Eliane Miranda Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7752492408860587
  • Última atualização do currículo em 15/02/2019


Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação, pela Universidade do Estado do Pará (2012), com período sanduíche na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Educação do Campo, Desenvolvimento e Sustentabilidade, UFPA (2010) e Licenciada em Pedagogia, UFPA (2005). Atualmente é Professora da UFPA, Campus Universitário do Marajó-Breves, atuando no curso de Pedagogia. Trabalha com os seguintes temas: Formação de Professores, Educação do Campo, Política Educacional, Metodologia do Trabalho Científico, Cultura Material, Patrimônio e Memória. É sócia efetiva da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e sócia colaboradora da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliane Miranda Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, E. M.;COSTA MIRANDA, E.;COSTA, ElIiane M.;MIRANDA COSTA, ELIANE;COSTA, ELIANE MIRANDA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Breves.
Alameda IV, N. 3418
Parque Universitário
68800000 - Breves, PA - Brasil
Telefone: (091) 37831129


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em ANTROPOLOGIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: MEMÓRIAS EM ESCAVAÇÕES Narrativas de Moradores do rio Mapuá sobre os Modos de Vida, Cultura Material e a Preservação do Patrimônio Arqueológico (Marajó, PA, Brasil), Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Diogo Menezes Costa.
Coorientador: Agenor Sarraf Pacheco.
2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
com período sanduíche em Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Orientador: Leda Lisia Franciosi Portal).
Título: A Formação do Educador do Campo: um estudo a partir do Procampo,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Albêne Lis Monteiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2010
Especialização em Educação do Campo. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Políticas públicas educacionais e a formação inicial de professores e professoras do Campo do Município de Breves/PA.
Orientador: Profa. Dra. GEORGINA NEGRÃO KALIFE CORDEIRO.
2001 - 2005
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Os (Des) caminhos da formação continuada de professores da Educação Infantil no município de Breves/PA de 1995 a 2005.
Orientador: Prof. Esp. CARLOS ÉLVIO DAS NEVES PAES.
Bolsista do(a): Universidade Federal do Pará, FADESP, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Práticas de Ensino. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2018 - 2018
Avaliação da Aprendizagem. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2018 - 2018
O SIGAA como facilitador das atividades docentes. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2013 - 2013
FORMAÇÃO DE MEDIADORES DO PROJETO FLORESTABILIDADE: EDUCAÇÃO PARA O MANEJO. (Carga horária: 40h).
Fundacão Roberto Marinho, FRM, Brasil.
2010 - 2010
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM XADREZ ESCOLAR. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado de Educação, SEDUC, Brasil.
2007 - 2007
Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 120h).
Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2007 - 2007
I Oficina de formação continuada do Programa Saberes da Terra da Amazônia P. (Carga horária: 60h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2007 - 2007
II Oficina de formação continuada do Programa Saberes da Terra da Amazônia. (Carga horária: 60h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2006 - 2006
Oficina de Iniciação à Pintura. (Carga horária: 40h).
Fundação Curro Velho, FCV, Brasil.
2005 - 2005
Oficina de Literatura do Programa Multicampiartes-Projeto Processo. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Literatura - Projeto MulticampiArtes/PROE. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2003 - 2003
CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. (Carga horária: 48h).
Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional Dr. João Messias dos Sant, CEDEP, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Capacitação e Dinamização e Uso da Biblio. (Carga horária: 120h).
Instituto de Pesquisa Estudos Cultura Educação, IPECE, Brasil.
2003 - 2003
Educação Infantil para o século XXI. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Estado de Educação, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Especialista em Educação, Carga horária: 30

Atividades

01/2013 - 07/2016
Serviços técnicos especializados , 13ª Unidade Regional de Educação, .

Serviço realizado
Orientação, supervisão e acompanhamento didáticopedagógico; Planejamento Pedagógico.
11/2008 - 12/2012
Serviços técnicos especializados , EEEMPROFA. MARIA ELIZETE FONA NUNES, .

Serviço realizado
Planejamento e supervisão pedagógica..

Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Nenhum, Enquadramento Funcional: Professor Formador do Parfor

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Nenhum, Enquadramento Funcional: Professor Formador do Parfor

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Nenhum, Enquadramento Funcional: Professor colaborador

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Nenhum, Enquadramento Funcional: Professor Formador I do Parfor

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Nenhum, Enquadramento Funcional: Professor colaborador

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Nenhum, Enquadramento Funcional: Professor colaborador

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Nenhum, Carga horária: 15

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular em Docência do Ensino Fundamental
06/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo e Epistemologia, .

02/2018 - Atual
Direção e administração, Núcleo Docente Estruturante (NDE), .

Cargo ou função
Membro do NDE do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação do Campus Universitário do Marajó-Breves.
08/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Arqueologia Histórica Amazônida - GAHiA, .

Linhas de pesquisa
Cultura Material e Sociedade
01/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia - GEPERUAZ, .

10/2018 - 12/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário de Breves, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Eleitoral para escolha de Direção e vice-direção da Faculdade de Educação e Ciências Humanas, do Campus Universitário do Marajó-Breves.
11/2018 - 11/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Legislação Educacional
11/2018 - 11/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário de Breves, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Especial para análise e parecer acerca da perda de vínculo institucional 2018 , da Faculdade de Educação e Ciências Humanas do CUMB.
10/2018 - 10/2018
Ensino, Educação e Cidadania, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
07/2018 - 07/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Pesquisa
12/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa em Educação
10/2017 - 11/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário de Breves, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Eleitoral para escolha de Direção e Vice-direção da Faculdade de Educação e Ciências Humanas, do Campus Universitário do Marajó-Breves.
09/2017 - 10/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa em Educação
07/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Pesquisa
05/2017 - 05/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ludicidade e Educação
02/2017 - 02/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa em Educação
01/2017 - 01/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Educacional
11/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociedade, Estado e Educação
08/2016 - 08/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Corporeidade e Educação
06/2016 - 06/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa em Educação
04/2015 - 05/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Educacional
02/2015 - 02/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Didática
03/2014 - 04/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
F.T.M. de Educação Infantil
01/2014 - 02/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Pesquisa
Legislação da Educação
Metodologia da Pesquisa
09/2013 - 10/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Didática
Legislação da Educação
03/2002 - 03/2004
Estágios , Campus Universitário de Breves, .

Estágio realizado
Realização de atividades na Bibilioteca universitária.

Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Nenhum, Enquadramento Funcional: Professor Formador do Parfor

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Nenhum, Enquadramento Funcional: Professor Formador Parfor

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Nenhum, Enquadramento Funcional: Professor Formador I do PARFOR

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Nenhum, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10

Atividades

01/2015 - 07/2015
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio de Geografia II
07/2014 - 07/2014
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
06/2013 - 06/2013
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política e legislação educacional
08/2010 - 10/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação, .

Linhas de pesquisa
Formação de Professores

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Nenhum, Enquadramento Funcional: Professor colaborador

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Nenhum, Enquadramento Funcional: Professor colaborador

Atividades

01/2014 - 10/2014
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação do Trabalho de Conclusão de curso
01/2013 - 01/2013
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
Metodologia da Pesquisa III e elaboração do TAC
Seminário de Socialização do TC

Escola Superior da Amazônia, ESAMAZ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Nenhum, Enquadramento Funcional: Professor colaborador

Atividades

08/2013 - 11/2013
Ensino, Especialização em Gestão Educacional e Docência do, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I
Trabalho de Conclusão de Curso II
Trabalho de Conclusão de Curso III

Prefeitura Municipal de Breves, PMB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Técnico Educacional, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40

Atividades

10/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação/SEMED, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Especial de Trabalho para Analisar e Conferir a Lotação das Escolas do Meio Urbano e Rural do Município de Breves.
05/2007 - 11/2008
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação/SEMED, .

Serviço realizado
Orientação, planejamento e acompanhamento pedagógico.

Prefeitura Municipal de Portel, PMP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2006 - 04/2007
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação, .

Serviço realizado
Orientação, supervisão, planejamento e acompanhamento pedagógico.


Linhas de pesquisa


1.
Cultura Material e Sociedade
2.
Ensino Superior e Formação de educadores do campo
3.
Educação do campo e formação de professores
4.
Formação de Professores


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A ESCOLA E SEUS OBJETOS: diálogos interdisciplinares sobre a cultura material escolar em Breves, arquipélago de Marajó, PA
Descrição: A pesquisa tem por finalidade mapear a cultura material escolar produzida pela Escola de Ensino Fundamental Dr. Lauro Sodré no período de 1940 a 1960, com a perspectiva de conhecer parte da história e memória da educação pública em Breves, no arquipélago de Marajó. À cultura material é vista aqui como uma importante fonte de conhecimento e desenvolvimento educacional. No âmbito escolar à cultura material envolve uma amplitude de elementos que se deslocam no interior da escola e atinge o exterior entre as diversas práticas e as diversas pessoas na construção do universo educacional. Mostra-se com isso que a escola possui historicidade e materialidade que precisam ser olhadas e pensadas de forma crítica como possibilidade para que alunos e professores possam dialogar e valorizar a história, as experiências, tradições, memórias e relações sociais na sociedade da qual fazem parte. São questões e reflexões dessa natureza que o projeto se preocupa. Em termos metodológicos a pesquisa segue o rastro da História Oral e da arqueologia etnográfica em que se privilegia a captura de narrativas orais, bem como o levantamento e mapeamento de objetos e documentos produzidos e utilizados por professores e alunos no período a ser pesquisado. Entre as questões a serem levantadas, pretende-se destacar a valorização da memória, da história e do saber local, por meio de um processo de identificação, reconhecimento e diálogo com a cultura material escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Eliane Miranda Costa - Coordenador / Dione do Socorro de Souza Leão - Integrante / João Marcelino Rodrigues Pantoja - Integrante / Luciene Gonçalves Pinheiro - Integrante / Elbison Bispo Gomes - Integrante / JOAO MARCELO GARCIA CORREA - Integrante / JACKSON VITOR DE FREITAS FERREIRA - Integrante / RAEULLI DA CONCEICAO CRUZ - Integrante.
2014 - 2018
Cultura Material e Sociedade: Arqueologia Histórica na Amazônia
Descrição: A arqueologia na Amazônia vem de uma longa tradição com mais de 150 anos de investigações, porém seu maior foco de estudo tem sido a pré-história da região. Por outro lado, as pioneiras pesquisas realizadas em sítios arqueológicos do período histórico na área têm sido orientadas por preceitos cronológicos e tecnológicos, e a sua maioria em sítios religiosos e militares. Desta forma, este projeto pretende introduzir uma perspectiva antropológica sobre os sítios históricos amazônicos, não somente como outra abordagem, mas também uma necessidade frente ao enorme patrimônio encoberto. O projeto aqui proposto tem por intenção contar a outra parte desta história, uma história que não está só nos relatos oficiais, mas presente também nos documentos esquecidos, na memória ignorada, nas ilustrações decorativas e principalmente na cultura material do cotidiano de pessoas comuns, que muitas vezes negligenciada é referente há diversos eventos, conjunturas e estruturas históricas. Esta história que arqueologicamente pode ser escrita é a história dos segmentos periféricos ou marginais da sociedade. Segmentos estes, que através de lutas de resistências ou estratégias de assimilação, ajudaram a formar a sociedade amazônica que hoje ocupa um espaço ecológico singular...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eliane Miranda Costa - Integrante / Diogo Menezes Costa - Coordenador.
2014 - 2018
Políticas Públicas para o Patrimônio Arqueológico do Marajó: um estudo de caso no rio Mapuá, Breves ? PA, Brasil
Descrição: O Projeto de Pesquisa denominado Políticas Públicas para o Patrimônio Arqueológico do Marajó: um estudo de caso no rio Mapuá, Breves ? PA, Brasil, nível doutorado, aprovado, em junho de 2014, pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), área de concentração: Arqueologia e linha de pesquisa: Cultura Material, Patrimônio e Sociedade, tem por objeto o ?Patrimônio Material e Arqueológico do Marajó?. Este é estudado por meio tanto de narrativas materiais e visuais como de narrativas orais de moradores e moradoras do rio Mapuá, município de Breves, Arquipélago de Marajó, Estado do Pará. Trata-se de uma pesquisa que tem por finalidade, compreender a história de ocupação humana no Mapuá, da formação do território, bem como entender a relação das pessoas com a materialidade do passado e do presente, incluindo o modo de vida, saberes, práticas e capacidade em lidar com temporalidades e dinâmicas específicas do rio e da floresta. Entre as contribuições almejadas destacam-se a realização de ações teórico-prática, consideradas singular para o desenvolvimento educacional, cultural e social do Marajó..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Eliane Miranda Costa - Coordenador.
2011 - 2014
Diálogos de saberes: processos educativos não escolares e práticas docentes
Descrição: Este projeto de pesquisa volta-se para a investigação dos diferentes processos educativos vivenciados no cotidiano de sujeitos da Amazônia paraense e das formas como tais processos são, ou não, incorporados no cotidiano das escolas formais de ensino. Tem como objetivo geral cartografar os saberes inscritos nas práticas sociais cotidianas das populações das cidades de Vigia, Colares e São Caetano de Odivelas, no Pará e analisar como esses saberes são contemplados, ou não, nas práticas educativas de escolas formais de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (11) Doutorado: (7) .

Integrantes: Eliane Miranda Costa - Integrante / Maria Betânia B. Albuquerque - Coordenador / Adailson Viana Soares - Integrante / Alder de Sousa Dias - Integrante / Adriene Suellen Ferreira Pimenta - Integrante / Ana Cristina Lima da Costa - Integrante / Danieli dos Santos Pimentel - Integrante / Francisco Perpétuo Socorro Diniz - Integrante / Suely Maria Scardini Gonçalves - Integrante / Brenda Gonçalves Fortes - Integrante / Claudete do Socorro Quaresma da Silva - Integrante / Felipe Alex Santiago Cruz - Integrante / MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO DE SOUZA AVELINO DE FRANÇA - Integrante / JOSEBEL AKEL FARES - Integrante / MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA - Integrante / MARTA GENÚ SOARES ARAGÃO - Integrante / EMMANUEL RIBEIRO CUNHA - Integrante / PEDRO FRANCO DE SÁ - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2011 - 2014
Projecto FCT Avaliação, Ensino e Aprendizagens em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas - AVENA
Descrição: O presente projecto de investigação parte do pressuposto de que os conhecimentos, concepções e experiências dos professores estão relacionados com as formas como organizam o ensino e a avaliação. Consequentemente, há relações que importa descrever e compreender entre as práticas dos professores nos domínios do ensino e da avaliação e as aprendizagens desenvolvidas pelos seus alunos. Em particular, interessa compreender que práticas de ensino e de avaliação estão relacionadas com a melhoria e o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos. O objectivo central da investigação é descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas em diferentes cursos de universidades portuguesas e brasileiras. A ideia principal é compreender as relações entre tais práticas, à melhoria das aprendizagens dos alunos e o seu sucesso académico. A importância e a natureza inovadora deste estudo decorrem da ausência de investigações sobre este tema nos dois países participantes e do facto de se prever uma investigação extensiva, intensiva e integrada em cursos de Ciências Sociais, Artes e Humanidades, Ciências e Tecnologias e Ciências da Saúde. Os resultados esperados poderão ajudar a compreender a avaliação das aprendizagens no ensino superior e, nesse sentido, contribuirão para a produção de conhecimento e para a reflexão teórica numa área que tem sido claramente negligenciada pela investigação. Tais resultados podem ser relevantes para a reformulação e melhoria de projectos educativos e formativos das instituições de ensino superior, de práticas pedagógicas e de políticas de formação de pessoal docente do ensino superior..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) Doutorado: (4) .

Integrantes: Eliane Miranda Costa - Integrante / Albêne Lis Monteiro - Coordenador.


Revisor de periódico


2018 - 2018
Periódico: Educación (Lima. 1992)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Grande área: Ciências Humanas/ Área: Educação/Subárea: Formação de Professores.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Grande área: Ciências Humanas/Área: Educação/Subárea: Pesquisa educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Grande área: Ciências Humanas/Área: Antropologia/Subárea: Gênero, modos de vida.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Grande área: Ciências Humanas/Área: Arqueologia/Subárea: Patrimônio, Cultura Material.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Grande área: Ciências Humanas/Área: Educação/subárea: Educação do Campo.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
COSTA, Eliane Miranda  Data: 22/02/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MIRANDA COSTA, ELIANE2017 MIRANDA COSTA, ELIANE. Licenciatura em Educação do Campo: intencionalidades na formação de educadores do campo no Marajó. Educación (Lima. 1992), v. 26, p. 88-103, 2017.

2.
SANTOS, A. M. S.2017 SANTOS, A. M. S. ; COSTA, E. M. ; BARROS, F. B. . AS PARTEIRAS E A ARTE DE FAZER PARTOS EM PERSPECTIVAS COSMOLÓGICAS NA ILHA DO MARAJÓ. VIVÊNCIA: REVISTA DE ANTROPOLOGIA, v. 1, p. 201-218, 2017.

3.
COSTA, ELIANE MIRANDA2017 COSTA, ELIANE MIRANDA. The 'Artifacts' of the ribeirinhos of Rio Mapuá, Marajó-PA, Brazil. HABITUS (UCG. IMPRESSO), v. 15, p. 343-363, 2017.

4.
COSTA, E. M.2016COSTA, E. M.. Dos Indígenas, Os Artefatos: A História dos Povos Indígenas do Arquipélago do Marajó, PA.. Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade, v. 03, p. 144-154, 2016.

5.
COSTA, E. M.2016COSTA, E. M.. Licenciatura em Educação do Campo: Intencionalidades da formação docente no Marajó. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 1, p. 279-298, 2016.

6.
COSTA MIRANDA, E.2016COSTA MIRANDA, E.. A FORMAÇÃO INICIAL DO EDUCADOR DO CAMPO: UM ESTUDO SOBRE A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/PROCAMPO. Revista Margem Interdisciplinar, v. 10, p. 95-111, 2016.

7.
COSTA, E. M.2016COSTA, E. M.. Os ?artefatos? e sua relação com a vivência cotidiana dos povos ribeirinhos do rio Mapuá, Marajó - Pa. REVISTA VISAGEM, v. 2, p. 265-284, 2016.

8.
COSTA, E. M.2015COSTA, E. M.; MONTEIRO, Albêne L. . FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NO CAMPO: REFLEXÕES ACERCA DO PROGRAMA DE APOIO A FORMAÇÃO SUPERIOR EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. Revista Maré: memórias, imagens e saberes do campo, v. 5, p. 78-93, 2015.

9.
1COSTA, E. M.2014 COSTA, E. M.; MONTEIRO, Albêne L. . A Pedagogia da Alternância na Licenciatura em Educação do Campo em Portel (PA). Comunicações (UNIMEP), v. 2, p. 113-127, 2014.

10.
2COSTA, E. M.2013COSTA, E. M.. FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS DO CAMPO: REFLEXÕES ACERCA DO PROGRAMA DE APOIO AFORMAÇÃO SUPERIOR EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃODO CAMPO ? PROCAMPO. Educere et Educare (Impresso), v. 08, p. 107-118, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, ELIANE MIRANDA. OS POVOS RIBEIRINHOS E A RESERVA EXTRATIVISTA NO RIO MAPUA NO ARQUIPÉLAGO DE MARAJÓ, BRASIL. In: Danila Barbosa de Castilho. (Org.). A interlocução de saberes na antropologia. 1ed.Ponta Grossa: Antonella Carvalho de Oliveira, 2019, v. 1, p. 67-83.

2.
COSTA, E. M.. Educação do campo: construindo caminhos para um paradigma de emancipação social. In: Cleonice Reis Souza Dourado; Ivanilde Apoluceno de Oliveira; Waldiza Lima Salgado dos Santos. (Org.). Diálogos entre a Epistemologia e a Educação. 1ed.Belém: CCSE-UEPA, 2013, v. 1, p. 64-77.

3.
COSTA, E. M.; MONTEIRO, Albêne L. . LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A FORMAÇÃO INICIAL DO EDUCADOR E DA EDUCADORA DO CAMPO E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. In: Denise Leite; Cleoni Barboza Fernandes. (Org.). Qualidade da educação superior : avaliação e implicações. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012, v. 6, p. 353-358.

4.
COSTA, E. M.; MONTEIRO, Albêne L. . PROCAMPO: UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO INICIAL PARA O DOCENTE DO CAMPO. In: Ussami Ferrari Leite [et al.]. (Org.). Políticas de formação inicial e continuada de professores. 1ed.Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2012, v. 1, p. 001741-001752.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, ElIiane M.. Narativas antropológicas sobre materialidade e espiritualidade na Amazônia marajoara. In: 31 RBA - Reunião Brasileira de Antropologia: Direitos Humanos e Antropologia em Ação, 2018, Brasília. Direitos Humanos e Antropologia em Ação, 2018. v. 1. p. 1-15.

2.
COSTA, ElIiane M.. GÊNERO, FEMINISMO E ARQUEOLOGIA NO MARAJÓ, PA. In: Seminário Internacional América Latina: politica e conflitos contemporâneos, 2017, Belém. Anais II Seminário Internacional América Latina: politica e conflitos contemporâneos. Belém: NAEA, 2017. v. 1. p. 4919-4932.

3.
COSTA, E. M.; SANTOS, A. M. S. ; BARROS, F. B. . As parteiras e a arte de fazer partos em perspectivas cosmológicas no arquipélago do Marajó. In: 30 Reunião Brasileira de Antropologia - Políticas da Atnropologia: Ética, Diversidade e Conflitos, 2016, João Pessoa -PB. Anais da 30 Reunião Brasileira de Antropologia. João Pessoa, PB: ABA, 2016. v. 1. p. 1-20.

4.
COSTA, E. M.; COSTA, D. M. ; PACHECO, A. S. . PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO E MEMÓRIA: reflexões sobre a construção da identidade no rio Mapua, Marajó, Pa/Brasil. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Anais eletrônico do XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015.

5.
COSTA, E. M.. OS ?POVOS RIBEIRINHOS? E A RESERVA EXTRATIVISTA NO RIO MAPUA NO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ. In: V REA XIV ABANNE, 2015, Maceió. Direitos diferenciados, conflitos e produção do conhecimento, 2015.

6.
COSTA, E. M.. LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: INTENCIONALIDADES NA FORMAÇÃO DE EDUCADOR@S DO CAMPO NO MARAJÓ. In: XII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, CULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2014, Belém. XII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, CULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2014.

7.
COSTA, E. M.; MONTEIRO, Albêne L. . A PEDAGOGIA DA /ALTERNÂNCIA: PRÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO EM PORTEL/PARA. In: II ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA PARAÍBA, 2013, João Pessoa. II ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA PARAÍBA, 2013.

8.
DIAS, Alder de S. ; COSTA, E. M. . FORMAÇÃO DE EDUCADORES/RAS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: XX EPEN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus. Educação, culturas e diversidades, 2011.

9.
COSTA, E. M.. FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES E EDUCADORAS DO CAMPO: ASPECTOS TEÓRICOS. In: II Seminário de Pesquisa em Educação do Campo, 2011, Florianópolis. Educação do Campo: desafios teóricos e práticos, 2011.

10.
COSTA, E. M.; CORDEIRO, G. N. K. . EDUCAÇÃO DO CAMPO E O PROFESSOR: REFLEXÕES ACERCA DO PERFIL DO PROFESSOR E PROFESSORA DE CLASSES MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE BREVES/MARAJÓ. In: XX EPEN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus. Educação, culturas e diversidades, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, ElIiane M.. Os ribeirinhos do rio Mapuá, arquipélago de Marajó: Modos de vida, cosmologia, práticas materiais e simbólicas. In: Os ribeirinhos do rio Mapuá, arquipélago de Marajó: Modos de vida, cosmologia, práticas materiais e simbólicas, 2017, Foz do Iguaçu. Os ribeirinhos do rio Mapuá, arquipélago de Marajó: Modos de vida, cosmologia, práticas materiais e simbólicas, 2017. v. 1.

2.
COSTA, E. M.; CORDEIRO, G. N. K. . Políticas públicas educacionais e a formação inicial de professor@s do campo do município de Breves/PA. In: II Encontro de Pesquisa do Campo do Estado do Pará, 2010, Belém. II Encontro de Pesquisa do Campo do Estado do Pará: os usos políticos, sociais e acadêmicos dos conhecimentos, suas tensões para a participação e controle social, 2010. v. 1. p. 59-61.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, ElIiane M.. Do sítio as casas: sentidos e significados do patrimônio arqueológico para os moradores do rio Mapuá, arquipélago de Marajó-PA, Brasil. In: IX Reunión de Teoría Arqueológica de América del Sur (TAAS), 2018, Ibarra, Equador. Anais da IX Reunión de Teoría Arqueológica de América del Sur (TAAS), Ibarra, Equador, 2018. v. 1. p. 07-07.

2.
COSTA, ElIiane M.; COSTA, D. M. ; LOPES, R. A. ; PINTO, T. K. . Narrativas arqueológicas da Amazônia: reflexões sobre a cultura material, paisagens e a pesquisa no contemporâneo. In: IV Reunião da SAB Norte: apropriando-se do passado - o futuro do passado na região Norte, 2018, Manaus. IV Reunião da SAB Norte: apropriando-se do passado - o futuro do passado na região Norte, 2018. v. 1. p. 18-19.

3.
COSTA, ElIiane M.. Cultura material nas vozes de povos tradicionais do Marajó: reflexões sobre a dimensão material paa a vida social. In: IV Reunião da SAB Norte: apropriando-se do passado - o futuro do passado na região Norte, 2018, Manaus. IV Reunião da SAB Norte: apropriando-se do passado - o futuro do passado na região Norte, 2018. p. 20-20.

4.
MIRANDA COSTA, ELIANE. RESERVA EXTRATIVISTA MAPUÁ NO ARQUIPÉLAGO DE MARAJÓ: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE UM CONFLITO AGRÁRIO. In: II Congresso Internacional de Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins: diversidade cultural, socioterritorial, lutas e práticas, 2018, Palmas, TO. Anais do Caderno de resumos do II Congresso Internacional de Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins: diversidade cultural, socioterritorial, lutas e práticas. Palmas, TO: Fundação Universidade Federal de Tocantins, 2018. v. 1. p. 93-93.

5.
COSTA, ElIiane M.. Entre a cruz e o milagre: promessa, fé e oferenda. In: III DCIMA (Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia) e II Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa em Discurso e Linguagem do Maranhão, 2017, São Luiz. Caderno de Resumos- III DCIMA (Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia). São Luiz: EDUFMA, 2017. v. 1. p. 78-78.

6.
COSTA, E. M.. Dos Indígenas, Os Artefatos: A História dos Povos Indígenas do Arquipélago do Marajó, PA.. In: I Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil ? CONEAB, 2015, Garanhuns-PE. CADERNO DE RESUMOS I Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil: entre margens e fronteira. Garanhuns-PE: Editora Jairo Nogueira Luna, 2015. v. 1. p. 54-55.

7.
COSTA, E. M.. A Formação Inicial do Educador do Campo. In: II COLÓQUIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE, 2013, Belém. II COLÓQUIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE, 2013.

8.
PIMENTEL, Danieli dos S. ; DIAS, Alder de S. ; COSTA, E. M. . DIÁLOGO DE SABERES: PROCESSOS EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES E PRÁTICAS DOCENTES. In: XX EPEN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus. Educação, culturas e diversidades, 2011.

9.
COSTA, E. M.. Políticas públicas educacionais e a formação inicial de professores e professoras do campo do município de Breves/PA. In: IIII Encontro Internacional de Pesquisa em Educação do Campo e III Seminário sobre Educação Superior e as Políticas para o desenvolvimento do campo brasileiro, 2010, Brasília. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo, 2010. v. 01. p. 55-55.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, ElIiane M.. Pesquisa e Desenvolvimento local. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
COSTA, ElIiane M.. Os ribeirinhos do rio Mapuá, arquipélago de Marajó: Modos de vida, cosmologia, práticas materiais e simbólica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
COSTA, ElIiane M.. Antropologia e arqueologia no Marajó: narrativas dos moradores do Rio Mapuá-Pa sobre a cultura material. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
COSTA, ElIiane M.. O PATRIMÔNIO MATERIAL DOS RIBEIRINHOS DO RIO MAPUÁ, NA AMAZÔNIA MARAJOARA, PA: SABERES E IDENTIDADES EM CONEXÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
COSTA, ElIiane M.. ARQUEOLOGIA E PATRIMÔNIO NA AMAZÔNIA MARAJOARA: REFLEXÕES EM DEFESA DA PRESERVAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
COSTA, ElIiane M.. GÊNERO, FEMINISMO E ARQUEOLOGIA NO MARAJÓ, PA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
COSTA, E. M.. Investigação arqueológica no Mapuá, Breves, Marajó/PA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
COSTA, E. M.; SANTOS, A. M. S. ; BARROS, F. B. . As parteiras e a arte de fazer partos em perspectivas cosmológicas no arquipélago do Marajó. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LEÃO, Dione do S.S ; GONTIJO, F ; COSTA, E. M. . Sob o Regime das Águas: Estéticas da Tradição e da Modernidade nas Construções às Margens do Rio Mapuá, no Arquipélago do Marajó, Pará. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
COSTA, ElIiane M.. ARQUEOLOGIA NO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ: O PATRIMÔNIO MATERIAL DOS RIBEIRINHOS DO MAPUÁ/PA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
COSTA, E. M.; COSTA, D. M. ; PACHECO, A. S. . PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO E MEMÓRIA: reflexões sobre a construção da identidade no rio Mapua, Marajó, Pa/Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
COSTA, E. M.. OS POVOS RIBEIRINHOS E A RESERVA EXTRATIVISTA NO RIO MAPUA NO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
COSTA, E. M.. Narrativas de moradores do Mapuá acerca do patrimônio arqueológico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
COSTA, E. M.. Pelo Rio Mapuá: Reflexões sobre o Patrimônio Cultural Arqueológico do Marajó das Florestas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
COSTA, E. M.; CAETANO, V. N. . Formação docente e pesquisa no Marajó: desafios e perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
COSTA, E. M.. A importância da escolarização da mulher. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
CAETANO, V. N. ; COSTA, E. M. . CLASSES MULTISSERIADAS: O PERCURSO HISTÓRICO DE UM OBJETO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
COSTA, E. M.; MONTEIRO, A. L. . FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS DO CAMPO: REFLEXÕES ACERCA DO PROGRAMA DE APOIO A FORMAÇÃO SUPERIOR EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO ? PROCAMPO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
COSTA, E. M.; MONTEIRO, Albêne L. . PROCAMPO: UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO INICIAL PARA O DOCENTE DO CAMPO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
COSTA, E. M.. Formação inicial de educadores e educadoras do campo: aspectos teóricos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
COSTA, E. M.; MONTEIRO, Albêne L. . LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A FORMAÇÃO INICIAL DO EDUCADOR E EDUCADORA DO CAMPO E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
COSTA, E. M.; CORDEIRO, G. N. K. . Educação do Campo e o professor: reflexões acerca do perfil do professor e professora de classes multisseriadas do município de Breves/Marajó. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
COSTA, E. M.. Formação de educadores/ras: uma análise epistemológica da Licenciatura em Educação do Campo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
COSTA, E. M.. Diálogo de Saberes: processos educativos não escolares e prática docentes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
COSTA, E. M.. Políticas públicas educacionais e a formação inicial de professores e professoras do Campo do Município de Breves/PA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LEÃO, Dione do S.S ; GONTIJO, F ; COSTA, E. M. . Sob o regime das águas: Estéticas da tradição e da modernidade nas construções às margens do rio Mapuá, no arquipélago do Marajó, Pará. Belém: Revista Amazônica, 2016 (Ensaio Fotográfico).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMA, Natamias L. de ; COSTA, ElIiane M. ; GUEDES, Leonildo N. do A. . Portaria N. 110/2018 - CG/CUMB. 2018.

2.
RODRIGUES, Ronaldo de O. ; COSTA, ElIiane M. ; FERREIRA, R. R. B. . Portaria N. 04/2018 - CG/CUMB. 2018.

3.
RODRIGUES, R. O. ; COSTA, ElIiane M. ; FERREIRA, R. R. B. . Parecer N. 01/2017-FECH-UFPA. 2017.

4.
RODRIGUES, R. O. ; COSTA, ElIiane M. ; FERREIRA, R. R. B. . Parecer N. 114/2017. 2017.

5.
COSTA, E. M.; NASCIMENTO, F. ; REIS, M. E. ; COSTA, T. S. . ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: afirmando identidade e tecendo cidadania. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COSTA, ElIiane M.. Reflexões iniciais: nov@s professor@s e os velhos problemas educacionais do meio rural e de comunidades ribeirinhas do Marajó das Florestas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
COSTA, ElIiane M.. Memórias em Escavações: valorização das narrativas orais e da memória de moradores do rio Mapuá, Breves-PA. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
COSTA, E. M.. Mesa Redonda: Avaliar para aprender: desafios teóricos e práticos da avaliação da aprendizagem no contexto rural. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, ElIiane M.. Normas técnicas para o trabalho científico: a organização das referências bibliográficas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
COSTA, E. M.. Formação continuada destinados a professores/as da Educação do Campo. 2008. .

3.
COSTA, E. M.. 1º Circuito de. 2006. .

4.
COSTA, E. M.. Oficina "Corporeidade na sala de aula: Por uma educação que signifique". 2003. .


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
LEÃO, Dione do S.S ; GONTIJO, F ; COSTA, E. M. . Sob o Regime das Águas: Estéticas da Tradição e da Modernidade nas Construções às Margens do Rio Mapuá, no Arquipélago do Marajó, Pará. 2016. Fotografia.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PANTOJA, João Marcelino R.; FERREIRA, D.; COSTA, E. M.. Participação em banca de Carlos Magno de Lima Lopes; Francimara Costa Souza. Educação em direitos humanos e formação de professores: uma análise do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará em Breves. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos e Diversidade) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RODRIGUES, J. M. P.; COSTA, ElIiane M.. Participação em banca de Maria Cleidiane Silva de Lima.A realidade do transporte escolar na escola Bernardino Cardoso no meio rural do município de Anajás-PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

2.
LANDIM, T. M. H.; COSTA, ElIiane M.. Participação em banca de Crislene Farias da Silva.Fazeres ordinários: memórias enquanto recursos para professores da EJA em uma escola do Campo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

3.
GUIMARAES, M. R.; COSTA, ElIiane M.; GAMA, V. M.. Participação em banca de Gilney Amorim Brito.As implicações do trabalho infantil na turma de 2º ciclo da E. R. M. E. F. Salmo da Educação ribeirinha de Portel-PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

4.
LIMA, Natamias L. de; COSTA, ElIiane M.. Participação em banca de Kenanny Semayas Palheta de Souza.Programa Novo Mais Educação: um estudo de caso em duas escolas de educação básica de Oeiras do Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

5.
LANDIM, T. M. H.; COSTA, ElIiane M.; GUIMARAES, M. R.. Participação em banca de José Angêlo Pamplona Menezes; Rafael Sousa Cavalcante.Educação do Campo: acesso de alunos às escolas ribeirinhas do município de Anajás. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

6.
LANDIM, T. M. H.; COSTA, E. M.; MOURA, G. P.. Participação em banca de Dailson Almeida Monteiro; Harlyson Gomes Pinto.Currículo e cultura na educação do campo:um estudo de caso em uma escola ribeirinha. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

7.
SOUZA, A. A. Cals; COSTA, E. M.. Participação em banca de Mônica Pacheco Góes.Política educacional no Arquipélago do Marajó: a organização do ensino no município de Melgaço/PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

8.
LANDIM, T. M. H.; COSTA, E. M.; PAES, Carlos E. das Neves. Participação em banca de Joelma Prata Vasconcelos; Igor Ferreira de Souza.Alfabetização de Jovens e Adultos: um estudo sobre o projeto AJA - Afirmando identidade e tecendo cidadania no município de Breves. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

9.
SOUZA, A. A. Cals; COSTA, E. M.. Participação em banca de Shirla Thaiana Monteiro Pinheiro.A família na escola: uma análise sobre a participação da família no processo de aprendizagem dos alunos do centro educacional católico São Francisco do município de Bagre-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

10.
COSTA, E. M.; BARBOSA, M.M. Participação em banca de JOSÉ HUMBERTO; DENIS.Educação do campo no Marajó das Florestas: um estudo de caso acerca da prática pedagógica em classes multisseriadas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

11.
COSTA, E. M.; BARBOSA, M.M. Participação em banca de ENERSTINO; ROSINETE.PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA FERRAMENTA DE RESSIGNIFICAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR NO CAMPO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
COSTA, ElIiane M.. Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2018. Universidade Federal do Pará.

2.
MATOS, Cleide C. de; COSTA, ElIiane M.; PUREZA, Enil do S. de S.; GUEDES, Leonildo N. do A.; LIMA, Natamias L. de; RODRIGUES, Ronaldo de O.; AMARAL, Sônia M. P. do. Banca Examinadora do processo de seleção do Curso de Especialização em "Educação e Cidadania". 2018. Universidade Federal do Pará.

3.
COSTA, E. M.; MIRANDA NETO, Q.; MARTINS, M. L. R.. Processo Seletivo para professores do campo de 5ª a 8ª. 2013. Secretaria Municipal de Educação - Breves.

4.
COSTA, E. M.; NASCIMENTO, F.; DUARTE JUNIOR, A. P.. Processo Seletivo para professores do campo de 5ªa 8ª. 2013. Secretaria Municipal de Educação - Breves.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Reunião da SAB Norte: apropriando-se do passado - o futuro do passado da região Norte do Brasil. 2018. (Outra).

2.
| I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult. 2017. (Seminário).

3.
I Seminário de Políticas Públicas Educacionais no Marajó: as metas do PNE e a realidade marajoara. 2017. (Seminário).

4.
Seminário Internacional América Latina: políticas e conflitos contemporâneos. 2017. (Seminário).

5.
Seminário Internacional Antropologia em Foco VI. 2017. (Seminário).

6.
XIX Congresso da SAB: Arqueologia na Trincheira. 2017. (Congresso).

7.
30ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2016. (Outra).

8.
II Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica. 2016. (Encontro).

9.
O olhar de natureza cultura em Amazônia: as vozes do rio, de Ana Pizarro. 2015. (Outra).

10.
Seminário de avaliação educacional e institucional: desafios, perspectivas e alternativas no contexto rural. 2015. (Seminário).

11.
Sítio Escola-Engenho do Murutucu. 2015. (Outra).

12.
V Reunião Equatorial de Antropologia (REA) e XIV ABANNE. 2015. (Seminário).

13.
XXVIII Simpósio Nacional de História, promovido pela Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil). 2015. (Simpósio).

14.
Seminário de Antropologia no Marajó das Florestas: formação, pesquisa e saberes locais. 2014. (Seminário).

15.
Simpósio Antropologia em Foco IV. 2014. (Simpósio).

16.
I Seminário da Licenciatura em Educação do Campo do Pará e Amapá e III Encontro de pesquisa da educação do campo do Estado do Pará. 2012. (Seminário).

17.
5º CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. 2011. (Congresso).

18.
Círculo de Pesquisas e Estudos Pós Doutorais. 2011. (Outra).

19.
I Encontro dos Segmentos que fazem Educação de Jovens e Adultos no Pará. 2011. (Encontro).

20.
II Seminário de Pesquisa em Educação do Campo: desafios teóricos e práticos. 2011. (Seminário).

21.
IV Colóquio da Linha de Políticas Públicas Educacionais do PPGED/UFPA. 2011. (Outra).

22.
VI Seminário Internacional inovação, universidade e integridade na pesquisa. 2011. (Seminário).

23.
X seminário Internacional: ?A qualidade da educação superior: grupos investigativos internacionais em diálogo?. 2011. (Seminário).

24.
"Planejamento, Elaboração e Análise de instrumentos para coleta de informações em Psicologia e Educação". 2010. (Outra).

25.
Círculos Temáticos do ECOS - Educação e Cultura: "Paulo Freire e a construção coletiva do currículo". 2010. (Outra).

26.
I Encontro de Educação Inclusiva e Diversidade na Amazônia Paraense. 2010. (Encontro).

27.
II ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DO ESTADO DO PARÁ. 2010. (Encontro).

28.
IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E II SEMINÁRIO ESTADUAL DE JUVENTUDE NO CAMPO. 2010. (Seminário).

29.
V Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2010. (Seminário).

30.
Colóquio Educação do Campo, Desenvolvimento e Sustentabilidade. 2009. (Outra).

31.
Oficina Pedagógica sobre Técnicas e Elaboração de Projetos. 2009. (Oficina).

32.
OFICINAS PEDAGÓGICAS SOBRE AS ÁREAS DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. 2009. (Oficina).

33.
?Elaboração do Plano de Ação da Coordenação de Educação do Campo Brevense?,. 2008. (Outra).

34.
Planejamento Estratégico - PES - da Secretaria Municipal de Educação de Breves.. 2008. (Outra).

35.
Projeto Sala-Museu.Projeto Sala-Museu. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIRANDA COSTA, ELIANE. A educação escolar no Marajó: reflexões acerca das mudanças na legislação e suas implicações para a educação pública. 2018. (Outro).

2.
PACHECO, A. S. ; COSTA, ElIiane M. . Ciência & Saberes Locais: pesquisa e interculturalidade no Marajó. 2018. (Outro).

3.
COSTA, E. M.; CAETANO, V. N. ; LIMA, Natamias L. de . Plenária do Forúm de Educação do Campo do Marajó. 2017. (Outro).

4.
COSTA, ElIiane M.. I Seminário de Políticas Públicas Educacionais no Marajó: as metas do PNE e a realidade marajoara. 2017. (Outro).

5.
COSTA, E. M.. Politicas Educacionais - Base Nacional Comum e Medida Provisória 746. 2016. (Outro).

6.
COSTA, E. M.. Seminário de avaliação educacional e institucional: desafios, perspectivas e alternativas em contexto rural. 2015. (Outro).

7.
COSTA, E. M.. 1º Colóquio Educação do Campo. 2014. (Outro).

8.
COSTA, E. M.. Colóquio sobre Financiamento da Educação. 2013. (Outro).

9.
COSTA, E. M.. I Jornada Pedagógica das Escolas do Campo Brevense. 2008. (Outro).

10.
COSTA, E. M.. Formação continuada destinada a professores/as da educação do campo. 2008. (Outro).

11.
COSTA, E. M.. II MÓDULO DO CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL:. 2008. (Outro).

12.
COSTA, E. M.. Curso-oficina: Organização do Trabalho Pedagógico. 2008. (Outro).

13.
COSTA, E. M.. I Marcha pela educação das Escolas do Campo Brevense. 2007. (Outro).

14.
COSTA, E. M.. Atividades da Expedição Vaga Lume. 2006. (Outro).

15.
COSTA, E. M.. I Jornada Pedagógica do Campus de Breves. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
EIDE DA SILVA MEDEIROS. A representação da mulher na literatura paraense. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Cidadania) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

2.
ANDRESSA SANTOS GONÇALVES. Perspectivas de comunidades tradicionais sobre práticas ambientais no Marajó. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Cidadania) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

3.
ELBISON BISPO GOMES. A PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA DO CAMPO NA MEDIAÇÃO DA CIDADANIA. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Cidadania) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

4.
JULIANE SANCHES DA SILVA. Um estudo sobre as professoras marajoaras: as implicações das questões de gênero no desempenho de sua profissão. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Cidadania) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Walrilene Evangelista. Síndrome de Bunout: um estudo em Portel-PA. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

2.
FERNANDO NONATO DE CARVALHO AYRES. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM REGIME DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: LIMITES E POSSIBILIDADES DO CENTRO DE RECUPERAÇÃO REGIONAL DE BREVES. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

3.
Anderson Farias. Formação docente e a relação com o rendimento escolar. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

4.
Dayane Santos. Pedagogia da Altenância no curso de Agroténico. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

5.
SALENE DA COSTA NASCIMENTO. Ditadura Civil Militar na Amazônia marajoara: a ?silenciosa? influência na educação no município de Breves/PA. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Luciene Pinheiro. A ESCOLA E SEUS OBJETOS: diálogos interdisciplinares sobre a cultura material escolar em Breves, arquipélago de Marajó, PA. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Dalcides Santana Pinheiro;José Lopes da Silva. A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MARAJÓ: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE PORTEL. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Docência do) - Escola Superior da Amazônia. Orientador: Eliane Miranda Costa.

2.
Adaiane Cezário; Alvanete da Silva;Maria José Barbosa. Gestão Escolar e o Processo Ensino-aprendizagem dos educandos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Docência do) - Escola Superior da Amazônia. Orientador: Eliane Miranda Costa.

3.
Alzilethe Ferreira Valente;Benedito do Socorro Valente. A qualidade da educação escolar e a importância dos conselhos escolares: um estudo de caso na escola Municipal Maria de Lourdes da Cunha Brasil em Portel ? Pará. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Docência do) - Escola Superior da Amazônia. Orientador: Eliane Miranda Costa.

4.
Ana dos Santos;Helene Tavares; Ilma Fialho de Oliveira. Do Acesso á Permanência de Alunos do Ensino Médio de Escolas Públicas na Educação Superior. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Docência do) - Escola Superior da Amazônia. Orientador: Eliane Miranda Costa.

5.
Andrelina Almeida; Rogério Freitas; Sueli da Luz Silva. O cotidiano escolar: reflexões acerca da importância de integrar gestão, currículo e avaliação da aprendizagem. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Docência do) - Escola Superior da Amazônia. Orientador: Eliane Miranda Costa.

6.
Eliana Pereira; Raimunda Eliana Gomes; Maria José da Costa. A alfabetização na escola do campo: um estudo em Portel - Pa. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Docência do) - Escola Superior da Amazônia. Orientador: Eliane Miranda Costa.

7.
Janete Moraes da Silva; Odenir Dias Ferreira. Fatores que contribuem com a violência escolar em uma escola pública no Município de Portel-PA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Docência do) - Escola Superior da Amazônia. Orientador: Eliane Miranda Costa.

8.
Gláucia Machado Costa;Denise Leão; Roseane Gonçalves Silva. Afetividade na relação professor-aluno como contribuição para uma educação transformadora em uma Escola do Ensino Médio no Município de Portel-PA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Docência do) - Escola Superior da Amazônia. Orientador: Eliane Miranda Costa.

9.
Maria Cecília Figueiredo Mendonça e Raquiléia Nunes Correa. O perfil do educando do curso de especialização em gestão educacional e docência no ensino superior da Esamaz no município de Portel-PA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Docência do) - Escola Superior da Amazônia. Orientador: Eliane Miranda Costa.

10.
Benedito Márcio Alves; Maria Antônia Alves; Sônia M. Bezerra. Escola e Família: uma relação possível. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Docência do) - Escola Superior da Amazônia. Orientador: Eliane Miranda Costa.

11.
Gelson Correa Figueiredo;Ana Cristina Lobato Pereira. A Relação Gestor/Professor : Um Estudo em Portel -Pa. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional e Docência do) - Escola Superior da Amazônia. Orientador: Eliane Miranda Costa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tânia dos Santos da Costa. A Educação de Jovens e Adultos na Amazônia marajoara: desafios e perspectivas para a emancipação social em Curralinho, PA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eliane Miranda Costa.

2.
Maico Machado Brito. O Banco Mundial e a formação docente no Brasil: implicações na política educacional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eliane Miranda Costa.

3.
Elbison Bispo Gomes. Educação do campo e nucleação escolar: um estudo de caso no arquipélago de Marajó, PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eliane Miranda Costa.

4.
Edilson Gonçalves Alves Dias. O CURRÍCULO DA ESCOLA DO CAMPO E A RELAÇÃO COM OS SABERES TRADICIONAIS: UM ESTUDO NA COMUNIDADE ?SÃO JOÃO?, BAGRE-PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eliane Miranda Costa.

5.
RAIMUNDA PANTOJA DA GAMA. IDENTIDADE QUILOMBOLA NO MARAJÓ: UM ESTUDO SOBRE ASPECTOS EDUCACIONAIS E CULTURAIS DA COMUNIDADE SÃO SEBASTIÃO NO MUNICIPIO DE PORTEL-PARÁ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eliane Miranda Costa.

6.
Andreza da Paixão Silva. As relações étnico-raciais na perspectiva da literatura infantil: reflexões epistemológicas sobre a afirmação da igualdade racial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eliane Miranda Costa.

7.
Antônio dos Santos Cruz de Moura. Professores Migrantes em Portel: trajetória, experiências e contribuições à educação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eliane Miranda Costa.

8.
Elianderson Carvalho de Souza; Micharle Carvalho Valente. Educação do Campo no Marajó: a prática pedagógica em classes multianos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eliane Miranda Costa.

9.
ÉRIKA KATRINA DOS SANTOS MATOS; SAGIS MONTEIRO PROGÊNIO. SISTEMA ALTERNATIVO DE PRODUÇÃO FAMILIAR: uma proposta de sustentabilidade para comunidades ribeirinhas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Eliane Miranda Costa.

10.
ERNESTINO DA SILVA CARDOSO;ROSINETE DOS SANTOS LEAL. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA FERRAMENTA DE RESSIGNIFICAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR NO CAMPO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Eliane Miranda Costa.

11.
DENIS DO SOCORRO PUREZA; JOSE HUMBERTO LOPES GOMES. Educação do campo no Marajó das Florestas: um estudo de caso acerca da prática pedagógica em classes multisseriadas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Eliane Miranda Costa.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
1COSTA, E. M.2014 COSTA, E. M.; MONTEIRO, Albêne L. . A Pedagogia da Alternância na Licenciatura em Educação do Campo em Portel (PA). Comunicações (UNIMEP), v. 2, p. 113-127, 2014.

2.
COSTA, E. M.2016COSTA, E. M.. Dos Indígenas, Os Artefatos: A História dos Povos Indígenas do Arquipélago do Marajó, PA.. Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade, v. 03, p. 144-154, 2016.

3.
COSTA, E. M.2016COSTA, E. M.. Licenciatura em Educação do Campo: Intencionalidades da formação docente no Marajó. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 1, p. 279-298, 2016.

4.
COSTA MIRANDA, E.2016COSTA MIRANDA, E.. A FORMAÇÃO INICIAL DO EDUCADOR DO CAMPO: UM ESTUDO SOBRE A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/PROCAMPO. Revista Margem Interdisciplinar, v. 10, p. 95-111, 2016.

5.
SANTOS, A. M. S.2017 SANTOS, A. M. S. ; COSTA, E. M. ; BARROS, F. B. . AS PARTEIRAS E A ARTE DE FAZER PARTOS EM PERSPECTIVAS COSMOLÓGICAS NA ILHA DO MARAJÓ. VIVÊNCIA: REVISTA DE ANTROPOLOGIA, v. 1, p. 201-218, 2017.

6.
COSTA, ELIANE MIRANDA2017 COSTA, ELIANE MIRANDA. The 'Artifacts' of the ribeirinhos of Rio Mapuá, Marajó-PA, Brazil. HABITUS (UCG. IMPRESSO), v. 15, p. 343-363, 2017.


Livros e capítulos
1.
COSTA, E. M.. Educação do campo: construindo caminhos para um paradigma de emancipação social. In: Cleonice Reis Souza Dourado; Ivanilde Apoluceno de Oliveira; Waldiza Lima Salgado dos Santos. (Org.). Diálogos entre a Epistemologia e a Educação. 1ed.Belém: CCSE-UEPA, 2013, v. 1, p. 64-77.

2.
COSTA, E. M.; MONTEIRO, Albêne L. . LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A FORMAÇÃO INICIAL DO EDUCADOR E DA EDUCADORA DO CAMPO E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. In: Denise Leite; Cleoni Barboza Fernandes. (Org.). Qualidade da educação superior : avaliação e implicações. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012, v. 6, p. 353-358.

3.
COSTA, E. M.; MONTEIRO, Albêne L. . PROCAMPO: UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO INICIAL PARA O DOCENTE DO CAMPO. In: Ussami Ferrari Leite [et al.]. (Org.). Políticas de formação inicial e continuada de professores. 1ed.Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2012, v. 1, p. 001741-001752.



Outras informações relevantes


Pesquisadora da Red Estrado (http://www.redeestrado.org/web/2/1.php?idioma=port); aprovada no Concurso Público para Técnica-Pedagógica da Prefeitura Municipal de Portel-PA, em 2005; aprovada no Concurso Público para Técnica-Pedagógica da Prefeitura Municipal de Breves-PA, em 2006; Aprovada no Concurso Público para Técnico Educacional da Secretaria de Estado e Educação do Pará, em 2008 e Aprovada no Concurso Público para Professora Técnica-Pedagógica da Prefeitura Municipal de Breves-PA, em 2014.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 8:12:55