Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1165657786360823
  • Última atualização do currículo em 06/09/2018


Pós-Doutora em Ensino e História de Ciências da Terra pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Pedagoga e Mestre em Educação pela mesma Instituição. Professora Adjunta do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (DTPP/CECH - UFSCar), atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Unicamp. Integra o Grupo FORMAR-Ciências da Faculdade de Educação e o Grupo de Pesquisa em Educação Aplicada às Geociências do Instituto de Geociências da Unicamp. Desenvolve pesquisas e projetos na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Prática Pedagógica; Inovação Pedagógica; Tendências da Pesquisa sobre Ensino de Ciências; Ensino de Geociências nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Educação Ambiental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes
Nome em citações bibliográficas
FERNANDES, R. C. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP.
Universidade Federal de São Carlos
Jardim Guanabara
13565905 - São Carlos, SP - Brasil
Telefone: (016) 35091545
URL da Homepage: http://www.ufscar.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Inovações Pedagógicas no Ensino de Ciências dos Anos Iniciais: um estudo a partir de pesquisas acadêmicas brasileiras (1972-2012), Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Jorge Megid Neto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: ensino de ciências; Estado da Arte; Inovação Pedagógica; práticas pedagógicas; Anos Iniciais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
2006 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Tendências da Pesquisa Acadêmica sobre o Ensino de Ciências nas Séries Iniciais da Escolarização (1972-2005),Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Jorge Megid Neto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Ciências, Educação em Ciências; ensino fundamental; Estado da Arte; Divulgação da pesquisa.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2005
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Motivação para aprender de alunos de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental.
Orientador: Profa. Dra. Evely Boruchovitch.


Pós-doutorado


2016 - 2018
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Ensino de Geociências.


Formação Complementar


2017 - 2017
Estágio de Pós-Doutorado. (Carga horária: 160h).
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
2012 - 2013
Estágio de Doutorado - Doutoramento em Educação. (Carga horária: 480h).
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
2007 - 2007
Extensão universitária em Programa de Estágio Docente. (Carga horária: 160h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2006 - 2006
Espanhol para estrangeiros. (Carga horária: 80h).
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Adjunta do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP- do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH UFSCar. Disciplinas: Ciências Naturais I; Educação Infantil: A criança, a infância e as instituições; Trabalho de Conclusão de Curso.

Atividades

02/2016 - 10/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências Naturais
Educação Infantil: A criança, a infância e as instituições
Trabalho de Conclusão de Curso

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Coloborador
Outras informações
Professora Colaboradora do Programa Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da UNICAMP. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Aplicada às Geociências; Interdisciplinaridade e Ciência do Sistema Terra como Eixos para o Ensino Básico. Instituto de Geociências ? Universidade Estadual de Campinas. Disciplinas: Pós-Graduação: Tópicos Especiais em Ensino e História de Ciências da Terra: ?Ensino de Ciências da Terra nos anos iniciais do Ensino Fundamental?. Graduação: Ensino de Ciências da Terra e do Ambiente. Orientação: Mestrado: Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental no Ensino Fundamental.

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Integrante do Grupo FORMAR-Ciências da Faculdade de Educação, UNICAMP. Coordenadora do Projeto ?40 Anos da Pesquisa Brasileira em Educação em Ciências ? Estado da Arte de Dissertações e Teses (1972-2011)? (apoio CNPq). Professora de Curso de Extensão de Formação de Professores em Ciências e Educação Ambiental.

Atividades

10/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Geociências da UNICAMP, .

Linhas de pesquisa
Ensino de Geociências
03/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

Linhas de pesquisa
Formação de Professores
01/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

03/2016 - 12/2016
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Professor do Curso de Extensão EDU 188 - Educação Ambiental e suas Relações com a Escola e a Sociedade.

Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Participante de Grupo de Estudos
Outras informações
Participação no Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Filosofia da Educação GEPECEAFE do Campus de Itapetininga.


Faculdade de Jaguariuna, FAJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplinas: Seminários de Pesquisa; Ciências Humanas e Sociais; Comunicação Empresarial; Comportamento Organizacional.


Casa da Criança Meimei, CASA DA CRIANÇA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Ciências
2.
Estado da Arte
3.
Ensino de Geociências

Objetivo: Estudo da produção acadêmica sobre Ensino de Geociências e de práticas pedagógicas em Geociências nos anos iniciais do Ensino Fundamental..
4.
Formação de Professores


Projetos de pesquisa


2017 - 2018
Ensino de Geociências nos anos iniciais da escolarização
Descrição: Análise da produção acadêmica brasileira e portuguesa direcionada ao ensino de geociências para crianças. Estudo de propostas curriculares, práticas pedagógicas e materiais didáticos voltados para o ensino de geociências nos anos iniciais da escolarização.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
Programa Ensino e História de Ciências da Terra: trajetória histórica e tendências da pesquisa
Descrição: Pesquisa de Estado da Arte que objetivou apresentar a trajetória histórica do Programa Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas e as tendências de sua produção acadêmica (teses e dissertações)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Projeto 40 anos de Pesquisa Brasileira em Educação em Ciências ? Estado da Arte de Dissertações e Teses (1972-2011)
Descrição: Projeto de Estado da Arte da produção acadêmica nacional em ensino de ciências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
O que sabemos sobre a pesquisa brasileira em Educação em Ciências - Estado da Arte de Teses e Dissertações (1972 - 2010)
Descrição: Estado da Arte da produção acadêmica nacional sobre Educação em Ciências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
A Pesquisa em Educação em Ciências no Brasil - estado da arte de teses e dissertações (1972-2007)
Descrição: Estado da Arte da pesquisa acadêmica nacional sobre Educação em Ciências..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2008
A pesquisa acadêmica sobre Educação em Ciências no Brasil - 1996-2006
Descrição: Estado da Arte da Produção Aadêmica Nacional sobre Educação em Ciências..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Ciências em Foco


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista SODEBRAS
2016 - Atual
Periódico: Revista Ciências em Foco


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:20
Total de citações:98
FERNANDES, RCA  Data: 06/09/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERNANDES, T. C. A.2017FERNANDES, T. C. A. ; FERNANDES, D.B. ; FERNANDES, R. C. A. . Matemágica e Pokemath: Motivação e Inovação Pedagógica no Ensino de Matemática. Revista SODEBRAS, v. 12, p. 101-107, 2017.

2.
FERNANDES, R. C. A.2016FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Práticas Pedagógicas CTS no Ensino de Ciências dos Anos Iniciais: um estudo a partir de pesquisas acadêmicas brasileiras. Indagatio Didactica, v. 8, p. 1162-1176, 2016.

3.
FERNANDES, R. C. A.2015FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Características e tendências das dissertações e teses brasileiras sobre práticas de ensino de ciências nos anos iniciais escolares (1972-2011).. Interacções, v. 11, p. 540-551, 2015.

4.
FERNANDES, R. C. A.2014FERNANDES, R. C. A.; VIEIRA, RM ; MEGID NETO, J. . A perspectiva CTS nas dissertações da Universidade de Aveiro sobre Ensino de Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico.. Uni-pluri (Medellin), v. 14, p. 576-582, 2014.

5.
FERNANDES, R. C. A.2012 FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Modelos Educacionais em 30 pesquisas sobre Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências nos anos iniciais da escolarização. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 17, p. 641-662, 2012.

6.
FERNANDES, R. C. A.2010FERNANDES, R. C. A.; RINK, J. ; ROCHA, M. B. . A Dimensão Social da Educação Ambiental. Revista Ciências em Foco, v. 1, p. 1-4, 2010.

7.
BAGNOLO, C.M.2010BAGNOLO, C.M. ; RINK, J. ; FERNANDES, R. C. A. ; ROCHA, M. B. ; PEREIRA, F.A. ; UNTALER, L. O. ; SOUZA, A.O. . Contribuições de uma Oficina de Produção em Educação Ambiental para a Formação Inicial Docente.. Educação Ambiental em Ação, v. 34, p. 947, 2010.

8.
FERNANDES, R. C. A.2008FERNANDES, R. C. A.. A construção da Informação Qualitativa: uma tarefa complexa.. ETD : Educação Temática Digital, v. 10, p. 240-247, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Práticas Pedagógicas Construtivistas em Pesquisas sobre o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais de Escolarização.. In: Maria Guiomar Carneiro Tommasiello. (Org.). Didática e práticas de ensino na realidade escolar contemporânea: constatações, análises e proposições.. 1ed.Araraquara: Junqueira & Marin, 2012, v. , p. 3494-3505.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, R. C. A.; GONÇALVES, PW. . O PROGRAMA ENSINO E HISTÓRIA DE CIÊNCIAS DA TERRA E A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE GEOCIÊNCIAS NO CONTEXTO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NOS PRIMEIROS ANOS DA ESCOLARIZAÇÃO. In: Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC, 2018, Viana do Castelo. EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS - Atas do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC.. Viana do Castelo: Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação, 2017.

2.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS APRESENTADAS EM PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES. In: Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC, 2018, Viana do Castelo. EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS - Atas do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC.. Viana do Castelo: Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação, 2017.

3.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Inovações Pedagógicas no Ensino de Ciências dos anos iniciais: um estudo a partir de pesquisas acadêmicas brasileiras (1972-2012). In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - XI ENPEC, 2017.

4.
FERNANDES, K. L. S. ; FERREIRA, G. C. B. ; MANDAJI, K. C. ; COUTO, A. R. O. ; FERNANDES, R. C. A. . Educação Infantil e Ensino de Ciências: um panorama de teses e dissertações brasileiras. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC, 2017.

5.
PUGLIESE, G. O. ; FERNANDES, R. C. A. . Identificação de Modelos Pedagógicos presentes nas concepções sobre Ensino de Ciências de professores da Educação Básica. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC, 2017.

6.
FERNANDES, R. C. A.; VIEIRA, RM ; MEGID NETO, J. . Características e tendências das dissertações e teses da Universidade de Aveiro sobre o ensino de ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

7.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Práticas Pedagógicas Construtivistas em Pesquisas sobre o Ensino de Ciências nos anos iniciais da escolarização.. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. Didática e práticas de ensino na realidade escolar contemporânea: constatações, análises e proposições. Araraquara: Junqueira&Marin Editores, 2012. p. 3494-3505.

8.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Pesquisas sobre Práticas de Ensino de Ciências para crianças na perspectiva CTS. In: VII Seminario Ibérico/III Seminario Iberoamericano CTS en la enseñanza de las Ciencias ?Ciencia, Tecnología y Sociedad en el futuro de la enseñanza de las ciencias?, 2012, Madri. Actas do VII Seminario Ibérico/III Seminario Iberoamericano CTS en la enseñanza de las Ciencias ?Ciencia, Tecnología y Sociedad en el futuro de la enseñanza de las ciencias?, 2012.

9.
FERNANDES, R. C. A.. Inovações pedagógicas nas pesquisas acadêmicas sobre práticas escolares em ciências nos anos iniciais (1972-2011).. In: VII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento., 2011, Campinas. Anais do VII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento da FE UNICAMP. Campinas: Faculdade de Educação Unicamp, 2011. v. 1. p. 28-43.

10.
FERNANDES, R. C. A.; CASTRO, P. B. L. . Comunidades de Aprendizagem: Uma revisão em periódicos científicos nacionais e estrangeiros da área de Educação em Ciências.. In: VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências., 2011, Campinas. Atas do VIII ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I CIEC Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias, 2011. p. 1-11.

11.
FERNANDES, R. C. A.; SOUZA, A.O. ; RINK, J. ; BAGNOLO, C.M. ; UNTALER, L. O. ; ROCHA, M. B. ; PEREIRA, F.A. . Educação Ambiental e suas articulações em uma experiência de formação docente.. In: Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Anais do 17º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: ALB, 2009. p. 1-10.

12.
FERNANDES, R. C. A.. Educação Ambiental e suas Articulações em uma experiência de Formação Docente. In: 17º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Anais do 17º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: ALB, 2009.

13.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Modelos Educacionais e Tendências das Pesquisas sobre Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências nas Séries Iniciais da Escolarização (1972 ? 2005). In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Atas do VII ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009. p. 1-11.

14.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . A divulgação da Produção Acadêmica e as dificuldades encontradas na realização de pesquisas do tipo. In: Congresso de Leitura do Brasil, 2008, Campinas. Anais do 16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: ALB, 2008. p. 1-10.

15.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Pesquisas sobre o Estado da Arte em Educação em Ciências: uma revisão em periódicos científicos brasileiros.. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte: ABRAPEC, 2007. p. 1-12.

16.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. ; FRACALANZA, H. . O que sabemos sobre a pesquisa em Educação em Ciências no Brasil (1972-2004). In: V ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Anais do V ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru: ABRAPEC, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Condições de Produção de Inovações Pedagógicas apresentadas em pesquisas brasileiras sobre Educação em Ciências nos primeiros anos escolares. In: XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC, 2017, Viana do Castelo. Livro de Resumos do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC -Educação em Ciências em múltiplos contextos. Viana do Castelo: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 2017.

2.
FERNANDES, R. C. A.; GONÇALVES, PW. . O Programa Ensino e História de Ciências da Terra e a Produção Acadêmica sobre Geociências no contexto das Ciências Naturais nos primeiros anos da escolarização. In: XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC, 2017, Viana do Castelo. Livro de Resumos do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC -Educação em Ciências em múltiplos contextos. Viana do Castelo: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 2017.

3.
FERNANDES, R. C. A.. Tendências das pesquisas sobre Formação de Professores desenvolvidas no Programa Ensino e História de Ciências da Terra. In: IX ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS ?Ensino de Ciências e Educação Ambiental: pesquisa, práticas e formação de professores?, 2017, Campinas. ANAIS DO IX ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS ?Ensino de Ciências e Educação Ambiental: pesquisa, práticas e formação de professores?. Campinas: Grupo Formar Ciências, 2017. p. 1-133.

4.
FERNANDES, R. C. A.. Inovações pedagógicas nas pesquisas acadêmicas sobre práticas escolares em ciências nos anos iniciais (1972-2011).. In: VII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento., 2011, Campinas. Pós-Graduação no Brasil e Produtivismo Acadêmico - Caderno de Resumos, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
MELLO, P. ; FERNANDES, R. C. A. . Bibliographic Review of Articles on Pedagogical Practice of Environmental Education in Schools.. REVISTA TERRAE DIDATICA, 2018.

2.
FERNANDES, T. C. A. ; FERNANDES, D.B. ; FERNANDES, R. C. A. . Motivação e Inovação Pedagógica no ensino de matemática.. Revista SODEBRAS, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
FERNANDES, R. C. A.; GONÇALVES, PW. . Programa Ensino e História de Ciências da Terra: Trajetória Histórica e Tendências da Pesquisa.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FERNANDES, R. C. A.; GONÇALVES, PW. ; RODRIGUES, A. A. V. . Ensino de Geociências nos Anos Iniciais da Escolarização - Estudo de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas e da Universidade de Aveiro.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FERNANDES, R. C. A.; RODRIGUES, A. A. V. ; GONÇALVES, PW. . A perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade em teses e dissertações da Universidade de Aveiro sobre Ensino de Geociências para crianças.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MELLO, P. ; FERNANDES, R. C. A. . Revisão Bibliográfica de Artigos sobre Experiências Didáticas de Educação Ambiental em escolas.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Inovações Pedagógicas no Ensino de Ciências dos Anos Iniciais: um estudo a partir de pesquisas acadêmicas brasileiras (1972-2012). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PUGLIESE, G. O. ; FERNANDES, R. C. A. . Identificação de Modelos Pedagógicos presentes nas concepções sobre Ensino de Ciências de professores da Educação Básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FERNANDES, K. L. S. ; FERREIRA, G. C. B. ; MANDAJI, K. C. ; COUTO, A. R. O. ; FERNANDES, R. C. A. . Educação Infantil e Ensino de Ciências: um panorama de teses e dissertações brasileiras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Condições de Produção de Inovações Pedagógicas apresentadas em pesquisas brasileiras sobre Educação em Ciências nos primeiros anos escolares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FERNANDES, R. C. A.; GONÇALVES, PW. . O Programa Ensino e História de Ciências da Terra e a Produção Acadêmica sobre Geociências no contexto das Ciências Naturais nos primeiros anos da escolarização. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FERNANDES, R. C. A.. Tendências das pesquisas sobre Formação de Professores desenvolvidas no Programa Ensino e História de Ciências da Terra. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Práticas Pedagógicas CTS no Ensino de Ciências dos Anos Iniciais: um estudo a partir de pesquisas acadêmicas brasileiras.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Características e tendências das dissertações e teses brasileiras sobre práticas de ensino de ciências nos anos iniciais escolares (1972-2011). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FERNANDES, R. C. A.; VIEIRA, RM ; MEGID NETO, J. . A perspectiva CTS nas dissertações da Universidade de Aveiro sobre Ensino de Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FERNANDES, R. C. A.; VIEIRA, RM ; MEGID NETO, J. . A perspectiva CTS nas dissertações da Universidade de Aveiro sobre Ensino de Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FERNANDES, R. C. A.; VIEIRA, RM ; MEGID NETO, J. . Características e Tendências das dissertações e teses da Universidade de Aveiro sobre o ensino de ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Práticas Pedagógicas Construtivistas em Pesquisas sobre o Ensino de Ciências nos anos iniciais da escolarização. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Pesquisas sobre Práticas de Ensino de Ciências para crianças na perspectiva CTS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FERNANDES, R. C. A.. Inovações pedagógicas nas pesquisas acadêmicas sobre práticas escolares em ciências nos anos iniciais (1972-2011).. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FERNANDES, R. C. A.; CASTRO, P. B. L. . Comunidades de Aprendizagem: Uma revisão em periódicos científicos nacionais e estrangeiros da área de Educação em Ciências.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Modelos Educacionais e Tendências das Pesquisas sobre Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências nas Séries Iniciais da Escolarização (1972 ? 2005).. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FERNANDES, R. C. A.. Educação Ambiental e suas Articulações em uma experiência de Formação Docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Pesquisas sobre o Estado da Arte em Educação em Ciências: uma revisão em periódicos científicos brasileiros.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . A divulgação da produção acadêmica e as dificuldades encontradas na realização de pesquisas do tipo ?estado da arte? em ensino de Ciências. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
FERNANDES, R. C. A.. Tendências da pesquisa Nacional sobre o Ensino de Ciências (1972-2005). 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . A divulgação da produção acadêmica e as dificuldades encontradas na realização de pesquisa do tipo "Estado da Arte" em ensino de ciências.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. ; FRACALANZA, H. . O que sabemos sobre a pesquisa em educação em ciências no Brasil (1972-2004).. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Tendências da Pesquisa Nacional sobre o Ensino de Ciências (1996 - 2003). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Tendências da Pesquisa Nacional sobre o Ensino de Ciências (1996-2003). 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. ; FRACALANZA, H. . O que sabemos sobre a Pesquisa em educação em Ciências no Brasil (1972-2004). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FERNANDES, R. C. A.. Parecerista de trabalhos submetidos ao EnsinoGeo 2018 e Geoscied2018. 2018.

2.
FERNANDES, R. C. A.. Parecerista de trabalhos submetidos ao IX Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências ? Ensino de Ciências e Educação Ambiental: pesquisas, práticas e formação de professores. 2017.

3.
FERNANDES, R. C. A.. Parecer de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia UNICAMP. 2017.

4.
FERNANDES, R. C. A.. Parecer de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia UNICAMP. 2016.

5.
FERNANDES, R. C. A.. Árbitro dos trabalhos apresentados no XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física.. 2016.

6.
FERNANDES, R. C. A.. Parecer de TCC do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática - CECIM. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
FERNANDES, R. C. A.. Educação ambiental e suas relações com a escola e a sociedade. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Relatório Científico do Projeto de Doutorado ?Inovações Pedagógicas nas Pesquisas Acadêmicas sobre Práticas Escolares em Ciências nos Anos Iniciais (1972-2011)?. 2015. (Relatório de pesquisa).

3.
AMARAL, I. A. ; MEGID NETO, J. ; BAGNOLO, C.M. ; RINK, J. ; FERNANDES, R. C. A. ; DIAS, C.M. ; NOGUEIRA, M. L. S. L. S ; BARBOSA, G.S. ; SANTOS, E. D. ; MEGID, C.M. ; SOUZA, J.P.T. ; ROBERTO, S. ; MANDAJI, K. C. ; BEHRSIN, M.C.D. . Educação Ambiental, Escola e Sociedade. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
FERNANDES, R. C. A.. Relatório Científico do Projeto de Doutorado ?Inovações Pedagógicas nas Pesquisas Acadêmicas sobre Práticas Escolares em Ciências nos Anos Iniciais (1972-2011)?. 2014. (Relatório de pesquisa).

5.
FERNANDES, R. C. A.. Leitura Crítica da obra "Projeto Pitanguá - Ciências". 2010. (Leitura Crítica).

6.
FERNANDES, R. C. A.. Recursos Didáticos e Educação Ambiental. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
FERNANDES, R. C. A.; BAGNOLO, C.M. ; RINK, J. ; ROCHA, M. B. ; PEREIRA, F.A. ; SOUZA, A.O. ; UNTALER, L. O. . EP 171 - Educação e Cidadania. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
FERNANDES, R. C. A.. A Dimensão Social da Educação Ambiental. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
FERNANDES, R. C. A.. Educação e Cidadania. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Relatório de Pesquisa: Tendências da Pesquisa Acadêmica sobre o Ensino de Ciências nas séries iniciais da Escolarização (1972-2005). 2009. (Relatório de pesquisa).

11.
FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Relatório de Pesquisa: Tendências da pesquisa nacional sobre o Ensino de Ciências (1972-2004). 2005. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PIRANHA, J.M.; PATACA, E.M.; FERNANDES, R. C. A.. Participação em banca de Maxwell Luiz da Ponte. Educação Patrimonial e em Geociências para um Ensino Contextualizado - Possibilidades e Limitações na Educação Formal. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
PIRANHA, J.M.; PATACA, E.M.; FERNANDES, R. C. A.. Participação em banca de Renan Pinton de Camargo. Formação Continuada de Gestores Públicos: Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na Gestão Ambiental de Municípios do Noroeste Paulista. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
RAZERA, J.C.C..; FERNANDES, R. C. A.; CORTELA, B.S.C.; BASTOS, F.; NARDI, R.. Participação em banca de Sorandra Corrêa de Lima. Um Estudo sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores em Serviço através de uma proposta de Ensino de Física para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2018. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Doutorado
1.
GONÇALVES, PW.; ROSSI, AV; FERNANDES, R. C. A.. Participação em banca de Silvana Maria Corrêa Zanini. Relação do Ensino de Química e de Geociências: questões da concepção da natureza. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
ZANCUL, MCS; VIVEIRO, A.A.; FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J.. Participação em banca de Lucimeire Alves Ferreira. Atividades Investigativas com temas em Física e suas contribuições no Ensino Fundamental - Anos Iniciais: um estudo de dissertações e teses (1972-2012). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
VIVEIRO, A.A.; MEGID NETO, J.; ROTTA, J.C.G.; FERNANDES, R. C. A.. Participação em banca de Mariana Mendonça Gobato. Um panorama dos atuais cursos de Licenciatura em Ciências Naturais das universidades públicas brasileiras. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
PIRANHA, J.M.; PATACA, E.M.; FERNANDES, A.M.; GUIMARÃES, S.T.L.; FERNANDES, R. C. A.. Participação em banca de Renan Pinton de Camargo. EMPREGO DE TIC´S COMO RECURSOS EDUCATIVOS PARA A FORMAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RINK, J.; GAMA, R.P.; FERNANDES, R. C. A.. Participação em banca de Henrique Trawitzki.A ecopedagogia na produção acadêmica nacional em educação ambiental: uma análise de dissertações e teses (1987-2012). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
RINK, J.; FERNANDES, R. C. A.; GOBATO, P.G.. Participação em banca de Bruno Paganeli.Concepções de discentes dos terceiros anos do ensino médio de uma escola de São Carlos - SP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Jornadas do LEduc ∕Jardim da Ciência: ?Investigação em Educação em Ciências?. 2017. (Outra).

2.
IX ENFOCO ? ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS ?Ensino de Ciências e Educação Ambiental: pesquisas, práticas e formação de professores?.Tendências das pesquisas sobre Formação de Professores desenvolvidas no Programa Ensino e História de Ciências da Terra. 2017. (Encontro).

3.
XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC.Inovações Pedagógicas no Ensino de Ciências dos anos iniciais: um estudo a partir de pesquisas acadêmicas brasileiras (1972-2012). 2017. (Encontro).

4.
XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC.Condições de Produção de Inovações Pedagógicas apresentadas em pesquisas brasileiras sobre Educação em Ciências nos primeiros anos escolares. 2017. (Seminário).

5.
VI Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática.Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática. 2016. (Seminário).

6.
IV Seminário Iberoamericano CTS ? IV SIACTS 2014 ? VIII Seminário CTS.A perspectiva CTS nas dissertações da Universidade de Aveiro sobre Ensino de Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico.. 2014. (Seminário).

7.
XV ENEC - Encontro Nacional de Educação em Ciências.Características e tendências das dissertações e teses brasileiras sobre práticas de ensino de ciências nos anos iniciais escolares (1972-2011). 2014. (Encontro).

8.
IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ?.Características e Tendências das dissertações e teses da Universidade de Aveiro sobre o ensino de ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico. 2013. (Encontro).

9.
III Encontro Nacional de Educação Básica na Universidade de Aveiro ? Formação de Educadores e Professores do 1º e 2º CEB. 2012. (Encontro).

10.
VII Seminário Iberico e III Seminário Iberoamericano CTS en La Enseñanza de Las Ciencias.Pesquisas sobre Práticas de Ensino de Ciências para crianças na perspectiva CTS.. 2012. (Seminário).

11.
XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino ? XVI ENDIPE 2.Práticas Pedagógicas Construtivistas em Pesquisas sobre o Ensino de Ciências nos anos iniciais da escolarização.. 2012. (Encontro).

12.
Congresso Iberoamericano de Investigación de Enseñanza de las Ciências ? I CIEC. 2011. (Congresso).

13.
IV Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências.. 2011. (Encontro).

14.
VII ENFOCO ? Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências. 2011. (Encontro).

15.
VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências..Comunidades de Aprendizagem: Uma revisão em periódicos científicos nacionais e estrangeiros da área de Educação em Ciências.. 2011. (Encontro).

16.
VII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento..Inovações pedagógicas nas pesquisas acadêmicas sobre práticas escolares em ciências nos anos iniciais (1972-2011).. 2011. (Seminário).

17.
17º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Educação Ambiental e suas Articulações em uma experiência de Formação Docente.. 2009. (Congresso).

18.
VI ENFOCO - Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências.A dimensão Social da Educação Ambiental. 2009. (Encontro).

19.
VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências..Modelos Educacionais e Tendências das Pesquisas sobre Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências nas Séries Iniciais da Escolarização (1972 ? 2005). 2009. (Encontro).

20.
16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. A divulgação da produção acadêmica e as dificuldades encontradas na realização de pesquisas do tipo "Estado da Arte" em ensino de Ciências.. 2007. (Congresso).

21.
II Seminário de Ensino de Ciências.Tendências da pesquisa nacional sobre o ensino de ciências (1996 - 2005). 2007. (Seminário).

22.
V Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências. 2007. (Encontro).

23.
VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Pesquisas sobre o Estado da Arte em Educação em Ciências: uma revisão em periódicos científicos brasileiros.. 2007. (Encontro).

24.
13° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Tendências da Pesquisa Nacional sobre o Ensino de Ciências (1996-2003). 2005. (Simpósio).

25.
V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.O que sabemos sobre a Pesquisa em Educação em Ciências no Brasil (1972-2004). 2005. (Encontro).

26.
XIII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Tendências da Pesquisa Nacional sobre o Ensino de Ciências (1996-2003). 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GONÇALVES, PW. ; SICCA, N.A.L. ; FERNANDES, R. C. A. . Comissão Organizadora do 3º Workshop sobre Ensino de Geociências. 2018. (Outro).

2.
FERNANDES, R. C. A.. IX ENFOCO ? Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências. 2017. (Congresso).

3.
RINK, J. ; ROCHA, M. B. ; FERNANDES, R. C. A. . VII ENFOCO ? Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências.. 2011. (Congresso).

4.
BAGNOLO, C.M. ; AMARAL, I. A. ; MEGID NETO, J. ; FERNANDES, R. C. A. ; PEREIRA, F.A. . VI ENFOCO - Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Pitt de Mello. Mapeamento de práticas pedagógicas de educação ambiental desenvolvidas por organizações governamentais em escolas da rede pública do município de Campinas-SP.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 2:58:51