesto Macedo . Arquitetura de um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de ciências naturais baseada em componentes de software livre. In: 60 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2008, Campinas. Anais da 60 Reunião da SBPC, 2008.

18.
PAMPLONA, Maria Helena ; REIS, Ernesto Macedo ; SOUZA, Nilcimar dos Santos ; LINHARES, Marília Paixão . Avaliação sobre um diálogo on line sobre lixões e efeito estufa. In: 60 Reunião Simpósio Brasileiro para o Progresso da Ciência, 2008, Campinas. Anais da 60 Reunião da SBPC, 2008.

19.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; REIS, Ernesto Macedo ; LINHARES, Marília Paixão ; PAMPLONA, Maria Helena . Contribuições de um fórum na aprendizagem sobre os efeitos do Metano liberado pelos lixões na atmosfera. In: 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008, Águas de Lindóia. Anais da 31 Reunião da SBQ, 2008.

20.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; SEPULVIDA, Lucas Manhães ; CABRAL, Éderson Gonçalves Dutra ; REIS, Ernesto Macedo . Educando para a ciência: engenharia de um ambiente virtual de aprendizagem. In: 59 Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2007, Belém. Anais da 59 Reunião da SBPC, 2007.

21.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; LINHARES, Marília Paixão . Educando para a ciência: Ações tecnológicas na formação de professores de física. In: 12º Encontro de Iniciação Científica, 7ª Mostra de Pós-Graduação e 5ª Mostra de Extensão, 2007, Campos dos Goytacazes. 12º Encontro de Iniciação Científica, 7ª Mostra de Pós-Graduação e 5ª Mostra de Extensão, 2007.

22.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; LINHARES, Marília Paixão . Educando jovens e adultos para a ciência com tecnologia de informação e comunicação. In: V workshop de extensão, 2007, Campos dos Goytacazes. V workshop de extensão, 2007.

23.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; LINHARES, Marília Paixão . Educando para a ciência: Implementação de um Ambiente de Aprendizagem. In: 11.º Encontro de Iniciação Científica, 6.ª Mostra de Pós-Graduação e 4.ª Mostra de Extensão, 2006, Campos dos Goytacazes. 11º Encontro de Iniciação Científica; 6ª Mostra de Pós-Graduação e 4ª Mostra de Extensão, 2006.

24.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; LINHARES, Marília Paixão . Educando para a ciência. In: IV workshop de extensão, 2006, Campos dos Goytacazes. IV workshop de extensão, 2006.

25.
LINHARES, Marília Paixão ; RAPKIEWICZ, Clevi Elena ; REIS, Ernesto Macedo ; SILVA, David Vasconcelos Corrêa da ; LOPES, Arilise Medeiros de Almeida ; SOUZA, Nilcimar dos Santos . Desenvolvimento de um Espaço Virtual de Aprendizagem: Metodologia e Tecnologia para dar Suporte a Educação a Distância. In: 10.º Encontro de Iniciação Científica, 5.ª Mostra de Pós-Graduação e 3.ª Mostra de Extensão, 2005, Campos dos Goytacazes. 10º Encontro de Iniciação Científica; 5ª Mostra de Pós-Graduação e 3ª Mostra de Extensão, 2005.

26.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; LINHARES, Marília Paixão . EVA - Espaço Virtual de Aprendizagem: produção de uma tecnologia educacional para o ensino de ciências. In: III workshop de extensão, 2005, Campos dos Goytacazes. III workshop de extensão, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Resolução de caso investigativo por graduandos em química: habilidades de comunicação em foco. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Promoção da argumentação em aulas experimentais de química: olhar sobre os relatórios investigativos. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Análise de interações colaborativas em ambiente virtual de aprendizagem: foco na argumentação de graduandos em química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Uma análise de textos argumentativos de graduandos em química. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Avaliação da participação de alunos jovens e adultos em atividades de ensino na Internet. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Avaliação da qualidade de argumentos produzidos em contexto de aprendizagem colaborativa com suporte computacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Gêmeos, genéricos e quirais: estudo de caso sociocientífico no ensino superior de química. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Questões sociocientíficas na promoção da argumentação colaborativa no ensino superior de química. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Mesa redonda Argumentação e ensino de química - pesquisas brasileiras e panorama internacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Ensino de física na educação de jovens e adultos: o que foi publicado em nossas revistas durante a primeira década do século XXI?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Estudo de caso na promoção da argumentação colaborativa no ensino superior de química. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Quadro analítico Rainbow na avaliação de argumentação colaborativa no ambiente virtual de ensino-aprendizagem eduqui.info. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. EVA: um sistema para o ensino-aprendizagem de ciências na licenciatura e na educação básica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Aproximações entre alunos do PROEJA e de licenciatura em ciências: relato de uma experiência pedagógica mediada pelas tecnologias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Uso de tecnologias de Informação e comunicação no ensino de Ciências da Natureza: uma experiência com alunos do PROEJA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Participação de estudantes da EJA em atividades de ensino em um ambiente virtual de ensino-aprendizagem: fatores que influenciam quantitativamente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Fórum de discussão online e ensino de Química: uma experiência com alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Experimentação problematizadora para trabalhar com medidas em aulas de química na educação de jovens e adultos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Abordagem Problematizadora na integração de ambientes virtual e presencial de aprendizagem em aulas de Química. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Linha do tempo como instrumento facilitador da aprendizagem em aulas de ciênicas no PROEJA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Contribuições de um fórum na aprendizagem sobre os efeitos do Metano liberado pelos lixões na atmosfera. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Uma Experiência sobre Avaliação de Conteúdo com Fórum no Ensino de Física. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; SILVA, David Vasconcelos Corrêa da ; REIS, Ernesto Macedo ; LINHARES, Marília Paixão . Espaço Virtual de Aprendizagem. 2005.

Trabalhos técnicos
1.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Avaliador de resumos para o evento 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2017.

2.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Avaliador de sessão durante o evento 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2017.

3.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Avaliador de trabalhos completos e resumos do XVII ENEQ (Encontro Nacional de Ensino de Química). 2014.

4.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. Avaliador de pôsteres da VI Jornada de Pesquisa e Extensão. 2014.

5.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; SEPULVIDA, Lucas Manhães . Revisão Crítica do Manual do Usuário do Ambiente de Modelagem Computacional Qualitativa ModeLab2. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
REIS, Ernesto Macedo ; LINHARES, Marília Paixão ; SOUZA, Nilcimar dos Santos ; SEPULVIDA, Lucas Manhães ; PAMPLONA, Maria Helena . Estudos de Caso e Ambientes Virtuais de Aprendizagem no Ensino de Física. 2009. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; QUEIROZ, Salete Linhares; MORI, Rafael Cava. Participação em banca de Erasmo Moises dos Santos Silva. O uso de Wikis no ensino de Ciências: contexto da literatura especializada. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, N dos S.; PIRES, Cherrine Kelce; GOMES, Janaina Sant`Anna Gomide. Participação em banca de Gabrielle Reis Toledo Mombra Ramos.O uso das tecnologias no ensino de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; HYGINO, Cassiana Barreto; COSTA, Fernanda Antunes Gomes da. Participação em banca de Soledad Mureb Barbosa.Argumentação Guiada por Questionamentos no Ensino de Química de Nível Médio: uma Proposta em Cinética. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; PIRES, Cherrine Kelce; MOREIRA, Leonardo Maciel. Participação em banca de Fabrício Reider.A utilização de vídeos de química na internet como ferramenta de alfabetização científica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; MOREIRA, Leonardo Maciel; ABREU, Teo Bueno de. Participação em banca de Rafaela Erasmi De Souza Pereira.Caracterizando as questões de química do novo ENEM na Perspectiva da alfabetização científica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; MILANEZ, Juliana; AMIM JUNIOR, Jorge. Participação em banca de Francis Joseph Layber.A Produção Cientifica Sobre Ensino De Química Nas Reuniões Anuais Da Sociedade Brasileira De Química: Uma Revisão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; COSTA, Rafael Nogueira; ROMEIRO, Nelilma Correia; PIRES, Cherrine Kelce. Participação em banca de Dalini de Souza Tavares.A utilização do software avogadro como uma ferramenta de química computacional nas aulas de ligação química e geometria molecular. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; MOREIRA, Leonardo Maciel; PEREIRA, Cid. Participação em banca de André Borges Farias.A representação social dos saberes docentes de alunos concluintes da licenciatura em química da UFRJ Macaaé. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; CRESPO, Larissa Codeço; GONZAGA, Glaucia Ribeiro. Participação em banca de Luciane Faria Rios Machado.Utilização de modelos moleculares de garrafas PET para o ensino de hidrocarbonetos no nível médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

9.
SOUZA, Nilcimar dos Santos; CRESPO, Larissa Codeço; GONZAGA, Glaucia Ribeiro. Participação em banca de Denevaldo Lopes Vieira.Poluição e produção de energia como temas para discussão ambiental em sala de aula: uma proposta para o ensino de química de nível médio organizada pelo método de estudo de caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Promoção da argumentação em aulas experimentais de química: olhar sobre os relatórios investigativos. 2017. (Congresso).

2.
XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Análise de interações colaborativas em ambiente virtual de aprendizagem: foco na argumentação de graduandos em química.. 2016. (Congresso).

3.
67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Avaliação da participação de alunos jovens e adultos em atividades de ensino na Internet. 2015. (Congresso).

4.
IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do ambiente.Gêmeos, genéricos e quirais: estudo de caso sociocientífico no ensino superior de química. 2014. (Encontro).

5.
Vi Jornada de Pesquisa e Extensão e VI Semana de Integração Acadêmica.Avaliador de trabalhos. 2014. (Outra).

6.
XVII Encontro Nacional de Ensino de Química.Participação na mesa redonda Argumentação e ensino de química: pesquisas brasileiras e panorama internacional. 2014. (Encontro).

7.
36ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.Quadro analítico Rainbow na avaliação de argumentação colaborativa no ambiente virtual de ensino-aprendizagem eduqui.info. 2013. (Encontro).

8.
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Estudo de caso na promoção da argumentação colaborativa no ensino superior de química. 2013. (Encontro).

9.
XX Simpósio Nacional de Ensino de Física.Ensino de física na educação de jovens e adultos: o que foi publicado em nossas revistas durante a primeira década do século XXI?. 2013. (Simpósio).

10.
VI Encontro Regional de Ensino de Biologia.EVA: um sistema para o ensino-aprendizagem de ciências na licenciatura e na educação básica. 2012. (Encontro).

11.
IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais.Participação de estudantes da EJA em atividades de ensino em um ambiente virtual de ensino-aprendizagem: fatores que influenciam quantitativamente. 2011. (Encontro).

12.
VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.1: Experimentação problematizadora para trabalhar com medidas em aulas de química na educação de jovens e adultos; 2: Fórum de discussão online e ensino de Química: uma experiência com alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2011. (Encontro).

13.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Uso de tecnologias de Informação e comunicação no ensino de Ciências da Natureza: uma experiência com alunos do PROEJA. 2011. (Congresso).

14.
33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2010. (Congresso).

15.
Dialogando o PROEJA - Desafios e Possibilidades. 2009. (Seminário).

16.
II Congresso Scientiarum História - Encontro Luso-brasileiro de história da ciência. Linha do tempo como instrumento facilitador da aprendizagem em aulas de ciênicas no PROEJA. 2009. (Congresso).

17.
XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Estudos de Caso e Ambientes Virtuais de Aprendizagem no Ensino de Física. 2009. (Simpósio).

18.
31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.Contribuições de um fórum na aprendizagem sobre os efeitos do metano liberado pelos lixões na atmosfera. 2008. (Encontro).

19.
VII Encuentro Internacional Virtual Educa.Uma experiência sobre avaliação de conteúdo com fórum no ensino de física. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. I Encontro da Rede Rio de Ensino de Química. 2017. (Congresso).

2.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ/9ª Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé. 2017. (Outro).

3.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. 7ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ / 8ª Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé. 2016. (Outro).

4.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. VII Semana Acadêmica de Química da UENF. 2008. (Outro).

5.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. VI Semana Acadêmica de Química da UENF. 2007. (Outro).

6.
SOUZA, Nilcimar dos Santos. V Semana Acadêmica de Química da UENF. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Joseanne Souza de Almeida. Educação em ciências em contextos rurais. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador).

2.
Marla Granados Belarmino. Os impactos da formação e do aprimoramento da prática docente promovidos pela UFRJ campus Macaé no ensino de ciências do município. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Érika Alves Zanella Sena. Metacognição docente em práticas educativas inovadoras. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Ana Aparecida da Silva Azevedo. Atuação do psicólogo na saúde pública? articulações entre matriz curricular acadêmica e a prática da promoção de saúde. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elaine Soares Fontes Travassos. Jornalismos científico no ensino de química: um estudo sobre o tema fosfoetanolamina. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Soledad Mureb Barbosa. Argumentação Guiada por Questionamentos no Ensino de Química de Nível Médio: uma Proposta em Cinética. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Nilcimar dos Santos Souza.

2.
Francis Joseph Layber. A Produção Cientifica Sobre Ensino De Química Nas Reuniões Anuais Da Sociedade Brasileira De Química: Uma Revisão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Nilcimar dos Santos Souza.

3.
Denevaldo Lopes Vieira. Poluição e produção de energia como temas para discussão ambiental em sala de aula: uma proposta para o ensino de química de nível médio organizada pelo método de estudo de caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilcimar dos Santos Souza.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, REALIZADO CONFORME EDITAL N° 34 DE 23 DE MARÇO DE 2012.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 22:01:23