Carla Ludmila Maia Martins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1309520989091752
  • Última atualização do currículo em 21/11/2018


Doutora em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, com período sanduíche na Tulane University, em New Orleans/EUA. Professora do curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário UNA. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em teorias da imagem, cinema documentário, cinema brasileiro e cinema e feminismo. É gerente acadêmica da Diretoria de Projetos Acadêmicos do Grupo Ânima Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carla Ludmila Maia Martins
Nome em citações bibliográficas
MAIA, C.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Comunicação Social.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em Tulane University (Orientador: Ana M. López).
Título: Sob o risco do gênero: clausuras, rasuras e afetos de um cinema com mulheres, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: André Guimarães Brasil.
Coorientador: Ana M. López.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cinema; Documentário; Feminino; Alteridade; Feminismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2006 - 2008
Mestrado em Comunicação Social.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Lá, do outro lado. Subjetivação em dois filmes de Chantal Akerman,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: César Geraldo Guimarães.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cinema; Subjetivação; Escritura; Documentário.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
1999 - 2003
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Redenção e revelação em São Bernardo.
Orientador: César Geraldo Guimarães.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Film Festival and Event Management.
DW-Akademie, DW, Alemanha.
2011 - 2011
Dilemas da observação. (Carga horária: 9h).
Associação Filmes de Quintal, AFQ, Brasil.
2005 - 2005
Oficina de voz profissional na TV. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2001 - 2001
O silêncio e o silêncio. (Carga horária: 65h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de pós-graduação (doutorado), Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Como bolsista da Capes/Reuni (2011 - 2015), ministrou as disciplinas "Comunicação e Cultura" e "Imagem e alteridade" do curso de graduação em Comunicação Social da UFMG" e co-ministrou, ao lado do Prof. Dr. André Brasil, a disciplina "Comunicação e experiência estética" do Curso de Especialização em Comunicação Social da UFMG. Além disso, foi monitora das disciplinas Projetos A, B e C e integrou a equipe do Núcleo Docente Estruturante (NDE), ficando encarregada de auxiliar a implementação dos quatro domínios nos quais se distribuem os professores e que constituem os eixos nucleadores do projeto pedagógico do curso de Comunicação Social da UFMG.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de pós-graduação (mestrado), Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Como mestranda e bolsista da Capes, foi monitora das disciplinas "Escritas do Documentário", ministrada pelo Prof. Dr. César Guimarães e "Projeto Experimental", ministrada pelo Prof. Dr. Paulo Bernardo Vaz, em que participou da orientação aos alunos do curso de Comunicação Social da UFMG (realização de projeto final).

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação de Comunicação / TV UFMG
Outras informações
Integrou a equipe da TV UFMG como coordenadora de comunicação durante o 37˚Festival de Inverno da UFMG, no período de 17 a 30 de julho de 2005, em Diamantina/MG.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Centro de Comunicação, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como redatora e repórter do jornal "Boletim", de periodicidade semanal, sob coordenação do jornalista Flávio Almeida.

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPQ, Carga horária: 20
Outras informações
Integrou equipe de pesquisa de "Educação à distância", sob coordenação do Prof. Dr. Julio Pinto

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PAD, Carga horária: 20
Outras informações
Como bolsista do Programa de Aperfeiçoamento Discente (PAD), exerceu atividades de pesquisa junto ao projeto "Comunicação e Movimentos Sociais", que engloba os projetos "Mídias e Movimentos Sociais", "Mídias comunitárias, cidadania e educação" e "Comunicação e participação popular nos Conselhos Municipais de Saúde", sob coordenação do Prof. Dr. Valdir de Castro Oliveira.

Atividades

07/2002 - 07/2002
Estágios , Centro de Comunicação (CEDECOM), .

Estágio realizado
Estagiária da Gerência de Comunicação do 34 Festival de Inverno da UFMG.

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, FUNDEP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Produtora, Carga horária: 40
Outras informações
Foi repórter e, posteriormente, coordenadora de produção da TV UFMG, atuando na realização dos programas de jornalismo diário ("Circuito") e semanal ("Câmera Aberta") da emissora e na orientação dos estudantes estagiários.


Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8


Grupo Ânima Educação, GAEC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Acadêmica, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2011 - 2015
Sob o risco do gênero: clausuras, rasuras e afetos de um cinema com mulheres
Descrição: A pesquisa relaciona alguns filmes realizados por mulheres em análises descritivas e comparativas, buscando contribuir para a fortuna crítica acerca do documentário brasileiro contemporâneo e retomando algumas formulações teóricas do pensamento feminista. Os filmes selecionados, além da autoria feminina, têm em comum o encontro com outras mulheres diante da câmera, enquanto instância de invenção e investigação. Partimos desta generalidade para analisar como cada um, especificamente, encena as relações por meio de recursos e estratégias distintas. O gênero é convocado como um risco, no duplo sentido do termo: como perigo, é o que pode levar à clausura, à determinações estanques, minando a produção de diferenças por procedimentos de identificação; como traço, é o que marca e rasura sua própria definição, convocando a alteridade. Daí a necessidade de pensar um cinema com mulheres¬ em lugar de um cinema de mulher: ao focar na dimensão relacional das obras, tanto no que diz respeito a sujeitos que filmam e que são filmados, tanto no que concerne a relações entre filme e espectador, o que buscamos é menos indicar categorizações do que atentar para os espaços de partilha criados por cada obra. É preciso ressaltar que o pensamento sobre as mulheres funda um campo agonístico, sem repouso em definições e certezas, em permanente disputa. O objetivo da pesquisa é, finalmente, observar como os filmes realizados em companhia delas participam dessa disputa, seja por elencar proximidades, seja por evidenciar impasses e, finalmente, refletir criticamente sobre as potências estéticas, éticas e políticas que um cinema marcado por perspectivas femininas pode agenciar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Carla Ludmila Maia Martins - Coordenador / André Guimarães Brasil - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 14
2006 - 2008
Lá, do outro lado: Subjetivação em dois filmes de Chantal Akerman
Descrição: O trabalho propõe pensar como os elementos fílmicos explorados pela cineasta Chantal Akerman em dois de seus filmes - os documentários De l'autre côté (2002) e Lá-bas (2006) - permitem refletir sobre a noção de subjetivação, elaborada por Foucault e retomada por Deleuze. Seja pela presença da diretora em cena, seja pelas referências autobiográficas, a obra de Akerman é, com frequência, considerada pelos críticos como subjetiva ou auto-referente. Apesar de não desconsiderar tais aspectos, o trabalho busca oferecer uma abordagem dos filmes que ultrapassa a questão da autobiografia ou mesmo da subjetividade, em direção a um estudo dos processos que o cinema pode atualizar e das forças que nele atuam. Dentre os elementos utilizados pela diretora, destacamos o olhar, a voz e a escrita como principais instrumentos de análise, ao lado das considerações acerca do tempo cinematográfico. Ao propor um diálogo entre o conceito filosófico da subjetivação e os recursos expressivos dos filmes de Akerman, o trabalho defende, em última instância, uma potência própria do cinema, tomado como pensamento em imagens e sons que permite inventar novos modos de existência, formas de vida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carla Ludmila Maia Martins - Coordenador / César Guimarães - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 9


Membro de corpo editorial


2006 - 2006
Periódico: Devires (UFMG)


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: DEVIRES (UFMG)
2016 - Atual
Periódico: Rebeca


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Prêmio para publicação do livro "Cinema com mulheres", Filme em Minas.
2010
Prêmio para realização do documentário Roda (finalização), Filme em Minas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MAIA, C.2016MAIA, C.. Destruir, dizem elas: As Margaridas, de Vera Chytilová. Cadernos do Cineclube Comum, v. 1, p. 69-77, 2016.

2.
MAIA, C.2015MAIA, C.. Pequenas histórias face à grande História. REBECA. Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 7, p. 397-417, 2015.

3.
MAIA, C.2015MAIA, C.. Duas ou três coisas que sei dela. Teorema (Porto Alegre), v. 1, p. 83-86, 2015.

4.
MAIA, C.2014MAIA, C.. História e, também, nada. O testemunho em Os dias com ele, de Maria Clara Escobar. Cinémas d'Amérique Latine, v. 1, p. 140-151, 2014.

5.
MAIA, C.2010MAIA, C.. De encontros e fronteiras. Devires (UFMG), v. 7, p. 113-137, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MAIA, C.; VEIGA, R. (Org.) ; GUIMARAES, V. (Org.) . Limiar e partilha: uma experiência com filmes brasileiros. 1. ed. Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2015. v. 1. 175p .

Capítulos de livros publicados
1.
MAIA, C.. Other Women: Thinkg Class and Gender in Contemporary Brazilian Documentary Film. In: ULFSDOTTER, Boel; ROGERS, Anna Backman. (Org.). Female Agency and Documentary Strategies: subjectivities, identity and activism. 1ed.Edimburgo: Edinburgh University Press, 2018, v. 1, p. 114-124.

2.
MAIA, C.. Pensar com a diferença: algumas reflexões sobre cinema, feminismo e mulheres. In: Daniela Viegas; Marina Gazire; Roberto Alves Reis; Silvia Michelle Bastos Barbosa. (Org.). Mulheres Comunicam - mediações, sociedade e feminismos. 1ed.Belo Horizonte: Letramento, 2016, v. 1, p. 19-30.

3.
MAIA, C.; LIMA, C. . A falta que me faz: aproximações possíveis. In: MAIA, C.; VEIGA, R.; GUIMARÃES, V.. (Org.). Limiar e partilha: uma experiência com filmes brasileiros. 1ed.Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2015, v. 1, p. 14-37.

4.
MAIA, C.. De Eva a Lorelei: mulheres no cinema de Howard Hawks. In: CICCARINI, Rafael. (Org.). Howard Hawks Integral. 1ed.Belo Horizonte: Fundação Clóvis Salgado, 2013, v. , p. 59-67.

5.
MAIA, C.. Vida Fácil, 1927: Nada mais a matar. In: CICCARINI, Rafael. (Org.). Hitchcock é o cinema. 1ed.Belo Horizonte: Fundação Clóvis Salgado, 2013, v. 1, p. 41-46.

6.
MAIA, C.. Paisagem com mar ao fundo. In: André Guimarães Brasil; Teia. (Org.). Teia 2002-2012. 1ed.Belo Horizonte: Teia, 2012, v. 1, p. 57-64.

7.
MAIA, C.. Filmes de uma nota só: considerações sobre Vida e A Casa de Sandro.. In: Marcelo Ikeda; Dellani Lima. (Org.). Cinema de Garagem: panorama da produção brasileira independente do novo século. 1ed.Rio de Janeiro: WSet Multimídia, 2012, v. 1, p. 77-93.

8.
MAIA, C.. Por um cinema menor: mulheres no documentário brasileiro contemporâneo. In: SOUZA, Gustavo; CÁNEPA, Laura; BRAGANÇA, Maurício; CARREIRO, Rodrigo. (Org.). XIII Estudos de Cinema e Audiovisual Socine ? Vol 1. 1ed.São Paulo: Socine, 2012, v. 1, p. 169-184.

9.
MAIA, C.; MESQUITA, C. Cardoso. . A mulher e a câmera. In: VALE, Glaura Cardoso; TORRES, Junia; MAIA, Carla. (Org.). forumdoc.bh.2012. 1ed.Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2012, v. 1, p. 43-50.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MAIA, C.. Olhar pela janela. Cinética, http://www.revistacinetica.com, 01 maio 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MAIA, C.. Destruir, dizem elas: uma revisita a Daisies, de Vera Chytilová. In: XX SOCINE, 2016, Curitiba. Anais Digitais XX SOCINE, 2016. v. 1. p. ---.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MAIA, C.. Sob o risco da memória. In: XIX ENCONTRO DA SOCINE, 2015, Campinas. XIX SOCINE - Caderno de resumos, 2015. p. 81-81.

2.
MAIA, C.. Pequenas histórias face à grande história. In: XVII SOCINE, 2013, Florianópolis. XVII SOCINE, 2013.

3.
MAIA, C.. Quando a fala hesita: diálogo e diferença em A falta que me faz. In: XVI SOCINE, 2012, São Paulo. XVI SOCINE, 2012.

4.
MAIA, C.. Por um cinema menor: mulheres no documentário brasileiro contemporâneo. In: XV SOCINE, 2011, Rio de Janeiro. XV Socine, 2011.

5.
MAIA, C.. O fluxo e o quadro - Chantal Akerman: por uma práxis cinematográfica. In: XI Encontro Internacional SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2007, Rio de Janeiro. XI Encontro Internacional SOCINE, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
MAIA, C.; ITALIANO, C. ; HOLLANDA, H. B. ; OLIVEIRA, R. D. . MESA REDONDA: Interseções entre atuação feminista e criação artística e cinematográfica.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MAIA, C.; CESAR, A. ; KOGAN, L. . Mesa com mulheres. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MAIA, C.. Sob o risco do gênero: clausuras, rasuras e afetos de um cinema com mulheres. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MAIA, C.. Vida e obra em Chantal Akerman. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MAIA, C.. ?Order and disorder at a respectful distance? - Chantal Akerman?s border cinema. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MAIA, C.. Sob o risco da memória. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MAIA, C.. Sobre Elena, de Petra Costa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MAIA, C.. As Margaridas, de Vera Chytilová ? sessão comentada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MAIA, C.. Pequenas histórias face à grande história. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MAIA, C.. Chantal Akerman. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MAIA, C.. Por um cinema menor: mulheres no documentário brasileiro contemporâneo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MAIA, C.. Quando a fala hesita: diálogo e diferença em A falta que me faz. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MAIA, C.; MIGLIORIN, C. . Cinema documentário em perspectiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
MAIA, C.; VEIGA, R. . Mulheres e Política. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
MAIA, C.. Comentário crítico ao filme Barravento, de Glauber Rocha. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
MAIA, C.. Comentário crítico ao filme O tesouro de Sierra Madre, de John Huston. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
MAIA, C.. Por um cinema menor: mulheres no documentário brasileiro contemporâneo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MAIA, C.. O feminino no cinema documentário contemporâneo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
MAIA, C.. Produções Filmes de Quintal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
MAIA, C.. Produção Cultural no interior - conceitos, iniciativas e alternativas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
MAIA, C.; BARROS, N. D. . Da captura do olhar ao aprisionamento do corpo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MAIA, C.. forumdoc.bh.2006. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
MAIA, C.; FLORES, L. F. D. . O cinema de Trinh T. Minh-ha 2015 (Catálogo (organização)).

2.
MAIA, C.; FLORES, L. F. D. . O cinema de Rithy Panh. Rio de Janeiro, São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2013 (Catálogo (organização)).

3.
MAIA, C.; FLORES, L. F. D. . O convite ou: a imagem que o cinema permite. Rio de Janeiro, São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
MAIA, C.; VALE, G. C. ; TORRES, J. . forumdoc.bh.2012. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2012 (Catálogo (organização)).

5.
PADRON, L. ; MAIA, C. . Entrevista com Carla Maia 2011 (Entrevista).

6.
MAIA, C.; MOURAO, P. . O cinema de Naomi Kawase. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2011 (Catálogo (organização)).

7.
MAIA, C.; VALE, G. C. ; TORRES, J. . forumdoc.bh.2011. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2011 (Catálogo (organização)).

8.
MAIA, C.; MOURAO, P. . Água Corpo Casa Kawase. Rio de Janeiro, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

9.
MAIA, C.; DUARTE, D. R. ; MOURAO, P. . O cinema de Pedro Costa. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2010 (Catálogo (organização)).

10.
MAIA, C.; MAIA, P. ; VALE, G. C. . forumdoc.bh.2010. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2010 (Catálogo (organização)).

11.
MAIA, C.; MAIA, P. ; TORRES, J. ; VALE, G. C. . forumdoc.bh.2009. 13˚ Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2009 (Catálogo (organização)).

12.
MAIA, C.. O cinema de Chantal Akerman. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2009 (Catálogo (organização)).

13.
MAIA, C.. Para fazer filmes, é preciso escrever sempre. Belo Horizonte, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

14.
MAIA, C.; MAIA, P. ; TORRES, J. ; VALE, G. C. . forumdoc.bh.2008. 12˚ Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2008 (Catálogo (organização)).

15.
MAIA, C.; TORRES, J. ; MAIA, P. ; TEIXEIRA, O. . forumdoc.bh.2007. 11˚ Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2007 (Catálogo (organização)).

16.
MAIA, C.; TORRES, J. ; VALE, G. C. ; TEIXEIRA, O. . forumdoc.bh.2006. 10˚ Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2006 (Catálogo (organização)).

17.
MAIA, C.. La chambre Akerman: a cativa enquanto criadora, 2006. (Tradução/Outra).

18.
CAIXETA, R. ; TORRES, J. ; MAIA, C. ; SOARES, C. . forumdoc.bh.2005. 9˚ Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2005 (Catálogo (organização)).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MAIA, C.; SIQUEIRA, A. ; CAMISASCA, F. . Membro da comissão de seleção de projetos para o 2º Prêmio BDMG Cultural / FCS de Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento de 2015.. 2015.

2.
MAIA, C.. Júri do 13˚ FESTIVAL DE CURTAS DE BELO HORIZONTE: Mostra Competitiva Internacional.. 2011.

3.
MAIA, C.. Júri da III SEMANA DOS REALIZADORES. 2011.

4.
MAIA, C.. Júri do II CACHOEIRA.DOC: Mostra competitiva nacional e mostra competitiva Bahia. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
MAIA, C.. Conversa sobre curadoria. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MAIA, C.. 17˚Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. 2015. (Membro de Comissão de Seleção).

3.
MAIA, C.; MARCELLE, C. . Invenção de Imagens e Sons. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MAIA, C.. 14˚ Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. 2012. (Membro de Comissão de Seleção).

5.
MAIA, C.. Curso de introdução ao cinema. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MAIA, C.. Curso de introdução ao cinema. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MAIA, C.. Curso de introdução ao cinema. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
MAIA, C.; ASPAHAN, P. . Oficina de audiovisual - SEC-MG. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
COMOLLI, J. ; GUIMARAES, C. ; CAIXETA, R. ; TORRES, J. ; MAIA, C. . Livro 'Ver e Poder - a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. 2008. (Projeto técnico).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
MAIA, C.; JUNQUEIRA, R. . Roda. 2011. Filme.

2.
MACHADO, T. M. ; TORRES, J. ; MAIA, C. . Os residentes. 2010. Filme.

3.
MARCELLE, C. ; MACHADO, T. M. ; MAIA, C. . Plataforma. 2010. Vídeo.

4.
TORRES, J. ; MESQUITA, C. Cardoso. ; MAIA, C. . Nos olhos de Mariquinha. 2008. Filme.

5.
CAIXETA, R. ; MAIA, C. . Agosto de minha gente. 2006. Filme.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MAIA, C.; VIDIGAL, L.; ANDRADE, A. L. M.; GONCALVES, M. M.. Participação em banca de Thaís Botrel Reis. A mulher e o cinema: representação feminina no mercado cinematográfico brasileiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MAIA, C.; MESQUITA, C. Cardoso.; SOUTO, M.; GUEDES, C.. Participação em banca de Gabriela Albuquerque Luiz Ferreira et all..Obreiras: Mulheres em Construção. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MAIA, C.; MARQUES, A.; DIAS, J. G.. Participação em banca de Lígia Santiago Arnaut.O feminino e o horror: representações de mulheres no cinema. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
MAIA, C.; SANTOS, E.; MARTINS, I. S.. Participação em banca de Amanda Quintão; Cristiane Martins da Silva.98 FM de BH: como a rádio está lidando com a convergência das novas mídias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Centro Universitário UNA.

4.
MAIA, C.; NUNES, U. A. R. C.; GONCALVES, M. M.. Participação em banca de Izabela Silva Rodrigues, Lívia Tostes de Almeida Cançado.Vinte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário UNA.

5.
MAIA, C.; SANTOS, E.; COSTA, T. C.. Participação em banca de Robson Sales; Tiago Mattar.Bom retiro: um vídeo jornalístico para a internet sobre futebol de várzea. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário UNA.

6.
MAIA, C.; MILAGRES, A. S.; VELOSO, D.. Participação em banca de Sabrina Medina; Andreza Vieira.Janela Cultural: que cidade é essa? Um olhar sobre a cena cultural de Belo Horizonte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário UNA.

7.
MAIA, C.; REIS, R.; GAZIRE, M.. Participação em banca de Samanta da Paz Caldas; Suellen Cristine dos Santos Costa.Debaixo dos caracóis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário UNA.

8.
MAIA, C.; GUIMARAES, C.; MESQUITA, C. Cardoso.. Participação em banca de Lídia Friche Peixoto.Placenteras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
MAIA, C.; MESQUITA, C. Cardoso.; SALVO, F.. Participação em banca de Bárbara Xavier França.Entre a batata e a flor - A teta assustada e a atualização do realismo mágico no cinema. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
GUIMARAES, C.; MAIA, C.. Participação em banca de Nathália Cavanelas; Mariana de Sousa Mucida.Retiro: Vídeo Documentário. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
MAIA, C.; GUIMARAES, C.; MIGLIANO, M.. Participação em banca de Gracielle Pires, Filipe Sartoretto, Rafael Christo.O ruído das minas: a origem do heavy metal em Belo Horizonte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
GUIMARAES, C.; MAIA, C.. Participação em banca de Débora de Carvalho, Laura Guimarães, Maria Cristina Procópio.Sou o que soul. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
MAIA, C.; GUIMARAES, C.; CAIXETA, R.. Participação em banca de Carolina Canguçu.Documentário: Os capoeiras. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Mostra Claudio Pazienza, o encontro que nos move.Mesa de debates sobre Claudio Pazienza. 2014. (Outra).

2.
II Colóquio Cinema, Estética e Política. 2013. (Seminário).

3.
XVII Encontro SOCINE - A sobrevivência das imagens.Pequenas histórias face à grande História. 2013. (Encontro).

4.
Charles Chaplin, ontem e hoje - por Jonathan Rosembaum. 2012. (Outra).

5.
forumdoc.bh.2012.Mulheres e Política. 2012. (Outra).

6.
I Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea. Por um cinema menor: mulheres no documentário brasileiro contemporâneo. 2012. (Congresso).

7.
Seminário Nacional Cinema em perspectiva/ IV Semana acadêmica de cinema.Cinema documentário em perspectiva. 2012. (Seminário).

8.
XVI Encontro da Socine: novas cartografias dos cinemas mundiais.Quando a fala hesita: diálogo e diferença em A falta que me fa. 2012. (Encontro).

9.
Cinema, Estética, Política. 2011. (Seminário).

10.
II Cachoeira.doc.O feminino no documentário contemporâneo. 2011. (Outra).

11.
XV SOCINE.Por um cinema menor: mulheres no documentário brasileiro contemporâneo. 2011. (Encontro).

12.
Mostra Audiovisual de Cambuquira (MOSCA 6).Produção cultural no interior - Conceitos, iniciativas e alternativas. 2010. (Outra).

13.
Seminário Internacional Retornos do Real: Cinema e Pensamento Contemporâneos. 2009. (Seminário).

14.
Congresso Internacional Estéticas do Deslocamento. 2007. (Congresso).

15.
XI Encontro Internacional SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.O fluxo e o quadro - Chantal Akerman: por uma práxis cinematográfica. 2007. (Encontro).

16.
II Mostra de Cinema Comentado Estácio de Sá-BH.forumdoc.bh - por que pensar sobre o documentário. 2006. (Outra).

17.
Non se pó vivere senza Rossellini. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MAIA, C.; FLORES, L. F. D. . Mostra O cinema de Trinh T. Minh-ha. 2015. (Outro).

2.
MAIA, C.; FLORES, L. F. D. . O cinema de Rithy Panh. 2013. (Outro).

3.
MAIA, C.; ITALIANO, C. ; MOURAO, P. . Mostra Jonas Mekas - forumdoc.bh.2013. 2013. (Outro).

4.
MAIA, C.; MESQUITA, C. Cardoso. ; MAIA, P. ; CAIXETA, R. ; TORRES, J. ; VALE, G. C. . forumdoc.bh.2012 - 16˚ Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte. 2012. (Festival).

5.
MAIA, C.; LIMA, C. ; LAGE, L. ; BARCELOS, T. . V Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social de Minas Gerais - ECOMIG. 2012. (Congresso).

6.
MAIA, C.; MESQUITA, C. Cardoso. . Mostra e Seminário "A mulher e a câmera". 2012. (Festival).

7.
MAIA, C.; MOURAO, P. . Mostra O Cinema de Naomi Kawase. 2011. (Outro).

8.
MAIA, C.; MAIA, P. ; MIGLIANO, M. ; CAIXETA, R. ; TORRES, J. ; VALE, G. C. . forumdoc.bh.2011 - 15˚ Festival do Filme Documentário e Etnográfico. 2011. (Festival).

9.
MAIA, C.; DUARTE, D. R. ; MOURAO, P. . Mostra O cinema de Pedro Costa. 2010. (Outro).

10.
MAIA, C.; MAIA, P. ; VALE, G. C. . forumdoc.bh.2010. 2010. (Festival).

11.
MAIA, C.. Mostra O Cinema de Chantal Akerman. 2009. (Outro).

12.
MAIA, C.; MAIA, P. ; TORRES, J. . forumdoc.bh.2009. XIII Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte. 2009. (Festival).

13.
MAIA, C.; TORRES, J. ; CAIXETA, R. ; MAIA, P. . forumdoc.bh.2008 - XII Festival do Filme Documentário e Etnográfico. 2008. (Festival).

14.
MAIA, C.; TORRES, J. ; CAIXETA, R. ; MAIA, P. . forumdoc.bh.2007 - XI Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte. 2007. (Festival).

15.
MAIA, C.; TORRES, J. ; MAIA, P. ; CAIXETA, R. . forumdoc.bh.2006 - X Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte. 2006. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Robson Sales; Tiago Mattar. Bom Retiro: um vídeo jornalístico para a internet sobre futebol de várzea. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário UNA. Orientador: Carla Ludmila Maia Martins.

2.
Silvia Layse Barreto de Sousa e Thiago Gonçalves Duarte. Grafite e paisagem urbana em Belo Horizonte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - UNA. Orientador: Carla Ludmila Maia Martins.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 6:38:28