Roberto Malacrida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4675741905834579
  • Última atualização do currículo em 03/01/2019


Doutorando em Comunicaçao Social e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2011); Pós-graduado em Administração de Marketing, pela Universidade São Judas Tadeu (2005); Graduado em Comunicações Socias com habilitação em Publicidade e Propaganda pela FIAM - Faculdades Integradas Alcantara Machado (1977). É professor, publicitário e pesquisador de mercado e atuou como executivo de Marketing na Volkswagen do Brasil S/A (1980 à 1992) e executivo de Pesquisa Mercadológica na Ipsos - Alfacom (1996 à 2008). É palestrante e consultor para as áreas de Marketing e Comunicação, com ênfase em Pesquisa Mercadológica, Relacionamento com Consumidor e Comunicação com o mercado. É professor na graduação da Universidade Metodista de São Paulo lecionando na Faculdade de Comunicação para os cursos de Publicidade e Propaganda, Comunicação Mercadológica e Relações Públicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roberto Malacrida
Nome em citações bibliográficas
MALACRIDA, R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade de Comunicação.
Rua do Sacramento, 230
Rudge Ramos
09640000 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil
Telefone: (11) 43665600
URL da Homepage: www.metodista.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: A comunicação publicitária e suas fontes de informação: a pesquisa exploratória e suas técnicas qualitativas.,
Orientador: Paulo Rogério Tarsitano.
Palavras-chave: Comunicação; pesquisa; Propaganda; Pesquisa qualitativa.
2009 - 2011
Mestrado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: A GERAÇÃO Y E A PUBLICIDADE NA MIDIA IMPRESSA REVISTA: UMA CONEXÃO POSSIVEL,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Prof. Dr. Paulo Rogério Tarsitano.
Palavras-chave: Geração Y; Comunicação; publicidade; midia impressa; revista.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda / Especialidade: Publicidade e Propaganda.
Setores de atividade: Publicidade e pesquisa de mercado.
2004 - 2005
Especialização em Administração de Marketing. (Carga Horária: 432h).
Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
Título: A elaboração de questionários para Pesquisa de Marketing no Brasil, pela indústria automobilística, num contexto globalizado.
Orientador: Prof. Ms. Mario Farah.
1974 - 1977
Graduação em Comunicações Socias habilitação em Publi. e Propag.
Faculdades Integradas Alcantara Machado, FIAM, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
PESQUISAS ONLINE - VIABILIDADE. (Carga horária: 8h).
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE PESQUISA, ABEP, Brasil.
2013 - 2013
A relação professor/aluno no ensino superior. (Carga horária: 3h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2013 - 2013
Ingelligere Básico - Elaboração de Quest. Digital. (Carga horária: 2h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2012 - 2012
DIÁRIO DIGITAL. (Carga horária: 1h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2012 - 2012
PLANO DE AVALIAÇÃO. (Carga horária: 1h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2010 - 2010
Panorama do Ensino Superior e avaliação : avanços. (Carga horária: 2h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2009 - 2009
ADOBE BREEZE/QUIZ. (Carga horária: 3h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2009 - 2009
ELABORAÇÃO DE AULAS EAD. (Carga horária: 8h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2009 - 2009
SIGA - Sistema Integrado de Gestão de Aprendizagem. (Carga horária: 2h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
1997 - 1997
Pesquisa Qualitativa - Fundamentos e Pressupostos.
Sociedade Brasileira de Pesquisa de Mercado, SBPM, Brasil.
1996 - 1996
Pesquisa Qualitativa.
Sociedade Brasileira de Pesquisa de Mercado, SBPM, Brasil.
1988 - 1988
Redação Publicitária.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
1980 - 1980
Programa de treinamento de Introdução ao Marketing. (Carga horária: 70h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SP), SENAC, Brasil.
1976 - 1976
Extensão universitária em Meios de Comunicação Social na América Latina. (Carga horária: 9h).
Faculdades Integradas Alcantara Machado, FIAM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor Consultor da Unidade de Pesquisa Mercadológica da Agicom - Agência Integrada de Comunicação da Faculdade de Comunicação da UMESP

Atividades

01/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Comunicação, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Publicidade e Propaganda.
01/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Comunicação, .

Cargo ou função
Suplente de Representante discente no Colegiado de curso da pós-graduação em Comunicação Social.
01/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Comunicação, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do curso de Comunicação Mercadológica.
02/2007 - Atual
Ensino, Comunicações Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Mercadológica
Comportamento do Consumidor

Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Universidade Braz Cubas, UBC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

09/2007 - 10/2007
Ensino, Gestão Estratégica de Comunicação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação Estratégica de Marketing

Universidade São Marcos, SMARCOS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Assitente, Carga horária: 8

Atividades

02/2006 - 12/2008
Ensino, Tecnologia em gestão de Marketing Prod. e Serviços, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação com o Mercado - Propaganda, Promocão, Merchandising, Marketing
CRM - Relacionamento com o Consumidor
Pesquisa Mercadológica

Alfacom Pesquisa e Processamento de Dados Ltda, ALFACOM, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Planejamento, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação no gerenciamento do Planejamento de projetos de pesquisa de mercado e responsável pelos seguintes projetos: CSI - Customer Satisfaction Index para a Fiat Automóveis QTS - Quality Tracking Study - para um consórcio entre a Fiat e a VW; New Car Buyer - Para um consórcio entre as montadoras Fiat, VW, GM, Ford, Toyota, Renault, Peugeot,


Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor no curso de Administração de Empresas com ênfase em Marketing, ministrando a disciplina de Pesquisa Mercadológica.


Volkswagen do Brasil - Matriz, VW, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1992
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisor Gerente de Promoção de Vendas Veíc, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação como executivos na diretoria de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil sendo responsável, entre outros, pelos seguintes projetos: Programa de Incentivo para a Rede de Concessionárias (Campanha Performance); Produção da Revista da Rede; Produção do Jornal da Oficina; Show VW espetacular (malabarismos com os veículos VW protagonizado pela equipe Steves); Apresentação de novos produtos para a Imprensa;

Atividades

01/1980 - 11/1992
Direção e administração, Volkswagen do Brasil S/A, .

Cargo ou função
Supervisor de Promoção de Vendas de Veículos.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Pesquisa Mercadológica.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Publicidade e Propaganda.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
PROFESSOR HOMENAGEADO NA FORMATURA DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA - NOTURNO 01 - FORMANDOS DE 2017, UMESP.
2018
PARANINFO DA TURMA PROF. ME. JOSÉ ANTONIO DOMINGUES FARDO DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA - NOTURNO 02 - FORMANDOS DE 2017, UMESP.
2017
PROFESSOR HOMENAGEADO DA TURMA PROF. MESTRE FABIO ELÓI DE OLIVEIRA DO CURSO DE COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA DA UMESP, UMESP.
2016
PARANINFO DA TURMA PROFESSOR MESTRE FABIO ELOI DE OLIVEIRA DO CURSO DE COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA FORMANDOS DE 2015, UMESP.
2016
PATRONO DA TURMA PROFESSOR MESTRE ROBERTO MALACRIDA DO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS FORMANDO DE 2015, UMESP.
2015
PROFESSOR HOMENAGEADO NA FORMATURA DA TURMA PROFESSOR JOÃO EVANGELISTA TEIXEIRA DO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS 2014, UMESP.
2015
PATRONO DA TURMA PROFESSOR MESTRE ROBERTO MALACRIDA DO CURSO DE COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA - FORMANDOS 2014, UMESP.
2015
PARANINFO DA TURMA PROFESSORA EDI LUIZA BACCO DO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS - FORMANDOS DE 2014, UMESP.
2014
PROFESSOR HOMENAGEADO NA FORMATURA DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 2014, UMESP.
2014
PROFESSOR HOMENAGEADO NA FORMATURA DO CURSO DE COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA DE 2013, UMESP.
2013
PROFESSOR HOMENAGEADO CURSO PUBLICIDADE E PROPAGANDA - 2012, UMESP.
2012
PROFESSOR HOMENAGEADO CURSO TECNOLOGIA EM TURISMO 2011, UMESP.
2012
PROFESSOR HOMENAGEADO CURSO COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA 2011, UMESP.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
GONCALVES, E. M. ; PECHULA, MARCIA R. ; PIMENTA, CAROLINE P. ; CIRILLO, M. A. ; PALACE, JAMILE M. ; FOLLIS, RODRIGO ; ALVES, VICTOR H.L. ; GALINDO, D. & MALTA, R. ; TARSITANO, P. R. ; OLIVEIRA, JOSÉ A. ; PROGLHOF JR., F. E. ; LEMOS, Lucia ; MIGUEL, K. ; AZEVEDO, A.B., GONÇALVES, E.M. & CABELLO, CAMILA F. ; RENÓ, D.P.& GONÇALVES, E.M. ; MALACRIDA, R. . ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM - múltiplas experiências. 1ª. ed. São Caetano do Sul: Editora Virgo, 2011. 230p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MALACRIDA, R.. As pesquisas de tendências para nosso futuro incerto.. O ABC DA COMUNICAÇÃO, 10 mar. 2017.

2.
MALACRIDA, R.. A importância do método de coleta de dados numa pesquisa de caráter quantitativo.. O ABC DA COMUNICAÇÃO, 30 nov. 2016.

3.
MALACRIDA, R.. O perfil do profissional de pesquisa - antes de tudo um especialista em generalidades.. O ABC DA COMUNICAÇÃO, 08 set. 2016.

4.
MALACRIDA, R.. A interferência midiática na forma de se pensar a cultura.. O ABC DA COMUNICAÇÃO, 06 set. 2016.

5.
MALACRIDA, R.. A pesquisa de satisfação no âmbito das empresas: quando o 'do it yourself' não é recomendado.. O ABC DA COMUNICAÇÃO, 07 mar. 2016.

6.
MALACRIDA, R.. Pesquisa: auxiliando as agências nos processos criativos. O ABC DA COMUNICAÇÃO, 22 nov. 2015.

7.
MALACRIDA, R.. Pesquisa. Estudos sobre anunciantes e marcas. O ABC DA COMUNICAÇÃO, 31 ago. 2015.

8.
MALACRIDA, R.. A pesquisa na comunicação publicitária. O ABC DA COMUNICAÇÃO, São Bernardo do Campo, 03 jun. 2015.

9.
MALACRIDA, R.. A publicidade e o cotidiano dos jovens da geração Y. O ABC DA COMUNICAÇÃO, SÃO BERNARDO DO CAMPO, p. 52 - 52, 10 abr. 2015.

10.
MALACRIDA, R.. A imagem da Disney e a globalização do entretenimento. O ABC DA COMUNICAÇÃO, SÃO BERNARDO DO CAMPO, p. 48 - 48, 02 fev. 2015.

11.
MALACRIDA, R.. Pesquisa de Mercado: Qualitativa ou quantitativa? Eis uma questão mercadológica. O ABC da Comunicação, São Bernardo do Campo, p. 66 - 66, 28 out. 2014.

12.
MALACRIDA, R.. O perigo da divulgação de resultados de pesquisa pela TV e pelo Rádio. O ABC DA COMUNICAÇÃO, SÃO BERNARDO DO CAMPO, p. 48 - 48, 01 jul. 2014.

13.
MALACRIDA, R.. As Pesquisas de Marketing globais e a 'tropicalização' dos questionários no Brasil.. O ABC DA COMUNICAÇÃO, SÃO BERNARDO DO CAMPO, p. 56 - 56, 01 abr. 2014.

14.
MALACRIDA, R.. A geração Y e as mensagens publicitárias. O ABC da comunicação, São Bernardo do Campo / SP, p. 44 - 44, 29 jun. 2012.

15.
MALACRIDA, R.. Feliz Natal Presidente Lula. Gazeta - O jornal de Pirituba, Pirituba / São Paulo / Brasil, p. 5 - 5, 30 dez. 2006.

16.
MALACRIDA, R.. The Beatles: a imagem de uma marca eternizada. O ABC da Comunicação, São Bernardo do Campo.

17.
MALACRIDA, R.. O novo homem na publicidade: consumindo e protagonizando anúncios publicitários. O ABC da comunicação, São Bernardo do Campo, p. 32 - 32.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MALACRIDA, R.. A CULTURA PELA MÍDIA NO BRASIL: A INFLUÊNCIA DA REVISTA VEJA.. In: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2015, Rio de Janeiro. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2015.

2.
MALACRIDA, R.. O NOVO HOMEM NA PUBLICIDADE: CONSUMINDO E PROTAGONIZANDO ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS. In: XXXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2014, FOZ DO IGUAÇU. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014.

3.
MALACRIDA, R.. A GERAÇÃO Y E SUA RELAÇÃO COM AS MENSAGENS PUBLICITÁRIAS. In: XXXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 2012, FORTALEZA. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012.

4.
MALACRIDA, R.. A MIDIA IMPRESSA REVISTA E A GERAÇÃO Y: UMA CONEXÃO POSSÍVEL. In: 1º CONGRESSO MUNDIAL DE COMUNICAÇÃO IBERO-AMERICANA, 2011, São Paulo. Sistemas de comunicação em tempos de diversidade cultural, 2011.

Outras produções bibliográficas
1.
MALACRIDA, R.. Amor sem Fronteiras. Rio de Janeiro: Litteris Editora, 2006 (Contos).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MALACRIDA, R.; ALMEIDA, M. E. A.. Participação em banca de Flavia Bueno Braga. A WEBTV como estratégia de content marketing no futebol; A TV Palmeiras. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial - Lato Sensu) - Universidade Metodista de São Paulo.

2.
ALMEIDA, M. E. A.; MALACRIDA, R.. Participação em banca de Natália Tóla dos Santos Moraes. As novas configurações da assessoria de comunicação diante das mídias digitais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial - Lato Sensu) - Universidade Metodista de São Paulo.

3.
ALMEIDA, M. E. A.; MALACRIDA, R.. Participação em banca de Neuza Maria Ramalho Serra. A importância da comunicação com os stakeholders em situações de crise. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial - Lato Sensu) - Universidade Metodista de São Paulo.

4.
MALACRIDA, R.; ALMEIDA, M. E. A.. Participação em banca de Verônica Reis Cristo. Comunicação pública e mídias sociais: uma análise da fanpage do Governo do Estado de São Paulo. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial - Lato Sensu) - Universidade Metodista de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MALACRIDA, R.; SCHENEIDER, A.; OLIVEIRA, F. E.; GODOY, G.; FARDO, J. A. D.; BONETTI, LUCIANO; CIRILLO, M. A.; GONCALVES, R.. Participação em banca de Quarto período de Comunicação Mercadológica.Ações Promocionais Dirigidas / O espetáculo das estrelas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Mercadológica) - Universidade Metodista de São Paulo.

2.
MALACRIDA, R.; BONETTI, LUCIANO; SCHENEIDER, A.; CIRILLO, M. A.; GONCALVES, R.; OLIVEIRA, F. E.; GODOY, G.; CARRILHO, KLEBER; FARDO, J. A. D.. Participação em banca de Roberto Malacrida.AÇÕES PROMOCIONAIS DIRIGIDAS - O ESPETÁCULO DAS ESTRELAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

3.
SCHENEIDER, A.; OLIVEIRA, F. E.; MALACRIDA, R.; BONETTI, LUCIANO; CIRILLO, M. A.; GONCALVES, R.; HARRIS, J. C.; CARRILHO, KLEBER; MIRANDA, F.. Participação em banca de ALUNOS DO 4º PERÍODO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA.AÇÕES PROMOCIONAIS DIRIGIDAS / O ESPETÁCULO DAS ESTRELAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Mercadológica) - Universidade Metodista de São Paulo.

4.
MARKUS, K.; JUGUE, MARINA; SCHENEIDER, A.; BESSA, P.; MALACRIDA, R.. Participação em banca de Alunos do 3º período - Noite - Turma 1.PROJETO INTEGRADO ÉTICA E GESTÃO NA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

5.
MALACRIDA, R.; JUGUE, MARINA; MARKUS, K.; BONETTI, LUCIANO. Participação em banca de Alunos do 3º período - Manhã - Turma 1.PROJETO INTEGRADO ÉTICA E GESTÃO NA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

6.
SCHENEIDER, A.; MARKUS, K.; BONETTI, LUCIANO; JUGUE, MARINA; BESSA, P.; MALACRIDA, R.. Participação em banca de Alunos do 3º período - Noite - Turma 2.PROJETO INTEGRADO ÉTICA E GESTÃO NA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

7.
MARKUS, K.; JUGUE, MARINA; BESSA, P.; MALACRIDA, R.. Participação em banca de Alunos do 3º período - Manhã - Turma 2.PROJETO INTEGRADO ÉTICA E GESTÃO NA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

8.
SCHENEIDER, A.; MORAES, MARCO A.; MOREIRA, R.; MALACRIDA, R.; OLIVEIRA, F. E.; BONETTI, LUCIANO; GUERREIRO, MARCIO; HARRIS, J. C.; CARRILHO, KLEBER; CIRILLO, M. A.; GONCALVES, R.. Participação em banca de Alunos do 7º período - Noite.PROSPECT PROMOCIONAL / ARCOR - BREAK UP. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Mercadológica) - Universidade Metodista de São Paulo.

9.
BONETTI, LUCIANO; SCHENEIDER, A.; CIRILLO, M. A.; GONCALVES, R.; OLIVEIRA, F. E.; HARRIS, J. C.; FARDO, J. A. D.; MALACRIDA, R.. Participação em banca de Alunos do 4º período - Noite - Turma 1.PROJETO INTEGRADO AÇÕES PROMOCIONAIS DIRIGIDAS - O ESPETÁCULO DAS ESTRELAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Mercadológica) - Universidade Metodista de São Paulo.

10.
OLIVEIRA, F. E.; GALLÃO, EVANDRO; SCHENEIDER, A.; GUERREIRO, MARCIO; DIAS, I. C.; GODOY, G.; CARRILHO, KLEBER; MOREIRA, R.; MALACRIDA, R.. Participação em banca de Alunos do 8º período - Noite.PROJETO INTEGRADO - CALENDÁRIO PROMOCIONAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Mercadológica) - Universidade Metodista de São Paulo.

11.
SILVA, H. V.; NUNES, G.; MALACRIDA, R.. Participação em banca de F. GATTI, H. CARPANEZZI, M. SALSE, L. SILVA.TCC - RADIODOCUMENTÁRIO "SHOWS DE RÁDIO". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Metodista de São Paulo.

12.
BONETTI, LUCIANO; MALACRIDA, R.; MASTROTTI, MARIO; SCHENEIDER, A.; HARRIS, J. C.; OLIVEIRA, F. E.; GONCALVES, R.; GODOY, G.. Participação em banca de ALUNOS DO 5º SEMESTRE.PROJETO INTEGRADO - MERCHANDISING E PROMOÇÃO NO VAREJO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Mercadológica) - Universidade Metodista de São Paulo.

13.
MALACRIDA, R.; MARKUS, K.; SCHENEIDER, A.; JUGUE, MARINA; BONETTI, LUCIANO. Participação em banca de ALUNOS DO 3º SEMESTRE NOTURNO E DIURNO.PROJETOS INTEGRADOS - ÉTICA E GESTÃO NA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE - CONCEPÇÃO, DESENVOLVIMENTO E DIVULGAÇÃO DA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE DE ATUAÇÃO SETORIAL (SEGMENTO DE NEGÓCIOS) OU REGIONAL.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

14.
FARDO, J. A. D.; CARRILHO, KLEBER; DIAS, I. C.; GODOY, G.; PAGOTTO, C.; GENCIAUSKAS, S. D.; MALACRIDA, R.. Participação em banca de ALUNOS DO 4º SEMESTRE DIURNO E NOTURNO.PROJETOS INTEGRADOS - FUTEBLOG, FUTEBOL E SEUS SITES. O MARKETING ESPORTIVO E A COMUNICAÇÃO OFF E ON LINE.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

15.
SCHENEIDER, A.; MALACRIDA, R.; SANTOS, LANA C. N.. Participação em banca de BARBARA SAYURI VASQUES.PUBLICIDADE NO TURISMO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

16.
MALACRIDA, R.; DIAS, I. C.; GUERREIRO, MARCIO; GALLÃO, EVANDRO; BONETTI, LUCIANO; CARRILHO, KLEBER; KENZO, CELSO; MASTROTTI, MARIO; MORAES, MARCO A.. Participação em banca de ALUNOS DO 5º SEMESTRE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA.PROJETOS INTEGRADOS - ADMINISTRAÇÃO DE MARCAS ATRAVÉS DO MARKETING PROMOCIONAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

17.
MALACRIDA, R.; SCHENEIDER, A.; MAGNANI, EDUARDO; JUGUE, MARINA; BONETTI, LUCIANO; FARO, JOSÉ. Participação em banca de ALUNOS DO 3º SEMESTRE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA.PROJETOS INTEGRADOS - EMPREENDORISMO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA - CONCEPÇÃO, DESENVOLVIMENTO E DIVULGAÇÃO DA AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO, COM ÊNFASE EM PROPAGANDA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

18.
MALACRIDA, R.; OLIVEIRA, R. J.. Participação em banca de Katia Rosa.A PUBLICIDADE NA REVISTA CASA E JARDIM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

19.
MALACRIDA, R.; FARDO, J. A. D.; MARKUS, K.; CARRILHO, KLEBER; MASTROTTI, MARIO; PAGOTTO, C.; PULS, R.; HARRIS, J. C.. Participação em banca de ALUNOS DO 4º SEMESTRE DIURNO E NOTURNO.PROJETOS INTEGRADOS - METODISTA 2010: O PONTAPÉ INICIAL DA COPA NO BRASIL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

20.
MALACRIDA, R.; GONCALVES, E. M.; DIAS, I. C.. Participação em banca de TALITA MARTINS VIEIRA.FUTEBOL É COISA DE MULHER - UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NO FUTEBOL INCENTIVADA PELA PUBLICIDADE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

21.
MALACRIDA, R.; GONCALVES, E. M.; RAPOSO, L. C.. Participação em banca de Alexandre Calcina Veloso.O MARKETING DAS EMPRESAS NA FÓRMULA UM: O PATROCÍNIO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

22.
MALACRIDA, R.; GONCALVES, E. M.; SCHENEIDER, A.. Participação em banca de Valéria Vieira de Araújo Nunes.ÉTICA NA PROPAGANDA. UM ESTUDO DA PROPAGANDA TELEVISIVA BRASILEIRA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

23.
MALACRIDA, R.; GONCALVES, E. M.; DIAS, I. C.. Participação em banca de Renan Alessio de Paula.PLANEJANDO A PROPAGANDA: OS MODELOS DE PLANEJAMENTO E SEU PAPEL NA PROPAGANDA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

24.
MALACRIDA, R.. Participação em banca de ALUNOS DO 4º SEMESTRE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA.PROJETOS INTEGRADOS - PROPAGANDA PARA MARCAS DE LUXO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

25.
MALACRIDA, R.. Participação em banca de ALUNOS DO V SEMESTRE DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA.PROJETOS INTEGRADOS - ADMINISTRAÇÃO DE MARCAS ATRAVÉS DO MARKETING PROMOCIONAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

26.
MALACRIDA, R.. Participação em banca de ALUNOS DO 5º SEMESTRE DE COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA.PROJETOS INTEGRADOS - VAREJO: O MERCADO AGORA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Mercadológica) - Universidade Metodista de São Paulo.

27.
MALACRIDA, R.. Participação em banca de ALUNOS DO 2º SEMESTRE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA.PROJETOS INTEGRADOS - COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS QUE VIVEM COM O VIRUS HIV. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

28.
BENATI, L.; MALACRIDA, R.. Participação em banca de ADELAIDE MARIA GABRIELA ÉVORA & GRACIANA RIZZO.INFLUÊNCIA DO CARTÃO FIDELIDADE COM A FUNÇÃO CRÉDITO NA HOTELARIA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HOTELARIA) - Universidade São Marcos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. A pesquisa na comunicação mercadológica no Brasil num contexto globalizado; a aculturação dos instrumentos de coleta de dados.,. 2018. (Congresso).

2.
XX CONGRESSO METODISTA DE INICIAÇÃO E PRODUÇÃO CIENTÌFICA. A CULTURA PELA MIDIA NO BRASIL: A INFLUÊNCIA DA REVISTA VEJA. 2018. (Congresso).

3.
2º PREMIO O ABC DA COMUNICAÇÃO.Jurado do Prêmio. 2015. (Outra).

4.
CICLO DE SEMINÁRIOS "COMUNICAÇÃO E DEMOCRACIA NO BRASIL: 50 ANOS DO GOLPER DE 64".DISCURSO E ICONOGRAFIA DA CONSPIRAÇÃO CONSERVADOR DE 64. 2014. (Seminário).

5.
COLÓQUIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORAMENTO DAS CÁTEDRAS UNESCO-UMESPAS E GESTÃO DE CIDADES. 2014. (Outra).

6.
XVII CONGRESSO METODISTA. A PESQUISA DE MARKETING NO BRASIL NUM CONTEXTO GLOBALIZADO: UMA EXPERIÊNCIA DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA. 2014. (Congresso).

7.
XXXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. O NOVO HOMEM NA PUBLICIDADE: CONSUMINDO E PROTAGONIZANDO ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS. 2014. (Congresso).

8.
CAFÉ & CONVERSA. 2013. (Encontro).

9.
PALESTRA INTERATIVA DE ABERTURA: ENCONTRO DE GERAÇÕES. 2013. (Outra).

10.
XVI CONGRESSO METODISTA. Sessão 1. 2013. (Congresso).

11.
CAFÉ & CONVERSA -COMUNICAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS E PARTCIIPAÇÃO SOCIAL. 2012. (Encontro).

12.
CAFÉ & CONVERSA - COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO - A INTERAÇÃO QUE VIABILIZA AS PRÁTIAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAS. 2012. (Encontro).

13.
CAFÉ & CONVERSA - ESTRATÉGIAS DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA PARA ATENDER AS NOVAS RELAÇOES ENTRE PRODUTORES E CONSUMIDORES. 2012. (Encontro).

14.
XV CONGRESSO METODISTA. SESSÃO 69. 2012. (Congresso).

15.
XV CONGRESSO METODISTA. A GERAÇÃO Y E SUA RELAÇÃO COM AS MENSAGENS PUBLICITÁRIAS. 2012. (Congresso).

16.
XXXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM 2012. A GERAÇÃO Y E SUA RELAÇÃO COM AS MENSAGENS PUBLICITÁRIAS. 2012. (Congresso).

17.
COLÓQUIO INTERNACIONAL - COMUNICAÇÃO, CONTRATE E CONFRONTOS: BOLÍVIA, BRASIL E ESPANHA. 2011. (Outra).

18.
CELACOM 2010 - XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A ESCOLA LATINO-AMERICANA DE COMUNICAÇÃO. 2010. (Congresso).

19.
PANORAMA DO ENSINO SUPERIOR E AVALIAÇÃO: AVANÇOS E FRAGILIDADES. 2010. (Outra).

20.
XIII Congresso Metodista de Iniciação e Produção Científica. O novo homem na publicidade: Consumindo e protagonizando anúncios publicitários. 2010. (Congresso).

21.
A PESQUISA DE COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO - FORUM PERMANENTE DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2009. (Seminário).

22.
XII Congresso de Iniciação e Produção Científica. Participação como coordenador de sessão. 2009. (Congresso).

23.
II ENCONTRO DE GESTÃO DO TERCEIRO SETOR - GESTÃO DO VOLUNTARIADO. 2005. (Encontro).

24.
XI SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DA USJT - O QUE É PRODUÇÃO CIENTÍFICA. 2005. (Simpósio).

25.
X SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DA USJT - DEZ ANOS DE INICIAÇÃO CIENTÌFICA. 2004. (Simpósio).

26.
PALESTRA ESTRATÉGIA E IMPLANTAÇÃO DO TELEMARKETING. 1993. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Wandressa Puga dos Santos. Diálogo entre jovens: a utilização de youtubers como influenciadores na comunicação empresarial. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial - Lato Sensu) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Roberto Malacrida.

2.
Flavia Bueno Braga. A WEBTV como estratégia de content marketing no futebol; A TV Palmeiras. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial - Lato Sensu) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Roberto Malacrida.

3.
Neuza Maria Ramalho Serra. A importância da comunicação com os stakeholders em situações de crise. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial - Lato Sensu) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Roberto Malacrida.

4.
Natália Tóla dos Santos Moraes. As novas configurações da assessoria de comunicação diante das mídias digitais. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial - Lato Sensu) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Roberto Malacrida.

5.
Verônica Reis Cristo. Comunicação pública e mídias sociais: uma análise da fanpage do Governo do Estado de São Paulo. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial - Lato Sensu) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Roberto Malacrida.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ADELAIDE MARIA GABRIELA ÉVORA & GRACIANA RIZZO. INFLUÊNCIA DO CARTÃO FIDELIDADE COM A FUNÇÃO CRÉDITO NA HOTELARIA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HOTELARIA) - Universidade São Marcos. Orientador: Roberto Malacrida.



Outras informações relevantes


Nomeado em março de 2014 na Universidade Metodista de São Paulo:
* Membro da Área Básica do Colegiado de curso de Publicidade e Propaganda

Nomeado em março de 2015 na Universidade Metodista de São Paulo:
* Membro da Área Específica no Colegiado do curso de Publicidade e Propaganda; 
* Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso Publicidade e Propaganda;
* Membro da Área Básica do Colegiado do curso de Comunicação Mercadológica;
* Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Comunicação Mercadológica.
Nomeado em abril de 2016 na Universidade Metodista de São Paulo:
* Membro da Área Específica do Colegiado do curso de Publicidade e Propaganda
* Nomeado em abril de 2018 na Universidade Metodista de São Paulo:
 Membro da Área Específica do Colegiado do curso de Publicidade e Propaganda.
* Participação como parecerista do curso de Publicidade e Propaganda da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do estudante (GE) 2018



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 23:45:45