Claudney Maria de Oliveira e Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7800054245868186
  • Última atualização do currículo em 11/04/2017


Possui graduação em Inglês e Literaturas Correspondentes pela Universidade Católica de Goiás (1989), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (2005) e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Trabalhou como professora-tutora no curso Letras-LIBRAS da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).No curso Letras-LIBRAS da Universidade Federal de Goiás (UFG) trabalha nas disciplinas de Língua de Sinais Brasileira, Português como segunda língua para surdos, Morfologia e Literatura surda. Atua nas seguintes áreas: ensino e aprendizagem de línguas, Libras, português e inglês para surdos, multilinguismo e educação de surdos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudney Maria de Oliveira e Silva
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA-SILVA, C.M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Humanas e Letras.
Faculdade de Letras
Itatiaia
74000-000 - Goiania, GO - Brasil
Telefone: (62) 35211134
URL da Homepage: www.letras.ufg.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Letras e Linguística.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: A aprendizagem colaborativa de Inglês Instrumental por alunos surdos: um estudo de caso com alunos do curso de Letras:Libras da UFG, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Francisco José Quaresma de Figueiredo.
Palavras-chave: aprendizagem colaborativa; alunos surdos; Inglês Instrumental; Multilinguismo; Língua de Sinais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LIBRAS - Língua de Sinais Brasileira.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Inglesa.
2003 - 2005
Mestrado em Linguistica Aplicada.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: O surdo na escola inclusiva aprendendo uma língua estrangeira: um desafio para professores e alunos,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Maria Luisa Ortiz Alvarez.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1985 - 1989
Graduação em Inglês e Literaturas Correspondentes.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Teaching writing to deaf learners. (Carga horária: 8h).
University of Patras, UPATRAS, Grécia.
2015 - 2015
Letras - Área de concentração em Lingüística e Língua Portuguesa. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Depictions, Espaços Mentais e Coesão na Trad. (Carga horária: 16h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em ELiS 2- Escrita das línguas de sinais. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2012 - 2012
Estratégias de interpretação de elementos de dific. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Docência no Ensino Superior/ Estágio Probatório. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2010 - 2010
curso ELiS: iniciação à pratica de produção textua. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2009 - 2009
ELIS: Curso sobre a Escrita das Línguas de Sinais. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2009 - 2009
Letras/LIBRAS. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Letras/LIBRAS. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2007
letras/LIBRAS. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
Introdução à Língua de Sinais Americana. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
SignWriting- Escrita em Língua de Sinais. (Carga horária: 30h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2006 - 2006
Lingüística e Língua de Sinais. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
Lingüística Cognitiva e Língua de Sinais. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
letras/LIBRAS. (Carga horária: 36h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2001 - 2001
Test of English for International Communication.
Toeic Services Brazil, TSB, Brasil.
1997 - 1997
Examination in English for Language Teachers.
University of Cambridge, UC, Inglaterra.
1993 - 1993
English Language, Culture and Customs.
Coventry International English Studies Centre, CIESC, Inglaterra.
1993 - 1993
Inglês Instrumental. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
1992 - 1993
Curso de Curta Duração.
Sociedade Educacional Chaplin, CHAPLIN, Brasil.
1989 - 1989
English Language.
The University of Michigan English Language Institute, MICHIGAN, Estados Unidos.
1988 - 1989
Língua Inglesa - Conversação.
American House English Language Center, AHELC, Brasil.
1987 - 1988
Língua Inglesa - Avançado.
American House English Language Center, AHELC, Brasil.
1985 - 1987
Língua Inglesa - Intermediário.
American House English Language Institute, AMERICAN HOUSE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora da graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2009 - 08/2013
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português I e II ( para alunos surdos)
Morfologia
Literatura Surda
Libras I e II

Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária, FAPEU, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Tutora Curso Letras/Libras da UFSC, Carga horária: 20


Fundação do Ensino da Engenharia em Santa Catarina, FEESC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora-tutora Curso Letras-Libras/ UFSC, Carga horária: 20


Secretaria de Estado de Educação de Goiás, SEE-GO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 20


Faculdade Padrão, FP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 30


Faculdade de Iporá, FAI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: professora convidada, Enquadramento Funcional: professora convidada


UNiEvangélica Centro Universitário, UNI E, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: professora convidada, Enquadramento Funcional: livre
Outras informações
Curso de Língua de Sinais Brasileira-LIBRAS com duração de 20 horas cada módulo.

Atividades

09/2005 - 10/2005
Ensino, LIBRAS II - Língua de Sinais Brasileira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS II
04/2005 - 05/2005
Ensino, LIBRAS I - Língua de Sinais Brasileira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS I
12/2004 - 12/2004
Ensino, LIBRAS I - Língua de Sinais Brasileira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS I

High School English Course, HSEC, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1994
Vínculo: regido pela CLT, Enquadramento Funcional: professora de língua inglesa, Carga horária: 24

Atividades

07/1990 - 03/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
A APRENDIZAGEM COLABORATIVA DE INGLÊS POR ALUNOS SURDOS BRASILEIROS
Descrição: Essa pesquisa visa analisar a aprendizagem de inglês por alunos surdos a partir do ponto de vista da professora e dos próprios alunos, buscando identificar características da aprendizagem colaborativa nesse processo e as possíveis contribuições para o aprendizado de línguas de um modo geral. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com cunho etnográfico, a qual será desenvolvida com alunos surdos inscritos na disciplina de Inglês Instrumental no curso de Letras da UFG, alunos ouvintes que interagirem com eles e a professora. Os instrumentos de geração de dados são: entrevistas, diário de campo da professora, observação e diário de campo da pesquisadora e filmagem das aulas. As analises se fundamentarão na teoria sociocultural, em que ?a aprendizagem é um processo que se situa contextualmente através da interação com as outras pessoas (VYGOTSKY, 1998)?. A expectativa é de que a pesquisa possa ?contribuir para uma maior compreensão do processo de aprendizagem da língua inglesa por alunos surdos, seu desenvolvimento linguístico e indiretamente favorecer o seu processo de inclusão.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Claudney Maria de Oliveira e Silva - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2010 - 2012
O ser Surdo: Línguas de Sinais, sociedade, cultura e educação
Descrição: participante de projetos de pesquisa sem financiamento.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - 2012
Ciclo de Debate: Língua de Sinais
Descrição: Participante de projeto de extensão/cultura cadastrado na PROEC.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LIBRAS - Língua de Sinais Brasileira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Intérprete de LIBRAS.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.2016OLIVEIRA-SILVA, C.M.; ALMEIDA, E. A. P. ; FERREIRA, K. C. ; SOUZA, . S. L. ; ARAUJO, R. S. P. ; RODRIGUES, R. V. ; CHAVEIRO, N. . A língua de sinais na concepção de otorrinolaringologista e fonoaudiólogo. sinalizar, v. 1, p. 104-117, 2016.

2.
CHAVEIRO, Neuma2010CHAVEIRO, Neuma ; OLIVEIRA-SILVA, C.M. ; SILVA, Ana Paula Massi de Oliveira ; SILVA, Flávia Pereira da ; MATOS, Maxwell Souza da Silva ; BORGES, Polyana Rodrigues . MITOS DA LÍNGUA DE SINAIS NA PERSPECTIVA DE DOCENTES NA UNIVERSIDADE fEDERAL DE GOIÁS. Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade, v. 05, p. 12, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; FIGUEIREDO, F. J. Q. . Uma análise da eficácia das estratégias de ensino utilizadas por uma professora ministrando aulas de Inglês Instrumental para alunos surdos em uma sala de aula inclusiva na universidade.. In: Figueiredo, F. J. Q. de; Simões, D.. (Org.). Linguística aplicada, prática de ensino e aprendizagem de línguas. 1ed.Campinas: Pontes, 2016, v. 1, p. 235-282.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; Francisco Jose Quaresma de Figueiredo . Brazilian deaf students and collaborative learning: sign language users learning Portuguese as a second language disponivel em http://deaf.elemedu.upatras.gr/images/Proceedings/BRAZILIAN%20DEAF%20STUDENTS%20AND%20COLLABORATIVE%20LEARNING.pdf. In: 22nd International Congress on the Education of the Deaf -ICED 2015, 2015, Atenas. 22nd International Congress on the Education of the Deaf - Final Program & Abstract Book. Patras: Ed. University of Patras. Atenas: University of Patras Press, 2015. p. 1-6.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; Francisco Jose Quaresma de Figueiredo . Brazilian deaf students and the collaborative learning: sign language users learning Portuguese as a second language. In: 22nd International Congress on the Education of the Deaf, 2015, Atrenas. 22nd International Congress on the Education of the Deaf - & Patras: Ed. , 2015. p. 185-186. Atenas: University of Patras, 2015. p. 185-186.

2.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . Aquisição da Língua de Sinais na concepção dos pais de filhos surdos. In: IX ENAL - Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem - III EIAL - Encontro Internacional de Aquisição de Linguagem, 2013, João Pessoa- PB. IX ENAL - Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem - III EIAL - Encontro Internacional de Aquisição de Linguagem, 2013.

3.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; SILVA, S. O. P. A. C. . Tradução de provas para Libras: uma proposta metodológica. In: III Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Lingua poruguesa, 2012, Florianópolis. Anais do Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Estratégias de comunicação nas aulas de inglês para alunos surdos. In: III Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras, 2015, Goiânia. III Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras - Caderno de Resumos. Goiânia: Faculdade de Letras, 2015. p. 103-103.

2.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Português para surdos- Crenças. In: XI SLA VII STRAD, 2010, Salvador. XI Seminário de Linguística aplicada e VII Seminário de Tradução, 2010. p. 44-44.

3.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. O ensino e a aprendizagem de língua inglesa para o aluno surdo. In: VII Seminário de Línguas Estrangeiras, 2009, Goiania. A transdisciplinaridade e o Ensino das Línguas Estrangeiras. Goiania: Editora Vieira, 2009. v. 7. p. 68-69.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. A aprendizagem colaborativa de inglês por alunos surdos brasileiros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. O que se ensina quando se ensina língua portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Estratégias de comunicação nas aulas de inglês para alunos surdos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; Francisco Jose Quaresma de Figueiredo . Brazilian Deaf Students and the Collaborative Learning: sign language users learning portuguese as a second language. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Aprendizagem colaborativa de língua portuguesa na visão de alunos surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. A influência da língua portuguesa-L2 na produção da Libras-L1 numa perspectiva de translinguagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. O aluno surdo e suas especificidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CHAVEIRO, Neuma ; OLIVEIRA-SILVA, C.M. . Aquisição da língua de sinais na concepção dos pais de filhos surdos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . Literatura surda: a poesia e a piada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . O conhecimento do surdo sobre a poesia e a piadas em Lingua de Sinais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . O papel da Libras na extensão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; SILVA, S. O. P. A. C. . tradução de provas para Libras: uma proposta metodológica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Libras: a língua que se vê. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Português para surdos- Crenças. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Interpretação de texto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. "LIBRAS e Português: Encontro Possível?". 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. O ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa para o aluno surdo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. O aluno surdo e a língua inglesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. O intérprete, a escola e a família na inclusão da pessoa surda. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. O ensino e aprendizagem de língua inglesa para o aluno surdo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Interpretação de texto acadêmico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. O aluno surdo na escola inclusiva aprendendo língua inglesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. A inclusão e aprendizagem de línguas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. A aprendizagem de línguas em contexto de ensino para surdos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Comitê Científico do III Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão. 2015.

2.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Comitê Científico do II Colóquio Nacional de Letras e XV Colóquio de Pesquisa e Extensão. 2014.

3.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Parecerista ad hoc do Vol. 04, nº 02/2012, do periódico eletrônico RevLet ? Revista Virtual de Letras (cadastro PROEC CAJ ? 707). 2012.

4.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. O processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira-inglês para o aluno surdo na escola inclusiva. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. A universidade faz ciência ou prepara trabalhadores?. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Surdo e muito capaz. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. propaganda eleitoral. 2006. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . Libras I. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . Libras I. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . Libras I. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . Libras I. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . Libras I. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; Nascimento, C. B. ; Galvão, Vania Cristina Casseb . Membro de banca de elaboração e correção de prova de português do Vestibular da UFG 2012. 2012. (Elaboração e correção de prova de Vestibular).

7.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; Barros, Mariangela Estelita ; Galvão, Vania Cristina Casseb . Menbro da banca de elaboração e correção da prova de português do Vestibular da UFG 2011. 2011. (Elaboração e correção de prova de Vestibular).

8.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . O surdo e a Libras. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Interpretação de textos acadêmicos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . Curso de Lingua Brasileira de Sinais-LIBRAS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Ensino de Língua: vocabulário e gramática. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Vídeo institucional sobre REUNI: Educação no Ensino Superior. 2010. Audiovisual.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Araújo, D.P.T; OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Participação em banca de Danielly Pamela Teixeira Araújo.Ensino de português para a criança surda na escola bilingue e na escola inclusiva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás.

2.
Sá, S.L.; OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Participação em banca de Silvana Leão de Sá.A construção de sentidos na escrita do sujeito surdo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás.

3.
PEREIRA, L.R; OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Participação em banca de LEILA DOS REIS PEREIRA.O Atendimento Educacional Especializado (AEE) para o aluno surdo: uma análise reflexiva da prática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás.

4.
BANDEIRA, V.G.; OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Participação em banca de VANIA GOMES BANDEIRA.O ensino de libras como L2 para ouvintes adultos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás.

5.
OLIVEIRA, T.M.; OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Participação em banca de Thainã Miranda Oliveira.Contos de Fadas e Educação de Crianças Surdas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás.

6.
MARTINS, D.R.B; OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Participação em banca de Dilcleia Rodrigues Barbosa Martins.Ensino e aprendizagem de L2 para surdos: entre letrado e alfabetizado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; Nascimento, C. B.; Lima, H.J.. Seleção Pública para Professor Substituto/Auxiliar na área de Libras e Linguística sob Portaria Nº 002/2014- FL. 2014. Universidade Federal de Goiás.

2.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; Lima, H.J.. Docência de Ensino Superior/ Educação Especial: Libras. 2014. Universidade Estadual de Goiás.

3.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma. Concurso para professor de Libras no IFG - Portaria Nº 131. 2012. Instituto Federal de Goiás.

4.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma; AVELAR, T. F.. Concurso para professor substituto/Intérprete de Libras - Portaria Nº 021 FL. 2012. Universidade Federal de Goiás.

5.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Seleção Pública para Professor Substituto na área de Intérprete de LIBRAS sob Port2011 n. 034/2011-FL. 2011. Universidade Federal de Goiás.

6.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Concurso Público para o cargo de Professor da Área de Linguística: LIBRAS. 2011. Universidade de Brasília.

7.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Professor Assistente na Área : LIBRAS e Linguística/ FL sob a Portaria Nº 023/2010. 2010. Universidade Federal de Goiás.

8.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Concurso Público na área de LIBRAS do Curso de Pedagogia sob Portaria Nº 054/2010. 2010. Universidade Federal de Goiás.

9.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Concurso Público para o cargo de Professor da Área de LIBRAS e Estudos Surdos. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

10.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Seleção Pública para Professor Substituto na área de Intérprete de LIBRAS sob Port2010 n. 033/2010 -FL. 2010. Universidade Federal de Goiás.

Outras participações
1.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; Nascimento, C. B.; SANTOS, L. R. L.; CHAVEIRO, Neuma. Monitoria de Língua Portuguesa -2016 turma de surdos/ Portaria 084/2016. 2016. Universidade Federal de Goiás.

2.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Concurso para professores bolsistas do Centro de Línguas da Faculdade de Letras -UFG. 2011. Universidade Federal de Goiás.

3.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. seleção de Monitoria da Área de LIBRAS sob Portaria n. 02/2010. 2010. Universidade Federal de Goiás.

4.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras: LIBRAS da UFG. 2010. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
22nd International Congress on the Education of the Deaf: Educating Diverse Learners: many ways, one goal. Brazilian Deaf Students and the Collaborative Learning: Sign language users learning portuguese as a second language. 2015. (Congresso).

2.
Coloquio da Unesp sobre línguas de sinais e libras. 2015. (Outra).

3.
III Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão d Faculdade de Letras da UFG.Estratégias de comunicação nas aulas de inglês para alunos surdos. 2015. (Outra).

4.
IX Ciclo de Debates: Educação Bilingue para Surdos. 2013. (Outra).

5.
VIII Ciclo de Debates ISeminário de EStágio e Trabalho de Conclusão de Curso de Letras: Libras. 2013. (Seminário).

6.
Seminário Estadual em Defesa das Escolas Bilingues para Surdos no PNE. 2011. (Seminário).

7.
Seminário Internacional em Política e Governança Educacional Para a Cidadania, Diversidade, Direitos Humanos e Meio ambiente. 2011. (Seminário).

8.
XI Seminario de Linguistica Aplicada e CII Semin´rio de Tradução.Português pra surdos- Crenças. 2010. (Seminário).

9.
III ENELL( Encontro Nacional de Estudantes do Letras-LIBRAS).O aluno surdo e a língua inglesa".. 2009. (Encontro).

10.
III ENPLE Encontro Nacional sobre Políticas de Língua(s) e Ensino: Avaliando políticas linguísticas para um mundo plural. 2009. (Encontro).

11.
Seminário sobre Educação e Surdez.O intérprete, a escola e a família na inclusão da pessoa surda. 2009. (Seminário).

12.
Seminário sobre Educação e Surdez. 2009. (Seminário).

13.
VII Seminário de Línguas Estrangeiras da Universidade Federal de Goiás.O ensino e aprendizagem de língua inglesa para o aluno surdo. 2009. (Seminário).

14.
VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. O aluno surdo na escola inclusiva aprendendo língua inglesa. 2007. (Congresso).

15.
IV INTEGRA - Ampliando Competências.A inclusão e o processo de aprendizagem em línguas. 2006. (Encontro).

16.
A aprendizagem de línguas em contexto de ensino para surdos.II ELARCO - II Encontro de Lingüística Aplicada da Região Centro-Oeste. 2005. (Encontro).

17.
3° Congresso Internacional e 9° Seminário Nacional do INES: Educação de Surdos: Múltiplas Faces do Cotidiano Escolar. 2004. (Congresso).

18.
Educação Cidadã para uma Cidade Educadora. 2004. (Outra).

19.
I ELARCO - I Encontro de Lingüística aplicada da Região Centro-Oeste.Ensino de Inglês para surdos. 2004. (Encontro).

20.
7th BRAZ-TESOL Regional Seminar. 1993. (Seminário).

21.
Humor and its use in the classroom. 1992. (Seminário).

22.
III Congresso Brasileiro de Surdos. 1992. (Congresso).

23.
ELT Approaches for the 90's. 1991. (Seminário).

24.
Teaching English as a Foreign Language Seminar. 1989. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CHAVEIRO, Neuma ; OLIVEIRA-SILVA, C.M. . Ações inclusivas na extensão. 2013. (Outro).

2.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. I Coloquio Nacional de Letras XIV Coloquio de Pesquisa e Extensão. 2013. (Outro).

3.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . XIII Colóquio de Pesquisa e Extensão. 2012. (Outro).

4.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . V Ciclo de Debates: Desafios do Estágio em Libras: a teoria na prática. 2011. (Outro).

5.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. XII Colóquio de Letras. 2011. (Outro).

6.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . III Ciclo de Debates: Língua de Sinais no Contexto Familiar. 2010. (Outro).

7.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . IV Ciclo de Debates: Língua Portuguesa e Libras. 2010. (Outro).

8.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . I Ciclo de Debates : Mesa Redonda "Ser Surdo". 2009. (Outro).

9.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . II Ciclo de Debates:Cultura e Identidade Surda. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LEILA DOS REIS PEREIRA. AEE e o ensino de Libras. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
VANIA GOMES BANDEIRA. O ensino de libras como L2 para ouvintes adultos. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
FERNANDA VIEIRA SOUSA. Olhares sobre a escrita do sujeito surdo. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marlene Maria das Dores Lara Moreira. O papel da família no desenvolvimento da linguagem da criança surda. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Surdos/LIBRAS) - Faculdade de Iporá. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

2.
Marilda José Fonseca. O papel da literatura na aquisição da língua da criança surda. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Surdos/LIBRAS) - Faculdade de Iporá. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

3.
Mariza Xavier Coutinho. A importância da aquisição da LIBRAS nos primeiros anos de vida da criança surda. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Surdos/LIBRAS) - Faculdade de Iporá. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

4.
Cintia Fiqueredo de Oliveira Sampaio. As implicações da detecção precoce da surdez no processo de aquisição da linguagem de bebês surdos. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Surdos/LIBRAS) - Faculdade de Iporá. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Thaysa dos Anjos Silva. Ensino de Libras. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Apoio à Pesquisa. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

2.
Luisa Antonio Dorivé. Ensino de Libras. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Apoio à Pesquisa. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

3.
SARA STEPHANIE RIBAS CORTEZ. PERFIL DO ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

4.
SARAH CAETANO DE MELGACO. PERFIL DO ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

5.
NAYARA APARECIDA MENDES PEREIRA. PERFIL DO ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

6.
REBECA AMANCIO BERTOLLI VENANCIO. PERFIL DO ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

7.
SANTANA RODRIGUES PEREIRA. PERFIL DO ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

8.
VANIA GOMES BANDEIRA. PERFIL DO ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

9.
Werley Lucas Martins. PERFIL DO ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

10.
Oderlan Nobrega Carvalho. PERFIL DO ALUNO DO PRIMEIRO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/LIBRAS EM GOIÁS. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

11.
MICHELLE DIAS LABIAK. PERFIL DO ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

12.
TEREZINHA PEREIRA DE FRANCA. PERFIL DO ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

13.
Sarah Caetano de Melgaco. PERFIL DO ALUNO DO PRIMEIRO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/LIBRAS EM GOIÁS. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

14.
Rubia Mendes da Silveira. PERFIL DO ALUNO DO PRIMEIRO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/LIBRAS EM GOIÁS. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

15.
Paula Caroline Fernandes Alves. MITOS SOBRE A LÍNGUA DE SINAIS NA PERSPECTIVA DA PESSOA SURDA. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

16.
Natalia Dias de Aquino. MITOS SOBRE A LÍNGUA DE SINAIS NA PERSPECTIVA DA PESSOA SURDA. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

17.
VIVIANE DE OLIVEIRA FARIAS. PERFIL DO ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

18.
Juliana Moraes Moura. O APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DO ALUNO SURDO. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

19.
Maria Aparecida Reis de Araujo. MITOS SOBRE A LÍNGUA DE SINAIS NA PERSPECTIVA DA PESSOA SURDA. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

20.
Maria Gloria Borges da Silva. MITOS SOBRE A LÍNGUA DE SINAIS NA PERSPECTIVA DA PESSOA SURDA. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

21.
Suzana Alves Gloria. MITOS SOBRE A LÍNGUA DE SINAIS NA PERSPECTIVA DA PESSOA SURDA. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

22.
KELY ARAUJO MELO. O APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DO ALUNO SURDO. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

23.
Rodrigo Borges dos Santos. O APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DO ALUNO SURDO. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

24.
ANA CLAUDIA TEIXEIRA COELHO. O APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DO ALUNO SURDO. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

25.
KELLY PEREIRA DA CRUZ. O APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DO ALUNO SURDO. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

26.
Thaysa dos Anjos Silva. O APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DO ALUNO SURDO. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

27.
Thaina Miranda Oliveira. O APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DO ALUNO SURDO. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

28.
Lira Matos Martins. MITOS SOBRE A LÍNGUA DE SINAIS NA PERSPECTIVA DA PESSOA SURDA. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

29.
Thais Evangelista da Silva. MITOS SOBRE A LÍNGUA DE SINAIS NA PERSPECTIVA DA PESSOA SURDA. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

30.
Sara Stephanie Ribas Cortez. MITOS SOBRE A LÍNGUA DE SINAIS NA PERSPECTIVA DA PESSOA SURDA. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

31.
Thaina Miranda Oliveira. MITOS SOBRE A LÍNGUA DE SINAIS NA PERSPECTIVA DA PESSOA SURDA. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.

32.
GORETH NUNES PEREIRA NONATO. O APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DO ALUNO SURDO. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras:LIbras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Claudney Maria de Oliveira e Silva.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. A aprendizagem de línguas em contexto de ensino para surdos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. A inclusão e aprendizagem de línguas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. O aluno surdo e a língua inglesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. O intérprete, a escola e a família na inclusão da pessoa surda. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. O ensino e aprendizagem de língua inglesa para o aluno surdo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Interpretação de texto acadêmico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Português para surdos- Crenças. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Interpretação de texto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; SILVA, S. O. P. A. C. . tradução de provas para Libras: uma proposta metodológica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. O aluno surdo e suas especificidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CHAVEIRO, Neuma ; OLIVEIRA-SILVA, C.M. . Aquisição da língua de sinais na concepção dos pais de filhos surdos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . Literatura surda: a poesia e a piada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . O conhecimento do surdo sobre a poesia e a piadas em Lingua de Sinais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . O papel da Libras na extensão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Aprendizagem colaborativa de língua portuguesa na visão de alunos surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. A influência da língua portuguesa-L2 na produção da Libras-L1 numa perspectiva de translinguagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Estratégias de comunicação nas aulas de inglês para alunos surdos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; Francisco Jose Quaresma de Figueiredo . Brazilian Deaf Students and the Collaborative Learning: sign language users learning portuguese as a second language. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . O surdo e a Libras. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . Libras I. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . Libras I. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . Libras I. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . Libras I. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . Libras I. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Interpretação de textos acadêmicos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.; CHAVEIRO, Neuma . Curso de Lingua Brasileira de Sinais-LIBRAS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
OLIVEIRA-SILVA, C.M.. Ensino de Língua: vocabulário e gramática. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Intérprete voluntária de LIBRAS na Pastoral dos Surdos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima 1995-2005 
Intérprete voluntária de LIBRAS na Igreja Nossa Senhora da Conceição (Matriz de Campinas) 2003-2005
Aprovada no Concurso público pra provimento de vagas no cargo de professor classe "A" da carreira magistério público do Distrito Federal.EDITAL N.º 12/2007 ? SEPLAG/SEE, DE 10 DE JANEIRO DE 2007
Aprovada no Concurso público pra provimento de vagas no cargo de professor III, do Magistério Público Estadual da Educação Básica e da Educação Fundamental, em caráter efetivo Portaria Nº 47-AGANP 19 DE MAIO DE 2006



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 18:19:54